APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos...

42

Transcript of APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos...

Page 1: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.
Page 2: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.
Page 3: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

APRESENTAÇÃO

Este manual tem por objetivo fornecer a você, motorista,

informações importantes quanto à manutenção

e operação dos caminhões VW, para que,

através desses conhecimentos, você possa

aumentar a vida útil de seu veículo e diminuir

as despesas de manutenção.

Page 4: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.
Page 5: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

3

Por que efetuar inspeção no caminhão

A prática de realizar uma inspeção, antes e após a utilização de um equipamento, poderá evitar muitos aborrecimentos à sua operação.

Esta regra geral ganha maior importância ainda, quando se trata da operação de um caminhão, que pela natureza do seu trabalho desloca-se a pontos distantes dos centros de atendimento.

Dicas: O que inspecionar antes da operação do veículo.

Verifique a importância da inspeção antes da operação, baseado no manual de Instruções de Operação e nas dicas apresentadas neste fascículo.

Veja quais são as dicas:

1 - Inspeção visual Examinar, através de uma inspeção visual, a aparência da cabina (amassados, riscos, vidros dos faróis, lanternas, pára-brisa e limpadores, espelhos, maçanetas, etc), vazamentos (manchas, pingos no solo), estado dos pneus (cortes, pedras), fixação da carroceria. Se estiver carregado, verifique as condições de distribuição (carga corrida) e das amarras.

2 - Nível de óleo do motor

Conforme as orientações do manual Instruções de Operação que acompanha o veículo, o nível de óleo deve estar entre as marcas de máximo e mínimo da vareta. Caso contrário, deverá ser completado com o mesmo tipo e marca já existente no motor.

Esta inspeção não deve restringir-se apenas numa simples constatação do nível, mas deve ser abrangente e detalhada, para identificar a condição de trabalho e o estado do motor.

Normalmente, o óleo lubrificante dos motores diesel assume a coloração negra pelas severascondições em que trabalha. Caso seja constatadaalteração nesta coloração, deverá ser analisado para a identificação da causa:• Coloração marrom - Pequena infiltração de água no cárter.• Coloração leitosa - Grande infiltração de água no cárter.

Outro fator indicativo de anomalia no motor é a viscosidade apresentada pelo lubrificante, ou seja:• Consistência fina - Infiltração de combustível para o cárter.• Consistência grossa - Infiltração de gases queimados para o cárter.

A existência de partículas sólidas no óleo ocorre em função de:• Partículas metálicas - Desgastes dos componentes móveis internos do motor• Partículas arenosas - Purificador de ar inoperante.

O DIA-A-DIA DO CAMINHÃO

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

Page 6: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

3 - Nível do líquido de arrefecimento

Além da verificação do nível existente no sistema, deve ser analisada a concentração de aditivo, a fim de manter-se a proteção adequada às partes internas do motor.

4 - Nível de água do lavador do pára-brisa

Verificar o nível e completar, se necessário.

Observar, também, o direcionamento do jato. Caso não esteja atingindo a posição correta, deve ser ajustado.

5 - Fluido da direção hidráulica

Verificar o nível do fluido da direção hidráulica; o motor deverá estar funcionando.

Constatar o posicionamento do nível entre as duas marcas (máx. e mín.). Caso não esteja nesta posição, completar com o mesmo tipo e marca de fluido existente no sistema.

6 - Nível de fluido do reservatório da embreagem

Abra a tampa de inspeção, localizada na parte superior do painel de instrumentos.

Se o nível estiver abaixo, adicione somente fluidos que atendam às especificações SAE-J-1703 e de fabricantes idôneos e conceituados.

Fluidos de baixa qualidade não possuem poder lubrificante adequado e atacam vedações e componentes de borracha.

4

Page 7: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 5

7 - Perfeito funcionamento das luzes Testar lanternas, indicadores de direção, freios, etc. Se houver necessidade, substituir ou efetuar reparo.

8 - Pressão dos pneus Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante. Caso contrário, calibre os pneus. A partir desta inspeção e a certeza de que tudo está em ordem, o veículo está pronto para ser operado.

Dicas: O que observar durante a operação do veículo.

Uma correta operação, bom desempenho e alto rendimento são fatores bastante interligados.Para a correta operação de um veículo, é fundamental o entrosamento do operador com o equipamento que está em suas mãos.

Alguns itens são básicos como:

1 - Acomodação no veículo

Acomodar-se de forma a sentir-se confortável, ajustar os comandos ao seu campo de ação, são fatores básicos para um trabalho correto e seguro.

Page 8: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

6

A rigidez do assento é controlada através da quantidade de ar no bolsão do assento. Para aumentar a rigidez coloque mais ar no bolsão. Para diminuir a rigidez, esvazie o ar do bolsão.

1 - Botão de regulagem do ar • Para inflar o bolsão, aperte a parte superior do botão. • Para esvaziar o bolsão, aperte a parte inferior do botão.

2 e 3 - Alavancas de ajuste da altura do assento Para levantar a parte dianteira do assento, empurre a alavanca (2) para cima e alivie o peso do corpo sob o assento. Para abaixar a parte, dianteira do assento, levante a alavanca (2) e desloque o corpo para frente. Os mesmos movimentos podem ser obtidos na parte traseira do assento, através da alavanca (3), aliviando ou deslocando o peso do corpo para trás.

4 - Ajuste da posição longitudinal do banco Puxe a alavanca (4) para cima e desloque o banco para a frente ou para trás até obter a posição desejada e solte a alavanca. Tentar deslocar o banco para certificar-se de que esteja travado.

5 - Manopla de ajuste da posicão do encosto

Regule a posicão do banco antes de colocar o veículo em movimento.

Banco do motorista com suspensão a ar

Page 9: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

7Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

Basculamento da cabina

– Se a cabina não estiver devidamente apoiada, poderá cair, causando sérios danos pessoais.– Nunca trabalhe sob a cabina antes de certificar-se de que o braço de sustentação esteja firmemente travado.– O braço de sustentação estará devidamente travado somente quando o pino da haste do limitador da cabina estiver encaixado no oblongo, não permitindo sua movimentação (veja figura ao lado).

• Abra a fechadura da trava da cabina, com a chave de partida.• Puxe firmemente a alavanca (1) e simultaneamente empurre a alavanca (2).• Remova a chave da fechadura.• Empurre a cabine até o braço de sustentação ficar totalmente esticado.

Para evitar danos pessoais ou avarias ao caminhão, assegure-se de que as portas estejam fechadas. Do contrário, ao bascular a cabina a porta poderá se abrir acidentalmente e causar danos físicos a qualquer pessoa posicionada num raio próximo, ou ainda danificar a porta.

Antes de bascular a cabina:– Prenda ou retire todos os objetos soltos em seu interior.– Certifique-se de que a área à frente da cabina esteja livre.– Certifique-se de que a alavanca de mudança esteja em NEUTRO.

Page 10: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

8

Antes de retornar a cabina à posição normal, assegure-se de que a área abaixo esteja livre, que todas as ferramentas utilizadas foram retiradas e que todos os componentes removidos foram devidamente substituídos. Certifique-se também de que a alavanca de mudança esteja em neutro (ponto-morto).

• Empurre levemente a cabina para cima.• Puxe a alça do braço de sustentação para trás.• Abaixe a cabina cuidadosamente e com firmeza, para que fique totalmente travada no trinco traseiro.• Gire a chave para travar a cabine e remova-a.

Retorno da cabine

A cabine estará devidamente travada somente quando a chave de trava for removida e o trinco não se soltar ao puxar a alavanca manual externa.

Se após abaixar a cabina, o alarme sonoro continuar soando e a luz de aviso permanecer acesa, bascule a cabina e, a seguir, repita as operação acima para baixá-la. Se o problema persistir, contate um Concessionário Autorizado Volkswagen.

Alarme de trava da cabina

Page 11: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 9

Painel de instrumentos

1 - Conta-giros (Tacômetro) 2 - Luzes de aviso 3 - Indicador da pressão do ar dos freios 4 - Indicador da temperatura do líquido de arrefecimento 5 - Interruptor do freio motor

6 - Interruptor da luz de emergência 7 - Indicador do nível de combustível 8 - Indicador da pressão do óleo do motor 9 - Velocímetro10 - Hodômetro parcial, total e relógio

2 - Conhecer os instrumentos do painel

É importante conhecer todas as funções dos instrumentos do painel e os comandos disponíveis, para o seu correto manuseio e acionamento.

Cada tipo de veículo possui características próprias de operação, porém alguns instrumentos possuem interpretações padronizadas.

Exemplo:

a - Tacômetro (conta-giros)

Os motores diesel, em geral, apresentam seu melhor desempenho na rotação de torque máximo. Deve-se, portanto, operar o veículo observando no tacômetro o regime de trabalho do motor, evitando trabalhar nas rotações abaixo da faixa de torque máximo, ou na máxima rotação, forçando o motor.

b - Velocímetro e hodômetro

Neste instrumento são controlados a velocidade momentânea do veículo, bem como o total de quilômetros percorridos. Este último dado deve ser usado para controlar os períodos de manutenção preventiva.

c - Manômetro do sistema de freios

Com ligações independentes para cada circuito - dianteiro e traseiro - o manômetro do sistema de freios é importante instrumento auxiliar do motorista e pode evitar transtornos maiores, pois permite a identificação da ocorrência de avaria no sistema.

d - Luzes de advertência

São as lâmpadas indicadoras da pressão de óleo, farol alto, carga da bateria, freio de estacionamento, etc. São comuns à grande maioria dos veículos automotores e devem merecer a atenção do usuário, pois estão controlando circuitos ou sistemas chaves na operação do equipamento.

Page 12: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

10

Difusor de ar

Interruptor das luzes

Alavanca de comando da luz de direção

(setas) e farol alto

Painel de instrumentos

Ventilação da cabina

Alavanca de comando do limpador e

lavador do pára-brisa

Porta-objetos

Conjunto de interruptores

Porta-copo

Acesso ao reservatório de fluido da

embreagem

Porta-luvas

Acesso à caixa de fusíveis e relés

Instrumentos e comandos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Porta-mapas

Tacógrafo eletrônico (de gaveta)

Previsão para instalação de rádio

Controles de ventilação interna, aquecimento

e ar-condicionado

Cinzeiro com acendedor de cigarros e tomada

para ligação de equipamentos elétricos de

12 volts

Alavanca do freio de estacionamento do

semi-reboque (manetim)

Alavanca do freio de estacionamento do trator

Interruptor de partida

Acesso ao reservatório de água do lavador do

pára-brisa

Acionador da buzina

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Page 13: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 11

Baixo nível de líquido no sistemade arrefecimento

Luzes de aviso e alarme sonoro

Símbolo Indicação

Farol alto acionado (azul)

Super aquecimento do motorTeste: acende-se ao girar a chave na posição Ligado, apagando-se 6 segundos depois

Teste: acende-se ao girar a chave na posição Ligado, apagando-se 6 segundos depois (se o nível de água no reservatório de expansão estiver normal)

Teste: acende-se ao girar a chave na posição Ligado, apagando-se após o motor entrar em funcionamento (se o sistema de carga estiver funcionando perfeitamente)

Falta de carga na bateria

Freio de estacionamento acionadoIndica que o freio de estacionamento está aplicado àsrodas traseiras

Indica que o freio motor está aplicado; ao se pisar nopedal do acelerador ou da embreagem, desativa-se momentaneamente o sistema

Luz de direção esquerda

Baixa pressão do óleo motorTeste: acende-se ao girar a partida para a posição Ligado

Baixa pressão do ar no sistema de freio

Acende-se caso a pressão do ar caia abaixo de 4,5 bar(441 kPa)

Teste: acende-se enquanto o motor de partida estiver em funcionamento. Acende-se ao girar a chave de partida para a posição Ligado, se a cabina estiver destravada

Luz de direção direita

Nota: Ao ligar a chave de contato, efetue o teste das luzes de advertência do painel de instrumentos, conforme descrito na tabela.

Observação

Presença de água no combustível

Bloqueio entre eixos

Partida a frio

Cabina dastravada

Filtro de ar obstruído

Freio motor acionado

Indica a necessidade de drenagem dos filtros de combustível

Indica que o bloqueio entre os diferenciais está acionado(somente caminhões 6x4)

Não aplicado

Indica que o elemento do filtro de ar deve sersubstituído

Duplo H Indica que a transmissão está selecionada no 1º H

Page 14: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

12

Indicador do nível de combustível

Evite o esgotamento total do combustível no reservatório, pois, se isso ocorrer, entrará ar na tubulação de combustível, o que implica na sangria no sistema.

A quantidade de combustível na reserva é de aproximadamente 20 litros.

É recomendável que o tanque de combustível seja completado ao final do dia para evitar que com a queda da temperatura durante a noite, haja condensação da umidade do ar e formação de água em excesso no tanque.

Indicador de pressão de ar (manômetro)

São dois ponteiros, que indicam a pressão de ar no sistema de freio (dianteiro e traseiro). Quandoalgum dos ponteiros, atingir a faixa vermelha, a luz de advertência se acenderá e o alarme sonoro será acionado.

Painel de instrumentos

0

1/1

1/2

66

8822

44

101000

barbar

Page 15: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 13

Indicador de pressão de óleo do motor

Indica pressão de óleo da lubrificação do motor.Quando o ponteiro atingir a faixa vermelha, a luzde advertência se acenderá e o alarme sonoroserá acionado.

Conta-giros (tacômetro)

Faixa verde (A)Faixa de maior torque e menor consumo, ou seja,melhor desempenho com economia. Procure dirigir o maior tempo possível nesta faixa.

Trocas de marcha (B)Nas trocas de marcha, acelere até o ponteiro atingir o início da faixa listrada para que, ao fazer a troca, a rotação do motor não caia abaixo da faixa verde.

Faixa de advertência (C)Indica que o motor está entrando em rotação excessiva.

Faixa vermelha (D)Indica rotação excessiva do motor, o que pode causar danos. Nunca ultrapasse a faixa vermelha.

Indicador de temperatura

Indica a temperatura da água do sistema dearrefecimento do motor. Quando o ponteiroatinge a faixa vermelha, a luz de advertência seacende e o alarme sonoro é acionado.

C

A B

C

D

Page 16: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

14

Controles de ventilação - Ar-condicionado

A - Regulador de temperatura • Girando no sentido horário aumenta a temperatura e diminui no sentido contrário • Posicione o seletor na temperatura desejada

B - Comando do ventilador

C - Comando de distribuição do ar no interior da cabina

D - Interruptor do reciclo do ar da cabina

E - Comando do ar-condicionado

Page 17: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

15Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

Parada do motor

Antes de parar o motor, deixe-o trabalhando em marcha-lenta por um minuto.Este procedimento garante a lubrificação dos mancais do turbocompressor, até que sua rotação diminua e, ao mesmo tempo, permite que a alta temperatura gerada no turbocompressor seja dissipada através do óleo lubrificante.

Nunca dê a partida ou deixe o motor em funcionamento numa área fechada ou não ventilada.Os gases de axaustão do motor contêm monóxido de carbono, que é um gás incolor e inodoro, mas que poderá ser fatal se for inalado por tempo prolongado.

Partida do motor

Interruptor de partida

A partida do motor só é possível com o freio de estacionamento aplicado, e com o pedal da embreagem acionada até o fim de curso.

Page 18: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

16

Dicas: O que inspecionar após a utilização do veículo.

Algumas situações notadas no encerramento de um dia de trabalho, poderão evitar surpresas desagradáveis para o início da jornada seguinte.

Assim sendo, o encerramento de uma jornada de trabalho também exige uma inspeção, tal comoocorreu no início do dia.

O que deve ser inspecionado:

1 - Abastecimento do veículo Os motores do ciclo diesel funcionam com retorno de combustível. Após circular pelo sistema de injeção, o combustível retorna ao tanque, aquecido, criando vapores no reservatório.

A condensação desses vapores pode causar sérios danos aos componentes do sistema de injeção. Uma forma de eliminá-los é abastecer o veículo ao final dos trabalhos.

2 - Pneus Examine seu estado quanto a cortes, pedras, vazamentos, etc.

3 - Luzes Examine o bom funcionamento dos faróis, luzes direcionais, lanternas e luzes de freio.

4 - Vazamentos Examine o veículo em geral e, principalmente, o sistema de freios, quanto a possíveis vazamentos.

Assim sendo, além das inspeções diárias antes e após o uso, deve-se proceder também as manutenções periódicas.

Estas devem ser efetuadas segundo o regime de trabalho de cada veículo, realizando:

• Drenagem dos filtros de combustível;

• Limpeza do filtro de ar;

• Verificação da tensão e estado da correia do ventilador/alternador;

• Troca de óleo lubrificante (motor/transmissão);

• Lubrificação das buchas da suspensão, das juntas universais da árvore da transmissão, buchas do garfo de embreagem, etc.

5 - Reservatórios de ar Drene os reservatórios de ar comprimido do sistema de freios.

A vida útil, bem como o bom desempenho de um veículo dependem diretamente dos cuidados que lhe são dispensados.

Page 19: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

17Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

6 - Reservatório úmido

Verifique se o dreno do reservatório úmido do seu caminhão é do tipo manual (que possui um cabo ligando a válvula de dreno). Em caso afirmativo o reservatório deverá ser drenado diariamente.Puxe o cabo lateralmente e mantenha puxado, até que o ar saia livre de água e impurezas.

Este reservatório possui uma válvula para a conexão de uma mangueira para enchimento de pneu e limpeza do veículo com ar comprimido.

Page 20: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

18

Tacógrafo eletrônico

1 - Visor Com o veículo em movimento é exibido o visor básico. Para os ajustes, o veículo deve estar Parado e a chave de partida na posição Ligado.

A cor e a intensidade luminosa do visor são propositadamente baixos, com a finalidade de evitar que o motorista consulte o visor com o veículo em movimento.

2 - Teclas de ajuste da hora e indicação das mensagens de erro

3 - Tecla de Menu Para ajuste da hora e identificação de falhas no sistema. Usada em conjunto com as teclas

4 - Gaveta do pacote de diagramas

5 - Tecla de seleção do motorista Permite a inclusão de até três motoristas.

6 - Tecla para abrir a gaveta A gaveta abre somente se o veículo estiver Parado e a chave de partida na posição Ligado.

Símbolos que aparecem no visor

= Veículo em movimento (aparece logo que o veículo entra em movimento).

= Indica que o pacote de diagramas está instalado no tacógrafo.

= Indica falha na operação do tacógrafo, ou em alguns dos seus componentes.

= Indica qual motorista está conduzindo o veículo (1, 2 ou 3).

Page 21: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 19

Descrição do disco diagrama

Além da leitura direta também é possível uma avaliação precisa dos dados registrados.

1 - Escala horária externa.

2 - Marcador de abertura: toda abertura da gaveta é registrada no disco diagrama.

3 - Indicação de velocidade em km/h.

4 - Registro do tempo de trabalho.

5 - Registros no campo central do disco diagrama: local reservado para registro manual do nome do motorista, número da placa do veículo, data do ínicio da operação, quilometragem inicial e final ao término da viagem, conforme exigência dos dispositivos legais e formar a base para posterior avaliação do disco.

6 - Encaixe do pacote de diagramas: abertura para inserção no suporte do relógio.

7 - Distância percorrida: a linha grafada em diagonal, e compreendida entre a primeira e a quarta linha tracejada, corresponde a cinco quilômetros de distância percorrida.

8 - Abertura de transição: a abertura entre as 24:00 horas e 0:00 horas, permite a transição ininterrupta do registro para o diagrama do dia seguinte.

Page 22: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

20

Acesso à cabina

O acesso à cabina é facilitado pelo uso de duas alças, sendo uma na coluna da porta e a outra no assoalho. Inicie o movimento de subida usando o pé do lado do veículo em que você se encontrar.

Exemplo:

Lado esquerdo do veículo (lado do motorista), inicie a subida com o pé esquerdo.

Evite usar o volante como apoio ao acesso à cabina, pois poderá causar danos aos controles localizados na coluna, ou ao mecanismo de direção.

Page 23: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

21Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus

O sofá-cama é armado a partir do rebatimento do encosto do banco do acompanhante para trás.

Sofá-cama

• Puxe a alavanca frontal do banco do passageiro (1) para a direita e mova o banco para a frente até travar;

• Retire o prolongador do encosto; do banco do passageiro;

• Coloque o prolongador do encosto no suporte apropriado, atrás do banco;

Page 24: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

22

• Puxe a alavanca (2) para cima e recline totalmente o encosto, até formar a cama;

• Coloque o banco do motorista totalmente para trás;

• Deite no sofá-cama com a cabeça voltada para o lado da porta do passageiro;

• Para desarmar o sofá-cama proceda na ordem inversa.

Page 25: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 23

Operação da caixa de mudanças ZF 16S

Nesse capítulo demonstraremos os procedimentos necessários para que você obtenha o máximorendimento dos caminhões VW equipados com caixa de mudanças ZF 16S, com maior facilidade e conforto.

Os caminhões VW 18-310 Titan Tractor estão equipados com a caixa de mudanças ZF 16S-1650, deaplicação estradeira, com 16 marchas à frente, e 2 marchas a ré.

Troca de 16 marchas (8+8)

A caixa de mudanças 16S-1650 no sistema Duplo Htem todas as marchas à frente e à ré representadasno diagrama existente na parte superior da manopla.No diagrama ao lado estão bem definidas as posições de Neutro (ponto morto), 3ª e 4ª marchas(1º H) e 5ª e 6ª marchas (2º H).

Mudança de H

• Na mudança do 1º H para o 2º H – colocar em ponto morto e dar um leve golpe na alavanca de mudança de marchas para a direita.• Na mudança do 2º H para o 1º H – colocar em ponto morto e dar um leve golpe na alavanca de mudança de marchas para a esquerda.

No painel de instrumentos esta luz de aviso indica que a alavanca de mudança de marchas está no 1º H.

Page 26: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

24

Engate das marchas

Marchas do 1º H

• 1ª e 2ª marchas – com a alavanca em ponto morto, desloque-a para a esquerda até vencer o esforço da mola e empurre-a para a frente para o engate da 1ª marcha ou puxe-a para trás para o engate da 2ª marcha.• 3ª e 4ª marchas – com a alavanca em ponto-morto, simplesmente empurre-a para frente, para o engate da 3ª marcha ou puxe-a para trás para o engate da 4ª marcha.

Engate da ré

Empurre a alavanca de mudança de marchas totalmente para a esquerda até o batente posicionador e, ao sentir o batente, puxe a alavanca para trás.A marcha a ré também possui 2 relações de redução: ré alta e ré baixa.

Marchas do 2º H

• 5ª e 6ª marchas – com a alavanca em ponto morto, simplesmente empurre-a para frente, para o engate da 5ª marcha ou puxe-a para trás para o engate da 6ª marcha.• 7ª e 8ª marchas – com a alavanca em ponto morto, empurre-a totalmente para a direita até o batente e, empurre-a para frente para o engate da 7ª marcha ou puxe-a para trás para o engate da 8ª marcha.

Page 27: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 25

Botão seletor

Para todas as marchas haverá sempre uma marcha intermediária. Com o botão seletor da manopla para cima, selecionamos as marchas altas e para baixo as marchas baixas.

As marchas intermediárias são engatadas pré-selecionando o botão seletor da manopla e são liberadas somente quando o pedal da embreagem é apertado até o fim de curso.

Mudanças ascendentes

De baixa para alta na mesma marcha

Ligar o botão seletor para cima e sem desengatar a marcha atual, apertar o pedal da embreagem até o final do curso.

De uma marcha alta para a marcha baixa superior

Ligar o botão seletor para baixo, apertar o pedal da embreagem e engatar a marcha superior.

Ao passar da 4ª A para a 5ª B mudardo 1º H para o 2º H.

Mudanças descendentes

De alta para baixa na mesma marcha

Ligar o botão seletor para baixo e, sem desengatar a marcha atual, apertar o pedal da embreagem até ofinal do curso.

De uma marcha baixa para a marcha alta inferior

Ligar o botão seletor para cima, apertar o pedal daembreagem e, engatar a marcha inferior.

A

B

Ao passar da 5ª B para a 4ª A mudardo 2º H para o 1º H.

Page 28: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

26

Freio motor

A utilização correta do freio motor aumenta o poder de frenagem do motor e reduz o desgaste das guarnições de freio.O freio motor é do tipo eletropneumático, comandado por meio de interruptor, localizado no painel de instrumentos. Este interruptor comanda uma borboleta existente na saída do coletor de escapamento. O freio motor deve ser utilizado, principalmente, em longos declives, a fim de controlar a velocidade do caminhão e poupar as guarnições de freio.

Para fazer atuar o freio motor, acione o interruptor localizado do painel de instrumentos. Nesta condição, sempre que os pedais do acelerador e da embreagem estiverem livres, o freio motor atuará automaticamente.

Dois sensores, localizados nos pedais do acelerador e da embreagem, desligam automaticamente o freio motor, caso um desses pedais seja acionado.

Recomenda-se manter o interruptor de comando do freio motor ligado, sempre que o veículo estiver em movimento, desligando-o somente quando o veículo estiver parado.

A utilização de banguela (trafegar em declives com a alavanca de mudança de marchas em neutro, ou com o pedal da embreagem pressionado) é um procedimento perigoso e ilegal. Em tais condições, o veículo pode atingir velocidades acima daquela para a qual foram projetados os sistemas de freios, suspensão, direção, rodas e pneus, podendo causar acidentes e/ou danos ao veículo. Além disto, em tal velocidade, o motor va¡ exceder a rotação governada no momento em que é desaplicado o pedal da embreagem, ou que uma marcha seja engatada, o que pode causar graves danos ao motor.

Page 29: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 27

– Antes de liberar o freio manualmente, calce as rodas do veículo para evitar movimento acidental.

– Nunca opere o caminhão com o freio liberado manualmente.

– Somente libere a mola do freio de estacionamento para fins de rebocamento do veículo.

Liberação manual do freio de estacionamento

Para movimentar um veículo imobilizado pelofreio de mola, devido à perda da pressão de arno sistema de freio, gire o parafuso de recuo no sentido horário, até liberar a roda. Proceda da mesma forma nas duas rodas traseiras.

Num declive, desça sempre com a marcha engrenada, utilizando a mesma que seria utilizada para vencer o mesmo trecho na subida. Observe otacômetro e, se a rotação estiver acima da admissível, auxilie com o freio de serviço e freio motor, nunca permitindo que o motor ultrapasse amáxima rotações do motor (rotação de potência máxima).

Em declives longos, nunca aplique o freio continuamente por longos períodos, pois isto leva ao superaquecimento das lonas, o que diminui suacapacidade de frenagem.

Nunca utilize marcha neutra (ponto morto) para conduzir o veículo em declive (banguela).A utilização da banguela é contravenção prevista no Código Nacional de Trânsito, devido às graves implicações à segurança.

Page 30: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

28

Distribuição da carga

A distribuição do peso da carroçaria e da carga sobre o caminhão é de extrema importância para

a vida útil do chassi e seus componentes (eixos, molas, amortecedores, longarinas, rodas, pneus

e rolamentos).

Não ultrapasse a carga máxima recomendada nas especificações.

A correta localização da carroceria é de fundamental importância para uma distribuição perfeita da

carga.

A seta indica o ponto ideal, onde se deve concentrar o peso da carga.

Certifique-se de que a distribuição da carga seja uniforme sobre todo o comprimento da carroceria.

No caso de volumes pequenos de muito peso, o centro dos mesmos devem ficar localizado próximo

ao eixo traseiro, porém um pouco a frente do mesmo.

Page 31: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 29

Roda sobressaltante

Remova as porcas de fixação da roda sobressalente. Utilize a chave de roda do caminhão.

Solte lentamente a roda até que encoste no chão.

Remova o suporte de dentro da roda.

Para instalar inverta a operação. Certifique-se de apertar as porcas de fixação da roda no suporte.

Instalação

Gire levemente o eixo do suporte no sentido horário, o suficiente para destravar a catraca.

Page 32: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

30

Desacoplamento da carreta

Sempre esvazie o bolsão pneumático antesde desacoplar a carreta.Do contrário, ao tirar a carga da quinta roda,a ação da mola dos bolsões pneumáticosfará as rodas traseiras saírem do chão bruscamente e o chassis irá se chocar contra a carreta

Após desacoplar o cavalo, encha novamente o bolsão. Pare o veículo, empurre a válvula do bolsão pneumáticocontra o chassi e aguarde até que obolsão esteja cheio de ar para sair como veículo.

• Pare o veículo em local plano e firme, aplique o freio de estacionamento e calce as rodas do

semi-reboque;

• Baixe os pés de apoio do semi-reboque;

• Desacople os bocais de engate pneumático e a tomada elétrica;

• Destrave a quinta roda.

1 - Posição para encher o bolsão

2 - Posição para esvaziar o bolsão

• Puxe a válvula do bolsão pneumático e aguarde o esvaziamento;

• Saia com o cavalo.

Page 33: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 31

Bolsões de ar

Inspeção do bolsão

Rampa-guia para semi-reboque

Inspecione visualmente os bolsões verificando a ocorrência de sinais de desgaste irregular. Este

desgaste irregular se não corrigido, através de limpeza, poderá provocar um rápido rompimento da

borracha.

Limpeza da base metálica

Periodicamente inspecione visualmente a base metálica da bolsa. O acúmulo de resíduos provoca um

processo de desgaste da bolsa por abrasão.

Limpe a base com uma escova utilizando água e sabão neutro.

lento

A rampa-guia facilita o engate da carreta na quinta roda.

Não utilize solventes ou produtos químicos que possam afetar a borracha.É recomendável erguer o veículo para expor totalmente a base para a limpeza.

– A rampa-guia não pode ser utilizada com quinta roda baixa (172 mm), pois o pino rei não irá engatar na quinta roda e pode causar acidente no momento do acoplamento;

– Mantenha uma altura segura entre a carreta e a rampa de acesso no momento do acoplamento.

Page 34: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

32

Semi-reboque

Freio do semi-reboque (manetim)

Desacoplamento do semi-reboque

– Não use o manetim como freio de estacionamento;– Acione o manequim antes de aplicar o freio de serviço (freio de pedal), a fim de evitar o efeito "L" do semi-reboque sobre o trator.

Para prevenir acidentes o conjunto deveráestar estacionado em terreno plano e firmee com as rodas do semi-reboque firmementecalçadas.

O manetim atua somente nos freios de serviço do semi-reboque, independente dos freios de serviço e estacionamento do trator.

A sua utilização em descidas, principalmente em pisos de pouca aderência garante o alinhamento doconjunto trator/semi-reboque evitando o efeito "L" do semi-reboque.

1 - Estacione em terreno plano, aplique o freio de estacionamento e calce as rodas do semi-reboque.

2 - Baixe os pés de apoio.

3 - Desacople os bocais de engate pneumáticos e a tomada elétrica.

Page 35: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 33

4 - Desloque a trava para cima.

5 - Puxe a alavanca para fora.

6 - Trave a alavanca.

7 - Libere o freio de estacionamento e saia com o trator.

Page 36: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

34

Acoplamento do semi-reboque

Para prevenir acidentes o acoplamento do veículo de tração ao semi-reboque deverá ser feito em terreno firme e plano.O semi-reboque deverá estar com as rodasfirmemente calçadas para evitar que se movimente no momento do acoplamento.

1 - Aproxime o veículo de tração do semi-reboque e alinhe o pino-rei com a quinta roda.

2 - Posicione a quinta roda plana.

3 - Regule a altura do semi-reboque de modo a que a mesa do pino-rei fique aproximadamente 50 mm mais baixa do que a base superior da quinta-roda.

Page 37: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 35

4 - Desloque a trava para cima.

5 - Puxe a alavanca para fora e deixe-a armada.

6 - Acople os bocais de engate pneumático e a tomada elétrica.

7 - Com o freio do semi-reboque (manetim) acionado, faça o acoplamento recuando o trator e, o mecanismo travará automaticamente.

8 - Inspecione o correto travamento do pino-rei e quinta roda (a trava deve estar para baixo, como mostrado na ilustração do item 4)

9 - Levante os pés de apoio e remova os calços das rodas.

Antes de sair com o veículo

Verifique o funcionamento das luzes e do freio.

Page 38: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

36

Pára-lama traseiro

5ª Roda

Posicionamento da 5ª roda

Cabo de alimentação elétrica do semi-reboque

Sempre que remover a parte superior do pára-lama guarde-a na carroceria e reinstale as porcas defixação, evitando que o cabo se parta e a porca seja perdida.

As porcas de fixação da mesa da 5ª roda (1) são do tipo autotravantes, com trava de nylon e devem ser substituídas a cada 3 desmontagens da mesa.O torque de aperto da porca é de 500 Nm.

A parte superior do pára-lama traseiro do trator é removível a fim de evitar o contato do pneu como pára-lama em estradas ou acessos não pavimentados, podendo danificá-lo.

A roda é originalmente montada no veículo, na distância de 540 mm do eixo traseiro.

Esta distância pode ser alterada utilizando-se asfurações no suporte de fixação da mesa da 5ª roda.Isto pode ser feito desde que sejam respeitadosos limites de carga por eixo e o comprimento totaldo veículo (cavalo e semi-reboque). Caso a 5ª rodaseja deslocada para a frente deve-se cuidar para que o semi-reboque não esbarre nos componentesatrás da cabina.

Por razões de segurança anti-roubo, recomenda-seque o cabo de alimentação elétrica do semi-reboqueseja guardado no interior da cabina quando o semi-reboque não estiver acoplado ao trator.

Page 39: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Treinamento - Assistência Técnica - Caminhões e Ônibus 37

Evite o esgotamento total do combustível no reservatório. Caso isto ocorra, entrará ar na tubulação sendo necessário fazer a sangria do sistema.

Tanque de combustível de alumínio

O tanque de combustível tem capacidade para 480 .

A quantidade de combustível na reserva é de 40,0 aproximadamente.

É recomendável completar o tanque de combustível ao final do dia para evitar que, com a queda de temperatura durante a noite, haja condensação da umidade do ar e formação de água no tanque.

Page 40: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

Anotações

Page 41: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.

"A reprodução ou transcrição total ou parcial deste material é proibida, salvo expressa autorização por escrito da Volkswagen do Brasil Ltda. "

As informações contidas nesta apostila são exclusivamente para efeito de treinamento do pessoal da rede, estando sujeitas a alterações sem prévio aviso.

Page 42: APRESENTAÇÃO - vwcco.com.br filee operação dos caminhões VW, ... o óleo lubrificante dos motores ... Verificar se a pressão corresponde ao especificado na tabela do fabricante.