apresentaçao tetano bovino

20
TÉTANO

Transcript of apresentaçao tetano bovino

Page 1: apresentaçao tetano bovino

TÉTANO

Page 2: apresentaçao tetano bovino

CLOSTRIDIUM Bactérias anaeróbicas

Bacilos gram. +

Ampla diversidade de habitat

C. tetani

Page 3: apresentaçao tetano bovino

O TÉTANO

Tétano é uma toxi-infecção altamente letal que acomete em todos os mamíferos, porém os equinos, constituem a espécie mais sensível. A doença é causada pelo C. tetani ou bacilo de Nicolaier, bactéria encontrada no solo, naqueles mais freqüentemente adubados e fezes de animais domésticos.

Clostridium tetani produz uma potente neurotoxina a tetanosplasmina e a tetanolisina. Os esporos do microrganismo podem se manter infectantes no solo por períodos superiores à 40 anos. O tétano ocorre quando feridas são infectadas com esporos

Page 4: apresentaçao tetano bovino
Page 5: apresentaçao tetano bovino
Page 6: apresentaçao tetano bovino

TIPOS

Generalizado

Localizado

Neonatal

Cefálico

Page 7: apresentaçao tetano bovino

Na forma de tétano localizado (também chamado tétano ascendente), as toxinas viajam ao longo da rota neural (nervos periféricos), causando uma doença confinada às extremidades e visto com mais frequência em pessoas inadequadamente imunizados; apenas os nervos que inervam os músculos são envolvidos (espasmos ocorrem num grupo de músculos próximos da ferida). O tétano localizado pode durar semanas ou meses, mas normalmente resolve-se espontaneamente, regredindo por si só.

Page 8: apresentaçao tetano bovino

No tétano generalizado (também chamado de tétano descendente), toda a toxina libertada nos tecidos não pode ser absorvida por terminações nervosas locais e, portanto, ela passa para a corrente sanguínea e linfática com a absorção subsequente por nervos motores (espalhada por terminais nervosos distantes). Os centros mais susceptíveis são a cabeça e pescoço, o primeiro sintoma é geralmente trismo, com espasmos musculares descendo do pescoço para o tronco e membros. Conforme a doença progride, os espasmos aumentam de gravidade, tornando-se muito dolorosos e cansativos. Os espasmos geralmente são iniciadas por estímulos ambientais que podem ser tão insignificantes como o flash de uma luz ou o som de um passo. Os obstáculos hemato-encefálicos bloqueiam a entrada direta no SNC. Se é assumido que os tempos de transporte intraneuronal são iguais para todos os nervos, nervos curtos são afetados antes dos nervos longos: este fato explica o envolvimento sequencial de nervos da cabeça, tronco e extremidades no tétano generalizado.

Page 9: apresentaçao tetano bovino

O tétano cefálico é mais comum em crianças e associa-se com a otite média crónica. Resulta de ferimentos na cabeça e afeta a face, mais comumente nos músculos inervados por nervos cranianos inferiores especial o VII (n. facial). O tétano cefálico pode ser convertido em generalizado. Curiosamente, o tétano cefálico pode ocorrer em pessoas totalmente imunizadas, o resultado geralmente é pobre, mas casos leves (muitas vezes associada com otite média) têm resultados mais favoráveis. Após tétano num recém-nascido pode haver surdez bilateral.

Page 10: apresentaçao tetano bovino

O tétano neonatal é uma toxi-infecção aguda dos recém-nascidos produzida pela contaminação do cordão umbilical ou do umbigo não cicatrizado, quando a mãe não está adequadamente imunizada. Muitas vezes, a contaminação é consequência do ‘tratamento' do coto umbilical com substâncias contaminadas segundo costumes e tradições praticadas por pessoas com falta de higiene que dão assistência no parto. A falta de higiene é a causa da maioria dos casos de tétano neonatal. O período de incubação é de 5 a 12 dias, aparecendo os sintomas geralmente no 7º dia, daí chamado também ‘mal dos sete dias’.

Page 11: apresentaçao tetano bovino

TRANSMISSÃO

Ferrugem

Page 12: apresentaçao tetano bovino

PATOGÊNESES

Lesão Esporos ( inoculação) Germina Efeitos locais( começa a produzir toxinas) SNC Paralisia espástica(contração forte no músculo).

Page 13: apresentaçao tetano bovino

SINTOMAS

LOCAIS; sintomas na musculatura local.

TRISMO; Paralização no Masseter(mordendo com força).

RISO SARCÓNICO; Paralisia dos músculos risórios.

OPISTÓTANO;( curvatura)

Page 14: apresentaçao tetano bovino
Page 15: apresentaçao tetano bovino
Page 16: apresentaçao tetano bovino
Page 17: apresentaçao tetano bovino
Page 18: apresentaçao tetano bovino

PREVENÇÃO

VACINA VTP Ao nascer; 5 anos; Reforço de 10 em 10 anos;

Page 19: apresentaçao tetano bovino

DIAGNÓSTICO

Clínico ( De acordo com as características das paralisias). OBS: Não se faz cultura/ bacterioscopiaPorque? Sensível ao meio e crescimento lento.

Page 20: apresentaçao tetano bovino

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!!!!!