Arq. dEc. Art. - Level Acabamentos · de otimistas É preciso acreditar. Assim pautamos todo nosso...

21
Ano 03 • Edição 03 Beleza alinhada ao futuro Confira as novidades Level para 2017 Level Técnica Representação exclusiva da Frontek no Brasil Alessandro Mendini para Bisazza: “O mundo é delicado” distribuição grAtuitA Arq. dEc. Art.

Transcript of Arq. dEc. Art. - Level Acabamentos · de otimistas É preciso acreditar. Assim pautamos todo nosso...

An

o

03

E

di

çã

o

03

Beleza alinhadaao futuroConfira as novidades Level para 2017

Level TécnicaRepresentação exclusiva da Frontek no Brasil

Alessandro Mendini para Bisazza:“O mundo é delicado”

di

st

ri

bu

ão

g

rA

tu

it

A

A r q . d E c . A r t .

3

Uma equipe de otimistasÉ preciso acreditar. Assim pautamos todo nosso trabalho dentro da Level Acabamentos e esse é o espírito que tentamos levar aos clientes, parceiros e arquitetos por todo o Brasil. Só temos motivos para comemorar o ano de 2016, e não apenas porque conquistamos números incríveis e finalizamos 365 dias de trabalho levando produtos a todas as regiões do país. Somos vencedores porque fizemos correto: cumprimos o dever de casa, nos reinventamos e fomos sérios em um ano turbulento.

2017 promete ser ainda melhor. Isso é o que tentamos trazer, página a página, nesta terceira edição da Level+. Lançamos a revista mostrando novas linhas com as parcerias consolidadas ao lado da Fiandre, Inalco e Bisazza. A marca própria Stato dell’Arte, por sua vez, se apresenta na frente de muitos negócios. Produtos versáteis, com diferentes acabamentos, que seguem tendências do mercado e estão contemplando projetos e obras brasileiras.

As novidades não param por aí. Analisamos as necessidades do mercado e nos redesenhamos. Aqui, iremos apresentar a Level Técnica, novo segmento de atuação que está ligado diretamente com a construção, e traz a representação exclusiva das fachadas ventiladas da Frontek para o Brasil.

A publicação revela também o colorido dos mosaicos assinados por Alessandro Mendini, na sua longíqua parceria com a Bisazza, as paredes recheadas de arte do Eduardo Kobra, a criatividade das mostras Casa Cor pelo país, uma matéria importante sobre o futuro do urbanismo e a singularidade do arquiteto Jayme Bernardo. Além disso, acompanhe as novidades do mercado internacional, as tendências da coluna #Timeline e o que está em alta nas redes sociais.

Boa leitura!

Diretor de NegóciosLevel Acabamentos e Level Trade

Ed

it

or

iA

l

j o r g E g A i d z i n s k i c A r n E i r o

Maximize os seus projetos com uma arquitetura sem limites.

Os novos marmorizados compostos por superfícies luminosas para uso interno e externo em áreas residenciais ou comerciais.

*Disponíveis nos formatos 300x150 e 150x150cm

Maximum Marmi Glam Bronze e Maximum Marmi Calacatta Elite

A n o 0 3 • E d i ç ã o 0 3

n e s T A e d i ç ã o

wood

06

10

14

16

22

24

28

30

32

36

38

lA n ç AmEntos l EvEl pArA 2 017

n ovidAdEs intErnAcionAis

r Et r os p EctivA 2 016

conhEçA A l EvEl técnicA

A c idAdE é fE itA p or (E pArA) pEssoAs

A lEssAndro mEndini pArA b isAzzA

En t r EvistA : EduArdo kobrA

lEvEl nA cAsA cor

pAr cEriA : indio dA costA

d EstAquE: jAymE bErnArdo

lEvEl conEctAdA

/ l E v E l A c A b A m E n t o s

/ l E v E l A c A b A m E n t o s

/ l E v E l A c A b

Acompanhe todas as novidades em nossos canais:

3M o n TA g e M

p r o j E t o E d i t o r i A l

m a r é - c o n t e ú d o e

r e l a c i o n a m e n to

t E x t o s E E n t r E v i s tA s

c h r i s t i a n e l u c ko w e

l u i z a g a i d z i n s k i c a r n e i r o

j o r n A l i s tA r E s p o n s áv E l

l u i z a g a i d z i n s k i c a r n e i r o

p r o j E t o g r á f i c o

r a fa e l e i f l e r

g r á f i c A

c o a n

t i r A g E m

3 . 5 0 0 e x e m p l a r e s

Multiplicidade de cores e texturaspara diversidade de momentos.

Wood 2.0

Giallo

Mogano

Oliva

Castagno

Acabamentos: Mate, polido e deck

Tamanho: 120x20cm

Level+ é uma publicação da Level Acabamentos

Cores e formas se apresentam com simetria na composição dos produtos Infinity - contemporâneos e versáteis, apresentam os tons sólidos Blanco, Crema, Camel, Piedra, Gris e Negro.

Inspirado em pedras, New Rock é o resgate dos sedimentos naturais traduzidos nas opções Light Grey e Dark Grey, ambos com acabamento mate.

i n f i n i T y

n e w R o c k

blAnco crEmA cAmEl piEdrA gris nEgro

light grEy dArk grEy

Beleza alinhada ao futuroLevel Acabamentos traz para 2017 a singularidade das

marcas que representa em sintonia com as tendências

A reprodução do belo pode ser traduzida de diversas formas em uma obra de arte. Em alguns momentos busca causar impacto e chocar o público, já em outros o foco está somente na esté-tica que atrai os olhos dos admiradores. A verdade é que cada artista revela um pouco sobre si nas próprias construções. Nos lançamentos de 2017 da Level Acabamentos, onde o que é bonito também deve ser funcional, a arte se imprime em residências e ambientes comerciais pelos produtos das marcas que representa: Fiandre, Inalco, Bisazza e Stato dell’Arte. As linhas são um convite para a criação de projetos autênticos, que manifestem a percep-ção e os sentidos dos seus autores.

Formatos e texturas foram pensados com criatividade estética, mas surpreendem com o olhar avançado para o futuro. Se a tec-nologia cresce de maneira exponencial, porque não utilizá-la à fa-vor dos elementos que compõem os espaços que circulamos e ocupamos? Nos revestimentos, as novas composições vêm para somar as linhas já existentes e as produções que renovam o portfólio de produtos de marcas como Stato dell’Arte.

s T A T o d e L L ’ A R T eOs diferenciais da marca própria da Level Acabamentos ganham força com as novidades deste ano, as linhas Infinity e New Rock.

6 7

lA

Am

En

to

s

Fiandre

Bisazza

As superfícies luminosas ganham vida com as novas criações da linha Maximum Marmi, que são ideais para aplicações diferenciadas em bancadas, nichos e cubas, além dos tradicionais pisos e paredes.

M A x i M u M M A R M i

cAlAcAttA ElitE glAm bronzE

Toda a coleção da marca de mosaicos de vidro mais famosa do mundo é exclusividade da Level Acabamentos no Brasil. Na ExpoRevestir 2017, foi apresentada a peça “Louisiana”, assinada por Alessandro Mendini e repleta de cor e contem-poraneidade. A coleção criada pelo designer exclusivamente para a fabricante italiana contempla, além deste mosaico, o “Ferrara” e o “Granada” - todos em 10x10 ou 20x20 mm, com tecnologia digital de ponta.

Nos lançamentos da linha Wood Collection também estão inclusas criações assinadas pelo Studio Job, apresentando o excêntrico efeito 3D no parquet; Ferruccio Laviani, res-gatando técnicas da Arte Déco através do desenho digital; Kiki van Eijk, com mosaicos de vidro inspirados nas ramifi-cações das flores; e Edward van Vliet, trazendo formas ge-ométricas hexagonais.

Stato dell’Arte

Conheça as linhas que ganham novas versões e produtos em 2017:

8

As areias do deserto surgem com mais duas novas opções a partir dos acabamentos acetinado, rústico e polido.

O tradicional e o básico em duas novas versões.

d o p p i o

p A n g e A

mArmi

Abu dhAbi dunE

vEnAto

Abu dhAbi snow

9

As referências dos mármores clássicos e nobres se revelam de cinco novas formas.

Complementando a paleta de cores dos tons Bone e Grey, o Camel chega com tudo em 2017.

A linha é inspirada nos marmorizados e, no ano de 2016, ganhou destaque com o sucesso do Calacatta. Com os grandes formatos e em espessura slim está lançando cinco novas versões.

L u M i n o s i T á M A x i c o n c R e T e +

n e o M A R M i

piEtrA dicorinto

crEmAclássico

piEtrAgrisonix grEy

trAvErtino romAnomichElAngElo

bonE

gris ArmAni

cAmEl

onix Ariston

mosAico louisiAnA, criAção do dEsignEr AlEssAndro mEndini.

trAvErtino

Grandes formatos, sustentabilidade e impressões hiperrea-listas. As novidades em tecnologia no setor de revestimen-tos cerâmicos estão em expansão. E é na Itália, berço da Fiandre, que a revolução chega primeiro - importada para o Brasil pela Level Acabamentos.

Um dos grandes exemplos de inovação é a máquina Conti-nua+, da Sacmi, que possibilita aumento da produtividade em grandes formatos. Locada dentro do headquarter da Fiandre, os efeitos estéticos e o potencial de personaliza-ção, peça a peça, resultam em linhas decorativas que se aproximam do mármore natural. As questões ambientais também foram pensadas no desenvolvimento do maqui-nário: ausência de ruído, vibração e poeira no processo de produção torna-a uma das tecnologias mais diferenciadas.

Mais do que um elemento estético na composição de um espaço, o porcelanato é como uma segunda pele do ambien-te. Reveste pisos, paredes, bancadas, nichos e áreas exter-nas. No Brasil, o fato é potencializado pela base tecnológica da construção, que permite um elevado potencial do uso do revestimento cerâmico.

O Panorama do Setor de Revestimentos Cerâmi-cos, realizado pelo BNDES, aponta que os sistemas estruturais em concreto armado e sistemas de ve-dação, predominantemente em alvenaria de blocos cerâmicos, aliados às características climáticas do país propiciam a utilização desse material.

Inovação para sustentabilidade e eficiência na produção de revestimentos

n o v i d A d e s i n T e R n A c i o n A i s

10 11

Os cuidados com a saúde, o bem-estar e a higiene em geral também são motivadores para a escolha desse tipo de acaba-mento pelo público. Pensando nisso, a Fiandre reinventou em 2011 o seu processo para ter em menos tempo uma maior capacidade de produção.

“Criamos na época a Maximum Fiandre Extralite™, tecnolo-gia que permite produzir grandes formatos de porcelanato. Adotamos um modelo onde automatizamos muitas etapas, reduzimos o estoque e conseguimos oferecer um serviço personalizado ao cliente. O desenvolvimento da Active Clean e Maximum Extralite trouxe mais organização interna e efici-ência, que foram alinhadas com a experiência adquirida nos mais de 50 anos de vida da empresa”, fala Gibelli.

máquinA continuA+, dA sAcmi, utilizAdA pElA fiAndrE pArA produção dE rEvEstimEntos cErâmicos. crédito: rEprodução/sAcmi

mAximum mArmi cAlAcAttA é um dos produtos fiAndrE com cErtificAção vErdE.

R e v e s T i M e n T o c e R â M i c o : A s e g u n d A p e L e d A c A s A

Sustentabilidade, aliás, é um dos pontos de constante pre-ocupação da Fiandre. Considerada atualmente como uma das empresas mais avançadas no setor da construção, pos-sui uma lista de certificações que visam o meio ambiente e o bem-estar, com soluções criadas dentro do próprio setor de Pesquisa & Desenvolvimento da potência.

“Em 2009 ocorreu o lançamento do Active Clean Air & Anti-bacterial Ceramic™, que transformou a Fiandre na única pro-dutora de cerâmica para pisos antipoluição e revestimentos antibacterianos com certificado 10678/2010, ISO 27448-1/2008 e ISO 27447/2009”, conta o gerente da Fiandre na América Latina Aldo Gibelli.

A Level Acabamentos está presente em todos os Estados do Brasil.

Conheça no site

levelacabamentos.com.br

Do mundo para a sua casa.

A n o 2 01 7 : o q u e e s p e RA R

“Acreditamos na recuperação do Brasil com as mangas arregaça-das. Estamos em um crescimento lento, mas constante da economia. Com muito trabalho e dedicação, prevemos a volta das grandes construções. Acreditamos em um mercado mais organizado, com propostas de valor claras”.

“O desafio será fugir da avalanche de produtos de baixa qualidade, que aos olhos do consumidor muitas ve-zes parecem com os de alto padrão que comercializamos. Este será o ano de consolidação da Level como principal player no fornecimento de produtos diferenciados”.

“Em 2016 crescemos 500% em minhas regiões, se comparado a 2015. Isso foi um reflexo do grande empenho. Nossos desafios para 2017 são fortalecer o time de representantes para desbravar ainda mais o mercado - principalmente de boutiques. Além disso, seguiremos com o trabalho de treinamentos, capacitando a mão de obra para os grandes formatos”.

“2017 é um ano de estabilização e será ainda melhor do que 2016. As empresas que não eram sérias, não se sustentam mais. Ficou no mercado quem faz a diferença. Com organi-zação e olhar para o crescimento sustentado, vamos sair da montanha- russa e continuar em ascendência. Para nossa região, enxergamos os movimentos com otimismo”.

BeTo cAnTu, pResidenTe

Renzo vALAdARes, geRenTe coMeRciAL Regiões noRdesTe e suL

MAyckon feRnAndes, geRenTe coMeRciAL Região cenTRo oesTe e noRTe

eLiAne MoReiRA, geRenTe coMeRciAL Região sudesTe

um ano de crescimentoRetrospectiva 2016:

14

Ao analisarmos o macro, 2016 causa calafrios. No Brasil, uma recessão econômica, outro Impeachment de presidente, a credibilidade da política em cheque. No âmbito internacional, um movimento contrário à globalização, que fecha fronteiras para pactos históricos e elege presidentes conservadores. Na contramão da história, a Level Acabamentos somou conquistas, aproveitou a crise para decolar e consolidou o posicionamento com seu público.

jA n e i R o

Ag o sTo

d e z e M B R o

s e T e M B R o

M A i o

M A R ço

j u n h o

B RA s i L M u n d o L e v e L

Dólar subiu 1,47%, chegando a ser vendido a R$ 4,1655. O maior valor da história.

Todos os olhos se voltavam para as Olimpíadas e para o Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

100% de coberturaO fechamento foi aplaudido por toda equipe: além das conquistas, a empresa consolidou sua pulverização, com representantes exclusivos em todas as regiões do Brasil.

“Fundamos a empresa com pensamento a longo prazo, produtos de vanguarda e sem ser oportunistas - esperar puramente altas e baixas do mercado. Com os índices de importação caindo, ganhamos marketshare em 2016”,

EUA e China ratificaram acordo do clima em Paris, o primeiro pacto universal para tentar combater a mudança climática. Pelo menos 55 países irão assinar também, totalizando 55% das emissões globais.

Itália é o 4º país que mais exporta para o BR em volume (m²/mil), antecedido por Índia, China e Vietnã.

3 milhões de brasileiros foram às ruas, amargando a cena política do Brasil.

Brexit. Grã-Bretanha vota a favor da saída da União Europeia.

“O ano começou difícil para todos quando o Dólar bateu a casa do recorde. Com isso, o mercado nacional parou de importar e muitos concorrentes saíram do jogo. Isso só fortaleceu a nossa estratégia de trabalhar com produtos de alto padrão. Não nos sentimos ameaçados e alcançamos novos clientes”,

Todos os arquitetos e designers de interiores se voltavam para a temporada de mostras Casa Cor. A Level marcou presença em várias edições (mais nas p. 30 e 31).

• Diretores da empresa viajam à Espanha para fechar a representação exclusiva das fachadas ventiladas da Frontek, do Grupo Greco Gres, e iniciam o planejamento do lançamento de um novo segmento de mercado: Level Técnica (mais nas p. 16 e 17).

• No mês que é comemorado o Dia do Cliente, 15/09, a Level consolida a carteira de 8 mil clientes, sendo 746 novos no ano de 2016, e presente em mais de 400 boutiques do país.

• Ao todo foram 3 eventos exclusivos, nas lojas Moper (Dourados/MS), Balaroti (Curitiba/PR), Bello Bagno (Caxias do Sul/RS).

• 15 treinamentos comerciais e técnicos ocorreram em novos clientes, somando 1.350 minutos totais de estudo sobre os produtos.

“Fomos até a Itália consolidar a nossa parceria com a Bisazza, visitar a Fiandre, e ver em primeiro mão o que estava sendo preparado para a feira Cersaie, de setembro”,

EXPOREVESTIR: termômetro para 2016• empresa bateu a meta em vendas em 109%• 40 mil m² do Transamerica ExpoCenter (SP) ocupados por 219 expositores • 63 mil profissionais visitaram a feira • estande da Level Acabamentos registrou mais de 4 mil visitas

Enquanto havia movimentos contra a globalização, a Level levava profissionais para visitar a Inalco. De 15 a 18 de Junho, clientes e arquitetos puderam participar do Inalco Design Days em Alcora, Espanha.

joRge gAidzinski cARneiRo, diReToR de negócios

BeTo cAnTu, pResidenTe

joRge gAidzinski cARneiRo, diReToR de negócios

AdRiAnnA RiBeiRo, ARquiTeTA e uRBAnisTA

(AnfAceR / dAdos AcuMuLAdos de 2016)

“Amei acompanhar o trabalho de desenvolvimento da fábrica. O que mais gosto dos produtos da Level é a proximidade com a matéria-prima natural. Foi muito importante ver o processo e afirmar que realmente é um produto de qualidade”.

imAgEm: divulgAção/lEvEl AcAbAmEntos

imAgEm: EduArdo liotti/divulgAção

imA

gE

m:

gE

rs

on

lim

A/d

ivu

lg

ão

imAgEm: AlbErto fErrEro

imAgEm: Arquivo pEssoAl

Conheça a Level Técnica

M e R c A d o d A c o n s T R u ç ã o :

De olho nas tendências do mercado, a Level Acabamentos traz, neste ano, a representa-ção da Frontek, do Grupo Greco Gres - empre-sa espanhola líder em fachadas ventiladas. A marca entra para o portfólio do novo braço de negócios da empresa, a Level Técnica. O foco é consolidar o atendimento e a distribuição de produtos para grandes obras de construtoras e incorporadoras em todo o território nacional.

“Entramos no mercado porque as construções estão ficando cada vez mais sustentáveis, e no Brasil há aspectos rudimentares nesse sentido. Escolhemos a fachada ventilada por ser mais moderna e ter os benefícios de sustentabili-dade, conforto térmico e acústico, rapidez na instalação e permitir manutenção a longo pra-zo”, afirma Jorge Gaidzinski Carneiro, diretor de negócios da Level Acabamentos.

Neste novo segmento de construção, além das fachadas ventiladas, todas as linhas da Stato dell’Arte, Fiandre, Inalco e Bisazza ainda serão oferecidas. Segundo Douglas Fernan-des, coordenador técnico da Level Acabamen-tos, o serviço também será completo ofere-cendo atendimento e suporte técnico após a comercialização.

“Haverá suporte desde a especificação do pro-duto até o seu uso diário. Os produtos serão disponibilizados com laudos do Inmetro e com orientações para assentamento, logística e lim-peza dos materiais”, complementa Fernandes.

Grampo Oculto: as peças são fixadas através de frisos feitos no tardoz do revestimento. Nos produtos que o fri-so venha direto do processo de produ-ção é possível fazer somente o encai-xe dos grampos durante a construção.

Dimensões disponíveis: produtos extrudados podem ser feitos com a largura e altura má-xima de 180x60cm, respectivamente. Para os porcelanatos prensados, o tamanho muda conforme o modelo escolhido tendo como formato máximo 150x300cm.

Grampo Aparente: as peças não pre-cisam passar pelo processo de friso para serem fixadas no grampo, ou seja, ficam visíveis. Esse sistema é útil para os produtos com menores espessuras.

Novo segmento de atuação da Level Acabamentos traz ao Brasil a representação exclusiva da Frontek, marca espanhola líder em fachadas ventiladas

AplicAção dA fAchAdA vEntilAdA com grAmpo ocultoimAgEm: grupo grEco grEs

17

no

vi

dA

dE

s

o p çõ e s d e s i sT e M A s d e fAc h A dA s v e n T i L A dA s :

B e n e f í c i o s dA s fAc h A dA s v e n T i L A dA s :

Inovação e eficiência energética: conforto térmico e redução de 30 a 50% do consumo de energia.

Estabilidade: redução do risco de fissuras.

Ventilação: separação entre o substrato e o porcelanato evitando a umidade e a condensação.

Baixa porosidade: evita manchas de fixação e oferece excelentes resultados contra a corrosão ou deterioração por poluição.

Proteção: paredes exteriores revestidas com cerâmica são altamente resistentes aos agentes meteorológicos.

Sustentabilidade:materiais 100% recicláveis.

imAgEns: grupo grEco grEs

Jogo de montarPaginações criativas, principalmente em grandes formatos, são tendência no design de interiores.

Um dos materiais mais antigos produzido pelo homem, a cerâ-

mica, é também o queridinho das obras brasileiras. Em 2015,

foram produzidos 899,4 milhões de m² para uma capacidade

instalada de 1.069 milhões de m² apenas no Brasil, segundo a

Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (ANFACER).

Ao contrário do que muita gente pensa, os produtos têm sido

aplicados além dos pisos e das paredes: assentamentos são

realizados em bancadas, fachadas, churrasqueiras e até mol-

duras de quadros e cabeceiras. As possibilidades são infinitas.

Nas linhas da Level Acabamentos, não é diferente. Os grandes

formatos são os preferidos quando o assunto é inovar na com-

posição. “Notamos que existe um desejo forte de criar pagina-

ções que trazem a sensação do ambiente ter um piso único. As

diversas linhas da Level possibilitam isso”, indica a arquiteta

Mariana Moacir.

Outro ponto importante é o planejamento para a aplicação do

piso. O coordenador técnico da Level Acabamentos, Douglas

Fernandes, explica que porcelanatos devem ser instalados em

estruturas resistentes, como metal, concreto ou madeira. “Se

for sobre madeira, será para utilização temporária, devido a

movimentação estrutural com o passar do tempo”, pontua Fer-

nandes. Já as peças com espessura maior que 10mm não pre-

cisam de um suporte estruturado, uma simples mão francesa

pode ser utilizada.

p L A n e jA n d o A pAg i n Aç ão d e A M B i e n T e s

Conheça o ambiente e as sensações que deseja trazer. Porcelanatos inspirados na madeira com paginação transpassada, por exemplo, trazem a sensação de aconchego. O mesmo espaço com um porcelanato branco polido e retangular pode sugerir simplicidade e amplitude.

p or Mariana Moacir

Depois de conhecer o ambiente é fundamental definir o tamanho da peça para dar o início da paginação, e evitar cortes e perdas na instalação do piso.

d i c A s pA RA co R T e s e A p L i c Aç ão

Peças slim devem ser aplicadas em bancadas sobre uma base resistente que abranja toda a sua extremidade. Ao realizar cortes em 45°, recomenda-se utilizar um rebolo de copo cônico, seguido de lixas de velcro grão 400, 800 e 1200. Melhora o acabamento.

Para fazer furos em peças de porcelanato, recomenda-se o uso de furadeira com brocas diamantadas. Inicie com uma dimensão de 6mm e aumente o furo aos poucos.

p or Douglas FernanDes

Para cortes retos usando a serra mármore, recomenda-se fazê-lo frisando a peça primeiramente, para então concluir o corte.

Em acabamentos no encontro de peças, com cortes em 45°, usar Massa Plástica Marmoreiro (Colorida) ou Automotiva (usar Corante Xadrez para colorir).

O produto utilizado para aderir o porcelanato na estrutura vai depender do tipo de material da mesma. No caso da madeira, indica-se silicone branco ou adesivo epóxi. Sobre concreto, argamassa colante AC3 branca. E em metal, uma boa alternativa são os adesivos de epóxi.

18

cn

ic

o

lEvEl AcAbAmEntos possibilitA pAginAção do chão às pArEdEs. produtos utilizAdos no projEto:

- mAximum AstEr mErcury 150x150cm- mAximum mArmi cAlAcAttA stAtuário 300x150cm

1

2

É importante também distribuir os cortes: deixe as peças inteiras sempre nos espaços de maior circulação e mais ao centro do ambiente, enquanto os recortes são indicados para as laterais e onde ficarão os móveis.

3

4

Além do revestimento, você pode decorar a sua casa inteira com a Level.

Quer saber um segredo?

Referência em importação em todo o Brasil.

www.leveltrade.com.br

Os olhos já estão acostumados a ver: são muros, grades e obs-táculos nas paisagens das maiores cidades brasileiras. As ruas são tomadas por automóveis e as vias estão lotadas. Com o inchaço urbano e a dificuldade na aprovação de projetos devido às burocracias governamentais, a mobilidade urbana é um dos maiores dilemas do espaço geográfico brasileiro.

Apesar da conjuntura caótica, grupos de diferentes áreas se reúnem no país para criar documentos, grupos de pesquisas e colocar em prática projetos para tornar as cidades mais humanas. Um dos movimentos é o Project for Public Spaces (PPS). Criado em Nova Iorque, a organização sem fins lucrati-vos e mundial de planejamento, design e criação ajuda comu-nidades a construírem espaços públicos mais fortes.

Ao total, já foram realizados mais de 3 mil ações em comunidades de 43 países e em todos os 50 estados americanos. E mais de 600 pessoas no mundo são membros de seu Placemaking Leadership Council (Conselho de Lideranças em Placemaking).

“Essa é a primeira organização autônoma e internacional que faz o urbanismo levar em consideração não os projetos, mas os comportamentos dos usuários. Saímos da técnica do de-senho tradicional através de dinâmicas em grupo e espaços transdisciplinares para discussão. Tudo é feito através da co-criação”, afirma o arquiteto, urbanista e um dos representan-tes do PlaceMaking Leonardo Brawl Márquez.

Em Porto Alegre, a entidade se uniu à Associação de Ciclistas para fazer uma provocação à prefeitura da cidade. O desafio estava em humanizar três ruas do Centro Histórico. Foram or-ganizados encontros para elaborar as diretrizes do plano, e a ideia foi apresentada aos políticos locais que, não apenas abriram um Grupo de Trabalho, mas também publicaram os esforços no Diário Oficial.

1. Planejar para desenvolver a cidade com sustentabilidade

2. Participação é um direito e uma garantia de cidadania

3. Projeto urbano qualifica a cidade para todos

4. Espaço público é o lugar do encontro e da troca

5. Mobilidade é prioridade ao pedestre e transporte

público de qualidade

Aprovação de projeto de Lei que pre-tende construir áreas onde ciclistas e pedestres terão prioridade, enquanto carros ficarão com acesso restrito. O objetivo está em eliminar 60% do trá-fego de automóveis em toda a cidade;

Integração dos transportes públicos.

Plano Copenhague Carbono Neutro 2015, elaborado com o objetivo de se tornar a primeira capital do mundo a ter um saldo neutro de emissões de carbono até 2025;

346 km de ciclovias;

1º lugar na pesquisa sobre as 20 ci-dades mais amigáveis do mundo, se-gundo o Ranking Copenhagenize.

Implantação do sistema de aluguel de bicicleta com acesso 24 horas;

Pagamento de pedágio para tráfego de carros em ruas movimentadas e velocidade média de 19 km/h;

Acessibilidade e sinalização em todos os pontos;

Plano de Ação de Transporte: melhorando a saú-de da população londrina, modelo lançado pelo De-partamento de Transporte para Londres (TfL) e que deve ser cumprido até 2021.

Conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

“Ralph Erskine disse uma vez que, para ser um bom arquiteto, você precisa amar as pessoas. Porque arquitetura é uma arte aplicada e lida com a moldura da vida das pessoas. Os edifícios emolduram nossas vidas”Jan GehL, autOR dO LivRO Cidade PaRa PessOas

e aRquitetO e uRBanista

como sEriA possívEl rEvErtEr EssE cEnário E criAr soluçõEs quE vAlorizEm mAis As pEssoAs?

10 pontos fundamentais para um Projeto de Cidade B A R c e L o n Ac o p e n h A g u eL o n d R e s

p R o j e c T f o R p u B L i c s p A c e s ( p p s )

cidAdes-exeMpLo eM MoBiLidAde uRBAnA:

Enquanto podemos citar exemplos como Londres, Copenhague e Barcelona sendo referências mundiais de mobilidade urbana, o Bra-sil ainda está na linha de fundo em relação à qualificação das áreas públicas. Segundo o arquiteto, urbanista e vice-presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Tiago Holzmann da Silva, são poucas as cidades brasileiras que planejam o futuro.

“Temos o entendimento que desenvolvimento se dá por empre-endimento e carros individuais. É um aspecto de planejamento, mas também cultural do nosso povo”, comenta Silva, um dos responsáveis por idealizar o documento 10 Pontos Fundamen-tais para um Projeto de Cidade.

“Fizemos com que virasse pauta do espaço público. A coor-denação era nossa e a execução da Prefeitura. No entanto, o projeto não foi concluído porque o governo não deu anda-mento”, conta Márquez.

Outra iniciativa semelhante ocorreu na cidade de São Paulo. O Projeto de Lei 688/13, que prevê Fachadas Ativas, está vali-dado no Plano Diretor paulista e tem como objetivo dinamizar espaços e passeios públicos. “A exigência de ter no térreo de um prédio uma fachada aberta ao público, com espaço co-mercial, é uma medida bastante inovadora para os conceitos brasileiros”, fala Silva, vice-presidente do IAB.

Com essas tomadas de decisões, os bairros passam a ter novamente uso misto, deixando de ser somente residenciais ou comerciais. Na visão de Márquez, se não voltarmos ao modelo das décadas passadas, enfrentaremos problemas sociais irreversíveis.

2322

ur

bA

ni

sm

o

A cidadeé feita por(e para)pessoas

poR insTiTuTo de ARquiTeTos do BRAsiL

6. A paisagem da cidade é patrimônio de todos

7. Habitação com qualidade e integração das comunidades

8. Morar com dignidade é um direito de todos

9. Concursos públicos de projetos para obras públicas

10. Arquiteto é o profissional que faz edifícios, praças e

parques, cuida do patrimônio e planeja a cidade

p o R c h R i s T i A n e L u c k o w

imA

gE

m:

rE

pr

od

ão

/un

sp

lA

sh

imAgEm: rEprodução/unsplAsh

p o R L u i z A g A i d z i n s k i c A R n e i R o

o mundo é delicado ”“

Ainda nos anos 70, o arquiteto Alessandro Mendini fez história no design italiano. Michele De Lucchi e Ettore Sottsass eram os companheiros que, ao seu lado, criaram um movimento para romper com o tradicional papel atribuído ao design, reduzido na época à equação forma + função. O uso de cores e, sobretudo, o olhar para a estética pautavam as criações que mais tarde foram batizadas de “design pós-moderno”.

Aos 86 anos, entre as várias distinções, guarda dois Compassos de Ouro, um de 1979 e outro de 1982. Mendini é autor da “Poltrona di Proust”, ícone da décor em todo o mundo. A obra já foi replicada até em plástico, mas uma das roupagens mar-caram o europeu: a parceria com a Bisazza desde os anos 80, principal marca de mosaico de vidros do mundo, possibilitou elevar o mobiliário ao alto padrão.

Alessandro Mendini para Bisazza:

A Level+ conversou com o poeta dos traços para entender suas inspirações:

+ A sua coloridíssima “Lousiana” foi destaque no estande da Level Acabamentos na ExpoRevestir 2017. Qual foi a inspiração para a última coleção ao lado da Bisazza?

+ Destaque uma das suas coleções.

+ Você já esteve no Brasil algumas vezes.O país lhe inspirou de alguma forma?

+ Qual conselho você gostaria de dar aos jovens que querem se tornar arquitetos ou designers de interiores?

+ Como você analisa o seu relacionamento com a empresa durante todos estes anos?

M. Louisiana, Ferrara e Granada são os três novos padrões que eu projetei para a empresa. Ao longo dos anos, criamos muitas ideias decorativas ligadas à diferentes tendências, ocasiões e situações. Neste último caso, as inspirações são geográficas, e referem-se a viagens culturais para o Museu da Louisiana, em Humlebaek, Dinamarca; a fachada do Palazzo Diamanti, em Ferrara, na Itália; e as texturas árabes nos tribunais de Granada, na Espanha.

M. Um projeto que gostei de ter feito é a série “Mobili per Uomo”. É uma série de nove armários lacados, de chapa metálica com portas, feitos para serem bases de nove figuras-estátuas: jaqueta, sapato, caixa Attaché, cabeça, estrela, lâmpada, chapéu, luva e copo. Eles são feitos de mosaico de vidro de folha de ouro, e suas versões gigantes são altamente simbólicas.

M. Certamente. Fui ao Brasil várias vezes, do Sul até o rio Amazonas. Recentemente fiquei inspirado pelos artistas, homens e mulheres, que se dedicam à arte primitiva - pin-turas em objetos de madeira e cerâmica.

M. Acredito que para se tornar um bom designer, você deve lembrar que o mundo é delicado. Um bom projeto é fruto de muito pensamento e responsabilidade.

M. Colaborar para Bisazza sempre foi um prazer. E continua a dar grande satisfação para mim e para todo o meu atelier (ao lado do irmão Francesco, está a frente do Mendini Atelier). O mosaico, um material composto de pequenas telhas de vidro, é extraordinário e se adapta perfeitamente a minha linguagem visual. A empresa está sempre aberta a novas experiências, en-tão ao longo dos anos temos feito muitos projetos grandes e pequenos, e muito diferentes uns dos outros.

25

En

tr

Ev

is

tA

Ao lado da empresa desenhou diversas criações minuciosas, que misturam alegria e apelo étnico. As obras fruto da parceria estão expostas na Fundação Bisazza, no headquarter da fábrica, em Montecchio Maggiore. São 6 mil m² de um acervo construído ao longo de 20 anos assinado pelos mais variados artistas.

mE

nd

ini

rE

vE

st

E i

ns

tA

lA

çã

o E

m p

Ar

is c

om

sE

u m

os

Aic

o “

lo

uis

iAn

A”.

im

Ag

Em

: A

lb

Er

to

fE

rr

Er

o

“mobili pEr uomo” é umA sériE dE EstátuAs-objEtos rEvEstidA com mosAicos dE ouro.

imAgEm: AlbErto fErrEro

imAgEm: cArlo lAvAtori

rE

lE

itu

rA

dA

po

ltr

on

A d

i p

ro

us

t q

uE

Es

Ex

po

st

A n

A f

un

dA

çã

o b

isA

zz

A.

imA

gE

m:

Al

bE

rt

o f

Er

rE

ro

A Level Acabamentos é representante exclusiva da Bisazza no Brasil.

A marca da Level Acabamentos pensada para ambientes do futuro.

Agora também com as linhas Infinity e New Rock.

Infinity New Rock

Acabamentos: Polido, mate e rústico

Acabamentos: Mate

Cores: Blanco, Crema, Camel, Gris e Negro.

Cores: Light Grey e Dark Grey

Tamanho: 100x100cm

Tamanho: 60x120 e 90x180cm

g R A n d e s f o R M AT o s

p R o d u T o s s L i M d e A LTA R e s i s T ê n c i A

T e c n o Lo g i A s u LT R A h d e c h R o M A

d e s i g n e xc L u s i vo

T e x T u R A s e T o n A L i dA d e s d i f e R e n c i A dA s

29

En

tr

Ev

is

tA

A carreira do artista paulista que iniciou como pichador, nos anos 90, passou por algumas transformações até se tornar muralista. Mas, para Kobra, o título não signi-fica evolução. A pichação, o grafite e o muralismo são distintos. Segundo ele, o único ponto em comum está na intervenção urbana das cidades.

“A pichação vem da caligrafia e o grafite tem a ver com o desenho. Comecei a desenhar nos muros porque fazia isso nos cadernos e percebi que era possível fazer o mesmo nas ruas. Os dois eram feitos de forma ilegal e, com o passar do tempo, cheguei a ser detido”, conta Kobra sobre o início da carreira. “Em um determinado momento comecei a desenvolver outro tipo de desenho com luz, sombra e perspectiva. Eram complexos e que não poderiam ser feitos de forma ilegal. Precisei pedir autorização e, a partir disso, me tornei muralista”, lem-bra o artista que completou 41 anos neste ano.

A beleza estética está sempre presente nos seus traba-lhos, que têm as paredes como canais de comunicação e suportes para passar mensagens à sociedade. E, por essa razão, Kobra não se submete mais a alguma impo-sição de tema, dedica-se apenas a aquilo que acredita.

“Já aconteceu de patrocinadores pagarem. Porém, de uns anos para cá, consegui autonomia para fazer somente aquilo que quero. As pessoas até podem me convidar para pintar um prédio, mas tenho liberdade. Hoje, a minha prioridade é manter os temas que eu mesmo desenvolvi”, fala.

O investimento para dar andamento aos projetos é proveniente das vendas de obras em galerias. Antes da produção nas ruas, tudo é idealizado em telas que servem como experiências para testes de cor.

Cidades menos acinzentadas e ruas presentea-das com vida. Arranhas-céus e paredes ganham ilustrações coloridas, gigantes e repletas de histórias. Com andaimes e balancins elétricos, o muralista Eduardo Kobra mostra a sua arte ao mundo e questiona comportamentos.

Intervenção urbana & os recados nas cidadesp o R c h R i s T i A n e L u c k o w

A A R q u i T e T u R A e A s o B R A s d e e d u A R d o k o B R A

p R o j e T o e n v o Lv A - s e

n o v A i o R q u e R e c e B e R á 2 8 M u R A i s p R o d u z i d o s p e L o A R T i s T A

Como um grande admirador do urbano, Kobra defende a preservação da arquitetu-ra e acredita que os murais precisam estar em harmonia e em diálogo com as cons-truções, ruas e cidades. No projeto “Muro das Memórias”, espalhado em diversas regiões da capital paulista, são retrata-das cenas do século 20 com o objetivo de mostrar as transformações da paisagem de São Paulo.

“Tudo o que faço tem um estudo prévio. Para pintar um prédio, vou até o local, fo-tografo, pesquiso e, depois disso, começo. Muitas vezes quero criar um contraste ou harmonizar com a arquitetura. O que não quero é que se sobreponha ou ataque-a”, opina o muralista.

Em todas as partes do Brasil há alguém interessado em conhecer a técnica de Eduardo Kobra. Por isso, nasceu o projeto “Envolva-se”. Não só para artistas, a ideia é aberta para quem deseja saber mais sobre Street Art. Para participar, o públi-co deve se cadastrar no site ou nas redes sociais do projeto. Quando Kobra e sua equipe estiverem na cidade, o inscrito re-ceberá um convite para se envolver com a produção do mural.

Em 2017, o muralista passará uma temporada na Big Apple, nos Estados Unidos. As ruas de Nova Iorque serão o palco de uma grande exposição dos trabalhos de Kobra. Segundo ele, os pontos e as artes ainda serão definidos.

“Ao invés da exposição ocorrer em uma galeria será nas ruas. Faremos um guia onde as pessoas serão convidadas a percorrer os espaços”, comemora.

/ ko b r A s t r E E tA r t

E d u A r d o ko b r A . c o m

@ ko b r A s t r E E tA r t

A lEndA do brAsil Em são pAulo - imAgEm: AlAn tEixEirA

o bEijo Em novA iorquE - imAgEm: Arquivo pEssoAl/EduArdo kobrA

oscAr niEmEyEr Em são pAulo - imAgEm: Arquivo pEssoAl/EduArdo kobrA

mAior pinturA Em murAl do mundo no boulEvArd olímpico do rio dE jAnEiro - imAgEm: Arquivo pEssoAl/EduArdo kobrA

Mostras pelo BrasilVeja por onde passaram os produtos Level Acabamentos no último ano.

Uma das nossas métricas de sucesso é a quantidade de parcerias

de qualidade. No ano de 2016, estivemos presentes nas princi-

pais Casa Cor do país. O portfólio de especificações também se

apresenta plural: produtos Level revestem as lojas da Audi, Arezzo,

Lança Perfume, Hugo Boss, Gucci, Sephora, Volkswagen, Chevrolet,

Lacoste, além do Dufry do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.

c A s A c o R B R A s í L i A

c A sA co R R i o g RA n d e d o s u L

c A s A c o R p A R A n á

p s s p o T

s A L A d e M ú s i c A

R e f ú g i o g o u R M e T

f h f 4 0 L i v i n g q o d B A R B e R s h o p

Refúgio dA ARquiTeTA espAço águA e fogo

@ c A R p A n e d A n A s R

@ e s q u i n A A R q

@ A L f . A R q u i T e T u R A

@ f R A n c i s c o f R A n c k . A R q@ s u R i B e i R o d e s i g n

@ A n d R e A M A g A L h A e s A R q u i T e T A

Um ambiente para receber jantares e degustar vinhos com os ami-gos, esse foi o PS SPOT. Com uma área de 135m², integrou hall, sala de estar, cozinha e sala de jantar. A ausência de paredes, substituí-das por tramas de cabo de aço, tornavam o espaço amplo.

Quadros, esculturas e mobiliários com referências de décadas pas-sadas foram misturados na criação do trio. O espaço de 78m² foi inspirado nas grandes fazendas do interior brasileiro.

Com 194m², o ambiente se organizava em torno dos hábitos de quem adora cozinhar para os amigos e é um apreciador da arte e do design. Pórticos demarcavam áreas no grande vão, sem comprome-ter a sensação de continuidade.

O ambiente clássico, com linhas retas e móveis contemporâneos e modernos, pode ser replicado em muitas residências e aparta-mentos atuais. O espaço possibilitava assistir a um programa de TV, a um sarau com violoncelo ou apenas ficar relaxando e lendo em frente à lareira.

Durante a mostra, homens puderam aproveitar os serviços da bar-bearia que já tem pontos em cidades do RS. O espaço de 30m², funcional, foi sucesso no percurso da mostra e trouxe em sua de-coração estilos das décadas de 20 e 30.

O ambiente se mostrava como um convite ao convívio e ao relaxa-mento para aqueles que após um dia de trabalho veem no lar um local divertido para relaxar e se inspirar.

A ideia foi utilizar o contraponto entre o fogo e a água, preto e branco, aproveitando-se dos desníveis e das formas inusitadas do terreno. Quem estava dentro da piscina, por exemplo, ficava no nível de quem estava fora: um ótimo convite para um bate-papo ou festa!

ArquitEtAs: fláviA nArs E lAísA cArpAnEdAproduto: stAto dEll’ArtE, mAnhAttAn mEtropolitAn crEAm, 84x84cm

EsquinA ArquitEturA, por clArissA brAgA, cristhiAnE rAupp E mAnuEllA lEitE. produto: stAto dEll’ArtE, mAnhAttAn blAck, 84x84cm

André Alf ArquitEturA E dEsignproduto: stAto dEll’ArtE, cEmEnt grEy, 120x60cm

ArquitEto: frAncisco humbErto frAnckproduto: stAto dEll’ArtE, nEo mArmi cAlAcAttA, 120x60cm

studio suEllEn ribEiro dEsignproduto: stAto dEll’ArtE, mEtropolitAn mAnhAttAn grEy, 84x84cm

ArquitEtA: AndréA mAgAlhãEsproduto: inAlco, touchE crEmA blAnco nAturAl, 250x100cm

Arcco ArquitEturAproduto: stAto dEll’ArtE, bAsAltinA nEro mAtE, 120x60cm

c A s A c o R s p

B A n h e i R o u n i s s e x

@ A R T i s _ d e s i g n

A estreia na mostra paulista foi com o “banheiro público multiuso”, que trouxe a preferência por cores mais fechadas, como cinza, marrom e preto, e destacou um paisagismo seco, com pedras e galhos de árvores.

Artis dEsign: fábio bouillEt E rodrigo jorgEproduto: fiAndrE, mAximum AstEr mErcury, 100x100cm

L o u n g e c A s A c o R s c

@ i n j y i d

O ambiente propôs uma temática diferente ao fazer um “esquenta” para a Casa Cor Santa Catarina. O lifestyle e o high decór catari-nense foram representados com uma pegada jovem e cosmopo-lita, trazendo para o público uma visão diferente e nova da região.

injy id, por bruno bArbiEri E indiArA dAros bArbiEriprodutos: fiAndrE, sublimE brEcciA grigiA E just cEmEnti grEy, 150x75cm

1

1

2

3

45

67

imAgEns: 1, 2 E 3. williAm dE pAulA/divulgAção. 4 E 5. EduArdo liotti/divulgAção. 6. divulgAção/cAsA cor pr. 7. divulgAção

30

Em parceria com a Level Acabamentos, lan-çará uma linha assinada com o seu nome para a marca Stato dell’Arte, onde reforçará a soma de influências externas adquiridas ao longo da carreira. Fique ligado para saber mais detalhes!

novidAde 2017

Guto Indio da CostaO design sofisticado e democrático do carioca

Bagagem cultural, experiência herdada de família e muitos quilômetros percorridos ao redor do mundo foram necessá-rios até se tornar um dos designers brasileiros mais reco-nhecidos no cenário internacional. Com os olhos voltados para o industrial, o carioca Guto Indio da Costa é o respon-sável por comandar os núcleos de design e transporte da Indio da Costa A.U.D.T. – empresa que divide com o pai, o arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Indio da Costa.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, o traço de Guto se espalhou pelo Rio de Janeiro. São de sua autoria os projetos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e das plataformas de embarque e desembarque do moderno trem elétrico. Ele assina os esculturais bancos de concreto branco do Boulevard Olímpico, assim como as lixeiras, os relógios e os pai-néis publicitários. A iluminação inteligente, no Parque Olímpico, também foi mais uma das suas grandes ideias.

Abrigos de ônibus de concreto, que fazem parte da linha Brutalista, foram instala-dos em grandes avenidas da cidade de São Paulo e, no ano de 2016, foram premia-dos internacionalmente na categoria “Public Design” da iF Design Awards 2016. A criação também esteve disponível no Museu da BMW, em Munique, na Alemanha.

Ao longo de toda a carreira, o designer recebeu mais de 50 prêmios que reconhecem a qualidade e a funcionalidade dos seus projetos. No ano passado, foi o vencedor, em categorias específicas, do iF Design Awards 2016 e Top XXI Prêmio Design Brasil 2016.

Ao lado do pai, o designer assinou projeto do VLT no Rio de Janeiro, e recebeu o troféu de destaque especial na categoria criada especialmente para a edição, intitulada “Design de Olimpíada”.

oLiMpíAdAs Rio 2016

ALguMAs pReMiAções

if design AwARds 2016

Top xxi pRêMio design BRAsiL 2016

32

pA

rc

Er

iA

o vEntilAdor spirit gAnhA novAs vErsõEs quE Estão disponívEis pArA A vEndA. imAgEm: rEprodução/indio dA costA dEsign

imAgEm: wAgnEr ziEgElmEyEr

A cAdEirA sErElEpE é umA rElEiturA dA cAdEirA dE bAr trAdicionAl E utilizA-sE dE ElEmEntos minimAlistAs quE é cApAz dE sE AdAptAr A

divErsos AmbiEntEs. imAgEm: wAgnEr ziEgElmEyEr

A mAis rEcEntE linhA dE vEntilAdorEs dE tEto ic_Air é inovAdorA, usA lEd E AgrEgA duAs lumináriAs Ao vEntilAdor (pArA cimA E pArA bAixo. imAgEm: wAgnEr ziEgElmEyEr

“O mais importante que busco fazer na minha carreira é tornar o bom design acessível a todos. A indústria brasileira precisa melhorar muito a qualidade e o design dos seus produtos, mas o grande desafio é fazê-los sofisticados e ao mesmo tempo acessíveis a grande parte da população. Bom design não precisa custar caro”,FaLa GutO indiO da COsta, que sOma nO históRiCO

PROFissiOnaL a venda de PROdutOs em mais de 40 Países.

33

um dos mAis importAntEs lEgAdos olímpicos, o projEto do vlt do rio tEm o dEsign AssinAdo por indio dA costA Em pArcEriA com o Escritório frAncês yEllow window. Elétrico, silEncioso E com cApAcidAdE dE trAnsportAr 400 pAssAgEiros, o projEto é um pAsso à frEntE no trAnsportE público. imAgEm: wAgnEr ziEgElmEyEr

Formado, na década de 90, em design de produto pelo Art Center College of Design, na Suíça, Guto Indio da Costa tra-balhou com grandes nomes na Dinamarca, França e Alema-nha antes de retornar ao Brasil. Formando sólidas parcerias com a indústria e aliando uma visão inovadora, sem perder a viabilidade técnica e comercial, é o responsável por uma variedade de criações. Entre os projetos estão ventiladores, geladeiras, lavadoras, metais sanitários, esquadrias, mobi-liário, eletrônicos, postes de iluminação, abrigos de ônibus, barcos, trens e entre outros.

#TimelineLevelQuando o assunto é tendência e inovação, somos especialistas.

3534

co

lu

nA

e Rw i n w u R M : o co R p o É A c A sA

g i R L p ow e R !L i n A B o B A R d i

To M i e oTA k e

fá B u Lo sA M u LT i fA B

wATs o n TA M B É M e n T e n d e d e M o dA

O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT não perde tempo: depois de lançar a MultiFab, uma impressora 3D multi-material, está sendo testado por lá um software para criar objetos a partir de diferentes materiais. A Foundry será acessível para quem não sabe programar e a ideia é que se torne o “Photoshop da impressão 3D”. O sistema é compatível com qualquer impressora do segmento, e os pesquisadores estão buscando jeitos de integrar a plataforma dentro dos programas CAD.

O computador cognitivo da IBM, o Watson, foi essencial para a garimpagem de referências na coleção de 2016 do designer de moda australiano Jason Grech. Normalmente, ele buscava inspirações para desenhar suas peças na arquitetura, mas com a ajuda da tecnologia conseguiu diminuir o processo criativo de 28 para quatro dias. O sistema vasculhou toda a web, com a sua capacidade de analisar dados como imagens e linguagem natural, especialmente redes sociais como Pinterest, Instagram e Twitter. A velocidade da fase de pesquisa acelerou o trabalho da sua equipe em 600%!

A M A zo n g o

Também em fase teste, a Amazon lançou o Amazon Go, um sistema que permite que os supermercados não tenham caixas e nem filas para pagar. Os consumidores passarão por um escâner na entrada da loja usando o aplicativo da empresa com QR Code e os sensores passam a registrar os produtos que são retirados das gôndolas. Ao término das compras, os usuários serão cobrados no cartão de crédito cadastrado. Fácil, né?

O cotidiano distorcido. Essa é a proposta do artista austríaco Erwin Wurm em sua mostra que rodará o Brasil neste ano. A reconfiguração de objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos impressionam nas esculturas que estão expostas até 3 de abril em São Paulo, e seguirão para Brasília (de 21/04 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/07 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018). Interativa, o público é convidado a se tornar uma escultura do artista em “Esculturas de Um Minuto”.

No Brasil, 61% do total de profissionais de arquitetura em atividade são mulheres, contra 39% de homens, segundo o censo de 2012 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Mesmo assim, costumamos lembrar de nomes expoentes masculinos nas obras arquitetônicas. Que tal dar uma viajada por São Paulo, maior cidade da América Latina, e lembrar das arquitetas que fizeram diferença por lá?

Italiana radicada no Brasil a partir de 1946.

Artista nipo-brasileira

MASP: construído na década de 1960 e localizado na Avenida Paulista, ela projetou a convite do jornalista Assis Chateaubriand.

Monumento à Imigração Japonesa, na Avenida 23 de Maio, são quatro faixas de 12 metros de concreto, em formato de ondas, que representam as gerações de japoneses que vieram para o Brasil.

Transformou a área que abrigava o Complexo Penitenciário do Carandiru em um dos principais parques públicos paulistanos, o Parque da Juventude, na Zona Norte.

imAgEns: divulgAção/mit

imA

gE

ns

: d

ivu

lg

ão

/Er

win

wu

rm

imAgEm: rEprodução

imA

gE

m:

div

ul

gA

çã

o/p

rE

fE

itu

rA

dE

sp

imA

gE

m:

rE

pr

od

ão

imA

gE

m:

div

ul

gA

çã

o

imA

gE

m:

rE

pr

od

ão

/wik

ipE

diA

Outros projetos: Teatro Oficina, Casa de Vidro, Conjunto arquitetônico do SESC Pompéia.

Outras obras: painéis “As Quatro Estações”, no metrô Consolação; escultura vermelha e prata da Av. Paulista; painel do Edifício Tomie Otake.

Outras obras: Departamento de Parques e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo (Depave), áreas verdes da Avenida Paulista (1973), revitalização da paisagem do Vale do Anhangabaú (1981).

R o sA k L i A s s

84 anos, foi a primeira arquiteta paisagista mulher do país, sendo a criadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

“Gosto do conceito de arquitetura que se manifesta por si mesmo, através do conforto visual, da clareza e da distinção. É saber trabalhar texturas e elementos impactantes na medida certa. Sou apaixonado e vivo sempre intensamente meu trabalho, às vezes mais artístico que construtivo, às vezes o contrário disso”, define.

O DNA do arquiteto Jayme Bernardos e M f R o n T e i R A s :

Jayme Bernardo é um homem do mun-do. Paulista radicado no Paraná, man-tém escritório em Curitiba e São Paulo, e está a frente de obras em todo o Bra-sil e até no exterior. Para ele, viver sem fronteiras é o melhor caminho para as novas ideias.

Apaixonado pela arquitetura, nos últi-mos anos encontrou no design de mo-biliários uma forma de colocar em prá-tica lacunas e desafios da decoração de interiores: por muito tempo foi lojista e nem sempre tinha as soluções exatas para as preferências dos clientes. A plu-ralidade se confirma também nos proje-tos que realiza ao lado dos 25 profissio-nais com quem divide a prancheta.

Atuante no segmento de alto padrão, projeta tanto para resi-dências como para os ramos de hotelaria e corporativo. Re-centemente assinou o Hotel Deville Prime Campo Grande, em Mato Grosso, e buscou expressar a cultura local nos de-talhes de um espaço business. “Atendemos muito as cons-trutoras, o que nos trouxe expertise para uma arquitetura prática e de resultado”, pontua Jayme, que revela buscar inspiração em demandas de mercado não atendidas.

“Buscamos soluções criativas mantendo-nos sempre mui-to próximo do que chamamos de indicadores de tendên-cias: são publicações, sites e eventos que apontam para uma nova configuração do mercado, uma nova linha de pensamento. É preciso ampliar os horizontes, fazer novas amizades e viajar, são fontes muito ricas de inspirações para o processo criativo”.

Tendo a exclusividade como premissa, ele assina de 80 a 100 criações por ano, únicas. A escolha dos materiais para suas obras é dada de acordo com a facilidade e a qualidade do produto. Claro, sempre tentando trazer a pro-ximidade com o seu estilo e o gosto do cliente. Imprimir personalidade nas criações é essencial.

“Estamos cada vez mais impressionados pela qualidade das peças da Level, poucas vezes ocorreu da própria cons-trutora elogiar a facilidade de aplicação e acabamento des-ses materiais. Isto sem esquecer do resultado final, acima do esperado, sempre”, elogia e brinca: “somos chatos para os detalhes! As decisões sempre levam um pouco do nos-so DNA, nossa assinatura profissional e não fazemos de maneira artificial. Decidimos projetos com base na nossa experiência e referências dos grandes mestres. O restante é consequência”.

Em 2011, o arquiteto lançou sua marca de mobiliário e objetos de decoração, a Jayme Bernardo Design. A primeira peça criada, a mesa Medusa, foi inscrita em um concurso e levou o prêmio Idea Brasil 2012. De dezem-bro de 2013 a março de 2014 realizou uma exposição de sua linha de Design no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba.

o B RA s e i n s p i RAçõ e s M A i s jAy M e :

d e s i g n

36

pE

rf

il

imAgEm: dAniEl kAtz

+ Uma textura

+ Um lugar:

+ Um revestimento:

+ Uma pessoa

+ Uma forma:

J. Madeira, sou apaixonado por este material.

J. Nada melhor do que estar na plateia de um grande espetáculo, não importa onde.

J. Sustentável!

J. Quem sempre está próximo.

J. Limpa, sem excessos.

37

mobiliário AutorAl “Equilíbrio”. imAgEm: ito cornElsEn

imA

gE

m:

fE

rn

An

do

go

do

y

De olho nas novidades das redes sociais.

Level Conectada

No ambiente digital, influenciadores, profissionais renomados e ideias pipocam na timeline, e acabam ajudando nos processos criativos. Aqui você encontra algumas referências da Level Acabamentos.

38

rE

dE

s

so

ci

Ai

s

r E d E s s o c i A i s

p i n T e R e sT 1 0 0 : A s T e n d ê n c i A s d e 2 01 7

i n sTAg RA M sTo R i e s

i n T e L i g ê n c i A v i R T uA L : fAc e B o o k L A n ç A c h AT B oTs

levelacab

levelacabamentos

/levelacabamentos18 boards com ideias, estilos e tendências para compor a sua casa.

A equipe do Pinterest preparou, através de muitos cruzamentos dos próprios dados gerados pelos pins e boards, um material que identifica as 100 tendências de 2017 na rede social. A curadoria envolve desde moda, decoração, gastronomia, viagens, bem-estar, família, hobbies e interesses, e até eventos. Você já está por dentro? Confira algumas dessas novidades aqui!

Seguida por mais de 1,5 mil usuários que acompanham diariamente as novidades das representações internacionais

No segundo semestre de 2016, o Instagram lançou mais uma novidade para a sua plataforma, o Stories. A ferramenta dentro do aplicativo permite que os usuários criem vídeos curtos e publiquem imagens que desaparecem 24 horas depois. No início de 2017, foi divulgado que mais de 150 milhões de pessoas usam o recurso diariamente.

Já são mais de 24 mil usuários que inspiram-se com as nossas publicações.

Para aproximar e tornar ainda mais dinâmico o contato entre marcas e comunidades, o Facebook lançou, no ano passado, os chatbots ou, em português, chats virtualizados. O recurso nada mais é que um assistente virtual inteligente que permite enviar respostas customizadas para cada perfil através do Messenger da rede social. O grande diferencial em relação a outros sistemas de respostas automatizadas é que os chatbots conectam-se com o banco de dados do Facebook, analisam as informações de cada usuário e, a partir disso, formula mensagens exclusivas.

E nós também estamos no Pinterest! Você já está seguindo a Level Acabamentos? Mensalmente atualizamos a nossa página com inspirações para projetar e decorar os seus ambientes.

Comida & Bebida: Sous vide é o nome chique para a forma de cozimento que pode levar horas.

Decoração: Plantas dentro de casa estão cada vez mais populares.

Moda: Feminino: Pins e bottons.

Masculino: Estilo gótico é o novo estilo esportivo.

Beleza: Cabelos naturais estão com tudo.

Bem-estar: As águas aromáticas ficaram para trás, agora é a vez do chá detox.

Viagem: Você precisa conhecer Kyoto.

# A M B i e n T e L e v e L

Lançamos a #AmbienteLevel, em 2016, onde os usuários enviam fotos de ambientes com os produtos da Level Acabamentos e aparecem em nossos canais de comunicação. Participe, estamos aguardando o seu registro!

O grande destaque do ano foi a publicação da arquiteta Roberta Zimmermann (@robertazimmermannbuffon) que obteve mais de 9 mil likes em nossa página oficial no Facebook.

imAgEns: rEprodução/pintErEst

sim

ul

ão

A r q . d E c . A r t .

/ l E v E l A c A b A m E n t o s

/ l E v E l A c A b A m E n t o s

/ l E v E l A c A b

levelacabamentos.com.br