Apresentação1 (2)

33
Nossas Fazendas Contam Nossas Fazendas Contam Histórias Histórias

Transcript of Apresentação1 (2)

Nossas Fazendas Contam Nossas Fazendas Contam HistóriasHistórias

Fazenda UniãoFazenda União

Tudo começou com Capitão José Alves que era mineiro de lima Duarte e foi antigo dono da fazenda Santa Inês Herdada de seu tio , o Capitão veio para Miracema pois não havia aceitado a idéia do segundo casamento de sua mãe . o capitão tinha um padrinho o político José Carlos Moreira com quem juntou recursos e se transferiu para Miracema comprando um amealhado de terras e formou a fazenda união , nessa época foi o auge da fazenda onde 70 famílias de colonos estavam morando , mas , em função de uma divida hipotecaria em 1892 com Banco do Brasil a fazenda foi penhorada com todas suas benfeitorias , no mesmo ano no mês de Dezembro a fazendo foi vendida para Jose Alves Cyrino e José tavares Paes e suas esposas D. Engracia Guimarães Cyrino e D. Teresa Tavares Paes .

José era um homem muito interessado pelo o crescimento de Miracema , um homem empreendedor que contribuiu financeiramente para a construção da primeira escola do nosso município Grupo escolar Doutor Ferreira da luz .

A fazenda união grande produtora de café produziu comprovado no livro de exportações entre 1928 e 1931 uma quantidade de 25.729 sacas . José Cyrino teve doze , José Alves Cyrino Junior acabou por herdar a Herança junto com uma irmão , esse deixou a fazenda para seus filhos José Everardo Figueira Cyrino Junior e Maria Célia Cyrino AssumpçãoE por um tempo foi extraido e exportado granito da fazenda , um tempo depois com a morte de José Everardo Figueira Cyrino Junior a fazenda foi vendida para o comerciante Alexandre Tolentino . Curiosidade com com a morte de José Everardo Figueira Cyrino Junior uma figueira enorme morreu uma semana após , era a sua árvore predileta.

Fazenda Cachoeira Fazenda Cachoeira

A fazenda foi fundada por Capitão Manoel Felisberto Pereira da Silva a A fazenda foi fundada por Capitão Manoel Felisberto Pereira da Silva a propriedade foi registrada em 22 de julho de 1855, na Paróquia de Santo Antônio propriedade foi registrada em 22 de julho de 1855, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua com um primeiro nome de Cachoeira da Laje. O capitão veio para de Pádua com um primeiro nome de Cachoeira da Laje. O capitão veio para Santo Antônio dos Brotos ( Miracema) com sua esposa Dª Ana Umbelina Santo Antônio dos Brotos ( Miracema) com sua esposa Dª Ana Umbelina Gomes Alvim e filhos saio de uma província Cartas Altas da Noruega localizada Gomes Alvim e filhos saio de uma província Cartas Altas da Noruega localizada em Minas Gerais . Quando ele veio a falecer deixou a fazenda para seu filho em Minas Gerais . Quando ele veio a falecer deixou a fazenda para seu filho Comendador Francisco Procópio de Alvim e Silva , que era conhecido como Comendador Francisco Procópio de Alvim e Silva , que era conhecido como Capitão Perico que faleceu em 5 de julho de 1892 , mas antes tomou Capitão Perico que faleceu em 5 de julho de 1892 , mas antes tomou conhecimento de que Joaquim José da Silva Bastos estava usufruindo de sua conhecimento de que Joaquim José da Silva Bastos estava usufruindo de sua propriedade e foi até o local para expulsa-lo , quando chegou viu que no local propriedade e foi até o local para expulsa-lo , quando chegou viu que no local havia uma grande fartura e organização imensa e acabou deixando o ficar desde havia uma grande fartura e organização imensa e acabou deixando o ficar desde que empregasse a produção . Com o tempo Capitão Perico resolveu casar sua que empregasse a produção . Com o tempo Capitão Perico resolveu casar sua irmã Bárbara com Joaquim José que se casaram sem nunca terem se falado. Na irmã Bárbara com Joaquim José que se casaram sem nunca terem se falado. Na partilha a Fazenda da Cachoeira coube a Nilo Garcia Bastos, que posteriormente partilha a Fazenda da Cachoeira coube a Nilo Garcia Bastos, que posteriormente a vendeu para seu irmão Cícero Garcia Bastos que após uma reforma, ali passou a vendeu para seu irmão Cícero Garcia Bastos que após uma reforma, ali passou a residir.A fazenda, atualmente é propriedade de Gislene Bastos de Oliveira, que a residir.A fazenda, atualmente é propriedade de Gislene Bastos de Oliveira, que tem a preocupação de mantê-la conservada e de passar para as gerações futuras a tem a preocupação de mantê-la conservada e de passar para as gerações futuras a memória da família Bastos.memória da família Bastos.

ObjetivosObjetivos

Passar informações sobre o passado da Passar informações sobre o passado da

nossas fazendas tentando abrir os olhos das nossas fazendas tentando abrir os olhos das pessoas para a cultura localpessoas para a cultura local

Causar o entendimento dos ouvintes sobre a Causar o entendimento dos ouvintes sobre a informação passada abrindo o seus olhos ao informação passada abrindo o seus olhos ao ouro cultural existente na nossa regiãoouro cultural existente na nossa região

Proposta da dupla Proposta da dupla

Proposta Proposta Causar uma duvida nas pessoas sobre o seu Causar uma duvida nas pessoas sobre o seu

passado , sua origem familiar .passado , sua origem familiar .

Pesquisa de CampoPesquisa de Campo

Importância do projeto : Trazer a tona a nossa Importância do projeto : Trazer a tona a nossa cultura que estava esquecida . cultura que estava esquecida .

Realizado por : Christopher Orçay e Paulo Victor Realizado por : Christopher Orçay e Paulo Victor Lomba .Lomba .

Orientadores: Julio Gralha , Nanci OliveiraOrientadores: Julio Gralha , Nanci Oliveira

Co-orientadora: Sandra Azevedo Co-orientadora: Sandra Azevedo

Pessoas que ajudaram : Victor Cyrino , Gabriel Cyrino Pessoas que ajudaram : Victor Cyrino , Gabriel Cyrino , José Junior Guimarães, Heitor Luiz Barbosa , José Junior Guimarães, Heitor Luiz Barbosa Bastos, Carlos Augusto Barbosa Pacheco de Bastos, Carlos Augusto Barbosa Pacheco de Mello,Todos os Jovens Talentos e D. Sandra Mello,Todos os Jovens Talentos e D. Sandra AzevedoAzevedo