Apresentação CoNE Verão 2013

24

description

Apresentação do Conselho Nacional de Estudantes de Design de verão 2013. Design Editorial: Alexandre Tempel Identidade CoNE Verão 2013: Alexandre Tempel, Andrés Amoedo e Marco Gross Realização: CONDe Salvador

Transcript of Apresentação CoNE Verão 2013

Page 1: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 2: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 3: Apresentação CoNE Verão 2013

O CoNE – para quem sabe e quem não sabe

Ahn? O que é isso?

O CoNE Design é o Conselho Nacional dos Estudantes de Design, uma representação dos es-tudantes matriculados regularmente nos cursos de Design do Brasil. Organizado pelos próprios estudantes, o CoNE tem como finalidade mobilizar e articular os estudantes de Design do país, além de discutir o que é necessário para fortalecer, desenvolver e unificar o cenário do Design, tanto no âmbito acadêmico como no profissional.

E sempre foi assim?

A fundação do mesmo ocorreu durante o ano de 1996, mas a sua regulamentação só aconteceu em 22 de julho de 1998, ano em que foi registrado em cartório e passou a existir legalmente. O Conselho não se manteve estático, permitindo uma reformulação em 08 de julho de 2006, quando deixou de ter registro em cartório e adotou a estrutura que possui atualmente.

Não vou poder ir nesse, e agora?

Durante o ano existem duas edições presenciais do CoNE Design: a edição de Verão, e a edição de Inverno. Isso sem contar dos chats, que ocorrem antes de cada uma das edições, e são de responsabilidade da CONDe vigente.

Onde vai ser mesmo?

Em 2013, as edições do Conselho Nacional de Estudantes de Design ocorrerão na cidade de todos os santos, encantos e axé: Salvador. Venha, participe e deixe um pedacinho dos seus conhecimentos, dos seus saberes, do seu contexto dentro das nossas discussões, dos nossos encaminhamentos, do nosso crescimento... Vamos fazer isso juntos!

Page 4: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 5: Apresentação CoNE Verão 2013

Histórico – como tudo surgiu

O CoNE Design visa a representação dos estudantes de Design do Brasil. Atual-mente adquiriu um formato que não possui mais as secretarias que surgiram em 1997 (Norte/Nordeste, Minas/Centro Oeste, Rio de Janeiro/Espírito Santo, São Paulo e Sul), constituindo-se como uma Secretaria Nacional Descentrali-zada. Até o modelo atual ocorreram algumas alterações, e alguns aconteci-mentos que contribuíram para a constituição deste.

Page 6: Apresentação CoNE Verão 2013

Pró-ENED (1990)Aconteceu na cidade do Rio de Janeiro com estudantes de diversos lugares, seria

Encontro Nacional de Estudantes de Design.

N Design (1991)Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Design, realizado na cidade de Curitiba.

Surgimento do CoNE (1996)Na 6ª edição do N Design, na cidade de São Luís (MA), os delegados das faculdades se uniram para a criação de um órgão que passaria a representar a classe estudantil de design.

Oficialização do CoNE (1998)Em Curitiba (PR) na 8ª Edição do N

registrado em cartório e passou a existir legalmente.

Histórico – linha do tempo

Pró-ENED (1990)Aconteceu na cidade do Rio de Janeiro com estudantes de diversos lugares, seria

Encontro Nacional de Estudantes de Design.

N Design (1991)Primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Design, realizado na cidade de Curitiba.

Histórico – linha do tempo

Page 7: Apresentação CoNE Verão 2013

Reforma do estatuto do CoNE (2006) Na 16ª edição do N Design, em 2006, na cidade de Brasília (DF) após um período de discussões, o estatuto do CoNE Design foi reformado, dando início a sua atual estrutura. Assim, deixou de ter registro em cartório, e desde então, isento das questões burocráticas de uma Instituição, permanece como representante estudantil.

Oficialização do CoNE (1998)

Surgimento do CoNE (1996)Na 6ª edição do N Design, na cidade de São Luís (MA), os delegados das faculdades se uniram para a criação de um órgão que passaria a representar a classe estudantil de design.

Reforma do estatuto do CoNE (2006) Na 16ª edição do N Design, em 2006, na cidade de Brasília (DF) após um período de discussões, o estatuto do CoNE Design foi reformado, dando início a sua atual estrutura. Assim, deixou de ter registro em cartório, e desde então, isento das questões burocráticas de uma Instituição, permanece como representante estudantil.

Oficialização do CoNE (1998)Em Curitiba (PR) na 8ª Edição do N

registrado em cartório e passou a existir legalmente.

Page 8: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 9: Apresentação CoNE Verão 2013

Como funciona - para quem quer participar

As reuniões do Conselho são abertas a qualquer estudante de Design que possua interesse em participar e o direito à voz é permitido a todos. Apesar disso, apenas aqueles que frequentam as reuniões do Conselho como rep-resentantes possuem direito a voto.

Quero ser representante, o que eu faço?

Existem duas maneiras para se tornar representante do

CoNE:

Através de indicação feita pela entidade de base (Centro ou Diretório Acadêmico) da sua instituição ou através da indicação direta dos alunos, onde o aluno interessado em ser representante deverá recolher 50% mais um das assinaturas dos estudantes regularmente matriculados no curso. Para ambas as maneiras devem ser apresenta-dos documentos que autentiquem essa indicação. Quer saber quais são esses documentos? É só dar uma olhada no estatuto do CoNE ou nos anexos do projeto.

Page 10: Apresentação CoNE Verão 2013

Tendo essa representatividade comprovada, o estudante adquire o direito de votar os encaminhamentos feitos durante o CoNE, eleger a futura CONDe e se responsabiliza em representar sua instituição de ensino durante o período entre as duas reuniões do Conselho Nacional.

Neste contexto, uma participação maior dos estudantes é de grande valia, pois fortalece e ajuda no desenvolvimento do CoNE. Fomente as discussões, articule, encaminhe, pergunte, explane. Só assim a realidade das várias instituições de ensino superior de Design no Brasil pode ser modificada, e para melhor.

Page 11: Apresentação CoNE Verão 2013

Mesa do CoNE – você nunca viu uma mesa tão importante.

Para auxiliar no funcionamento do CoNE, uma mesa coordenadora é formada por es-tudantes indicados pela CONDe vigente e tem o dever de fazer cumprir o estatuto do CoNE Design, além de garantir a organi-zação dos debates nas reuniões e fazer com que a grade de atividades seja cumprida.

Encaminhamentos – encaminhar para solucionar.Os encaminhamentos concretizam tudo que foi discutido e decidido durante o CoNE e também definem as discussões que necessitam de um esforço posterior. É através deles que os representantes do próximo CoNE conseguem saber o que foi discutido nos Conselhos anteriores e ficar por dentro na hora das discussões.

Além disso, é através dos encaminhamentos e da ata que podemos conferir quem foram os re-sponsáveis por determinadas tarefas delegadas em edições anteriores. Assim sabemos a quem perguntar sobre o andamento e desenvolvimento das decisões.

Page 12: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 13: Apresentação CoNE Verão 2013

Organização

As reuniões do CoNE são realizadas pela Comissão Organizadora (CONDe) vigente, sendo esta responsável pelas duas edições das reuniões presenciais do Conselho.

O CoNE é formado por dois espaços: deliberativo e executivo.

As reuniões deliberativas são os espaços onde geralmente se iniciam os debates a respeito dos pontos de pauta que são definidos no início do CoNE. Por ser a reunião que deve ser registrada, através de ata e transmissão ao vivo, ela requer um formato que organize a ordem de fala dos estudantes presentes. Já as reuniões executivas possuem um formato mais livre, é um espaço mais “informal” onde geralmente os pontos de pauta mais densos conseguem desenvolver melhor seu debate.

CoNE

EspaçoDeliberativo

EspaçoExecutivo

Page 14: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 15: Apresentação CoNE Verão 2013

A CONDe

A Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Design – ufa! – ou CONDe, como nós tanto ouvimos falar, nada mais é do que a galera responsável por organizar e realizar tanto o N Design como as edições do CoNE.

Assim como acontece no N, a CONDe não possui fins lucrativos, sendo uma Comissão formada por estudantes que visa a movimentação e o desenvolvimento estudantil, profissional e até mesmo pessoal quando o assunto é Design.

A CONDe Salvador tem quase um ano e meio, e é a responsável pela organização dos eventos citados, durante o ano de 2013. Neste CoNE, propomos que além de contribuir para a evolução do movimento estudantil, os encontristas busquem compartilhar sua realidade para entender o seu próprio contexto. Vamos aprender dividindo, discutindo, demonstrando, abrindo nossa mochila e expondo toda a bagagem cultural, pessoal e referencial que possuímos.

2010 2011 2012 2013

Compartilhe seu contexto conosco e juntos chegaremos a um novo lugar. Não mais o seu, não mais o meu: o nosso.

Page 16: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 17: Apresentação CoNE Verão 2013

O que vai rolar

Palestras

Como sabemos as palestras são atividades onde um convidado realiza um discurso sobre um tema específico. A partir disso ele também unifica informações sobre sua história de vida e sua trajetória profissional, no nosso caso, tudo dentro do universo do Design. Após sua explanação, caso ainda possua tempo, é aberto um espaço para que os ouvintes possam fazer perguntas. Este é um ótimo momento para que os participantes tirem suas dúvidas em torno do assunto.

Atividades integradoras

Ansiosos por essas atividades? Então, se liguem só: as atividades integradoras que planejamos para o CoNE são pautadas em trocas, contrastes, combinações... Sabe essa história toda de contexto? Pois é, acreditamos na ideia de vários: culturais, ideológicos, pessoais... E de que todos eles estejam entrelaçados de alguma forma! Curtiu e quer saber como isso vai integrar a galera? Então não fique de fora!

Prêmio Tamagotchi

Neste ano, o Prêmio Tamagotchi - que nasceu como tema da PNU de 2011, e agora segue como atividade de incentivo à integração - contará com duas edições que serão realizadas nas duas reuniões do CoNE Design desse ano. Contaremos com um espaço especial para que estudantes de todas as universidades do país possam mostrar a integração que vem promovendo em seus cursos.

Já realizou alguma atividade de integração na sua Universidade e ficou interessado? Para saber como participar é só dar uma olhada no edital: Clique aqui!

Page 18: Apresentação CoNE Verão 2013
Page 19: Apresentação CoNE Verão 2013

Fique ligado!

Não vai poder ir e não quer ficar de fora? Relaxe e acompanhe.

Não vai poder ir para o CoNE mas não quer deixar de acompanhar o que tá rolando? É só ficar ligado nas redes sociais e acompanhar nossa transmis-são online. Assim você pode participar mesmo estando longe!

Barracas e mais barracas!

Fique tranquilo que o CoNE também conta com alojamento, viu? É todo mundo junto e misturado.

Tá com fome?

O pacote de inscrição do CoNE não oferece ali-mentação. Mas relaxe, vamos disponibilizar uma lista dos locais mais próximos onde você pode bater o rango!

Venha construir esse CoNE Verão com a gente!

Page 20: Apresentação CoNE Verão 2013

Realização:

Diagramação:

Alexandre Magno Costa Tempel

Identidade Visual CoNE Verão:

Alexandre Magno Costa Tempel

Andrés Amoedo Justo

Marco Antônio Gross Kronbauer

Page 21: Apresentação CoNE Verão 2013

8h

9h

12h

13h

14h

15h

16h

18h

19h

20h

21h

27/01DOM

Horário livre

Fechamento do alojamento até

23:59h

Apresentação de documentos

Almoço

Horário livre Horário livre

Horário livre Horário livre

Treinamento da mesa Palestra

Palestra

Abertura do CoNE Verão

CoNE

Credenciamento e abertura do

alojamento

28/01SEG

29/01TER

30/01QUA

31/01QUI

01/02SEX

02/02SAB

Almoço Almoço

CoNE CoNE

CoNE CoNE

Horário livre

Almoço

CoNE

Almoço

CoNE

CoNE

CoNE

PlenáriaFinal

Horário livre

Horário livre

Festa

Horário livre

Grade de Atividades

Anexos

Page 22: Apresentação CoNE Verão 2013

Quer ser representante? Saiba como:

ENTIDADE DE BASE

Os representantes indicados por Entidade Base deverão apresentar à Mesa Coorde-nadora durante o credenciamento, os seguintes documentos:

- Carteira de identidade ou outro documento oficial com foto;

- Comprovante de vínculo ativo do(a) estudante à Instituição de Ensino;

- Estatuto da entidade de base registrado e autenticado em cartório;

- Declaração assinada por pessoa competente segundo o Estatuto de sua respectiva entidade de base, com reconhecimento de firma em cartório, del-egando-o a função de representar pública e juridicamente os seus membros associados;

- Ata de posse da atual diretoria, registrada em registro civil da cidade, ou estado, em que possui sede e foro.

Caso não haja registro em cartório da ata de posse, a entidade de base poderá enviar outros documentos comprobatórios da posse anexados a uma carta explica-tiva assinada pela coordenação do curso, registrado em cartório, para ser avaliada pela Mesa Coordenadora.

Page 23: Apresentação CoNE Verão 2013

50% + 1Os representantes indicados pelo corpo estudantil do seu curso de design deverão apresentar à Mesa Coordenadora os seguintes documentos:

- Carteira de identidade ou outro documento oficial com foto;

- Comprovante de vínculo ativo com a instituição de ensino;

- Carta dos estudantes regularmente matriculados no curso de design del-egando-o(a) para esta função, assinada por maioria simples (50% mais 1) do corpo estudantil;

- Declaração da coordenação do curso, com firma reconhecida em cartório, que verifique a legitimidade do vínculo de matrícula dos estudantes que apon-tam o representante para o CoNE, e que os mesmos representem a maioria simples do corpo estudantil.

Para saber mais, é só dar uma olhada no Estatuto do CoNE: Clique aqui!

DECLARAÇÕES:Termo para representante (Entidade de Base): Clique aqui!Termo para representante (50% + 1): Clique aqui!Declaração da Entidade de Base: Clique aqui! Declaração do Coordenador: Clique aqui!

Page 24: Apresentação CoNE Verão 2013