Apresentação de trabalho sobre a internet

21
INTERNET Tudo sobre o assunto

Transcript of Apresentação de trabalho sobre a internet

Page 1: Apresentação de trabalho sobre a internet

INTERNET

Tudo sobre o assunto

Page 2: Apresentação de trabalho sobre a internet

A internet é um sistema de redes mundial de

computadores, todos ligados uns aos outros. A comunicação via internet pode ser de dados, de

voz, vídeo, multimídia, etc. A palavra internet vem de “inter” que vem de

internacional e “net”, que significa rede, ou seja, rede de computadores mundial.

É uma rede de várias outras redes, com alcance local e global, ligadas por várias tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.

Estrutura Física

Page 3: Apresentação de trabalho sobre a internet

A internet possui uma série de recursos de informação e

serviços, como documentos inter-relacionados de hipertextos da WWW, redes peer-to-peer e infraestrutura de apoio a e-mails.

Ela permitiu a criação de novas formas de interações humanas através de mensagens instantâneas, fóruns de discussão e redes sociais.

A internet não possui uma governança centralizada, apenas as definições de excesso dos dois principais espaços de nomes na internet, o espaço de endereçamento Protocolo de Internet e Domain Name System, são dirigidos por uma organização mantenedora, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN).

Estrutura Física

Page 4: Apresentação de trabalho sobre a internet

A internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-

americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA), com o objetivo de conectar os computadores de seus departamentos de pesquisa, na década de 1960.

Assim surgiu a ARPANET, interligando quatro instituições: a Universidade da California; LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah.

Vários estudos e pesquisas se deram a partir deste projeto e, na década de 70, surgiu o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da internet até hoje.

No início da década de 80, redes de computadores de outros centros de pesquisas foram integrados à rede da ARPA.

Histórico

Page 5: Apresentação de trabalho sobre a internet

 A entidade americana National Science Foundation

(NSF) interligou em 1985 os supercomputadores de seu centro de pesquisa, a NSFNET e no ano seguinte entrou para a ARPANET.

Essas duas redes passaram a ser a espinha dorsal (backbone) de uma nova rede, a INTERNET.

 Na década de 90 a ARPANET foi desativada, dando lugar ao DRI (Defense Research Internet).

Nessa época começou o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), interligando alguns países da Europa à internet.

Histórico

Page 6: Apresentação de trabalho sobre a internet

Na década de 1990, a internet deixa de ser uma

instituição de natureza acadêmica e passa a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas quanto para fornecimento de serviços diversos.

No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.

Em junho de 2012, mais de 2,4 bilhões de pessoas usaram os serviços da internet, cerca de 100 vezes mais pessoas do que em 1995.

Segundo uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas) a internet possui quase 3 bilhões de usuários, cerca de 40% da população mundial.

Histórico

Page 7: Apresentação de trabalho sobre a internet

Dial Modem

-A famosa internet discada foi praticamente o pontapé inicial da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000.

-Possui baixa velocidade. A conexão Dial Modem alcançava, no máximo, míseros 56,6 kbps. Sem contar o irritante som que emitia enquanto conectava e o fato de cair sempre que alguém tirava o telefone do gancho.

-Além disso, como a conexão era feita a partir de uma ligação telefônica para a operadora, o computador precisava ficar próximo a alguma tomada ou ao alcance do fio. Como a grande maioria dos cabos tinha apenas 1,5m, a distância era bastante limitada. Porém nada impedia de comprar uma extensão maior e alcançar incríveis 5 metros da tomada!

Formas de conexão

Page 8: Apresentação de trabalho sobre a internet

xDSL

-Acessar a internet até cinco vezes mais rápido do que a conexão discada e conseguir falar ao telefone ao mesmo tempo. Por esse simples motivo, a banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas. E foram as conexões da família xDSL (Digital Subscriber Line, ou linha de assinante digital) as primeiras a se popularizarem nesse sentido.

-Este tipo de conexão ainda utilizava uma linha telefônica para acessar a internet, mas conectada a um modem externo específico, o que acabava com a necessidade fazer ligações para a operadora. Você simplesmente pagava uma mensalidade para a empresa, que liberava o sinal em sua residência.

-A velocidade, em comparação com a internet discada, era o paraíso: 128 kbps, no mínimo. Mas a xDLS era capaz de alcançar inimagináveis (ao menos para a época) 24 Mbps.

Formas de conexão

Page 9: Apresentação de trabalho sobre a internet

Cabo

-Você já deve ter ouvido falar de TV a cabo, certo? Algumas empresas decidiram aliar a ela o acesso à internet. Com isso, uma linha telefônica não era mais pré-requisito para se conectar, o que deu mais liberdade ao usuário.

-Outra grande vantagem deste tipo de conexão é a velocidade, que varia entre 70 kbps e 150 Mbps. Além disso, a internet a cabo facilitou a criação de redes de computadores, dividindo a conexão com múltiplas máquinas, sem contar a distribuição sem fio através de roteadores wireless.

-O problema é que a internet a cabo necessita de um modem especial para receber o sinal via cabeamento de televisão. O aparelho é fornecido pela própria empresa, mas se você está migrando de uma ADSL, por exemplo, vai ficar com um modem sem utilização, devido à incompatibilidade.

Formas de conexão

Page 10: Apresentação de trabalho sobre a internet

Wi-fi

-A mais popular das conexões wireless é basicamente uma versão sem fio da banda larga comum, distribuída através de um roteador especial. É por isso que são designadas como redes, já que necessitam de uma conexão com fios para criar o ponto de acesso. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros.

-O mais interessante é que esse tipo de conexão, antes exclusiva dos laptops, tornou-se tão popular que vários outros equipamentos passaram a adotá-la. É o caso de celulares, smartphones e até mesmo alguns computadores domésticos, que adicionaram um adaptador wireless para captar o sinal.

Formas de conexão

Page 11: Apresentação de trabalho sobre a internet

Redes ad-hoc

-Se a rede Wi-Fi necessita de um ponto de acesso para realizar a distribuição de sinal, as ad-hoc fazem com que cada computador transforme-se em uma espécie de roteador.

-Em outras palavras, é como se os PCs se comunicassem entre si sem a necessidade que um dispositivo faça a mediação. Isso torna mais flexível a troca de informação.

-Outro ponto interessante deste tipo de conexão é que ela não é exclusiva para computadores. Você pode conectar desde sua impressora até criar uma rede de video games para jogos online. Um exemplo prático são alguns games de PSP que utilizam o Playstation 3 para ativar um modo para múltiplos jogadores.

Formas de conexão

Page 12: Apresentação de trabalho sobre a internet

Rádio

-Você já deve ter ouvido a expressão “nas ondas do rádio”. Tudo bem que o contexto era outro, mas ela pode ser aplicada à internet sem nenhum problema, já que é possível conectar-se à rede através de sinais emitidos por antenas de rádio.

-A grande vantagem desta conexão é dispensar o uso de qualquer fio ou cabo e até mesmo modems. O sinal é enviado por uma antena e recebido por uma torre de transmissão, que é posicionada em um local estratégico, geralmente no alto de prédios ou lugares que não ofereçam barreiras para a onda.

-Além disso, a conexão via rádio é bastante útil devido ao seu longo alcance, o que favorece quem mora em cidades onde o sinal telefônico ou via cabo não alcança. O único problema é que, para obter o máximo da conexão, o sinal deve chegar à torre sem encontrar nenhum tipo de barreira, e até mesmo chuvas podem desestabilizá-la.

Formas de conexão

Page 13: Apresentação de trabalho sobre a internet

Satélite

-A conexão via satélite funciona de maneira semelhante à rádio, mas com a diferença de poder ser acessada de qualquer lugar do planeta. Por conta disso, é um dos métodos mais caros para acessar a internet. Para conectar é necessário ter dois modems (um para envio de dados e outro para recebimento) e uma antena específica para este tipo de sinal.

-Como a distância entre o satélite e o receptor é enorme (afinal estamos de falando de equipamentos que orbitam pelo nosso planeta), o tempo de resposta e envio de dados é muito alto e sujeito a múltiplas interferências. Para contornar isso, a troca de informações é feita em grandes “pacotes”, mas com um grande intervalo entre um e outro. A velocidade fica entre 200 e 600 kbps.

Formas de conexão

Page 14: Apresentação de trabalho sobre a internet

WiMax

-A WiMax é, resumidamente, uma versão mais poderosa e potente da já conhecida rede Wi-Fi, tanto em velocidade quanto em cobertura. Portanto esqueça o raio de alguns metros de sinal. Esta conexão é capaz de cobrir uma cidade inteira e com uma taxa de transferência de dados surpreendente.

-Porém, assim como a internet a rádio e via satélite, a WiMax também sofre com interferência, principalmente de ondas de alta frequência, e até uma chuva diminuiria a força de ação do sinal.

-Ainda assim, a conexão é uma boa alternativa para quem mora em locais em que não existe disponibilidade de sinal banda larga, como zonas rurais ou cidades mais afastadas, e ainda atinge um pico de 72 Mbps.

Formas de conexão

Page 15: Apresentação de trabalho sobre a internet

As empresas precisam de centralização de informações e métodos de

comunicação interna para reduzir custos.

A intranet permite tudo o que a internet dispõe.

Mas a principal diferença entre elas é que a intranet é restrita a um certo público, por exemplo, todos os funcionários de uma empresa podem acessar a intranet com um nome de usuário e senha devidamente especificados pela coordenação da empresa.

A intranet também permite utilizar mais protocolos de comunicação e não apenas o HTTP da internet.

O acesso a intranet geralmente é feito em um servidor local em uma rede local (LAN).

Intranet

Page 16: Apresentação de trabalho sobre a internet

Quando alguma informação ou dado da intranet é aberta a

clientes ou fornecedores de uma empresa, a rede passa a ser chamada de extranet.

Se uma empresa tem uma intranet e seu fornecedor também, e ambas essas redes privadas compartilham uma rede entre si (para facilitar pedidos, pagamentos, etc.), essa rede compartilhada também é uma extranet.

Os sistemas que permitem isso são os mesmos da intranet, com a diferença de que na extranet é necessário um acesso à internet.

A diferença básica entre intranet e extranet está em quem gerencia a rede. O funcionamento e a arquitetura da rede é a mesma. Quem gerencia uma intranet é só uma empresa. Já uma extranet, os gerentes são as várias empresas que compartilham a rede.

Extranet

Page 17: Apresentação de trabalho sobre a internet

 A internet traz acesso a praticamente tudo, desde

informação imediata, cultura, entretenimento, conversas online, entre outros.

O usuário pode percorrer variados caminhos na internet, realizar pesquisas, explorar conteúdos, acessar sites de relacionamento, entre outras atividades disponíveis na internet.

Mas nenhuma destas atividades é 100% segura. A cada acesso o usuário está expostos a vírus e

malware, espalhados por todos os lugares.

Ameaças Virtuais

Page 18: Apresentação de trabalho sobre a internet

 Basta um clique para que o usuário esteja exposto a riscos,

como vírus, farsantes e conteúdos impróprios. Como os crimes virtuais ainda são pouco solucionados, o

melhor é se prevenir. Os vírus também são um risco, uma vez que o computador

contaminado permite que os ladrões virtuais tenham acesso a contas bancárias e assim, realizar diversos desvios de dinheiro.

Entre os riscos na web estão: acesso a conteúdo impróprio ou ofensivo; furto de identidade; vazamento de informações; invasão de privacidade; indisponibilidade; sequestro de informações; fraudes bancárias; fraudes de comércio eletrônico.

Ameaças Virtuais

Page 19: Apresentação de trabalho sobre a internet

Segurança na

internetEvitar instalar softwares suspeitos;

Evitar ser amigável demais nas redes sociais;

Cuidado com links falsos;

Page 20: Apresentação de trabalho sobre a internet

Cuidado com redes de Wi-Fi públicas;

Manter o software atualizado; Redobrar o cuidado com sites de bancos;

Evitar ver vídeos em sites desconhecidos;

Não armazenar senhas no navegador.

Segurança na internet

Page 21: Apresentação de trabalho sobre a internet

A internet é muito complexa que abrange muitos aspectos. Ela traz muitos benefícios para a sociedade atualmente, porém deve- se saber manuseá-la. Porque do contrario trará grandes tormentos.

Conclusão