Apresentação superintendência 2011

13
Aprendizagem em rede social: efetivando propiciamentos Valeska Virgínia Soares Souza [email protected] Professora Adjunto Língua Inglesa e Tecnologias UFU

description

 

Transcript of Apresentação superintendência 2011

Page 1: Apresentação superintendência 2011

Aprendizagem em rede social: efetivando propiciamentos

Valeska Virgínia Soares [email protected] Professora Adjunto Língua Inglesa e Tecnologias UFU

Page 2: Apresentação superintendência 2011

INTRODUÇÃOAs experiências de educação a distância e de

apoio à educação presencial que lançam mão das novas tecnologias de informação e comunicação tendem a seguir os modelos do que Moore e Kearsley (2007) denominam quinta geração da modalidade de ensino a distância, ou seja, classes virtuais com base na Internet na qual convergem texto, áudio e vídeo, e que geralmente apresentam métodos construtivistas e colaborativos de aprendizagem. ◦ OBJETIVO

relatar experiências na quais observamos interações em um ambiente virtual gerado especificamente para apoiar o processo de ensino e aprendizagem presencial (blended learning)

Page 3: Apresentação superintendência 2011

Fundamentação Teórica Partimos de pressupostos da perspectiva ecológica, das

premissas das comunidades de prática (Lave; Wenger, 1991; Wenger, 1998) e dos conceitos de affordances e emergência (Gibson, 1986; Van Lier, 2002; 2004). A Linguística Ecológica propõe uma teoria que vê a linguagem como um sistema dinâmico, como atividade no mundo e nas relações entre indivíduos, comunidades e o mundo (VAN LIER, 2003; 2004). Tudor (2003) defende que a perspectiva ecológica aborda o processo de ensino e aprendizagem de línguas em sua natureza complexa e multifacetada. Ela coloca o foco nos vários aspectos do que o processo de ensino e aprendizagem representa para os participantes e na interação dinâmica entre agentes e contexto. Wenger (1998) sublinha como se dá o percurso de participação desses agentes nas comunidades de prática das quais fazem partes, participação essa que pode ser considerada por sua centralidade, marginalidade ou ainda legitimamente periférica (Lave; Wenger, 1991).

Page 4: Apresentação superintendência 2011

Propiciamentos (Affordances)Para melhor entendimento de um dos

conceitos utilizados, faz-se necessário apontar que affordances vem do verbo afford, do inglês, que pode ser traduzido como “permitir-se, ter recursos, proporcionar, causar, produzir”, e faz referência ao processo de o observador perceber os objetos permeados de valoração. Como bem aponta Miller (2009), esse conceito é útil para se pensar sobre as potencialidades e as restrições específicas de um meio de comunicação, em nossa pesquisa os artefatos tecnológicos possibilitados pela rede social na web, e o que emerge a partir disso.

Page 5: Apresentação superintendência 2011

As interfaces: Wikispaces

Page 6: Apresentação superintendência 2011

As interfaces: Moodle

Page 7: Apresentação superintendência 2011

As interfaces: NING

Page 8: Apresentação superintendência 2011

Affordances das redes sociais: percepções

Rede social I em uso Rede social II em uso

16 membros estiveram inscritos no ambiente, 14 com fotos, 1 membro convidado e não participante

Aprendizes, na sua maioria, utilizaram o espaço do aplicativo blog para a apresentação pessoal, em resposta à tarefa pedida pela professora. Um aprendiz postou quatro vídeos comentados no blog, e houve uma repercussão de debate por parte da professora e outros aprendizes.

Todos os fóruns foram iniciados pela professora, mesmo que a plataforma possibilitava que os próprios aprendizes iniciassem suas próprias discussões.

12 vídeos foram postados, sendo que quatro deles foram postados por aprendizes e foram socializados por razões que não a matéria em questão.

35 fotos foram postadas, dentre elas algumas pela professoras, outras por 8 diferentes aprendizes, o que significa que 5 participantes não postaram fotos. A maioria das fotos socializadas foram para maior conhecimento das famílias dos aprendizes, sendo que apenas uma aprendiz postou 3 fotos nas quais a turma estava junta na universidade.

6 mensagens foram enviadas à professora, sendo por motivos distintos: recado, dúvida e mesmo postagem de tarefa.

9 membros participaram do ambiente, sendo que todos postaram fotos.

Aprendizes, na sua maioria, utilizaram o espaço do aplicativo blog para a apresentação pessoal, em resposta à tarefa pedida pela professora. Uma aprendiz utilizou esse espaço para postar uma tarefa postada pelos demais no fórum.

Todos os fóruns foram iniciados pela professora, mesmo que a plataforma possibilitava que os próprios aprendizes iniciassem suas próprias discussões.

Apenas um vídeo foi postado: quem postou foi a professora e estava relacionado à matéria da disciplina em questão.

53 fotos foram postadas no ambiente. Dos 9 membros, a professora e três aprendizes socializaram fotos pessoais, duas aprendizes postaram fotos relacionadas à vida acadêmica, três aprendizes não postaram fotos.

4 mensagens de pedido de ajuda foram enviadas à professora. Este foi o único estilo de mensagem enviada em modo particular.

Page 9: Apresentação superintendência 2011

Blended learning◦Combinação de instrução presencial e on-line

Seis razões para usar blended learning1. Riqueza pedagógica2. Acesso ao conhecimento3. Interação social4. Agência pessoal5. Custo benefício6. Facilidade de revisão

GRAHAM (2004)

Page 10: Apresentação superintendência 2011

Riqueza pedagógica

Page 11: Apresentação superintendência 2011

Interação social

Page 12: Apresentação superintendência 2011

Agência PessoalDone.

I didn't realize my present perfect was not so perfect... I need to reorganize things on my mind... an average score.But I did better in the other lessons...

Hello Teacher,I really love these types of activities (without time ahuhauahuah)!!! We learn playing!!Well, I scored almost it (a modest person)!!! = )Kisses

teacher, I already done the activities and i was good. Some things confused me but I corrected them and I could learn more. I know that is a matter of paying attention in the phrases.

Page 13: Apresentação superintendência 2011

Considerações após análises

As análises demonstraram que padrões que não estavam previstos emergiram da interação entre os agentes e o sistema, tantos os possibilitados como os não possibilitados pelo artefato tecnológico sob investigação. As análises também referendam a ideia de que os professores devem estar preparados não para fazer um planejamento ou design de aprendizagem, mas sim para a aprendizagem (Wenger, 1998), pois quando os aprendizes têm oportunidade de experimentar e participar, eles tendem a usar os propiciamentos (affordances) do ambiente para atingir não apenas os objetivos previstos pelo professor, mas também seus próprios objetivos.