Apresentação Green Nation Fest 2014

32
“SUSTENTABILIDADE PARA VER, OUVIR E SENTIR” SETEMBRO 2014 OPORTUNIDADES DE APOIO E PATROCÍNIO

description

Apresentação da 2ª edição do Green Nation Fest.

Transcript of Apresentação Green Nation Fest 2014

Page 1: Apresentação Green Nation Fest 2014

“SUSTENTABILIDADE PARA VER, OUVIR E SENTIR”

SETEMBRO 2014OPORTUNIDADES DE APOIO E PATROCÍNIO

Page 2: Apresentação Green Nation Fest 2014

RESUMO DA EDIÇÃO 2012

Período:

Local:

Público edição 2012:

Perfil do público:

Evento bianual

Rio de Janeiro

50 mil pessoas

Estudantes/professores do ensino fundamental, médio, superior; pessoas interessadas na questão ambiental; formadores de opinião das áreas de cultura, arte, meio ambiente; famílias em busca de entretenimento e diversão

Mídia: Mais de R$ 13.500.000,00 em mídia espontânea

Page 3: Apresentação Green Nation Fest 2014

SOBRE O GREEN NATION 2012

Page 4: Apresentação Green Nation Fest 2014

O Green Nation é um movimento ativo e permanente em prol da sustentabilidade e qualidade de vida, com site, Facebook e evento físico bianual que congrega Festival de Cinema e Novas Mídias, Seminário Internacional, Exposições e Instalações Interativas e Sensoriais para todas as idades e formações.

Tem a parceria da ONU/PNUMA, Rede Globo órgãos governamentais das esferas federal, estadual e municipal, além de empresas e organismos em sinergia com foco na sustentabilidade.

Na edição de 2012 contou a presença de 50 mil visitantes, além de personalidades como Gisele Bundchen, a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o Prefeito Eduardo Paes, presidente executivo da UNEP Achim Steiner, Sérgio Besserman e o apoio de atores como Tony Ramos, Juliana Paes, Eriberto Leão, Cauã Reymond e Mariana Ximenes.

"Transformando o mundo em um lugar melhor para se viver”

SOBRE O GREEN NATION

Page 5: Apresentação Green Nation Fest 2014

O Green Nation possui quatro canais virtuais interativos atualizados diariamente com informações interessantes sobre sustentabilidade e qualidade de vida.

GREEN NATION ONLINE

SITESite com blog, dicas úteis, ecoteca e agenda de eventos sobre categorizados por temas.

SITE FESTIVALSite do festival bianual onde acontece, entre outros, a inscrição online de obras em diferentes categorias.

FACEBOOKPágina de fã no Facebook atualmente com 242.000 likes, alcance de cerca de 12 milhões de pessoas em ascensão

TWITTER(@greennationfest) com notas, eventos, ecotecas e dicas atualizados diariamente

Page 6: Apresentação Green Nation Fest 2014

2014 5 a 14 de setembro de 2014

Page 7: Apresentação Green Nation Fest 2014

GREEN NATION FEST – MAPA DO EVENTO 2014

5 A 14 DE SETEMBROMuseu da República – Rio de Janeiro

Page 8: Apresentação Green Nation Fest 2014

GREEN NATION FEST

Pessoa Física

Categoria

Documentário

Animação

Ficção

Roteiro ficção

Fotografia

Blogs

Microblog

Fan page

Cartoon

Pessoa Jurídica

Categoria

Institucional

Publicitário

Blogs

Microblog

Fan page

Green Nation Fest é um Festival Ambiental de Cinema e Novas Mídias com Mostras LIVRE e COMPETITIVA de filmes.

Acontece simultaneamente com um Seminário Internacional e com Instalações Sensoriais e Interativas onde o público vivencia situações que levam a pensar e praticar a qualidade de vida a partir do entretenimento.

AUDIOVISUAL

COMPETITIVA NACIONAL MOSTRA LIVRE

Internacional

6 filmes

Nacional

6 filmes

Instalações Interativas

Inundação/Deslizamento

Rio Visto do Céu(elevador)

A História da Baleia(submarino)

Energia: (Ecopista)

Nossas águas(nave)

Imersão Sebrae(domo)

Ambiente Digital

Portal GNF

Apadrinhamento de Árvores

Conexão com redes sociais

Torneios Esportivos

Torneio de Craques

Arremesso de Celular

ENTRETENIMENTO

EDUCAÇÃO E NEGÓCIOS

Seminários

Economia Verde e Criativa

Arte e Educação

Oficinas

EXPOSIÇÃOWildlife Photographer of the Year / Museu de História Natural de Londres

Exposições do Museu da República

Projeção em árvores - Symbiosis

Page 9: Apresentação Green Nation Fest 2014

O EVENTO 2014

O Green Nation Fest é um movimento para a sustentabilidade planetária e integra:

• Festival Audiovisual, • Feira Interativa/Sensorial e • Seminário Internacional sobre Economia Verde e Criativa

OBJETIVOS

Focar no desenvolvimento sustentável e em boas práticas com o planeta.

Desenvolver fórmulas de engajamento em redes, fortalecer movimentos, articular sustentabilidade, educação, esporte tecnologia, cultura e empreendedorismo sustentável

Permitir que o visitante vivencie impactos naturais ou decorrentes da ação humana e apontar perspectivas de prevenção e resgate dos recursos vitais para a permanência da vida na terra.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS

Page 10: Apresentação Green Nation Fest 2014

APADRINHAMENTO DE ÁRVORES/RIO GUANDU 2014

Na recepção, o Green Nation Fest presenteará cada visitante com muda de espécie nativa plantada em seu nome no Parque Fluvial do Rio Guandú. O projeto é apoiado pela Nova Cedae e prevê plantio de 1 milhão de mudas no local.Além do certificado de apadrinhamento, o visitante recebe acesso ao site e aplicativo exclusivo “Nossas Árvores” no FaceBook onde é possível conhecer melhor cada espécie , estreitar vínculo afetivo com as mudas e ampliar a discussão sobre a importância da conservação de nossas matas.

Page 11: Apresentação Green Nation Fest 2014

INUNDAÇÃO/DESLIZAMENTO 2014

Em ambiente escuro ouve-se o som de trovões, indicando tempestade iminente. Uma casa que serve de abrigo se torna cenário de uma inundação e deslizamento com suas consequências. O visitante vai acompanhar o momento do desabamento de encostas na região serrana/RJ, sentindo “ao vivo” os impactos deste acontecimento no ambiente e na vida das pessoas afetadas. Na área de soluções constarão diversas “dicas” e ações tanto individuais, privadas ou governamentais que estão em curso.

Page 12: Apresentação Green Nation Fest 2014

ECOPISTA 2014

texto

A EcoPista é uma pista de dança que gera energia elétrica, contando com uma tecnologia totalmente inovadora.

No evento, duas pistas estarão posicionadas uma ao lado da outra. Cada uma estará pronta para receber um grupo de até cinco pessoas que vão dançar para gerar energia. Quanto mais dança, mais energia é produzida. Ao final da música, um contador analisa qual grupo conseguiu gerar a maior quantidade de energia e define o vencedor.

Page 13: Apresentação Green Nation Fest 2014

SUBMARINO 2014

Em um ambiente audiovisual que simula a imersão num oceano afetado por lixo e detritos, surge uma baleia engatada em rede de pesca (formada por raio laser) que a imobiliza. Em determinado momento, os presentes são orientados a encontrar as origens dos focos destes raios e os apagarem, libertando a baleia.Na área de solução, comportamentos e práticas para a manutenção dos oceanos e cursos d’água protegidos.

Page 14: Apresentação Green Nation Fest 2014

NAVE 2014

A nave espacial com seis tripulantes “jornalistas investigativos” percorrerá uma bacia hidrográfica, desde a nascente até foz do rio. Na viagem, os tripulantes verão a relação deste rio com cidades, indústrias, florestas, áreas degradadas, povoados, e as consequências de seu uso.Cada jornalista fotografará flagrantes que julgar errado ou certo no caminho, clicando nos botões de comando em sua cadeira. O computador de bordo indicará quem acertou ou errou mais nas suas conclusões que visam a melhor forma de uso e benefício daquele recurso hídrico.

Exemplos de situações

Page 15: Apresentação Green Nation Fest 2014

NAVE – TRAJETO GUANDÚ

Page 16: Apresentação Green Nation Fest 2014

2014

Assim que a capa do jornal estiver montada, será tirada uma foto dela e de seus ”redatores” e divulgada nas redes sociais.Na sequência o grupo subirá no elevador e lá do alto verá o Rio com a perspectiva da ocupação espacial no tempo presente, no passado (como era na década de 20 por ex), e como poderá ser no futuro, sob o ponto de vista da urbanização.

Na fila, antes de entrarem no elevador, os visitantes serão agrupados em número de 8 pessoas e terão a missão de montar a capa de um jornal. As manchetes abordarão, por exemplo, sobre da primeira competição de natação na Lagoa Rodrigo de Freitas, do cadastramento de mais de 1 milhão de bicicletas, da reciclagem de todas as embalagens consumidas, da criação do quinto centro de energia solar, da despoluição total da Bahia da Guanabara, etc. Haverão também charges do cartunista Ziraldo.

O RIO PANORÂMICO

Page 17: Apresentação Green Nation Fest 2014

FOTOGRAFIA: Exposição Wildlife Photographer of the Year 2014

Fotografias vencedoras da competição de fotografia sobre vida animal, a Wildlife Photographer of the Year, são exibidas pela primeira vez no Brasil. A Exposição chega a sua 50º edição, a Wildlife Photographer é a mais antiga e mais prestigiada do seu tipo no mundo. A competição é promovida por duas instituições britânicas: Museu de História Natural e a BBC Wildlife.

Page 18: Apresentação Green Nation Fest 2014
Page 19: Apresentação Green Nation Fest 2014

GRAFITE 2014

Ícones desta arte realizarão um mutirão em muros da cidade (autorizados pela Prefeitura) difundindo conceitos de sustentabilidade com a marca do evento, além de uma oficina para jovens disseminarem essa arte.

Page 20: Apresentação Green Nation Fest 2014

PROJEÇÃO EM ÁRVORES - SYMBIOSIS 2014

Ícones desta arte realizarão um mutirão em muros da cidade (autorizados pela Prefeitura) difundindo conceitos de sustentabilidade com a marca do evento, além de uma oficina para jovens disseminarem essa arte.

Projeção digital videográfica ou fotográfica da artista visual Roberta Carvalho (PA) em copas de árvores no espaço público da cidade, misturando a um só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo mappping e instalação.

Page 21: Apresentação Green Nation Fest 2014

LIXO NA CESTA 2014

A campanha de coleta seletiva, reciclagem e logística reversa será incentivada de forma criativa com uma instalação onde o visitante entrega seu “lixo” que será colocado em um dos recipientes respectivos e ganhará uma bola colorida para jogar na cesta de basquete. Se acertar na cesta da cor respectiva levará um brinde para casa. Todo o material coletado será encaminhado para uma cooperativa parceira que promoverá a reciclagem ou a logística reversa do produto.

Page 22: Apresentação Green Nation Fest 2014

PLANETÁRIO – SIMULADOR DE SONHOS

Espaço de experimentação sensorial, o planetário lavará os visitantes a uma experiência totalmente imersiva. Uma vez todos eles instalados em pufes e long chaise, um texto motivacional será narrado acompanhado de imagens oníricas, música e sensações 4D como ventos e cheiros. Com 16 metros de diâmetro, o “simulador de sonhos” tem uma capacidade de 50 lugares......

Page 23: Apresentação Green Nation Fest 2014
Page 24: Apresentação Green Nation Fest 2014

COPA GREEN NATION 2014

Futebol de Artistas

Ex

Jog

ad

or

Goleiro

O torneio conta com 36 artistas, dentre eles Rodrigo Santoro, Eri Johnson, Thiago Lacerda, Evandro Mesquita, Toni Garrido, que comporão 4 times: Terra, Água, Fogo, Ar. O torneio acontecerá com uma bola cinética geradora de energia.

Representação a bandeira

Page 25: Apresentação Green Nation Fest 2014

Os internautas serão convocados a formarem outros 4 times para os quais torcem. Haverá um torneio com 8 jogos que definirão os vencedores do troféu COPA GREEN NATION.

COPA GREEN NATION

Page 26: Apresentação Green Nation Fest 2014

COPA GREEN NATION – BOLA CINÉTICA

Jessica Matthews criou a Soccket, uma bola geradora de energia. Quanto mais a bola é utilizada, mais energia ela gera. Após o jogo, podem ser conectadas lâmpadas que terão uma autonomia de 4 horas. O projeto permite que crianças oriundas de regiões sem energia possam ter autonomia com esse recurso através do entretenimento e de maneira totalmente sustentável.

Jessica Matthews fará a abertura do torneio. Ela também realizará um curso com 15 crianças da comunidade Tabajaras incentivando-as a estimular seu potencial de criatividade e de inovação. O objetivo é pensar e conceber um projeto inovador e sustentável utilizando os recursos materiais da comunidade.

Page 27: Apresentação Green Nation Fest 2014

OFICINAS 2014

Todas as oficinas tratarão do aprendizado para produção de algo concreto vinculado ao reaproveitamento, reciclagem e reuso de material descartado. Além da manutenção das oficinas da edição anterior, o GNF fará: produção de utilidades domésticas com embalagens descartadas, ecotampas, livros de panos,

Page 28: Apresentação Green Nation Fest 2014

EDUCAÇÃO E NEGÓCIOS 2014

SEMINÁRIO INTERNACIONAL - ECONOMIA VERDE E CRIATIVA

Composto por profissionais e personalidades que se destacam no mundo por suas ideias ou realizações na área de sustentabilidade farão palestras e demonstrações para universitários e gestores de empresas e governo. Exemplos de palestrantes confirmados:

Viviane Cunha - Arquitetura sustentável – 1ª arquiteta brasileira certificada em Green Building

Jessica Mattews - Formada em Harvard University e CEO da empresa Unchartdplay - inventou a SOCCKET, uma bola de futebol que gera energia

Luciano Candisani – Fotógrafo especializado no meio ambiente, membro da International league of Photographers e juiz do concurso Wildlife Fotography of the Year

Silvio Tendler – Cineasta documentarista – realizó os filmes Jango e O Veneno está na Mesa 1 e 2

Alexandre Orion - Artista que utiliza a poluição como matéria prima para realizar grafites.

Nazareno Stanislau - Coordenador Nacional do MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para todos e Coordenador do Escritório da ANTP em Brasília.

Andrea Santa Rosa - Nutrição Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA) e colunista da revista Crescer.

Page 29: Apresentação Green Nation Fest 2014

AUDIOVISUAL

MOSTRA LIVRE

Entre filmes de ficção, animação e documentários premiados em festivais internacionais, a seleção abrange os principais temas sobre sustentabilidade e meio ambiente.

ENTREGA DE PRÊMIOS

No último dia do Festival ocorrerá a solenidade de entrega dos troféus correspondente as categorias concorrentes: ficção, documentário, animação, roteiro, foto, blog, cartoon, publicidade e institucional.

MOSTRA COMPETITIVA

Todas as obras que concorrem ao Troféu GREEN NATION poderão ser assistidas e votadas em painéis interativos durante o evento.

2014

Page 30: Apresentação Green Nation Fest 2014

Water and Cooperation, Reflection for a New TimeDireção: João AmorimPaís: BrasilGênero: Documentário

AUDIOVISUAL - PRÉ-ESTREIAS

Era uma FlorestaDireção: Luc JaquetPaís: FrançaDuração: 78 minGênero: Documentário

Terra de UrsosDireção: Guillaume VincentPaís: FrançaDuração: 83 minGênero: Documentário

The ElementalDireção: Gayatri RoshanPaís: USA e IndiaDuração: 93 minGênero: Documentário

Amazônia EternaDireção: Belisário FrancoPaís: BrasilDuração: 87 minGênero: Documentário

The NightingaleDireção: Philippe MuylPaís: FrançaDuração: 100 minGênero: Documentário

Agricultura tamanho familiaDireção: Silvio TendlerPaís: BrasilGênero: Documentário

DamnationDireção: Travis RummelPaís: USADuração: 87 minGênero: Documentário

Page 31: Apresentação Green Nation Fest 2014

GREEN NATION FEST

+ conectividade

2014

Sistema moderno de conexão com as redes sociais. Na entrada, totens para login’s no Facebook e Twitter. Imprime-se um crachá com códigos de barra que permite o visitante curtir atrações do evento, ampliando seu “buzz” nas redes sociais.

+ interatividadeInstalações multidimensionais onde o público altera os ambientes de simulação, responde a perguntas e resolvem questões coletivas.

+ dinâmicoO sistema ICES (Introdução, Contexto, Experiência, Solução) amplifica a vivência e acaba com as filas.

+ continuaçãoFoto like stations: totens fotografam visitantes para formar mosaico disponibilizado no portal. Encontra-se a foto através de coordenadas registradas no instante da foto.

Page 32: Apresentação Green Nation Fest 2014

E-MAIL: [email protected]

Tel: (21) 3515 4450 / (21) 99409 2680

Av. Arnaldo Quintela, 62 – Botafogo – CEP 22280070 – Rio de Janeiro - RJ

MARCOS DIDONET

Realização: Parceria