Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

5
ABSTRACIONISMO Professor: Gabriel Ferracioli Matéria: História da Arte Grupo: Delcimar Souza Silva Denilcimar Souza Silva Welington de Souza Aline Sanches Valquiria Sanches Ricardo dos Anjos Clodoaldo

description

Apresentação dos alunos sobre os períodos artísticos: Fovismo, Cubismo e Abstracionismo, para a aula de História da Arte do curso de Comunicação Visual do PRONATEC. Sob a orientação do professor Gabriel Ferraciolli.

Transcript of Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

Page 1: Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

ABSTRACIONISMO

Professor: Gabriel FerracioliMatéria: História da ArteGrupo:

Delcimar Souza SilvaDenilcimar Souza Silva

Welington de SouzaAline Sanches

Valquiria SanchesRicardo dos Anjos

Clodoaldo

Page 2: Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

Abstracionismo

Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.

Origem

A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.

Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Reações contrárias

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

Estilo

Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

Arte Abstrata no Brasil

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.

Principais artistas

FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinski, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração. A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura cubista.Os nazistas destruíram várias de suas obras. As que restaram estão conservadas no Museu de Belas-Artes de Liège, no Kunstmuseum, em Basiléia, na Städtische Galarie im Lembachhaus, em Munique, no Walker Art Center, em Minneapolis, e no Guggenheim Museum, em Nova York.

Page 3: Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

VASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada".

PERÍODO ARTÍSTICO CUBISMO

Cubismo é um movimento artísticoque surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial.

O QUE ERA A ARTE?

O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas, e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski.

Tem como características:

· Geometrização das formas e volumes;

· Renúncia à perspectiva;

· O claro-escuro perde sua função;

· Representação do volume colorido sobre superfícies planas;

· Sensação de pintura escultórica;

· Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

· Cores fechadas

PRINCIPAIS ARTISTA

Paul Cézanne - Pablo Picasso - Georges Braque - Juan Gris - Kazimir Malevich - Tarsila do Amaral

·

ESCRITORES E POETAS

Érico Veríssimo - John dos Passos - Guillaume Apollinaire - Blaise Cendrars

Page 4: Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

FOVISMO

Período artístico O fovismo é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu, sobretudo entre 1905 e 1907. O estilo começou em 1901, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905.

O que era a arte?

Segundo Henry Matisse, pretendia-se com o fovismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".

Tem como características marcantes:

* A simplificação das formas e utilização maciça de cores puras;

* A pouca, ou nenhuma, gradação entre os matizes;

* As pinceladas, largas e definitivas, que continham espontânea gestualidade; * A utilização da cor na delimitação dos planos e na sensação de profundidade;

* A escolha dos matizes sem relação com a realidade;

* O movimento rítmico sugerido pelas linhas, texturas e pela continuidade dos elementos desenhados;

* Impulsividade e experimentação, em vez de exaustivos estudos preparatórios;

* Temas cotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver;

* A tradução de sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens;

Principais artistas * George Rouault - Henri Matisse - Jean Puy - Kees Van Dongen - Maurice de Vlaminck - Raoul Dufy

Page 5: Apresentação de História da Arte - G5 - Fovismo, Cubismo e Abstracionismo

O é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal abstracionismocaracterística da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. A pintura abstrata é uma manifestação artística que despreza completamente a simples cópia das formas naturais.

No podemos observar a mesma despreocupação em representar Cubismorealisticamente as formas de um objeto, porém aqui, a intenção era representar um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, e mudou para sempre a forma de ver a realidade.

O foi um movimento que teve basicamente dois princípios: a Fauvismosimplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas tal qual a forma , ao passo que as cores são usadas realda maneira que saem do tubo de tinta. O nome deriva de 'fauves' (feras, no francês), devido a agressividade no emprego das cores.

PRINCIPAIS OBRAS DO CUBISMO

PRINCIPAIS OBRAS DO FOVISMO

PRINCIPAIS OBRAS DO ABSTRACIONISMO

Piet Mondrian

KandinskyAntônio Bandeira

Henri Matisse Jean PuyGeorge rouault

Paul CézannePablo Picasso Les demoiselles d`Avignon

(Picasso)