ARINOS - EDIÇÃO 919

8
Mesmo com Mutirão de limpeza nos bairros de a Vigilância Am- biental registrou, até o início do mês de julho, 248 notificações de ca- sos de dengue, sendo 159 confirmados, 54 descartados e 34 aguardando resultado. Equipe do Despertando Talentos compete até domingo em Sinop Motoristas do transporte escolar passam por capacitação Governo prepara leilão para compra de milho NOVA MUTUM 26 de Julho a 01 de Agosto de 2012 Edição nº 919, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A VERDADE LETRA A LETRA Pág. 04 Secretário do TSE destaca papel do eleitor na fiscalização eleitoral Pág. 05 Pág.03 Notificações de dengue ultrapassam em 185% as de 2011 Alongamento é essencial para evitar lesões durante exercício Pág. 07 Pág. 02 ANUNCIE CONOSCO (65) 3308 2222 JORNAL Pág. 04

description

Desde 1997 o Jornal Arinos e Mais expressivo o Veículo de Comunicação de Nova Mutum (MT), tendão acompanhado o Desenvolvimento Social, Político e Econômico da Região.

Transcript of ARINOS - EDIÇÃO 919

Page 1: ARINOS - EDIÇÃO 919

Mesmo com Mutirão de limpeza nos bairros de a Vigilância Am-biental registrou, até o início do mês de julho, 248 notificações de ca-sos de dengue, sendo 159 confirmados, 54descartados e 34 aguardando resultado.

Equipe do Despertando Talentos compete até domingo em Sinop

M o t o r i s t a s d o transporte escolar passam por capacitação

Governo prepara leilão para compra de milho

NOVA MUTUM26 de Julho a 01 de Agosto de 2012Edição nº 919, ano 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A VERDADE LETRA A LETRA

Pág. 04

Secretário do TSE destaca papel do eleitor na fiscalização eleitoral

Pág. 05 Pág.03

Notificações de dengue ultrapassam em 185% as de 2011

Alongamento é essencial para evitar lesões durante exercício

Pág. 07

Pág. 02

ANUNCIE CONOSCO

(65) 3308 2222JORNAL

Pág. 04

Page 2: ARINOS - EDIÇÃO 919

[email protected]

(65) 3308.2222 Redação/Comercial

EXPEDIENTEDiretor Geral. Claudio Prestes Diretor Administrativo. Andrei Mariotti Reportagem. Kleber Gutierrez, Marcos Junior Diagramação. Bruna Alves

Editado e distribuído porBFF Gráfica e Comunicação. Endereço: Rua dos Cedros, 39 N, Centro, CEP 78450-000, Nova Mutum, MT. O Jornal Arinos é im-presso na Gráfica ImpreNorte.

Circulação. Nova Mutum e região. Tiragem. 1 mil exemplares.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 201202

Atleta mutuense competi-rá em MS

O atleta mutuense Ronei Costa deve participar, no dia 29 de julho, do Circui-to de Corridas do Sesi, em Dourados (MS). Para isso, o esportista tem se dedicado a prática do atletismo por cerca de uma hora diária, somado a trei-nos fortalecimento muscu-lar.

“Tenho me preparado para esta competição que deve selecionar o grupo de elite para a 4ª Meia Maratona Internacional do Pantanal, em Campo Grande”, conta Ronei.Para o atleta, o gosto pelo esporte veio através do que via na televisão e este crê que as Olimpíadas devem garantir maior visibilidade ao atletismo.

“Com os jogos olímpicos podemos ganhar mais des-taque, enquanto esporte e, claro, participar de um evento como este é meu sonho.Vou continuar trabalhando para um dia chegar lá tam-bém para representar Mato Grosso e Nova Mutum”, projeta o atleta.Para acompanhar as di-ferentes modalidades do esporte internacional e a participação dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres sintonize na TV Arinos, canal 9, afiliada Rede Record em Nova Mu-tum. (KG)

Entidade presta contas da Expomutum 2012

A Sociedade Mutuense Artística e Recreativa (So-mar) irá prestar contas, em audiência pública na sexta-

-feira (27), sobre receitas, despesas e resultados ob-tidos com a realização da Exposição Agropecuária, Comercial, Industrial e de Entretenimento de Nova Mutum (Expomutum) 2012. O evento será realizado às 19h, no auditório da Acenm/CDL.

O objetivo da ação da So-mar é garantir transparên-cia quanto ao valor investi-do e seu retorno.

Neste ano, a Expomutum movimentou público estima-do pelos organizadores de 15 mil pessoas, em cinco dias de evento.

Dentre os shows, se apre-sentaram os artistas Ama-do Batista, Banda Calypso, NX Zero, Milionário & José Rico e Munhoz & Mariano. Também houveram leilões de gado na feira conside-rada vitrine para o setor de serviços e agronegócio do município.

Equipe do Despertando Talentos compete até domingo em Sinop

Kleber Gutierrez

Cerca de 150 atletas do Programa Desper-tando Talentos, catego-ria Juvenil, participam, desde terça-feira (24), dos Jogos Regionais Escolares em Sinop. Oito municípios da re-gião norte de Mato Grosso também pos-suem equipes nas com-petições, que classifi-cam os dois primeiros colocados para a fase estadual.

Nova Mutum será representada nas mo-dalidades de Futsal, Vo-leibol, Handebol e Bas-quetebol, nos naipes masculino e feminino, bem como no Futebol masculino.

“Nossos atletas tem se dedicado aos treinos de forma sistemática e aguardamos a classifi-

cação para a fase es-tadual, devido ao alto desempenho já apre-sentado”, observa o co-ordenador da Secreta-ria de Esportes e Lazer, Georgio Cunha.

Os representantes mutuenses fazem par-te de uma categoria de base, com idades de 14 a 17 anos. Em 2011, o futsal masculino con-quistou uma vaga para a etapa estadual dos Jogos Escolares.

Para que haja nova classificação neste ano, as equipes precisam conquistar a primeira ou segunda posição para, então, seguir na competição.

Além do esporte. Georgio lembra que os atletas que represen-tam o município pre-cisaram não apenas demonstrar bom de-

sempenho em quadra, mas também na escola e no cuidado da saúde.

“Além da Secretaria de Esporte também es-tão envolvidos no pro-cesso de escolha dos atletas o segmento de Educação e Saúde. Isso porque a Secretaria de

Estado de Esportes e La-zer (Seel) requer que os participantes estejam em boas condições físicas e também nos estudos, através de comprovação pela própria diretoria da instituição de ensino do participante”, comenta o coordenador.

Se aprovados na fase regional, os inte-grantes do Despertan-do Talentos terão ainda um bom tempo para se preparar para o Estadu-al, previsto para ocorrer em novembro ou de-zembro no município de Canarana.

Participantes tiveram que provar que os resultados em quadra também estão associados a bom desempenho na escola

Campanha coleta 70 bolsas de sangue em Nova Mutum

A Secretaria de Saú-de, juntamente com a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sorriso, conseguiram coletar em campanha, no último sábado (21), 70 bolsas de sangue em Nova Mutum. O objetivo inicial era de que ao menos 100 uni-dades de 400 a 450 ml fossem coletadas na ocasião.

Mesmo com o baixo resultado, em relação à meta inicial, a res-ponsável pela Agência Transfusional (AT) de Nova Mutum, Mara Sandra Freitas, avalia como positivo o resul-tado alcançado pela campanha.

“Esperávamos cer-ca de 160 doadores e tivemos um volume de 102. Mesmo assim, agradecemos aos do-adores que se dispu-

seram a deslocar-se até o PSF Colina para efetuar sua doação”, comenta Mara Sandra.

Ao todo 102 pesso-as compareceram ao posto de coleta no dia 21 de julho, mas ape-nas 70 puderam efeti-var sua doação após passar pelo processo de triagem, que envol-ve entrevista e exames que comprovem as condições de doação.

Dentre os 32 que não puderam seguir

para a coleta de san-gue estiveram pessoas que utilizam medica-mentos controlados, imunizadas com vaci-nas em curto período antes da doação, além de candidatos que apresentavam proble-mas de hematócrito baixo, ou seja, com baixa porcentagem de hemácias em relação ao volume sanguíneo, que podem indicar ca-sos de anemia, o que impede a doação.

Apesar de número bem abaixo do esperado, resultado é considerado positivo pelos organizadores

Treinamento orientará aplica-ção de defensivos agrícolas

Produtores rurais e aplicadores de agrotó-xicos poderão partici-par, no dia 1º de agos-to, do Programa de Aplicação Responsá-vel (PAR), a ser reali-zado na Fazenda San-ta Cecília, em Nova Mutum. A iniciativa gratuita é promovida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aproso-ja), sendo o minicurso ministrado por uma equipe da Universi-dade Estadual de São Paulo (Unesp).

O evento ocorre às 8h e tem duração de duas horas e meia, onde serão reforça-das noções básicas de boas práticas agrí-colas e à aplicação adequada de agro-tóxicos na lavoura.

Também deve ser des-tacado o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Ao todo onze muni-cípios devem receber a equipe da Unesp, sendo o PAR resulta-do da parceria entre a Aprosoja, a univer-sidade paulista, Dow Agrosciences e Fun-dação MT.

A atividade inte-gra ainda o Programa de Gestão Socioam-biental da Proprieda-de Rural Brasileira - Soja Plus, que firmou critérios de gestão a serem adotados pe-los produtores para melhoria contínua da produção de soja e retorno econômico, associado com o res-peito ao meio ambien-te. (KG)

Aprosoja coordena atividade desenvolvida com equipe da Unesp

Page 3: ARINOS - EDIÇÃO 919

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2012 03

SEMENTE DE FÉ

Igreja Casa da Bênção de Nova Mutum | Av. das Araras, 480 W – Centro | www.icbnovamutum.com.br

“NÃO LANCE PÉROLAS AOS PORCOS”

Pessoas irritantes, chatas e provocativas nas empresas ou no local de tra-balho são muitas vezes a razão do insucesso de muitos executivos empre-sariais. Em reuniões de trabalho com a equipe, acionistas ou sócios, com-pete àquele que preside responder a qualquer pergunta formulada, não importando quão ridícula ou provocante tenha sido. Aprenda a fazer isso com equilíbrio e com moderação. Entretanto, fora dessas reuniões muito bem estruturadas, formalmente convocadas, os executivos empresariais precisam exercer discrição e usar senso comum quanto a “lançar ante aos porcos as suas pérolas”(Mateus 7:6). Cada um merece ter a sua questão analisada, mas respostas são sempre requeridas apenas no caso de per-guntas convincentes, feitas com boa vontade. Executivos de todos as áreas, estão sujeitos a dedicar muito do seu tempo respondendo a questões, co-mentários e críticas que na realidade não valem o tempo despendido. Eles têm que zelar no sentido de que o seu tempo seja dado somente àquilo que de fato mereça receber atenção. Mais uma vez, veja o que Jesus disse:

“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante aos porcos as vossas pérolas”(Mateus 7:6). Esse é um bom conselho também no cenário em-presarial. A não observação desse conselho pode resultar em muito tempo despendido em tratar de problemas e pouca atenção para aquilo que real-mente pode produzir frutos.

Pr Christian Piovesan

Governo prepara leilão para compra de milho

Redação / Valor Econômico

Com a rentabilida-de da soja em alta e o preço do grão batendo recorde na bolsa de Chicago, o governo teme que o milho fique em segundo plano na safra 2012/13 e deve lançar, nas próximas semanas, um contrato de opção de quase R$ 500 milhões para ga-rantir a compra do grão.

O Ministério da Agricultura está preo-cupado com a falta de milho na região Sul e suas implicações para o segmento de carnes. Por isso, o governo quer incentivar o plan-tio de milho já na safra de verão, sobretudo no Paraná, maior produtor de milho do país, onde os agricultores podem facilmente migrar para a soja. Também quer

garantir que os produ-tores não deixem de plantar milho na safri-nha do ano que vem. Os leilões devem ser anunciados já nas pró-ximas semanas.

Com a ação, o go-verno pretende atacar em duas frentes. A pri-meira, de acordo com fontes do Ministério da Fazenda, é impedir que o provável aumento das exportações - decorren-te da quebra da safra nos Estados Unidos

- provoque uma escas-sez de milho no merca-do interno. A segunda é dar tranquilidade ao produtor para vender sua safra, independen-temente das variações de preço da commodity.

O secretário de Polí-tica Agrícola da Agricul-tura, Caio Rocha, traba-lha em um cronograma de atividades para que o produtor possa rea-

lizar o plantio de forma “eficiente”, com custos competitivos, para que o governo não precise arcar depois com os custos de buscar milho em outros Estados.

Já a Associação Bra-sileira dos Produtores de Soja e Milho (Apro-soja Brasil) defende que a ferramenta será útil no Paraná, já que o segundo maior pro-dutor de milho do país, o Mato Grosso, não cultiva o grão na sa-fra de verão. “A safra americana quebrou em quase 80 milhões de toneladas. O preço vai continuar bom. O que o governo deveria es-tudar era o aumento da armazenagem no Mato Grosso para que pro-dutores possam plantar milho na safra de ve-rão”, disse o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira.

Rentabilidade da soja leva preocupação quanto ao futuro do milho na safra 2012/13

1569_sistema_rr_an_coperalfa_cerrado_jornal_arinos_26,6x19cm_pb.indd 1 29/03/12 16:29

Page 4: ARINOS - EDIÇÃO 919

´FARMACIAS

DE 28/07 A 03/07

CENTRO

BothanicaRua das Primaveras, 40 N

3308.4030

Drogaria IsisAvenida Mutum, 212 N3308.3551 / 3308.1146

BAIRROFarmácia Nativa 2

Avenida dos Pavões, nº 857 W(65) 3308.4222

Farmácia Santa HelenaAvenida das Seriemas, 751 W

3308.1894

DE 04/08 A 10/08

CENTROFarmácia Nativa

Avenida Mutum, 367 W3308.1616

Farmácia ModeloAvenida Mutum, 582 N

3308.1508

BAIRRODrogaria Colina

Avenida dos Pavões, 997 W3308.4040

Farmácia Farma VidaRua dos Cedros, 2884 W

3308.4473

Notificações de dengue ultrapassam em 185% as de 2011

Kleber Gutierrez

Mesmo com o Mu-tirão de limpeza nos bairros de Nova Mu-tum, a Vigilância Am-biental registrou, até o início do mês de julho, 248 notificações de casos de dengue, sen-do 159 confirmados, 54 descartados e 34 aguardando resultado. O número de registros ultrapassa em 185% os do ano passado in-teiro, quando ocorre-ram 87 notificações.

Para a coordena-dora do órgão, Eliana Albano, o aumento de casos de dengue no município pode estar associado a uma dimi-nuição nos cuidados preventivos contra a doença, tendo em vis-ta o baixo número de registros em anos an-teriores.

“Há certa acomo-dação por parte de al-gumas pessoas ao se considerar que houve um período de baixo registro da doença. Po-rém neste ano, com a introdução do DEN-4 no país o cenário pode mudar, ao se avaliar que o vírus reapareceu após 30 anos e quem já teve dengue pode ter a doença novamente”, comenta Eliana.

Nesse sentido, os cuidados básicos com não deixar água parada devem ser retomados. Ações simples como manter caixas d’água, fossas e caixas de gor-dura bem fechadas, além de colocar areia no ‘pratinho’ das plan-tas precisam voltar a ser rotina.

Mutirão. Outro pon-to que também merece atenção diz respeito à

limpeza dos terrenos. A Prefeitura tem reali-zado um trabalho siste-mático neste sentido e, até o início da semana, seis bairros da região sul de Nova Mutum já haviam sido atendidos. São eles: Parque do Sol, Alto da Colina, Jar-dim Imperial, Residen-

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 201204

cial Paraíso, Arara Azul, Residencial Vitória, Jar-dim Ágata e Beija Flor.

“A limpeza dos ter-renos também é par-te vital no combate a dengue e para que se evitem notificações por parte da prefeitura. O trabalho de limpeza está sendo realizado

de forma a contemplar toda a cidade e solici-tamos apenas que a população aguarde o anúncio dos bairros a serem atendidos para, então, retirar o lixo e entulho no dia informa-do”, observa a coorde-nadora da Vigilância Ambiental.

Índices elevados nos seis primeiros meses do ano podem estar associados à diminuição nos cuidados preventivos contra a doença

Motoristas do transporte escolar passam por capacitação

Os condutores de ônibus escolares de Nova Mutum pas-sam, até sexta-feira (27), por curso de capacitação voltado a garantir maior qua-lidade e segurança aos alunos atendidos pelo serviço. A ação é realizada através de uma parceria en-tre a Prefeitura Muni-cipal e a Autoescola Champonalli e cum-pre o disposto na Resolução 285/2008, do Conselho Nacio-nal de Trânsito (Con-tran).

Darci Francisco Kerber atua no trans-porte de alunos des-de 1997. Para ele o curso reforça os con-ceitos de direção de-fensiva, trato com os alunos e os aspectos relacionados à segu-rança destes durante todo o trajeto até a escola.

“Creio que o apro-veitamento das orientações passa-

das pelo curso chega a 100% e devem fa-zer parte do cotidia-no”, observa Darci.

Ao todo 17 moto-ristas participam das aulas de capacitação que tem carga horária de 50 horas e certifi-cado válido por cinco anos.

O advogado e es-pecialista em trânsito Cláudio Quadros, ins-trutor no curso, res-salta alguns dos te-mas tratados durante as atividades.

“Nesta ocasião tra-tamos de legislação de trânsito, direção defensiva, primei-

ros socorros, meio ambiente e relacio-namento interpesso-al. Tratamos esses assuntos atendendo também os requi-sitos da Resolução 285/2008, do Contran, que impõe a necessi-dade do profissional do transporte escolar

estar realizando este treinamento”, explica Cláudio.

De acordo com o instrutor, o retorno da qualificação po-derá ser sentido no momento em que o profissional externar os conhecimentos adquiridos através de uma melhora no aten-dimento e no compro-metimento com a fun-ção desempenhada.

Ciente disso, Car-los Alberto da Silva, que atua no transpor-te escolar no Pontal do Marape, ressal-ta que a formação é importante, mas os demais condutores também precisam contribuir.

“É seguir a escala aprendida durante a autoescola, em que o maior sempre cui-da da segurança do menor. O respeito e o conhecimento é que vão ajudar na segu-rança”, diz Carlos. (KG)

Objetivo é cumprir o disposto na legislação e garantir mais qualidade no serviço oferecido pelo município

Page 5: ARINOS - EDIÇÃO 919

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2012 05

Agência Brasil

Personagem central do processo eleitoral, o cidadão também deve desempenhar papel decisivo na fiscalização das eleições, segun-do o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o juiz Carlos Henrique Braga. Segundo ele, apesar de a Justiça Eleitoral estar presente em todo o território nacional, ela não consegue estar ao mesmo tempo nos 5.568 municípios onde serão escolhidos pre-feitos, vice-prefeitos e vereadores no próximo dia 7 de outubro.

Segundo ele, desde o início do processo, o eleitor deve acom-panhar os passos dos candidatos e colaborar para a lisura do plei-to. “O grande desafio da Justiça Eleitoral é

garantir o processo de escolha completamen-te isento, sem qualquer mácula”, disse. “Então, temos ressaltado a importância do eleitor. Portanto, após defla-grado o processo elei-toral, o eleitor tem como utilizar de mecanismos que possibilitem a fis-calização”, completou Braga.

“Se o eleitor vir um cartaz colado em uma árvore, por exemplo, ele já pode acionar a Justiça Eleitoral. Em to-dos os sites da Justiça Eleitoral estamos res-saltando isso, em todos os estados temos os tribunais regionais, em todos os tribunais no estados temos as ou-vidorias e os links para as reclamações. No TSE, por exemplo, te-mos a Central do Eleitor (http://www.tse.jus.br/eleitor/disque-eleitor/

central-do-eleitor), mui-to utilizada para essa fi-nalidade”, exemplificou o secretário-geral do TSE.

Nas eleições muni-cipais, o juiz eleitoral de cada cidade tem papel fundamental na fiscalização do proces-so. Ele é responsável por receber as denún-cias e aplicar as pena-lidades. A comunicação ou denúncia à Justiça Eleitoral também pode ser feita por e-mail e diretamente ao promo-tor de Justiça Eleitoral. Além dos canais dis-poníveis no âmbito da Justiça eleitoral, o cida-dão também pode fazer denúncias às polícias Civil e Militar.

Os tribunais regio-nais eleitorais também atuam na fiscalização, como uma espécie de segunda instância. Para facilitar a inte-

ração com o eleitor, o Tribunal Regional Elei-toral (TRE) do Rio de Janeiro, por exemplo, desenvolveu um siste-ma que permite ao elei-tor fotografar irregulari-dades e enviá-las ao órgão para que sejam tomadas as devidas providências. “Neste

momento, a fiscaliza-ção do eleitor já pode ser nas campanhas”, ressaltou Braga.

Como órgão máxi-mo da Justiça Eleitoral, o TSE também fiscaliza todo o processo. Mas nas eleições munici-pais, cabe ao órgão dar a palavra final aos

recursos que chegam à corte. Por isso, o secre-tário-geral do TSE re-comenda aos eleitores que, primeiramente, fa-çam suas eventuais de-núncias ao juiz eleitoral ou ao promotor da Jus-tiça Eleitoral para que a respostas ocorram de forma mais célere.

Escolha do candidato deve ser isenta e cidadão é grande aliado para coibir excessos e abusos antes e durante o pleito

Secretário do TSE destaca papel do eleitor na fiscalização eleitoral

OLIMPÍADAS DE LONDRESJUNTOS NA TORCIDA PELO BRASIL

Page 6: ARINOS - EDIÇÃO 919

EMPREGOS

SUPERMERCADO SÃO JOÃO

Função: Atendente de padaria, operador de caixa .Contato:(65) 3308-3313 OU 3308-4049.

CLASSIFICADOS

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 201206

AMILTON LEMOS, CPF de nº 194.699.009-44, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura de Corte, localizado Na Gleba Porto Alegre A-04, zona rural, no município de Nova Mutum/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO SRa.ROSANA DIANDRA DE OLIVEIRA, PORTADOR CTPS N° 013346 SÉRIE 00037/MA, NO PRAZO DE 30 DIAS NA EMPRESA MARINA BOTELHO MOURA ME (CENTER CELL), CNPJ: 07.479.916/0002-04, SITUADA NA AV. MUTUM, N° 571 W, CENTRO – NOVA MUTUM – MT, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

MB TERCERIZAÇÃO

Função: Jardineiro .Contato: Levar o curriculum na MB ou ligar (65) 3308-4549.

FUTURA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Função: Almoxarifado, operador de maquina e encarregado de veneno na fazenda da Tabatinga.Contato:(65)3308-1635.

ELIAS JOAQUIN DENKEWSKI, CPF 215.074.149-00, INSCRIÇÃO ESTADUAL: 13.247.396-8, FAZENDA PARANÁ, ENDERÇO: GLEBA IRACEMA, EM NOVA MUTUM-

-MT, COMUNICA O EXTRAVIO DA 1º VIA DA NOTA FISCAL Nº 650 NAS INTER-MEDIAÇÕES DA FAZENDA E DA EMPRESA SIPAL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. JEFERSON SOARES CROSKI, PORTA-DOR CTPS N° 4757585 SÉRIE 00020 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, RC GIEQUE-LIN E CIA LTDA ( POSTO BEM BRASIL ) CNPJ:73.453.177/0001-17, SITUADA AV. PERIME-TRAL DAS SAMAMBAIAS, Nº 83 N, ESQUINA COM AV. DOS BEIJA – FLORES, CENTRO, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDO-NO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

SOLICITAMOS O COMPARECIMENTO DO Sr. MARCOS ANTONIO DA SILVA, POR-TADOR CTPS N° 91693 SÉRIE 00017 - MT, NO PRAZO DE 48 hs NA EMPRESA, RONS-SANI E MENIN LTDA, CNPJ: 05.485.643/0001-96, SITUADA AV. JOSÉ APARECIDO RI-BEIRO , Nº 2451 S, AGROINDUSTRIAL HILDA STRENGER RIBEIRO, SOB PENA DE CONTRATO SER EXTINTO POR JUSTA CAUSA, TENDO EM VISTA SER ABANDONO DE EMPREGO POR MAIS DE 30 DIAS, NOS TERMOS DO ARTIGO 482, LETRA I, DA CLT.

LEONARDO ALBERTO DELLA MEA, CPF: 626.753.700-53, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA DELLA MEA, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambien-tal. JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

ILDO MERISIO, CPF: 045.036.869-68, torna público que requereu à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA JARDIM NOVO, loca-lizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. JA-TOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

ROBERTO CARLOS DALLA LIBERA E OUTRO, CPF: 737.532.039-04, tornam público que requereram à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA DALLA LIBERA III e FAZENDA DALLA LIBERA IV, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Im-pacto Ambiental. JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

ZILMAR TECHIO, CPF: 255.083.260-49, torna público que requereu à SEMA - MT – Secreta-ria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA SILVIA, localiza-da no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. JA-TOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

JOÃO VALDECIR PEREZ, CPF: 531.258.519-04, torna público que requereu à SEMA - MT – Se-cretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA PEREZ, locali-zada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Ambiental. JA-TOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

MOACIR MARQUES SALMAZZO E OUTROS, CPF: 229.478.331-04, tornam público que requereram à SEMA - MT – Secretaria do Meio Ambiente, a Licença Ambiental Única – LAU, para a FAZENDA DALLA LIBERA V, localizada no município de Nova Mutum/MT. Não foi determinado Estudo de Impacto Am-biental. JATOBÁ – Assessoria Agronômica, Ambiental e Geoprocessamento LTDA – Fone: (65) 3308 1166.

MARINO JOSÉ FRANZ, CPF de nº 430.885.119-04, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LP- LICENÇA PRÉVIA, para a atividade de Avicultura matriz, localizado na FA-ZENDA MANO JULIO II NO LOTEAMENTO RURAL ELDORADO, GLEBA IPIRANGA, Zona Rural, Município de Ipiranga do Norte/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

MARINO JOSÉ FRANZ, CPF de nº 430.885.119-04, torna público que requereu junto à SEMA – MT, pedido de LI- LICENÇA DE INSTALAÇÃO, para a atividade de Avicultura matriz, localiza-do na FAZENDA MANO JULIO II NO LOTEAMENTO RURAL ELDORADO, GLEBA IPIRAN-GA, Zona Rural, Município de Ipiranga do Norte/MT. Não foi pedido estudo de impacto ambiental.

Guia Fácil

Page 7: ARINOS - EDIÇÃO 919

Horóscopo Áries (21/3 a 20/4)

Momento certo de aparar as arestas que ainda existem em seus relacionamentos. Procure criar daqui para a frente um clima de harmonia e entendimento a seu redor. Você precisa de aliados e não de opositores. Com carinho, paciência e principalmente humildade, evidencie quais são suas reais intenções, tanto nas amizades quanto no meio profissional. Aja sempre com confiança.

Touro (21/4 a 20/5)Dê bastante importância a tudo o que já alcançou. Cada

vez que há o reconhecimento dos esforços realizados no pas-sado, uma grande disponibilidade de luta em prol do futuro aca-ba aparecendo. Leve em consideração todas suas conquistas, por mais simples que elas possam parecer. Esta é uma fase de autovalorização. Continue fiel a seus objetivos. Siga em frente.

Gêmeos (21/5 a 20/6)Não deixe para mais tarde o que você pode concluir agora.

De nada adianta atrasar certas decisões, principalmente aque-las que envolvem outras pessoas. Quer queira ou não, muita gente está contando com sua resolução. Tome uma atitude cla-ra, objetiva e definitiva. Este será seu grande desafio nos próxi-mos dias. No fim valerá a pena e quem lucrará é você. Boa sorte.

Câncer (21/6 a 21/7)É importante respeitar o passado. Porém, reviver acon-

tecimentos que já estão distantes de sua realidade cotidiana acaba por trazer mais angústias e ansiedades do que soluções práticas. Verifique quais os caminhos seguros a seguir e dei-xe de lado o que ficou para trás. Não fique remexendo em si-tuações antigas nem tente consertar fatos que já não existem.

Leão (22/7 a 22/8)Sua forte personalidade é um dos instrumentos mais po-

derosos para o sucesso. Porém, leve em consideração que nem tudo pode ser resolvido como deseja. Ouça as pessoas a seu redor e procure entender suas limitações. Se levar tudo a ferro e a fogo, quem pode se machucar é você. Não se esque-ça de que a dignidade e o respeito estão nas pequenas coisas.

Virgem (23/8 a 22/9)A capacidade que você possui para encontrar soluções práti-

cas é enorme. É supernormal que alguns fatos do dia a dia fujam de seu controle. Quando isso acontece, é importante lembrar-

-se de que você tentou fazer o melhor e não o contrário – que fa-lhou ou que não aproveitou bem as oportunidades. Quanto mais cedo deixar de lado a autopunição, mais forte será seu bem-estar.

Libra ( 23/9 a 22/10)Há fases em que é importante criar impacto para que as coi-

sas se encaixem e caminhem no rumo certo. Para que isso pos-sa ocorrer, é necessário conhecer quais os instrumentos mais seguros que você possui no momento. Um deles é o poder de argumentação. Por meio do diálogo, vai encontrar a maneira ide-al de alcançar alguns de seus objetivos. O sucesso está próximo.Escorpião (23/10 a 21/11)

Não desperdice tempo nem talento persistindo em situa-ções que não estão produzindo bons resultados. É certo que tem personalidade forte e extremamente profunda e nada esca-pa a seu aguçado poder de observação. Perceba como é impor-tante estabelecer objetivos claros, mesmo que para isso tenha de deixar de lado alguns de seus compromissos já firmados.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

Aquário (21/1 a 19/2)

Peixes (20/2 a 20/3)

Crie situações favoráveis a sua volta. Esta é uma fase em que várias oportunidades de sucesso e bem viver surgirão e toda sua atenção será necessária para o bom aproveitamen-to do fluxo de energia. Se mantiver postura otimista em relação ao futuro, evitando ao máximo intrigas e discussões desne-cessárias, encontrará fortes aliados e apoio em seus objetivos.

Prepare-se para utilizar toda sua diplomacia. Haverá neces-sidade de harmonização a seu redor, tanto na família, nas amiza-des como em seu meio profissional. O resultado será uma forte capacidade de concretizar alguns dos projetos que foram iniciados em fases anteriores. Siga em frente com determinação e con-te com a ajuda de pessoas confiáveis. União é a palavra-chave.

Muita coisa está sendo transformada em seu dia a dia e é importante não perder de vista os objetivos, tanto profissio-nais quanto emocionais. Para isso terá de utilizar seu poder de avaliação e intuição com muita criatividade e honestidade. Res-peite a voz interior e, se for necessário, rompa, sem medo, os velhos padrões. Sua essência é transformadora e libertadora

Quanto mais claros e objetivos forem seus desejos, mais fácil será a sinalização para as pessoas no cotidiano. Se não expuser com clareza o que realmente quer ou espera dos relacionamentos, fica difícil absorver o fluxo de energia po-sitiva. O grande desafio será ter intenções simples. Essa é a linguagem universal do bem viver e das oportunidades.

WWW.GRUPOARINOS.COM.BR26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2012 07

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Sábado, 28/07/2012

18h30 | Beira RioInternacional x Vasco

18h30 | Couto PereiraCoritiba x Grêmio

Domingo, 29/07/2012

16h00 | PituaçuBahia x Corinthians

16h00 | Morumbi São Paulo x Flamengo

18h30 |Vila BelmiroSantos x Ponte Preta

18h30 |IndependênciaCruzeiro x Palmeiras

Sábado, 04/08/2012

18h30 |Arena BarueriPalmeiras x Internacional

18h30 | EngenhãoFlamengo x Atlético-MG

TABELA DE JOGOS

Alongamento é essencial para evitar lesões durante exercício

Kleber Gutierrez

Praticar algum tipo de exercício físico requer também que o corpo seja alongado antes e após sua realização. Tal medi-da é necessária para que se evitem as dores mus-culares no dia seguinte ou mesmo que haja a ocorrência de lesões.

“O alongamento sempre foi importante, pois prepara a musculatura para a ativi-dade que se vai exercer no trabalho ou em atividade física regular. A partir do momento em que se faz o alongamento da fibra mus-cular, também se alongam os tendões que ligam o músculo até o osso, que nos firmam e nos susten-tam em pé. Então para ter um bom equilíbrio é preciso que o músculo seja alonga-do”, observa a educadora física Janice Isoton Novelli.

A professora Josiani Lupatini voltou à prática do exercício físico a cerca de 20 dias. O retorno se dá um ano após ganhar um bebê, mas é no alongamento que ela tem ganhado mais vita-lidade para realizar as ativi-

dades do cotidiano.“Com o retorno a prática

do exercício tenho tido a autoestima mais elevada e ganhado mais disposição para executar as tarefas do dia-a-dia, como carregar meu bebê que é bem pe-sado. Claro que o alonga-mento tem contribuído na redução das dores muscu-lares”, conta Josiani.

Porém, há quem pen-se que a dor pode estar associada a um bom alongamento. Janice lem-bra que ela é, na verdade, indício de que se foi além do que o músculo suporta.

“Digo que é preciso ou-vir o músculo que se quer alongar e ver se este está sendo alongado adequa-damente. Neste processo, se sentirá uma pressão na musculatura e nos tendões, mas a dor tende a ser o resultado do ex-cesso, podendo até gerar uma lesão”, orienta Janice.

Portanto, vale con-sultar um profissional de educação física para que se possa adquirir o conhe-cimento de como alongar-

-se de forma segura e livre de problemas futuros.

Page 8: ARINOS - EDIÇÃO 919

C l i c k FORMATURA // Parabéns aos formandos de Ciências Contábeis da Uninova que, no dia 20 de julho, colaram grau no Auditório da Acenm/CDL. Sucesso aos novos contadores!

CASAMENTO // Em cerimônia ao ar livre, Daniel e Liliane trocaram votos de compromisso no Hotel Fazenda Nenezão. O casamento ocorreu no dia 22 de julho, tendo reunido familiares e amigos do casal.

PARCERIA // Nesta edição os cliks são dos profissionais da Talenthus Foto e Vídeo, parceira do Click Arinos. Há também a participação dos convidados da festa de Daniel e Liliane. Vale lembrar que você pode enviar para nós o registro do seu evento para [email protected] com o assunto

“Click Arinos” e uma breve descrição.