Apresentação do PowerPoint · ... a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o...

41
Modelos Estruturais 1 Burocrático : controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático : pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização, competências, liderança democrática, autonomia, descentralização, cooperação, adaptação, empowerment.

Transcript of Apresentação do PowerPoint · ... a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o...

Modelos Estruturais

1

Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing,

horizontalização, competências, liderança democrática, autonomia,

descentralização, cooperação, adaptação, empowerment.

Modelos Estruturais

Burocracia Adhocracia Estruturas permanentes. Estruturas temporárias e flexíveis.

Atividades rotineiras ou estáveis; minuciosa divisão de trabalho.

Atividades inovadoras ou não-estáveis; divisão do trabalho nem sempre bem definida.

Profunda normatização, regras detalhadas e definidas pela cúpula. Pouca normatização, regras genéricas.

Confiança nas regras e procedimentos formais. Confiança nas pessoas e nas comunicações. Predomínio da interação vertical (superior - subordinado); relacionamento baseado em

autoridade e obediência. Predomínio da interação horizontal; confiança

e crença recíprocas.

Cargos ocupados por especialistas. Cargos generalistas (atividades diversas e amplo conhecimento).

Hierarquia rígida; tomada de decisões centralizada; pouca delegação.

Hierarquia flexível; tomada de decisão descentralizada; delegação.

Fatores que influenciam a Estrutura

3

Tipos de Organização

• São decorrência da estrutura organizacional: autoridade, grau de delegação ou concentração de tarefas, linhas de comando e de comunicação, centralização ou descentralização das decisões, etc.

• Neoclássicos (Tradicionais): Linear, Funcional, Linha-staff

• Outras: Simples, Equipes, Rede, Comissão etc.

4

•Linear (militar): • Mais simples e antiga, de fácil aplicação – formato piramidal. • Autoridade linear, única, autocrática – centralizadora e generalista. • Linhas diretas, verticais e únicas de autoridade e responsabilidade entre

superior e subordinados - fácil transmissão de ordens.

• Funcional: • Princípio funcional – especialização – separa preparação da execução. • Autoridade funcional – dividida, parcial, subordinação múltipla. • Decisões descentralizadas – nenhum superior tem autoridade total. • Comunicação direta – rapidez. • Permite melhor rendimento e flexibilidade, mas requer maior

habilidade gerencial.

• Linha-Staff (staff and line): • Busca aproveitar as vantagens de ambas e diminuir as desvantagens.

5

Tipos de Organização

Cinco Partes-Chave + 1 Tipos de Organização - Mintzberg

Ideologia

Cinco Mecanismos de Coordenação + 1 1. Ajustamento Mútuo: coordenação do trabalho pelos trabalhadores,

por meio do processo de comunicação informal. 2. Supervisão Direta: uma pessoa fica responsável pela coordenação

de outras, orientando e monitorando suas ações. 3. Padronização dos Processos: o conteúdo do trabalho é

especificado. 4. Padronização dos Outputs: o resultado do trabalho (características

do produto, desempenho) é especificado. 5. Padronização das Habilidades: é padronizar o trabalhador. Ocorre

quando certa função exige formação ou treinamento específico (especializado).

6. Doutrinação (conjunto de normas/crenças): o sistema de crenças da organização e a socialização dos indivíduos são determinantes.

Tipos de Organização - Mintzberg

Tipos de Organização - Mintzberg Configuração Mecanismo de

Coordenação Parte-chave Estrutura Simples

(empresarial, empreendedora) Supervisão direta Cúpula estratégica

Burocracia Mecanizada (Máquina)

Padronização dos processos Tecnoestrutura

Burocracia Profissional Padronização de Habilidades

Núcleo Operacional

Forma Divisionalizada (Diversificada)

Padronização dos Outputs

Linha Intermediária

Adhocracia (inovadora) Ajustamento Mútuo Assessoria de

Apoio *Missionária Socialização -

Padronização das normas Ideologia (crenças)

FCC - 2013 Estrutura Organizacional é A) o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalização. B) a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido. C) a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. D) a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até os trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis organizacionais. E) a guia de conduta, estável e de longo prazo, estabelecida para dirigir a tomada de decisões.

9

FCC – 2015 – CNMP Sobre estrutura organizacional, é correto afirmar: a) O grau de descentralização é outra decisão importante no delineamento da estrutura; quanto mais centralização maior será a falta de coordenação e controle. b) A formalização, explicitada em manuais de organização que descrevem níveis de autoridades e responsabilidades dos vários departamentos, assegura que, na operação, não exista a estrutura informal. c) A unidade de comando é aplicada em todos os tipos de estrutura quando feito processo de departamentalização. d) A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas. e) Um dos pontos a observar na estrutura é a amplitude de controle. Quanto menor a amplitude de controle, menor o número de níveis hierárquicos.

10

FCC - 2012 - TRE Para alguns autores, a estrutura organizacional refere-se ao padrão de autoridade e às relações de responsabilidade que existem em uma organização. Uma estrutura organizacional surge para resolver ou para estabelecer um padrão de coordenação das atividades de uma organização. A estratégia que uma organização persegue e a sua estrutura organizacional são formadas de maneira interdependente, cada uma influenciando e sendo influenciada pela outra. Com relação ao elo estrutura e estratégia das organizações, Alfred Chandler e seus seguidores apontam como regra a ligação: a) estratégia segue a estrutura. b) estrutura segue a estratégia. c) sem estratégia não há estrutura. d) sem estrutura não há estratégia. e) estratégia sem estrutura conduz ao sucesso.

11

FCC – 2015 – CNMP – Analista Centralização das decisões na figura de um executivo; hierarquia mínima e pouca atividade de treinamento são características que configuram o tipo de organização: a) Inovadora, onde o controle de pessoas é por meio de crenças e símbolos. b) Empresarial, que possui a cúpula estratégica como parte mais importante. c) Máquina, devido à tecnoestrutura. d) Profissional, onde destaca-se o núcleo operacional como importante. e) Diversificada, que destaca a linha média como a parte mais importante.

12

2015 – FGV – Administrador Considerando os postulados de Mintzberg, relacione as cinco partes da organização com seus respectivos membros ou unidades. 1. Cúpula Estratégica 2. Tecnoestrutura 3. Assessoria de Apoio 4. Linha Intermediária 5. Núcleo Operacional ( ) Relações Públicas e Relações Industriais ( ) Gerentes de Vendas e Gerentes de Fábrica ( ) Programação da Produção e Apoio Técnico ( ) Encarregados de Compras e Operadores de Máquinas ( ) Comissão Executiva e Diretoria Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo. a) 2 – 5 – 3 – 4 – 1 b) 3 – 4 – 2 – 5 – 1 c) 1 – 4 – 3 – 5 – 2 d) 1 – 4 – 3 – 5 – 2. e) 2 – 4 – 5 – 3 – 1

13

2015 Telebras Analista As organizações são formadas por grupos de pessoas que buscam, deliberadamente, realizar um ou mais objetivos em comum, a partir da coexistência de duas formas de estrutura: a formal e a informal. 2016 DPU Técnico Acerca das características das organizações, julgue o item que segue. As desvantagens da organização linear incluem a estabilidade e a constância das relações formais. 2016 DPU Agente Administrativo No organograma das entidades públicas ou privadas, estão presentes tanto a estrutura organizacional denominada formal quanto a estrutura caracterizada como informal.

14

2016 FUNPRESP Analista Uma organização informal é constituída por pessoas de variados níveis ou departamentos de uma organização que se relacionam devido a interesses comuns. 2015 DEPEN Agente Penitenciário Federal Na evolução das estruturas organizacionais, espera-se que essas estruturas tornem-se gradativamente mais simples e flexíveis, de modo a terem, como consequência, níveis mais elevados de motivação, comprometimento, produtividade e qualidade.

15

CESPE 2014 SUFRAMA Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização. CESPE 2014 CADE A descentralização é natural nas organizações em crescimento, uma vez que o aumento da estrutura organizacional estimula a tomada de decisões por níveis hierárquicos intermediários.

16

Departamentalizar é agrupar as atividades e recursos (humanos, materiais e tecnológicos) em unidades,

de acordo com um critério específico de homogeneidade.

Departamentalização

• Cury: deve levar em conta a importância das atividades, a especialização das unidades, a coordenação, o controle e o custo da estrutura. Informalmente, leva-se em conta o processo político, o preparo e o treinamento dos funcionários.

• Araújo: busca aproveitar a especialização (qualificação) das pessoas, maximizar o uso dos recursos disponíveis, controlar, coordenar, descentralizar a autoridade e a responsabilidade, integrar ambiente e organização e reduzir conflitos.

Princípios: 1- Maior uso 2- Maior interesse 3- Separação do controle 4- Supressão da concorrência

+ • Diferenciação: quanto maior for a diferença entre as atividades, maior

a probabilidade de ficarem em departamentos diferentes. • Integração: quanto mais integradas forem as atividades (necessidade

de coordenação e economia da escala), maior é a probabilidade de estarem no mesmo departamento.

Departamentalização

Abordagens: Funcional, Divisional e Matricial. (Chiavenato acrescenta abordagem por Equipes e em Rede.)

Tipos/critérios básicos (Djalma Oliveira): • Departamentalizações Modernas: governança corporativa; rede de

integração entre empresas; unidade estratégica de negócios; por processos.

• Departamentalizações Tradicionais: funcional; por quantidade; por turno; geográfica; por clientes; por produtos ou serviços; por projetos; matricial; mista.

Departamentalização

Departamentalizações Modernas: • Governança corporativa: otimiza as interações entre acionistas, conselhos –

administração e fiscal –, auditorias – externa e interna – e diretoria executiva; reduz riscos e aumenta a atratividade e a efetividade ao longo do tempo.

• Rede de integração entre empresas: cooperação visando consolidar vantagens competitivas, sustentadas por tecnologias, e melhor utilização dos ativos das empresas participantes.

• Unidade Estratégica de Negócio (UEN): divisão da empresa responsável por consolidar os resultados esperados de um negócio específico (nicho ou mercado) e por desenvolver uma ou mais Áreas Estratégicas de Negócios (AENs).

• Processo: conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender as necessidades e as expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

Departamentalização

Departamentalização Funcional

• Considerado o tipo mais comum. • Segue o princípio da especialização: agrupa as atividades de acordo com

as funções especializadas desenvolvidas dentro da organização. • Indicada para situações estáveis: poucos tipos de produtos, atividades

repetitivas e altamente especializadas, com pouca mudança e pouca necessidade de integração, economia em escala.

• Problema: falta de integração entre departamentos.

Diretoria Geral

Gerência de Produção

Gerência Financeira

Gerência de Recursos Humanos

Gerência de Tecnologia de

Informação

Por Produtos ou Serviços

• Cria divisões orientadas para resultados dos produtos/serviços. • Indicada quando as atividades relativas a cada produto/serviço possuem

diferenciações significativas (melhor administrar cada um individualmente). • Indicada para circunstâncias externas mutáveis, inovação, facilita

integração dentro do departamento. • Problema: custos (duplicidade de atividades), dispersa especialistas.

22

Conselho Administrativo

Cervejaria Artesanal “Triboa”

Cervejaria Pilsen “Chinelági”

Refrigerante “Cola-Coca”

Água Saborizada “H2SO4”

Geográfica (territorial) • Ênfase territorial: todas atividades em determinado local são de

responsabilidade de um departamento/divisão/gestor. • Indicada quando o sucesso da organização depende do ajuste às

condições e às necessidades de cada local e/ou região. • Problema: coordenar políticas gerais, duplicidade de instalações e

funções, dispersão de especialistas.

23

TSE

TRE-PR

Cartórios Eleitorais

TRE-RJ

Cartórios Eleitorais

TRE-BA

Cartórios Eleitorais

TRE-CE

Cartórios Eleitorais

Por Clientes • Ênfase nas necessidades de cada tipo de cliente: características da

pessoa/grupo/empresa para quem o trabalho é executado. • Indicada quando a organização atende a grupos de clientes com

necessidades bastante distintas (idade, sexo, nível socioeconômico etc.) • Estrutura “de fora pra dentro” (extroversão). • Problema: desdenhar demais objetivos.

24

Gerência Geral

Gerência Pessoa Física

Gerência Pessoa Jurídica

Gerência VIP

por Processo • As atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo –

elos de uma corrente. • Estrutura horizontal – coordenação das atividades e departamentos.

• É utilizada quando o produto final é tão complexo que se faz necessário fabricá-lo a partir da divisão em processos menores.

• Foco tecnológico.

25

Chassi Motor Pintura Montagem Distribuição

por Projeto • Projeto = união de recursos por um período específico, para realizar um

trabalho específico, sob a responsabilidade de um coordenador. • Indicada para produtos/serviços complexos, que envolvem grandes

concentrações de recursos por um determinado tempo, que exigem tecnologia sofisticada, especialistas de diversas áreas e grande coordenação das atividades.

• É uma estrutura organizacional flexível, com foco no resultado. • As atividades e as pessoas são temporárias.

26

Construtora Lava Jato

Ponte Estádio de Futebol Rodovia Presídio

Matricial • Multidimensional: sobreposição de dois ou mais tipos de

departamentalização (abordagem divisional + funcional). • Tipo mais comum: funcional + projetos.

27

• Surgiu porque as formas tradicionais não eram eficazes em atividades complexas, com várias áreas do conhecimento e prazos restritos.

• Busca aproveitar vantagens e minimizar desvantagens das estruturas simples;

• As unidades de trabalho são os projetos, enquanto os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços;

• Alocação temporária de pessoas nos projetos. • Dupla subordinação:

• Balanceada: autoridade dividida • Forte - de projetos: maior autoridade para o gerente de projetos • Fraca - funcional: maior autoridade para o gerente funcional

28

Matricial

Abordagem Multidivisional Departamentalização Mista

29

FCC – 2013 – TRT-15 O conceito de departamentalização das organizações corresponde. a) a um conceito superado de divisão de atribuições dentro de uma organização, fortemente ligado ao modelo burocrático. b) ao grupamento de atividades logicamente em órgãos, bem como a divisão dos órgãos em unidades menores, segundo critérios que podem ser, entre outros, funcional ou por produto. c) à separação de funções em uma estrutura de plano de cargos e salários, segundo critérios que podem ser, entre outros, por clientela. d) à segregação de atividades em setores da organização, centrais ou periféricos, de acordo com a maior ou menor importância da atividade. e) à descentralização das atividades, com delegação de atribuições e maior autonomia aos colaboradores da organização.

30

FCC – 2015 – CNMP A estrutura organizacional por Projetos apresenta como vantagem: a) possibilita economia pelo uso racional dos equipamentos. b) predispõe todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer os clientes. c) forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos. d) economias de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa. e) permite fixar a responsabilidade pelo desempenho no comportamento regional ou local.

31

2015 - FCC - TRE-AP - Analista Judiciário Entre os critérios de departamentalização, pode-se apontar o critério funcional, que consiste a) no grupamento em um mesmo órgão das atividades da mesma especialidade ou afins. b) na separação de atividades de acordo com a clientela. c) na segregação entre atividades-meio e atividades-fim. d) no grupamento, em uma mesma estrutura, de atividades relacionadas à determinada região ou área geográfica. e) na individualização de cada atividade ou conjunto de atividades de acordo com a sua função principal.

32

CESPE 2015 TRE-MT Técnico A respeito das características básicas das organizações formais modernas, assinale a opção correta. a) As cinco configurações estruturais que as organizações podem assumir, segundo Henry Mintzberg, são: estrutura simples, burocracia mecanizada, burocracia profissional, forma divisionalizada e adhocracia. b) Descentralização é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. c) Entre os modernos tipos de departamentalização, a estrutura matricial possibilita a harmonização dos princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade. d) Segundo Henry Mintzberg, os mecanismos de coordenação das organizações eficazes são denominados cúpula estratégica, tecnoestrutura, assessoria de apoio, linha intermediária e núcleo operacional. e) O design organizacional denominado Adhocracia pode ser considerado a negação da estrutura, pois evita usar todos os instrumentos formais de estruturação e minimiza a dependência de especialistas de assessoria, que são contratados quando necessário e não ficam permanentemente a disposição da organização.

33

2017 - FCC - TRE-SP - Analista Judiciário As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que a) ambas possuem unidades com autonomia, denominadas centros de resultados, porém apenas a matricial possui órgãos com duração limitada, ligados a determinados projetos. b) a divisional é departamentalizada pelo critério funcional no primeiro nível, enquanto a matricial é dividida por produto. c) ambas são orientadas por projeto, sendo a divisional organizada de forma verticalizada e a matricial em cadeias horizontais. d) a matricial é mais estável, com órgãos divididos por áreas de especialização, enquanto a divisional é mais flexível e pode ser ajustada de acordo com a produção. e) a divisional apura lucro ou prejuízo por centros de resultados e a matricial dentro do sistema contábil para o conjunto da empresa.

34

FCC - 2011 - INFRAERO - Analista Estratégia, estrutura organizacional e processos administrativos são os fatores que compatibilizam a arquitetura organizacional. No contexto da estrutura organizacional, considere: I. As unidades de trabalho são os projetos. II. Os órgãos permanentes atuam como prestadores de serviços nos projetos. III. A organização de cada projeto é temporária. IV. É a forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos. V. É uma estrutura multidimensional. Os itens I, II, III, IV e V referem-se, tipicamente, às propriedades das estruturas a) funcionais. b) matriciais. c) por projetos. d) funcionais e por processos. e) por projetos e matriciais.

35

FCC – 2014 – TRT-2 – Analista A organização "X, Y, Z" tem como missão "Promover a pacificação social oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e eficiente nos litígios trabalhistas” e uma das diretorias é a Administrativa-financeira, composta por 3 setores: financeira, recursos humanos e administração de materiais. Considere: I. Departamentalização é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível. II. Os setores da diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por clientela. III. O tipo de departamentalização adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica e integrada de todos os objetivos da organização. IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar. Considerando a empresa apresentada na situação hipotética, está correto o que consta APENAS em a) I. b) IV. c) I e III. d) I, II e III. e) III e IV.

36

CESPE AFT 2013 A estrutura funcional, baseada na ideia de projetos, tem como característica a reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa.

CESPE 2015 DEPEN Agente Penitenciário Federal A departamentalização, que pode ser considerada parte da estrutura organizacional, é o agrupamento, conforme critério específico de homogeneidade, das atividades e dos recursos — humanos, financeiros, materiais e equipamentos — em unidades organizacionais.

CESPE 2016 FUNPRESP Assistente A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas.

37

CESPE 2016 TCE-PA Auditor de Controle Externo Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise.

CESPE 2016 FUNPRESP Analista Baixos custos administrativos, especialidade técnica e excelência na coordenação intradepartamental são vantagens proporcionadas pela simplicidade de uma estrutura funcional.

CESPE 2015 FUB Assistente em Administração Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas.

38

2015 FUB Administrador O processo de organizar busca dividir o trabalho a ser realizado e atribuir responsabilidades e autoridades a pessoas, o que se dá pela definição da estrutura organizacional com base nos critérios de departamentalização escolhidos. Antônio Cesar Amaru Maximiano. Introdução à administração. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2011 (com adaptações). Tendo como referência inicial as ideias contidas no texto, julgue o item subsecutivo.

Considere que uma organização tenha definido a seguinte estrutura organizacional: diretoria de pessoal, diretoria de administração e finanças, diretoria de marketing e diretoria de vendas. Nesse caso, a referida organização definiu sua estrutura com base na departamentalização funcional.

39

CESPE 2016 TCE-PR Auditor A respeito da análise dos ambientes interno e externo das organizações, que leva a diferentes desenhos organizacionais, assinale a opção correta. a) Para a produção em massa ou mecanizada, o desenho organizacional deve apresentar poucos níveis hierárquicos. b) Na prestação de serviços e na manufatura, a tecnologia exerce pequena influência na estrutura organizacional. c) No estágio de maturidade de uma empresa, a estrutura organizacional mais apropriada é a burocrática. d) Os empregados de uma organização devem servir como ferramenta operacional para a estrutura organizacional. e) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

40

2016 - CESPE - TRT-8 - Analista Judiciário Assinale a opção correta relativa a tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização das organizações formais modernas. a) Uma condição almejada pelas organizações modernas é a sustentabilidade, que se restringe à adoção de medidas ecologicamente responsáveis. b) Assessoria, departamentalização funcional e descentralização são princípios de organização instituídos neste terceiro milênio. c) A teoria da contingência defende a utilização, pela organização, do princípio geral e universal da administração para as situações específicas. d) As organizações com áreas funcionais orientadas para processos alocam pessoas de departamentos permanentes para executarem atividades temporárias em uma única função como, por exemplo, a prestação de serviços. e) As renovações ocorridas nas estruturas organizacionais do século XXI caracterizam-se pelo corte ou enxugamento no tamanho das organizações e pelo desenvolvimento das estruturas matriciais e das redes horizontais.

41