Apresentação do PowerPoint - AdautoMatos | Escola ... · Slide 2 . ... Deus tornou conhecido o...

23

Transcript of Apresentação do PowerPoint - AdautoMatos | Escola ... · Slide 2 . ... Deus tornou conhecido o...

O4º Trimestre de 2017 – Trimestre

temático – “A obra da salvação –

Jesus Cristo é o caminho, a

verdade e a vida”.

OEstudaremos a Soteriologia, ou

seja, a doutrina da salvação.

www.portalebd.org.br Slide 2

O O título do trimestre faz-nos recordar que a salvação é uma obra, ou seja, uma ação que foi planejada por Deus desde antes da fundação do mundo e executada através dos séculos, culminando com a vinda de Jesus para este mundo.

O A obra da salvação foi consumada na morte de Jesus na cruz do Calvário e, agora, tal obra deve ser anunciada pela Igreja neste “dia” aberto por Deus para que a humanidade tenha a oportunidade de crer nesta salvação e voltar a ter comunhão com o seu Criador.

www.portalebd.org.br Slide 3

O Não há salvação fora de Cristo Jesus e é isto que enfatiza o subtítulo de nosso tema, que reproduz o que o próprio Senhor Jesus disse aos Seus discípulos, em meio a Suas últimas instruções, mostrando que não há outro meio de se salvar a não ser pela fé em Jesus Cristo.

O A fé em Jesus não é apenas acreditar que Ele é o Salvador, mas nos faz seguir o Seu caminho durante a nossa peregrinação terrena, caminho que é pautado pelas Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, que é a verdade e que, por fim, nos conduzirá à vida eterna, à perene comunhão com o Senhor na Sua glória.

www.portalebd.org.br Slide 4

O Uma cruz, que nos fazer lembrar que a salvação foi consumada na cruz do Calvário, onde Jesus Se ofereceu como sacrifício perfeito para o pagamento dos pecados de toda a humanidade (Jo.19:30).

www.portalebd.org.br Slide 5

1º bloco – Estudo geral da

salvação - lições 1 a 9.

2º bloco – Etapas da salvação -

lições 10 a 14.

www.portalebd.org.br Slide 6

O O comentarista deste trimestre é o pastor Claiton Ivan Pommerening, diretor da Faculdade Refidim, a escola teológica da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville/SC, e do Colégio Evangélico Pr. Manoel G. Miranda; vice-presidente da CEEDUC - Associação Centro Evangélico de Educação Cultura e Assistência Social em Joinville (SC); sendo teólogo e um dos expoentes recentes da teologia pentecostal em nosso país.

www.portalebd.org.br Slide 7

OA salvação é uma promessa

divina.

ODeus prometeu salvar o homem e

cumpriu Sua promessa enviando-

nos Jesus Cristo.

www.portalebd.org.br Slide 9

O Neste trimestre, estudaremos a doutrina da salvação, conhecida como Soteriologia, uma das doutrinas fundamentais da Bíblia Sagrada.

O Deus, na Sua presciência, sabia que o homem, que seria criado por Ele, haveria de pecar e, por isso, desde antes da criação de todas as coisas, já havia planejado salvar o homem, salvação que se daria mediante Jesus Cristo (Ef.1:4, I Pe.1:20 e Ap.13:8).

www.portalebd.org.br Slide 10

OA salvação é algo que estava no desígnio divino desde a eternidade, e, por isso, é chamada de “salvação eterna” (Is.45:17; Hb.5:9).

OA deliberação divina da salvação do homem também nos ensina que o homem não pode salvar-se a si próprio, depende de Deus para que seja salvo.

www.portalebd.org.br Slide 11

O No instante mesmo do juízo lançado sobre o primeiro casal, Deus tornou conhecido o Seu plano de salvação para a humanidade.

O Este anúncio da salvação foi feito quando o Senhor Se dirigiu à serpente e afirmou que seria posta inimizade entre ela e a mulher, pois a semente da mulher feriria a cabeça da serpente e esta lhe feriria o calcanhar (Gn.3:15) – o chamado “protoevangelho”.

www.portalebd.org.br Slide 12

O Lições do “protoevangelho” (I):

a) Deus anunciou a notícia da salvação - o Evangelho é a própria Palavra de Deus;

b) Deus anunciou esta boa nova em diálogo com o diabo, a demonstrar que o Evangelho é uma demonstração da soberania e do amor divinos;

c) O Evangelho é a notícia de que haveria separação entre o homem e o maligno, haverá comunhão com Deus;

www.portalebd.org.br Slide 13

O Lições do “protoevangelho” (II)

d) a salvação se dá pela “semente da mulher”, que outro não é senão o Senhor Jesus;

e) a semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente —o Evangelho é a mensagem da vitória sobre o maligno, sobre o pecado;

f) a semente da mulher teria seu calcanhar ferido, ou seja, a salvação exigiria o pagamento de um preço, impunha um sofrimento por parte da semente da mulher;

g) o anúncio da salvação foi uma resposta divina à queda do homem, é a demonstração de que Deus não ficou indiferente a este fracasso espiritual.

www.portalebd.org.br Slide 14

O Antes da fundação do mundo, dentro de Sua presciência, Deus já havia elaborado um plano para retirar o homem do pecado (Ef.1:4; Ap.13:8).

O Este plano foi revelado ao homem no dia mesmo de sua queda, quando o Senhor anunciou que haveria de surgir alguém da semente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente e tornaria a criar inimizade entre o homem e o mal e, consequentemente, amizade, comunhão entre Deus e o homem (Gn.3:15).

www.portalebd.org.br Slide 15

OO plano de Deus para a salvação do

homem foi sendo executado desde o

momento da revelação da promessa.

OO ápice da execução do plano deu-

se quando da própria encarnação do

Deus Filho, “a plenitude dos tempos”

(Gl.4:4).

www.portalebd.org.br Slide 16

OA salvação foi consumada por outro

ato divino - o Filho deu a Sua vida

pela humanidade (Jo.10:15-18).

ODeus é a fonte, a base da nossa

salvação - a “rocha” ou o “rochedo”

da salvação (Dt.32:15; II Sm.22:47;

Sl.18:46; 62:2,6; 89:26).

www.portalebd.org.br Slide 17

OPorque a salvação tem origem em Deus, podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos são permanentes e duradouros e é(I):

a) boa (Gn.1:31)

b) eterna (Is.45:17; Hb.5:9)

c) perfeita (Tg.1:17)

www.portalebd.org.br Slide 18

O Porque a salvação tem origem em Deus, podemos buscá-la e ter a certeza de que seus efeitos são permanentes e duradouros e é:

d) única (At.4:12)

e) um ato de amor (Jo.3:16)

f) uma manifestação da graça de Deus (Tt.2:11)

g) um ato de justiça (Sl.65:5; 78:21,22; 98:2)

www.portalebd.org.br Slide 19

O A promessa da salvação foi feita pelo próprio Deus ao primeiro casal, ainda no jardim do Éden, quando da imposição das penas pela desobediência, penas estas que já estavam previstas como se vê em Gn.2:16,17, numa clara demonstração de que Deus é fiel e que cumpre aquilo que fala.

O A promessa foi dirigida a toda a humanidade, tratando-se de uma promessa geral, cujos destinatários são todos os homens (I Tm.2:4).

www.portalebd.org.br Slide 20

O A promessa da salvação, além de ser uma promessa geral, é, uma promessa condicional, ou seja, a proposta da salvação, a oferta da salvação depende da aceitação por parte do beneficiário para se concretizar.

O A promessa da salvação foi proferida no instante mesmo em que se reconhecia o livre-arbítrio do homem, uma liberdade com responsabilidade.

www.portalebd.org.br Slide 21

OA condição da promessa da salvação

é a fé em Jesus Cristo e em Sua

obra no Calvário, reconhecendo-O

como Senhor e Salvador.

OA fé não é de todos (II Ts.3:2b) e, por

isso, haverá homens que não se

salvarão.

www.portalebd.org.br Slide 22

www.portalebd.org.br Slide 23