Apresentação1 campo elétrico

12
Resumo de física: Campo elétrico O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

Transcript of Apresentação1 campo elétrico

Page 1: Apresentação1 campo elétrico

Resumo de física: Campo elétricoO campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

Page 2: Apresentação1 campo elétrico

A fórmula para se calcular a intensidade de um campo elétrico (E) é dada pela relação entre a força elétrica (F) e a carga de prova (q): 

E as unidades de campo elétrico se dão em:

Page 3: Apresentação1 campo elétrico

Vale notar que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova. Caso não haja interação com a carga, podemos dizer que o campo não existe naquele local.Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento. Observe a figura a seguir:

Page 4: Apresentação1 campo elétrico

Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação. Observe a figura abaixo:

Page 5: Apresentação1 campo elétrico

Vetor campo elétricoPor ser o Campo Elétrico um campo vetorial, temos associado a cada ponto do espaço um vetor Campo Elétrico, cuja definição é a seguinte:

É fácil perceber que a unidade para a medida de E será, no SI, o N/C. Pela definição, percebemos também que os vetores F e E possuem a mesma direção. O sentido será determinado pelo sinal da carga de prova: se a carga de prova for positiva (+), F e E terão o mesmo sentido, mas se a carga de prova for negativa (-), F e E terão sentidos contrários.

Page 6: Apresentação1 campo elétrico

FORÇAS ENTRE CARGAS

Define-se carga elétrica puntiforme como sendo um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que o separam de outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática. Consideremos duas cargas elétricas puntiformes q1e q2, separadas por uma distância d, conforme indica a figura:

Sabemos que se as cargas, sendo de mesmo sinal, sofrerão uma repulsão.

Sabemos que se as cargas, sendo de sinais contrários, sofrerão uma atração.

Page 7: Apresentação1 campo elétrico
Page 8: Apresentação1 campo elétrico

PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃOA força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras palavras, se uma carga está em presença de outras cargas elétricas, a força resultante sobre ela é a soma vetorial das forças exercidas por cada uma das cargas em separado.

Page 9: Apresentação1 campo elétrico
Page 10: Apresentação1 campo elétrico
Page 11: Apresentação1 campo elétrico
Page 12: Apresentação1 campo elétrico