ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das...

16
Segunda-feira 29 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1908 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Nova greve STCP paralisa amanhã os autocarros da cidade Invicta ACTUALIDADE PÁGINA 04 Inquérito mostra que está vivo o preconceito sobre a adopção de homossexuais FAMA & TV PÁGINA 08 Futebolista David Beckham com nova linha de roupa interior para as lojas H&M «Falta transparência» no preço dos medicamentos As mudanças na lei com vista à redução do preço dos remédios, cada vez mais aceleradas, suscitam dúvidas e «não auxiliam a compreensão por parte dos consumidores». Um alerta feito pela DECO. Austeridade ameaça viabilidade da Base das Lajes ACTUALIDADE PÁGINA 05 ACTUALIDADE PÁGINA 03 GRANDE PORTO PÁGINA 02 Congresso debate estratégias da habitação social e lei das rendas ACTUALIDADE PÁGINA 04 Duo maravilha DESPORTO PÁGINA 06 Jackson e Varela viraram o resultado a favor dos dragões, que assim recolaram ao Benfica na liderança da Liga. Hoje joga o Sporting. LUSA ‘Um Sonho para Dois’ em Lisboa Peça produzida por Ricardo Pereira estreia em Portugal em Novembro. ARTE & LAZER PÁGINA 07 PUB Estoril 1 FC Porto 2

Transcript of ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das...

Page 1: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

Segunda-feira 29 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1908 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Nova greve STCP paralisa amanhã os autocarros da cidade Invicta

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Inquérito mostra que está vivo o preconceito sobre a adopção de homossexuais FAMA & TV PÁGINA 08

Futebolista David Beckham com nova linha de roupa interior para as lojas H&M

«Falta transparência» no preço dos medicamentosAs mudanças na lei com vista à redução do preço dos remédios, cada vez mais aceleradas, suscitam dúvidas e «não auxiliam a compreensão por parte dos consumidores». Um alerta feito pela DECO.

Austeridade ameaça viabilidade da Base das LajesACTUALIDADE PÁGINA 05

ACTUALIDADE PÁGINA 03 GRANDE PORTO PÁGINA 02

Congresso debate estratégias da habitação social e lei das rendas

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Duo maravilhaDESPORTO PÁGINA 06

Jackson e Varela viraram o resultado a favor dos dragões, que assim recolaram ao Benfica na liderança da Liga. Hoje joga o Sporting.

LUSA

‘Um Sonho para Dois’ em Lisboa

Peça produzida por Ricardo

Pereira estreia em Portugal

em Novembro.

ARTE & LAZER PÁGINA 07

PUB

Estoril 1 FC Porto 2

Page 2: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

‘Os Incríveis’ Dos criadores de Toy Story, Monstros e Companhia e

À Procura de Nemo chega-nos uma hilariante aventura. Roberto Pêra foi um dos maiores super-heróis do mundo. Conhecido como Sr. Incrível, salvou vidas e lutou contra o mal diariamente. Agora, 15 anos depois, Roberto e a mulher Helena (também uma famosa super-heroína na altura), que adoptaram identidades civis, vivem tranquilamente nos subúrbios com os três filhos. A oportunidade de voltar à acção surge quando Roberto recebe uma comunicação misteriosa que o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta.

mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores.

Segundo o responsável, a de-cisão de utilizar a figura de pré--aviso de greve resulta da falta de resposta por parte da admi-nistração, «pela primeira vez na história da STCP», ao pedido de autorização para a realização do plenário.

Os trabalhadores «estão contra o Plano Estratégico dos Transportes, que prevê a rees-truturação da empresa, a sua fusão com a Metro do Porto e a concessão de toda a operação da STCP». Os cortes salariais, a redução do pagamento nos fe-riados, a redução de oferta ao público, a falta de efectivo de mo-toristas e a entrega de conces-sões a custo zero são os princi-pais motivos do plenário. De manhã, os trabalhadores reu-nem na recolha de Francos. No final do plenário, e após a apro-vação de uma moção, seguirão em «marcha até à sede da em-presa», situada nas Antas.

Os trabalhadores da So-ciedade dos Transportes

Colectivos do Porto (STCP) rea-lizam amanhã uma greve para, em plenário, discutirem e deci-direm quais as formas de luta a adoptar contra a concessão de «toda a rede». A paralisação dos trabalhadores afectará o nor-

TRANSPORTES Trabalhadores em marcha desde Francos à sede da empresa

Autocarros da STCP parados amanhã Greve das 09h30 às 16h30. Trabalhadores decidem formas de luta contra concessão de toda a rede.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LUSA

Serviço no Grande Porto será fortemente afectado ao longo do dia

Vereador da CDU recusa coligações «oportunistas»

O vereador comunista na Câmara do Porto,

Pedro Carvalho, diz que «a CDU estará disponível para um projecto de esquerda concreto», mas indisponível para «coligações oportunis-tas», reagindo à disponibili-dade mostrada pelo candi-dato do PS Manuel Pizarro para coligações «à esquerda que abranjam outras forças sociais e personalidades».

AUTÁRQUICAS

Disponíveis para um projecto «de esquerda concreto»

CM

Trinta e três detenções por excesso de álcool

O dispositivo da PSP do Comando Metro-

politano do Porto deteve ontem, entre as 2h e as 7h, 35 pessoas, 33 das quais por condução sob efeito de álcool, uma por posse de arma proi-bida e outra por falta de car-ta. Esta operação, realizada no Porto e em Gaia, apreen-deu ainda uma arma bran-ca, 24 documentos e haxixe para 14 doses individuais.

OPERAÇÃO DA PSP

Fiscalização no Porto e em Gaia, entre as 2h e as 7h

CM

UM EVENTO COM MUITA ANIMAÇÃO!

LOCAL: Cinemas ZON Lusomundo

no Parque Nascente, Rio Tinto

DIAS: 3 e 4 de Novembro

PREÇO: 4€ por bilhete (Inclui uma

sessão de cinema – filme Disney

a escolher – acesso a workshops

e várias actividades, jogos e insufláveis,

ofertas e muitas surpresas)

ONDE COMPRAR: www.zonlusomundo.pt

ou em qualquer Bilheteira dos Cinemas

ZON Lusomundo www.destak.pt/festivaldecinema

O evento apoia a Associação

“Make-a-wish”

Aventuras divertidas

‘Lilo & Stitch’ Entra a bordo com Lilo & Stitch, a hilariante comédia

familiar da Disney que deliciou audiências em todo o mundo, numa encantadora história sobre o poder da lealdade, da amizade e da família. Com a lendária música de Elvis Presley e um irresistível elenco de personagens, o grande êxito da Disney é uma aventura repleta de emoção e diversão! Tudo começou quando uma rapariga havaiana adoptou um invulgar animal de estimação – uma criatura caída do espaço, que na realidade é um fugitivo do seu planeta. A partir daí, é só peripécias, em histórias onde a amizade vence sempre!

‘Atlântida’ Prepara-te para a aventura da tua vida à medida que a

Disney desvenda o mistério do lendário continente perdido da Atlântida, neste emocionante e imaginativo épico animado! Decidido a encontrar o mítico reino há muito desaparecido, Milo, um jovem aventureiro, descobre um diário antigo com pistas que o poderão conduzir à sua localização. Juntamente com um grupo dos melhores peritos, Milo embarca no Ulysses, um espectacular submarino, a caminho de uma arriscada expe-dição ao fundo do oceano. O inesperado acontece! A missão de Milo deixa de ser procurar Atlântida... mas sim salvá-la.

‘Marretas’ Durante as suas férias em Los Angeles, Walter, o maior fã

dos Marretas de todo o mundo, o seu irmão Gary e a namorada Mary descobrem o maquiavélico plano de um ganancioso mag-nata do petróleo para destruir o Teatro dos Marretas. Agora, o trio de fãs dos Marretas terá de reunir Cocas, Miss Piggy, o Urso Fozzie e os restantes ami-gos e organizar a maior anga-riação de fundos alguma vez já feita para os Marretas, para que possam salvar o seu amado teatro. Os Marretas estão nova-mente juntos num filme impres-cindível repleto de música e muita diversão para toda a família.

Page 3: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Que o preço dos medica-mentos muda com fre-

quência já não é surpresa, mas o acréscimo de cerca de 20 eu-ros no custo de um remédio que um leitor do Destak está habituado a comprar numa far-mácia de Sintra não o conven-ceu. A procura num outro es-tabelecimento confirmou a sus-peita de que, de facto, lhe tinha sido cobrado dinheiro a mais. Um exemplo que leva a Asso-ciação de Defesa dos Consumi-dores (DECO) a deixar o aler-ta: em caso de dúvida nos preços, o melhor mesmo é confirmar junto do Infarmed.

E embora reclamações so-bre preços incorrectos não haja junto da DECO, dúvidas, essas, são mais que muitas e por parte da própria asso-ciação. A culpa é da velocida-de com que a lei tem mudado. «Têm acontecido, nos últimos anos, alterações na lei para in-troduzir mudanças nos preços cada vez mais aceleradas», confirma ao Destak João Oli-veira, especialista da DECO. Uma situação «que não auxi-lia a compreensão por parte dos consumidores sobre quais são as opções mais baratas».

Infarmed ajuda Há situações em que a dife-rença do preço pode ter a ver com o escoamento dos produ-

MEDICAMENTOS Mudança rápida nos preços motiva dúvidas e questões

DECO alerta: atenção ao preço dos remédios Linha gratuita do Infarmed fornece informação sobre as mudanças nos preços e regista queixas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

123RF

tos, mas seja qual for a si-tuação, a associação que tem por missão proteger os consu-midores não tem dúvidas que «o sistema retira transparên-cia» a todas estas questões.

Em caso de dúvida, João Oliveira deixa um conselho: contactar a linha de infor-mação sobre os medicamen-tos – com o número 800 222 444 – da autoridade nacional, ou seja, do Infarmed, «que es-tá capacitada para informar sobre qual o preço que está a ser praticado, se houve alte-ração do preço e onde se pode denunciar directamente uma

situação». E tem uma outra vantagem: é gratuita.

A confusão quando o te-ma é o preço dos medica-mentos não é de agora. «No passado nem o preço de venda ao público ou a com-participação constavam nas embalagens. Hoje passou a constar, mas é incompleto», refere o especialista da asso-ciação, que admite que esta é uma questão que preocu-pa a DECO. «Não temos a informação completa e há lacunas quando queremos que as pessoas tomem as decisões mais racionais.»

Preços têm vindo a baixar, mas mudanças têm sido muito rápidas

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

Cheques-dentista suspensos para as criançasO Governo decidiu sus-pender a emissão de che-

ques-dentista para as crianças em idade escolar «por razões de rigor orçamental», informou a Direcção-Geral da Saúde (DGS). Uma suspensão em vigor até 31 de Dezembro pró-ximo, «mantendo-se inalterado

SAÚDE ORAL

o processo de emissão de che-ques para os outros grupos al-vo do programa (grávidas, ido-sos, doentes com VIH/Sida)», refere a DGS em comunicado.

Ainda de acordo com a mes-ma fonte, a suspensão é tempo-rária, sendo o programa reini-ciado a 1 de Janeiro de 2013.

Os dados avançados re-velam que, este ano, os che-ques-dentista abrangeram cerca de 400 mil utentes, dos quais 300 mil eram crianças em idade escolar e 100 mil grávidas, idosos com o complemento solidário e doentes com VIH/Sida.

Page 4: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

Estudos mostram semelhanças entre as práticas parentais

Economia vai encolher para níveis de 2000

As previsões do Go-verno e da troika

apontam para que a econo-mia portuguesa vá enco-lher em 2013 para o nível mais baixo desde o ano 2000, após uma contracção de 3% na economia este ano. Considerando as pre-visões do FMI, nem em 2017 o PIB (Produto Inter-no Bruto) real português conseguirá ultrapassar o máximo atingido em 2007.

PREVISÕES

NUNO FERNANDES VEIGA/CM

Associação alerta para riscos dos cogumelos A associação micológica EcoFungos alertou para os efeitos do consumo de cogumelos silvestres, que podem causar a morte, realçando que só devem ser ingeridos após despiste.

Gasolina desce 11 cêntimos em duas semanas

Depois da descida de quase seis cêntimos

na semana passada, hoje deve assistir-se a uma no-va redução no preço da ga-solina, desta feita, de cinco cêntimos. O gasóleo tam-bém fica mais barato dois cêntimos. Segundo os últi-mos dados da Direcção-Ge-ral de Energia e Geologia, o preço médio do litro de gasóleo estava em 1,475 € e o da gasolina 1,632 €.

COMBUSTÍVEIS

CLICK

Preconceito sobre adopção por homossexuais subsiste

Os estudantes univer-sitários consideram

que alguns aspectos do desenvolvimento sexual da criança podem estar «mais em risco» se for adoptada por um casal homossexual, sobretudo se for um rapaz educado por duas mães, revela um estudo Homopa-rentalidades num contexto heteronormativo, da Facul-dade de Psicologia e de Ciên-cias da Educação da Univer-sidade do Porto. O autor do estudo, a que a agência Lu-sa teve acesso, recordou os 40 anos de investigação que evidenciaram semelhanças entre as práticas parentais de casais homossexuais e he-

ESTUDO

terossexuais, mas «apesar des-tas evidências, o preconceito subsiste». Ainda segundo o es-tudo, mais de metade dos futu-ros profissionais das áreas da Saúde, Educação e Direito não tiveram contacto com qualquer informação científica sobre homossexualidade.

RUI MIGUEL PEDROSA

Acontenda encimou os interesses mediáticos. Por uma

semana a sigla SLB sobre-pôs-se no interesse público a outras como IRS, IVA, IMI. Na refrega eleitoral do maior clube português esgrimiram-se fundamen-tos. Um juiz e um proletá-rio, um proletário-que- -virou-empresário-de- -sucesso, foram os rostos da briga. Numa sociedade que é cada vez mais da imagem e da comunicação, um curso superior seria supostamente o bastante para desfeitear, pela ordem natural das coisas, uma mera instrução pri-mária. Manifesto equívoco. Vieira não domina a língua com a fluência de Rangel. Vieira não possui o charme social de Rangel. Só que Vieira tem obra e Rangel não tem sequer alicerces. Vieira tem familiaridade com a tribo vermelha, Ran-gel não tem sequer afecti-vidade. E quanto a sensibi-lidade? O ex-proletário Vieira, mesmo com a 4.ª classe, conhece o Benfica de olhos vendados. Rangel obedeceu, mesmo com uma licenciatura, a um impulso incongruente, quando as contas do clube foram chumbadas numa assembleia mal preparada pelos homens de Vieira. Nas urnas, o desfecho foi retumbante. O ex-proletá-rio goleou o juiz. Este Benfica, nos últimos anos, deveria ter ganho mais? Até que sim, mas ganhou em reabilitação, honradez, vitalidade, pujança. Só poderia seguir pelo carril da continuidade. O ex-pro-letário percebeu, o juiz não entendeu. Foi assim que se inverteram os papéis. Razão? Num agre-gado gigantesco, caso do vermelho da Luz, o mais completo dos cursos é que pode garantir a vitória. Quarta classe versus licenciatura? Uma balela. A cultura é outra, o curso chama-se mesmo Benfica. Vence quem o tirou, vence quem o sentiu. O resto fica a cargo do benficómetro.

HORA BOLAS

Eleições

*COMENTADOR DESPORTIVO

JOÃO MALHEIRO*

ImobiliárioCONSTRUÇÃO & INVESTIMENTOS

Congresso de habitação social

Debater questões gerais de enquadramento e

estratégicas da Habitação Social, bem como questões técnicas mais específicas – como a lei das rendas, o regi-me de arrendamento social, a eficiência energética dos edi-fícios e os fundos estruturais – é o objectivo principal do 3º Congresso de Habitação So-

Também pela 1ª vez em Portugal estará um membro do The Equality Trust, para apresentar a investigação de grande impacto político e so-cial no Reino Unido sobre as desigualdades sociais e suas consequências. «É um traba-lho interessante e que tem “abalado” o mundo político pois demonstra-se cientifica-mente aquilo que muitas vezes era uma ideia meio dispersa», explica João Carvalhosa, pre-sidente do CECODHAS.P.

A organização espera 300 participantes oriundos de to-do o continente e das ilhas. Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, assistirá ao evento.

ANUÁRIO IMOBILIÁRIO De acordo com a 2.ª edição do Anuário Imobiliário e Energético, recentemente publicada, o ano de 2011 registou um total de 1818 obras licenciadas nos concelhos aderentes, o que totaliza mais de 1,3 milhões de m2 a edificar e um potencial de investimento na ordem dos 640 milhões de euros – 61% desse volume de metros quadra-dos é referente a projectos de uso habitacional.

REGISTO PREDIAL

SECTOR DO RETALHO A SUBIR Segundo o relatório Redefining Retail Investiment, da Jones Lang LaSalle, na última década transaccionaram-se mais de 1 trilião de dólares em activos imobiliários de retalho em todo o mundo. O investimento em imobiliário de retalho foi, em média, de 100 mil milhões de dólares/ano desde 2004. Os volumes de investimento deverão subir para os 160 a 180 mil milhões até 2020, o que representará um aumento de 30 a 50% face a 2011.

CAPITAL NÃO-EUROPEU Os investidores não-euro-peus destacam-se cada vez mais no mercado imobiliá-rio comercial na Europa, com um quinto do capital com origem no estrangeiro durante o 1.º semestre de 2012, diz a CBRE. Os investi-dores de outras regiões foram responsáveis por mais de 10 mil milhões de euros de investimento na Europa, com capital da América do Norte, Médio Oriente e Ásia.

ISCTE acolhe a 8 e 9 de Novembro esta iniciativa do Comité Português. Esperam- -se 300 participantes.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

cial. O evento a realizar no ISCTE – Instituto Universitá-rio de Lisboa parte de iniciati-va do Comité Português de Coordenação da Habitação Social (CECODHAS.P).

Nos dias 8 e 9 de Novembro, no ISCTE-IUL, em Lisboa, estarão presentes elementos da Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, ADE-NE -Agência para a energia, ACIDI - Alto Comissariado pa-ra a Imigração e Diálogo Inter-cultural, Associação Portugue-sa de Bancos, IHM - Investi-mentos Habitacionais da Ma-deira, FENACHE - Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica e IH-RU - Instituição de Habitação e Reabilitação Urbana.

JOÃO MIGUEL RODRIGUES/CM

Page 5: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

Actualidade · www.Destak.pt · 052ª Feira · 29 de Outubro de 2012

PUB

Faltam apenas oito dias para as presidenciais

norte-americanas e enquanto Obama aposta numa estraté-gia directa ao coração e ao «bem-estar das famílias típi-cas» e não dos milionários, Romney muda de táctica e diz que democratas e republica-nos devem aproveitar os pon-tos que têm em comum.

Até 6 de Novembro, prevê--se que quase 40% dos eleito-res tenham votado antecipa-damente, sendo que Obama

Congressistas luso-americanos lutam pela viabilidade das Lajes

PRESIDENCIAIS Situação da base militar só ficará decidida após as eleições

Austeridade nos EUA é uma ameaça à base das Lajes

JOSÉ ANTÓNIO RODRIGUES/CM

leva uma confortável vanta-gem. Por cá, há cerca de 20 mil norte-americanos ou com du-pla nacionalidade que vivem com paixão umas eleições que pouco os afectam. O mesmo não se pode dizer dos milita-res americanos e dos portu-

gueses que trabalham na Ba-se das Lajes. Com a austerida-de a ser uma tendência, mui-tas são as vozes que receiam cortes (quase inevitáveis) na base militar. Os congressistas luso-americanos lutam pela sua viabilidade. *com Lusa

Até 40% vão votar antecipadamente nas presidenciais. Obama leva vantagem sobre rival Romney.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA* [email protected]

EUA

Furacão Sandy encerra metro e cancela voos

Nova Iorque encerrou o metro, suspendeu

os transportes públicos e as companhias aéreas cancela-ram centenas de voos devido à aproximação do furacão Sandy. A tempestade «não deve ser encarada com ligei-reza», advertiu o governador.

CANADÁ

Levantado alerta de tsunami no Hawai

O alerta de tsunami emitido para o estado

norte-americano do Hawai, após um sismo de intensida-de de 7,7, na costa ocidental do Canadá, foi levantado ontem pelas 11h (hora de Lisboa), depois de as ondas registadas terem sido mais pequenas do que o previsto.

MÉDIO ORIENTE

Colapso de túnel mata três palestinianos

Três palestinianos morreram no colapso

de um túnel de contrabando entre o sul de Gaza e o Egipto no qual trabalhavam. Recor-de-se que na última quinta- -feira um homem de 23 anos também morreu enquanto trabalhava num túnel.

NIGÉRIA

Homem queimado vivo após ataque a igreja

Uma multidão de cris-tãos em fúria queimou

vivo um homem alegada-mente muçulmano, em represália a um atentado sui-cida contra uma igreja cató-lica no Norte da Nigéria. O ataque terrorista matou pelo menos oito pessoas, incluin-do o suicida e feriu 145.

Bento XVI apela à renovação da Igreja No âmbito da conclusão do Sínodo

dos Bispos, o Papa apelou à renovação da Igreja e lembrou os que sofrem com

a devastação dos desastres naturais.

NO

GLOBO

GRÉCIA

Troika apela a um novo perdão da dívida grega

A troika vai propor, num relatório sobre

a Grécia a ser publicado nos próximos dias, um novo per-dão da dívida soberana, desta vez para os credores institu-cionais, nomeadamente os países, noticiou o semanário alemão Der Spiegel.

JORDÂNIA

Quatro turistas belgas morrem em acidente

Quatro turistas belgas morreram este fim-de-

-semana num acidente de autocarro na Jordânia de que resultaram ainda seis feridos graves. O autocarro transpor-tava 18 turistas da Bélgica e do Luxemburgo, revelou o Ministério belga dos Negócios Estrangeiros.

Page 6: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

Vagner Bruno Andrade Jefferson Anderson Luis Steven Vitória Gonçalo Santos Evandro (Carlos Eduardo, 61’) Diogo Amado (J. Paulo, 76’) Carlitos Gerso (Luís Leal, 63’) Licá Técnico: Marco Silva

Helton Danilo Maicon Mangala Otamendi Lucho González (Defour, 90’) João Moutinho Fernando Jackson Martinez James R. (Rolando, 85’) Varela (Atsu, 71’) Técnico: Vítor Pereira

Disciplina: Amarelos: Fernando (68’) Golos: S. Vitória (10’), Varela (57’) e Jackson (60’)

ESTORIL 1 - 2 FC PORTOEstádio Coimbra da Mota, Estoril

Árbitro: João Capela (Lisboa)

No jogo 1000 de Pinto da Costa como presidente

portista, a equipa apanhou um susto, mas a força de Jackson (que já tinha brilhado na Champions) fez a diferença na 2ª parte. O ‘Thriller’ assistiu Varela e marcou o golo da vi-tória que volta a colocar tudo na mesma na liderança, par-tilhada com o Benfica.

Vítor Pereira apostou na mesma equipa que bateu na quarta-feira, no Dragão, o Dínamo Kiev – ao contrário de Jorge Jesus, que mudou quatro jogadores e goleou em Barcelos. O 1º lance de perigo

LIGA FC Porto esteve a perder até aos 57’, mas, em três minutos, Jackson ‘Thriller’ assistiu e deu a vitória

Thriller volta a tocar

Jogo 1000 de Pinto da Costa no FC Porto teve uma reviravolta. Benfica tem agora melhor goal-average.

JOÃO TOMÉ [email protected]

LUSA

foi de Varela, logo a abrir, com a bola a bater na trave. Os por-tistas, comandados por Ja-mes, dominavam o jogo, mas na sequência de um canto, a 1ª festa foi dos canarinhos. Licá desviou ao 1º poste, a bola em-bateu no 2º poste e Steven Vitória desviou para a baliza.

O FC Porto veio para o ata-que e esteve perto de empatar por Jackson e Otamendi (atirou ao poste) – o Estoril também podia ter marcado, de cabeça, por Licá.

A 2ª parte contou uma história bem diferente, com Jackson em destaque. O co-

lombiano cruzou aos 57’ para o golo de cabeça de Varela e, em três minutos, completou a reviravolta: livre de Moutinho e Jackson, de cabeça, fez o 6º na Liga. O FC Porto geriu a sua 5ª vitória seguida até ao fim e o Estoril nunca conse-guiu criar verdadeiro perigo.

Éder dá vitória ao Sp. Braga Na Madeira, numa luta entre clubes ‘europeus’, o Sp. Braga superiorizou-se ao Marítimo por 0-2 graças a dois golos de Éder (o novo melhor marca-dor da Liga), já na 2ª parte. Os minhotos continuam em 3º.

João Moutinho foi o motor do meio-campo portista num jogo em que Jackson voltou a dar a vitória

O motociclista Mi-guel Oliveira termi-

nou a prova de Moto 3 em 2º lugar, no Grande Prémio da Austrália, naquele que foi o melhor resultado de sempre do piloto portu-guês. Já o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) sagrou--se pela 2ª vez campeão do Mundo de MotoGP, ao ser segundo no Grande Prémio da Austrália, 17ª e penúlti-ma prova do Mundial de motociclismo.

MOTOCICLISMO

Miguel Oliveira brilha no dia de Jorge Lorenzo

Sebastian Vettel do-minou o GP da Índia,

voltou a vencer pela 4ª vez seguida e aumentou agora a vantagem na liderança para Fernando Alonso (fez uma bela corrida mas foi 2º) para 13 pontos. Foi a 26ª vitória da carreira de Vettel, o 7º piloto com mais triunfos na história da Fórmula 1, que está muito perto de bater o recorde de Ayrton Senna (o tricam-peão mais jovem da F1).

FÓRMULA 1

Vettel mais perto do título e do recorde de Senna

«Não há ninguém que quisesse ganhar mais que Pinto da Costa (...) O golo criou-nos intranquilidade» VÍTOR PEREIRA TREINADOR DO FC PORTO

Chicharito marcou golo decisivo claramente em fora-de-jogo

EPA

United bate Chelsea em jogo polémico e Real cumpre fora

Se o Barça goleou no sábado com uma

‘manita’ o Rayo Vallecano, o Real Madrid repetiu a re-ceita (0-5) ontem à noite em Maiorca e mantém-se a oi-to pontos dos líderes invic-tos Barça e At. Madrid – venceu ontem o Osasuna. E se Messi bisou (leva 13 go-los em 9 jogos), Ronaldo fez o mesmo (tem 11) e Falcao marcou pelo 7º jogo segui-do (tem 10). Em Inglaterra, jogo polémico em Stamford Bridge deu o triunfo ao Man. United frente a um Chelsea a jogar com 9 (Iva-novic e Torres foram ex-pulsos), que recuperou de uma desvantagem de 0-2

LIGAS ESTRANGEIRAS

mas perdeu por 3-2 – o golo de Chicharito foi em fora de jogo. A Liga inglesa fica renhida: United e City estão a um pon-to dos blues, o Tottenham ven-ceu e está a 5. Em Itália, a Ju-ve continua imbatível e é líder com o Nápoles a três pontos.

LIGAS PORTUGUESAS

Total Casa Fora

CLUBE P J V E D GM GS J V E D GM GS J V E D GM GS

1 Benfica 17 7 5 2 0 19 6 3 2 1 0 7 3 4 3 1 0 12 3

2 FC Porto 17 7 5 2 0 17 5 3 3 0 0 10 0 4 3 2 0 7 5

3 Sp. Braga 14 7 4 2 1 17 10 3 2 1 0 11 6 4 2 1 1 6 4

4 Rio Ave 11 7 3 2 2 9 9 4 1 2 1 4 4 3 2 0 1 5 5

5 V. Guimarães 11 7 3 2 2 7 10 4 1 2 1 4 5 3 2 0 1 3 5

6 P. Ferreira 10 7 2 4 1 10 7 3 1 1 1 4 3 4 1 3 0 6 4

7 Gil Vicente 9 7 2 3 2 6 8 4 1 2 1 4 6 3 1 1 1 2 2

8 Marítimo 8 7 2 2 3 4 8 4 0 2 2 1 5 3 2 0 1 3 3

9 Académica 7 6 1 4 1 9 8 3 0 2 1 4 5 3 1 2 0 5 3

10 V. Setúbal 7 7 1 4 2 5 10 3 1 1 1 1 5 4 0 3 1 4 5

11 Olhanense 6 7 1 3 3 12 14 4 1 1 2 7 8 3 0 2 1 5 6

12 Moreirense 6 7 1 3 3 10 11 3 1 0 2 3 3 4 0 3 1 7 8

13 Sporting 6 6 1 3 2 5 7 3 1 1 1 4 4 3 0 2 1 1 3

14 Estoril Praia 6 7 1 3 3 11 13 4 1 1 2 6 7 3 0 2 1 5 6

15 Nacional 5 7 1 2 4 9 15 3 0 2 1 5 6 4 1 0 3 4 9

16 Beira-Mar 3 7 0 3 4 7 16 4 0 3 1 5 7 3 0 0 3 2 9

CLASSIFICAÇÃO LIGA CLASSIFICAÇÃO LIGA II Total CLUBE P J V E D GM GS 1 Sporting B 28 11 9 1 1 21 9 2 Belenenses 25 11 8 1 2 18 11 3 Oliveirense 22 11 6 4 1 17 9 4 Marítimo B 21 11 7 0 4 15 7 5 Arouca 21 11 6 3 2 20 10 6 Penafiel 20 11 6 2 3 14 11 7 Benfica B 19 11 5 4 2 25 14 8 Tondela 18 11 5 3 3 17 16 9 Desp. Aves 17 11 4 5 2 10 9 10 Leixões 16 11 4 4 3 12 13 11 Portimonense 13 11 3 4 4 13 14 12 U. Madeira 13 11 3 4 4 10 13 13 V. Guimarães B 13 11 3 4 4 8 8 14 Sp. Covilhã 12 11 2 6 3 7 9 15 Atlético 12 11 4 0 7 11 18 16 Santa Clara 10 11 2 4 5 10 14 17 Trofense 10 11 2 4 5 8 15 18 Naval 9 11 2 3 6 11 17 19 FC Porto B 8 11 1 5 5 8 15 20 Feirense 8 11 2 2 7 10 18 21 SC Braga B 6 11 0 6 5 10 16 22 Freamunde 6 11 1 3 7 8 17

RESULTADOS 7.ª JORNADA

V. GUIMARÃES 2-1 V. SETÚBAL BEIRA-MAR 0-2 P. FERREIRA OLHANENSE 2-2 MOREIRENSE GIL VICENTE 0-3 BENFICA RIO AVE 2-1 NACIONAL MARÍTIMO 0-2 SC BRAGA ESTORIL PRAIA 1-2 FC PORTO SPORTING 20H15 ACADÉMICA * * SPORTTV

8.ª JORNADA

FC PORTO 02/11 MARÍTIMO

SC BRAGA 03/11 GIL VICENTE

BENFICA 03/11 V. GUIMARÃES

P. FERREIRA 04/11 OLHANENSE

NACIONAL 04/11 BEIRA-MAR

MOREIRENSE 04/11 RIO AVE

ACADÉMICA 04/11 ESTORIL PRAIA

V. SETÚBAL 04/11 SPORTING

RESULTADOS 11.ª JORNADA DESP. AVES 0-2 TONDELA LEIXÕES 1-1 BELENENSES MARÍTIMO B 1-0 FREAMUNDE PENAFIEL 2-1 BENFICA B PORTIMONENSE 0-0 U. MADEIRA OLIVEIRENSE 2-2 NAVAL ATLÉTICO 2-1 FC PORTO B AROUCA 4-0 TROFENSE SP. COVILHÃ 1-0 SANTA CLARA V. GUIMARÃES B 2-0 FEIRENSE SPORTING B 3-2 SC BRAGA B

6 golos Jackson FC PORTO 5 golos Ghilas MOREIRENSE 4 golos Cardozo BENFICA 4 golos Lima BENFICA

6 golos Éder SP. BRAGA

MELHORES GOLEADORES

12.ª JORNADA SANTA CLARA 04/11 ATLÉTICO FC PORTO B 04/11 MARÍTIMO B FREAMUNDE 04/11 AROUCA TROFENSE 04/11 OLIVEIRENSE TONDELA 04/11 PORTIMONENSE U. MADEIRA 04/11 LEIXÕES BELENENSES 04/11 PENAFIEL NAVAL 04/11 V. GUIMARÃES B FEIRENSE 04/11 SP. COVILHÃ BENFICA B 04/11 SPORTING B SC BRAGA B 04/11 DESP. AVES

Page 7: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

TNSJ no Festival de Teatro Tchékhov O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai partici-

par na 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Tchékhov, que decorrerá de 19 de Maio a 14 de Julho de 2013 na cidade de Moscovo. Sombras – a nossa tristeza é uma imensa alegria, de Ricar-

ESTREIA

do Pais, apresenta-se no Teatro Mossovet a 4, 5 e 6 de Julho. Sombras – a nossa tris-teza é uma imensa alegria é um tributo às mais belas pala-vras escritas em português (António Ferreira, Garrett, Pessoa, entre outros) cruzan-do linguagens (a fala, o canto,

o vídeo e a dança), criadores e intérpretes. O fado e a música são resgatados à memória im-perativa, num espectáculo on-de se agitam músicos, bailari-nos, actores, mágicos, coreó-grafos, compositores, realiza-dores, cenógrafos, figurinistas e iluminadores.

As Canções da Maria em DVD e concerto

Depois do sucesso do livro e do CD, chega o

DVD de As Canções da Maria, com todos os temas didácticos conhecidos do público infan-til. Os Ditongos a Cantar, A Canção do Chichi e Contar Pelos Dedos são alguns dos 15 êxitos protagonizados pela Maria, Manon, Mathilde e Mathias.

Do disco e do DVD, As Canções da Maria passam para o palco. A digressão con-ta com 5 datas, começa em Santa Maria da Feira no dia 3 de Novembro e passa por Sin-tra no dia 9 de Dezembro.

MIÚDOS E GRAÚDOS

Maria de Vasconcelos ajuda a estudar com canções divertidas

DR

Escrita criativa, foto-grafia e literatura

são os temas em destaque na série de cursos e workshops que Serralves organiza nas próximas se-manas. Esta série de inicia-tivas arranca já hoje com a realização da visita noctur-na Serralves ao Luar. O di-rector do Parque de Serral-ves, João Almeida, orienta esta visita especial e dife-rente do habitual pelos em-blemáticos bosques, clarei-ras e alamedas. A visita co-meça às 21h30 no foyer do Museu de Serralves e terá a duração aproximada de uma hora e 30 minutos. Já a 10 de Novembro, entre as 10h e as 17h, o fotógrafo Ví-tor Costa vai conduzir uma jornada fotográfica pelos espaços de Serralves.

VISITA NOCTURNA

Serralves ao luar

Depois da estreia no Brasil, há 7 meses, a

peça Um Sonho para Dois chega a Portugal. De 8 de Novembro a 22 de Dezembro, o Teatro Villaret vai ser o palco, onde Fernanda Souza e Ricardo Pereira vão dar vida ao espectáculo de Rafael Pri-mot. Com direcção de Michel Bercovitch, a peça fica ainda marcada pela estreia de Ricar-do Pereira como produtor. Ricardo Pereira e Fernanda Souza vão estar em cena a partir de dia 8

TEATRO Ricardo Pereira estreia-se como produtor da peça, em que também é um dos protagonistas

‘Um Sonho para Dois’Mais de 45 mil espectadores já viram a peça em 26 salas brasileiras. A nossa vez é em Novembro.

DR

FILIPA ESTRELA [email protected]

O cartaz do festival que aquece Lisboa no

Inverno já está quase com-pleto, e foram desvendados mais nomes para os dias 7 e 8 de Dezembro. Na músi-ca nacional, o destaque vai para um dos fundadores da Amor Fúria, Manuel Fúria. Estão ainda confirmados Pierre Aderne, Beautify Junkyards, Vitorino Voa-dor e o aguardado regresso dos Plaza, que voltam aos álbuns e aos palcos quase sete anos depois. Directa-mente da Holanda, chegam também os The Black Atlantic. Preço único 40 euros

VODAFONE MEXEFEST

Seis nomes confirmados

A história é a do jovem jornalista Edu e de Cléo, filha de um empresário milionário. Acordam juntos na mesma ca-ma, trancados num quarto de hotel, sem nunca se terem conhecido. Sem se lembrarem do que aconteceu, tentam desvendar o mistério, no meio de muitas dúvidas e várias confusões. De uma noite de pe-ripécias aparentemente es-tranha e inexplicável, o amor parece surgir como um sonho.

Não vai querer perder uma comédia cheia de mistério, onde o romance ganha ainda mais expressão, entre gar-galhadas e emoções. – – Local Teatro Villaret, em Lisboa Datas de 8 de Novembro a 22 de Dezembro

A Uzina Books Pu-blishing and Design

apresenta o primeiro guia de surf de Portugal. Intitu-lado simplesmente Portu-gal Surf Guide, esta obra bilingue é da autoria de António Pedro de Sá Leal e Francisco Cipriano. O guia pretende dar a conhe-cer e mostrar da melhor forma os melhores locais para praticar surf em Por-tugal continental e ilhas. Adequado para todos os surfistas, desde os mais ex-perientes aos iniciados, o guia visa preencher um es-paço importante na estru-turação da oferta de ondas no País. Internacionalmen-te, assume-se como o pri-meiro inventário completo dos locais que apresentam boas condições para surfar.

LANÇAMENTO

‘Portugal Surf Guide’

CD POR FILIPA ESTRELA

Tim e Companheiros de Aventura Ao Vivo Tim e Companheiros de Aventura Farol

Quase quatro anos de encontros em palco e partilha culminaram numa grande tertúlia cultural cheia de música, num dos palco mais emblemáticos do País. O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, abriu as portas ao concerto ao vivo, que esgotou a sua lotação. A gravação dessa noite de Inverno em 2010 resultou no presente tra-balho, que é hoje editado em CD e DVD. Tim e Com-panheiros de Aventura Ao Vivo junta convidados espe-ciais como Celeste Rodri-gues, Mário Laginha, Tereza Salgueiro e Rui Veloso. Entre os temas, podemos encontrar Menina Estás à Janela, É Pra Amanhã ou Homem do Leme.

A Gramática da Paixão Dramática Algodão Valentim de Carvalho

Chega hoje às lojas o 2.º disco de Algodão, o projecto de Carlos Nobre (também conhecido por Pacman), que continua a dar destaque à palavra dita. A apre-sentação é dia 7 de Novembro, na Casa Independente.

Ilumina Ovelha Negra Eter

Porque ao fado não se escapa, Paulo Pedro Gonçalves (Heróis do Mar) e os seus Ovelha Negra regressam com o 2.º álbum, uma nova visão para o mesmo destino, mas mais orgânico e com a voz de Kátia Silva.

Hands of Glory

Andrew Bird Popstock

O sucessor de Break It Yourself é o 10.º disco do norte-americano, e conta com um tema novo, duas interpre-tações para temas do anterior disco e versões para originais da Carter Family e Townes Van Zandt, entre outros.

Miss Perfumado Cesária Évora Sony

Na altura em que se come-mora 20 anos, o disco Miss Perfumado é pela 1.ª vez remasterizado. O CD que ven-deu meio milhão de cópias inclui o sucesso Sodade e regressa numa edição de luxo.

Page 8: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

tas mil pessoas, bem à frente de concorrentes directas como Doce Tentação, da TVI.

Além da excelente fotogra-fia e elenco, o segredo está na história de vingança, no conto de Gata Borralheira que começa no Lixão, no amor de crianças sem igual, na forma exímia como são mostradas as classes e os novos ricos do Brasil.

Segundo a investigação Glo-bo Repórter, que passa dia 2 de Novembro (20h30), na TV Glo-bo Portugal, a busca pela justiça, como a de Rita/Nina de Aveni-da, explica por si muita coisa, já que é «uma obsessão brasilei-ra», tanto na ficção como na realidade.

Doentes de raiva E até onde as pessoas vão para alcançar essa vingança? Que preço estão dispostas a pagar?

O último episódio da telenovela da TV Globo

Avenida Brasil foi visto por 80 milhões de brasileiros, e até levou Dilma Rousseff a mudar um compromisso, para não ‘chocar’ com a transmissão. Há muito que o Brasil não vivia um fenómeno assim, e o contágio foi mundial – vários países da Amé-rica Latina e até Europa segui-ram como fervor a trama, que em Portugal, via SIC, já é vista por mais de um milhão e duzen-

‘AV.BRASIL’ Reportagem mostra que sede por justiça é uma obsessão brasileira

A busca pela justiça como na ‘Avenida’

Fenómeno ‘Avenida Brasil’ em todo o mundo é muito social. ‘Lixão’ e vingança são os ingredientes.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

DR

Programa ‘Globo Repórter’ de dia 2 aproveita também para fazer uma visita aos bastidores da novela

MUDANÇA

Actriz Jessica Biel decide mudar o apelido Depois da celebração do casa-mento de Jessica Biel e o novo marido, o cantor e actor Justin Timberlake, o início das suas novas vidas começa com uma mudança de nome. «Sim, estou a mudar o meu nome», diz Jessica Biel Timberlake. Contudo afirma ainda: «O meu

nome profissional será o mesmo, mas para a vida pessoal, sim, eu acho que soa bem. Acho que realmente ganhei o jackpot de nomes». Os amantes de longa data trocaram votos em frente a familiares e amigos no passado dia 19 de Outubro, em Itália com uma cerimónia íntima e deslumbrante.

SUSPEITA

Gary Glitter em escândalo britânico A polícia inglesa deteve a antiga estrela pop Gary Glitter por suspeita de abu-sos sexuais, na sequência da investigação ao apresentador já falecido da BBC, Jimmy

NAS

ESTRELASRevelado boneco de cera de Robert Pattison

A figura de Robert Pattinson de cera foi revelada no famoso museu de cera Madame Tussauds,

em Inglaterra, mas os fãs não sentem que a escultura faça a justiça ao actor de ‘Twilight’.

Saville. As autoridades não revelaram o nome do homem, naquela que é a primeira detenção desde que o escân-dalo eclodiu. No entanto, BBC e Press Association garantem tratar-se de Gary Glitter, estrela dos anos 70, e várias vezes condenado por crimes de pedofilia.

PRÉMIO

Actor Ruy de Carvalho recebe a Grã-Cruz O conceituado e consagrado actor português Ruy de Carvalho receberá a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada, amanhã, pelas 12h00, na Presidência da República.

PUB

Quem são essas pessoas que querem vingar-se de quem lhes causou sofrimento, raiva e dor? Na Avenida Brasil, morada real nos subúrbios do Rio de Janeiro, a jornalista Isabela Assumpção encontra uma bela e inspiradora história de supe-ração: o filho do maestro Ar-mando Prazeres homenageou o pai – que foi sequestrado e as-sassinado por bandidos – e for-mou uma orquestra para aju-dar crianças carentes da favela da Maré. Neste caso, é uma «vingança do bem».

Mas e quando a sede por justiça traz problemas? Espe-cialistas afirmam que sentimen-tos como a raiva e a indignação podem afectar a saúde. Qual é o melhor remédio para aqueles que ficam doentes de raiva? O programa faz ainda uma visita aos bastidores da novela.

DIA 29, SIC, 21H15

DE CASA PARA O LAR

Série documental ‘Momentos de Mudança’ segue os últimos dias de Maria Amélia na sua casa em Trás-os-Montes antes de ir para o lar.

DIA 2, SIC RADICAL, ÀS 01H15

INSPECTOR REBUS

Estreia da série baseada nos livros do escritor Ian Rankin. Rebus é divorciado, tem uma filha que nunca vê e sérios problemas com a bebida.

DIA 2, HISTÓRIA, ÀS 17H00

O MARQUÊS DE POMBAL

Retrato do político que após o terramoto de 1 de Novembro de 1755 ganhou um poder quase absoluto. A ele se deve a reconstrução da capital.

GRELHA PRINCIPAL

O jogador de futebol David Beckham vai

voltar a lançar uma nova linha de roupa interior para a cadeia de vestuário sueca H&M, avança o Daily Star. O lançamento será feito no âmbito da cam-panha de Natal H&M e foi o próprio craque de 37 anos quem desenhou a colecção inteira. O ex-jogador do Manchester United, agora nos Los Angeles Galaxy, incorporou vários estilos.

LANÇAMENTO

Beckham volta à H&M

Page 9: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

PUB

Page 10: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

PUB

Page 11: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o
Page 12: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

Classificados · www.Destak.pt · 12 2ª Feira · 29 de Outubro de 2012

Page 13: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

PUB

Page 14: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

PUB

Page 15: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

2ª Feira · 29 de Outubro de 2012 · 15

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

BRAGA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

HOJE 4º MÍNIMA

15º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 3º MÍNIMA

15º MÁXIMA

AMANHÃ 7º MÍNIMA

14º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 6º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 8º MÍNIMA

15º MÁXIMA

FARO

HOJE 12º MÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

18º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 8º MÍNIMA

17º MÁXIMA

AMANHÃ 10º MÍNIMA

16º MÁXIMA

PORTO

HOJE 5º MÍNIMA

16º MÁXIMA

AMANHÃ 6º MÍNIMA

15º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Por-to: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefo-ne: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

CARTAS DO LEITOR

WWW.DESTAK.PT

Ornatos Violeta em Lisboa, quando tudo fez sentido. Os Ornatos Violeta iniciaram, em Lisboa, uma mini tour de Coli-seus esgotados, e o resultado foram três horas e 35 músicas de um concerto inesquecível. O Destak esteve lá, pelo que em www.destak.pt encontra a crítica a este concerto e também ao grande regresso dos Bon Iver a Lisboa, no Campo Pequeno!

Confundiram democracia com roubocracia Ao fim de 38 anos do poder da nação ser entregue ao ‘povo’, os representantes desse mesmo e ultrajado povo vêm agora a terreno e aos quatro ventos, após te-rem derretido tudo o que havia para gamar, avisar com toda a pompa circunstancial de que só os aldrabões sa-bem interpretar, de que a de-mocracia fica muito cara, isto é, esses nossos maus repre-sentantes, capciosamente, confundiram democracia com roubocracia, que é o sis-tema político que adoptaram ao longo dos tempos.

Assim, todos eles, uns mais que outros, têm gravís-simas ‘culpas no cartório’, mas todos eles fogem com o ‘rabo à seringa’, apesar de todos serem responsáveis. E o pior de tudo é ainda ha-ver gentalha falante que afir-ma que o actual governo tem legitimidade para governar (vulgo roubar), uma vez que foi validado nas urnas.

Lamentavelmente, essas sonoras catatuas se esquece-ram do essencial: na campa-

nha eleitoral, a súcia que nos (des)governa prometeu o oposto do que está a fazer. Em vez de nos tirar da crise, rouba-nos sem cessar, ma-tando-nos lentamente sem presente nem futuro, para finalmente nos enterrar indi-gentemente com a malfada-da crise.

José Amaral

Crise no jornalismo

A precariedade no jornalismo e as constantes notícias so-bre despedimentos no sector são uma ameaça à indepen-dência editorial e à qualidade dos jornais. Um país sem jor-nalismo de referência e de redacções silenciadas é a de-finitiva submissão ao poder e contribui para a ignorância de conhecimento na socieda-de. É a falta de solidariedade dentro da classe, é a triste conivência de empresários com administradores incom-petentes que pensam que o jornalismo são cifrões, que basta juntar dezenas de ca-racteres debitados pelas agências noticiosas e encher o bandulho à custa da publi-cidade e dos estagiários.

Emanuel CaetanoOfereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

NUNO GONCALVES

Page 16: ARTE & LAZER - Destakque o leva a uma ilha deserta para uma missão ultra-secreta. mal serviço das 09h30 às 16h30, informa Ricardo Cunha, da Comissão de Trabalhadores. Segundo o

PUB