Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

16

description

Uma pequena apresentação sobre uma travessia turística em BTT que inicia na nascente do rio Tejo e termina na sua foz.

Transcript of Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Page 1: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 2: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 3: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Unir a nascente (Albarracín) do rio Tejo à foz (Lisboa) em Bicicleta Todo o Terreno (BTT) é a proposta da parceria ibérica Tejo/Tajo Vivo, que se traduz numa travessia única de desporto e aventura, que acompanha o rio mais extenso da Península Ibérica nos seus diferentes contornos.

O desafio de percorrer 1.210 km em BTT é dividido em 13 etapas (uma etapa por dia) e começa com o acto da recolha de um pouco de água na nascente do Tejo para que seja devolvido ao rio na sua foz.

Um delicioso percurso, um dos mais extensos da Península Ibérica, sempre de olhos postos no Tejo, com vários single tracks, em semi-autonomia, orientação por GPS e num prazo máximo de 12 horas por etapa. Para esta aventura foram aproveitados alguns caminhos rurais e estradas secundárias, determinando uma fantástica e emocionante travessia de desporto e aventura, feita maioritariamente em terra, e que cruza a Península Ibérica no sentido Este-Oeste.

Conscientes da importância de salvaguardar o rio Tejo e com o principal objectivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios ribeirinhos que se situam em torno deste recurso, 17 entidades sem fins lucrativos portuguesas e espanholas associaram-se num projecto de cooperação transnacional, apoiado pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR). Este existe desde 2009 e abrange uma área que se estende da comunidade espanhola de Castilla la Mancha ao Ribatejo português.

Baseado numa estratégia comum concertada de aproveitamento e promoção dos recursos existentes em torno do Tejo, o projecto TEJO VIVO – Rede para a valorização dos territórios vinculados ao Tejo pretende contribuir para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental desses locais, afirmando-os como um destino turístico consolidado.

Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo

Rede para a valorização dos territórios vinculados ao Tejo

Tejo Vivo

Vivo

Page 4: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 5: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

A edição experimental da Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo Vivo aconteceu em entre 14 e 27 Junho de 2014. Esta teve um percurso de 1.210km divididos em 13 etapas.

Iniciou a 15 de Junho na Sierra de Albarracín e teve como ponto de começo e término de etapas as localidades de Póveda de la Sierra, Trillo, Zorita de los Canes, Aranjuez, Toledo, Talavera de la Reina, Bohonal de Ibor, Serradilla, Alcántara, Vila Velha de Ródão, Abrantes, Santarém e Lisboa. As etapas tiveram uma média de 100km, sendo a mais pequena de 57km e a mais extensa de 111,5km.

A grande travessia foi realizada por quatro atletas.

Edição 0Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo Vivo 2014

Page 6: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Uma das referências no pelotão feminino luso. Nas suas últimas internacionalizações foi embaixadora no sentido de promover o ciclismo feminino na Índia, em 2014, na mais antiga e prestigiada prova por etapas do continente asiático - MTB Himalaya. Iniciou a época de 2013 com a surpreendente vitória nas 24 Horas de Madrid. Alcançou, também, a liderança Open Espanhol de Resistência e 4ª posição no Campeonato da Europa da especialidade e na maior maratona da América Latina a Brasil Ride.

A conquista dos 500km do Oh Meu Deus, tendo sido a primeira e a única atleta feminina a fazê-lo.Para além dos resultados, esta portuguesa é considerada internacionalmente como um modelo a seguir para organizações como a Bike Pure que se dedica à luta contra o doping e para o projecto humanitário sul-africano de apoio a crianças desfavorecidas a Songo.info.

Sónia Lopes36 anos

Iniciou-se como cadete, em 2003, no Abrantes FC/Team Baeta Bianchi, realizando várias provas regionais de xco – cross-country olímpico, bem como provas de ciclismo de estrada. Em 2004, além de outras provas regionais ficou em 7ª posição do 1º Circuito de BTT das Cutelarias do Campeonato Regional. Em 2012, participou em maratonas regionais e provas de ciclismo de estrada mas na categoria Elite. No ano seguinte, alcançou a 3ª posição na Maratona de Panascos pela equipa EkoiTeam Portugal, do Amiciclo - Amigos do Ciclismo de Grândola. Já em 2014, este atleta conquistou a 3ª posição pelo clube RacingBikes/Mundimat nas maratonas de A-DOS-VELHOS e de Vila Franca e nas resistências nocturnas de Mação e de Sardoal.

RicardoSalgueiro26 anos

Page 7: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Praticante de desporto desde jovem, até aos 28 anos, interrompeu a actividade na modalidade de futebol por lesão. Voltou aos 37 à prática desportiva, envolvendo-se em provas de atletismo e BTT. Já integrou provas de distância longa, maratonas e passeios, de destaca a sua participação na TransPortugal e no Luso Galaico Extreme (3 dias-300 km), percorreu os Caminhos de Santiago e várias maratonas de BTT na região Norte de Portugal.Integra o corpo directivo do Clube BTT Matosinhos, sendo este o 2º maior clube a nível nacional.

MiguelCosta48 anos

(a partir da 4ª etapa) Gerente da empresa especializada e de referência no mundo das bicicletas em Portugal, BT Terra. Este atleta é considerado um ícone do BTT em território nacional.

Por etapas, a Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo Vivo contou com cerca de 25 atletas que se foram juntando e que fizeram questão de validar esta grande aventura, deixando os seus contributos.

VitorCordeiro52 anos

Page 8: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 9: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Esta edição teve como ponto alto a chegada dos atletas portugueses e espanhóis a Lisboa, onde os aguardava sponsors, entidades parceiras do projecto, jornalistas, apoiantes e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo. Na recepção, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, estava também montada uma pequena exposição explicativa do projecto Tejo/Tajo Vivo e das suas actividades, onde se destacava a Trans-Ibérica em BTT. O momento foi encerrado com a devolução da água recolhida à nascente na foz do Rio Tejo, registado pelo canal A Bola TV.

A edição 2014 foi promovida junto dos Média portugueses e espanhóis através de notas à imprensa/comunicados e conferências de imprensa (21 de Maio de 2014 em Abrantes - Portugal e a 6 de Junho de 2014 em Cáceres - Espanha).

O Média Partner desta edição foi a revista da especialidade Bike Magazine, o que resultou a publicação diária de uma crónica na rede social facebook e uma reportagem de cinco páginas, trabalhos realizados pela atleta e colaboradora da publicação.

A organização conseguiu registar 84 referências à Trans-Ibérica em BTT 2014 distribuídos por jornais, revistas, rádios, canais de televisão e web sites. Destes apenas 10 são média espanhóis, o que se justifica pela maioria das comunicações serem em português e pelo acesso às referências ter sido efectuado apenas pela Internet.

Visibilidadenos Média

Page 10: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 11: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

De referir que as agências noticiosas Lusa (Portugal) e EFE (Espanha) emitiram take sobre esta grande travessia. Destaque para o registo de notícias:

nos sitesRTP Desporto (15.269.747 visualizações/mês); Jornal de Notícias (29.680.280 visualizações/mês);O Público (14.189.673 visualizações/mês); Observador(4.000.000 visualizações/mês); Correio da Manhã (83.239.493 visualizações/mês); europapress.es; eldiadigital.es; noticias3.es; finanzas.com;teinteresa.es; 20minutos.es; revistacromatica.com.

No site português de língua inglesa portugalresident.com; sitio da internet da comunidade emigrante na Bélgica bomdia.be.

nas revistasVisão (tiragem 102.691 exemplares)*;Evasões (tiragem 12.340 exemplares e audiência média 94.204 indivíduos)*;Bike Magazine (audiência média:85.640 indivíduos)*.

na rádioNo programa de rádio da especialidade TSF Bikes (audiência média:44.960 indivíduos)*.

nos meios especializadospedais.pt (475.000 visualizações); asespedal.net (2.844.591 visualizações); opraticante.blogspot.pt (698.796 visualizações); freebike.pt (1.852.916 visualizações); noticiasdopedal.bloguedesporto.com(42.310 visualizações); sportlife.com.pt (30.377 visualizações); benebike.com; zona55biketeam.blogspot.pt (281.838 visualizações).

* Fonte: Grupo Marktest, Bareme 2014

Visibilidadenos Média

Page 12: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

Após o sucesso da edição de 2014, a parceira Tejo/Tajo Vivo pretende agora reunir mais participantes na edição 2015 da Trans-Ibérica em BTT uma grande travessia de pura bicicleta todo-o-terreno, única pela sua beleza natural, cultural, dureza e pura diversão. Em bicicleta, os participantes terão oportunidade de conhecer o Rio Tejo desde a sua nascente até à foz, bem como as zonas e povoações envolventes ao curso de água mais extenso da Península Ibérica. Paisagens e single tracks de cortar a respiração, património cultural único.

Edição 1Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo Vivo 2015

Page 13: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

A realizar entre os dias 15 e 30 de Maio de 2015, constituindo-se pela seguinte programação:

15.MAI.15 Recepção e jantar na Pousada de Juventude de Abrantes

16.MAI.15 Viagem em viatura automóvel de Abrantes para a Sierra de AlbarracínJantar de boas vindas

17.MAI.15 Dia livre (visita a Albarracín)Almoço / Jantar

18.MAI.15 1ª etapa Nascente do Tejo a Salto de Póveda

19.MAI.15 2ª etapa Salto de Póveda a Trillo

20.MAI.15 3ª etapa Trillo a Zorita de Los Cañes

21.MAI.15 4ª etapa Zorita de Los Cañes a Aranjuez

22.MAI.15 5ª etapa Aranjuez a Toledo

23.MAI.15 6ª etapa Toledo a Talavera de La Reina

24.MAI.15 7ª etapa Talavera de La Reina a Bohonal de Ibor

25.MAI.15 8ª etapa Bohonal de Ibor a Serradilla

26.MAI.15 9ª etapa Serradilla a Alcántara

27.MAI.15 10ª etapa Alcántara a Vila Velha de Ródão

28.MAI.15 11ª etapa Vila Velha de Ródão a Abrantes

29.MAI.15 12ª etapa Abrantes a Santarém

30.MAI.15 13ª etapa Santarém a LisboaJantar de encerramento

Edição 1Trans-Ibérica em BTT Tejo/Tajo Vivo 2015

Page 14: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 15: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015
Page 16: Apresentação Trans-Ibérica em BTT 2015

mais informações: www.tejovivo.com