Artefatos Novembro

8
Artefatos JORNAL Betim, novembro de 2011. Ano 0 Edição II RESPEITO AO MEIO AMBIENTE ASCAPEL NO ALTEROSAS Deus é Tudo! ORGULHO EMPREENDEDOR VIDROS E BOX PIRES Foto: Juscelia “MEU PAI ERA PEDREIRO, E ME DEU A MãO DE OBRA PARA CONSTRUIR MINHA LOJA. ELE Só PODIA ME AJUDAR AS- SIM.” JOÃO PIRES O TRABALHO recicla mais que materiais: RECICLA A dignidade de familias que se entre- gam ao trabalho, acreditando e mudando o ambiente que vivemos. ´ ^

description

Jornal Artefatos

Transcript of Artefatos Novembro

Page 1: Artefatos Novembro

ArtefatosJornAl

Betim, novembro de 2011. Ano 0 Edição II

Respeito ao Meio aMbiente

AscApel no AlterosAs

Deus é Tudo!

orgulho empreendedor

Vidros e Box pires

Foto: Juscelia

“Meu pai eRa pedReiRo, e Me deu a Mão de obRa paRa constRuiR Minha loja. ele só podia Me ajudaR as-siM.” João Pires

o trABAlho recicla mais que materiais:rEcIclA A dignidade de familias que se entre-gam ao trabalho, acreditando e mudando o ambiente que vivemos.

´

^

Page 2: Artefatos Novembro

Artefatos Betim, novembro de 20112

Expediente

Artefatos

Artigos assinados não são de responsabilidade do Jornal.

cNPJ: 14.144.201/0001-77 MEI

rua Alecrim, 508 - Várzea das Flores - Betim- Minas Gerais

telefone: 31 3531-2050Direção Executiva:Alexandre Noronha

redatora:Juscelia Antunescolaboradores:

Aline Geralda, Marian José, Roberto Duarte Soares,Claudia

Aparecida, Rozângela Pereira, Alexandra Noronha, Adenilde

AntunesDiagramação:

Alexandre Noronhacontato:

31 3531-2050 / 31 8719-992131 9414-7020 / 31 [email protected]

Impressão:Imprima

publico Atingido 10.000 pessoasDistribuição Gratuita

Deus é Tudo!

Em 1900, o psicólogo francês Alfred Binet, foi soli-citado para desenvolver uma predição de sucesso escolar de crianças das primeiras séries. Por meio dessa predição surge o primeiro teste de inteligência. Esse teste tinha por objetivo geral diferenciar crianças com atraso mental das crianças normais em diferentes graus. Após a I Guerra Mundial, o teste de QI (Quociente Intelectual) foi utilizado para medir a inteligência dos soldados, sendo assim, tornou-se muito popular sua aplicação. Porém esse teste era quantitativo e nunca qualitativo.

A teoria das Inteligências Múltiplas foi criada por Howard Gardner, psicólogo e professor norte-americano, na década de 1980 e chegou ao Brasil em 1994, por intermédio da publicação de Artmed, de estruturas da mente. Segundo GARDNER, a inteligência pode ser formada pela síntese de diversas competências como a musical, espacial e a cines-tésica e não somente a capacidade lógico-matemática. Dessa forma, foram selecionadas oito inteligências:

1) Linguística: é o domínio e amor pela linguagem e palavras (escritores, poetas, linguistas);

2) Lógico-matemática: consiste em confrontar e aval-iar objetos e abstrações, discernir suas relações e princípios subjacentes (matemáticos, cientistas e filósofos);

3) Espacial: capacidade de compreender o mundo visual, modificar percepções e recriar experiências visuais (arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, navegadores),

4) Corporal-cinestésica: está em controlar e orquestrar os movimentos do corpo e manejar objetos habilmente (dan-çarinos, atletas e atores);

5) Existencial: apreender questões fundamentais da existência (líderes espirituais, pensadores e filósofos);

6) Inteligências pessoais: são duas, (intrapessoal, deter-mina humores, sentimentos e outros estados mentais de si) e (interpessoal, em outros) presente em psiquiatras, psicólogos, políticos, religiosos e antropólogos;

7) Naturalistas: está relacionada no reconhecer e cat-egorizar objetos naturais (biólogos e naturalistas);

8) Musical: baseada na competência para ouvir, com-por, e executar obras com intensidade e ritmo (músicos, maestros e críticos da música).

A teoria das Inteligências Múltiplas possui grande importância ao conseguir abater a ideia de uma inteligência única, fechada. Afinal, as inteligências agem de forma inte-grada por estarem localizadas em áreas diferentes de nosso cérebro. O mais interessante é o fato de profissionais relacio-nados às atividades artísticas possuírem quatro inteligências, além de obterem maior habilidade para trabalhar as outras inteligências.

Artigo escrito por Alexandra Noronha, Acadêmica do curso de Pedagogia e Bailarina Profissional.

O que sãO IntelIgêncIas MultIplas?Descubra que tipo de inteligência você possui.Por Alexandra Noronha

editorial

Os Editores

Opinião dos Leitores“Parabéns, pela edição do jornal!Ficou muito Boa, mostran-do o nosso bairro para toda cidade.”

PARABÉNS a DonaDometila Resende daConceição, mãe doSr. Clemente, que no dia 02/11 completou 90 anos.Sr. Clemente Resende, morador do bairro

Várxea das Flores

Patricia, moradora do bairro Várxea das Flores

“Nunca se vence uma guerra lutando sozinho; Você sabe: agente precisa entrar em contato”...

Há quem diga que o autor desta frase era um maluco inveterado; mas o filósofo popular Raul Seixas sabia que toda sociedade, necessita de uma interação.

Esta interação nos permite conhecer uns aos outros, suas oferta e demanda, a ponto de julgar, opinar e até decidir o melhor para a sociedade em si.

Sem querer conceituar a sociedade ou mesmo a luta que esta trava em sua existência, mas temos sim, que entender que sem a comunicação, boa convivência, a sociedade está condenada a perder sua principal car-acterística: que são a união e o bom relacionamento humano.

Conhecer a comunidade, é de fundamental importân-cia para as pessoas que nela vivem; como se trata de algo que permeia o nosso cotidiano, é relevante con-hecer o comércio, as associações e o contexto históricos e opções que estes oferecem para os moradores.

O jornal cria igual oportunidade para o comercio que precisa ser exposto, e ao leitor interessado em leitura breve, prazerosa e interessante.

No decorrer do mês tive a oportunidade de ouvir alguns leitores e anunciantes; escutando destes toda sorte de elogios e sugestões: na qual uma me chamou muitíssimo a atenção: um senhor me sabatinou acerca da coluna è animal! Perguntando se o tucano é um ani-mal ou uma ave. Gostaria de esclarecer que este nome refere-se à coluna do jornal pela qual todo mês iremos falar de um bicho exótico e interessante. Mas valeu a critica construtiva de meu caríssimo colega, a intenção é esta: mover o leitor a participar de nosso jornal.

A segunda edição do jornal esta pronta; estamos orgulhosos em apresentar mais uma vez para vocês leitores queridos, o fruto de nosso trabalho.

“Gostei muito do jornal; achei fácil a leitura e útil para obter telefones de serviços. É bom saber o que tem em nossa região!”

Patricia de Souza

Entre em contato,duvidas, sugestões, recla-

mações e sua opiniã[email protected]

ou Ligue: 3531-2050

Com quais ou qual inteligência(s) multiplas você se identifica?

3º Anive rs ário da I greja G ue rre ira dosAdoradores de cristo

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, na av. das Acácias, 487, jardim Alterosas, a Igreja Guerreira Adoradores de

Cristo comemorou o seu 3º ano, com muita festividade e ale-gria participando todos os membros, teve celebrações, louvores, apresentação de teatro e danças. Várias pessoas compareceram e prestigiaram. Agora esperamos o próximo.

Page 3: Artefatos Novembro

ArtefatosBetim, novembro de 2011 �

Olá caros leitores. È com grande satisfação que inaugura-mos este espaço no intuito de trazer a vocês alguns esclareci-mentos a respeito de assuntos importantes que refletem em nossas vidas e na sociedade. Hoje falaremos sobre o divór-cio e a praticidade que a Emenda Constitucional 66/2010, a chamada Lei do Divórcio, trouxe para aqueles que não mais desejam continuar com o vínculo matrimonial.

Para começar é necessária uma breve distinção entre a separação judicial, o divórcio e a separação de fato. A sepa-ração judicial é um dos meios de dissolução da sociedade conjugal, e embora não rompa o vínculo matrimonial (onde legalmente ainda o indivíduo se encontra casado), ela cessa direitos e obrigações resultantes da relação matrimonial, dentre eles o dever do casal de morar em mesma residência, de fidelidade, do regime de bens, do direito de sucessões (herança) dentre outros. Já o divórcio, é o instituto que põe fim tanto a sociedade conjugal como o vínculo matrimonial, autorizando então os divorciados, se assim o quiserem claro,

de contrair novo casamento. E por fim a separação de fato é aquela onde mesmo os casais não mais vivendo uma relação de matrimônio, encontrando-se separados de corpos, ainda são perante a justiça considerados casados

Antes da nova lei, a pessoa que pedia a separação tinha que dizer o porquê, apresentar motivos, provas de agressão, traição, etc. Tudo isso trazia grande prejuízo para a pessoa, seja de ordem econômica, de tempo e até sentimental. Além disso, era necessário o pedido em Juízo da separação judicial e somente depois de um ano de sua homologação pedir o divórcio. Outro meio de se divorciar seria o de comprovar a separação de fato por mais de dois anos, para somente assim realizar o pedido de divórcio direto.

Com a nova Lei aprovada no ano passado, não é mais necessário o preenchimento destes requisitos. O casal que toma a decisão da separação, ou mesmo se esta decisão for de apenas um dos cônjuges, mesmo que o outro não venha a concordar com o fim da relação, pode pedir o divórcio direto, a qualquer tempo.

O intuito da nova lei é de facilitar a vida daqueles que por algum motivo, desejam por fim ao matrimônio, dando a liber-dade necessária para que possa viver sua vida da maneira que melhor entender, reduzindo assim o tempo e o desgaste tra-zido pelo fim da relação. É bom lembrar que mesmo se entre o casal, existir a resistência de um sobre o fim do casamento, aquele que deseja tem o direito de pedir o divórcio, não pre-cisando mais da comprovação de qualquer motivo.

Espero ter trazido esclarecimentos ao caro leitor. Na próx-ima edição o tema será o direito do consumidor. Para sug-estões de temas, dúvidas e críticas e só entrarem em contato através de email. Abraços e até o próximo encontro.

roberto Duarte soares Aluno do 8º Período de Direito Faculdade PUC – Minas

Contato: [email protected]

as Vantagens da nOVa leI dO dIVórcIOPor Roberto Duarte Soares

A Igreja Missão Evangélica Palavra Viva, do bairro Vila das Flores, estará realizando o 3º Coquetel de Jovens, no dia 19 de novembro 2011, na escola Municipal Mario M. Tupinam-bá, no bairro Alto das Flores,

a partir das 19h00min com o tema – JOVENS SEPARADOS PARA DEUS. O evento tem o objetivo principal de levar os jovens a conhecer Jesus como único Senhor e Salvador.

3º Coquitel de JovensconViteguarda MunIcIpal dez anOs da 1º fOrMatura

No dia 07 de novembro de 2011, faz dez anos que a Guarda Munici-pal de Betim formou seus 160 pri-meiros membros.

Pioneira, a guarda municipal de Betim deu oportunidade para muitos pais de família recuperar a autoestima, e a muitos jovens des-cobrirem sua vocação.

Apresentada á população em grande estilo, no dia 07 de setem-bro, a guarda foi exposta de modo brilhante, trouxe orgulho aos beti-nenses através de sua formação e

imposição em locais públicos. Os betinenses sentiam se protegidos em ter uma segurança comunitária a disposição. No trânsito, trouxe organização e tranquilidade aos transeuntes, e atenção aos moto-ristas.

Não raro, em suas festas, Betim pôde contar com os guardas para ajudar e assegurar os direitos de cidadãos que queriam sentir- se seguros em eventos públicos. Parabéns a guarda municipal de Betim por seu décimo aniversário; aos que fizeram parte, obrigado por sua colaboração na construção de uma historia de respeito à dignidade humana.

Guarda Municipal desfilando no dia 7 de setembro de 2001, ano de sua criação. logo a Guarda começou a atuar no trânsito.

Page 4: Artefatos Novembro

Artefatos Betim, novembro de 2011�

“Recolhendo o material reciclável na comunidade, a prefeitura colabora com o trabalho de dezenove pessoas levando traba-lho diário para estas. Separando o material reciclável em casa, os moradores cooperam não apenas com a facilidade e segurança des-te trabalho, mas com a preservação do meio ambiente. Ao chegar o material na ASCAPEL, a coleta é feita em BAGs que são imensos tambores de papelão; colocado na esteira, e separado por materiais tais como: jornal, papel misto, papel branco, PAD - vasilha-mes escuros, como os de água sanitárias ou detergentes - latinhas, óleos, PET branco e verde, sucata; Após esta seleção de matérias, o que sobra é considerado rejeito, exemplo: resto de comida, fralda descartáveis, papel higiênico, enfim, materiais orgânicos. Que são destinados ao aterro sanitário. Separado os materiais úteis, são levados ate a prensa, fardados e vendidos. Quem compra é uma empresa que destina os materiais ao seu retorno no merca-do.”

A associada Rozângela Antunes consi-dera de máxima importância o trabalho reali-zado pela ASCAPEL, tanto para a cidade, ao meio ambiente, quanto para a subsistência dos associados; entretanto este trabalho não con-ta apenas com a força e determinação destes. Conta sim, com apoio de amigos colaborado-res que oferecem cursos, palestras e conheci-mento profundo da importância de reciclar.” “Apenas Entendi esta importância, depois de varias visitas a entidades e cur-sos oferecidos pela INSEA Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, CATAU-NIDOS- Associação de Catadores de MI-NAS gerais, todos apoiados pela PETRO-BRAS.”

Em 2000, foi feita uma pesquisa com catadores de recicláveis na rua; como se sentiam, sua realidade de vida, a dificuldade em catar os reci-cláveis e vender; se eles tinham interesse em sair da rua e vir trabalhar no galpão fechado saindo da rua, discriminação, chuvas, sol, levantar cedo; e a falta de reconhecimento como cidadão.

Após muitas reuniões, foi feito um cadastro de duzentos catadores da região de Betim foi feito todo um processo de reconhecimento destas pessoas, conhecendo sua historia, seus sonhos e realidade um diagnós-tico, na verdade.

Houve um seminário em 2001 e tivemos parcerias de várias empresas que apoiaram e ajudaram a montar o galpão e maquinários assim como todos os materiais necessários para a montagem da associação, escritório, por exemplo.

Hoje trabalham aqui, 32 pessoas, dezenove que trabalham com o reci-clável do caminhão, e treze com reciclável de doações de empresas.

Temos todo apoio da prefeitura: como por exemplo, caminhões para coleta de recicláveis doados, galpão, água, luz.

Existem dois setores distintos: o primeiro prepara o reciclável vindo de empresas. O segundo trabalha com o reciclável vindo de residências, que é um trabalho mais minucioso, pois, os materiais são separados manualmente por associadas que os seleciona em BEGS.

E por ser feita a separação manualmente, as associadas, corre o ris-co de serem contaminadas, pois, infelizmente algumas pessoas ainda não conhecem o método de separar os materiais, encontramos ainda: fraldas descartáveis, pote de iogurte, seringas, restos de comida; o que pode prejudicar o funcionário mesmo usando Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Pedimos a população fazer a separação o mais correta possível, pois trinta e duas famílias dependem destes materiais para subsis-tência.

Acontece no AlterosAs

sustentABilidAde...

Daniela (à direita) e Rozângela separam os materiais em BAGs, depois leva-los à prensa; serviço àrduo, mas desenvolvido com alegria e satisfação.

“Rozangela, associada, acredita que o futuro será melhor

para o meio ambiente com a colaboração de todos”.

conversando com a associada

“Em 2008 o antigo galpão situado no bairro laranjeiras, pegou fogo e ficamos sem lugar para trabalhar-mos; então após este acontecimen-to, ficamos ainda um mês no local, estávamos parados em casa, então a prefeitura arru-mou para nós aqui, e desde então estamos ai, trabalhan-do...A ASCAPEL hoje tem trinta e dois associados, mas com o novo galpão que vamos ter no bairro bandeirinhas, queremos chegar aos du-zentos associados. Vamos procurar os catadores na rua e convida-los a se juntar conosco a associação. Não temos ainda sede, mas com o novo galpão, teremos uma, o galpão é grande e irá atender

recicladores de toda a cidade. Eu gosto do meu trabalho, é o que eu escolhi para fazer, e me ajudou quando eu preci-sei. Muitos dizem que mexo com lixo. Hoje não existe mais lixo; hoje existe ma-terial reciclável. Antiga-mente era lixo, hoje o lixo se transforma em muitas coisas boas.Qualquer serviço que você for fazer tem que abraçá-lo. Se você faz o que não gosta, corre o risco de ocupar um espaço que não é seu.

“Muitos abraçam suas pro-fissões, esta é a minha é isso que eu faço, é isso que eu gosto de fazer.” Miguel Francisco Silva

“eu gOstO dO Meu trabalhO, é O que eu escOlhI para fazer, ...”

VAlE A PENA FAZErSeparar o lixo seco de todos os

restos orgânicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo - e reciclável.

NÃo VAlE A PENA FAZErSeparar o lixo seco por tipo de ma-

terial. As empresas e cooperativas fa-rão uma nova triagem estando o lixo organizado ou não.

Amassar latas e garrafas PET ou

desmontar as embalagens longa-vida. São medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem.

o lIXo ESPEcIAlLâmpadasO que fazer: separar as fluorescen-

tes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto ne-

gativo no meio ambiente - elas de-vem ser depositadas, portanto, no lixo comum.

BateriasO que fazer: reciclam-se só as de te-

lefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, têm baixa concentração de metais pesa-dos e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem

romper-se e contaminar o restante dos detritos.

Cacos de vidros planos e de espe-lhos

O que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguirão para vidraçarias - e não para as tradi-cionais fábricas que reciclam vidro.

oS EStrAGoS Do ÓlEo DEcoZINhA o óleo de cozinha é um dos alimen-

tos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o nú-mero:

1 LITRO de óleo de cozinha polui um MILHÃO DE LITROS de água.

O ideal seria procurar empresa especializada e entregar o óleo, ou simplesmente procurar alguém que faça sabão caseiro e ajudar a salvar o planeta! Junte o em uma garrafa pet ou qualquer outra.

Page 5: Artefatos Novembro

ArtefatosBetim, novembro de 2011 �

orgulho empreendedor

Vidros e Box piresNatural de Dom Cavati, aos 53 anos, João Pires um dos proprietários de

uma das mais bem sucedidas e antiga vidraçaria do bairro Alterosa, men-tor de inúmeros aprendizes, diz ter ensinado muitos rapazes interessados a dominar a arte transparente do vidro.

“Montei minha 1° vidraçaria em janeiro de 1990 comprei meus primeiros vidros e coloquei a disposição por minha conta e risco”.

Como todo empreendedor, ao decidir montar um negócio agente corre riscos: em nenhuma hora me intimidei, sempre com fé em Deus e confiança em minha capacidade, estou há mais vinte anos no mercado de vidro.

Pra quem quer trabalhar, não falta serviço, na área de vidro não é diferente: temos sim, que sempre estar atentos no que têm de novo no mercado, e oferecer aos clientes, que conhecem nosso serviço e sabe que fazemos sempre o melhor para agradá-los, e ter sempre preferência no serviço prestado.

toda edição do jornal artefatos, apresentaremos um orgulho empreendedor.

Antes eu era despachante em uma transportadora, onde fiquei por cinco anos;

A principal dificuldade que encontrei foi o capital de giro.Na época estava desempregado e sem o capital para investir, tive que

pegar emprestado com alguns amigos para montar o negócio.Meu pai era pedreiro, e me deu a mão de obra para construir minha loja.

Ele só podia me ajudar assim. Eu nunca havia mexido com vidros.Em 20 anos de experiência com vidros, tive varias dificuldades, mas na

época do plano Collor, paguei muitos juros a agiota para manter meu negócio.

Hoje trabalho com seis colaboradores; já ensinei várias pessoas. Inicia se principalmente como aprendizes, pois estes desejam o 1° emprego. Em média, os funcionários que trabalham comigo, ficam por muito tempo. Os companheiros de trabalho para mim, não são funcionários, são parceiros, amigos. Agente procura se identificar no trabalho e não sou patrão, e nunca fui, sou e tenho amigos.

Procuro trabalhar como se fosse para mim. Peço isso aos meus com-panheiros de trabalho. “O serviço que fazemos para o cliente é o mesmo que faríamos para nós, e até melhor.”

“Em 20 anos de experiência com vidros, tive várias dificuldades, mas na época do plano Collor, e depois no URV paguei muitos juros a agiota para manter meu negócio.”

“... sempre com fé em Deus e confiança em minha capacidade ...”

Transparencia com o cliente, é uma de nossas qualidades.

Ao lado porta em Vidro Temperado, acima Guarda Corpo .

Ao lado janela e porta em vidro temperado, abaixo Box em vidro

temperado

FOTOS: VIDROS E BOX PIRES

VIDroS E BoX PIrESVitrines em Vidros Temperados, Vidros para Construção em Geral, Box para Banheiro, Portas e Janelas em Vidro Temperado, Fechamento de Áreas, Tampo para Mesa, Espelhos Bisotados.

Rua Dom Afonso Henrique, 713, Jardim Alterosa - 3511-8947

Page 6: Artefatos Novembro

Artefatos Betim, novembro de 2011�

ajudante de Cozinha (I) – Não exige escolari-dade, ter pelo menos 6 meses de experiência na carteira. Ter idade entre 20 e 45 anos. Irá traba-lhar em Betim. Horário de trabalho comercial. A empresa aceita candidatos de qualquer região. Salário R$ 600,00 e vale-transporte. Número de identificação 315394.

atendente de Telemarketing (I) – Ter ensino médio completo e pelo menos 6 meses de experiência na carteira. Ter idade entre 20 e 45 anos. Irá trabalhar em Contagem. Horário de tra-balho comercial. A empresa aceita candidatos de qualquer região. Salário R$ 682,50, assistência médica, cesta básica, assistência odontológica, seguro de vida e vale-transporte. Número de identificação 312936.

auxiliaR de Administração (I) – Ter ensino médio completo e pelo menos 6 meses de experiência na carteira. Ter idade entre 25 e 45 anos. Irá trabalhar no centro de Betim. Horário de trabalho comercial. A empresa aceita can-didatos de qualquer região. Salário R$ 617,17,

assistência médica e vale-transporte. Número de identifica-ção 312784.

auxiliaR de Jardina-gem (M) – Ter ensino fundamental com-pleto e pelo menos 3 meses de experiência na função. Ter idade acima de 18 anos. Irá trabalhar em Betim. Horário de trabalho comercial. A empresa aceita candidatos de qualquer região. Salário R$ 575,00, ticket alimen-tação e vale-transporte. Número de identifica-ção 314249.

estofadoR de Móveis (M) – Ter ensino fundamental completo, não exige experiência na carteira. Ter idade entre 20 e 45 anos. Irá trabalhar no bairro Cachoeira em Betim. Horário de trabalho comercial. A empresa aceita can-didatos de qualquer região. Salário R$ 600,00, cesta básica, assistência odontológica e vale-transporte. Número de identificação 314625.

estoquista (M) – Ter ensino fundamental completo, 6 meses de experiência na carteira. Ter idade entre 18 e 40 anos. Irá trabalhar no

bairro Chácara em Betim. Horário de trabalho comercial. A empresa aceita candidatos de qualquer região. Salário R$ 900,00, cesta básica, assistência médica, ticket alimentação, seguro de vida, participação nos lucros e vale-transpor-te. Número de identificação 312690.

oficial de Serviços Gerais (M) – Não exige escolaridade, nem experiência na carteira. Ter idade entre 20 e 45 anos. Irá trabalhar no bairro Cachoeira em Betim. Horário de traba-lho comercial. A empresa aceita candidatos de qualquer região. Salário R$ 650,00, cesta básica, assistência odontológica e vale-transporte. Número de identificação 314611.

obseRvação: as vagas podem ser preen-chidas e/ou alteradas pelo empregador a qualquer momento.

atenção: paRa a consulta de vagas é neces-sário trazer Carteira de Trabalho, Identidade, CPF e Cartão Cidadão, Cartão do Bolsa Família ou comprovante do PIS.

SINE - BETIMEmprego

av. aMazonas, 1354 Centro - Betim / MG

Com a Professora Adenilde Antunes

Um dos maiores problemas em conversações são os erros cometidos na pronúncia, então vão umas dicas importantes de pronomes de trata-mento. Um grande abraço, e até a próxima.

Vossa Alteza V. A. Príncipes, duques

Vossa Eminência V. Ema. (s) Cardeais

Vossa Reverendíssima

V. Revma. (s) Sacerdotes e bispos

Vossa Excelência V. Exª (s) Altas autoridades e oficiais-generais

Vossa Magnificência V. Mag. ª(s) Reitores de universidades

Vossa Majestade V. M. Reis e rainhas

Vossa Majestade Imperial

V. M. I. Imperadores

Vossa Santidade V. S. Papa

Vossa Senhoria V. S.ª (s) Tratamento cerimonioso

Vossa Onipotência V. O. Deus

Também é pronomes de tratamento o senhor, a senhora e você, vocês. “O senhor” e “a senhora” são empregados no tratamento cerimonioso; “você” e “vocês”, no tratamento familiar. Você e vocês são largamente empregados no português do Brasil; em algumas regiões, a forma tu é de uso frequente, em outras, é muito pouco empregada. Já a forma vós tem uso restrito à linguagem litúrgica, ultraformal ou literária.

Observações:a) Vossa Excelência X Sua Excelência:b) os pronomes de tratamento que possuem “Vossa (s)” são em-

pregados em relação à pessoa com quem falamos.Por exemplo: Espero que V. Ex.ª, Senhor Ministro, compareça a este encontro. Emprega-se “Sua (s)” quando se fala a respeito da pessoa. Por Exemplo:Todos os membros da C.P.I. Afirmaram que Sua Excelência, o Senhor

Presidente da República, agiu com propriedade.- Os pronomes de tratamento representam uma forma indireta de nos

dirigirmos aos nossos interlocutores. Ao tratarmos um deputado por Vossa Excelência, por exemplo, estamos nos endereçando à excelência que esse deputado supostamente tem para poder ocupar o cargo que ocupa.

Dica de português

ImóveisOPORTUNIDADE - Vende-se casa

com lote na avenida Açucena,88 - Bairro Duque de Caxias - Betim - BARATO -88115555 - Anita

3531.2050 / 8719.9921

Polícia Militar MG308 vagas até R$ 1320,00Vários Cargos2º e 3º Grau20/09 a 19/10/2011Prefeitura de Belo Horizonte

MG1518 vagas até R$ 5696,90Vários Cargos2º e 3º Grau17/10 a 17/11/2011

SEE - Secretaria de Estado de Educação - MG

21.377 vagas atéR$ 3300,00Vários CargosTécnico / Superior20/09 a 19/10/2011Prorrogado até 29/11/2011

Todo mês os concursos em Minas Gerais.

concursos

Atualizado em 04/11 às 8:05 hshttp://www.sinebetim.org/

Page 7: Artefatos Novembro

ArtefatosBetim, novembro de 2011 �

Acne (cravos e espinhas)

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.

A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebá-cea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e a acne queloideana (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).Acne Grau II: cravos e “espinhas” pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos ama-

relos de pus (pústulas).Acne Grau III: cravos, “espinhas” pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, aver-

melhadas e bem inflamadas (cistos).Acne Grau IV: cravos, “espinhas” pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne

conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

tratamento

Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou dis-túrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medica-ções anti-androgênicas.

A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transfor-mação em espinhas.

NÃo tENhA VErGoNhA Do SEU corPo !!!!

Livre-se de vez dos incômodos que as estrias trazem.O peeling de diamante é um tratamento de renovação celular que devolve a elasticidade da pele.

O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele.

No tratamento das estrias, o processo se dá acordo com o tipo da estria e pode ser um pouco mais agressivo, sendo assim, o especialista regula a abrasão para fina ou grossa. A

ponteira é conectada a um aparelho de vácuo que puxa a pele e a comprime contra o diamante, tornando a esfoliação ainda mais efetiva. É ideal para eliminar estrias novas que estão ainda vermelhas. Mas, também diminui bastante a visibilidade das brancas que já são antigas.

Promoção de r$ 500,00 Por r$200,00 Valida até 31/12/2011 - Pagamento Avistaligue: 3594-8941 / 8816-3686 / 9551-5619

dicAs de sAúdefolhado de salsicha, cebola e ervasIngredientes

. 1 pacote de massa folhada FOLHA DE MINAS

. 400g de salsichas

. 2 cebolas cortadas em rodelas finas. 2 colheres (sopa) de ervas picadas (salsa, manjericão, tomilho). Sal e pimenta a gosto. 1 gema para pincelar

Modo de Preparo

Abra a massa de acordo com as instruções da embalagem. Corte as salsichas ao meio no sentindo do comprimento. Sobre a massa coloque camadas de salsicha e cebola polvilhadas de ervas, sal e pimenta. Dobre as laterais da massa para dentro e enrole como um rocambole. Coloque em uma assadeira, pincela a gema e asse no forno preaquecido a 200º durante 40 minutos ou até dourar.

Dicas: Para economizar calorias use salsicha de frango ou peru.

Tipo de prato: Prato principal Preparo: Rápido (até 30 minutos) Rendimento: 8 porções Dificuldade: Fácil Categoria: Massa Calorias: 362 por porção

Amasse 2 bananas maduras com 2 colheres (sopa) de açúcar refinado e ¹/2 colher de lanolina. Leve ao fogo brando e acrescente ¹/2 xícara (café) de água filtrada. Deixe esfriar e passe no cabelo. Faça uma touca, envolva a cabeça com papel laminado e deixe por 20 minutos. Vire a touca e deixe mais 20. Lave o cabelo com condicionador. A aplicação deve ser feita uma vez por semana.

MáscaRa natuRal para Relaxamento

Page 8: Artefatos Novembro

Artefatos Betim, novembro de 2011�

É AnimAl! sAgui-de-tufo-preto

Classificação:• Reino: Animalia• Filo: Chordata• Classe: Mammalia• Ordem: Primates• Família: Callithrichidae• Gênero: Callithrix• Nome científico: Callithrix penicillata• Nome popular: Sagui-de-tufo-preto• Categoria: NÃO AMEAÇADO

Comprimento médio do corpo 17 cm, cau-da com média de 26 cm e peso em torno de 250 g. Animal tipicamente florestal, vive em grupos compostos de 7 a 15 indivíduos, ocupando am-plas áreas. Contudo, muitas vezes desce ao chão para conseguir alimentos. Possui uma intricada estrutura social baseada na hierarquia, na qual algumas fêmeas dominantes podem procriar e as demais são inibidas fisiologicamente e não se reproduzem. Após uma gestação de 150 dias nascem dois filhotes, que recebem cuidados do grupo todo, principalmente do pai e dos irmãos mais velhos. Até completar dois meses eles são carregados nas costas, principalmente pelo pai, durante os deslocamentos do grupo. Mamam até os seis meses, após 8 semanas começam a apren-

der a procurar os alimentos e em 18 meses estão aptos para a reprodução. Tem hábitos diurnos. Alimenta-se de frutas, flores, folhas, insetos, ovos, pequenos animais e goma de certas plantas gumíferas. Habita cerrados, florestas semidecíduas, florestas secundárias e matas ciliares. Ocorre na região nordeste, central e sudeste do Brasil.

(Callithrix penicillata)