ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA...

68
ARTE, CULTURA E ARTE, CULTURA E FILOSOFIA FILOSOFIA

Transcript of ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA...

Page 1: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

ARTE, CULTURA E ARTE, CULTURA E FILOSOFIAFILOSOFIA

Page 2: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

CULTURACULTURA

CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.SOCIEDADE.

Page 3: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

AÇÕES QUE EXPRESSAM A AÇÕES QUE EXPRESSAM A CULTURA DE UM POVO:CULTURA DE UM POVO:

MÚSICA, TEATRO, LÍNGUA, MITOS, MÚSICA, TEATRO, LÍNGUA, MITOS, RITUAIS RELIGIOSOS, HÁBITOS RITUAIS RELIGIOSOS, HÁBITOS ALIMENTARES, ARQUITETURA, ALIMENTARES, ARQUITETURA, ROUPAS, ROUPAS, PENSAMENTOS...................................PENSAMENTOS...................................................................................................................................................................

Page 4: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Argumento que expressa /afirma a Argumento que expressa /afirma a identidade regionalidentidade regional

ENADE 2006ENADE 2006

Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.

Page 5: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MARILENA CHAUI CULTURA É MARILENA CHAUI CULTURA É SOBRETUDO:SOBRETUDO:

CRIAÇÃO CRIAÇÃO E E DAS OBRAS DE ARTE, DAS OBRAS DE ARTE, DO PENSAMENTO, DOS VALORES, DO PENSAMENTO, DOS VALORES, DOS COMPORTAMENTOS E DO DOS COMPORTAMENTOS E DO IMAGINÁRIO.IMAGINÁRIO.

Page 6: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

COM RELAÇÃO À CULTURA,COM RELAÇÃO À CULTURA,O HOMEMO HOMEM

NÃO APENAS AGE, FAZ, SENTENÃO APENAS AGE, FAZ, SENTE

Page 7: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MAS TAMBÉM PENSA E REFLETE MAS TAMBÉM PENSA E REFLETE SOBRE O SENTIDO DE TUDO NO SOBRE O SENTIDO DE TUDO NO

MUNDOMUNDO

Page 8: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

para o filósofo, o existir humano é para o filósofo, o existir humano é essencialmente culturalessencialmente cultural

Page 9: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

e o que ée o que éFILOSOFIA?FILOSOFIA?

Page 10: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

philos (amizade, amor) + sophia philos (amizade, amor) + sophia

(sabedoria) (sabedoria)

Page 11: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

SABEDORIA = VERDADE coerência SABEDORIA = VERDADE coerência

lógica, garantida pelo rigor da lógica, garantida pelo rigor da argumentação. argumentação.

Page 12: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

SURGIMENTO DA FILOSOFIASURGIMENTO DA FILOSOFIA

GRÉCIA VII/VI a.C.GRÉCIA VII/VI a.C.EXPLICAÇÃO RACIONAL DA EXPLICAÇÃO RACIONAL DA

ORDEM DO MUNDO. ORDEM DO MUNDO.

Page 13: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Mas Mas

COMOCOMO O MUNDO ERA EXPLICADO O MUNDO ERA EXPLICADO ANTES DA FILOSOFIA? ANTES DA FILOSOFIA?

Page 14: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

mitologiamitologia

Page 15: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

COM BASE NA CONSCIÊNCIA COM BASE NA CONSCIÊNCIA MÍTICA, O HOMEM CRIOU O MÍTICA, O HOMEM CRIOU O

MITO.MITO.

Page 16: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

EXPLICAÇÃO HUMANA E EXPLICAÇÃO HUMANA E MÁGICA de como o “universo” MÁGICA de como o “universo”

se formou e existe.se formou e existe.

Page 17: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Universo -> Universo -> diversos aspectos que diversos aspectos que fundamentam a existência dos fundamentam a existência dos homens:homens:

fenômenos da physis (p.ex. fenômenos da physis (p.ex. germinação da semente);germinação da semente);fenômenos humanos (poder, fenômenos humanos (poder, comunicação, atração, amor materno comunicação, atração, amor materno etc) etc)

Page 18: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MITO -> mithos = PALAVRAMITO -> mithos = PALAVRA

Page 19: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

A VERDADE DO MITO RESULTA A VERDADE DO MITO RESULTA DE UMA INTUIÇÃO DE UMA INTUIÇÃO

COMPREENSIVA DA REALIDADE COMPREENSIVA DA REALIDADE CUJAS RAÍZES SE FUNDAM NA CUJAS RAÍZES SE FUNDAM NA

EMOÇÃO.EMOÇÃO.

Page 20: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MITO -> ORALIDADEMITO -> ORALIDADE

Page 21: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

LOGOS > PALAVRA LOGOS > PALAVRA => discurso escrito => discurso escrito

=>FILOSOFIA=>FILOSOFIA

Page 22: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MITHOS & LOGOSMITHOS & LOGOS

Page 23: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

TEOGONIA HESÍODOTEOGONIA HESÍODOCONTA A FORMAÇÃO DO CONTA A FORMAÇÃO DO

MUNDO.MUNDO.

Page 24: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Segundo momento de explicação da ordem Segundo momento de explicação da ordem do mundo: a filosofia – explicação do mundo: a filosofia – explicação

raciocinada, daí explicação racional. raciocinada, daí explicação racional.

Page 25: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Os primeiros filósofos, conhecidos como pré-Os primeiros filósofos, conhecidos como pré-socráticos, queriam explicar o surgimento socráticos, queriam explicar o surgimento

do universo com base nos elementos: água, do universo com base nos elementos: água, ar, éter, fogo, terra. ar, éter, fogo, terra.

Page 26: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Pitágoras – também pré-socrático.Pitágoras – também pré-socrático.Princípio fundamental que forma todas as Princípio fundamental que forma todas as

coisas é o número.coisas é o número.

Page 27: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Com Sócrates – as questões da filosofia Com Sócrates – as questões da filosofia deixam de ser a physis edeixam de ser a physis e

passam a ser a existência humana. passam a ser a existência humana.

Page 28: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Com Sócrates – surgem as questões éticas Com Sócrates – surgem as questões éticas ou a filosofia moral.ou a filosofia moral.

Page 29: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Filosofia moralFilosofia moral

Toda cultura institui uma moral:Toda cultura institui uma moral:

valores relativos ao bem e ao mal, valores relativos ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para conduta correta, válidos para

todos os membros de todos os membros de determinada sociedade.determinada sociedade.

Page 30: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Filosofia moral – antes e depois de Filosofia moral – antes e depois de Maquiavel (1469-1527)Maquiavel (1469-1527)

Antes Antes Ética e política estão Ética e política estão

JUNTAS -fundadas em JUNTAS -fundadas em preceitos morais;preceitos morais;

As coisas públicas As coisas públicas (Estado) e privadas (Estado) e privadas são analisadas pelos são analisadas pelos mesmos parâmetros mesmos parâmetros morais.morais.

A partir de O Príncipe:A partir de O Príncipe: Ética e políticaÉtica e política

separam-se;separam-se; A política funda-se em A política funda-se em

razões de razões de conveniência:conveniência:

Os meios justificam os Os meios justificam os fins.fins.

Page 31: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

As questões filosóficas propostas por As questões filosóficas propostas por Sócrates Sócrates

são questões da filosofia até hoje.são questões da filosofia até hoje.

Page 32: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

As questões filosóficas propostas por As questões filosóficas propostas por Sócrates Sócrates

são as questões da filosofia até hoje; são as questões da filosofia até hoje;

ainda que vivamos no terceiro momento de ainda que vivamos no terceiro momento de explicação do universo.explicação do universo.

Page 33: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Por qual meio explicamos os fenômenos do Por qual meio explicamos os fenômenos do universo hoje?universo hoje?

Page 34: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

CIÊNCIACIÊNCIA

Page 35: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

FILÓSOFO É AMIGO DA FILÓSOFO É AMIGO DA

SABEDORIA. SABEDORIA.

Page 36: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

SABEDORIA = BUSCA DA SABEDORIA = BUSCA DA

VERDADE VERDADE coerência lógica, garantida pelo coerência lógica, garantida pelo

rigor da argumentação. rigor da argumentação.

Page 37: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

PLATÃO:PLATÃO:

só o filosofo podia governar o só o filosofo podia governar o povopovo

VERDADE VERDADE

Page 38: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

PLATÃO:PLATÃO:

VERDADE => CONHECIMENTO VERDADE => CONHECIMENTO

Page 39: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

TEORIA DO TEORIA DO CONHECIMENTOCONHECIMENTO - - PLATÃOPLATÃO

ImaginaçãoImaginação

SombrasSombrasCrençaCrença

ObjetoObjeto

ConhecimenConhecimento to

alcançado alcançado pela pela

hipótesehipótese

IDEIAIDEIA

REALIDADE REALIDADE SENSÍVELSENSÍVEL

OPINIÃOOPINIÃO

REALIDADE REALIDADE INTELEGÍVELINTELEGÍVEL

CIÊNCIACIÊNCIA

Page 40: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

FILOSOFIAFILOSOFIA

Explicação racional: Explicação racional:

Coerente, Coerente,

justificada por argumentos (lógicos e justificada por argumentos (lógicos e não contraditórios) – formando não contraditórios) – formando PENSAMENTOS, IDEIAS E PENSAMENTOS, IDEIAS E CONCEITOS.CONCEITOS.

Page 41: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

PROPOSTA DA FILOSOFIAPROPOSTA DA FILOSOFIA

Formação do Pensamento crítico, Formação do Pensamento crítico, justificado, sistematizado. justificado, sistematizado.

Como?Como?

Page 42: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

COMO?COMO?

MEDIANTE A REFLEXÃO, POIS MEDIANTE A REFLEXÃO, POIS FILOSOFAR É REFLETIRFILOSOFAR É REFLETIR

Page 43: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

REFLETIR PARA QUÊ?REFLETIR PARA QUÊ?

PARA ENCONTRAR RESPOSTAS ÀS PARA ENCONTRAR RESPOSTAS ÀS INDAGAÇÕES HUMANAS, INDAGAÇÕES HUMANAS,

VISANDO DESCOBRIR NOVOS VISANDO DESCOBRIR NOVOS SIGNIFICADOS PARA A SIGNIFICADOS PARA A

EXISTÊNCIA.EXISTÊNCIA.

Page 44: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

RODIN (1840-1917)RODIN (1840-1917)

A reflexão filosófica, indagativa, A reflexão filosófica, indagativa, do ser humano foi tema de uma do ser humano foi tema de uma obra de arte, uma escultura obra de arte, uma escultura famosa do escultor francês.famosa do escultor francês.

Page 45: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O PENSADORO PENSADOR

Page 46: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O PENSADORO PENSADORQUETÕES FILOSÓFICASQUETÕES FILOSÓFICAS::

Deus existe?Deus existe?

O que é o ser O que é o ser humano?humano?

A alma é imortal?A alma é imortal?

O que é o O que é o conhecimento?conhecimento?

Como a ética se Como a ética se firma entre os firma entre os homens?homens?

O que é o tempo?O que é o tempo?

Page 47: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

SALVADOR DALI (1904-1989)SALVADOR DALI (1904-1989)

Tela surrealista nos Tela surrealista nos remete à remete à indagação:indagação:

O que é o tempo?O que é o tempo?

Uma realidade Uma realidade externa a nós ou externa a nós ou dependente do dependente do nosso nosso entendimento?entendimento?

Page 48: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Leitura dos discursos filosóficosLeitura dos discursos filosóficos

Permite que nós entremos em contato Permite que nós entremos em contato com as polêmicas que os filósofos com as polêmicas que os filósofos desencadearam. desencadearam.

Tal contato amplia a nossa capacidade Tal contato amplia a nossa capacidade de reflexão crítica, possibilitando que de reflexão crítica, possibilitando que questionemos o senso comum.questionemos o senso comum.

Page 49: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O mundo de SofiaO mundo de Sofiapp. 387-391- Hegel (1770-1831)pp. 387-391- Hegel (1770-1831)

A história do pensamento, ou da A história do pensamento, ou da razão, é como a corrente de um razão, é como a corrente de um rio, contém todos os rio, contém todos os pensamentos formulados por pensamentos formulados por gerações de pessoas, e todos gerações de pessoas, e todos esses pensamentos determinam esses pensamentos determinam a nossa maneira de pensar e de a nossa maneira de pensar e de viver.viver.

Page 50: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O mundo de SofiaO mundo de Sofiapp. 387-391- Hegel (1770-1831)pp. 387-391- Hegel (1770-1831)

O discurso de elogio à escravidão O discurso de elogio à escravidão cabia há dois mil anos, hoje é cabia há dois mil anos, hoje é ridículo. ridículo.

A razão é algo dinâmico, um A razão é algo dinâmico, um processo. E a verdade é um processo. E a verdade é um processo. Fora do processo processo. Fora do processo histórico não existe qualquer histórico não existe qualquer critério capaz de decidir sobre o critério capaz de decidir sobre o que é mais verdadeiro e o que é que é mais verdadeiro e o que é mais racional. mais racional.

Page 51: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O mundo de SofiaO mundo de Sofiapp. 387-391- Hegel (1770-1831)pp. 387-391- Hegel (1770-1831)

A história descreve a saga do espírito do A história descreve a saga do espírito do mundo, que pouco a pouco desperta mundo, que pouco a pouco desperta para a consciência de si mesmo. Quem para a consciência de si mesmo. Quem se dedica ao estudo da história se dedica ao estudo da história percebe que um novo pensamento percebe que um novo pensamento surge com base em outros formulados surge com base em outros formulados antes. antes.

Há uma tensão entre o novo e o anterior: Há uma tensão entre o novo e o anterior: Tese/antítese/síntese/tese/antítese/síntTese/antítese/síntese/tese/antítese/síntese...............................ese...............................

E a razão sempre prevalece.E a razão sempre prevalece.

Page 52: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MarxismoMarxismoKarl Marx (1818-1883)Karl Marx (1818-1883)

Friedrich Engels (1820-1895)Friedrich Engels (1820-1895)

Marxismo - é o conjunto de idéias filosóficas, Marxismo - é o conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas econômicas, políticas e sociais elaboradas

por Marx e Engels (ambos ativistas do por Marx e Engels (ambos ativistas do movimento operário europeu) e movimento operário europeu) e

desenvolvidas mais tarde por outros desenvolvidas mais tarde por outros seguidores.seguidores.

Surgiria o marxismo sem a Revolução Surgiria o marxismo sem a Revolução Industrial?Industrial?

Page 53: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

O que é IDEOLOGIA?O que é IDEOLOGIA?

Conjunto de ideias, de pensamentos, Conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de doutrinas ou de visões de mundo

de um indivíduo ou de um grupo.de um indivíduo ou de um grupo.

Page 54: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

IDEOLOGIA DO MARXISMO:IDEOLOGIA DO MARXISMO:

Defender a organização do proletariado Defender a organização do proletariado pelo fim das desigualdades do pelo fim das desigualdades do

capitalismo.capitalismo.

Page 55: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

KARL MARXKARL MARX

Page 56: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

1/91/9

Exemplo de questão de filosofia Exemplo de questão de filosofia ENADE 2006ENADE 2006

Enunciado:Enunciado:

A formação da consciência ética, baseada A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.de fato” e “juízo de valor”.A esse respeito, leia os quadros a seguir.A esse respeito, leia os quadros a seguir.

Page 57: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

2/92/9 5757

Quadro I - Situação Quadro I - Situação

Helena está na fila de um banco, quando, de Helena está na fila de um banco, quando, de repente, um indivíduo, atrás na fila, se repente, um indivíduo, atrás na fila, se sente mal. Devido à experiência com seu sente mal. Devido à experiência com seu marido cardíaco, Helena tem a impressão de marido cardíaco, Helena tem a impressão de que o homem está tendo um enfarto. Em que o homem está tendo um enfarto. Em sua bolsa há uma cartela com medicamento sua bolsa há uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o que poderia evitar o perigo de acontecer o pior.pior.Helena pensa: “Não sou médica devo ou não Helena pensa: “Não sou médica devo ou não devo medicar o doente? Caso não seja devo medicar o doente? Caso não seja problema cardíaco, o que acho difícil, ele problema cardíaco, o que acho difícil, ele poderia piorar? Piorando, alguém poderá poderia piorar? Piorando, alguém poderá dizer que foi por minha causa, uma curiosa dizer que foi por minha causa, uma curiosa que tem a pretensão de agir como médica.que tem a pretensão de agir como médica.Dou ou não dou o remédio? O que fazer?Dou ou não dou o remédio? O que fazer?

Page 58: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

3/93/9 5858

Quadro II - AfirmativasQuadro II - Afirmativas

1. O “senso moral” relaciona-se à maneira 1. O “senso moral” relaciona-se à maneira como avaliamos nossa situação e a de como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas a conduta e a ação de outras pessoas segundo idéias como as de justiça e segundo idéias como as de justiça e injustiça, certo e errado.injustiça, certo e errado.

2. A “consciência moral” refere-se a 2. A “consciência moral” refere-se a avaliações de conduta que nos levam a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.elas perante os outros.

Page 59: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

4/94/9 5959

Qual afirmativa e respectiva razão Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada fazem uma associação mais adequada

com a situação apresentada?com a situação apresentada?

(A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta (A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.revela sentimentos associados às situações da vida.

(B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um (B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.de normas segundo critérios de correto e incorreto.

(C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a (C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.errado provocando sofrimento alheio.

(D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se (D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.valores éticos.

(E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica (E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.como são e por que são.

Page 60: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

5/95/9 6060

O que é RAZÃO em filosofia?O que é RAZÃO em filosofia?

É a capacidade da mente humana que permite É a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas.ou premissas.

No enunciado é questionado: No enunciado é questionado: Qual Qual afirmativaafirmativa e respectiva e respectiva razãorazão fazem uma fazem uma

associação mais adequada com a situação associação mais adequada com a situação apresentada?apresentada?

RazãoRazão aqui diz respeito ao que foi conceituado aqui diz respeito ao que foi conceituado como senso moral e como consciência moral como senso moral e como consciência moral no Quadro II. no Quadro II.

Portanto, conhecer senso moral e consciência Portanto, conhecer senso moral e consciência moral é dominar as alternativas moral é dominar as alternativas apresentadas no Quadro II.apresentadas no Quadro II.

Page 61: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

6/96/9 6161

Quadro II - AfirmativasQuadro II - Afirmativas

1. O “senso moral” relaciona-se à maneira 1. O “senso moral” relaciona-se à maneira como avaliamos, portanto, refere-se ao como avaliamos, portanto, refere-se ao PROCESSO AVALIATIVO.PROCESSO AVALIATIVO.

2. A “consciência moral” refere-se ao 2. A “consciência moral” refere-se ao RESULTADORESULTADO, à , à CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO QUE NOS LEVA A DECIDIR/DELIBERAR.QUE NOS LEVA A DECIDIR/DELIBERAR.

Page 62: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

7/97/9 6262

RESOLUÇÃO – PARTE 1RESOLUÇÃO – PARTE 1

No enunciado: A formação da consciência ética, No enunciado: A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”. PORÉM, no quadro II das Afirmativas, há valor”. PORÉM, no quadro II das Afirmativas, há menção APENAS ao senso moral e a consciência menção APENAS ao senso moral e a consciência moral. moral.

Os autores da questão não mencionam juízo de fato Os autores da questão não mencionam juízo de fato (está chovendo – acontecimento constatado por (está chovendo – acontecimento constatado por nós), nem o juízo de valor: (a chuva é boa para as nós), nem o juízo de valor: (a chuva é boa para as plantas – interpretamos e avaliamos o plantas – interpretamos e avaliamos o acontecimento). acontecimento).

PORTANTO, as alternativas, (B) e (E) estão fora de PORTANTO, as alternativas, (B) e (E) estão fora de cogitação como respostas corretas. Ficamos com as cogitação como respostas corretas. Ficamos com as alternativas A, C e D.alternativas A, C e D.

Page 63: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

8/98/9 6363

RESOLUÇÃO – PARTE 2RESOLUÇÃO – PARTE 2Ficamos com as alternativas A, C e D.Ficamos com as alternativas A, C e D.As alternativas (A) e (C) referem-se ao senso moral. As alternativas (A) e (C) referem-se ao senso moral. A alternativa (D) refere-se à consciência moral.A alternativa (D) refere-se à consciência moral.

Voltemos à definição (1) do Quadro II e analisemos as Voltemos à definição (1) do Quadro II e analisemos as alternativas (A) e (C).alternativas (A) e (C).

Vejamos o que os FILÓSOFOS chamam de senso moral: Vejamos o que os FILÓSOFOS chamam de senso moral: MANEIRA como avaliamos a nossa situação e a de outros, o MANEIRA como avaliamos a nossa situação e a de outros, o nosso comportamento e o de outros, segundo idéias como nosso comportamento e o de outros, segundo idéias como as de justiça, injustiça, certo, errado. as de justiça, injustiça, certo, errado.

A alternativa (A) diz que o senso moral se manifesta como A alternativa (A) diz que o senso moral se manifesta como consequência da consciência moral. Isso não está escrito na consequência da consciência moral. Isso não está escrito na definição (1), portanto, não é correta. definição (1), portanto, não é correta.

Na alternativa (C), o senso moral revela a indignação diante Na alternativa (C), o senso moral revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio. Nessa alternativa há um juízo de valor, sofrimento alheio. Nessa alternativa há um juízo de valor, que não corresponde à definição (1), portanto, não é a que não corresponde à definição (1), portanto, não é a correta.correta.

Page 64: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

9/99/9 6464

RESOLUÇÃO – PARTE 3RESOLUÇÃO – PARTE 3

LOGO, a afirmativa correta é a (D). LOGO, a afirmativa correta é a (D). A consciência moral se manifesta na A consciência moral se manifesta na

capacidade de deliberar diante de capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos. segundo valores éticos.

Vejamos a definição (2): A consciência moral Vejamos a definição (2): A consciência moral refere-se a avaliações de conduta que nos refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões (DELIBERAR) por levam a tomar decisões (DELIBERAR) por nós mesmos, a agir em conformidade com nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os elas e a responder por elas perante os outros.outros.

Page 65: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Questões filosóficas exigem Questões filosóficas exigem reflexão rigorosareflexão rigorosa

Page 66: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.
Page 67: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

Bibliografia consultadaBibliografia consultada

ARANHA, M.L. de A. & MARTINS, M.H.P. Filosofando – introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.CHAUI, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.GAARDER, J. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Tradução João Azenha Júnior. São Paulo: Cia das Letras. 2011.ENADE, 2006.http://www.ppdibrasil.com.br/cultura. Consulta feita em 02.08.2012.Sites de imagem.

Page 68: ARTE, CULTURA E FILOSOFIA. CULTURA CONJUNTO DAS MANIFESTAÇÕES DE UM POVO, TRANSMITIDAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA ENTRE OS MEMBROS DE UMA DETERMINADA SOCIEDADE.

MUITO OBRIGADA!MUITO OBRIGADA!