Aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) … · X Semana de Extensão, Pesquisa e...

7
X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014 Aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) misturados a solos para viabilização de pavimentos de baixo custo Rosalvo Mário Nunes Miranda Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Eliana Maria Lisboa Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Larry Rivoire Junior Doutor Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Leticia Coradini Frantz Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa para aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) misturados a solos para viabilização de pavimentos de baixo custo. Para este trabalho foram escolhidos solos de duas ruas (Cristóvão de Mendonza e Lacy) não pavimentadas no município de Viamão/RS, em função deste local apresentar uma grande possibilidade de melhorias na sua infraestrutura. Tendo então como objetivo viabilizar o uso de RCC, os ensaios tecnológicos seguiram os procedimentos normalizados pela ABNT. 1 Introdução A indústria da construção civil é um dos setores que mais sofre influência na economia, no entanto é o que gera a maior quantidade de Resíduos da Construção Civil (RCC) assim como é a maior consumidora de

Transcript of Aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) … · X Semana de Extensão, Pesquisa e...

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

Aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) misturados a solos

para viabilização de pavimentos de baixo custo

Rosalvo Mário Nunes Miranda Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Eliana Maria Lisboa Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Larry Rivoire Junior Doutor Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected] Leticia Coradini Frantz Mestre Centro Universitário Ritter dos Reis [email protected]

Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa para aproveitamento de resíduos da construção civil (RCC) misturados a solos para viabilização de pavimentos de baixo custo. Para este trabalho foram escolhidos solos de duas ruas (Cristóvão de Mendonza e Lacy) não pavimentadas no município de Viamão/RS, em função deste local apresentar uma grande possibilidade de melhorias na sua infraestrutura. Tendo então como objetivo viabilizar o uso de RCC, os ensaios tecnológicos seguiram os procedimentos normalizados pela ABNT.

1 Introdução

A indústria da construção civil é um dos setores que mais sofre influência na economia, no entanto é o que gera a maior quantidade de Resíduos da Construção Civil (RCC) assim como é a maior consumidora de

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

recursos naturais, chegando a um percentual de 15 a 50% (JOHN, 2000 apud SILVA et al. 2011).

De acordo com Delongui (2012) ao longo dos últimos anos, é crescente

o número de pesquisadores que se dedicam a estudar métodos de reciclagem para diferentes tipos de resíduos. O mesmo acontece com os RCC. Embora a reciclagem dos RCC não seja algo novo, o processo vem sendo retomado amplamente nas últimas décadas, com o crescente aumento no custo dos materiais e com a elaboração de leis específicas acerca dos RCC e, principalmente, aos cuidados ambientais.

No Brasil existem pesquisas realizadas com o RCC, onde o maior objetivo é reutilizar este material e assim evitar o esgotamento de matéria-prima.

Delongui (2012) acrescenta que com o surgimento das leis sobre RCC, o setor da construção civil busca constantemente ações que conciliem produtividade com desenvolvimento sustentável. Evidencia ainda que para que isso aconteça, são necessárias mudanças culturais, no que tange a capacitação dos agentes envolvidos no processo construtivo (empreendedores, fornecedores, responsáveis técnicos, funcionários e órgãos públicos).

De acordo com Siqueira, Gusmão e Souza (2006 apud Silva et al., 2011) algumas destas pesquisas são destinadas ao uso do RCC como agregados em pavimentos, seja como agregado como reforço de subleito ou na sub-base, ou como também, em Leite (2007) apud Silva et al. (2011) que testou o RCC para pavimentação.

Motta (2005 apud Silva 2009) também estudou em laboratório as características físicas e o comportamento mecânico do agregado reciclado para uso nas camadas de sub-base, base e reforço de subleito em vias urbanas de baixo volume de trafego, chegando à conclusão que o agregado RCC apresenta propriedades físicas e mecânicas satisfatórias quando comparadas aos materiais tradicionais usados em pavimentação. 2 Objetivos

Considerando o acima exposto esse trabalho tem como objetivo pesquisar o aproveitamento de RCC misturados a solos para viabilização de pavimentos de baixo custo. Para esta pesquisa foram escolhidos solos de duas ruas (Cristóvão de Mendonza e Lacy) não pavimentadas no município de Viamão/RS, em função deste local apresentar uma grande possibilidade de

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

melhorias na sua infraestrutura. Os RCC foram provenientes do empreendimento Veríssimo, da Construtora Viver, localizado na rua Arnaldo Boher nº 253, Bairro Teresópolis, Porto Alegre/RS.

Como objetivos específicos tem-se a caracterização do solo através da realização dos seguintes ensaios: granulometria, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade.

Para determinação de densidade e teor de umidade ótimo serão realizados o ensaio de compactação – PROCTOR. Por fim pretende-se verificar a capacidade do suporte do solo por meio do ensaio de índice Suporte Califórnia (ISC) ou California Bearing Ratio (CBR). Estes ensaios caracterizam física e mecanicamente o solo, para avaliação da possibilidade da utilização como base e sub-base.

Outro objetivo específico é realizar os ensaios supramencionados com dois teores diferentes de RCC misturados as amostras de solos para verificação de ganho de resistência e consequente utilização em vias urbanas. 3 Metodologia

Foram coletadas amostras de solo no município de Viamão, conforme já mencionado e após elaborada a caracterização pedológica do local conforme bibliografia específica. As Figuras 1 e 2 mostram o local onde foi retirado o solo e a Figura 3 apresenta as amostras obtidas.

Figura 1: Local da amostra retirada na rua Cristóvão de Mendonza.

Figura 2: Local da amostra retirada na rua Lacy.

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

Figura 3. Amostras de solo

Essas amostras estão sendo ensaiadas no laboratório de mecânica dos

solos da UNIRITTER seguindo os procedimentos normatizados pela ABNT através das NBR 7181/84 para Análise Granulométrica, para a determinação do limite de Liquidez foi utilizada a NBR 6459(94), a NBR 7180(84) para a Determinação do Limite de Plasticidade, NBR 6457(86) para o ensaio de compactação e ensaio de caracterização, a NBR 7182(88) para o ensaio de compactação - PROCTOR, através das NBR 09895(87) foi determinado o índice de Suporte Califórnia (ISC) ou California Bearing Ratio (CBR) (Figuras 4, 5 e 6).

Figura 4: Ensaio de CBR. Figura 5: Extração do corpo de prova do ensaio CBR.

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

Figura 6: Ensaio de CBR (Medição da expansão).

Após essas atividades serão realizados novos ensaios com teores de

RCC acrescentados as amostras de solos para a verificação da possibilidade de melhorias na capacidade de suporte do solo.

4 Caracterização Pedológica

De acordo com Streck et al. (2008) as amostras de solos estão localizadas na Unidade de Mapeamento Camaquã, que é constituída por solos profundos, podzolizados com horizonte A proeminente, bruno escuro e franco arenoso e B bruno avermelhado a vermelho amarelado, argiloso. São solos bem drenados, derivados de granitos. Ao longo do perfil se observa a presença de grãos de quartzo no tamanho da fração cascalho.

De acordo com Brasil (1973) os solos das Unidades de Mapeamento Camaquã apresentam as seguintes características: material de origem - solos desenvolvidos a partir de granitos; o relevo ocorre em duas fases sendo ondulado e forte ondulado.

Este solo ocorre quase que totalmente na Encosta do Sudeste, mais precisamente nos municípios de Pelotas, Camaquã, Dom Feliciano, Tapes Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Encruzilhada, Barra do Ribeiro, São Jerônimo, Viamão, Porto Alegre e Alvorada.

A Figura 7 a seguir mostra o mapa de solos da região no qual foi retirada a amostra, para a elaboração do mesmo foi utilizado como base o mapa de solos da CPRM.

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

Figura 7: Mapa de solos da região.

Fonte: CPRM

5 Conclusões

Com a melhoria do solo natural misturado ao RCC, é possível a diminuição do consumo de materiais novos para a execução da via e também dar destinação ambientalmente adequada para os RCC.

Os resultados parciais obtidos conduzem ao entendimento de fatores que enriquecem o conhecimento dos solos que serão fundamentais para serem associados aos processos de melhorias na pavimentação.

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - SEPesq

Centro Universitário Ritter dos Reis

X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação SEPesq – 20 a 24 de outubro de 2014

A partir do resultado dos ensaios poderão ser realizadas investigações mais aprofundadas das vantagens que podem ser obtidas com a utilização do RCC misturado ao solo.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura. Levantamento de reconhecimento

dos solos do estado do Rio Grande do Sul. Recife: MA/DPP-AS/DRNR, 1973. 431p. (Boletim técnico, 30).

DELONGUI, Lucas. Caracterização e adequação dos resíduos da

construção civil produzidos no município de Santa Maria – RS para aplicação em pavimentação. Dissertação de Mestrado: UFSM, 2012. 220p.

SILVA, Cesar Augusto Rodrigues da. Estudo do agregado reciclado

de construção civil em misturas betuminosas para vias urbanas. 2009, XXV, 194f.

SILVA, Rebecca Carla França da; PROENÇA, Felipe Torres Tavares

Cerveira; MOURA, Sidney Fernades de Andrade; FUCALE, Stela Paulino; RABBANI, Emilia Kohlman. Análise das características físicas de bica corrida reciclada de Resíduos da Construção Civil (RCC) para uso em pavimentação. In: VI Encontro Nacional e IV Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis - Vitória – ES - BRASIL - 7 a 9 de setembro de 2011

STRECK, E.V.; KÄMPF, N.; DALMOLIN, R.S.D.; KLAMT, E.;

NASCIMENTO, P.C. do; SCHNEIDER, P.; GIASSON, E.; PINTO, L.F.S. Solos do Rio Grande do Sul. 2.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Emater/RS, 2008. 222p.