Arruda Revista n.º 46

16
Arruda revista 46 Novembro Dezembro 2011 14.º CONVÍVIO DE IDOSOS REVISTA DO MUNICÍPIO | ARRUDA DOS VINHOS

description

Revista do Município de Arruda dos Vinhos - Novembro 2011

Transcript of Arruda Revista n.º 46

Page 1: Arruda Revista n.º 46

Arrudarevista46NovembroDezembro2011

14.º convívio de idosos

rev

ista

do

Mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

Page 2: Arruda Revista n.º 46

IndIce

Editorial | 1

Dia Mundial para a redução de catástrofes | 2

Município de Arruda adota novo acordo ortográfico | 2

Projeto solidário “Reeducar de mim para ti” | 3

Município implementa novo modelo de gestão de

refeições escolares | 3

Parabéns aos premiados | 4

Biblioteca Municipal em festa | 5

Visitas ao patromónio | 5

Escola vai ao Museu | 5

7.ª Marcha dos Fortes | 6

XIV Convívio de Idosos | 6

Futebol Juvenil do CRDA apresentado no Marty Box | 7

Secção de Kenpo do CRDA | 7

Está preparado para a TDT? | 8

Agora já pode receber a fatura de água em formato digital | 9

Apontamentos Culturais | 10

Obras | 12

FICHA TÉCNICAEdição e Propriedade: Câmara Municipal de Arruda dos VinhosDirector: Carlos M. C. Lourenço - Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos VinhosCoordenação: Gabinete de Apoio à PresidênciaFotografia: Gabinete de Comunicação e ImagemComposição: Gabinete de Comunicação e ImagemDistribuição digital em www.cm-arruda.pt

Arrudarevista

rev

ista

do

Mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

Page 3: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 1

edITORIAL

Cara(o)s Arrudenses,

Apresento-lhe mais uma edição da nossa Revista Municipal numa época con-turbada para todos nós. Outubro é o mês de apresentação do Orçamento de Estado para o ano seguinte, ou seja, é no final do mês de outubro que todos nós, autarquias, empresas e cidadãos em geral conhecemos as regras fiscais para o novo ano. Este ano, à semelhança do que já vinha acontecen-do, são pedidos novos sacrifícios. 2012 apresenta-se assim como um ano de muita austeridade mas é também esta austeridade que desperta em todos nós novos sentimentos e formas de solidariedade.

É na procura por novas formas de solidariedade que a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos tem desenvolvido novos projetos no âmbito social. O “Banco Solidário”, no qual está integrado “Reeducar de mim para ti” é exem-plo disso. Numa parceria entre a Santa Casa da Misericórdia, Conferências Vicentinas e Município de Arruda dos Vinhos, pretende-se apoiar famílias mais carenciadas, incluindo a cedência de material escolar e vestuário a crianças oriundas de famílias mais desfavorecidas procurando dar a todas as crianças do nosso concelho condições dignas para prosseguirem os seus estudos.

Ainda na área social, destaco o XIV Convívio de Idosos. À semelhança de todas as edições anteriores, em 2011 a iniciativa foi um sucesso juntando mais de 800 idosos. Esta é claramente uma aposta ganha a qual continuaremos a desenvolver ao longo dos próximos anos.

Nesta edição, gostaria também de destacar o 1.º Prémio das Artes e o 4.º Prémio Irene Lisboa. O primeiro, ganho por um arrudense, constitui para nós um duplo orgulho, a par do sucesso da iniciativa. O segundo, por seu lado, demonstra de ano para ano, que constitui um prémio nacionalmente reco-nhecido ao qual cada vez mais participantes aderem. Este ano foram batidos todos os recordes com cerca de 300 participantes. É nossa ambição que para o ano este sucesso seja superado levando cada vez mais longe o nome de Irene Lisboa e do Município de Arruda dos Vinhos.

Cara(o)s Arrudenses,

Nesta edição da Agenda Cultural apresentamos, para os próximos dois meses, um leque diversificado de atividades que decorrerão por todo o concelho. Esperamos que as aprecie e que nelas participe.

Bem hajam

Carlos Manuel da Cruz LourençoPresidente da Câmara

Page 4: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro20112

MunIcípIO AdOTA nOvO AcORdO ORTOgRáfIcO

dIA InTeRnAcIOnAL pARA A ReduçãO de cATásTROfesAs Nações Unidas dedicaram o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, em 2011, ao público infantil e juvenil.

Assim, e a fim de celebrar este dia o Serviço Municipal de Proteção Civil desenvolveu junto da população escolar uma ação com o intuito de promover uma reflexão sobre a pro-blemática dos desastres naturais, tendo em conta a adoção de medi-das que visem a prevenção e a redu-ção de danos, humanos e materiais, diretamente causados pela ocor-rência de fenómenos de origem natural.

No dia 3 de outubro o Município de Arruda dos Vinhos adotou, oficial-mente, o novo Acordo Ortográfico (AO) nas suas comunicações escritas.

Apesar da Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de janeiro, determinar a implementação do AO nos serviços, organismos e entida-des públicas, a partir de 1 de janei-ro de 2012, o Município de Arruda dos Vinhos promoveu em setembro

formação junto dos funcionários e implementou o novo AO a partir de 3 de outubro, numa ótica de adapta-ção dos seus recursos humanos.

Assim, todas as comunicações escri-tas a partir desta data deverão ter em conta as alterações introduzidas na ortografia portuguesa pelo AO de 1990, mantendo-se o site oficial do Município em processo de revisão até ao início de 2012.

Page 5: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 3

pROjeTO sOLIdáRIO ReeducAR de MIM pARA TIO projeto “Reeducar de Mim para Ti” propõe criar um “banco” de empréstimo de livros escolares e todo o material necessário à atividade escolar (dossiers, canetas, estojos, mochilas, réguas, etc.) assim como algum vestuário (capas de chuva, chapéus de chuva, botins de borracha, etc.).

O objetivo passa, para além de poder apoiar estudantes com maiores dificul-dades de acesso a este tipo de material, por reforçar a consciência do valor do livro, do seu reaproveitamento e também de fortalecer os valores de solidarie-dade e de responsabilização dos vários intervenientes neste processo.

As famílias que pretendam e possam ceder este tipo de material, poderão entregá-lo na escola da sua residência ou no 2.º andar do Edifício do Terminal Rodoviário ou contatar com Paula Ferreira Sousa: [email protected] ou Pedro Porém: [email protected]

MunIcípIO IMpLeMenTA nOvO MOdeLO de gesTãO de RefeIções escOLARes

Com o objetivo de modernizar e melhor operacionalizar o sistema de gestão das refeições escolares e pro-longamento de horário, no âmbito dos Serviços de Apoio à Família, o Município procedeu, no início do ano letivo, à informatização deste ser-viço, através da implementação de uma plataforma eletrónica, investin-do em novos equipamentos e num novo modelo de funcionamento.

Permitindo uma maior flexibilização e conforto aos encarregados de edu-cação, no que respeita ao pagamen-to das refeições dos seus educandos, bem como às operações de reser-va e anulação, este novo serviço tem estado a funcionar com sucesso, nos diversos estabelecimentos escolares do concelho, permitindo uma maior eficácia e rentabilização na gestão das cerca de 1 000 refeições que diaria-mente são servidas às nossas crianças.

Page 6: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro20114

Arrudense vence 1.º Prémio de ArtesNo passado dia 23 de setembro, no Centro Cultural do Morgado no Auditório, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios referentes ao 1.º Prémio de Artes do Concelho de Arruda dos Vinhos e ao 4.º Prémio Literário Irene Lisboa.

O júri, constituído pelo Diretor do Museu do Neorealismo de Vila Franca de Xira - David Santos; pela curadora da Galeria Paço de Torres Vedras - Catarina Sobreiro; pelo Chefe de Divisão Sócio Cultural do Município de Arruda dos Vinhos - Paulo Câmara; pela responsável da Galeria Municipal de Arruda dos Vinhos – Paula Ferreira Sousa e pela Técnica de Artes do Município de Arruda dos Vinhos - Gisele Antunes, decidiu atribuir os seguintes prémios:

Entre as cerca de 140 obras exposta nos nossos espaços culturais de 19 de julho a 15 de outubro, o júri sele-cionou aquele que foi o Prémio de Artes de Arruda dos Vinhos, o artis-ta plástico António Candeias com a obra s/ título, com a técnica de pelí-cula de tinta acrílica s/ tela com as dimensões de 108x150 cm . Também foi decisão do júri a atribuição de menções honrosas a Patrick Chinita Caetano com a obra “Katrin The Girl” e a Pedro Ramos com a obra s/ título (1920).

4.ª edição do Prémio Literário Irene LisboaA 4.ª edição do Prémio Literário Irene Lisboa contou com um número de recorde de trabalhos a concurso, nas modalidades de prosa - género conto - e poesia, ultrapassando as quatro centenas de obras.

O Prémio de Prosa foi entregue a Fátima Eliana Gonçalves, de Lisboa, com o conto “Cícero e Emília”. Nesta modalidade, foram atribuídas quatro menções honrosas a Cláudia Caseiro (Parede), Jorge Correia, com duas distinções (Mon-tijo) e Maria Loureiro (Aveiro).

O Prémio de Poesia foi atribuído a João Paulo Coelho, de Évora, com o con-junto “mandíbula”, sendo ainda atribuídas três menções honrosas a Catarina Gaspar (Arruda dos Vinhos), Glória Marreiros (Portimão) e José Carlos Pacheco Palha, (Gaia).

1.º Prémio de Artes e 4.º Prémio Literário Irene Lisboa

Parabéns aos PrEmiaDos

António Candeias - Vencedor do 1.º Prémio de Artes de Arruda dos Vinhos

Fátima Eliana Gonçalves - Vencedora do Prémio Literário irene Lisboa, em prosa

João Paulo Coelho- Vencedor do Prémio Lite-rário irene Lisboa, em poesia

A Vereadora Gertrudes Cunha presidiu à entre-ga dos prémios

Page 7: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 5

BIBLIOTecA MunIcIpAL eM fesTA

escOLA vAI AO Museu!

O Museu Irene Lisboa tem vindo a receber visitas da EB1 de Arranhó, que se irão prolongar também pelo mês de novembro. No total serão 137 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade que ficarão a conhecer mais sobre a vida e obra de Irene Lisboa.

A exposição temporária «O Pouco e o Muito» que está patente ao público desde o dia da inauguração do Museu, a 24 de junho de 2007, é com-posta por objetos pessoais da escritora e pedagoga Irene Lisboa que nasceu a 25 de dezembro de 1892 na Quinta da Murzinheira, freguesia de Arranhó.

Horário do Museu:Segunda a sexta-feira das 9h-12h30 e 14h-18h (horário da Junta de Freguesia de Arranhó)

Visitas guiadas com marcação prévia:Serviço de Planeamento Cultural - Município de Arruda dos Vinhos - [email protected] - Telf. 263 977 000 - Ext. 363

No passado dia 23 de setembro assinalou-se o XXII aniversário da Biblioteca Municipal Irene Lisboa.

O programa das comemorações englobou várias atividades, nomeadamente um concerto com a Orquestra Juvenil da Escola de Música da Sociedade Musi-cal e Recreativa Obidense, a entrega do 4.º Prémio Literário Irene Lisboa e a entrega do 1.º Prémio de Artes de Arruda dos Vinhos.

O evento decorreu no Auditório Municipal que encheu em noite de celebra-ção à cultura. Das iniciativas que a biblioteca promove ao longo do ano, des-tacam-se as atividades de promoção do livro e da leitura, através das exposi-ções temáticas, hora do conto e visitas guiadas, ateliês de expressões, serões de poesia, prémio literário, entre muitas outras. Para encerrar o ano de 2011, realizar-se-á este ano a primeira edição de “Livrisses e Leituríadas”, de 2 a 23 de dezembro que contará com a realização de uma feira do livro, maratona de poesia, hora do conto, encontros com autores e apresentação de livros, entre muitas outras surpresas.

vIsITAs AO pATRIMónIO

No passado dia 11 de outubro o município acolheu a visita de um Centro Sénior de Cascais que solicitou um acompanhamento ao património do concelho.

Os visitantes após almoçarem num dos restaurantes da vila iniciaram o seu precurso pelo edificío dos Paços do Concelho e Chafariz, continuando pela zona histórica da vila terminando a sua visita no Centro Cultural do Morgado.

Este é um tipo de visita que tem vindo a acontecer com alguma regularidade que após terem conhecimento do património natural e edificado do concelho solicitam à Divisão Sóciocultural ,através do seu setor de plane-amento cultural, o acompanhamento dinamiza este e outro tipo de grupos organizados como forma de pro-mover a cultura e o turismo locais.

Page 8: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro20116

Pelo sétimo ano consecutivo o município Arrudense associou-se aos Municí-pios vizinhos de Loures e Sobral e ao CAAL (Clube de Atividade de Ar Livre) para a realização da 7ª Marcha dos Fortes. Esta é uma atividade única em Por-tugal, quer pela forma de a percorrer quer pela distância. Embora tivesse um percurso de 41,5 km, tratou-se de fazer apenas 10 km de cada vez, permitindo assim uma avaliação das nossas capacidades ao longo da jornada.

Este ano foi um grande sucesso, com mais de 400 participantes inscritos, que tiveram a possibilidade de percorrer os caminhos da denominada 1ª Linha Defensiva. O evento iniciou-se pelas 7.00h, em Runa, tendo terminado, 12 horas depois, em Bucelas.É interessante referir que a, quase, totalidade dos participantes conseguiu chegar ao fim, embora as temperaturas altas tenham trazido dificuldades acrescidas aos caminheiros.

No sábado, dia 15 de outubro, pelas 15.00h, a localidade de carvalha foi “inva-dida” por centenas de caminheiros que trouxeram cor e animação ao Conce-lho de Arruda dos Vinhos

7.ª MARchA dOs fORTes

XIv cOnvívIO de IdOsOs

No dia 22 de outubro de 2011, o Pavilhão Multiusos foi palco da con-fraternização de mais de 900 idosos vindos de todas as freguesias, cen-tros de convivio e lares do concelho de Arruda dos Vinhos, cumprindo-se o tradicional convívio anual. O almoço foi confecionado por restau-rantes e associações do concelho, que se juntaram à Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, na realização do evento.

Decorreram momentos musicais e de dança que desafiaram a popula-ção sénior a celebrar a vida, fazen-do lembrar a mocidade de outros tempos. Este é um dia de festa para todos os participantes, ficando sempre o desejo de voltar no pró-ximo ano para reencontrar alguns amigos.

Page 9: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 7

fuTeBOL juvenIL dO cRdA ApResenTAdO nO MARTy BOX

Na noite quente de 4 de outubro, às 22.00h, a Discoteca Marty Box aco-lheu a Cerimónia de Apresentação do Futebol Juvenil do Clube Recrea-tivo e Desportivo Arrudense (CRDA), relativa à época 2011/2012.

O evento, de caráter inovador, rea-lizado na véspera do feriado do Dia da Implantação da República, juntou familiares e amigos dos cerca de 160 jovens atletas da secção de futebol do CRDA. A iniciativa teve o apoio institu-cional da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, que se fez representar pelo seu Vice-Presidente – Lélio Lourenço, tendo efetuado uma comunicação na cerimónia de abertura.

A apresentação prosseguiu com o discurso do Presidente do CRDA –Márcio Viduedo, que aproveitou a oportunidade para dar as boas vindas aos presentes, endereçando os devidos agradecimentos aos atle-tas, assim como à discoteca Marty Box e à Arruda TV, enquanto parcei-ros do evento organizado pelo fute-bol juvenil do Clube.

Seguiu-se um desfile de apresen-tação dos novos fatos de treino, cuja aquisição teve o patrocínio das seguintes entidades: Good Grill, Socidraúlica, Ribapor, Industejo e Jorema. Com uma dinâmica e “pro-fissionalismo” de realçar, os jovens modelos (jogadores do CRDA) des-filaram na passerelle os vários equi-pamentos de representação oficial em competição.

Depois da exibição de um DVD com imagens do futebol do CRDA, fazendo a ponte entre o passado e o futuro próximo, representando um percurso que o Clube preten-de trilhar, aconteceu o momento mais alto da noite com a chamada e apresentação individual de todos os alunos e atletas do futebol juve-nil, perante uma plateia de 800 pes-soas. A fase final desta bonita festa culminou com o “grito de guerra” em uníssono, por parte dos jovens futebolistas e encerrou ao som da música “We are the champions”, dos Queen.

secçãO de KenpO dO cRdA

O último mês foi de grande ativi-dade para os cerca de 120 atletas da Secção de Kenpo do CRDA. De destacar a presença do CRDA no European Kilohana Gassuku (evento internacional de Artes Marciais) que decorreu nos passados dias 23, 24 e 25 de setembro, em Londres.

No dia 14 de outubro realizou-se mais um Seminário Internacional de Kenpo e Artes Marciais Havaia-nas com o Grão-Mestre Lim e com a Professora Patrice Lim, em Arruda dos Vinhos.

O Salão do CRDA foi pequeno para acolher os cerca de 120 Kenpokas, de vários pontos, que nos visitaram para receber os ensinamentos dos Mestres americanos.

Neste momento cerca de 25 atletas arrudenses estão a preparar-se para participar, no dia 19 de novembro, no Campeonato Internacional da Andaluzia (Espanha). É de salien-tar que a organização destes even-tos só tem sido possível devido ao grande apoio da Câmara Municipal de Arruda, Junta de Freguesia de Arruda e CRDA.

Page 10: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro20118

Está PrEParaDo Para a tDt?Está agendado para 12 de janeiro de 2012 o desligamento dos emis-sores e retransmissores que assegu-ram sensivelmente a cobertura da faixa litoral do território continental, na qual se encontra o concelho de Arruda dos Vinhos. Importa então questionar-se “está preparado para a TDT (televisão digital terrestre)?”

O que é a televisão digital?A televisão digital é uma evolução natural da televisão que temos hoje, como melhor qualidade de som, de imagem e de receção de sinal (sem interferências ou fantasmas) dos quatro canais nacionais: RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Quais as suas vantagens?Melhor qualidade de som e •imagem;Guia eletrónico de programação •e, dependendo do tipo de descodificador, paragem de imagem e gravação;Sem qualquer encargo mensal.•

O que fazer? A televisão digital em três passosO processo não é complicado. Siga estres três passos e não fique sem ver televisão:Passo 1: Se tem TV paga em todos os televisores não tem de fazer nada. Continuará a ver televisão como até aqui.

Se não tem TV paga em todos os televisores, confirme no manual técnico, junto à marca ou na parte de trás do seu televisor se constam as seguintes referências: DVT-T e MPEG4/H.264.Encontrou estas referências? Então o seu televisor está apto a receber TDT. Para ativar basta sintonizar automa-ticamente os canais.

Não encontrou? Então siga para o passo 2.

Passo 2: verifique se tem entrada SCART ou HDMI, como estas, no seu televisor:Tem? Então poderá receber a tele-visão digital comprando, numa loja de eletrodomésticos, um descodifi-cador e ligando-o ao seu televisor. Existem vários modelos com diver-sas funcionalidades e preços.Não tem? Então para continuar a ver televisão terá de comprar um novo televisor compatível com a norma MPEG4, ou um televisor com uma entrada SCART ou HDMI (neste caso comprando ainda o descodificador).

Passo 3: Se comprou o descodifica-dor ligue o cabo da antena ao des-codificador. Depois ligue o desco-dificador à televisão, com um cabo SCART ou HDMI. Sintonize os canais e está pronto.

Vou ter de pagar para ver televisão?A receção de televisão digital é gra-tuita como acontece com a atual televisão analógica. Os únicos custos que poderá ter de pagar resultarão, se for caso disso, da compra do des-codificador, caso o seu televisor não seja compatível com MPEG4, ou na substituição da antena, casos raros de antenas muito antigas.

Quem pode ter apoios?Reformados e pensionistas com •rendimento inferior a 500 € mensais;Titulares do rendimento Social •de Inserção;Portadores de deficiência com •grau igual ou superior a 60%;Instituições de caráter social.•

As pessoas ou entidades que estejam nalguma destas situações poderão receber uma comparticipação até 50% do valor do descodificador (apenas um por cada casa); com um limite de 22 €. Informe-se como proceder atra-vés dos contactos que se seguem.

Telefone 800 200 838 (grátis) www.tdt.telecom.ptwww.facebook.com/tdtoficialwww.anacom.pt

Antes de comprar um descodifica-dor ou um televisor novo, informe-se através do 800 200 838 ou em www.tdt.telecom.pt, para saber se está numa zona TDT ou numa zona DTH, pois nestas zonas o equipa-mento a utilizar para receber a tele-visão é diferente.

Fonte: ANACOM (Autoridade Nacional de Telecomunicações)

Page 11: Arruda Revista n.º 46

agora já PoDE rECEbEr a Fatura DE água Em Formato Digital

Como activar a ViaCTT?Para ativar a sua Caixa Postal Eletrónica pode escolher o meio que achar mais conveniente:

www.viactt.pt•Registe-se no site ViaCTT e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados para o serviço ViaCTT.

Estação de Correio •Receba um Código Temporário de Utilizador e complete a ativação da sua caixa em www.viactt.pt.

Portal das Finanças•Adira às Notificações Eletrónicas no Portal das Finanças (www.portaldasfinanças.gov.pt).Depois, para receber o correio em formato digital do Município de Arruda dos Vinhos (e das demais entidades emissoras presentes) basta ativar a respectiva entidade na sua caixa de correio ViaCTT.

O Município de Arruda dos Vinhos aderiu à ViaCTT e passará a enviar a sua fatura de água através deste serviço.

Através da ViaCTT, uma caixa postal eletrónica gratuita que permite receber, organizar, parti-lhar e arquivar toda a correspondência em for-mato digital, os cidadãos podem agora receber os documentos relativos aos serviços munici-pais de Arruda dos Vinhos.

O que pode fazer com a ViaCTT?• ATIVAR ENTIDADES e RECEBER correio em formatodigital;•PAGARfaturasououtrosdocumentos;•ReceberALERTASdeavisopore-mailouSMS;•PARTILHARdocumentoscomoutrosutilizadores;•GRAVARouimprimirosdocumentosrecebidos.

9ArrudaRevista // setembro2011

Page 12: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro201110

ApOnTAMenTOs cuLTuRAIs

Igreja de S. Tiago dos Velhos

A origens da Igreja de S. Tiago dos Velhos interliga-se com a história da própria povoação, que remonta ás origens da nacionalidade. Não se conhece contu-do, a data da fundação da igreja, mas no entanto poder-se-à apontar a sua construção por volta do ano de 1131, pela existência de uma cruz da Ordem dos Templários presente na sacristia.

A tradição oral tem relatado que o templo terá sido mandado construir neste local a pedido de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, como ponto de encontro e oração para os cavaleiros da Ordem dos Templários.

Mais tarde os caminheiros, vindos do Norte de África entrando pelo sul do país, a caminho do Santuário de Santiago de Compostela, onde se encontra o túmulo do apóstolo, passavam pela pequena povoação de S. Tiago, que era ponto de passagem de um dos caminhos portugueses de Santiago. O contato com a população autóctone terá dado origem a novas gerações, ficando estas conhecidas por santiagueiros e a igreja dedicada ao apóstolo São Tiago.

Em virtude de não se realizar ofício religioso na igreja, os habitantes de S. Tiago iam todos os domingos par-ticipar nos ofícios divinos que se rea-lizavam na Sé de Lisboa, e estes não se iniciavam sem terem chegado os “irmãos mais velhos e que vinham de mais longe” – os irmãos de S. Tiago. Deste hábito, terá resultado o atual topónimo S. Tiago dos Velhos.

A igreja de uma só nave tem sido objeto de obras de ampliação e res-tauro ao longo dos tempos. O altar principal apresenta três imagens; duas imagens de São Tiago, uma a cavalo conhecida por “Cavaleiro” ou “Mata Mouros”, que pelas suas carac-terísticas, julga-se ser uma imagem setecentista, outra imagem do após-tolo a pé conhecida por “Santiago Peregrino”, com os respetivos distin-

tivos: o cajado com a cabaça, o evangeliário e o chapéu de peregrino encimado com a vieira. Estas duas imagens são réplicas exatas das que se encontram no frontal principal da catedral de Santiago de Compostela. Neste altar encontra-se ainda uma imagem policromada de Santa Ana, mãe da Virgem Maria.

No altar lateral esquerdo encontra-se uma imagem recente de Santa Luzia, uma imagem de Nossa Senho-ra de Fátima, uma imagem de Santa Catarina de Sena e uma imagem de Santo António. No altar lateral direito encontra-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, configurada apenas pela cabeça e mãos e susten-tada por uma armação (imagem de roca) e a imagem do Deus Menino (réplica do Menino Jesus de Praga), uma imagem de São Francisco de Assis com os estigmas, contemplan-do Cristo Crucificado, a imagem de São Sebastião e a imagem do Sagra-do Coração de Jesus.

Page 13: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 11

Page 14: Arruda Revista n.º 46

OBRASRepARAções dIveRsAs, eM ARRudA dOs vInhOs

RecupeRAçãO de pAvIMenTOs, eM ARRudA dOs vInhOs

12 ArrudaRevista // novembro2011

Page 15: Arruda Revista n.º 46

ArrudaRevista // novembro2011 13ArrudaRevista // novembro2011 13

cOnsTRuçãO de AqueduTO, nO cAsAL dO ROMAnçO

RepARAçãO de cOLeTOR dOMésTIcO, eM ARRudA dOs vInhOs

ReABILITAçãO de TALude, nA uRBAnIzAçãO pAnORAMA, eM ARRudA dOs vInhOs

RepARAçãO de Rede de águA, eM A-dO-MOuRãO

eXecuçãO de cALeIRA, eM ARRudA dOs vInhOs

Page 16: Arruda Revista n.º 46

festejos em camondes camondes