Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf ·...

10

Transcript of Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf ·...

Page 1: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão
Page 2: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Apresentação

Esta é mais uma proposta, ou melhor, sugestão do Portal Arte Educar para se trabalharinterdisciplinarmente a produção de texto, fotografia e o vídeo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam produzir vídeo não é apenas recortá-lo, inseriroutros vídeos, áudio e salvar num dos formatos de vídeo. A operação é um pouco mais complexa,interessante e divertida. O ideal é que houvesse a possibilidade do aluno, individualmente,produzir seu vídeo a partir da fotografia após uma experiência no laboratório, uma atividade nasala de aula, da sala de leitura, na cozinha da escola, na quadra, em sua casa, há visita a umsupermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursãopedagógica etc.

O importante nesse tipo de atividade é a participação de várias disciplinas,interdisciplinarmente, não separadas, com o objetivo de favorecer a construção do conhecimentoe o desenvolvimento cognitivo.

Para este trabalho usaremos três softwares grátis e um livre, também grátis, são eles:PhotoFilmStrip, Microsoft Movie Maker e o LibreOffice Whiter.

O PhotoFilmStrip é um editor para animação de imagens fotográficas e pode trabalhar comdois aspectos o tradicional 4:3 e o 16:9 (widescreen), não possui grandes efeitos como transição,mas o resultado é de qualidade, salva no formato de vídeo.

Outro software é o Movie Maker, um editor de vídeo bastante simples, porém possuidiversos efeitos de vídeo, permite cortes e inserções, inserir legenda, gravar áudio, oinconveniente é possui apenas uma trilha de áudio, condição que impede ter uma música defundo. Uma opção é editar o áudio separado, no Audacity, também grátis e simples e depoisinserir no vídeo durante a edição. Complica um pouco, pois é preciso controlar o tempo do vídeoe da fala.

Por fim, LibreOffice Writer, um editor de texto, muito bom, que será utilizado em todas asfazes da produção, da pré-produção, passando pela produção e até a pós-produção.

Bom trabalho!

Vivaldo Armelin JúniorArteEducar.com

Page 3: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 3

Pré-produção

Um trabalho como este exige uma boa preparação, ou seja, a pré-produção, quando todosos passos mais importantes serão determinados e identificados os possíveis problemas. No nos-so exemplo criaremos um pequeno vídeo a partir de fotos feitas por Vivaldo Armelin Júnior, donodo Portal ArteEducar, da nascente do Rio Tietê e o Parque que a protege.

O material necessário é o seguinte:1. Caderno e caneta ou um computador para a criação do projeto e edição do vídeo.2. Softwares que devem estar instalados no computador, LibreOffice Writer, PhotoFilmStrip

e MS Movie Maker.3. Pelo menos uma câmera fotográfica digital ou mesmo um celular ou tablet com uma câ-

mera fotográfica.4. Opcional: o software para edição de áudio – Audacity.

Na pré-produção serão organizadas todas etapas da produção, como já foi destacado, porexemplo, definir o local a ser visitado, o que será trabalhado (estudado), o que fotografar, comofotografar, os planos fotográficos, quantas possíveis imagens serão utilizadas, o que registrar viatexto e ou áudio etc.

Esta é a mais importante das etapas, por essa razão é necessário que um dos professoresparticipantes dessa ação interdisciplinar proporcione explicações sobre as técnicas fotográficas,mesmo com o uso de um simples celular. Explicar o que são os planos, as diferenças entre eles,o que é ângulo fotográfico e posição, o que é foco, nitidez, profundidade de campo, os ajustes(modo macro, noturno, “P”, paisagem, retrato, esporte etc.), balanço de branco (auto, sol, nubla-do, lâmpada fluorescente, lâmpada incandescente, luz de vela etc.), abertura do diafragma e ve-locidade de obturação. Nem todos esses ajustes são possíveis em equipamentos compactossimples (aqueles que tem pouquíssimos ajustes e modos, seus sensores são pequenos e de qua-lidade inferior, lentes de acrílico ou vidro e só possuem zoom digital), o ideal é ter uma câmeracom zoom óptico, mesmo que esse seja de 3X.

É importante evitar o uso do zoom digital, pois a qualidade da imagem final é péssima. Paraquem desejar maiores explicações poderá visitar o Site FotoMBoé que é dedicado ao fotógrafoiniciante, do mesmo proprietário do Portal ArteEducar.

Também será necessário na pré-produção destacar a importância da pesquisa e das orien-tações dos demais professores envolvidos em relação à atividade a ser desenvolvida, por exem-plo: O que é uma área de manancial? Qual a importância dos rios e mais especificamente daágua? Como preservar a natureza e a água? Qual será o horário de saída e de chegada? Um paiirá acompanhar o grupo?

Identificar o local a ser visitado, para isso o Google Earth ou Maps, são excelentes ferra-mentas para localizar os locais a serem visitados e até mesmo a unidade escolar.

Por fim, orientar sobre como devem se comportar no local visitado, os limites e as ações,por exemplo, não jogar lixo no chão, não se alimentar na área de visitação, não fazer barulho,como gritar, falar alto, cantar, entre outros cuidados. No ônibus, tomar todos os cuidados neces-sários, como, usar cinto de segurança, não chupar bala, pirulito, comer, beber refrigerante, umaação que evita que algum aluno se engasgue ou faça sujeira no interior do veículo, garanta quenos grandes percursos o ônibus tenha um banheiro funcionando..

Nota: É necessário fazer uma reunião antes da viagem com os pais para garantir que todosautorizem a saída do aluno com a escola, nesta definindo o local, fata e hora do embarque e dachegada. Verificar se algum aluno tem possíveis problemas de saúde, enjoo, tomar remédio (nes-se caso exigir receita médica).

Page 4: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 4

Produção

Este é momento da ação, ou seja, da excursão pedagógica, todos alunos ansiosos e agita-dos para entrarem no ônibus e iniciar a viagem, até ai tudo normal, certo? Não, é preciso fazeruma checagem do que será levado, como alimentação para os alunos e professores, papel higi-ênico, toalha de papel, água potável e o principal, os alunos deverão levar um documento e estarnas mãos dos professores a autorização dos pais preenchidas e assinadas, cuidado com as falsi-ficações, por essa razão sugerimos uma reunião com os pais ou responsáveis antes da viagem.

Caso tenha mais de uma câmera digital e esta tenha um bom cartão de memória, fazer oregistro do embarque e da viagem e do retorno, para isso, deixar que os próprios alunos façam ascapturas, sempre sob orientação dos professores envolvidos, para que não surjam brincadeirasdesagradáveis e até impróprias, também para não fugir do tema gerador do projeto.

No local fazer as capturas necessárias e que favoreçam um melhor resultado. Para melhorresultado não recomendamos a elevação do ISO acima da metade do ISO máximo. Muitas vezesé preferível o uso do flash e se for necessário diminuir a intensidade deste pela proximidade doequipamento e o modelo, usar um difusor improvisado, como um pedaço de papel vegetal oumanteiga sobre o protetor do flash. Usar uma fita adesiva fora da área de iluminação.

Em muitas situações o uso de um rebatedor é uma grande opção para não usar o flash. Umbom truque é ajustar a câmera para o modo noturno quando a área a ser fotografada tem poucailuminação. Um tripé poderá ser útil nesses casos de pouca iluminação, principalmente quandonão se eleva o ISO ou se está no modo noturno.

Nesta fase é muito importante fazer o registro escrito das explicações dadas pelo guia doparque e das suas respostas às perguntas feitas pelos próprios alunos. Não é necessário que to-dos façam o registro escrito, mas que pelo menos seis o façam.Caso algum aluno queira fazer o registro desenhando é uma oportunidade para a ampliação daspossibilidades inerentes à pós-produção.

Abaixo as imagens que utilizaremos.

A primeira imagem acima e à esquerda, foi extraída do GoogleEarth, as demais pelo responsável do Portal ArteEducar.

A pós-produção é a fase final, ou seja, da edição, ajustes,movimento simulado de câmera, do zoom in e out.

Nosso vídeo não terá áudio, mas nada impede que o da escola otenha.

Page 5: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 5

Pós-produção

Esta é a principal fase do trabalho, pois se nada for feito, tudo que foi realizado perderá osentido e a função. O aluno também, na medida do possível, participar dessa etapa. Infelizmentemuitas unidades escolares não possuem computador e o professor fica obrigado a fazer essa par-te do projeto em sua casa.

Para que a conclusão do trabalho de resultados não pode ficar a cargo de um único profes-sor a edição, montagem, sonorização etc. A separação destrói qualquer trabalho interdisciplinar.

O primeiro passo é corrigir os textos e registros, colher depoimentos dos alunos que experi-enciaram cada uma das fases do projeto. Em seguida selecionar as imagens fotográficas que fa-rão parte do vídeo final e prever o tempo total do vídeo, recomendamos o tempo de no máximocinco minutos de duração.

Organizar e criar os textos que farão parte do vídeo, em áudio, informes e legenda e seutempo de leitura e exibição (para que todos possam lê-los), mas ainda não será gravado.

Tenha todas os softwares necessários instalados em seu computador ou da escola.

1. O software PhotoFilmStrip

O PhotoFilmStrip é um programa extremamente intuitivo e muito fácil de utilizar, basta seguiras imagens. Iniciar o soft e na janela que é aberta informar as opções. Em seguida abrir as ima-gens que serão utilizadas.

Na parte superior do PhotoFilmStrip são exibidas duas janelas onde serão criadas as simu-lações de movimento de câmera. Na janela “A” o início do movimento da câmera e na “B” o fim. Aimagem “A” é repetida na janela “B”.

No exemplo, janela “A”, foi iniciado com um plano geral e na janela “B”, foi terminado comum plano mais fechado.

Terminada esta etapa fazer o ajuste do tempo de movimento, em segundos, ou seja, quantotempo levará a passagem da janela “A” para a “B”. O software irá automaticamente criar os qua-dros necessários para a animação. São poucas as opções, mas estas são as principais, com ouso do MS Movie Maker essas serão supridas.

Importante: Não é necessário usar imagens muito grandes, pois os vídeos de qualidadeDVD tem imagem 640x480 Pixel (tela convencional) e 720x480 Pixel (Widescreen), qualidade HD1024x720 Pixel e 1280x720 Pixel, qualidade Full HD 1920x1280 Pixel (widescreen).

Page 6: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 6

Nas duas imagens acima é mostradoalgumas das outras opções de movimentos,esta ação deverá ser repetida para cada umadas imagens.

Por fim, converter as imagens em umvídeo é também simples, como mostra aimagem à direita. Clicar em “V” (aceitar) eautomaticamente o soft fará a conversão,basta aguardar.

Não se esquecer de determinar o localonde o vídeo será salvo.

O tempo de renderização, este é o nomecorreto para a conversão, vai depender donúmero de imagens e seu tamanho.

Assista ao vídeo final para verificar se tudo saiu como desejado e antes de fechar oprograma salve o projeto no mesmo local do vídeo. Caso tenha ocorrido algum erro ou não tenhagostado de um movimento este poderá ser corrigido no mesmo momento ou em outro.

É possível trabalhar com pequenos vídeos, em tomadas ou cenas, e depois no Movie Makercriar transições (passagem de um quadro, tomada ou cena para outra), mas não abusar, pois ovídeo poderá ficar cansativo.

Essa opção é interessante caso as imagens sejam feitas em locais diferentes, por exemplo,em uma praça, depois em uma área rural, num museu etc. Editar os vídeos separados trará umresultado melhor e o mais importante, neste caso, haverá um controle mais preciso do tempodaquela tomada ou cena.

2. O software MS Movie Maker

Este software é parte integrante do S.O. Windows, caso não o tenha instalado em suamáquina é possível baixá-lo na Microsoft.

É muito fácil de trabalhar e possui alguns recursos interessantes, mas tem limitações, porexemplo não permite sobrepor imagens, só edita uma faixa de áudio, não possui storyboard etc.

Você poderá inserir uma apresentação inicial e final, comentários e legendas permanentes.Há várias opções para o letreiro da apresentação.

Abrir o Movie Maker, arrastar ou importar o(s) vídeo(s) desejado para a área de trabalho(linha de tempo (storyboard). A partir desta etapa é muito intuitivo, por essa razão não serádetalhado o processo de edição.

O importante é fazer uma análise do software e até experiências antes de partir para aedição de seu vídeo.

Para este trabalho serão usadas as seguintes ferramentas: “Título”, “Legenda” e “Créditos,mas você poderá utilizar outras, inclusive efeitos e tranzições.

Page 7: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 7

Da mesma maneira, se desejar, a legenda no vídeo. Basta digitar o texto, mas não exagerar,se necessário usar outra linha de legenda. exemplo na imagem abaixo:

O software da Microsoft trabalha melhor com o formato WMV, por isso, antes de iniciar ostrabalhos se seu vídeo estiver em outro formato é conveniente convertê-lo. O formato MP4também é suportado, mas o melhor é o WMV.

Inserir na linha do tempo o título, para cada texto é preciso colocar um novo quadro, veja orecorte da área de trabalho abaixo.

Em cada quadro, que corresponderá a uma tomada, é colocado o texto, como:ArteEducar apresenta... (apresentação) – Nascente do Rio Tietê (título) – Produção,

fotografia, edição, textos de: nome da(s) pessoa(s) que produziu o vídeo.

Os textos poderão ser narrativos, descritivos, informativos, de localização, de identificação,temporal e também legenda dos diálogos até em língua estrangeira.

Dependendo da resolução o tamanho da fonte poderá ser menor, por exemplo, 640x480pixel, fonte maior, 1920x1280 pixel fonte menor.

Nós não inserimos nenhum áudio, mas no seu vídeo recomendamos que o faça. Pode ser oáudio simulando o ambiente, como da água correndo, de pássaros, ou se urbano de veículos, depessoas, latidos etc.

Page 8: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 8

Como se vê, é muito fácil editar no Movie Maker e o resultado final é muito bo, além de serpossível salvar seus vídeos nas redes sociais e P2P, sites de vídeo etc.

Nas imagens acima é possível perceber onde é inserido, automaticamente, cada uma dascaixas de texto (Título, Legenda e Créditos), mas depois é possível deslizá-las sobre a linha detempo. Após a edição, escolha o tamanho do vídeo e antão salvá-lo. Caso queira utilizá-lo emcomputador e até em televisores, recomendamos salvar seus vídeo em um tamanho maior, pelomenos optar pela qualidade DVD (640x480 ou 720x480 Pixel), mas quando possível em HD,1280x720 Pixel.

O tamanho do vídeo para envio por e-mail, para sites de vídeos, blogs, entre outros, émenor, também tem profundidade de cor menor, portanto a qualidade final é mais baixa, idealpara estes fins, mas não para ser exibidos em uma teve, principalmente de grande formato,projetor multimídia...

Para exibição online os melhores formatos são o WMV, MP4 e FLV. Já, para exibição emtelevisores o AVI ou o Mpeg 2 são os mais adequados por não sofrerem grande compressão.

Atualmente a maioria dos sistemas operacionais suportam estes formatos, porém é possívelque o formato da Microsoft (WMV) não seja compatível em algumas distribuições Linux. No Mac,pelo que apuramos não há incompatibilidade.

Quanto mais o aluno, é importante e necessário a sua participação em todas as etapas doprocesso, nesse caso o resultado final será melhor.

Nas escolas recomendamos instalar os softwares necessários, mas também sabemos que porignorância de alguns em escolas públicas fica proibido o responsável pela Sala de Informáticainstalar softwares freeware (grátis) ou livres (grátis). Essa atitude é um desrespeito e cerceamentopara qualquer melhoria da qualidade da educação.

Na próxima página o vídeo exemplo final.

Page 9: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão

Videodocumentário – Ação Interdisciplinar - 9

Assista ao vídeo na página de abertura deste e-livro ou e-curso.

Colocar no crédito o nome de todos os participantes, funcionários, direção, coordenaçãopedagógica, professores, alunos e até pais ou responsáveis.

Introduza nos créditos um texto sobre os direitos autorais e onde é permitido a exibição dovídeo com ou sem autorização dos responsáveis.

Importante:Os dois softwares são bem simples, mas mesmo assim é possível criar efeitos especiais,

basta ter imaginação e saber editar para criá-los.Aparecer, desaparecer, ficar pequeno, virar gigante, mudar de cor de um objeto, entre outras

possibilidades.

Page 10: Apresentação - ArteEducarJun15arteeducar.com/files/VideodocumentarioMai2015Prt.pdf · supermercado ou fábrica, uma excursão pelo bairro da escola ou de sua casa, uma excursão