Apresentação no power point da palestra

13
Blog: Uma ferramenta indispensável para o cotidiano

Transcript of Apresentação no power point da palestra

Page 1: Apresentação no power point da palestra

Blog: Uma ferramenta indispensável para o

cotidiano

Page 2: Apresentação no power point da palestra

Um pouco de História

Está certo que o blog foi criado no final

dos anos 90 e nessa época o acesso à

internet para a população era praticamente

zero. No Brasil, a internet era muito usada

de forma fechada apenas para acadêmicos e

empresas multinacionais, mas o grande

momento da democratização da rede

aconteceu ao longo do ano de 1996. Um

pouco pela melhoria nos serviços

prestados, mas principalmente pelo

crescimento natural do mercado, a

Internet brasileira crescia

demasiadamente, tanto em número de

usuários quanto de provedores e de

serviços prestados através da rede.

Uma das provas de que a Internet

realmente havia decolado no Brasil veio

no dia 14 de dezembro de 1996, quando

Gilberto Gil fez o lançamento de sua

música pela Internet através da própria

rede, cantando uma versão acústica da

música ao vivo e conversando com

internautas sobre sua relação com a

Internet.

Page 3: Apresentação no power point da palestra

O Blog como Novidade É necessário notar que Jorn Barger foi

pioneiro em desenvolver um sistemaonde uma pessoa poderia relatar tudo oque achasse realmente interessante nainternet, e para nomear esse sistema foiutilizado o termo “weblog”.

O primeiro weblog da história aindamantém sua forma original, podendo servista no site de seu criador, cujo endereçoé http://robotwisdom.com, mesmo com olayout sendo considerado precário atémesmo para época, o weblog rapidamentese tornou uma sensação.

Muitas pessoas pronunciavam o “weblog”da forma que elas achavam maisconveniente, até que Peter Merholzpronunciou a palavra como se estivessedividindo ela em duas partes, “wee-blog”,que futuramente foi encurtada, até se tornarsimplesmente “Blog”.

A moda dos Blogs começou mesmo no anode 1999, quando muitos blogueiroscomeçaram a construir blogs para tratarsobre diversos assuntos, alguns para fazerum “diário virtual”, outros para fazerhumor, política, e assim por diante, mesmocom conhecimentos intermediários emlinguagens de programação e design, osblogueiros se sentiam importantes comseus blogs, eles o tratavam como jóias rarase mostravam para todo mundo como se osassuntos apresentados ali fossem algo dointeresse de todos.

Page 4: Apresentação no power point da palestra

O Blog como Novidade Nesta época, os posts, nome dado às

informações adicionadas periodicamenteao blog, eram apenas links, ou seja, eramapenas pontes para um outro site, e quandoum blog usava um link de outro blog, eleapontava o pioneiro como sendo o “donodo link”, com isso os blogs passaram a seautodivulgar, pois as pessoas queriamconhecer quem foi o blog que achoudeterminado link que estava linkado emoutro blog e assim foi até que começou asurgir uma certa concorrência, os blogsmais interessantes começaram a ter muitosacessos, e acabou-se criando uma disputa,foi quando os blogueiros começaram afazer links cada vez mais interessantes, elesnão colocavam mais qualquer coisa emseus blogs, eles pesquisavam assuntos dointeresse de um maior número de pessoas,e escreviam de maneira correta, eliminandopalavras abreviadas usadas em chat como“vc” e escrevendo “você” por exemplo,

fazendo de tudo para tentar induzir um

leitor de sites a se tornar um leitor diário ou

semanal do seu próprio blog.

No final do ano de 1999, tudo ficou mais

fácil para pessoas que não sabiam nem o

básico de linguagem de programação, ou

seja, não eram expert no assunto, porém

gostariam de ter um blog. Os Blogs se

tornaram uma preciosa fonte de renda para

empresas, que começaram a investir em sua

automatização, ou seja, a partir de um

template pronto e um backoffice uma

pessoa leiga no assunto poderia muito bem

desenvolver um blog, este backoffice seria

como uma ferramenta de texto comum que

ao digitar algo o sistema transformaria tudo

em código Html automaticamente.

Page 5: Apresentação no power point da palestra

O Blog como Novidade Uma das pioneiras a desenvolver um

sistema para automatizar a publicação de

blogs foi a empresa Blogger, uma empresa

que soube como facilitar a publicação de

artigos com uma interface muito simples

que qualquer leigo poderia muito bem

aprender e desvendar em 20 ou 30 minutos

todas as suas ferramentas, sendo assim,

muitas pessoas com idade acima de 12 anos

já conseguiam facilmente criar o seu

próprio blog, e como o custo de criação,

edição e atualização era zero, o sistema de

blogs se popularizou rapidamente.

Com estes sistemas totalmente gratuitos

oferecidos por diversas empresas, às

pessoas começaram a fazer do blog, um

diário virtual, onde deixaram de colocar

apenas links de sites e/ou outros blogs

interessantes para escrever apenas sobre

sua vida, como se fosse sua agenda pessoal

que agora ficara disponível na internet, isso

irritou e muito a comunidade dos antigos

blogueiros, pois eles condenavam essa

prática de transformar os blogs em simples

“diários virtuais”, para os blogueiros mais

antigos, o que caracterizava os blogs eram

os links, pois era uma maneira de um blog

interagir com outro sobre assuntos que

talvez fosse interessante para um maior

número de pessoas.

Page 6: Apresentação no power point da palestra

O Blog como Novidade Logo no começo do ano 2000, a empresa

blogger decidiu fazer de cada post umapágina da web, ou seja, cada post do seublog teria uma página só, definida por umendereço do tipowww.seublog.com.br/ano_mes_dia.html,essa inovação foi denominada “permalink”e foi muito útil para que outrosinteressantes sistemas fossem criados,como por exemplo o sistema decomentários, que utiliza o permalink dopost para diferenciar um post do outro.

Com essa nova ferramenta de interação, ouseja, com o sistema de comentários, osblogueiros se tornaram mais escritores doque simplesmente blogueiros. Seus textosdeixaram de ser apenas um texto jogado nainternet para ser algo comentado porpessoas muitas vezes criticas e diretas quedenunciavam até mesmo um simples errode português, como se o seu blog tivesse a

obrigação de passar uma informaçãoseguindo os padrões de um livro, porexemplo, com direito a revisões e tudoantes de publicar um post.

No ano de 2004, surgiu uma novidade nomundo dos blogs, o feed, que nada mais éque uma ferramenta que lhe dá aoportunidade de “assinar” um blog,utilizando o endereço feed de qualquer blogé possível visualizá-lo utilizando umprograma ou um leitor de feed qualquer, etem mais, você pode repetir o processo comquantos blogs quiser, basta você iradicionando os blogs para acompanhar asatualizações deles no mesmo lugar sem terque visitar todos os endereços.

Page 7: Apresentação no power point da palestra

O Blog como Novidade Os blogs rapidamente se tornaram um dos

sistemas mais utilizados da internet, para seter uma idéia, em 1999 o número de blogsnão passava de 50, já no ano de 2001 eramcontabilizados milhares de blogs e em 2003eles atingiram a assombrosa média de 3milhões de blogs, neste mesmo ano osblogs se tornaram uma febre no Brasil, egraças a esse crescimento muitas empresasdecidiram traduzir seus sistemas de blogspara a língua portuguesa, oferecendo todasas ferramentas de seus sistemas originaisporém adaptados para uma versão emportuguês e de acordo com estudos, hojesão mais de 50 milhões de blogsespalhados pela rede.

Atualmente muitas empresas utilizam blogspara divulgar produtos através de ummarketing viral ou simplesmenteanunciando o produto via banner oupublieditoriais e outras fazem umavarredura nos blogs para saber as vontadese preferências de seus futurosconsumidores para que assim possamdesenvolver produtos cada vez maisajustados ao perfil do seu consumidor.

Page 8: Apresentação no power point da palestra

Experiências com meu Blog

Com toda a revolução dessa nova forma de comunicação, fui correr atrás meu primeiro curso de Informática, que por sua vez, ainda tinha o Ms dos em sua grade.

Depois de muitos anos conectado com as redes sociais e outros sites de interesse pessoal, fui notar o blog com mais ênfase somente em 2.010, pois minha concepção em relação ao blog era de que a sua utilização se limitava a diários de adolescentes.

Meu primeiro contato com o blog foi durante a Pós Graduação, quando minha tutora pediu pra eu elaborar um projeto utilizando-se desse site. A partir daí, mudei completamente o conceito que tinha, pois ao explorar o blog, percebi que era possível inserir figuras, textos, vídeos, links de interesse do blog e inúmeras diversidades através dos Gadgets e Widgets.

Como no trabalho sempre levava informesde cursos, concursos, cursinhos, vagas deempregos, notícias do sindicato e estágiospara os alunos e professores, resolvi iniciarum blog que divulgasse todos esses itens deinteresse para esse público.

E não tem preço ouvir ou ler de um aluno,de uma pessoa, que determinadainformação postada no seu blog fez adiferença na vida dela. Essa semana, porexemplo, minha aluna do 3º Ano do EnsinoMédio disse que passou na prova daFundap e ela viu esse informe no meu blog.Outras pessoas estão fazendo um curso deidiomas gratuito on line que postei lá eestão gostando. Outras se inscreveram numprocesso seletivo para os cursos deMatemática e Pedagogia de um programafederal pela Universidade Aberta do Brasile vocês já ouviram falar desse programa?

Page 9: Apresentação no power point da palestra

Experiências com meu Blog A pós que estou fazendo é por esse

programa, porém pouco divulgado nasescolas, mídia e de difícil acesso quando sebusca no Google, pois você tem que ter aspalavras chaves para encontrar essescursos. É importante verificar a veracidadede uma informação antes de postá-la.

Dessa forma, confesso que em poucotempo viciei e a cada 2, 3 dias, posto umanovidade e compartilho com minhas redessociais como twitter, facebook e Orkut paraas pessoas que ainda não tem o hábito deentrar no blog. Essas outras redes sociais éuma febre e quando é compartilhada essasinformações do blog, as pessoas clicam eautomaticamente vem para a página domeu blog dar “aquela espiadinha”. E essesposts podem ser compartilhados com nredes sociais espalhadas pelo mundo inteiroainda não tão conhecidas aqui no Brasil.

Com o tempo, fui organizando meu blogem ordem alfabética, incluindo blogs demesmo interesse, gadgets com links eimagens relacionados ao tema do blog eassim por diante.

No entanto, fiz esse blog com o intuito delevar informações pouco divulgadas aessas pessoas que se interessam por umfuturo melhor e vejo que valeu a penatantas noites mal dormidas paraenriquecer cada vez mais esse blog cominformações voltadas para os sites quecontem vagas de emprego e cursos ecursinhos para a área da educação.

Page 10: Apresentação no power point da palestra

Vantagens do Blog

Não é necessário para iniciar e editar

conteúdos de um blog conhecimentos de

linguagens de programação, webdesign ou

HTML.

Compartilhar experiências, com o cuidado

da citação da referência bibliográfica

quando postar conteúdos de outras fontes;

Existem as pessoas que utilizam o blog

como forma de ganhar dinheiro colocando

informações necessárias para todo e

qualquer tipo de público, mas sempre

direcionado a um especifico ou aquelas

pessoas que ainda utilizam o como bom e

velho diário, contando as suas experiências

para quem tem curiosidade de visualizar a

vida alheia;

Os temas que você pode colocar no blog

são inúmeros, escolhendo o qual mais

combina com o seu jeito de ser. Existem os

que são bem modernos e que lembram os

jovens na modernidade e que ao mesmo

tempo podem se adaptar a qualquer idade;

O tema em que colocar em seu blog pode

ser escolhido por você, dentre culinária,

filmes, músicas ou simplesmente a sua vida

pessoal.

Compartilhar idéias é sempre muito

bacana, ainda mais quando é acrescentada

informações e qualidade para o leitor.

Usando uma linguagem coloquial terá uma

interação muito grande com o seu público.

Page 11: Apresentação no power point da palestra

Quais as funcionalidades de um Blog? As mensagens colocadas no blog podem

ser imagens, textos, links para sites de

interesse para o blog, entre outros formatos.

É também disponibilizado um índice de

entrada e pode conter apontadores para

outros sites de interesse do tema do seu

blog (Gadget).

Atualmente, a Escola, principalmente as

que possuem acesso à internet, não podem

fazer de conta que os blogs não existem.

Mas mais do incluir a utilização dos blogs

na educação, é necessário refletir sobre as

suas possibilidades pedagógicas.

Os blogs podem ser utilizados das mais

variadas formas: como portefólios digitais

de trabalho escolar realizado, como espaço

de representação e presença na Web de

escolas, departamentos, associações de

estudantes, etc, há blogs que são

constituídos como forma de abordar uma

disciplina específica ou várias disciplinas,

ou então, como diário on-line (que foi a

primeira funcionalidade que lhe foi

atribuída).

Page 12: Apresentação no power point da palestra

Como Iniciar um Blog?

Para iniciar um blog é necessário escolherum site que ofereça o serviço de publicaçãona web. A maioria dos serviços é gratuita eoferece recursos para escrever como seestivesse usando um editor de textos, nãoexigem nenhum tipo de conhecimentotécnico especializado sobre as linguagensde programação para construir páginas nainternet. Ao cadastrar-se em um dessesserviços, cria-se um endereço para o blog eum layout. Os próprios serviços oferecemalguns modelos (templates) pré -configurados, que podem ser alteradosposteriormente.

Entre os sistemas de Blog disponíveis em português estão

Blig - http://www.blig.ig.com.br,

Blogando.net - http://www.blogando.net,

Blogger (br) - http://www.blogger.com.br

Entre os sistemas de Blog disponíveis em

português estão

Blig - http://www.blig.ig.com.br,

Blogando.net - http://www.blogando.net,

Blogger (br) - http://www.blogger.com.br,

Blog Sapo - http://www.blogs.sapo.pt -

(Portugal),

Blog-se - http://www.blog-se.com.br,

Blog Terra - http://blog.terra.com.br,

Blog Tok – http://www.blogtok.com,

Blog TrixNet - http://www.blog.trix.net,

entre outros.

Page 13: Apresentação no power point da palestra

Referências Bibliográficas http://mteadiri.blogs.sapo.pt/1824.html, acesso em 15/04/2.012

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/904/o_comeco_da_internet_no_brasil, acesso em

17/04/2011

http://www.diretorioblogger.com/2011/01/quais-as-vantagens-que-um-blog-pode.html, acesso

em 18/04/2012

Novaes, Caio, A História dos blogs, Ano:2007/2008, http://www.brogui.com/a-historia-dos-

blogs/, acesso em 19/04/2.012

http://www.alienado.net/vantagens-de-ter-um-blogspot/, acesso em 19/04/2.012