Área Equivalente de Construção

4
ÁREA EQUIVALENTE DE CONSTRUÇÃO: UMA FERRAMENTA NINJA PARA AFIAR SEU ORÇAMENTO Você já deve ter ficado em dúvida com relação a este assunto: áreas. São tantos tipos de áreas que fica difícil ter certeza de qual delas estamos tratando. Área construída, área coberta, área privativa, área comum, fração ideal, garagem conta ou não conta, cobertura leve é considerada ou não… Enfim, existem dezenas de formas de calcular as áreas de uma edificação e cada tipo recebe um nome diferente. Neste artigo, vamos explicar o conceito de Área Equivalente de Construção (AEqC) para fins de estimativa de orçamento com base no CUB. Caso você ainda não tenha lido nossos artigos sobre orçamento com CUB e Estudos de Massas, recomendo que você clique aqui abaixo e leia antes de continuar: Orçamento de Construção com Base no CUB: O Guia Completo! Estudo de Massa: Calcule o Potencial Construtivo do Seu Terreno Área Equivalente de Construção Você já deve ter notado que o subsolo de um prédio que abriga as garagens é um ambiente rústico no sentido de não ter muitos acabamentos. Pavimento de concreto, pilares em concreto aparente com pintura amarela e preta na meia altura, sem forro e com tubulações à mostra, esse é o padrão dos subsolos de edifícios residenciais e comerciais. Subindo um pavimento você chega no térreo e percebe que está em outro ambiente completamente distinto: piso de porcelanato, madeira e pedras naturais, revestimentos de alto acabamento na parede, quadros, forro de gesso, iluminação completa.

description

Calculo de área equivalente

Transcript of Área Equivalente de Construção

REA EQUIVALENTE DE CONSTRUO: UMA FERRAMENTA NINJA PARA AFIAR SEU ORAMENTO

Voc j deve ter ficado em dvida com relao a este assunto:reas. So tantos tipos de reas que fica difcil ter certeza de qual delas estamos tratando. rea construda, rea coberta, rea privativa, rea comum, frao ideal, garagem conta ou no conta, cobertura leve considerada ou no Enfim, existem dezenas de formas de calcular as reas de uma edificao e cada tipo recebe um nome diferente.Neste artigo, vamos explicar o conceito derea Equivalente de Construo (AEqC)para fins de estimativa de oramento com base no CUB. Caso voc ainda no tenha lido nossos artigos sobre oramento com CUB e Estudos de Massas, recomendo que voc clique aqui abaixo e leia antes de continuar: Oramento de Construo com Base no CUB: O Guia Completo! Estudo de Massa: Calcule o Potencial Construtivo do Seu Terrenorea Equivalente de ConstruoVoc j deve ter notado que o subsolo de um prdio que abriga as garagens um ambiente rstico no sentido de no ter muitos acabamentos. Pavimento de concreto, pilares em concreto aparente com pintura amarela e preta na meia altura, sem forro e com tubulaes mostra, esse o padro dos subsolos de edifcios residenciais e comerciais.Subindo um pavimento voc chega no trreo e percebe que est em outro ambiente completamente distinto: piso de porcelanato, madeira e pedras naturais, revestimentos de alto acabamento na parede, quadros, forro de gesso, iluminao completa.

Agora, uma pergunta simples: voc acha que essas dois pavimentos tiveram o mesmo custo por metro quadrado ?Obviamente no! Os trreos, os quais abrigam o lobby e hall de entrada do edifcio, so os mais caprichados e, consequentemente, mais caros ambientes para se construir.Pensando dessa forma, quando formos orar o prdio, no faz sentido ponderar as reas mais caras por algum fator e as reas mais baratas por outro coeficiente? exatamente essa a definio de rea de construo equivalente: a somatria das reas a construir ponderadas por um fator em funo do custo de cada ambiente. Quem j trabalhou com o registro de incorporao de edifcios, conhece a NBR 12.721 que cita a possibilidade de uso desta ferramenta.Usualmente, os pavimentos tipos recebem o coeficiente 1,00 como padro de construo, enquanto os demais sofrem acrscimos ou diminuies conforme o nvel de acabamento ou complexidade construtiva.A melhor forma de calibrar esses coeficientes com oramentos reais de cada pavimento. Mas para no te deixar na mo, vou passar quais os nmeros que utilizamos em empreendimentos prprios (sem responsabilidade nossa ok!? Utilize se for conveniente para voc, mas no deixe de calcular seu prprios valores): 1 Subsolo 0,70 2 Subsolo 0,80 3 Subsolo 0,90 4 Subsolo 1,00 Trreo externo sobre laje 0,60 Trreo externo sobre solo 0,25 Trreo externo coberto 0,70 Trreo interno 1,10 Pavimento Tipo 1,00(padro de referncia) Cobertura interna 1,00 Cobertura externa 0,60 Barrilete / Casa de mquinas 0,70Para facilitar, colocamos os coeficientes de ponderao de reas equivalentes num esquema de um edifcio.

Como interpretar esses nmeros ?Vamos tomar como exemplo o primeiro subsolo: coeficiente 0,70 isso significa que o custo por metro quadrado do primeiro subsolo , na mdia, 70% do custo de um pavimento tipo. Enquanto o trreo externo sobre solo custa, de acordo com nossas estimativas, 25% do custo do pavimento tipo (sempre com relao ao padro adotado: o pavimento tipo).Se voc quebrar as reas do edifcio que precisa orar, multiplic-las por cada coeficiente de ponderao correspondente e som-las, voc ter uma rea de construo diferente da simples soma. Essa a rea equivalente de construo, uma rea virtual (que no existe fisicamente) e que tem utilidade somente para fins de oramento. Ela umaopomuito mais precisapara utilizar no CUB do que a rea coberta ou a rea de construo considerada pela prefeitura.Confira nosso caso prtico de clculo de rea de construo equivalente no link abaixo:rea Equivalente de Construo e Estudo de Massas Caso Prtico: Edifcio ResidencialBons clculos e bons investimentos !