Arte Grega

6
Alunos: Série: Campo Grande – MS, Prof. STE: Arcelino Barbosa Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Escola Estadual Pe. Mário Blandino Turno: Prof. Reg: Raquel Alvarenga Artes Disciplina: Noturno Jessica Malena n°26 Camila n°42 Ariane Souza n °07 1°f 01 julho 2011

description

Escultura Grega:Colunas Gregas: Corintia (luxo), Jonico (graça), Dórico (simples)

Transcript of Arte Grega

Alunos:

Série:

Campo Grande – MS,

Prof. STE: Arcelino Barbosa

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Escola Estadual Pe. Mário Blandino

Turno:

Prof. Reg: Raquel Alvarenga

ArtesDisciplina:

Noturno

Jessica Malena n°26

Camila n°42 Ariane Souza n°07

1°f

01 julho 2011

a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.

• As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.

Coluna Dórica

Não resta dúvida de que o templo foi um dos legados mais importantes da arte grega ao Ocidente, devendo suas origens ser procuradas no megaron micênico - aposento, de morfologia bastante simples, apesar de ser a acomodação principal do governante - que nada mais era do que uma sala retangular, à qual se tinha acesso através de um pequeno pórtico (pronaos), e quatro colunas que sustentavam um teto parecido com o atual telhado de duas águas

Coluna Jônica

• A ordem jônica tem antecedentes na arquitetura dos assírios, hititas e de outros povos da Ásia Menor. Espalhou-se no século V a.C. por muitas cidades-estado e pelas colônias gregas na Sicília. Em Atenas, foi resultar num estilo característico, o ático-jônico.

Colunas Corintia