Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

4

Click here to load reader

description

Apresentação da 3ª edição (2009) do Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar, promovido pela Universidade Lusófona.A fase de inscrições decorre até dia 31 de Janeiro 2009.

Transcript of Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

Page 1: Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

Instituto de Mediação da Universidade Lusofona do Porto

1

Curso de Especialização em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar 3ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO:

A violência tem estado presente na nossa sociedade ao longo dos tempos, seja de forma directa, nos conflitos bélicos, seja através da violência estrutural e cultural que dá origem a situações de humilhação, discriminação, exclusão e mesmo de vitimização. Assistimos a uma cultura de violência que sobressai nos modos de interagir dos indivíduos: adultos, jovens ou crianças. Esta é uma realidade à qual as Escolas em geral não escapam e que tem vindo a afectar o seu funcionamento harmonioso.

Para inverter esta tendência das sociedades democráticas torna-se necessário desenvolver uma educação para a convivência e para gestão positiva dos conflitos, afim de se construir uma cultura de paz, de cidadania e de sã convivialidade.

A Escola pode encontrar na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, actuais e futuros.

A Mediação Escolar é um meio de diálogo e de reencontro interpessoal, de resolução dos conflitos, em que um terceiro, neutro e imparcial, auxilia os indivíduos a comunicar, a negociar e a alcançar compromissos mutuamente satisfatórios.

Assim, na Escola, enquanto espaço relacional, interessa educar nos princípios, habilidades e técnicas da mediação de conflitos, dando forma à figura do mediador escolar, e apoiando, concomitantemente, a configuração de equipas e redes de mediação.

Preparar os actores da comunidade educativa para a Mediação significa não só fomentar uma melhor convivência na escola mas também potenciar uma sociedade civil activa e cívica. COORDENAÇÃO: Prof. Mestre Elisabete Pinto da Costa Directora do Instituto de Mediação da ULP OBJECTIVOS:

Reconhecer a mediação na escola como um instrumento transformação dos conflitos; Perceber a mediação como estratégia de intervenção precoce sobre fenómenos de

conflitualidade, de incivilidade e de violência; Enquadrar a mediação na formação pessoal no domínio da resolução de problemas e da

educação para os valores; Motivar para a vertente transdisciplinar da gestão e mediação dos conflitos; Desenvolver competências básicas necessárias à gestão e mediação de conflitos; Aprender técnicas para mediar conflitos e saber intervir como mediador; Adquirir conhecimentos sobre a implementação e funcionamento de programas de

mediação escolar e planos de convivência. DESTINATÁRIOS: Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores de Formação Profissional e Professores do Ensino Recorrente de Adultos, Educadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Animadores Sociais e Culturais, Mediadores, Técnicos Superiores e Técnicos de Acção Educativa, e ainda outros Profissionais interessados no tema.

Page 2: Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

Instituto de Mediação da Universidade Lusofona do Porto

2

DOCENTES E ORIENTADORES DE SEMINÁRIOS:

Prof. Doutora Maria das Dores Formosinho - docente Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Coordenadora do Departamento de Psicologia e do Curso de Psicopedagogia Clínica da ULP

Prof. Doutor João Amado - docente

Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa; Autor de várias obras sobre a violência na escola e responsável por inúmeras acções de formação sobre esta problemática

Prof. Doutor Juan Carlos Torrego - seminário

Doutorado em Ciências da Educação pela UNED; Professor Titular do Departamento de Didáctica da Universidade de Alcalá; Director do Curso de Terceiro ciclo universitário em “Mediação e resolução de conflitos em instituições educativas”; Director do Projecto “Mediação e tratamento de conflitos desde um modelo integrado” implementado em três Comunidades autónomas: Madrid, Castilha de la Mancha e Navarra

Professor Doutor Ruben Pereira - seminário Doutorado pela Universidade de Vigo em Didácticas Especiais; Membro do Conselho Científico do Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos; Investigador da UI&D Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos, acreditada pela FCT; Professor do Programa de Doutoramento em Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Mestre Elisabete Pinto da Costa - docente Docente Universitária; Mediadora; Coordenadora do Projecto de Mediação Escolar do IMULP; Responsável pela área da mediação do “Espaço Convivência” ANP-ULP; doutoranda em Educação; Orientadora e Supervisora de estágios em mediação; Vice-Presidente do Conselho de Ética e Deontologia da Associação de Mediadores de Conflitos; Formadora acreditada pelo CCFC

Mestre Susana Robalo - seminário

Psicóloga, Mediadora, Formadora, Orientadora e Supervisora de estágios em mediação, Membro da Associação de Mediadores de Conflitos (AMC)

Dr. Fernando Rosinha - seminário

Mestre de Conferências do Conservatório Nacional das Artes e Profissões (CNAM) em Paris, Mediador de conflitos, especialidade em mediação familiar e escolar.

Dr. José Paulo Rodrigues dos Santos - docente

Professor de Português e Francês do Ensino Básico e Secundário; Doutorando em TIC em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Treino de Comunicação Não-violenta; Autor do blogue “Comunicação Não violenta” e “Mediadores na escola”; formador acreditado pelo CCFC

Dra Liliana Almeida – docente Psicopedagoga, Doutoranda em Desenvolvimento Psicológico, Família Educação e intervenção; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP; Colaboradora do IMULP nos programas de mediação escolar entre pares; Responsável pela área de psicopedagogia no “Espaço Convivência” ANP-ULP; formadora acreditada pelo CCFC

Dra Renata Teles - docente Psicóloga, Doutoranda em Avaliação e Orientação na Educação; Pós-graduada em Relação de ajuda; Curso de Especialização em Mediação Escolar na ULP e formadora acreditada pelo CCFC

Page 3: Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

Instituto de Mediação da Universidade Lusofona do Porto

3

PLANO DE ESTUDOS

Módulo I Os problemas de convivência na escola: conflito, indisciplina e violência na escola (Analisar os problemas de convivência escolar e conhecer propostas de intervenção; relacionar a convivência com a disciplina e estudar a tipologia dos conflitos).

Módulo II Paradigmas de resolução de conflitos (Relacionar modelo impositivo - modelo cooperativo; analisar as propostas de gestão e resolução de conflitos, com enfoque na negociação integrativa).

Módulo III A mediação (Conhecer a esfera da mediação, os modelos de mediação, os princípios, as características, os objectivos e os limites; entender a perspectiva cidadã da mediação).

Módulo IV A mediação escolar (Identificar os objectivos específicos da mediação escolar; os modelos e tipos de mediação no ensino básico e secundário; entender a utilidade e as vantagens da mediação para a escola na resolução e transformação dos conflitos interpessoais; perceber a mediação em contexto educativo como um processo de intervenção, simultaneamente, com função preventiva primária e de intervenção precoce).

Módulo V O mediador de conflitos na escola (Saber ser um terceiro – competências, princípios de actuação, co-mediação- ao nível da mediação formal e das actividades de mediação).

Módulo VI Técnicas, ferramentas e fases do processo de mediação (Identificar e praticar o processo de mediação, as estratégias e as ferramentas; Treinar a comunicação na mediação e a comunicação não-violenta).

Módulo VII A Escola, a família e a comunidade (Trabalhar a relação e interferência entre os contextos familiares, comunitários e escolar; Conhecer as variantes da mediação: mediação familiar e mediação comunitária).

Módulo VIII Programas de mediação e planos de convivência (Conhecer os princípios e critérios que subjazem à implementação de programa de mediação escolar e a sua articulação com a organização da escola; reconhecer as implicações e exigências dos programas de mediação escolar, nomeadamente dos programas integrados em planos de convivência).

Módulo IX A mediação em acção (Aprofundar a prática da mediação e trabalhar os aspectos organizativos de um gabinete de mediação na escola).

Seminários Seminário I: Observação e intervenção em contexto educativo. Seminário II: Tipos de mediação escolar. Seminário III: Mediação familiar e comunitária. Seminário IV: Modelo integrado de convivência na escola. Seminário V: Experiências de Mediação.

Page 4: Apresentação do Curso de Especialização em Mediação Escolar 2009

Instituto de Mediação da Universidade Lusofona do Porto

4

METODOLOGIA: Expositiva e participativa através de análise de casos, brainstorming, visionamento de filmes e role-play. Nº DE PARTICIPANTES: 25. AVALIAÇÃO: Factores de avaliação: assiduidade; qualidade de participação no contexto dos objectivos / efeitos a produzir e qualidade do trabalho final. ACREDITAÇÃO PARA PROFESSORES: Plano de Formação com 2,8 créditos - Registo nº CCPFC/ACC-54504/08. DURAÇÃO: 90 horas (70h acreditadas e 20h de seminários). CALENDÁRIO: 20 de Fevereiro a 18 de Abril de 2008. HORÁRIO: Sextas das 18h às 22h e sábados das 9h às 18h. CONDIÇÕES DE ACESSO: Licenciatura ou equivalente/ponderação de outros níveis académicos e qualificações profissionais. CERTIFICAÇÃO: Certificado de Curso de Especialização em “Mediação de Conflitos em Contexto Escolar” da ULP. LOCAL: Universidade Lusófona do Porto, Rua Augusto Rosa, nº 24, Porto. CANDIDATURA: A candidatura é apresentada na Secretaria de Pós-graduações da ULP ou em http://candidaturas.grupolusofona.pt/COL/index.html até ao dia 31 de Janeiro de 2009. A candidatura formaliza-se em formulário próprio ou on-line, acompanhada de Curriculum Vitae, documento de identificação (BI ou Passaporte) e dos documentos que comprovem as habilitações académicas dos candidatos. Estes documentos podem ser entregues na Secretaria de pós-graduações ou enviados pelo correio.

Secretaria de Pós - graduações da ULP Rua Augusto Rosa, 24 4000-098 PORTO Sara Peixoto ou Patrícia Pinto Tel. 22 207 3230 ; e-mail: [email protected]; [email protected]

INFORMAÇÕES: Direcção de Marketing e Comunicação Tel.: 22 207 32 32/30 E-mail: [email protected] APOIOS INSTITUCIONAIS: