Apresentação do PowerPoint - MPF · POLUIÇÃO DO AR. Estudos encontraram 50 substâncias...

35
INTERNATIONAL FRACKING OBSERVATORY Dr. Prof. Eng. Juliano Bueno de Araújo Coordenador Nacional COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil www.world.350.org/fracking-brasil

Transcript of Apresentação do PowerPoint - MPF · POLUIÇÃO DO AR. Estudos encontraram 50 substâncias...

INTERNATIONALFRACKING

OBSERVATORY

Dr. Prof. Eng. Juliano Bueno de AraújoCoordenador Nacional COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil

www.world.350.org/fracking-brasil

2015

A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, fundada em 2013 para informar, pesquisar e combater a técnica de fraturamento hidráulico (Fracking) no Brasil, formada por dezenas de sindicatos patronais rurais e de trabalhadores, academia científica brasileira e internacional, organizações de energias renováveis, ONGs ambientalistas – climáticas – sociais, parlamentares federais – estaduais – municipais, prefeitos, empresários, juristas, cidadãos de todas as classes sociais e econômicas do Brasil.

Somos hoje mais de 5 milhões de brasileiros dizendo NÃO ao Fracking.

Fracking consiste na perfuração profunda do solo para inserir uma tubulação por onde é injetada, sob altíssima pressão, entre 7 a 15 milhões de litros de água, areia e mais de 600 produtos químicos tóxicos e cancerígenos para fraturar a rocha e liberar o gás do xisto (shale gas).

12 razões para dizer NÃO AO FRACKING

1. CONTAMINAÇÃO

Contaminação da água potável na superfície e fontes subterrâneas por até 700 substâncias químicas tóxicas e cancerígenas. Dentre elas estão benzeno, diesel, naftaleno, cloreto de benzilo, formaldeído, bário, chumbo, tolueno, etc.

2. POLUIÇÃO DO AR

Estudos encontraram 50 substâncias químicas não metânicas no ar.

Destas, 44 reportadas por afetar a saúde humana, afetando o cérebro e sistema nervoso, causando redução de peso e QI de nascituros e outras doenças endócrinas.

3. CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA

Radioatividade, riscos reais. Flowback40% Evaporação

4. SAÚDE

Estudos de registros de nascimentos da Pensilvânia entre 2004 e 2011, feito por pesquisadores das Universidades Princeton University, Columbia University e MIT - Massachusetts Institute of Technology, Cornell University, detectaram que crianças nascidas em um raio de 2,5Km de poços de Fracking tiveram baixíssimo peso e mais problemas de saúde, como má formação fetal, doenças cerebrais, pulmonares e outras.

Causa graves e irreversíveis danos à saúde das pessoas que vivem no entorno – num raio de até 80 quilômetros - dos poços onde o fracking acontece.

Estudos relacionam fracking como origem de problemas respiratórios, cardíacos e neurológicos, ocorrência de  diversos tipos de câncer, má formação congênita, esterilidade em mulheres e até o aumento da mortalidade infantil e perinatal, nascidos de baixo peso, parto prematuro e câncer em bebês e crianças.

5. AGRICULTURA E ECONOMIA

Esterilização do solo, tornando-o infértil para agricultura, contaminando a produção e inviabilizando a pecuária e o turismo, afetando drasticamente a geração de emprego e renda.

Já há estudos que comprovam a  fragmentação do ecossistema de floresta, causando doenças em animais selvagens, domésticos e de produção.

BRASIL impactado: 15 estados378 cidades38 milhões de brasileiros90% da produção agrícola do PR19% da produção agrícola de SP15% da produção agrícola do MTComunidades extrativistasComunidades indígenas67% da piscicultura4 milhões de trabalhadores rurais51% do PIB agrícola do BrasilProdução animalÁgua da agroindústriaNormas sanitáriasSegurança alimentar Exportação

6. MUDANÇAS CLIMATICAS

Fracking intensifica as mudanças climáticas, através da liberação de gases que favorecem o agravamento do aquecimento global. 

Vazamentos de operações de gás de xisto emitem gases do efeito estufa também, como os compostos orgânicos voláteis (VOCS) que contribuem para a poluição atmosférica, e tóxicos tais como benzeno.

Com fracking há maior incidência de seca, enchentes e tufões, além de variações radicais do clima.

Enquanto o mundo investe em energias de baixo carbono e no desinvestimento em combustíveis fósseis, o Governo Brasileiro insiste em explorar comercialmente o gás do xisto através de operações de fracking.

MENTIRA DA DILMA: COMPROMISSO DE REDUZIR EMISSÕES DE GEE

7. ÁGUA – BEM DE TODOS

Contaminação de recursos hídricos. -Aquíferos nacionais-Aquíferos internacionais-Rios-Lagos-Chuva tóxica e ácida-Piscicultura

Competição por recursos hídricos.-7-15 milhões m3 água-Seca-Indisponibilidade hídrica-Abastecimento-Indústria-Economia

8. TERREMOTOS E EXPLOSÕES

Terremotos são outro terrível impacto já relacionado ao fracking, e que está trazendo medo às populações que convivem com a tecnologia.

De acordo com o Serviço Geológico de Oklahoma, entre 17 e 24 de Junho deste ano, o estado americano registrou 35 terremotos de magnitude 3,0 ou superior, um salto enorme em relação à média de cerca de 12 por semana anotados ao longo do ano passado.

9. TRANSPORTE E INFRA-ESTRUTURA

- Centenas de caminhões

- Invasão da cidade- Infraestrutura viária- Infraestrutura local- 3 anos- Gasodutos- Areia- Explosões- Vazamentos- Mortes- Trabalhadores

infectados- Mudança cultural- Crime

10. ABANDONO

E agora?Milhões de campos de Fracking (gás não convencional) estão abandonados em centenas de cidades pelo mundo, contaminando, matando, eliminando a capacidade econômica e a vida.

11. OPRESSÃO, SEGREDO, CORRUPÇÃO

Onde há Fracking, não há vida!

EXISTEM SOLUÇÕES:

O Brasil não precisa de fracking, pois possui potencial para gerar energia limpa e renovável como a hídrica, solar, eólica e de biomassa.

O governo brasileiro está na contramão da história ao adotar o fraturamento hidráulico como alternativa energética, altamente poluidora e danosa aos ecossistemas, eliminadora da biodiversidade e da qual não há mecanismos para controlar ou evitar os seus impactos ambientais, econômicos e sociais.

Para mostrar que a  sociedade brasileira não quer fracking,

a Coalizão Não Fracking Brasil realiza no dia 04 de Outubro,

domingo anterior ao leilão, uma ação global para mostrar a

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL À LUTA CONTRA O FRACKING NO PAÍS.

Faça a sua ação local e mande uma foto para:

[email protected]

E venha fazer parte da Nação Não Fracking Internacional.

Como o MPF e MPE podem contar com a COESUS:

-Informações técnicas e científicas consolidadas pela academia internacional-Apoio irrestrito do Observatório Brasileiro e Internacional do Fracking-Audiências Públicas (já realizamos mais de 200 pelo Brasil)-Palestras e seminários-Capacitações para os MPs-Peritagem técnica -Comunicação-Materiais para a população-Suporte às ações civis públicas

Junte-se à COESUS, receba informações, orientações e seja um mobilizador.

Saiba como acessando o site da campanha:

/Não Fracking Brasil

@NaoFrackingBr

[email protected]

(41) 4042-3224 / (41) 3240-1163(41) 9845-3000 / (41) 8445-0000

OBRIGADO

2015