Apresentação -...

13

Transcript of Apresentação -...

Page 1: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com
Page 2: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Apresentação

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) foi criado em 2005 pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro. Primeira franquia de fisioterapia do país, o ITC Vertebral tornou-se referência nacional por oferecer um programa de tratamento pioneiro de reabilitação altamente eficaz no tratamento de doenças da coluna, denominado Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA da Coluna Vertebral).

Presente em cerca de 70 cidades brasileiras e com expansão no cenário internacional, o método consiste em um programa fisioterapêutico que concilia técnicas de Fisioterapia Manual, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com os equipamentos de reabilitação da empresa norte-americana Chattanooga Group: Mesa de Tração Eletrônica e Mesa de Flexão-Descompressão Dinâmica.

Com elevado índice de resolução de problemas relacionados à coluna (87% dos casos) e satisfação de seus pacientes, o ITC Vertebral é hoje um dos melhores caminhos para o tratamento de hérnia de disco, protrusão de disco, degeneração discal, espondilolistese e instabilidade vertebral, dentre outras lesões da coluna que têm como principal sintoma a “dor nas costas”.

www.itcvertebral.com.br

Page 3: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

DiferencialInaugurada no Lago Sul (DF) em abril de 2010, a unidade brasiliense do ITC Vertebral tem se destacado no mercado por oferecer serviços personalizados e pioneiros de alta qualidade no tratamento, prevenção e manutenção da coluna vertebral. Com ótima localização e equipe multiprofissional de saúde composta por educadores físicos e fisioterapeutas, o ITC Vertebral Brasília tem como principal diferencial a conciliação das mais diversas técnicas e métodos de fisioterapia manual e exercícios, com aparelhos tecnológicos de última geração. Para garantir uma aproximação ainda maior com seus clientes, o ITC Vertebral Brasília inaugurou, em 2013, uma filial em Águas Claras, operando com qualidade e profissionalismo em uma das principais avenidas da região.

O ITC Vertebral Brasília é dirigido pela fisioterapeuta Ângela Lepesqueur, representante da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABR Coluna) no Distrito Federal e especialista nas áreas de Coluna Vertebral, Pilates para Coluna, Estabilização Segmentar Vertebral, técnicas de Fisioterapia Manual, Kinect Control (controle cinético), dentre outras. A clínica, que também conta com a unidade do Instituto New Pilates, também é dirigida pelos fisioterapeutas Marcelo Hoffmann, graduado em Fisioterapia e especialista em RPG, Pilates, Osteopatia e Quiropraxia; e Rafael Vasconcelos Nunes Santos, especialista em Pilates, Mackenzie, e Estabilização Vertebral Segmentar.

Ângela Lepesqueur Marcelo Hoffmann Rafael Vasconcelos

Page 4: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

NA MÍDIA

Page 5: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

VOCÊ JÁ REALIZOU CIRURGIA DE ALGUM TIPO? TEM CICATRIZES? TEM DORES NA COLUNA? SABIA QUE ESTES EVENTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS?

O corpo humano, com suas mais diversas estruturas (ossos, ligamentos, músculos, vasos sanguíneos, nervos, órgãos, etc.) está todo interconectado como uma teia de aranha, onde cada fio está ligado direta ou indiretamente a outros. Nossos órgãos, por exemplo, estão conectados entre si através de ligamentos e membranas que os envolvem, e ligados também ao corpo, para que cada estrutura ocupe um local determinado e todo o conjunto funcione bem.

Ocorre que quando realizamos uma cirurgia, o processo de cicatrização causa retrações nesses tecidos de conexão, gerando aderências neles, e estas transmitem forças de tensão para outros locais distantes do foco das incisões/cicatrizes, isto causa também adaptações posturais no corpo que levam a sobrecarga de outros locais como a coluna cervical ou lombar, que por sua vez podem causar dores nos membros superiores ou inferiores.

Portanto, se tem dores na coluna, saibam que muito provavelmente, estas são adaptativas de tensões em outros locais, principalmente se possuem cicatrizes.

A osteopatia pode ajudar avaliando adequadamente as relações das estruturas do corpo e intervir a fim de reorganizá-las e equilibrá-las, melhorando as dores e a qualidade de vida.

Texto: Bernardo Gomes

Page 6: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Lorena Blass Staub, paciente ITC.

Depoimento

Cheguei ao ITC em novembro de 2015 com dificuldade de andar e muita dor generalizada (pés, joelhos, coxas, coluna lombar e mãos) com diagnóstico de Dor Crônica.Após triagem fui encaminhada aos fisioterapeutas Evellyne e Maurício que cuidaram de mim. Obtive melhora significativa o que se refletiu positivamente em minha vida, pois pude retornar aos poucos, as minhas atividades, pois senti mais firmeza e confiança ao caminhar e, menos dor.

Após nova avaliação continuei os trabalhos com Evellyne.Soube, então, de Bernardo, osteopata e me interessei, também, por este tipo de tratamento. Não me arrependo. Sinto-me bem melhor. Somou mais bem estar.Como meu processo é crônico degenerativo, (cheio de altos e baixos), sempre encontro no ITC, um profissional sorridente, atencioso e eficiente que me faz sentir significativamente melhor, após os procedimentos.

Posso afirmar, sem medo de errar, que estou muitíssimo melhor. Sou muito grata à equipe do ITC que tem cuidado de mim com carinho, dedicação e eficiência.Indico o ITC Vertebral com toda a certeza.

Page 7: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Bernardo Gomes, fisioterapeuta ITC Vertebral.

Perfil

Formado em fisioterapia desde 2003 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública com especializações e aperfeiçoamentos profissionais em Terapia Manual e Postural pelo Instituto Salgado/CESUMAR, formação em Osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madri e com demais cursos de aprofundamento em osteopatia visceral e craniana pelo Barral Institute e Instituto Moraes.

Tenho por objetivo profissional ajudar os pacientes com diagnósticos mais aprofundados e precisos, o que gera tratamentos mais eficazes, coisa que muitos não encontram no mercado, então procuro melhorar e ser o mais preciso possível para gerar resultados rápidos e eficazes nos tratamentos das pessoas que me procuram, além de continuar me especializando para ter cada vez mais informação e conhecimento em prol do objetivo anterior. Atuo no ITC desde 2014. Nos horários livres procuro descansar da exaustiva rotina que tenho na semana, estudar e me exercitar, sempre que dá.

Page 8: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Nossos ServiçosBarralTécnica de Terapia Manual que tem como objetivo a manipulação visceral (órgãos internos), grande responsável pela incidência de dores musculares e articulares.

CrochetagemTécnica de Terapia Manual que utiliza ganchos (crochets) de diferentes curvaturas para manipular espaços inacessíveis à mão.

Estabilização Segmentar VertebralUma das técnicas mais indicadas no mundo para o tratamento da dor lombar tem como base a divisão do sistema muscular em dois grupos: músculos locais (com inserção direta na coluna e função de estabilidade para realizar um movimento) e músculos globais (responsáveis pela locomoção do corpo).

MackenzieMétodo que consiste em um programa de movimentos específicos prescritos de forma personalizada pelo fisioterapeuta, de acordo com as necessidades de cada paciente.

MaitlandTécnica de Terapia Manual utilizada para aliviar dores e restaurar os movimentos e a amplitude de movimentos, principalmente, em pacientes que apresentam

disfunções neuromusculoes-queléticas.

Manipulação Fascial (método Stecco)Técnica de terapia manual, aplicada diretamente sobre pontos de convergência de tensões, localizados nas fáscias.

Método BusquetTécnica global de Terapia Manual que identifica os pontos de tensão em diferentes partes do corpo, a partir da análise das cadeias fisiológicas.

Mobilização NeuralTécnica de Terapia Manual trabalha a mobilização e o estiramento dos tecidos neural e conjuntivo.

MulliganTécnica de Terapia Manual que tem como objetivo o reposicionamento articular e a reparação de pequenas falhas de movimento, geralmente causadas por traumas e/ou lesões.

Musculação Terapêutica (método STS)Técnica que estuda todos os aspectos de controle do movimento humano, levando em consideração a utilização de exercícios funcionais, tanto do ponto de vista neurológico, biomecânico, anatômico e metabólico do movimento para corrigir um padrão motor inadequado.

OsteopatiaBaseia-se no diagnóstico diferenciado, por meio de técnicas terapêuticas manuais.

Pilates TerapêuticoCombinação de exercícios físicos que utilizam o próprio controle motor como carga, e que trabalha movimentos sincronizados e equilibrados, promovendo saúde da mente e do corpo.

RPGA Reeducação Postural Global (RPG) consiste em ajustamentos posturais com o objetivo de reorganizar o equilíbrio dos músculos que firmam a postura, por meio de alongamentos dos músculos que causam alteração postural.

Therapy TappingMétodo de aplicação de fitas/bandas que estimulam o sistema tegumentar, linfático e muscular, além da estabilização de articulações.

Trigger PointsTécnica de Terapia Manual que envolve massagem e aplicações de pressão nos “pontos de gatilho”, que são localizados no tecido muscular.

Page 9: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Boca ou nariz?RESPIRAÇÃO NO EXERCÍCIO DEVE SER AJUSTADA PELA INTENSIDADE.

As fossas nasais têm exatamente esta função, desempenhando o papel fisiológico de tentar reter as impurezas do ar que vai aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue. Respirar pelo nariz é, portanto, fisiologicamente correto. Quando existe algum tipo de problema aumentando muito a resistência à passagem do ar durante a inspiração, começa a prevalecer a entrada do ar pela boca, mesmo durante o repouso, caracterizando o quadro que leva o indivíduo a ser denominado como um “respirador bucal”.

Esta situação traz preocupações, podendo causar problemas ortodônticos como também originar o desagradável ronco ao dormir. Respirar pelo nariz, entretanto significa vencer uma resistência maior à passagem do ar, comparada à respiração pela boca. Quando praticamos uma atividade física, o fluxo respiratório aumenta proporcionalmente à intensidade do exercício. Até uma certa intensidade, o ajuste da respiração ainda permite que possamos continuar a inspirar pelo nariz.

Entretanto, quando um certo nível crítico de intensidade passa a ser atingido, a resistência à passagem do ar pelas fossas nasais começa a exigir dos músculos respiratórios um gasto de energia que torna a respiração pouco econômica. Neste momento, também de maneira involuntária, começamos a inspirar pela boca. Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício.

FelizPáscoa!

PÁSCOA COM OVOSPARA TODOS OS GOSTOS

O cacau é considerado um alimento funcional por conter fitoquímicos, especialmente metilxantina e pela teobromina, substâncias com efeito estimulante semelhante ao da cafeína. Os flavonóides presentes no chocolate e no cacau podem melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo danos ao endotélio vascular promovido pela oxidação do LDL colesterol, assim como a redução da tendência à agregação plaquetária.

Cada porção contém quatro vezes mais proteínas do que um chocolate ao leite e três vezes mais do que o chocolate amargo. Foi elaborado com proteína do soro do leite e também com um pouco de proteína isolada de soja. Produto de fácil digestão e absorção pelo organismo. Possui funções como regulação da função imune, antimicrobiana, anti-hipertensiva, e atua como fator de crescimento.

Cor, sabor e textura semelhantes ao cacau. Não contém os estimulantes como a cafeína e teobromina. Rica em polifenóis, fibras, vitaminas (complexo B e vitamina A) e minerais e apresenta baixo índice glicêmico. Não contém glúten e lactose. Indicado para veganos, celíacos, intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite.

Chocolate Amargo

Chocolate com whey protein

Ovo de Alfarroba

É POSSÍVEL APROVEITAR A DATA SEM DESCUIDAR DA SAÚDE!

Page 10: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Hérnia de disco

Os discos intervertebrais de nossa coluna são estruturas localizadas entre as vértebras e são formados pelos anulos fibrosos, parte externa densa de cartilagem e um centro gelatinoso chamado núcleo pulposo. Eles atuam como amortecedores das vértebras. Sua função está ligada à transmissão de energia cinética pela coluna e auxiliar nos movimentos de flexo-extensão e rotação.

Alguns fatores estão ligados ao enfraquecimento do disco: idade, fatores genéticos, tabagismo, pouca ingestão de água, sobrepeso e o sedentarismo. Por este motivo, são mais suscetíveis à lesão esportistas esporádicos que não realizam treino funcional, com faixa etária entre 35 e 50 anos e que praticam esporte sem regularidade.

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo o paciente se sentindo bem sem tratamento, é importante que ele faça um programa de tratamento voltado para a funcionalidade normal da coluna e para o seu fortalecimento. As pesquisas são categóricas: após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados.

Page 11: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Equipe

Nayalla Figueiredo Rosa

Formada em Educação Física, especialista em grupos especiais e em Musculação e Fisiologia do Exercício

e Pós-graduanda em Musculação Terapêutica

CREFITO: 024422-G/MG

Arthur Lepesqueur

Instrutor de Pilates, Musculação Terapêutica e Pilates Funcional,

Treinamento Funcional, Técnico em Triathlon, Especialista em reabilitação

de lesões e treinamento para populações especiais e atletas –

Merrithew Life FitnessCREF: 08011-G/DF

Bernardo Pinheiro Gomes da Silva

Especialista em Osteopatia, RPG, Manipulação Visceral, Terapia Manual

e Postural CREFITO/11: 54734-F

Angela Lepesqueur

Fisioterapeuta representante da Associação Brasileira de Reabilitação

da Coluna no DF e especialista em coluna vertebral, Pilates para coluna, Estabilização Segmentar Vertebral,

Fisioterapia Manual, Kinect Control e outros.

CREFITO/ 11: 113674-F

Evellyne Cristhinade Sousa

Especialista em Método Busquet, Pilates Clínico, Fisioterapia Bio

Antropológica e Avaliação Biocinética

CREFITO/11:166625-F

Bruno André FerreiraFisioterapeuta com formação em Pilates Aplicado à Coluna, Pilates

Aplicado à Gestante, Crochetagem e Therapy Taping

CREFITO/11: 186680-F

Kellen Cavalcante Pós-graduada em Fisioterapia

Cardiorespiratória e especialista em Ginástica Holística

CREFITO/11: 202536-F

Luciana Passos Fonseca

Especialista em RPG, Pilates e em Estabilização Vertebral Segmentar

CREFITO/11: 85644-F

Pâmela Ribeiro Rodrigues

Especialista em Pilates e RPG e Pós-graduanda em Osteopatia

CREFITO/11: 206394-F

Ana CarulineFormasa em fisioterapia.

Especialista em Pilates, terapias antidor, liberaçao miofacial, pós

graduada em fisioterapia em reabilitação do asoalho pélvico.

Rafael Vasconcelos Fisioterapeuta especialista

em Pilates clínico, Mckenzie , Estabilização Vertebral Segmentar, Liberação Miofascial conceito Rolf.

CREFITO/ 11: 93374-F

Emerson Parizi GarciaEspecialista em Pilates, Feldenkrais, terapia Craniossacral Biodinâmica

CREF 19.303-P/SP

Marcelo HoffmannFisioterapeuta especializado

em Pilates clínico, quiropraxia, Manipulacao Fascias método Stecco

e outra técnicas de diagnóstico terapia manual.

Thuany Fischer Lucena

Especialista em RPG para a Estabilização Segmentar, Pilates e Crochetagem, Cursando Pós-

graduação em Osteopatia CREFITO/11: 202536-F

Maurício Andres Ardiles Eguiluz

Especialista em Ortopedia e em Traumatologia Esportiva e da

Coluna, Mestre em Exercício Físico e Reabilitação em Populações

Especiais CREFITO/11: 11198195-F

Emanuelle Bezerra de Oliveira

Pós-graduada em Terapia Manual e Postural, Cursando Pós-graduação

em Osteopatia, Formada em Método Busquet e Pilates

CREFITO/11: 113521-F

Page 12: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com

Aniversariantes

Rafael Santos

21/04

Parabéns!!!

Page 13: Apresentação - itcvertebralbrasilia.com.britcvertebralbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/informativo... · Segmentar Vertebral e exercícios de musculação ou Pilates com