ARCIL'NFO 12

12
Gala de Reconhecimento No v . -Dez./14 - Ja n ./15 12

description

Boletim Informativo nº 12

Transcript of ARCIL'NFO 12

Page 1: ARCIL'NFO 12

Gala de Reconhecimento

Nov.-Dez./14 - Jan./15Nº 12

Page 2: ARCIL'NFO 12

Índice EditorialIniciamos mais um ano de trabalho na ARCIL.

Trata-se de um ano determinante para podermos alcançar os objectivos aos quais nos propusemos no Plano Estratégico para o triénio de 2014-2016, por isso, relembro aqui alguns dos seus princípios orientadores:

O Primeiro, a qualidade dos serviços, que nos deve lembrar que todos os dias teremos que ser melhores. Neste contexto, saliento os desafios

que nos irão ser apresentados em 2015 pelo Sistema de Gestão da Quali-dade. Estão previstos alguns passos de grande importância para a evolução da certificação de alguns serviços da ARCIL. O processo de certificação é con-siderado essencial, uma vez que implica o reconhecimento da qualidade dos produtos e serviços da ARCIL por entidades externas. No entanto, o mais importante é que estes processos impliquem uma verdadeira ampliação da qualidade daquilo que fazemos, colocando sempre como prioridade a satis-fação dos nossos utentes e clientes de produtos e serviços.

O segundo, a sustentabilidade. 2015 será um ano muito difícil, no entanto vislumbram-se muitas oportunidades de mudança. A prioridade para este ano é a revisão do modelo de gestão.

Os processos de mudança implicam uma atitude ativa de todos. Implicam repensar tudo o que fazemos, alterar as práticas menos eficazes, fazermos ainda melhor o que já fazemos bem. Para isso, teremos que redobrar es-forços no sentido da conclusão desta árdua, mas importante tarefa que é a de adoptar um conjunto de práticas de gestão que possibilitem atingir um modelo sustentável de funcionamento,

Por último, o trabalho em rede. Porque não estamos sozinhos, nem nunca trabalhámos sozinhos. No mês de Maio termina o projeto CLDS+, coorde-nado pela ARCIL. Deixo aqui um especial cumprimento à sua equipa, que acolhemos no último ano e que contribuiu para que a ARCIL reforçasse ainda mais os laços com a sua vasta rede de parceiros.

Para terminar, resta-me desejar um excelente ano a todos os colabora-dores, utentes e seus familiares.

Rui Miguel Correia RamosPresidente da Direção

Editorial 2

In Memoriam 3

Recursos Humanos 4

Saídas e Entradas 4

Aniversários 4

DAF 5

Magusto 5

Rancho Folclórico 5

III Festival de Folclore 5

CEPARCIL 6

Reunião de Trabalhadores 6

Magusto 6

Colónia de Férias SAD 6

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 7

Gala de Reconhecimento da ARCIL aos Parceiros 8

E Porque é Natal ... 10

Festas de Natal 10

Jantar do CEP 10Jantar da Formação Profissional 10

Passagem de Ano no Parque Carlos Reis 10

Angariação de Fundos do Lar Residencial 10

Breves 11

Teatro no CAO 11

As Aventuras da Camila 11

Projeto “Árvores de Natal” 11

Serões Solidários 11

Donativo da ANSELL 12

II Mostra ARCIL 12

Ação de Formação 12

CLDS+ 12

Certificação ES+ 12

Page 3: ARCIL'NFO 12

In Memoriam ...João Matos da Cruz faleceu no dia

18 de Janeiro com 85 anos. Engenheiro electro-mecânico de profissão, trabalhou no Laboratório Nacional de Engenharia Civil em Lisboa, foi Director da Fábrica do Papel do Prado da Lousã durante muitos anos, Vice-Presidente da Camara Municipal e foi Presidente do Conselho Fiscal da ARCIL

Em 1974 era Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lousã. No dia 25 de Abril desse ano, Dia da Liberdade, presidiu à reunião da Câmara Municipal com a maior normalidade. A Câmara Municipal não registou na acta dessa reunião qualquer referência à Revolução que tinha sido iniciada na madrugada

desse dia. Não é de estranhar isso porque, contou-me o Engenheiro Matos da Cruz, tudo era muito nebuloso e sentia a obrigação de continuar a trabalhar. Esta sua posição é característica da sua personalidade. No dia 2 de Maio seguinte presidiu a nova reunião e então fez uma proposta de aceitação e elogio do novo regime, a qual ficou transcrita na acta. Nas actas seguintes encontramos registos sobre a designação, em comício público realizado no Teatro Municipal, da Comissão Administrativa que substituiria a Câmara Municipal, o sancionamento pelas autoridades militares e governador civil, a transição de poderes e valores para essa Comissão Administrativa. Esses registos mostram o rigor e a dignidade do Engenheiro Matos da Cruz perante situação tão complexa e a consideração e respeito que, em momento e atitudes revolucionárias, lhe demonstraram todos os intervenientes.

Trabalhei durante muito tempo com o Engenheiro Matos da Cruz, sendo ele Presidente do Conselho Fiscal e eu Presidente da Direcção da ARCIL. Sempre me habituei ao seu rigor, à sua preocupação com a sustentabilidade da Instituição, à sua disponibilidade para cooperar. Recordo os dias em que ele passava a pente fino os registos contabilísticos e as observações que fazia no Conselho Fiscal a que presidia. Tivemos algumas confrontações de opinião sempre pautadas por consideração pessoal e respeito mútuo.

Tivemos conversas muito interessantes. Tínhamos a mesma idade e isso aproximava-nos na descoberta de memórias e na compreensão das nossas preferências e motivações.

Recordo o ambiente familiar que vivia, que preservava e de que se orgulhava. Recordo a afabilidade que demonstrava pelos funcionários e pelos utentes da ARCIL que era, aliás, retribuída com respeito.

Sentimos o seu falecimento com desgosto, mas registamos o sentimento que guardamos: QUE FIQUE EM PAZ, PORQUE A SUA MEMÓRIA PERDURARÁ NA ARCIL.

Renovamos as nossas condolências a sua FAMÍLA.

J. M. Marques Leandro

Page 4: ARCIL'NFO 12

4

Recursos Humanos

Aniversários

A família ARCIL dá os parabéns aos que celebraram o seu aniversário nos meses de novembro ...

- Sara Silva (C.A.O.);

- Maria Teresa Costa (Lar de Profundos);

- Loreta Janusiene (Limpeza);

- Fernando Silva (C.A.O.);

- Cristina Silva (Reabilitação);

- Cristina Larguesa (ATL);

- José Cristo (Jardinagem);

- Mafalda Maia (C.A.O.);

- Alcino Gonçalves (ARCILMadeiras);

- Isabel Silva (ARCILAgro);

- Emília Gregório (C.A.O);

- Manuela Simões (Logística);

- Diana Coelho (Formação Profissional);

- Rassul Almeida (Limpeza);

- José Pedro Apolinário (ARCILVerde).

... e dezembro:

- Luísa Alice Ribeiro (Lar de Profundos);

- Cidália Garcia (C.A.O.);

- Marta Ribeiro (Formação Profissional);

- Sofia Domingues (ARCILSaúde);

- Ricardo Simões (C.L.D.S.+);

- Célia Serra (C.A.O.);

- Joana Santos (Formação Profissional);

- Lénea Quaresma (C.A.O.);

- José Moreira (ARCILSaúde);

- Márcio Rodrigues (Jardinagem);

- Norinda Matos (C.A.O.);

- Jorge Correia (Lar de Apoio);

- Manuela Santos (ARCILVerde);

- Rui Piteira (ARCILAgro);

- Eugénio Carvalhinho (Transportes);

- Aníbal Santos (ARCILMadeiras).

S & E

No meses de novembro e dezembro os colaboradores Marta Esteves, Léa Moço, Cristiana Gonçalves e João Diniz terminaram a sua ligação profissional com a Instituição.

No mesmo período, a ARCIL deu

as boas vindas a Ana Rita Mendes (Residências), Isabel Simões (lar de Profundos), Anabela Bernardo (Residências/CEO), Mariana Rodrigues (Lar de Profundos), Ana Rita Veríssimo (Enfermeira) e Luís Lopes (Diretor Executivo de Gestão). Já a colaboradora Susana Carinhas assumiu novas funções na equipa da Formação Profissional. A nossa Instituição foi escolhida por Carolina Fiúza para fazer voluntariado na área da fisioterapia.

Durante três semanas, e sob a orientação do colaborador Luís Tomás, a ARCIL acolheu dois estágios de curta

duração, na área da eletricidade, promovidos pelo IEFP. Já na área da Psicologia Clínica, está a decorrer o estágio curricular de Maria Carlos Monteiro.

A ARCIL dá as boas vindas aos novos colaboradores e deseja, aos que saíram, os maiores sucessos, a nível pessoal e profissional.

Page 5: ARCIL'NFO 12

5

DAF

Rancho Folclórico

Magusto

No passado dia 26 de novembro o Departamento Administrativo e Financeiro (DAF) celebrou o tradicional Magusto. Para além dos colaboradores do DAF, estiveram igualmente presentes os dois Diretores Executivos.

O DAF deixa um agradecimento muito especial à D. Marina Santos e D. Deolinda Neves, esposas dos colegas Joaquim Santos e Guilhermino Gomes, respetivamente, pelo bolo e arroz doce que tiveram a amabilidade de oferecer.

III Festival de Folclore da ARCILO III Festival de Folclore da ARCIL realizou-se no dia 8 de novembro de 2014, integrado no programa

da Feira do Mel e da Castanha, organizado pela Câmara Municipal da Lousã. Este festival contou com a presença de três instituições, para além da anfitriã: APPACDM de Soure, CERCICAPER da Castanheira de pêra e CERCIPOM de Pombal. Durante o evento, a o Rancho Folclórico da ARCIL homenageou José Adelino Sales, que desde o primeiro momento acompanhou o grupo.

Durante o mês de dezembro, o Rancho Folclórico da ARCIL participou nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (ver a notícia da página 7), na Gala de Reconhecimento da ARCIL aos Parceiros (ver notícia nas páginas 8 e 9) e na atividade Mostra ARCIL, que decorreu no Coimbra Shopping.

Page 6: ARCIL'NFO 12

6

CEPARCILREUNIÃO DE TRABALHADORES DO CEP

No sentido de dar continuidade às reuniões da auto-representação, o programa CEPARCIL organizou uma reunião com os trabalhadores do CEP que têm plano individual nas instalações do SAPO. Estiveram presentes 39 trabalhadores e a equipa técnica do CEP e a ordem de trabalhos da reunião contemplava passar ao grupo um conjunto de informações gerais do programa e da Instituição, nomeadamente: plano de atividades

do CEP para 2015, Encontro de CEP´s realizado no dia 31 de Outubro, jantar de natal do CEP, gala de reconhecimento da ARCIL, Mostra ARCIL, fim-de-ano organizado pelo lar residencial e boletim informativo. Na reunião também foi objeto de discussão a política de orientação para o cliente, onde na mesma, foi dada como sugestão a utilização de uma linguagem de mais fácil compreensão, atendendo que atual levantava algumas dúvidas de compreensão. O grupo foi ainda relembrado do procedimento de reclamações existente na Organização

para a eventualidade de sentirem necessidade de apresentar alguma reclamação e por último e não menos importante, o grupo foi questionado se tinha mais sugestões de melhoria para além das que tinham sido referenciadas, na qual unanimemente responderam que não.

O programa CEPARCIL tenciona fazer 4 reuniões anuais para discutir, apresentar e recolher contributos junto dos trabalhadores.

Magusto

No dia 12 de Novembro

o programa CEPARCIL realizou o Magusto, como habitualmente já é feito nos anos anteriores, na Unidade de Reabilitação em Contexto Produtivo ARCILMADEIRAS. Estiveram presentes os trabalhadores do CEP, os colaboradores que trabalham diretamente com o programa, a

Diretora de Reabilitação, o Presidente e o Vice-presidente da Direção.

Como sempre o Magusto proporcionou o convívio entre todos e as castanhas estavam muito saborosas.

O programa agradece a todos os que tiveram presentes e especialmente ao

trabalhador Manuel Vaz que mais uma vez disponibilizou-se para assar as castanhas.

O CEPARCIL

ERRATAPor laspo, no número anterior,

foi publicada uma notícia relativa à colónia de férias do Programa CEPARCIL quando o que se pretendia era relatar a colónia do Programa SAD. Aos visados, as nossas desculpas.

Colónia de Férias SADO programa SAD realizou a colónia

de férias de 4 a 7 de Agosto na praia de mira, participaram na atividade 4 casais apoiados pelo programa e 1 colaborador. As atividades desenvolvidas foram muito bem acolhidas por todos. Os dias foram passados pela praia,

pela piscina e a passear pelo concelho, quebrando assim a rotina destes casais. É de realçar que a realização da atividade só foi possível devida, mais uma vez, à participação da colaboradora Graça Soares em acompanhar o grupo no período de férias referido. A dedicação que sempre demonstrou na organização deste tipo de atividade espelha bem o sucesso da mesma. O programa agradece e reconhece o seu contributo.

Page 7: ARCIL'NFO 12

7

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Com casa cheia, no seguimento do projeto “Outros Sons” apoiado pelo INR, a ARCIL assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, dia 3 de dezembro, com um espetáculo oferecido às crianças do 1º ciclo. Este projeto pretende sensibilizar a comunidade educativa para as capacidades das pessoas com

deficiência, sendo este espetáculo todo realizado por grupos da ARCIL. Pela reação positiva das crianças este foi mais um passo para a inclusão!

Page 8: ARCIL'NFO 12

8

Gala de Reconhecimento da ARCIL aos Parceiros

Integrada nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a ARCIL homenageou, no passado dia 5 de dezembro, na I Gala de Reconhecimento, individualidades e entidades que, ao longo dos últimos anos, contribuíram para a persecução da Missão da Instituição garantindo, através das suas ações, a inclusão social das pessoas com deficiência.

Ao longo da noite, os homenageados foram recebendo da Direção da ARCIL o símbolo do reconhecimento do trabalho e parcerias desenvolvidas. Divididos em cinco grupos, foram ovacionados Eugénia Sêco, Amélia Moutinho, Sotero Correia, Carlota Almeida, Adelino Sales, Estefânia Pires e Luís Miguel Carvalho na categoria “Voluntários”, Prado Cartolinas da Lousã e Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais pela categoria “Clientes”, TREVIPAPEL e Viveiro Quinta dos Cômoros como “Empresas”, Licor Beirão, CDL – Inspeções Auto, Lda., EFAPEL e Restaurante D. Elvira na categoria

“Mecenas”, e finalmente Fernanda Duarte (Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospital Universitário de Coimbra), Escola Superior de Educação de Coimbra, Conferência S. Vicente de Paulo da Lousã, Associação Vida Abundante e Luís Antunes (Presidente da Câmara Municipal da Lousã) integrados na categoria “Parcerias Institucionais”.

A Gala, conduzida por Carlos Dias e Elisabete Ferreira, da Barraca Preta, apresentou igualmente o trabalho desenvolvido pelos vários grupos da ARCIL, cujo profissionalismo, empenho e dedicação foram uma constante ao longo do espetáculo. Pelo palco passaram o Rancho Folclórico, os Rodinhas, o grupo Arte e Dança, os Um Para Bita, os Irmãos dos Blues e as crianças do ATL. O evento terminou com todos os grupos a interpretarem o Hino da ARCIL.

Nas palavras de Rui Ramos, Presidente da Direção da ARCIL, «esperamos que esta seja a primeira de muitas outras Galas, de modo a existir a oportunidade de

reconhecer todos aqueles que ao longo da história da ARCIL contribuíram para a sua Missão».

Page 9: ARCIL'NFO 12

9

Page 10: ARCIL'NFO 12

10

No dia 19 de Dezembro realizou-se o jantar de Natal do CEP. Este ano, o jantar contou com a presença de 90 pessoas e o local escolhido para a realização do jantar foi o parque Carlos Reis, que como sempre recebeu-nos bem. De parabéns teve o nosso cozinheiro, Vítor Martins, e respetivo ajudante, Augusto Soares, que com temperaturas negativas no exterior assaram vários pernis. Também não poderíamos deixar de agradecer à Formação Profissional que como sempre foi exemplar na confeção das sobremesas e mesa de fruta.

O Pai Natal como já é habitual distribuiu as prendas seguido de um baile animado pelo voluntário Ricardo Martins, ao qual muito agradecemos.

A todos os que contribuíram para a realização deste jantar, o Programa CEP agradece e para evidenciar o que foi escrito ficam as fotografias.

Vários foram os Programas que festejaram o Natal.

No dia 19 de dezembro, o CAO organizou o tradicional

lanche de Natal.

Já no dia seguinte, 20 de dezembro, foi a vez dos Lares festejarem.

Jantar do CEP

E porque é Natal ...

Passagem de Ano no Parque Carlos Reis

Nos passados dias 19 e 31 de Dezembro, o Lar Residencial realizou as suas Festas de Natal e Passagem de Ano no Café Parque Carlos Reis. Estas ações dirigiram-se a todos os Lares, integrando o Lar de Apoio. A passagem de ano contou igualmente com a presença dos clientes do Serviço de Apoio Domiciliário.

Salienta-se o envolvimento dos clientes na preparação das prendinhas de Natal e o espirito voluntarioso e empenhado dos Ajudantes de Ação Direta responsáveis por levar a cabo ambas as iniciativas. É para continuar…

Angariação de Fundos

O lar residencial 2, à semelhança da época da Páscoa retomou a sua ação de angariação de fundos, através da venda dos SAQUINHOS DE NATAL. O resultado da 1ª ação reverteu para apoiar a aquisição de uns sofás para a sua sala de estar, a ver vamos com esta?!

Fica desde já o agradecimento à equipa do lar 2, com destaque para a Colaboradora dinamizadora desta ação e para as Vendedoras!!!

Jantar da Formação Profissional

A Formação Profissional realizou no dia 23 de dezembro de 2014 o almoço de Natal organizado pelo Curso de Cozinheiro/a e Empregado/a de Mesa, e neste dia foram entregues presentes aos formandos com filhos, através de uma iniciativa solidária organizada pelo BPI.

Page 11: ARCIL'NFO 12

11

onde aproveitou para tirar imensas fotografias.

BrevesTeatro no CAO

O CAO recebeu no dia 18 de dezembro a visita do projeto Miminhos dos Avós da Câmara Municipal da Lousã. Vieram oferecer a sua peça de teatro “O Testamento do Tio Vicente”. Um momento alegre e bem disposto.

As Aventuras da Camila

O Natal é uma época em que o espírito de ajuda ao próximo deve prevalecer para tornar melhor a vida das pessoas. Consciente das dificuldades, a Camila resolveu organizar uma campanha solidária que visa angariar fundos que reverterão a favor da ARCIL.

Esta iniciativa, organizada pela lojinha Coisas e Lousas, é o símbolo da união que

representa o Natal e contribui para que possam existir mais sorrisos nesta quadra festiva. Um gesto, por mais pequeno que

seja, pode sempre fazer a diferença!

De forma a celebrar esta parceria, a Camila passou uma tarde muito agradável na ARCILCerâmica,

O gerente e subgerente do balcão do BPI entregaram à Formação Profissional da ARCIL ofertas - brinquedos, roupa, jogos, etc. - angariadas no âmbito da campanha promovida pelo banco, intitulada “Árvores de Natal - Ajude uma criança a sorrir”.

Projeto “Árvores de Natal” Serões Solidários - Licor BeirãoTerminou no mês de dezembro a

dobragem de caixas para o Licor Beirão.

Esta atividade só foi concretizda através do trabalho incansável de voluntários que, serão após serão, se juntaram por esta causa.

Graças a eles, foi possível dobrar 82504 caixas. A todos, o nosso muito obrigado.

Page 12: ARCIL'NFO 12

12 Cabo do Soito | 3200-065 | Portugal | Tel.: 239 990 300 |Fax: 239 991 989 | e-mail: [email protected] | www.arcil.org

Donativo da ANSELL II Mostra ARCIL

Os colaboradores da empresa ANSELL, sediada em Vila Nova de Poiares, levaram a cabo uma iniciativa de venda de bolos durante o ano de 2014, cujos resultados reverteram a favor da ARCIL. Graças a esta iniciativa, os colaboradores da ANSELL ofereceram à nossa Instituição um aparelho de eletroestimulação e uma passadeira elétrica.

A ARCIL reconhece e agradece o gesto da empresa ANSELL.

Tal como aconteceu no ano de 2013, a ARCIL foi convidada a ocupar o Espaço C do Coimbra Shopping durante o mês de dezembro. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se a Dança Inclusiva (14 de dezembro) e a atuação dos Irmãos dos Blues (16 de dezembro). Ao mesmo tempo que

decorria esta mostra, a ARCILCerâmica teve igualmente oportunidade de mostrar as suas peças.

Ação de Formação

Realizou-se, entre 6 e 19 de dezembro, a ação de formação »Noções e Normas da Qualidade», com a formadora Teresa Batista.

Nesta formação, foram abordados os temas «Princípios da Qualidade» e «Políticas e Valores da ARCIL, enquadrados no sistema da Qualidade».

Ações realizadas em Novembro de Dezembro pelo CLDS+

Nos meses de novembro e dezembro de 2014, o CLDS+ realizou as seguintes ações:- Gabinete de Apoio à Família (continuação dos apoios já prestados);- Gabinete de Apoio ao Emprego (continuação dos apoios já prestados);- Acompanhamento de Psicologia Clínica (continuação dos apoios já prestados);- 8 ações de sensibilização de procura ativa de emprego;- Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres;- Dia Internacional da Pessoa com Deficiência;- Conclusão das obras do espaço dos “Cartões” para funcionamento dos gabinetes de Apoio à Família e Emprego;- 14 sessões de Prevenção de Comportamentos de Risco, no contexto da promoção e educação para a saúde, para 1º e 2º ciclo no Agrupamento de Escolas da Lousã. (As sessões para o 1º ciclo são sobre Bullying e Comportamentos Aditivos e para o 2º ciclo são sobre Violência de Género e Perigos da Internet). As mesmas foram asseguradas pela Psicóloga Clínica, Elisabete Bento e pela Técnica de Serviço Social, Filipa Marques.

Certificação ES +A ARCIL recebeu

a Certificação ES+ no âmbito do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social. Esta iniciativa é desenvolvida pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira e apenas possível com o envolvimento e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade -

Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.

Trata-se da única certificação em Portugal para as boas práticas de inovação e empreendedorismo social.