Arruda revista n.º 44

24
Arruda revista 44 Julho Agosto 2011 EM NOITE DE SANTO ANTÓNIO AS MARCHAS SAÍRAM À RUA REVISTA DO MUNICÍPIO | ARRUDA DOS VINHOS

description

Revista do Município

Transcript of Arruda revista n.º 44

Arrudarevista44JulhoAgosto2011

em noite de santo antónio as marchas saíram à rua

rev

ista

do

mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

IndIceEditorial | 1

Legislativas 2011 | 2

Recenseamento Eleitoral | 2

Governador Civil inteirou-se de meios de defesa da floresta

conta incêndios | 3

Censos 2011 - Arruda dos Vinhos | 3

Período crítico | 3

Município lança plano de incentivos à regularização

das dívidas de água, saneamento, rsu’s e serviços conexos | 4

Gesruda promove festival de natação | 5

Vinhos do Concelho premiados em Itália | 5

Festejos de Santo António | 6

Serviço de apoio à família com novas regras | 8

EB1 de S. Tiago dos Velhos vence dois prémios nacionais | 10

Percorrer a pé as Linhas de Torres | 12

Quinta-feira da Ascensão | 12

Maio - Mês de Gastronomia | 13

Galeria Municipal | 13

Prémio de Artes | 13

Feiras de Artesanato | 13

Festival Internacional de grupos de canto em Arruda | 14

Sons de Luz | 14

“Feitiços, enguiços e carrapiços” na Biblioteca Municipal | 14

Poesia anima serões da primavera Arrudense | 14

Seminário em Arruda | 15

Benjamins participam no Mundialito | 15

Kenpocas do CRDA na ilha Terceira | 15

Seminário no Judo Clube de Lisboa | 15

Reciclagem | 16

Apontamentos Culturais | 18

Obras | 20

FICHA TÉCNICAEdição e Propriedade: Câmara Municipal de Arruda dos VinhosDirector: Carlos M. C. Lourenço - Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos VinhosCoordenação: Gabinete de Apoio à PresidênciaFotografia: Gabinete de Comunicação e ImagemComposição: Gabinete de Comunicação e ImagemDistribuição digital em www.cm-arruda.pt

Arrudarevista

rev

ista

do

mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

ArrudaRevista // julho2011 1

edITORIAL

Conscientes das crescentes dificuldades das famílias, a Câmara Municipal lançou, mais uma vez, e até ao final do ano, uma edição do Plano de Incentivo de Regula-rização de dívidas de água. De acordo com este Plano, as famílias poderão regula-rizar as suas dívidas sem terem de pagar juros de mora e custas processuais.

Ao nível da Educação, uma palavra de destaque para a EB1 de S. Tiago dos Velhos que venceu o concurso “Uma Aventura Literária”, promovida pela Edi-torial Caminho, na modalidade de desenho, e um concurso nacional dedica-do ao meio ambiente e à sua sustentabilidade, promovido pela Galp Energia. São prémios como este que nos fazem ter esperança no futuro demonstran-do que as nossas crianças são detentoras de um grande potencial e que feliz-mente é reconhecido neste tipo de concursos. A todos os participantes e, em especial, aos vencedores os nossos parabéns!

Cara(o)s Arrudenses,Nesta edição da Agenda de Eventos apresentamos a nossa programação para os próximos dois meses. Os meses que se avizinham são repletos de ativi-dades culturais por todo o concelho. Desde as Festas de N. Sra. dd Salvação às Festividades das diversas coletividades, julho e agosto apresentam uma riqueza cultural muito diversificada.

Tal como havíamos anunciado aquando da realização do Plano de Contenção da Autarquia, as Festas de N. Sra. da Salvação serão este ano reduzidas no seu número de dias. Continuaremos a apresentar um cartaz profano e religioso de grande qualidade mas apenas entre os dias 12 e 18 de agosto . À semelhança de todo o país também nós devemos dar o exemplo.

Uma última palavra de apreço e de incentivo a todas as nossas coletividades pelo trabalho desenvolvido em prol da nossa comunidade.

Bem hajam

Carlos Manuel da Cruz LourençoPresidente da Câmara

Cara(o)s Arrudenses,No último editorial expressei a minha preocupação com aquelas que seriam as medidas impostas pela “troika”. Hoje, estas medidas são amplamente conhecidas por todos nós embora, em alguns casos, seja ainda desconhecido o impacto que as mesmas terão no nosso dia a dia .

Contudo, enquanto Presidente da Câmara Municipal permitam-me que destaque uma das medidas que pode diretamente questionar a nossa identidade enquanto arru-denses. A reformulação do mapa autárquico português. Desconhe-cendo, ainda, com rigor os critérios que irão conduzir a esta reforma, a possibilidade de serem extintos os municípios com menos de 10.000 eleitores adensa-se. Por isso, caro munícipe, para que possamos pre-servar o nosso concelho temos de fazer um grande apelo a todos os nossos familiares, amigos e conheci-dos para que façam o seu recensea-mento em Arruda dos Vinhos. Este deve ser um esforço conjunto, não apenas da Câmara Municipal, mas de todos nós.

ArrudaRevista // julho20112

RECEnsEamEnto ElEitoRalEm virtude da estruturação administrativa e reorganização de concelhos prevista para breve no nosso País, em que um dos requisitos poderá ser o número de eleitores, o Municí-pio de Arruda dos Vinhos solicita que todos os residen-tes no concelho que não se encontrem devidamen-te recenseados (nos cadernos eleitorais), o possam fazer em tempo oportuno, por forma a garantir a continuidade deste concelho.

O recenseamento poderá ser efetuado nas Juntas de Freguesia ou Conserva-tória do Registo Civil (Cartão do Cidadão).

LegIsLATIvAs 2011

Após a dissolução do Parlamen-to pelo Sr. Presidente da Repúbli-ca realizaram-se no passado dia 5 de junho Eleições Legislativas em Portugal. Para este ato eleitoral os cadernos eleitorais registavam no Concelho 9879 eleitores, tendo-se verificado uma taxa de abstenção de 37,2% (3671).

Os resultados eleitorais no Concelho foram os seguintes:

ArrudaRevista // julho2011 3

gOveRnAdOR cIvIL InTeIROu-se de meIOs de defesA dA fLOResTA cOnTRA IncêndIOs

O Governador Civil de Lisboa, António Galamba, deslo-cou-se no passado dia 12 de maio ao concelho de Arruda dos Vinhos com o intuito de acompanhar a preparação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Flores-tais para o presente ano.

Em virtude da presença do comandante distrital de ope-rações de socorro, assim como de elementos das enti-dades representadas na Comissão Municipal de Defesa da Floresta e de representantes de outras entidades de âmbito local que também contribuem para a defesa da floresta, a reunião serviu para melhorar a articulação dos diversos agentes de protecção civil do concelho.

Durante a reunião, foram identificados os meios dispo-níveis, bem como as situações que necessitam de inter-venção, no sentido de melhorar o sistema de defesa da floresta contra incêndios.

PERíoDo CRítiCoDurante o período crítico de incêndios florestais, com-preendido entre 1 de julho e 30 de setembro, aplicam-se medidas especiais de prevenção de incêndios florestais, assim:

1 - nOs espAçOs fLOResTAIsNão é permitido • fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;Não é permitido• realizar queimadas;Não é permitido • lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes.

2 - nOs espAçOs RuRAIsA utilização de fogo de artifício ou •outros artefactos pirotécnicos está sujeita a autorização prévia da respetiva Câmara Municipal;Não é permitido• realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confeção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, exceto em espaços não inseridos em zonas críticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infraestruturados e identificados como tal.

Em caso de incêndio, ligue 112 ou 263 975 114 (Bombeiros voluntários de Arruda dos Vinhos).

Nota: Fora do Período Crítico a realização de queimadas só é permitida sob a orientação e responsabilidade de um técnico credenciado.

censOs 2011ARRudA dOs vInhOs

Encontra-se totalmente concluída a operação estatís-tica Censos 2011, no concelho de Arruda dos Vinhos, tendo-se procedido ao pagamento a todos os colabo-radores (recenseadores, coordenadores de freguesia e Juntas de Freguesia), que tornaram possível o cumpri-mento de todos prazos estabelecidos pelo INE - Institu-to Nacional de Estatística, entidade que aprovou o Mapa de Despesas do Concelho (no valor de mais de 26.500€) a 25 de maio e procedeu às transferências de verba já no mês de junho.

Os resultados preliminares do Censos 2011 apontam para um aumento populacional, no concelho de Arruda dos Vinhos, de 29% face aos resultados de 2001, num total de 13.408 habitantes.

ArrudaRevista // julho20114

munIcípIO LAnçA pLAnO de IncenTIvOs à ReguLARIzAçãO dAs dívIdAs de águA, sAneAmenTO, Rsu’s e seRvIçOs cOnexOs

A medida excecional proposta terá a duração até ao final 1. do corrente ano, iniciando a sua vigência no primeiro dia do mês seguinte à data da deliberação que a aprovar.

O plano aplica-se aos clientes com dívidas em 2. execução fiscal que voluntariamente a ele venham a aderir, desde que cumulativamente:a) Cumpram o plano de pagamento das suas dívidas

ao Município de Arruda dos Vinhos;b) Se mantenham em cumprimento regular em rela-

ção aos valores faturados no âmbito da sua relação contratual com o Município;

c) Procedam voluntariamente à atualização da titula-ridade do seu contrato, quando for o caso.

Os incentivos definidos neste plano são os seguintes:3. a) Dispensa do pagamento de juros de mora e custas

processuais na cobrança coerciva das dívidas pro-venientes do não pagamento atempado das fatu-ras de consumo de água e tarifas associadas, apli-cável a todos os processos de cobrança coerciva instaurados até 31/12/2010;

b) Nas situações de pagamento faseado das dívidas e sempre que os clientes o solicitem, cada uma das entregas mensais e sucessivas não poderá ser de valor inferior a 25,00€, não podendo o plano de regularização exceder a data de 31/12/2012;

c) A forma de pagamento só poderá ser autorizada desde que requerida pelo executado ou por ter-

Conscientes das crescentes dificuldades das famílias, a Câmara Municipal lançou, mais uma vez, e até ao final do ano, uma edição do Plano de Incentivo de Regulariza-ção de dívidas de água.

Considerando que:No âmbito das providências lançadas •para a recuperação e regularização das dívidas dos clientes de água, temos vindo a assistir a uma tendência decrescente da acumulação dessa dívida, que é hoje de cerca de 140.000€, e que é intenção deste Município proceder à sua cobrança pelos meios legais previstos.O sucesso que decorreu da aplicação do último plano •de regularização de dívidas de água, saneamento, rsu’s e serviços conexos, em que o Município arrecadou cerca de 25.000,00 € de dívidas em atraso.Há clientes em incumprimento que estão integrados •em agregados familiares com evidentes carências económicas, que os impede de voluntariamente celebrarem acordos de pagamento em prestações estruturados de acordo com o valor mínimo de prestação que resulta, por imperativo legal (número de prestações, montante mínimo por prestação e garantia dos montantes em dívida), do procedimento e processo tributário. O momento de crise económica que o país atravessa •tem vindo a agravar as dificuldades de muitas famílias, tendo como consequência uma crise social, situação à qual não podemos ficar indiferentes.Importa ainda definir medidas que incentivem •a colaboração dos clientes na atualização da titularidade dos contratos e na normalização da base de dados do Município de Arruda dos Vinhos, de forma a mais eficazmente podermos reagir perante futuros incumprimentos.

Foi aprovado o plano de incentivos à regularização das dívidas de água, saneamento, RSU’s e serviços conexos:

ArrudaRevista // julho2011 5

ceiro que assuma a dívida e que, para tal, obtenha autorização do devedor ou prove interesse legíti-mo no processo e depois de comprovado (docu-mentalmente) que a alegada situação económica do interessado/requerente não lhe permite solver a dívida de uma só vez, analisado caso a caso;

d) Isenção do pagamento de verbas devidas pela atu-alização da titularidade da relação contratual, pro-movida voluntariamente pelos clientes, excetuan-do-se porém as que forem legalmente devidas a outras entidades;

e) O incentivo previsto na alínea d) é aplicável a qual-quer cliente que se encontre em situação irregular de titularidade contratual;

f) A falta de pagamento de qualquer das prestações importa o vencimento imediato das seguintes, prosseguindo o processo de execução fiscal os seus normais termos até à extinção.

vInhOs dO cOnceLhOpRemIAdOs em ITáLIA

No passado mês de maio, realizou-se o X Concurso Inter-nacional do Vinho,”Selezione Del Sindaco” 2011, em Benevento e Torrecuso em Itália.

O Municipio de Arruda dos Vinhos esteve presente através da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com dois produtores: Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos e a Sociedade Agrícola de Arruda (Quinta de São Sebastião).

Um júri constituído por elementos oriundos da Hungria, Reino Unido, Espanha, Eslóvenia, Slovak, Russia, Rume-nia, Portugal,Polónia, Moldavia, Coreia, Italia, Alemanha, França, Croacia, Colombia,Belgica e Azerbeijão apre-ciou 1113 vinhos inscritos e atribuiu Medalhas de Prata aos vinhos tintos arrudenses Lote 44 e Extra-Madura, da Adega Cooperativa e Quinta de São Sebastião, da Sociedade Agrícola de Arruda, foram distinguidos com 3 medalhas de prata.

Os vinhos premiados encontram-se à venda nos pontos de venda dos próprios produtores e no Posto de Turismo no Centro Cultural do Morgado.

gesRudA pROmOve fesTIvAL de nATAçãO

Com o objetivo de dar a conhecer o que se tem vindo a fazer na área da natação, realizou-se no passado dia 18 de junho, mais um festival de natação, organizado pela Gesruda, EM.

Durante toda a manhã os utentes mais pequeninos - dos 6 meses aos 3 anos de idade - em conjunto com os seus pais e professores, foram mostrando a sua evolução e como se sentem à vontade naquele ambiente aquático. De tarde foi a vez dos utentes, dos 4 aos 14 anos mostra-rem os conhecimentos adquiridos durante este período de aulas administradas pela equipa de professores que, com eles tem trabalhado.

Foi, portanto, um dia muito bem passado onde a alegria e boa disposição marcaram presença.

ArrudaRevista // julho20116

As mARchAs sAíRAm à RuA

Em noite de Santo António as marchas saíram mais uma vez à rua, em Arruda dos Vinhos.

Da tradição ao futuro, quatro marchas encheram a Praça de Touros de cor e alegria: Centro Escolar de S. Tiago dos Velhos, Associação dos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos, Santa casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos e Clube Recreativo e Desportivo Arrudense (CRDA).

Ó meu rico Santo António,

és um santo popular,

na tua festa

não falta sardinha para assar.

FEstEjos DE

santo antónio

A original marcha da Associação dos Bombeiros Volun-tários de Arruda dos Vinhos trouxe o circo à praça, não tendo faltado o palhaço e cuspidores de fogo. Pretende-ram também mostrar à população que os Bombeiros não servem só para os momentos de aflição, e que também estão presentes quando o mote é diversão.

A marcha do Centro Escolar de S. Tiago dos Velhos, que participou em representação do Agrupamento de Esco-las e Jardins de Infância do concelho de Arruda dos Vinhos, pretendeu mostrar como era, desde há séculos, a vida dos moleiros da nossa terra.

Não faltaram as sardinhas, a música, nem a animação, e até S. Pedro ajudou à Festa. Nos dias 9, 10, 11, 12 e 19 a Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos promoveu a realização de mais uma edição dos Festejos de Santo António.

ArrudaRevista // julho2011 7 7

Sob o mote da chegada à lua, a Santa Casa da Misericór-dia desfilou este ano com astronautas de todas as idades e um foguetão.

A noite terminou com a marcha do CRDA que este ano teve por tema “As Varinas”, um símbolo da cultura portu-guesa e que está bem presente na mente do povo.

cLIcks fOTOgRáfIcOs expõem em ARRudA

No âmbito dos Festejos de Santo António inaugurou no dia 10 de junho, no GAE, a exposição “Pormenores da Minha Terra” da autoria do grupo “Clicks Fotográficos”. Trata-se de um conjunto de 24 belas fotografias, ilustran-do vários pormenores de Arruda dos Vinhos.

A inauguração contou com a presença de grande parte dos autores, que se mostraram bastante agradados com o convite para partirem brevemente à descoberta de novos “pormenores da nossa terra”.

Iv pAsseIO de mOTOs e vespAs AnTIgAs

A encerrar os Festejos de Santo António decorreu, no dia 19 de junho, a 4.ª edição do Passeio de Motos e Vespas Antigas, uma organização dos “Amigos dos Antigos”.

O sucesso desta iniciativa evi-dência-se nas largas de dezenas de participantes que integraram a exposição no centro da vila, a

que se seguiu um passeio turís-tico pelo Concelho e almoço no Pavilhão Multiusos.

De realçar ainda que a edição deste ano foi especialmente dedi-cada ao “amigo Marcos”, grande adepto destas relíquias e perso-nalidade amplamente conhecida no Concelho, que nos deixou no ano passado.

O que muda? As contratações para os SAF são efetua-das durante os meses de julho e agosto de cada ano civil, no Balcão Único, para vigorarem no ano letivo que se iniciará em setembro seguinte.

A título excecional, poderão ocorrer contratações fora do período menciona-do. Neste caso o fornecimento do servi-ço só terá início cinco dias úteis após a celebração do respetivo contrato.

seRvIçO de ApOIO à fAmíLIA cOm nOvAs RegRAsA Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos aprovou no dia 22 de junho o novo Regulamento da utili-zação dos serviços de apoio à família nas escolas básicas do 1.º ciclo e jar-dins de infância da rede pública do Concelho de Arruda dos Vinhos, que define as novas regras de utilização dos serviços, já a partir do ano letivo 2011/2012.

Atendendo aos normativos legais publicados, considerando ainda a nova realidade socioeconómica envolvente, e tendo em conta o cres-cimento do parque escolar do Con-celho, bem como a evolução emer-gente, na área das tecnologias de informação e comunicação, verifica-se a necessidade de otimizar recur-sos materiais e humanos, através de um método mais eficaz e célere, no que respeita à organização, pres-tação e cobrança destes serviços. Assente num modelo de pré-carre-gamento de cartão de utilizador, o regulamento agora aprovado con-fere também aos encarregados de educação um leque mais variado e abrangente de alternativas, no que respeita à utilização destes serviços.

Se é encarregado de educação de uma criança que esteja a frequentar um Jardim de Infância ou EB1 públi-ca do Concelho, as notas que se seguem serão importantes para si.

Cartão do alunoAos utilizadores dos SAF será atribuído, gratuitamente, um cartão de aluno, ao qual será associado um código de utili-zador e uma password, a fornecer após a celebração do contrato.

O cartão será reativado anualmente, aquando da celebração do novo contrato e será válido desde a primeira contratua-lização até ao final do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Os encargos com substituições ou segun-das vias do cartão serão suportados pelos utilizadores dos SAF.

8 ArrudaRevista // julho2011

Pagamento / marcação do serviço de alimentaçãoO Serviço de Alimentação é pré-pago, devendo o Encarregado de Educação proceder ao carregamento do cartão do aluno e reserva/marcação de refeições.

O carregamento do cartão do aluno poderá ser efetuado de duas formas:- Multibanco - Na opção Pagamento de Serviços - entidade e referên-cia fornecidos pelo Balcão Único (o valor do carregamento estará disponível no cartão do aluno no prazo máximo de dois dias úteis);- Balcão Único - Através de Guia de Receita (valor disponível no ato do pagamento).

A marcação ou desmarcação de refeições pode ser efetuada de três formas:- Internet – www.cm-arruda.pt – Acesso à plataforma, mediante o código de utilizador e password;- Estabelecimento de Ensino - Através de impresso próprio a entre-gar aos responsáveis dos serviços de alimentação- Balcão Único - Através de impresso próprio.

A marcação ou desmarcação de refeições terá de ser efetuada com a antecedência mínima de dois dias úteis, até às 12.00h, não havendo lugar a restituição de valores referentes a refeições reser-vadas e não consumidas.

Serviço de prolongamento(Serviço exclusivo para os alunos do pré-escolar)O serviço de prolongamento é pré-pago, sendo descontado do cartão do aluno no dia oito de cada mês, e devendo ser garantido o provimento de saldo suficien-te, com a antecedência de dois dias úteis.

O pagamento refere-se sempre ao mês em curso, excetuando o mês de setembro que será descontado conjuntamente com a mensalidade de outubro.A ausência de pagamento, implica a sus-pensão imediata da prestação do serviço.

Consultas do Cartão do AlunoA conta corrente do cartão poderá ser consultada na internet, acedendo à pla-taforma a partir da Página do Muni-cípio – www.cm-arruda.pt, mediante o código de utilizador e a password, ou mediante solicitação no Balcão Único.

O Regulamento dos SAF pode ser consul-tado na íntegra em www.cm-arruda.pt

9ArrudaRevista // julho2011

ArrudaRevista // julho201110

eB1 de s. TIAgO dOs veLhOs vence dOIs pRémIOs nAcIOnAIs

mento do filme foi também criada exclusivamente para o trabalho.

Já em maio passado os alunos do 4.º A da EB1 de S. Tiago dos Velhos já tinham vencido a edição de 2011 do concurso “Uma Aventura Literária”, promovida pela Editorial Caminho, na modalidade de desenho. A entre-ga dos prémios teve lugar no dia 29 de abril na Feira do Livro de Lisboa e estiveram presentes as autoras da mais famosa saga de aventuras por-tuguesa. Os alunos receberam brin-des, diplomas e um cheque-brinde para a escola.

O concurso desenrolou-se nas modali-dades de Olimpíadas da História, Texto Original, Crítica e Desenho, e este ano recebeu mais de 10.500 trabalhos indi-viduais e de grupo, de centenas de escolas de Portugal e do estrangeiro.

Os prémios ganhos pela EB1 de S. Tiago dos Velhos demonstram o empenho de toda aquela comuni-dade escolar em envolver os alunos nas atividades que promovem o desenvolvimento da criatividade e a sua participação em atividades pro-movidas pela sociedade.

A escola básica do 1.º ciclo de S. Tiago dos Velhos ganhou o primeiro prémio do concurso promovido pela Galp Energia “Brigadas Positivas”, integrado no projeto “Missão Up - Unidos pelo Planeta”, que visa promover a eficiência no consumo energético.

O projeto Missão UP - Unidos pelo Planeta integra-se na política de respon-sabilidade social da Galp Energia e decorreu ao longo de todo o ano letivo (2010/2011) tendo envolvido 380 mil alunos, 31 mil professores e 1720 escolas de todo o país.

No dia 15 de junho foram apresentados os projetos premiados e as escolas vencedoras do Concurso Brigadas Positivas, que mobilizaram os alunos a desenvolver ações que promovam comportamentos mais sustentáveis junto dos colegas, amigos e pais, dentro e fora da escola. Aos três melhores traba-lhos foram atribuídos prémios num valor total superior a 60 mil euros, que incluem a oferta às escolas de uma auditoria energética, instalação de solu-ções de energia mais eficientes e prémios individuais.

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de S. Tiago dos Velhos arrecadou o primeiro prémio com o projeto “Brigadas Super Greens” que integrou 20 alunos dos 1.º e 2.º anos, 11 alunos do 3.º ano e 13 alunos do 4.º ano. As “Brigadas Super Greens” cria-ram um relatório e um vídeo de 16 minutos com o mote “Vamos salvar o mundo”, em que através das encenações criadas abordam temas como reciclagem, mobilidade sustentável, poupança de água e eletricidade. Os alunos envolveram ainda e sensibilizaram a comunidade para a importância da eficiência energética atra-vés de uma aula para pais, distribuição de folhetos na comunida-de local, interações com entidades oficiais locais, como a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Junta de Freguesia de S. Tiago dos Velhos e Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos. A música de acompanha-

ArrudaRevista // julho2011 11

ArrudaRevista // julho201112

quInTA-feIRA dA AscensãO

No dia 2 de junho, Quinta-feira da Ascensão e feriado municipal, rea-lizou-se a tradicional Romaria à Sr.ª do Monte, tradição mantida com o empenho do Rancho Folclórico Podas e Vindimas.

Durante a tarde foi celebrada a tra-dicional oração junto à Capela, a que se seguiu a atuação do Rancho Folclórico.

A data ficou ainda marcada com a realização de mais uma edição do Pint’Arruda. Distribuidos pelos vários recantos da Vila, os artistas plásti-cos pintaram pormenores e episó-dios do Património e do quotidiano Arrudense.

Os trabalhos estão expostos no átrio da Biblioteca Municipal Irene Lisboa até final do mês de junho.

peRcORReR A pé As LInhAs de TORRes

No dia 30 de abril foi inaugurada a Grande Rota das Linhas de Torres, relativa-mente ao troço que passa no Concelho de Arruda dos Vinhos.

Embora as condições climatéricas não tenham ajudado, ainda participaram algumas dezenas de caminheiros, que tiveram a possibilidade de percorrer as bonitas paisagens do Concelho. O Passeio Pedestre teve o seu início pelas 9.00h, em direção ao Pé do Monte, passando pela Louriceira, Carvalha, Forte da Carvalha, Lugar da Mata, terminando por volta das 12.00h, junto à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

Este pequeno troço, insere-se numa Grande Rota, com mais de 160 km, que percorre os Concelhos de Torres Vedras, Mafra, Sobral, Arruda, Loures e Vila Franca de Xira.

ArrudaRevista // julho2011 13

mAIO - mês de gAsTROnOmIANo passado mês de maio ocorreu o IX Concurso de Gastronomia do Concelho de Arruda dos Vinhos.

Os restaurantes “A Tasca do Beco Torto”, “Ao Forno Restaurante”, “Club dos Bifes”, “Kottada de Galo-pin”, “O Barril”, “O Fuso”, “O Valverde” e “Sabores da Quinta” apresentaram a concurso como prato de peixe o bacalhau mas no prato da carne, apresen-taram propostas muito variadas que passaram,

pelo porco; cabrito; borrego; vitela e perdiz. Uma vez mais a tradição aliou-se à inovação resultando em pratos originais e sofisticados sem nunca perderem de vista os ingredientes e os sabores mais tradicionais e populares.

Os resultados do concurso, serão conhecidos durante a cerimónia de entrega dos troféus e dos diplomas de participação, no intervalo do espetáculo de encerramento das Festas em Honra de Nossa Senhora da Salvação, no dia 18 de agosto pelas, 22.00h, na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho.

feIRAs de ARTesAnATO

Por iniciativa dos artesãos do Conce-lho ocorreram nos dias 1 de maio, 2 de junho e durante os Festejos do Santo António, Feiras de Artesanato no Jardim Municipal. Para além dos arte-são concelhios, participaram também artesãos de outras regiões do País.

Esta é mais uma oportunidade para apreciar e comprar algumas peças que dão a conhecer os saberes tra-dicionais da Região e do País.

Lembramos, que de terça a domin-go pode visitar a Oficina do Arte-são, no Centro Cultural do Morgado, onde terá oportunidade de observar as artesãs a trabalhar ao vivo.

gALeRIA munIcIpAL

De 7 de abril a 15 de junho esteve patente uma exposição do escultor Português Rogério Abreu e do Pintor Espanhol Andrés Mérida.

Quer na escultura quer na pintura, foi possível, através duma aborda-gem mais contemporânea, apreciar alguns trabalhos ligados à Tauroma-quia para além de outros temas.

Ainda evocando o tema da Tauro-maquia, de 18 de junho a 13 de julho estará patente na Galeria Municipal uma exposição de Fotografia de Pedro Cardoso, um dos fotógrafos oficiais da Cavaleira Ana Batista.

Este fotógrafo, apresenta de uma forma muito sublime, os principais intervenientes da Festa Brava, dei-xando para quem observa, a liberda-de de interpretar a muito complexa simbologia do espaço do Toureio.

pRémIO de ARTes

O Município de Arruda organiza, pela primeira vez, o Prémio de Artes do Concelho de Arruda dos Vinhos.Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a cultura em geral e as artes plásticas em particular no Con-celho de Arruda dos Vinhos, permi-tindo também que jovens artistas plásticos possam ter a possibilidade de mostrar os seus trabalhos.

Terminou a 31 de maio o período de entrega dos trabalhos a concurso. Cada artista plástico pôde concorrer com duas obras de pintura, escultu-ra ou fotografia. O setor cultural do Município rececionou 127 obras de pintura, escultura e fotografia.

Após verificação por parte do Júri se todas as obras a concurso estão em conformidade com o que estava definido no Regulamento, as obras ficarão expostas de julho a setem-bro no Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos.

ArrudaRevista // julho201114

fesTIvAL InTeRnAcIOnAL de gRupOs de cAnTO em ARRudA

O Auditório Municipal acolheu no passado dia 30 de abril a 13.ª edição do Festival Internacional de Grupos de Canto.

O evento contou com a participação dos grupos Grace 2 Portugal (EUA/ Peninsilvânia), o GLCA High School Choir de Loures e o grupo anfitrião Cant´Arruda. Destacaram-se a diversidade dos repertórios apresentados e a excelente qualidade interpretativa dos grupos intervenientes.

sOns de Luz

O serão do dia 13 de maio foi marcado por um original concerto de gongos, taças tibetanas e taças de cristal quartzo, apresentado por Anabela Val-Flores. O ambien-te intimista criado e a originalidade, na combinação dos sons executados, foram do agrado geral de todos os assistentes, que no fim tiveram a possibilidade de experi-mentar os instrumentos.

“feITIçOs, enguIçOs e cARRApIçOs” nA BIBLIOTecA

Em apenas dois meses foram dinamizadas perto de quatro dezenas de sessões da Hora do Conto, na Biblio-teca Municipal. Esta atividade tem feito as delícias da pequenada, desde os mais jovens leitores dos jardins de infância, até aos mais crescidos do 4.º ano, que têm empreendido uma divertida viagem pelo mundo da fan-tasia, conduzidos pela nossa bruxa e pelo gato feiticei-ro de serviço. São personagens mágicas que saltam das histórias e dos livros, e que a este mundo de palavras e afetos regressam mais enriquecidos, depois destes ani-mados momentos de partilha.

pOesIA AnImA seRões dA pRImAveRA ARRudense

Fruto de uma parceria entre a Biblioteca Municipal, o grupo “Trovadores do Vento” e Catarina Gaspar, Arruda contou, nesta primavera com quatro sessões de Poesia. Nos dias 8 de abril , 6 de maio e 3 de junho, Catarina Gaspar apresentadou, no GAE e na Capela do Palácio do Morgado, a “Primavera dos Poetas”, trazendo, como ilus-tres acompanhantes, as metáforas de Florbela Espanca, Fernando Pessoa e heterónimos, Sophia de Mello Brey-ner e Eugénio de Andrade.

No dia 28 de maio, pelas 16h o grupo Arrudense “Trova-dores do Vento” apresentou no auditório “Esta Terra per-sonagem”, uma sessão com poemas da sua autoria, inspi-rados nas poéticas paisagens de Arruda dos Vinhos.

ArrudaRevista // julho2011 15

despORTO dO cRdA em desTAque

semInáRIO em ARRudA

No dia 16 de abril de 2011 o CRDA organizou mais um seminário inter-nacional de kenpo que contou com a presença do Mestre Miguel Rivas (Espanha), representante europeu do Kosho-Ryu Kenpo.

Durante a manhã decorreram várias aulas para crianças e adultos e, durante a parte da tarde, realizaram-se os exames para os novos cintos castanhos e negros.

Podemos referir que o Kenpo no CRDA ficou mais “rico” com os novos cintos castanhos e negros que irão com certeza contribuir para o desen-volvimento técnico e humano das dezenas de crianças que frequen-tam as aulas no CRDA!

kenpOcAs dO cRdA nA ILhA TeRceIRA

A convite da Associação Açoreana de Karaté e com o apoio do Centro de Karaté de Angra do Heroísmo e Centro de Karaté de Praia da Vitó-ria, vários Kenpokas do CRDA deslo-caram-se, nos passados dias 13 a 15 de maio, à Ilha Terceira para minis-trarem o 1.º Seminário de Kosho-Ryu Kenpo nos Açores.

O resultado foi muito positivo, haven-do da parte dos karatekas Açoreanos vontade de organizar mais eventos de kenpo na Ilha, bem como orga-nizar uma comitiva para visitar e trei-nar em Arruda dos Vinhos, no pró-ximo ano.

semInáRIO nO judO cLuBe de LIsBOA

Realizou-se no dia 29 de maio um Seminário Inter-estilos de Artes Marciais, para o qual, uma vez mais, o CRDA foi convidado a estar presente.

O evento decorreu num dos mais antigos centros de Artes Mar-ciais em Portugal, o Judo Clube de Lisboa, e contou com a presença dos kenpokas Arrudenses, do karaté, taekwondo e esgrima Lusitana.

BenjAmIns pARTIcIpAm nO mundIALITO

Neste que é considerado o maior evento de futebol para crianças do mundo jogaram-se mais de 600 jogos, onde participarão perto de 3.500 jogadores e 170 clubes de 30 países.

De 16 a 23 de abril os Benjamins do CRDA participaram na 18.ª edição do Mundialito de Futebol 7 que decor-reu no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, tendo-se classificado em 3.º lugar do grupo.

ArrudaRevista // julho201116

Reciclar materiais usados tem diversas vantagens ambientais e económicas:

Redução de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que vão para •aterro sanitário,Diminuição das emissões dos gases de efeito de estufa, •Poupança de matérias-primas e preservação dos recursos •naturais, (combustíveis fósseis) ao longo da cadeia de produção.

Em 2010, o Concelho de Arruda dos Vinhos reciclou (em toneladas):

Todos juntos conseguimos poupar:O abate de 2 940 árvores.•O consumo de 14 406 000 litros de água.•66 400 kg de areia no fabrico de vidro reciclado.•O envio de aproximadamente 1 091 ton de CO2 para a atmosfera. •11 Barris de petróleo ao reciclar 1ton de sacos de plástico.•

166

147

101

Plástico/metal

Papel/cartão

Vidro

RECiClagEmCuidar do Ambiente depende de todos

pLásTIcO e meTAL

PlásticoO que depositar:

Garrafas, garrafões e frascos de:•Água, leite, sumos e refrigerantes,•Pacotes de bebidas e iogurte,•Vinagre e óleos alimentares,•Detergentes e produtos de higiene,•Sacos de plástico e esferovite limpa,•Embalagens de gorduras •alimentares (manteiga e margarina).

MetalO que depositar:

Latas de bebidas e de conserva,•Tabuleiros de alumínio,•Latas de spray e Aerossóis vazios,•Pacotes de batatas fritas•

Não depositar no Ecoponto:Embalagens de produtos •tóxicos ou perigosos (de combustíveis e óleo de motor), e eletrodomésticos ,Tachos, panelas e talheres •(plástico ou metal)Pilhas e baterias (contentor •vermelho)

Sabia que…A reciclagem de plásticos •permite poupar petróleo e gás natural.A reciclagem de 1 tonelada de •plástico economiza 130 kg de petróleo.Por quilograma de alumínio •reduz-se a emissão de 9 kg de CO2 e por kg de plásticos reduz-se em cerca de 1,5 kg as emissões.

ArrudaRevista // julho2011 17

pApeL e cARTãO

O que depositar:Jornais e revistas,•Papel de escrita e impressão,•Caixas de cartão espalmadas,•Papel de embrulho,•Sacos de papel.•

Não depositar:Fraldas, guardanapos, lenços e •toalhetes,Papel de prata ou alumínio e •vegetal,Papel com plástico ou •autocolante,Papel sujo e loiça descartável.•

Sabia que…Ao reciclar 1 tonelada de papel •evita o abate de 20 árvores.1 tonelada de papel reciclado:•

poupa-se até 98 mil litros de •água.requer 2 a 3 vezes menos •energia,reduz 25 % as descargas de •águas residuais,reduz 75 % as emissões •atmosféricas.

Por quilograma de papel •reciclado diminui-se cerca de 900 g de CO2 emitido

reduz-se o consumo de •oxigénio em 50 %.

vIdRO

O que depositar:Garrafas e garrafões de vidro,•Frascos, •Boiões e copos de iogurte.•

Não depositar:Loiça de vidro e pirex,•Cerâmica, porcelana e cristal,•Seringas, espelhos e lâmpadas,•Vidros e Vidraças.•

Sabia que…Ao reciclar 1 tonelada de vidro •usado, dá origem a 1 tonelada de vidro novo.Ao reciclar 1 tonelada de vidro •poupa-se 400 kg de areia no seu fabrico;Reduz-se a poluição atmosférica •em 20 %.Por quilograma de vidro •reciclado diminui-se cerca de 300 g de CO2 emitido.

Recolha seletiva Na recolha seletiva os resíduos são previamente separados de acordo com a sua composição.

Ecopontos O conjunto de três contentores destina-dos à deposição seletiva dos seguintes materiais: papel e cartão, vidro e emba-lagens de plástico e metal.

O Ecoponto amarelo poderá ter incorporado um contentor mais pequeno destinado à deposição de pilhas usadas.

Contentor dos Têxteis e Calçado usadosEste contentor tem a finalidade da recolha seletiva de roupa e calçado usado. Esta ação é assegurada por empresas responsáveis pelo trans-porte, transformação e tratamen-to dos desperdícios têxteis, roupa e calçado usado.

Óleos alimentares usadosA recolha de óleos alimentares usados é muito importante pois 1 litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

Pode depositar as suas garrafas de óleo usado num dos oleões disponíveis:

Rua do Cácere (em frente ao •Pavilhão Polidesportivo) Centro Escolar do Casal do •Telheiro.

Compostagem domésticaProcesso de valorização da matéria orgânica para usá-la como fertilizan-te. Os munícipes podem pedir um compostor, sem encargos, na Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

ArrudaRevista // julho201118

ApOnTAmenTOs cuLTuRAIs

Igreja de São Lourenço, em Arranhó

Arranhó é a segunda maior sede de Freguesia do concelho de Arruda dos Vinhos, sendo a origem do topónimo desconhecida. Diz a tradição oral que o nome Arranhó será proveniente de outro vocábulo, talvez “Arranhou” do verbo “arranhar”(?), uma vez que não deriva nem do latim nem do árabe. Certo é que, por volta de 1504 já existia a povoação com este nome, possuin-do uma capela própria, que acolhia os fiéis desta região para culto religioso. A construção deste templo dever-se-á à benfeitoria de uma mulher de origem nobre, D. Catherina Annes, esposa de Affonso de Athayde Lourenço, fidalgo da corte de El’ Rei D. Manuel I. Arranhó era por aqueles tempos uma pequena comunidade, com casa senhorial deste casal abastado, que tinha produção agrícola e de produtos artesanais.

São Lourenço, diácono de Roma e mártir que viveu no século III d.C, foi per-seguido pelo imperador romano Valeriano (que perseguiu os cristãos), tendo sido queimado vivo. Affonso de Athayde Lourenço e Catherina Annes, devo-tos de S. Lourenço, escolheram-no para orago da capela de Arranhó, per-manecendo como padroeiro da freguesia até aos dias de hoje, com festejos anuais em sua honra a 10 de agosto .

ArrudaRevista // julho2011 19

D. Catherina Annes, religiosa con-victa e possuidora de uma enorme caridade cristã, odenou que todos os anos se rezasse uma missa, man-dando distribuir pão e vinho pelos devotos que lá se deslocavam.

Diz o povo que quando D. Manuel I saiu de Lisboa e se refugiou na Vila de Arruda, para escapar à peste que asso-lava a capital, terá parado em Arranhó para rezar na capela de S. Lourenço.

A 3 de janeiro de 1584, o Bispo Atro-polinado de Lisboa, D. Jorge, conce-deu a Arranhó o alvará de “Parochia“, ficando a mesma com obrigação de, anualmente, pagar ao Bispo de Lisboa 30 alqueires de trigo ou o equivalente em outros cereais.

Quanto à estrutura arquitetónica da Igreja, sabe-se, por documento datado de 1758 (resposta ao inqué-rito do Patriarcado de Lisboa aquan-do do terramoto de 1755) que, já naquela época, teria a forma arqui-

tetónica que hoje apresenta. É uma igreja de nave única suportada, no exte-rior, do lado esquerdo, por dois contrafortes maciços. No cunhal frontal direito tem uma torre sineira, com dois sinos e relógio, servida por escada de pedra em caracol, cujo acesso é feito pelo interior da igreja. A cabeceira é constituída pela capela-mor, abrindo com dois arcos ligados e encimados por um nicho; o fundo é revestido de talha de madeira dourada (de construção recente, mas imitando um anterior destruído no final dos anos 50, do século XX) expondo, na parte superior, um cruxifixo de grandes dimensões, ladeado pelas imagens de São Lourenço (padroeiro da paróquia) e São Francisco de Assis. O altar-mor, também recente, é de pedra e destaca-se no centro do presbitério. O altar do lado do Evangelho apresenta a imagem de Nossa Senhora da Piedade, em madeira; o do lado da Epístola é dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Uma balustrada fecha o presbitério.

Na parte lateral do Evangelho existe um altar, aberto na parede e com nicho, dedicado a Nossa Senhora da Conceição. À esquerda deste altar, ergue-se um púlpito de pedra, servido por uma escada do mesmo material. Na mesma parede, ao fundo da igreja, aberto em capela, encontra-se o batistério com pia central e um nicho com ícone representativo do Batismo de Jesus. Na parede contrária, num altar idêntico venera-se Santa Catarina; à direita deste altar existe uma lápide com a inscrição atrás referida. Em ambas as paredes des-tacam-se grandes janelas de torneira. Todo o perímetro interior foi revestido recentemente por um silhar de azulejos.

O teto é revestido a madeira, com painéis retangulares pintados. O painel cen-tral, além dos motivos decorativos comuns aos outros, representa o Santíssi-mo Sacramento.

No fundo da igreja, sobre a porta principal, encontra-se o coro, construído em madeira policromada, assente nos cantos, em capitéis de pedra incrustados nas paredes. É suportado, na frente, por duas colunas cilíndricas de pedra. A balaus-trada frontal ostenta a data de 1755. As pinturas da parte inferior representam, além de vários motivos decorativos, símbolos referentes a São Lourenço.

Fonte: Arquivos Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos

ArrudaRevista // julho201120

OBRASARRAnjO uRBAnísTIcO,nO cAsAL dO TeLheIRO

20 ArrudaRevista // julho2011

RepARAçãO dA cOnduTA de sAneAmenTO, nA ReTA dA fRescA

21ArrudaRevista // julho2011

RepARAções dIveRsAs nO TeRmInAL ROdOvIáRIO

LImpezA de áRvORes

estrada entre n. sr.ª da Ajuda e Louriceira de cima pucariça - cardosas

LImpezA e desOBsTRuçãO de cOLeTORes pOR TOdO O cOnceLhO

22 ArrudaRevista // julho2011

RepARAçãO de pAvImenTO

A-do-Baço

RepARAçãO de esgOTOs pLuvIAIs e pAsseIOs

Arruda dos vinhos

RepARAçãO dO ABATImenTO de esTRAdA

Rua de s. sebastião

RepARAçãO dOs pAsseIOs

casal do Telheiro

mOnTAgem de ARRAIAL

festejos em camondes

ApOIO à cOnsTRuçãO dA cApeLA

camondes