Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

45
D.T.G. M A L A de Garupa “Irmanados pela Tradição e Cultura do Universo”

description

 

Transcript of Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Page 1: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

D.T.G. M A L A de Garupa

“Irmanados pela Tradição e

Cultura do Universo”

Page 2: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• O D.T.G. foi criado em 8 de julho de 2004, fruto de sonhos de Irmãos Tradicionalistas que queriam levar ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG nosso pensamento sobre nossas tradições e costumes, bem como mostrar a nossa participação.

• Está vinculado a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul e registrado junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG pela 1ª Região Tradicionalista – 1ª R.T.

Page 3: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Objetos campeiros e símbolos maçons coabitam o D.T.G. (Departamento de Tradições Gaúchas) M A L A de Garupa.

• Precisamos esclarecer a todos o porquê nosso Departamento levou este nome: M A L A de Garupa:

1- M A L A = Maçons Antigos Livres e Aceitos;

2- Mala de Garupa = Utensílio usado pelo gaúcho para levar seus pertences, suas compras de armazéns e bolichos de campanha no ombro ou no lombo de seu cavalo para sua casa.

Page 4: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• O respeito ao tradicionalismo, aos nossos costumes é muito forte entre nós.

• Algumas das pessoas, ilustres tradicionalistas, que iniciaram o movimento no nosso Estado eram maçons.

• Alguns dos principais heróis da Guerra dos Farrapos eram maçons.

• O D.T.G. possui cópia da ata da sessão que decidiu pela invasão de Porto Alegre, realizada em 19 de setembro de Porto Alegre, na Loja Maçônica Filantropia e Liberdade, onde era Venerável Mestre o Ir Bento Gonçalves da Silva.

Page 5: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• O documento informa que participaram do encontro, evento que marcou o inicio da Revolução Farroupilha, nomes conhecidos da nossa história, como Ir Bento Gonçalves da Silva (Venerável Mestre), Ir Mariano de Matos, IrPedro Boticário, Ir Vicente da Fontoura, IrAntônio de Souza Netto, Ir Onofre Pires e Ir Domingos José de Almeida.

• Também eram maçons David Canabarro, Giuseppe Garibaldi e Tito Lívio Zambeccari.

Page 6: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Balaustre Ata Farroupilha

Aos dezoito dias do mês de setembro de 1835 E:.V:. e 5835 da Verdadeira Luz, Reunidos em sua sede, sito à rua da Igreja nº 67, em um lugar claríssimo, forte e terrível aos tiranos, situado abaixo da abóbada Celeste do Zenith aos 30º e 5” de latitude da América Brasileira, ao Vale de Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, nas dependências do gabinete de leitura onde funciona a Loja Maçônica Philantropia e Liberdade, com o fim de, especificamente, traçarem as metas finais para o início do movimento revolucionário com que seus integrantes pretendem resgatar, os brios, os direitos e a dignidade do povo Riograndense.

A seção foi aberta pelo Venerável Mestre, Irmão Bento Gonçalves da Silva. Registre-se a bem da verdade, ainda as presenças dos Irmão Jose Mariano de Mattos, Ex-Venerável José Gomes de Vasconcelos Jardim, Pedro Boticário, Vicente da Fontoura, Paulino da Fontoura, Antonio de Souza Neto e Domingos de Almeida, a qual serviu como secretário e lavrou a presente ata.

Logo de inicio, o Venerável Mestre depois de tecer breves considerações sobre os motivos da presente reunião, de caráter extraordinário, informou a seus pares que o movimento estava prestes a ser desencadeado.  

     

Page 7: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Balaustre Ata Farroupilha (continuação)

         

A data escolhida é o dia vinte de setembro do corrente mês, isto é, depois de amanha. Nesta data, todos nós, em nome do Rio Grande Do Sul, nos levantaremos em luta contra o imperialismo que reina no país. 

Na ocasião ficou acertada a tomada da capital da Província pelas tropas do Irmãos Vasconcelos Jardim e Onofre Pires. Que deverão permanecer, com seus homens, nas imediações da ponte da Azenha, aguardando o contingente que deverá se deslocar desde a localidade de Pedras Brancas, quando avisados. Tanto Vasconcelos Jardim, como Onofre Pires, ao serem informados, responderam que estariam a postos, aguardando para agirem.

Também se fez ouvir o nobre Irmão Vicente da Fontoura, que sugeriu o máximo de sigilo e cuidado, pois certamente, o Presidente Braga seria avisado do movimento. 

O Tronco de Beneficência fez sua circulação ritualística e recolheu a medalha cunhada de 421$000(contos de Réis), contados pelo Irmão Tesoureiro Pedro Boticário.

Page 8: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Balaustre Ata Farroupilha (continuação)

         Por proposição do Irmão José Mariano de Mattos, o Tronco de

Beneficência foi destinado à compra de uma carta de Alforria de um escravo de meia idade, no valor de 350$000, proposta aceita por unanimidade. Foi realizada poderosa Cadeia de União, pela justiça e grandeza da causa, pois em nome do povo Riograndense, lutariam pela Liberdade, Igualdade e Humanidade, pediram força e a proteção ao G:.A:.D:.U:. (Grande Arquiteto do Universo) Para todos os Irmãos e seus companheiros que iriam participar das contendas.

Já eram altas horas da madrugada quando os trabalhos foram encerrados, afirmando o Venerável Mestre que todos deveriam confiar nas luzes do G:.A:.D:.U:., e como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra, foram encerrados os trabalhos, do que eu Domingos José e Almeida, secretário de oficio, tracei o presente Balaústre, a fim de que a história, através dos tempos, possa registrar que um grupo de Maçons, Homens Livres e de Bons Costumes, empenhou-se com grande risco da própria vida, em restabelecer o reconhecimento dos direitos desta abençoada terra, berço de grandes homens, localizada no extremo sul de nossa Pátria querida. Oriente de Porto Alegre, aos dezoito dias do mês de setembro de 1835 .

Page 9: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Portanto, nos maçons temos participação direta na formação do povo gaúcho, nas nossas tradições, em nossos costumes.

• A fim de estreitarmos os laços fraternos que nos unem em prol de uma tradição, estamos convidando a todos os irmãos tradicionalistas ou não, com suas famílias para conhecer nosso movimento e o D.T.G. M A L A de Garupa

Page 10: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Este movimento tem por objetivo manter acesa a chama que nos une em torno de ideal Maçônico e Tradicionalista.

• Maiores informações de filiação ao D.T.G. M A L A de Garupa, entrem em contato por telefone, e-mail ou pessoalmente, que imediatamente retornaremos com maiores informações pertinentes a esta entidade que pertence a todos nós.

Page 11: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Dentro de qualquer Centro de Tradições Gaúchas – C.T.G. encontramos um ambiente de respeito, gerações unidas,onde se pode encontrar desde uma criança de colo até pessoas de idades mais avançadas.

• O respeito a cultura gaúcha, as nossas tradições, nossos costumes são marcas que se fazem presentes em todos os rincões do Brasil e até fora de nosso País.

Page 12: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Desde sua criação o nosso Departamento tem participações efetivas em todos os eventos tradicionalistas de nosso Estado, tais como:

1) Cavalgada do Mar 2006

Page 13: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 2) Cavalgada do Mar 2007

Page 14: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 3) Cavalgada do Mar 2008

Page 15: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 4) Cavalgada do Mar 2009

Page 16: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 5) Cavalgada do Mar 2010, com a participação dos irmãos do DTG

Page 17: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Na Cavalgada do Mar 2010 o DTG fez a divulgação do Projeto Juventude Assistida, contando com a colaboração das cunhadas e sobrinhos.

Page 18: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira
Page 19: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 6) Cavalgada da Ordem dos Cavaleiros Riograndenses - ORCAV, onde vários Irmãos do nosso D.T.G. participam como Cavaleiros Riograndenses.

Page 20: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 7) Cavalgada Os Irmãos do Estribo, organizada pelo Piquete Fraternidade Gaúcha do Grande Oriente do Rio Grande do Sul – GORGS.

Page 21: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 8) Acampamento Farroupilha, no ano de sua fundação, ano 2004, onde tivemos a presença de nosso Ir Cantor e Radialista Dorotel Fagundes, Grãos Mestres de vários Estados de nosso Brasil, inclusive da Argentina.

Page 22: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 9) Acampamento Farroupilha 2005

Page 23: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 10) Acampamento Farroupilha 2006

Page 24: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 11) Acampamento Farroupilha 2007, palestras e cursos realizadas dentro do Galpão no Parque da Harmonia.

Danças

Nós de Lenços

Page 25: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 12) Acampamento Farroupilha 2008

Page 26: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 13) Acampamento Farroupilha 2009, solenidade de inauguração, com a presença do Grão Mestre

Page 27: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 14) Assembléia Geral da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul em Santa Maria.

Page 28: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 15) Acendimento da Chama Crioula, chama essa conduzida por Irmãos do nosso Departamento, pela 1ª vez na história da condução da Chama Crioula

Page 29: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 14) Irmãos fazendo a Guarda da Chama Crioula nos Acampamentos Farroupilhas.

Page 30: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 16) O D.T.G. recebeu pela terceira vez a premiação por Melhor Participação no Desfile à Cavalo na Semana Farroupilha, troféus que fazem parte do seu patrimônio.

Page 31: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 17) O D.T.G. participou na 1ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, sendo declamador o nosso Ir. Carlos F. Homrich, amadrinhado pelos Irmãos Telmo de Lima Freitas e Luiz Carlos Nunes Rodrigues e 2ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, sendo declamador o Ir. José Francisco Lopes, sendo amadrinhado pelo Ir. Paulinho Pires

Page 32: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 18) O D.T.G. MALAde Garupa conquistou no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio um espaço onde será construído o CENTRO MAÇÔNICO DE CONVIVÊNCIA TRADICIONALISTA GAÚCHA já para a Expointer 2010.

Page 33: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 19) O D.T.G. M A L A de Garupa, desde sua criação, participa todos os anos da Sessão Magna Farroupilha da Loja Bento Gonçalves nº 28, onde são homenageadas várias autoridades tradicionalistas de nosso Estado.

Page 34: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 20) O D.T.G. escolheu como nossa Primeira Prenda Mirim a jovem Rita de Beatriz Santarem Barbosa, neta de nosso Amigo e Funcionário da Grande Loja Maçônica Oscar.

Page 35: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 21) Grão Mestre Gilberto Moreira Mussi, o Grão Mestre de Brasília e demais Grãos Mestres de outros Estados, Autoridades Tradicionalistas, nosso Irmão Paixão Cortes recebendo a Chama Crioula em nossa Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.

Page 36: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 22) Participações do D.T.G. M A L A de Garupa em Palestras de Prevenção às Drogas, Projeto Juventude Assistida em Centro de Tradições Gaúchas da 1ª Região Tradicionalista e Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

C.T.G. Vaqueanos da Tradição Congresso Tradicionalista Gaúcho da 1ª R.T.

Page 37: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• 23) Participações do D.T.G. M A L A de Garupa em Congresso Tradicionalista Gaúcho em Lagoa Vermelha, e no Seminário da Mulher Gaúcha no C.T.G. Aldeia dos Anjos – Gravataí.

Page 38: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Banner do Projeto Juventude Assistida

Page 39: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

PLANOS E PROJETOS DO PLANOS E PROJETOS DO D.T.G. MD.T.G. M AA LL AA de Garupade Garupa

1) CENTRO MAÇÔNICO DE CONVIVÊNCIA TRADICIONALISTA GAÚCHO, em Esteio, no Parque Assis Brasil da Expointer;

2) Galpão na Cidade de Porto Alegre – Zona Sul;3) Cursos de Danças de Fandango;4) Criação de Invernadas, Mirim, Juvenil, Adulta

e Xiru, no Departamento Artístico e Cultural, para participação em Rodeios e ENART;

5) No Departamento Campeiro pretendemos da colaboração de Irmãos que participem em concursos de rédeas, gineteadas, etc;

Page 40: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

6) No Departamento Campeiro pretendemos da colaboração de Irmãos que participem em concursos de rédeas, gineteadas, etc;

7) No Departamento Artístico e Cultural, pretendemos promover Palestras em conjunto com o M.T.G. – Movimento Tradicionalista Gaúcho sobre tradições e cultura Riograndense;

8) Concursos de Prendas e Peões do nosso D.T.G. para podermos concorrer ao Concurso Estadual de Prendas e Peões Farroupilhas.

Page 41: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

8) Criação de Grupos e Piquetes Tradicionalistas em Regiões de nossa Jurisdição Maçônica, ou seja, em cada localidade, onde tenhamos Lojas Maçônicas jurisdicionadas a nossa Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, queremos criar um POSTEIRO CULTURAL ou até um PIQUETE TRADICIONALISTA;

9) Queremos e contamos com a participação de todos os Irmãos e seus familiares que adorem e cultuem nossa Tradição Gaúcha. Para isso conclamamos a todos que participem, associem-se ao D.T.G. M A L A de Garupa.

Page 42: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

VENHA!!! FAÇA PARTE DESTA FAMÍLIA.

JUNTOS “IRMANADOS PELA TRADIÇÃO E CULTURA DO

UNIVERSO” PRESERVAREMOS NOSSOS USOS E COSTUMES

RIOGRANDENSE.

Page 43: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• NOME COMPLETO:• Data Nascimento:• Cidade: Estado:• Nome da Loja: Nº:

Oriente:• Cadastro GLMERGS:• Cadastro GOB/ RS:• Cadastro GO RGS:• Nº:Cadastro D.T.G. MALA de Garupa:• Endereço Residencial : Cidade: CEP:

Telefone: Comerciais Celular: Endereço Comercial: Cidade: CEP: Telefones : E-Mail:

• Participará de uma das Invernadas? Artística: ( ) Cultural: ( ) DEPENDENTES - GRAU DE PARENTESCO

• 1-)• 2-)• 3-)• Valor da Jóia: R$ 150,00 (Já incluído Paramentos exclusivos do DTG)• Anuidade: R$ 120,00 que poderá ser paga à vista; 2 X R$ 60,00 ou

mensalmente R$ 10,00.• Para o Cartão de Tradicionalista será necessário: preenchimento da

ficha, uma foto, taxa de R$ 10,00. Após emissão pelo MTG o mesmo será entregue.

FICHA DE INSCRIÇÃO D.T.G. MALA DE GARUPA GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DO RIO GRANDE SUL

Page 44: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

• Este movimento tem por objetivo manter acesa a chama que nos une em torno de ideal Maçônico e Tradicionalista.

• Maiores informações de filiação ao D.T.G. M A L A de Garupa, entrem em contato pelo telefone, blog e E-mail que imediatamente retornaremos com maiores informações pertinentes a esta entidade que pertence a todos nós.

===========================================• Telefone: 51. 3211.0088 (G.L.M.E.R.G.S.);• Portal do DTG: wwwdtgmaladegarupa.blogspot.com;• E-Mail: [email protected]

Page 45: Apresentação do d.t.g. assembléia cachoeira

Irmanados pela Tradição e a Culturado Universo

Estandarte – DTG Mala de Garupa