Artes (7)

21
Centro de Ensino Edison Lobão Aluna : Thayla Maria B. de Almeida Série : 3° A

description

 

Transcript of Artes (7)

Page 1: Artes (7)

Centro de Ensino Edison Lobão Aluna : Thayla Maria B. de Almeida

Série : 3° A

Page 2: Artes (7)

Lasar Segall

• Foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia. O trabalho de Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição.

• No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.

• Realizou suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913. Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista européia. Entretanto a repercussão junto ao público e à crítica foi mínima.

Page 3: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Navio de Imigrantes : 1939

Casal : 1919

Auto Retrato : 1919 

Page 4: Artes (7)

Vicente do Rego Monteiro

• Foi um pintor, desenhista, escultor,professor e poeta brasileiro. Iniciou seus estudos artísticos na Escola Nacional de Belas Artes, (Rio de Janeiro), em 1908.

• Complementou seus estudos na França, na Académie Colarossi, na Academia Julian e na Académie de la Grande Chaumière.

• Foi um artista múltiplo: pintor, desenhista, muralista, escultor e poeta. Freqüentou a Academia Julian em Paris, de 1911 a 1914, voltando ao Brasil para morar no Rio de Janeiro. Em 1920 expôs algumas obras em São Paulo, conhecendo o grupo de modernistas da cidade e abrindo caminho para a exposição de oito obras suas na Semana de Arte Moderna de 1922, enfatizando temas nacionais. Inspirado na cerâmica marajoara e na cultura indígena, ilustrou o livro de P. L. Duchartre – Légendes, Croyances et Talismãs dês Indiens de l’Amazonie. A pintura de Vicente do Rego Monteiro é marcada pela sinuosidade e sensualidade. Contido nas cores e contrastes, as obras do artista nos reportam a um clima místico e metafísico. A temática religiosa é freqüente em sua pintura, chegando a pintar cenas do Novo Testamento, com figuras que, pela densidade e volume, se aproximam da escultura.

Page 5: Artes (7)

Algumas de suas obras :

O atirador de arco. O vendedor de frutas.

Uma bela noite.

Page 6: Artes (7)

Cícero Dias

• Foi um pintor do modernismo brasileiro. Entre os anos de 1925 a 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura. Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura.

• Em 1937, executou o cenário do balé de Serge Lifar e Villa Lobos, expôs em coletiva de modernos em Nova Iorque e viajou a Paris, onde se fixou definitivamente. Em Paris, tornou-se amigo de Picasso, do poeta Paul Éluard, e entrou em contato com o surrealismo. Durante a ocupação da França foi feito prisioneiro dos alemães.

• No início dos anos 1960, o artista pintou diversas telas com retratos de mulheres. Em 2000, inaugurou uma praça projetada por ele mesmo, em Recife. Em fevereiro de 2002, Cícero Dias esteve novamente na capital pernambucana para o lançamento de um livro sobre sua trajetória artística e fez uma exposição na galeria Portal, em São Paulo.

Page 7: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Sob a ÁrvoreMulheres

Page 8: Artes (7)

Victor Brecheret

• Foi um escultor ítalo-brasileiro, considerado um dos mais importantes do país. É responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Sua figura ficou marcada pela boina que costumava vestir, ressaltando uma imagem tradicional do "artista".

• Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo vinte esculturas no saguão e nos corredores do Teatro Municipal de São Paulo. A partir daí manteve paralelamente uma carreira na Europa e em seu país. Expôs no Salão dos Independentes de Paris e fundou a Sociedade Pró Arte Moderna.

• Em 1920 ganhou um concurso internacional de maquetes para a construção de uma grande escultura em São Paulo (o futuro Monumento às Bandeiras).

Page 9: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Tocadora de Guitarra

Arte Indígena

Page 10: Artes (7)

Anita Malfatti

• Anita Catarina Malfatti nasceu em 1889 em São Paulo. Logo na infância já teve seus primeiros contatos com arte, visto que sua mãe era professora de pintura. Em 1910 com o incentivo da família foi estudar gravura, desenho e pintura em Berlim, na Alemanha.

• Retornou ao Brasil em 1914 onde fez sua primeira exposição pessoal, e em seguida foi estudar nos Estados Unidos onde teve contato com artistas e intelectuais, o que fez com que Anita adquirisse tendências expressionistas, não existentes até então no Brasil. Monteiro Lobato fez uma dura crítica a sua exposição de 1917, fazendo com que muitos de seus quadros vendidos fossem devolvidos.

• Anita é considerada precursora do modernismo nas artes plásticas brasileiras. Suas principais obras foram: A boba, As margaridas de Mário, Natureza Morta, A Estudante Russa, A chinesa, Nu Cubista, O homem das sete cores, Arvoredo, Interior de Mônaco dentre outras.

Page 11: Artes (7)

Algumas de suas obras :

A boba

As margaridas de Mário

Page 12: Artes (7)

Candido Portinari

• Foi um artista plástico brasileiro.  Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais.

• Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.

• Em 1951 uma anistia geral faz com que Portinari volte ao Brasil. No mesmo ano, a 1° Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a década de 50 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 1954 Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava.

Page 13: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Café

O vendedor de passarinhos .

Page 14: Artes (7)

Francisco Rebolo

• Foi um pintor brasileiro. Era filho de imigrantes espanhóis que chegaram ao Brasil no fim do século XIX.

• Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinqüenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos, figuras, naturezas-mortas e flores. Hoje, os trabalhos de Rebolo estão nos principais museus brasileiros, no acervo de órgãos culturais e governamentais e em coleções particulares em todo o Brasil.

Page 15: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Lagoa

Paisagem com casas

Page 16: Artes (7)

Alfredo Volpi

• Foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela críticacomo um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.

• Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.

• Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade, expondo no Salão de Maio e na 1ª. Exposição da Família Artística Paulista, no ano de 1938 na cidade de São Paulo. Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953.

Page 17: Artes (7)

Algumas de suas obras :

SereiaCapela Cristo Operário

Page 18: Artes (7)

Bruno Giorgi

•Foi um escultor e professor brasileiro. Estudou desenho e escultura. Na Itália, participou de movimentos antifascistas, tendo sido preso e condenado a sete anos de prisão. Após ter cumprido quatro anos da pena, foi extraditado para o Brasil, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália.

Page 19: Artes (7)

Algumas de suas obras:

EsculturaTeorema

Page 20: Artes (7)

Tarsila do Amaral

• Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

• Em 1920, foi estudar na Academia Julian na cidade de Paris. Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

• Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados

Page 21: Artes (7)

Algumas de suas obras :

Abaporu

Operários