artigo testemunho entrevista Depois do Carnaval a O ... · respondeu simplesmente:...

24
DOMINGO, 5 DE JANEIRO DE 2014 ANO 48 EDIÇÃO Nº 01 IGREJA BATISTA DA LAGOINHA TESTEMUNHO ENTREVISTA ARTIGO Depois do Carnaval a gente fala sobre isso Happy Hour é a hora mais feliz O milagre de poder gerar uma vida » Mocidade oferece aos jovens da nossa igreja 2 dias de Happy Hour por semana. Página 15 » "Buscamos, várias vezes, realizar nosso sonho, porém, nossas tentativas foram frustradas." Página 8 » As pessoas precisam se desvencilhar da herança de se guiarem pelo Carnaval. Página 6 Fotos: Jean Assis

Transcript of artigo testemunho entrevista Depois do Carnaval a O ... · respondeu simplesmente:...

domingo, 5 de janeiro de 2014 ano 48 edição nº 01 igreja Batista da Lagoinha

testemunho entrevistaartigo

Depois do Carnaval a gente fala sobre isso

Happy Hour é a hora mais feliz

O milagre de poder gerar uma vida

» mocidade oferece aos jovens da nossa igreja 2 dias de happy hour por semana. Página 15

» "Buscamos, várias vezes, realizar nosso sonho, porém, nossas tentativas foram frustradas." Página 8

» as pessoas precisam se desvencilhar da herança de se guiarem pelo Carnaval. Página 6

Foto

s: J

ean

Assi

s

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 3

Se você continuar a fazer o que sempre fez...

Recentemente, li uma história que me fez refletir bastante. “Um jovem com 32 anos foi designado pre-sidente de um banco. Ele jamais poderia imaginar que seria indicado para tal cargo ainda tão novo. Ele procurou o presidente honorário da diretoria e lhe disse: ‘Sabe, acabei de ser designado presidente. Eu estava me perguntando se você poderia me dar algum conselho’. O homem idoso lhe disse apenas duas pala-vras: ‘Decisões certas!’ O jovem esperava muito mais que isso e continuou: ‘Seu conselho é realmente útil e eu o aprecio muito, mas, poderia ser mais específico? Como eu posso tomar decisões certas?’ O velho sábio respondeu simplesmente: ‘Experiência’. O jovem en-tão falou: ‘Bem, é exatamente por isso que estou aqui. Eu não tenho o tipo de experiência de que necessito. Como eu adquiro essa experiência?’ A resposta veio imediatamente: ‘Decisões erradas!’” Incrível, mas essa história é a mais pura verdade. Só acerta quem erra algumas vezes. Nosso aprendizado é por meio de erros e acertos. Tudo na vida é V ou F. Bem que os antigos diziam: “Quem não arrisca, não petisca!” Quem não se aventura, jamais terá histórias para contar. Quem não tentou determinada coisa, jamais saberá se conseguiria ou não.

Quando fomos morar nos EUA, nas primeiras se-manas, encontramos um brasileiro que não sabia ler e nem escrever. Ele pediu minha esposa para preencher um formulário básico para ele; tipo nome, endereço, coisa simples. Apesar de não ter estudo algum, o ho-mem mudou-se do Brasil e mora há muitos anos nos EUA, já se vira bem no inglês, trabalha, tem boa ren-da, carro e casa. Naqueles mesmos dias, conversei por telefone com um amigo do Brasil. Cidadão inteligente, com mestrado, viajado, mas que se mostrou totalmente incapaz para morar em outro país: “É muito para mim. Não tenho capacidade. É muito arriscado. Eu não con-seguiria”, disse. O que diferencia esses dois homens? A coragem. O estudado é medroso, enquanto, o analfabe-to é corajoso, não tem medo de desafios. Pelo menos no quesito “morar no exterior”, o analfabeto está ganhan-do de goleada.

Toda essa introdução foi para lembrá-lo que todos estamos embarcados em um novo ano: 2014. Um novo ano é como um novo país onde nada será como antes. As páginas de cada dia desse novo ano são conhecidas apenas de Deus, que é onisciente e desliza da História passada à futura sem dificuldades. Todavia, você e eu temos à frente 360 dias em branco. O que será escrito nessas páginas é de nossa total responsabilidade. Ago-ra, preste atenção à sabedoria desse ditado que poderá lhe apontar um bom caminho: “Se você continuar a fa-zer o que sempre fez, continuará a obter o que sempre obteve”. Destrinchando: se você continuar a orar 5 mi-nutos por dia, continuará a receber o correspondente a 5 minutos de oração; se continuar a trabalhar como tem feito até aqui, continuará a receber o mesmo salá-rio; se continuar a caminhar sem planejamento, con-tinuará a chegar a qualquer lugar; se continuar a não sonhar, continuará sem realizar.

Portanto, para entrar no novo ano é preciso que você esteja disposto a errar para acertar, ter coragem e mudar a forma como tem conduzido sua vida até aqui. Se o mundo está em constante transformação, também sua maneira de trabalhar tem que se transformar. Tal-vez, seja por isso que o apóstolo Paulo escreveu em Ro-manos 12.2 que devemos nos transformar pela renova-ção da mente. O jovem presidente do banco precisará ter coragem para errar, o homem estudado precisará desenvolver a coragem de lançar-se no novo e aquele que tem feito tudo sempre igual, esforçar-se para al-cançar mais.

Um novo ano é sempre um desafio para qualquer um. Atravessamos a fronteira 31 de dezembro para 1º de janeiro na velocidade que vínhamos. A vida, infeliz-mente, não nos permite descansos; é como respirar e bater o coração. Ninguém estaciona. Deus trabalha, o Diabo trabalha, as contas chegam, as horas passam, en-quanto as rugas chegam e os cabelos caem ou envelhe-cem. Mas nisso também consiste o viver e a renovação das gerações.

Ano novo também é tempo de olharmos para trás e fazermos um balanço das decisões erradas e decisões certas, corajosas ou medrosas, planejadas ou não. Elas foram estopim para ganharmos ou perdermos vida afora. É por isso que, de vez em quando, precisamos de uns anos de restituição. E 2014 será um desses, gra-ças a Deus. É chegado o tempo de revirarmos as gave-tas da memória e do quarto, voltarmos às bíblias que usamos e reler os versos que tínhamos marcado à ca-neta em momentos que Deus falou conosco, rever as fotos, relembrar as palavras de profetas de Deus que encontramos pelo caminho. Creio que paralelo ao “Ano da Restituição” teremos um “Ano de Bênçãos”, afinal, restituição são bênçãos retornando aos seus legítimos donos. Aquilo que sempre foi meu, pois Deus me deu, retorna para mim. E não se trata apenas de dinheiro, casa, carro, ministério, família ou filho. Deus também quer nos restituir a alegria da salvação e da unção do batismo com o Espírito Santo, a capacidade de sonhar os sonhos de Deus e a certeza da vida eterna em nossa alma. Para reaver todas essas coisas você precisará er-rar até acertar, mudar sua maneira de fazer as coisas, além de uma boa dose de coragem.

Enfim, que 2014 seja um ano diferente em nossas vidas. Ano de recomeço, de início de construção de um novo tempo, de transformações profundas em nosso país, em nossa cultura, na Igreja do Senhor Jesus e em cada um de nós. Que seja restituída à Igreja a renova-ção, o avivamento, a ética, a moral e a espiritualidade. Mas não se esqueça: “Se você continuar a fazer o que sempre fez, continuará a obter o que sempre obteve”. Isso é o que faz toda a diferença. Boa leitura!

Pr. Atilano Muradaseditor-chefe

[email protected]

O Jornal ATOS HOJE é uma publicação da Igreja Batista da LagoinhaPresidente: Pr. Márcio ValadãodiretOr de COmuniCaçãO:Pr. Charles CamposeditOr-Chefe:Pr. Atilano MuradasdiretOr de arte:Junio AmaroJOrnalistas:Atilano Muradas, Kátia Brito e Priscilla VieiradiagramaçãO:Junio Amaro e Luciana CristinarevisãO:Adriana Santos e Nicibel SilvaCOlaBOraçãO:Rafael Guimarães, Nádila Pelosi, Pr. Marcus Gregório, Soraia Carvalho, Pr. Hernandes Dias Lopes, Ariane Gonçalves, Mariana Melo, Jussara Barbosa, Pr. Lúcio Barreto (pai), Pr. Lucinho Barreto e Pr. Richarde Guerra.imPressãO:Sempre Editora LTDA.tiragem: 18.000 exemplaresCOntatO COm a redaçãO:[email protected] COmerCial:[email protected](31) 3253-3300

Os anúncios contidos, nesta edição, são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Batista da Lagoinha qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade de tais anúncios, inclusive pelo fato de que os espaços para tais são abertos a terceiros, empresários e/ou prestadores de serviços com os quais a igreja não tem relacionamento de qualquer espécie, e sobre os quais a igreja não tem nenhuma condição de exercer fiscalização e muito menos garantir a efetividade dos produtos ou serviços anunciados. Fica também a critério da Igreja Batista da Lagoinha selecionar os anúncios que serão veiculados de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e os costumes cristãos ou os dizeres contidos na Bíblia Sagrada. Reprodução permitida mediante citação da fonte.

JOrnal atOs hOJeAvenida Professor Magalhães Penido, 460, São Luís . CEP 31270-700 | Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3253-3300siga@lagoinha_com

faCeBOOKwww.facebook.com/igrejabatistalagoinha

EXPEDIENTE

TElEfoNEs úTEIs

Casa PastOral: (31) 3429-9400telefOne da PaZ: (31) 3429-9550Central de insCriçÕes:(31) 3429-9453PastOres de PlantãO:(31) 8402-7156 (PASTOR)(31) 8402-1676 (PASTORA)visita aOs enfermOs:(31) 8577-0320

editorial

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

4 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Esclareça suas dúvidas

» Quer se transferir para a Lagoinha?(31) 3429-9450 / 8489-2685 / 8489-2625

» Precisa atualizar seus dados? (31) 3429-9450 ou [email protected]

» Quer se batizar? (31) 3429-1500 / 1350

» Deseja anunciar o seu casamento ou nascimento do seu filho?(31) 3429-9400 / 8793-2299

» Deseja informar o falecimento de um parente? (31) 3429-9400 / 8793-2299

■ transferências

■ casamentos

■ falecimento

■ Batismos

Ana Paula Costa, Leonira Natividade N. dos San-tos, Amélia Jesuína de Jesus Souza, Adriana Pereira de Morães Dias, Alam Delon Domingos Rosa Rodri-gues, Ângela Lana Sousa Ribeiro, Bárbara Bruna Fonseca Menezes, Catarina Pereira Silva, Celso Jú-nior da Cruz, Débora Christine Pereira, Francyelle Jorgeanne dos Santos, Renata Fabiana Parreiras Santos, Renata Silva Pereira Souza, Vanessa da Con-solacão Maia, Alex Vinícius dos Santos Oliveira, Alé-xia de Souza Santana, Aline Cândida Sacramento, Amanda Fernandes dos Santos, Clara Thaina Dias Azevedo Morães, Daniel Fernandes de Lima Cam-pos, Daniel Ferreira da Cunha, Doreléia Jony de Matos, Francielle Karine Rita de Carvalho, Gláucia Pereira de Oliveira Soares, Igor Alves Leles, Igor da Silva Carvalho, Isabela Alves da Silva Campos, Ja-naina Estanislau Souza Marques, Jaqueline Andra-de Damsio, Jéssica Santos Reis, Juliana Leal Avelar, Letícia de Jesus Silva Santos, Luana Isabela da Silva, Marcelo Coelho Soares, Marciele Paulino Barbosa, Maria José Costa, Marli Madalena Paiva, Matildes Gonçalves de Macedo, Natália Cristina Sales Souza, Nilda Ferreira dos Santos, Paulo Rafael do Nasci-mento, Pedro Henrique Fernandes Mendes do Vale, Talitha Ferraz dos Santos, Tânia Mara de Jesus Assis e Wesley Fábio Costa do Carmo.

Elizabete Batista do Santos comunica o falecimento de seus filhos, Geisiane Cristina dos Santos, obrei-ra no Ministério Obra Prima, no dia 22 de dezembro, e Wallison Bruno Santos, no dia 2 de janeiro. Ligue e conforte a família (31) 8581-0350 / 8680-9619.

Elton Vinícius Gonzaga, Emmanuelle Cristina Ribeiro, Jefferson de Oliveira Brigido, José Marinho Pereira, Laiziene Carmo Figueiredo Silva, Lucas Lo-pes Barbosa, Marcus Vinícius dos Santos Rodrigues, Marcus Vinícius Falção S. de Souza, Maria Ilisia Fer-reira Pereira e Marina Gonçalves Caldeira.

■ Leonardo José de Freitas & Julliana Ga-brielle dos Santos | 4 de janeiro (sábado) 17:00 Tabernáculo - Lagoinha

■ Anselmo Esquivel Dorea & Elzimar Alves Dias| 4 de janeiro (sábado) 18:30 Elim

■ Isaque Dantas Júnior & Chalene Alves Fer-raz|11 de janeiro (sábado) 20:00 Salão Ágape - Lagoinha

Não saia da visão10% de Belo Horizonte

Aleluia! Pela graça do

Senhor hoje somos:

57.533 Ovelhas na Lagoinha

Ceia do Senhor

Data Hora Local

5 janeiro(domingo)

6h e 8h Tabernáculo

9h e 13h Templo

9h Salão Ágape

9h Salão CEU

12 de janeiro(domingo)

13h e 20h Templo

18h Tabernáculo

18h Salão Ágape

Para receber a Ceia em sua casa, ligue: (31) 8793-2232.

"Que alegria receber você em nossa igreja.

Seja bem-vindo à família de Deus!"

Foto

: Jea

n As

sis

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

Foto

s: J

ean

Assi

s

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 5

artigo

■ leitura diÁria

Dom

ingo ■ HEBREUS 10.38

“Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a mi-nha alma”.

Segu

nda

■ HEBREUS 11.1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se es-peram, a convicção de fatos que se não veem”.

Terç

a ■ HEBREUS 11.6

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aque-le que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Qu

arta

■ MARCOS 9.23 “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”.

Qu

inta

■ JOÃO 11.40 “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?”

Sext

a

■ MARCOS 11.23 “Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.

Sába

do

■ LUCAS 17.6 “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

Memorize um versículo por dia

■ tema: fé

A vida cristã é temperada com sofrimento, mas cami-nha para a glória. Cruzamos vales profundos, mas tam-bém subimos montes alcantilados. Vertemos lágrimas amargas, mas também experimentamos alegria indizí-vel. Em Romanos 8.18-27 Paulo fala sobre o problema do sofrimento e da dor. Ele contrasta o sofrimento presente com a glória futura. Paulo menciona três gemidos. Fala do gemido das duas criações: a antiga (a natureza) e a nova (a igreja). Elas sofrem juntas e juntas serão glorifi-cadas no final. Vejamos esses três gemidos.

Em primeiro lugar, os gemidos da criação (Rm 8.18-22). Quando Deus terminou a obra da criação, viu que tudo era muito bom. Mas hoje a criação está gemendo. Há sofrimento e morte. Há dor e gemidos. Há sofrimento (v. 18), vaidade (v. 20), escravidão (v. 21), corrupção (v. 21) e angústia (v. 22). Mas esse gemido da criação não é o gemido de alguém que está morrendo, mas é como o ge-mido de uma mulher que sofre as dores de parto. Depois do gemido, vem a alegria. A criação geme aguardando a revelação dos filhos de Deus, a gloriosa segunda vinda de Cristo. Nós vamos participar da glória de Cristo e a natu-reza vai participar da nossa glória. Aqui pisamos uma es-trada juncada de espinhos. Aqui, as pedras ferem nossos pés. Aqui a natureza sujeita ao pecado conspira contra nós. Aqui a dor fuzila nosso corpo e a angústia oprime a nossa alma. Aqui as lágrimas inundam nossos olhos e a tristeza entrincheira a nossa vida. Porém, em breve, essa mesma criação que geme, será restaurada e participará da glória dos filhos de Deus, quando Cristo vier em sua glória.

Em segundo lugar, os gemidos da igreja (Rm 8.23-25). Nós gememos por causa da fraqueza do nosso cor-po e por causa da presença do pecado em nosso ser. Nós gememos porque embora já libertos da condenação do pecado (na justificação), estamos sendo libertos do po-der do pecado (na santificação) ainda não fomos libertos da presença do pecado (na glorificação). Nós gememos

porque já experimentamos as primícias do Espírito e já sentimos o gosto da glória por vir. O Espírito em nós é mais do que uma garantia da glória, é antegozo dela. Nós gememos porque antevemos o gozo do céu e deseja-mos ardentemente ser revestidos de um corpo de glória e chegar logo em nossa Pátria, em nosso lar, o céu. Nós gememos porque o melhor está ainda por vir. Nós geme-mos aguardando esse dia. Os gemidos da igreja também não são gemidos de desespero ou pavor, mas gemidos de expectativa. Aguardamos na ponta dos pés esse glorioso dia, quando Jesus virá com grande poder e glória, para estarmos para sempre com Ele.

Em terceiro lugar, os gemidos do Espírito Santo (Rm 8.26,27). Não apenas a criação e a igreja estão gemendo, mas também o Espírito Santo está gemendo. Isso significa que a despeito das nossas fraquezas, o Espírito Santo não nos escorraça. Ao contrário, nos assiste. O Espírito Santo é o Deus que habita em nós e intercede por nós, em nós, ao Deus que está sobre nós. E intercede de três formas: Primeiro, intensamente (v. 26). Ele intercede por nós “so-bremaneira”. O Espírito Santo emprega todos os seus atri-butos nessa oração intercessória. Segundo, agonicamen-te (v. 26), ou seja, com gemidos inexprimíveis. Mesmo sendo Deus e conhecendo todas as línguas dos homens e dos anjos, não encontra sequer uma língua para articular a sua intensa e agônica oração, então geme. Terceiro, efi-cazmente (v. 27), ou seja, ele intercede segundo a vontade de Deus. Toda a intercessão do Espírito Santo em nós, por nós, ao Deus que está sobre nós, está alinhada com a von-tade de Deus. Ele não desperdiça sequer uma intercessão em nosso favor. Por isso, temos a garantia de que mesmo cruzando aqui os vales mais escuros, estamos a caminho do céu, pois aqueles que foram salvos pela graça, desfru-tarão da glória eterna!

Pr. Hernandes Dias Lopes

Foto

: Ede

mia

s De

lmes

tre

Foto

: htt

p://

psdb

mg.

files

.wor

dpre

ss.c

om/

dia | 05 Lc 7.18-50; Gn 11; Sl 5

dia | 06 Lc 8.1-25; Gn 12; Sl 6

dia | 07 Lc 8.26-56; Gn 13;14; Sl 7

dia | 08 Lc 9.1-27; Gn 15; Sl 8

dia | 09 Lc 9.28-62; Gn 16; Sl 9

dia | 10 Lc 10.1-20; Gn 17; Sl 10

dia | 11 Lc 10.21-42; Gn 18; Sl 11

Sofrimento e glória

6 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

artigo

“Depois do Carnaval a gente fala sobre isso”

Passadas as festas do Na-tal e do Ano Novo, chegamos, enfim, a um novo ano. Já deu para perceber que ficou tudo na mesma e que a vida segue com seus desafios. Mas muitas pessoas, infelizmente, preten-dem continuar de folga até a próxima festa nacional que será o Carnaval. Nossa cultura brasileira tem um olhar espe-cial para essa festa. Ela, literal-mente, marca o início do ano e não o dia 1º de janeiro, acredi-te. Muitos insistem na ideia de que o Brasil só começará a fun-cionar depois do Carnaval. Já estamos com isso tão incrusta-do na mente que só com muita força de vontade, mudança de mentalidade e oração conse-guimos nos libertar.

Aliás, Chico Buarque com-pôs uma canção intitulada “Quando o carnaval chegar” e faz interessantes colocações que revelam a alma do brasi-leiro no período compreendi-do entre o Natal e o Carnaval. A letra parece vinda do inte-rior do inconsciente popular e encerra a verdade incrustada na alma do brasileiro de que o mundo para durante esse período. No Natal e na virada do ano se pode e se deve ser religioso, afinal, todo mun-do aceita que Deus nos deu a vida e tudo o que temos, mas no Carnaval será permi-tido desabafar ao máximo e todos os demônios poderão ser soltos. E a repetição da frase “Tou me guardando pra quando o carnaval chegar” soa como um mantra cuja me-lodia expressa perfeitamente um desejo ansioso, mas que

tem paciência de esperar pelo dia.

“Eu vejo as pernas de lou-ça da moça que passa e não posso pegar. Há quanto tempo desejo seu beijo molhado de maracujá. Tou me guardando pra quando o carnaval che-gar.” Essa intenção descarada de conquistar mulheres parece ser a mola propulsora do Car-naval. Tudo gira em torno da mulher brasileira bonita e for-mosa, que desfila nua a ponto de atrair interesses internacio-nais. As autoridades escondem informações, mas nos dias do Carnaval, a prostituição au-menta, milhões de meninas fi-cam grávidas – então, abortos

ocorrerão, em breve –, famílias são destruídas, e por aí vai. Que beijo caro o dessa mulher!

“E quem me ofende, humi-lhando, pisando, pensando que eu vou aturar, e quem me vê apanhando da vida duvida que eu vá revidar. Tou me guar-dando pra quando o carnaval chegar.” Com tanto ódio arma-zenado é evidente que esse ci-dadão irá fazer bobagem. Lúci-do ou bêbado ele irá assassinar alguém. A polícia não revela claramente, mas qualquer um sabe que milhares de pessoas morrem durante o Carnaval decorrente de extravagâncias. As drogas e a bebida causam brigas e assassinatos, mortes

no trânsito, violência familiar, e, cada vez mais, vidas são ceifadas desnecessariamente. Será que o investimento públi-co nessa festa vale a pena?

“Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada, quem dera gritar. Tou me guardando pra quando o carnaval chegar.” Tantos meses guardando essa ansiedade não é de admirar que alguém tenha disposição para varar quatro dias e noi-tes seguidos se acabando fisi-camente atrás de um trio elé-trico. Depois disso, a desilusão da volta à realidade. Quantos suicídios, quantas depressões, problemas familiares, res-sentimentos, quantos jovens

introduzidos na prostituição, nas drogas, na bebida, no cri-me, na malandragem.

Apesar de esse tema ser óbvio, o curioso é que ele se repete ano após ano, e pare-ce piorar quanto mais somos conscientes dele. Enquanto o compositor sabe exatamente o que o povo deseja, a Igreja, por sua vez, não segue a mesma tendência, então, segue ador-mecida. Infelizmente, entre o Natal e o Carnaval muitas igre-jas praticamente fecham suas portas. Enquanto os ansiosos por extravasarem os seus de-sejos carnais continuam can-tando os versos dessa canção, muitos ministérios trabalham “meia boca” – quando traba-lham –, as ações missionárias diminuem, a secretaria faz meio expediente e muitos pas-tores tiram férias. Nesse ínte-rim, milhões de pessoas mor-rem sem Jesus, outros perdem a oportunidade de conhecê-lo, e os membros das igrejas dei-xam de ser edificados.

Os cristãos brasileiros precisam, urgentemente, se desvencilhar dessa herança maligna de se guiarem pelo Carnaval porque, enquanto isso, o Diabo, que trabalha duro todo o ano, faz hora extra para roubar, matar e destruir o máximo de gente possível, inclusive, os cristãos distraídos e despreparados. Todos sabem disso, mas cadê a atitude de mudar? Por fa-vor, não venha me dizer que só irá pensar neste assunto depois do Carnaval!

Pr. Atilano Muradas

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 7

Agência: 4356-7Conta Corrente: 70000-2

Agência: 3484-3Conta Corrente: 3257-3

Agência: 3311Conta Corrente: 49-7 . Op.: 003

Agência: 3055Conta Corrente: 16059-6

Agência: 0299Conta Corrente: 02010219-8

Agência: 3040Conta Corrente: 13000808-5

Agência: 1750Conta Corrente: 0012886

Você pode utilizar também as máquinas de débito automático

para entregar seus dízimos e ofertas.

A Igreja de Cristo precisa ser diferenciada pela dispo-sição de viver os milagres e as liberações que recebemos por meio da Palavra de Deus. A mulher da história de Lu-cas 8 nos mostra essa disposição. “Então lhe disse: filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz” (Lucas 8.48). Ela havia gastado tudo o que tinha para ser curada, sem alcançar sucesso. A hemorragia que a acometia não era apenas fí-sica, mas também financeira. Quando teve um encontro com Jesus, toda hemorragia foi estancada, tanto no seu corpo quanto nas suas finanças, porque cessaram os seus gastos com a enfermidade. Nesse momento, você pergun-ta: “como viver a cura da hemorragia financeira?”

Não viver pela lógica humana“Certa mulher, que havia doze anos, vinha so-

frendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha po-dido curar (e que gastara com os médicos todos os seus haveres)” (Lc 8.43). O normal em meio à crise é tomar atitudes precipitadas, que muitas vezes aumentam a difi-culdade, como pegar dinheiro emprestado para pagar dí-vidas, tornando assim o que era uma solução rápida num longo problema: a dívida continua, só que agora maior.

A obediência à Palavra nos habilita a vivermos mila-gres e soluções que nunca imaginamos viver. Não viva como os outros vivem. Nós somos diferenciados pela palavra apostólica, então, busque a resposta da boca de Deus. O Senhor lhe dará estratégias que irão lhe surpre-ender. Você será conhecido pelos milagres que mudaram a sua sorte.

Apegar-se à Palavra com todas as forças

“Veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia” (Lc 8.44). Ela foi até Jesus e o tocou. Havia ali uma grande multidão, mas ela foi a úni-

ca que foi até Ele, porque entendeu que o Senhor tinha para ela palavras de vida e tudo o que ela tinha buscado até aquele dia fora em vão.

Muitos estão na igreja e não têm coragem de buscar milagres financeiros, vivem debaixo de sentimentos religiosos, em uma hemorragia constante porque observam o mover apostólico de milagres e não conseguem entender que este mover é para todas as areas de sua vida. “Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome” (Sl 91.14).

Desejar viver os milagres para se tornar um referencial

“Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproxi-mou-se trêmula e prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa porque lhe havia tocado e como imediatamente fora curada” (Lc 8.47). A mulher do fluxo era conhecida por suas dificuldades, afinal, eram doze anos naquela condição. Certamente, todos notavam que seus problemas financeiros aumentavam cada vez mais.

Ainda que você tenha sido conhecido por suas lutas financeiras, pode começar a partir de hoje a ser conheci-do pelos grandes livramentos que o Senhor irá operar em sua vida. Ainda que a terra à sua volta esteja seca e esté-ril, a boa semente, a semente apostólica, vence a esterili-dade da terra e traz sobre a sua vida a grande colheita. Se a colheita até hoje era de desilusões e frustrações, que até aumentaram os seus problemas, saiba que o Senhor está mudando a sua sorte e sua colheita a partir de hoje será abundante, rompendo com a hemorragia financeira.

O texto de Jo 10.10 diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. O roubo financeiro vem para tirar as forças do homem natural, criando um ciclo de miséria que não tem fim, é a rotina da dificuldade que, aliás, só muda para pior. Mas nós podemos ter a hemor-ragia financeira estancada pela palavra que foi liberada pelo Senhor a nós. Teremos uma colheita abundante que rompe com aquilo que já estava estabelecido na terra, como Isaque que não olhou para o que poderia roubar as suas posses (a seca na terra), mas olhou para onde estava a provisão, o Senhor, que lhe deu uma grande colheita onde ninguém poderia ter. Assim será na sua vida, se ha-via situações que estavam enfraquecendo as suas finan-ças, o Senhor fortalecerá as suas mãos, e onde todos viam a vergonha aparente na sua vida o Senhor lhe dará dupla honra, em nome de Jesus. “Em lugar da vossa vergonha, terá dupla honra; em lugar de afronta, exultareis na vos-sa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria” (Is 61.7).

Pr. Marcus Gregório

mordomia

Como estancar a hemorragia financeira

Foto

: Rep

rodu

zido

da

Inte

rnet

Confira em quais bancos você pode depositar seus

dízimos e suas ofertas

» se você tem dificuldades com finanças, se inscreva no Curso Crown de Finanças. mais informações pelo telefone: (31) 3427-4130 / 8469-1511 (Pr. Célio e inês / e-mail: [email protected] ).

2

3

1

Foto

: Rep

rodu

ção

da In

tern

et

8 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Meu nome é Ariane Gonçalves, tenho 29 anos, sou ca-sada, há 5 anos, com Leandro Marques e, há 9 anos, sou membro da Lagoinha. Desde criança, tenho no meu co-ração o sonho de ser mãe. Lembro-me de brincar de ca-sinha e colocar panos dentro da blusa para fingir que es-tava grávida. Cresci, casei e esse sonho permaneceu vivo em meu coração. Após 4 anos de casamento, Leandro e eu decidimos que queríamos ser papais. Buscamos, vá-rias vezes, realizar nosso sonho, porém, nossas tentativas foram frustradas. Em busca de uma solução para enten-dermos o porquê de não conseguir engravidar, fomos à ginecologista que nos encaminhou para uma especialista em fertilidade.

Depois de ser submetida a vários exames laborato-riais, foi constatado que eu não conseguia ovular normal-mente. Esse problema acontecia porque, desde a adoles-cência, sofria com a síndrome do ovário micropolicístico, que é caracterizada pela presença de pequenos cistos nos ovários que atrapalham a ovulação, trazendo como con-sequência problemas de fertilidade. A solução apresenta-da pela médica para que eu ovulasse normalmente seria tomar medicamentos que induzissem a ovulação. Nossa vontade era começar o tratamento imediatamente, con-tudo, nosso plano de saúde não cobria as despesas. Então, oramos e tivemos a direção do Espírito Santo para que esperássemos no Senhor e não agíssemos mais por conta própria.

Confesso que esperar não foi fácil, enquanto buscáva-mos a Deus em jejum e oração clamando por um mila-gre. Em todo esse tempo, Leandro foi um companheiro

maravilhoso, me confortando e me motivando a não per-der a fé. Todas as noites, ele me chamava para orarmos colocando as mãos sobre a minha barriga e declarando que nosso filho chegaria, em nome de Jesus. Oramos exa-tamente um ano e dois meses. No tempo em que eu já não estava com tanta ansiedade ou expectativa de que rece-beria a bênção de Deus, fomos surpreendidos, certo dia, quando me senti muito mal, com enjoos e vômitos. Des-confiada do que poderia ser a causa desses sintomas, fui à ginecologista, que solicitou um exame de sangue. Quando abri o envelope do resultado do exame, houve uma ex-plosão de sentimentos dentro do meu coração, algo inex-plicável. Quando contei a boa notícia ao meu esposo, ele também exultou de alegria.

Atualmente, estou com seis meses de gestação e já sa-bemos que seremos pais de um menino, Davi Lucca. Cada dia que passa é mais feliz do que o outro. Sempre que olhamos para a minha barriga e acompanhamos o cres-cimento mensal do bebê, temos a convicção do amor e das maravilhas que o nosso Deus realiza. Já estamos colo-cando a vida do nosso filho na presença do Senhor, pois, queremos que Davi cresça amando e servindo a Deus. Desejamos e oramos para termos condições de propor-cionar ao nosso filho uma vida diferente da que tivemos. Mas o mais importante é que queremos oferecer ao Davi uma família estável e firme na Rocha, que é Jesus.

Ariane Gonç[email protected]

O milagre de poder gerar uma vida

testemunho

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 9

Em dezembro, o novo ministério da nossa igreja, “Ladies in Mission” realizou uma ação evangelística na comunidade mineira do Alto Cruzeiro, localizada em uma zona rural entre as cidades de Betim e Esmeraldas. O propósito da visita foi levar o Evangelho de Cristo, não apenas com palavras, mas também por meio de ações sociais.

A programação do evento começou com uma palavra especial, ministrada às mulheres da comunidade pelas líderes do ministério, Lidiane Pacheco e Isabella Gomes. Em seguida, foram entregues kits de higiene básica contendo sabonete, xampu, creme dental, dentre outros itens, para as mulheres presentes. “Precisáva-mos desses produtos de higiene e ficamos muito felizes com o cuidado que o minis-tério teve em nos ajudar”, disse Simônica das Graças, responsável pela Associação de moradores da comunidade.

Terezinha de Oliveira, que também estava na fila para receber um kit disse que saiu muito satisfeita. “Amei a vinda desses jovens aqui, pois trouxeram até nós a presença de Deus e nos abençoa-ram tanto. Estou muito grata por tudo o

que aconteceu aqui”, compartilha Terezi-nha.

A equipe que atuou na ação evange-lística era composta das jovens ladies, mas também de alguns rapazes: Isabella Gomes, Mariana Melo, Ana Kelly Rosário, Natália de Sousa, Amanda Borges, Nayara Valim, Laura Passos, Josiane Souza, Sara Paes, Atilano Júnior, Wendel, Italon Va-lim, Victor Teixeira e Isaque Wilson.

O Ministério “Ladies in Mission”, que, traduzido significa “Damas em Missão”, nasceu em setembro de 2013, com os propósitos de desenvolver ações evange-lísticas e sociais e ajudar mulheres que estão vivenciando problemas com dro-gas, prostituição e pobreza. O ministério está ligado à Rede da Família e sob a li-derança dos pastores Washington de Sá e Ronaldo Faria. E já está preparando nova atividade em janeiro, no Espírito Santo, para ajudar desabrigados vítimas das en-chentes. Para mais informações sobre o ministério, entre em contato com Lidiane Pacheco (31) 9805-9637 ou Mariana Melo (31) 9249-8278.

Mariana Melo

A última viagem evangelística de 2013 da Secretaria de Missões da nossa igreja foi especial. Uma equipe de 33 irmãos, incluindo jovens da Mocidade IBL e vocacionados que viajarão para o Sertão e Amazonas em janeiro de 2014, foi para a cidade de Cláudio na região oeste de Minas Gerais.

O grupo de missionários convidou os moradores da cidade para irem à quadra esportiva onde seria realiza-do um evento especial. Em cada lugar que os missionários passavam, pessoas ouviam a Palavra de Deus e muitas pe-diam orações. O convite de ir até a qua-dra foi aceito por mais de 250 crianças e 50 adultos. Eles participaram da mi-nistração do louvor, assistiram a uma peça teatral sobre o plano da salvação e foram envolvidos em várias brinca-deiras educativas. Aos moradores que

estiveram no evento, foram distribuí-das bíblias, roupas, brinquedos e ces-tas básicas, itens arrecadados na pró-pria cidade.

Em 2014 serão feitas várias viagens para cidades próximas a Belo Hori-zonte, onde a expressão evangélica é pouco significativa. Essas viagens se-rão realizadas em um fim de semana e todos os irmãos da nossa igreja estão convidados.

Se você deseja participar dessas viagens que a Secretaria de Missões re-alizará em 2014, entre em contato com pastor Joãozinho (31) 3429-9500 ou Jus-sara Barbosa (31) 8463-7775 ou envie um e-mail para: [email protected]

Jussara Barbosa

giro pela igreja

Ministério “Ladies in Mission” realiza 1ª ação evangelística400 famílias da comunidade Alto Cruzeiro são abençoadas

Foto

s: J

osie

le M

atos

Sou

za

Foto

s: A

rqui

vo d

e M

inis

téri

o

Viagem evangelística a CláudioMais de 300 pessoas da cidade ouviram a Palavra de Deus

10 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

ministérios

O Ministério de Casais da IBL em Divinópolis realizou no sábado, 14 de dezem-bro, um jantar romântico para 42 casais. O evento aconteceu no templo da igreja, com louvor, ministração da Palavra realizada pelo pastor José Carlos de Sousa e ora-ção para os casais. O cardápio do jantar foi intitulado "Cantinho Mineiro", com as especialidades da culinária mineira, e a decoração foi realizada com estilo rústico.

Para o casal responsável pela IBL em Divinópolis, pastores Fernando e Flávia Perdigão, o jantar teve o objetivo de fortalecer os casais. “Em 2013, o Senhor nos deu a graça de um crescimento considerável no investimento das famílias. Promovemos eventos, visitas, aconselhamentos e acampamentos. O jantar foi um momento de alegria e comunhão para todos os casais presentes”, comenta o pastor Fernando Perdigão. Para o casal líder do Ministério de Casais da IBL em Divinópolis, Evaldo e

Juliana Rodrigues, o evento foi um sucesso. “Mesmo com toda agitação de final de ano, reunimos muitos casais. Foi uma noite agradável e acreditamos que o intuito maior foi alcançado: levar uma palavra específica para os casais, edificando, exor-tando e mantendo a unidade entre eles", finaliza Evaldo.

Priscilla Vieira

A IBL em Divinópolis está localizada à Avenida Getúlio Vargas, 718, Centro, Divinópolis, MG. Contato: Pastores Fernando e Flávia Perdigão (31) 8464-4735 / (37) 8821-6709.

42 casais participam de uma noite de comunhão e alegria

Missionários da nossa igreja trabalharão 15 dias no sertão e precisam do nosso apoio em diversas áreas. Leia e participe desse trabalho missionário mesmo à distância

Jantar romântico na IBL Divinópolis

Apoie os missionários que irão ao sertão

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

Neste mês, uma equipe de missionários da nossa igreja viajará para duas frentes missionárias: a do sertão e a dos ribeirinhos. Hoje, no culto das 18 horas, haverá o envio desses missionários, to-davia, ontem, a equipe esteve reunida com os gideões de oração na Casa da Montanha em vigília de preparação, pois, a viagem é um grande desafio e o suporte espiritual é essencial. A viagem para o Amazonas será no meio do mês, porém, a para o sertão será na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro e é a que tem mais necessidades, no mo-mento. Leia com atenção o conteúdo abaixo e participe da viagem de alguma forma. Alegre-se com os que se ale-gram, chore com os que cho-ram e trabalhe com os que trabalham.

Os missionários que irão ao sertão estarão trabalhan-do em duas cidades: São José do Belmonte (PE) e Mauriti (CE) e retornarão no dia 22 de janeiro. No total, serão 32 missionários – 3 de São Pau-lo, 2 de Santa Catarina e 27 de Belo Horizonte. A direção do projeto é da Secretaria de Missões da nossa igreja. Eles irão de avião até Petrolina,

onde pegarão um ônibus até São José do Belmonte. Lá fi-carão hospedados no Minis-tério Fonte no Deserto e todo o trabalho será em parceria com a igreja presbiteriana da cidade, liderada pelo pastor Neto. Na segunda semana, a equipe se divide em duas: metade para Mauriti e meta-de para São José do Belmon-te.

A viagem missionária para o sertão é uma continu-ação do trabalho iniciado em julho de 2013, por ocasião da gravação do DVD “Tu rei-nas” do Diante do Trono. Os missionários farão visitas de casa em casa levando a Pa-lavra de Deus, fazendo ora-ções, bem como, levantando as necessidades das famílias que estão sendo visitadas. O objetivo é que, na próxima viagem, essas famílias sejam ajudadas. A obreira Bárbara Rocha, que está na liderança do projeto e foi uma das in-tegrantes da última viagem, está animada com esta volta ao sertão. Levantamos mui-tas necessidades em julho passado e, agora, estamos levando algumas respostas a essas necessidades. “Nesta viagem, por exemplo, esta-mos levando uma dentista, a

Patrícia Ramos, que irá aten-der as pessoas no consultório odontológico oferecido pelo Ministério Fonte no Deserto, pois, infelizmente, na cidade não existem dentistas”, conta Bárbara.

O pastor Joãozinho, líder da Secretaria de Missões, conta que além das atividades espirituais, os missionários também realizam ações sociais com a comunidade. “Um diferencial dessa viagem é que a obreira Bárbara, professora de Educação Física, que serve na IBL na Rede de Esportes, realizará um campeonato de vôlei com homens não cristãos da comunidade e, para as mulheres casadas, fará atividade física e prática de futsal. Essa era uma reivindicação da comunidade”, revela o pastor Joãozinho.

Os custos da viagem não são baixos e cada mis-sionário levantou seu pró-prio sustento. Quanto aos materiais necessários para o trabalho, a equipe já re-cebeu algumas doações, contudo, ainda necessita de outras.

- material evangelístico (folhetos, bíblias faladas, pois, há muitos analfabetos no sertão);- oferta em dinheiro para completar os custos de alguns missionários;- oferta para compra de materiais que só podem ser comprados na cidade;- material esportivo (bolas de futsal e de vôlei, 18 meda-lhas, troféus);- material evangelístico infantil (folhetos, livros);- material odontológico de consumo.

Abaixo, uma lista das necessidades imediatas:

Neste domingo, uma equipe da Secretaria de Missões es-tará na Tenda da Bênção para orientá-lo como partici-par dessa obra. Mais informações, ligue (31) 8793-9955 (Bárbara Rocha) ou Secretaria de Missões (31) 3429-9500 / 8793-7891 (Gisselda ou Pr. Joãozinho).

Atilano Muradas

Foto

: Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 11

Crianças visitam a “Casa das Vovós”

Vigília encerra o ano em festaA vigília de nossa

igreja, que acontece todas as sextas-feiras no Tabernáculo, fez sua festa de encerra-mento no dia 20 de dezembro. O evento contou com a presen-ça de irmãos e irmãs não só da nossa igreja, mas também de ou-tras denominações. O pregador foi o pastor Atilano Muradas, que também cantou mui-tas músicas de seus CDs com a congrega-ção. A mensagem foi baseada em 1 Corín-tios 12 e focou a neces-sidade de que, além de orar, os irmãos devem colocar seus dons a serviço do Rei-no de Deus. É preciso equilibrar o “orar” e o “agir”.

Durante a festiva noite, o pastor Joa-quim, líder da Vigília desde a sua gênese, há 28 anos, agradeceu a todos os presentes, relembrou a impor-

tância da oração como coluna da igreja, e orou por todos os presentes e também pelos líderes da nossa igreja. Outro momen-to emocionante foi quando o pastor cha-mou à frente todos os voluntários da Vigília, homens e mulheres que, estão com ele em oração todas as sema-nas. Destaque para os coletes novos que foram confeccionados especificamente para a Vigília.

Participe da Vigí-lia. Ela acontece todas as semanas, no Taber-náculo, a partir das 23:30. “Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder.” Mais informações, li-gue ou escreva para o pastor Joaquim: (31) 8458-9025 / 3429-9450 e [email protected]

Atilano Muradas

No sábado, 21 de dezembro, o Coral Infanto-Juvenil e o Ministério DNA Kids visitaram o projeto Casa das Vovós, da Fundação Oásis, que trabalha para proporcionar dias melhores para várias idosas. Em sua maioria, são senhoras viúvas, muitas sem filhos ou sem nenhum paren-te. Na visita, aproximadamente, 25 crianças levaram lanche para com-partilhar com as vovós e um presen-tinho para cada uma, com o objetivo de conversar, abraçar e conhecer um pouco da vida das senhoras.

Jane Araújo, monitora do Coral Infanto-Juvenil da nossa igreja, ex-plica que o objetivo da visita foi levar amor para as vovós. “Além do lanche coletivo, as crianças abençoaram as senhoras com quatro canções. Foi uma experiência marcante para nos-sas crianças. Fiquei muito feliz por-que amo esse tipo de trabalho e sou muito grata a Deus pela oportunida-

de. É emocionante ver as crianças conversando e abraçando até mes-mo as vovós acamadas”, conta Jane.

Maria Auxiliadora Gomes, diaco-nisa em nossa igreja e monitora do DNA Kids, comenta sobre a impor-tância da visita. “Deus quer que se-jamos instrumento Dele na formação do caráter dessas crianças, que pre-cisam conhecer outras realidades. Uma visita como essa desperta no coração delas a necessidade de ser-vir. Foi maravilhoso para as vovós e para nós também”, ressalta Maria Auxiliadora.

Muitas mães acompanharam seus filhos durante a visita, entre elas, Sirlane Gomes, que levou Júlia Gomes, 12 anos, integrante do DNA Kids. “Foi muito importante trazer minha filha aqui, pois ela percebeu o quanto essas senhoras precisam de carinho, atenção e que muitas não recebem visitas. Uma avó me dis-

se que tem nove meses que ela está aqui e não recebeu visita de parente algum. Foi um tempo precioso con-versar com tantas mulheres e desco-brir a rotina delas. Minha filha sairá daqui impactada”, finaliza Sirlane.

A visita das crianças à Casa das Vovós fez parte dos inúmeros even-tos programados para dezembro pelo Ministério de Louvor e que foi intitulado Projeto Natal na Rua", que consistiu em evangelismo com tea-tro, dança, louvor e entrega de kits de Natal em presídios, lar de idosos, escolas, hospitais, igrejas e alguns núcleos da IBL.

Priscilla Vieira

Mais informações: Ministério de Louvor (31) 3478-2300 / Adriana Nunes 8793-2919.

giro pela igreja

Como parte do Projeto “Natal na Rua” da nossa igreja, crianças do DNA Kids e Coral Infanto-Juvenil realizam atividade natalina

Foto

s:At

ilano

Mur

adas

e A

tila

no J

unio

r

Foto

s: P

risc

illa

Viei

ra e

Seb

asti

ão M

arqu

es

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 13

Evento reúne cerca de 130 mulheres em uma tarde de muita alegria

Almoço de Natal das viúvas

Ponto de Partida batiza primeiro taxista

giro pela igreja

No sábado, 21 de dezembro, na Casa da Honra, o Ministério Viúvas Cristãs em Ação rea-lizou o almoço de Natal para aproximadamente 130 mulhe-res. O objetivo do evento foi proporcionar um momento de comunhão entre as viúvas. A reunião teve louvor, dança, sorteio de brindes, um delicio-so almoço e várias sobremesas. Segundo a pastora responsável pelo Ministério Viúvas Cristãs em Ação, Margareth de Sou-

za, o almoço foi uma bênção. “Para muitas viúvas essa é a única confraternização de Na-tal que elas têm. Foi muito lin-do e todas ficaram satisfeitas. A equipe trabalhou bastante e todas chegaram às 6:30 para organizar todo o almoço”, con-ta a pastora.

O Ministério Viúvas Cris-tãs em Ação, que comemorará cinco anos de existência no dia 8 de fevereiro, tem o objetivo de amparar viúvas. A reunião

mensal do ministério acontece todo 2º sábado do mês, às 14:30, na Casa da Honra. A célula se-manal acontece toda sexta-fei-ra, às 14 horas, na Casa Rosada, e retornará em 24 de janeiro.

Priscilla Vieira

Mais informações sobre o Ministério de Viúvas, ligue para: Pra. Margareth (31) 8491-9039 / Luzimar 8563-6784.

No domingo, 15 de dezembro, o Ministério Ponto de Partida realizou o batismo de Roberto Crisóstomo dos Reis, taxista há 22 anos, o primeiro fruto do recém- criado Ministério Ponto de Partida, especializado em trabalhar com taxistas. Roberto é casado com Elizete Conceição dos Reis há 32 e pai de Bruno, Bianca, Rapha-el e Roberta. O taxista Roberto conta que sua esposa e seus filhos são membros da nossa igreja e que a oração deles contou muito para que ele se decidisse por Jesus e descesse às águas. “Estou muito feliz e minha vida está bem melhor. Sempre trabalhei como motorista de táxi auxiliar e, agora, Deus me contemplou com uma

placa e trabalho por conta própria. Participar do mi-nistério é muito bom porque aprendemos a falar do Senhor para os passageiros”, comenta Roberto.

O Ministério Ponto de Partida existe em nossa igreja há quatro meses e tem o objetivo de capacitar e habilitar os taxistas a levarem o evangelho para as pessoas. O líder do Ministério, Glinger Adriano, expli-ca que está muito satisfeito com o trabalho que tem re-alizado com os taxistas. “Deus tem operado e agradeço a Ele pela confiança e pelos frutos que estão brotando. O irmão Roberto é o primeiro de muitos taxistas que conhecerão a Jesus”, ressalta.

Se você é taxista, participe do encontro do Ministé-rio Ponto de Partida, às segundas-feiras, 20 horas. As atividades são: célula, discipulado, intenso mover de Deus, salvação, cura, libertação e enchimento do Espí-rito Santo. Já, na primeira segunda-feira do mês, acon-tece o culto do ministério, às 19:30, no Salão Ágape.

Priscilla Vieira

Mais informações sobre o Ministério Ponto de Partida, ligue para: Glinger Adriano (31) 8402-6993 / Pr. Adão Wesley 8312-0074.

Foto

s:Pr

isci

lla V

ieira

Foto

s:M

arce

lo A

lecr

im

Foto

s: A

tila

no M

urad

as

Pastora Margareth de Souza

Glinger e Roberto

14 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Culto no Mineirinhoigreja

Como é de costume, nossa igreja se reuniu no Mineirinho para mais uma virada de ano aos pés do Senhor. A ade-são ao evento foi total. O ginásio estava completamente tomado por irmãos não só da nossa igreja, mas também de ou-tras. Todos os períodos de louvor foram dirigidos pelo Diante do Trono acom-panhado do grupo de dança e coreo-grafia, e a condução do culto realizada pelo pastor Márcio Valadão. A decora-ção estava impecável e de bom gosto: presentes dependurados no teto e dois enormes potes de azeite ao lado de um pote de farinha. Os primeiros simboli-zavam a época festiva em que vivemos, enquanto, o segundo, a expectativa de quem inicia o “Ano da Restituição”, que jamais nos falte o azeite e a farinha na botija. O público também se encarregou de decorar o ginásio com cartazes que fazem alusão ao “Ano da Restituição”: “Restitui-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com espírito voluntário”; “Restituição”; “Também hoje vos anun-cio que tudo vos restituirei em dobro”.

Durante o culto aconteceram ati-vidades de significância para a igreja como um todo, tais como, unção de to-dos os membros e orações a favor de mi-nistérios específicos da igreja. O pastor Gustavo Bessa conduziu esse momento de oração chamando à frente irmãos e irmãs líderes dos ministérios para que orassem. O pastor Joãozinho orou pelos missionários, a pastora Isildinha Mu-radas orou pelas crianças e juniores, o pastor Lucinho Barreto pelos jovens, a pastora Ângela pelos gideões, o pastor Emerson pelas células e novos converti-dos e o pastor Sérgio pelas famílias.

Antes de pregar, o pastor Márcio lançou um desafio para toda a igreja: dobrarmos o número de células a cada ano até alcançarmos e ultrapassarmos o nosso alvo de ganharmos para Jesus 10% de Belo Horizonte até 2020. Atu-almente, temos 1.500 células. O alvo é termos 3 mil células no final de 2014, 6 mil células no final de 2015, 12 mil no final de 2016, 24 mil ao final de 2017, e assim por diante. O princípio básico para essa multiplicação é simples: cada célula gerar mais dez novos membros a cada ano, o que redundará no nasci-mento de uma nova célula. O alvo é to-talmente possível se cada um de nós se empenhar.

A uma hora da virada do ano, o pas-tor Márcio pregou sobre o texto de Sal-mos 126, desafiando nossa igreja a plan-tar, mesmo que com lágrimas, para ver os resultados abençoados por Deus.

À meia-noite, toda a igreja estava de joelhos orando e adentrando o Ano da Restituição. Veja nas fotos de Jean Assis um pouco do que aconteceu no Culto da Virada.

Atilano Muradas

Foto

s: J

ean

Assi

s

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 15

entrevista

“Happy Hour é a hora mais feliz”

Desde agosto de 2013, a Mocidade oferece aos jovens da nossa igreja dois dias de Happy Hour por semana. Não o típico Happy Hour em que amigos se encontram em algum lugar por aí, para jogar conversa fora. A proposta é bem diferente e tem alvo certo: reunir a juventude com o objetivo de aproximá-la de Jesus e da Palavra de Deus. O responsável por essa ideia é o pastor Luis Felipe Lima que, há 3 anos, desenvolveu junto aos amigos do Núcleo São Bento o projeto do ministério Happy Hour. Luis Felipe serviu no ministério ao lado do pastor Sandro Gonzalez, por mais de 10 anos, em que também trabalhou com louvor e ensino bíblico. Atualmente, ele é pastor voluntário da Mocidade e junto ao pastor Flavinho Marques lidera o Ministério Happy Hour. Em entrevista exclusiva ao Atos Hoje, o pastor Luis Felipe explica em detalhes como funciona o Ministério Happy Hour.

Atos Hoje: Quando nasceu o projeto do Ministério Ha-ppy Hour?Pr. Luis Felipe: O Happy Hour começou em 2011, no Núcleo São Bento, a partir de uma reunião de amigos para debaterem a respeito do que mais sentiam falta na igreja. A palavra mais comentada foi “discipula-do”. O desejo de todos era buscar e viver de maneira mais intensa como membros do Corpo de Cristo. E foi depois desse bate-papo que surgiu o projeto do minis-tério.

Atos Hoje: Por que foi escolhido o nome Happy Hour?Pr. Luis Felipe: O nome Happy Hour tem o conceito universal de encontro de amigos para se divertirem depois da semana de trabalho. Dentro desse conceito, como cristãos, sabemos que a hora mais feliz do nosso dia é quando nos encontramos como Igreja, para ado-rarmos a Deus e celebrarmos a Jesus Cristo. Por isso, Happy Hour é a hora mais feliz do nosso dia porque, afinal, estamos expressando o momento perfeito do nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

Atos Hoje: Qual é a proposta do ministério?Pr. Luis Felipe: Queremos levar as pessoas a um rela-cionamento crescente com Jesus por meio de um disci-pulado que capacite cada um a exercer seu dom para abençoar o próximo.

Atos Hoje: Quais são as atividades desenvolvidas no ministério?Pr. Luis Felipe: Temos os Grupos de Ação nos quais são desenvolvidos projetos e estudos dirigidos, e as células. Os Grupos de Ação desenvolvem projetos de missões, mercado e igreja. Esses projetos têm o intui-to de encorajar o jovem a desenvolver seus dons na área que Deus o vocacionou. Acreditamos que nossa fé cresce de forma exponencial quando estamos ser-vindo a Deus. Além dessas atividades, há o Culto Ha-ppy Hour, aos domingos, e o Happy Day, que é um dia dedicado à comunhão entre os membros do ministério e das células.

Atos Hoje: Há algum estudo dirigido aplicado nos gru-pos e nas células?

Pr. Luis Felipe: Nossas células procuram acompanhar os estudos que são direcionados para toda a igreja. Nos grupos de ação e nas células para casais do Happy Hour aplicamos estudos dirigidos. Também temos uma célula com ensinos bíblicos aprofundados. No sábado, de 15 em 15 dias, acontece o grande grupo quando reunimos os pequenos grupos para um estudo em conjunto. Num primeiro momento, todos estão reunidos, recebendo o mesmo ensino e, num segundo momento, as pessoas são divididas em grupos para refletirem sobre o ensino compartilhado.

Atos Hoje: Como é realizado o acompanhamento das pessoas que frequentam o ministério?Pr. Luis Felipe: Primeiramente, pelos líderes de célu-la e pastores do Happy Hour. Temos buscado, junta-mente aos cursos da igreja, capacitar cada vez mais os líderes de célula. A partir das células, temos os dados de todos e conseguimos nos aproximar, envolver e de-senvolver cada um. A estratégia do Happy Hour possi-bilita que os pastores conheçam cada um pelo nome e tenham um relacionamento mais orgânico com cada pessoa da Mocidade como um todo e principalmente desenvolver a fé de cada um.

Atos Hoje: Como é a estrutura de funcionamento do Happy Hour?Pr. Luis Felipe: Eu e o pastor Flavinho somos os líde-res do ministério. Contamos com o auxílio de outros líderes formados na Lagoinha e que fazem parte do time que constrói toda a estratégia e decisão do Happy Hour. Praticamente, todos os membros da equipe são líderes de célula ou de grupos de ação do ministério. Dentro dessa equipe temos os responsáveis pela comu-

nicação, design, logística, recepção e eventos.

Atos Hoje: Quando vocês se reúnem e quem pode par-ticipar do Happy Hour?Pr. Luis Felipe: Nossas reuniões de células e grupos de ação acontecem todos os sábados, às 17:30, na Casa da Mocidade. Aos domingos, temos o Culto Happy Hour, às 19:30, no Salão CEU. Qualquer jovem que seja soltei-ro ou casado, pode participar de todas as atividades do nosso ministério e será muito bem-vindo.

Kátia Brito

Saiba mais informações sobre o Happy Hour.

Ligue para o Pr. Luis Felipe (31) 8699-1595 ou para o Pr. Flavinho 8793-7701. Você também pode enviar um e-mail para [email protected] ou acessar facebook.com/happyhouribl

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o e

arqu

ivo

pess

oal

Pastores Luis Felipe e Flavinho

16 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Entre em contato com a Rede de Adolescentes: (31) 3270-8600 (telefone geral) / pastores – (31) 8489-2741 / 8402-6457 / 8445-0021 ou mande um e-mail para [email protected] ou acesse o site www.interteen.com

ATIVIDADES SEMANAIS

Cultos – aos domingos, 10 horas, no Salão CEU e às 18:15, no Tabernáculo.

Curso de Batismo – aos domingos, às 10 horas, no Salão CEU e às 16 horas, no Espaço Nova Canaã.

adolescentes

ministério de crianças e juniores (mcj)

O Culto de Natal do MCJ que

aconteceu no dia 22 de dezembro,

foi maravilhoso. O Coral Infantil

da Fábrica de Artes, regido por Pa-

trícia Valadão, presenteou a igreja

com uma linda cantata encenada.

Agradecemos ao pastor Ricardo

e à irmã Adriana Nunes, que se

empenharam, a todos os coristas

e à regente, que abrilhantaram o

culto das crianças e juniores.

Cantata encenada

Se você trabalha com a faixa etária de 7 a 12 anos, não se esqueça que temos um curso agendado. Todos os professores de 7 a 12 anos estão convocados para o curso.

Data: 10 de janeiro, sexta-feira, às 19 horas, na casa do MCJ.Local: Rua Caetano Marques, 54 – Telefone: (31) 3429-1250.Investimento: Um brinquedo educativo (se possível).

Curso de capacitação e reciclagem para PROFESSORES do MCJ

A próxima classe de batismo para os

juniores (10 a 12 anos) terá início no

dia 2 de fevereiro. As inscrições já

estão abertas e as vagas são limitadas.

Os interessados devem ligar para o

MCJ: (31) 3429-1250.

Atenção, pais de juniores

Foto

s: M

arus

e

Foto

s: A

rqui

vo d

o M

inis

téri

o

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 17

ministérios

jovens adultos

Amados jovens da Mocidade Lagoinha e irmãos da nossa igreja,

cremos que estamos no caminho e na direção correta em busca da transformação da nossa juven-tude. Temos observado que a cidade de Belo Hori-zonte e a sua juventude estão sendo transformadas pela graça maravilhosa de Cristo. Além disso, a mo-cidade da nossa igreja tem experimentado coisas lindas vindas da parte do Senhor. Não somente por meio do pragmatismo dos números, mas também por meio das conversões, consolidações, transferên-cias, casais de jovens namorados que se casam, de adolescentes que crescem e se tornam jovens e das conversas e aconselhamentos em nosso gabinete.

Por meio do nosso trabalho, como um todo, experi-mentamos e vimos a glória de Deus em nosso meio.

Acreditamos que tudo isso só foi possível por meio da unidade do Corpo de Cristo. Somos gratos pela ajuda que tivemos de vários ministérios e seto-res da nossa querida igreja, que participaram desta jornada conosco. Foi essencial o apoio de cada pes-soa, o auxílio material e moral que recebemos e as intercessões que foram a nossa cobertura espiritu-al ao longo desse ano. A Mocidade é muito grata a Deus pelo ano de 2013.

O ano de 2013 chegou ao fim e visualizamos que teremos em 2014 um ano repleto de expectativas, de uma nova jornada alicerçada em Deus para a cons-trução de novos projetos e a consolidação de todo

trabalho que já iniciamos no ano que se passou. Queremos manter o diálogo e a comunhão com to-dos os setores da nossa igreja, pois somos parte de um Corpo maior e jamais queremos caminhar inde-pendentes. O único caminho possível para o pleno sucesso é a unidade e a total dependência de Deus. Mais uma vez nos colocamos à disposição no que for preciso e sempre com as mãos estendidas para par-cerias em novos projetos.

Na graça e na paz do nosso Senhor Jesus Cristo,

Pastores Lucinho Barreto, Richarde Guerra e Equipe da Mocidade

Venha conhecer o Pub da Mocidade, lugar reservado especialmente para os jovens baterem um papo legal, ouvirem música ao vivo de qualidade, comerem uma comida boa e terem momentos de muita descontração e comunhão! O Pub está localizado no 3º andar da Casa da Mocidade e aberto ao público às sextas, aos sábados e domingos, após os cultos da Mocidade.

Às terças, quartas e quintas, o espaço é reservado para eventos particulares. As reservas devem ser feitas com o pastor Allan: (31) 8647-4211.

Onde os Jovens Adultos se encontram

CULTO – Todos os sábados, no Tabernáculo, das 19 às 21 horas. Durante esse culto existe uma sala especial para as crianças entre 3 e 12 anos (sala 7 - unidade I).

PROGRAMA ACESSO LIVRE – Todos os sábados, às 22 horas e reprises às terças-feiras, 23 horas, na Rede Super.

PRIMEIROS PASSOS – Aos sábados, no Colégio Cristão, sala 11, unidade 2, às 17 horas (procurar Márcio).

PROGRAMA “PARA MAIORES” – Na Rádio Super FM 90.1 – Aos sábados, das 11 às 12 horas.

SIMPLESMENTE MULHER – No último domingo do mês, dia 26 de janeiro.

Entre em contato com os líderes do Ministério Jovens Adultos: (31) 8402-6731 (pastores Leozão e Carol), e-mail: [email protected]

18 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Sabendo que seu fi-lho não era chegado em religião, a mãe se espan-tou ao ver Juquinha ajo-elhado ao lado da cama, de mãos postas, e per-guntou: - O que está fazendo, meu filho? - Tô orando pra que o Rio Amazonas vá pra Bahia. - O rio Amazonas na Bahia? Mas, por que, meu filho? - Porque foi isso que eu escrevi na prova de Geografia.

Dentre as diversas opções de açúcares disponíveis nas prateleiras dos supermer-cados, às vezes fica difícil escolher. O açú-car refinado, aquele branquinho bonito, é o mais popular e certamente o mais vendido, mas está longe de ser o mais saudável. Para chegar a este estado de brancura, o açúcar recebe diversos aditivos químicos, que bus-cam melhorar seu gosto e aspecto, mas que levam consigo a maioria dos nutrientes. Para se ter ideia, 100g de açúcar mascavo, o mais puro de todos, contém 85mg de cálcio, 29mg de magnésio, 22mg de fósforo e 346mg de po-tássio, enquanto a mesma quantidade de açú-car refinado tem 2mg de cada nutriente. Na primeira parte do processo de fabricação do açúcar, a cana é moída para que o caldo doce seja extraído. O caldo é aquecido para retirar as impurezas e evaporado em seguida, quan-do vira um xarope e segue para o cozimento, etapa em que aparecem os cristais de açúcar que conhecemos. A adição de produtos quí-micos acontece na etapa final, o refinamento. A nutricionista da clínica Super Healthy, Pao-la Moreira, listou os principais açúcares con-

sumidos para que você entenda as diferenças entre eles e escolha o melhor para você.Açúcar mascavo: é o açúcar em seu estado bruto, apresentando uma concentração de vi-taminas e minerais maiores do que os outros tipos. Tem um sabor mais acentuado devido aos resíduos de melaço.Açúcar demerara: passa por um leve proces-so de refinamento, por isso, apresenta colora-ção marrom-clara e grãos grandes. Utilizado na Europa como açúcar de mesa e produzido nas Ilhas Maurício a partir de cana-de-açúcar cultivada em rico solo vulcânico.Açúcar refinado e cristal: passam por um refinamento realizado em três repetições, no qual toda substância que não é sacarose é eliminada. Ambos têm baixa concentração de minerais e diferem apenas no tamanho do grão. O açúcar de beterraba, muito utiliza-do nos Estados Unidos, apresenta estrutura idêntica ao açúcar refinado.Açúcar de confeiteiro: o açúcar refinado moído, para ficar mais fino.Açúcar jaggery: produzido na Índia rural, é marrom-escuro e por passar um procedi-mento de fervura apresenta sabor mais forte e sabor mais doce do que a sacarose pura.

(Fonte: Marina Lopes – UOL).

Foi instituído para ser comemorado a cada 50 anos, como uma espécie de ano da liberdade: os is-raelitas escravizados por outros israelitas deveriam ser libertados, e as terras dos antepassados, devol-vidas aos legítimos proprietários. Também a terra deveria descansar após ter sido lavrada (Lv 25.8-55). Não há menção na Bíblia de que Israel realmente co-memorasse o ano do jubileu.

Fonte: 777 Curiosidades bíblicas, Ed. Vida

Frase da semana“O bom legado é aquele que deixa quem o perpetue.”

(Alex Arafer)

Quando for escrever um texto, evite frases ambíguas (confusas) ou de duplo sentido. Elas ocorrem em consequência da má pontuação ou da má colocação das palavras. A ambiguidade deve ser evitada com a utilização de termos

que expressem clara e objetivamente o que se pretende dizer. Exemplos:

1 - Alice saiu com sua irmã. Corrija para: “a irmã dela” ou “a irmã de uma amiga”.

2 - Um ladrão foi preso em sua casa. Corrija para: “na casa dele” ou “na casa da vítima”.

3 - Pintaram o quarto da casa em que durmo. Corrija para: “no qual durmo” ou “na qual durmo”.

Colaboração: Pr. Lúcio Barreto (pai)

A Oração

Ano do Jubileu

Saiba qual açúcar é melhor para você

Textos: Atilano Muradas / Ilustração: Rafael Guimarães

Foto

: e R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 19

células

O Impacto Vida retornará com suas atividades a partir do dia 17 de janeiro. As inscrições estarão abertas a partir dessa data. Informações: Secretaria do Impacto Vida (31) 3429-1355.

Célula AdultoIrmãos, iniciamos o “Ano da Restituição”! E neste mês de janeiro traremos em nossas células quatro temas básicos para nossa vida cristã. O nosso objetivo é preparar cada líder e membros das nossas células para receberem tudo o que o Senhor deseja nos restituir. A seguir, acompanhe e aprenda com a nossa primeira lição de 2014. Que Deus abençoe a todos!

estudo 1 - curando a fé ressequida

Quebra-gelo: Sabemos que Deus é poderoso para fazer mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20). Mas, às vezes, por causa de várias circunstâncias, temos essa convicção “atrofiada” que nos inibe de continuar a caminhada. Pense: Há alguma área da sua fé que precisa de cura (generosidade, serviço, comunhão, obediência, disciplina, paixão pelo perdido, dentre outros)?

Louvor: Músicas ou hinos que falem de cura ou da bondade de Deus.

Texto-base: Mateus 12.9-14

Jesus deseja curar nossa fé, mão ressequida como mostra o texto, para que vivamos uma vida plena. Por que o Senhor quer curar a nossa fé? Pelos seguintes motivos: 1. Pertencemos a Ele (somos comparados a ovelha descrita no texto bíblico); 2. A fé mirrada pode nos colocar num buraco (de onde a ovelha precisava ser retirada) e 3. Pelo valor que temos (como ele conclui comparando nosso valor em relação à ovelha). A questão é: Como Ele fará isso por nós ou nos apropriaremos dessa cura? Jesus deu uma única ordem: “Estende a tua mão”. E quando tivermos a mesma atitude receberemos e depois compartilharemos a nossa cura.

Perguntas:

• A Palavra de Deus: Para aquele homem ter sua fé “desatrofiada”, Jesus liberou uma palavra de poder e autori-dade. Nossa fé precisa ser encorajada. E, essa força e coragem vem por meio da Palavra de Deus (Rm 10.17). Não devemos cair em mecanismos vazios que apenas encobrem uma religiosidade. Precisamos ouvir a Palavra de Deus disciplinadamente e dar a essa Palavra a devida honra em nossos corações. Para que a nossa fé esteja acima das circunstâncias, sentimentos ou “buracos” onde caímos. Então, como anda o seu ouvir a Deus? Você tem tido tempo diário com Deus (devocional)? Já leu a Bíblia toda ou pelo menos o Novo Testamento?• A obediência: O homem precisou colocar em prática o que lhe fora dito. Às vezes, racionalizamos a fé e criamos explicações para as dificuldades que passamos, atrofiando a nossa fé. Há alguns dias, em uma de nossas células, uma irmã testemunhou: “O Senhor requereu de mim um espírito ensinável”. Na verdade ela estava dizendo, com outras palavras, que entendeu que precisava prestar contas a uma liderança fixa e ser envolvida em uma visão que proporcionasse o amadurecimento de sua fé. Você se considera uma pessoa submissa à sua igreja local, célula e liderança? Por quê?• Comunhão: Por último, aquele homem precisou se expor diante dos outros para ser curado. Não seremos cura-dos se hesitarmos em sermos tratados diante de outros ou resistirmos à comunhão. Alguns pecam dizendo: “Nin-guém tem nada a ver com minha vida”. Os que pensam assim, ainda não descobriram os benefícios da comunhão. Comunhão e cura estão diretamente ligados. Leia Sl 133, Ef 4.25, Tg 5.16 e 1Jo 1.7. Dê uma nota de 0 a 10 para seu envolvimento com a sua célula.

Conclusão: Os três tópicos relacionados acima são os pilares que de fato influenciam o desenvolvimento da nossa fé. Estabeleça uma nova disciplina com a Palavra de Deus. Aos novos convertidos sugerimos que comecem o estudo bíblico pelo evangelho de João até Apocalipse. Se já realizou esse estudo comece no livro de Gênesis. Se você ainda não faz parte de uma célula, integre-se a uma. E, se já faz parte dessa visão, envolva-se nos cursos e se disponha a fazer algo além do que já tem feito. Firme sua comunhão com a sua liderança e inicie o “Ano da Restituição” com a sua fé sarada. Creia, Jesus deseja curar a sua fé!

Cursos Lagoinha ao seu

alcance Bairro Guarani

Curso Maturidade

Sexta-feira – 20 horas.Curso Treinamento

Segunda-feira, 20 horas.Informações: (31) 8402-5380

(Glaura Márcia).

Alunos do curso de Treinamento ainda po-dem comprar o kit formatura até o dia 10 de janeiro. O valor é de R$ 35,00. Não deixem para a última hora, pois as camisas para a formatura serão confeccionadas a partir de encomenda. Para adquiri-lo, compareça à Casa de Células, que fica à Rua Beberibe, 164 – São Cristóvão. Informações: (31) 3429-1350 / 1356.

Professores do CFC1- Você que ministrou aulas do curso no se-mestre passado e tem o interesse de abrir uma nova turma no primeiro semestre de 2014, ligue na secretaria do CFC: (31) 3429-1356.2- Atenção! A apresentação dos alunos será no dia 2 de fevereiro, às 9 horas, no Templo. Já a formatura acontecerá dia 9 de fevereiro, às 18 horas, no Tabernáculo. Informações: (31) 3429-1356 /1350.

Novas turmas do CFCJá estão abertas as inscrições para as novas turmas de 2014. A seguir, saiba qual o foco e o público alvo de cada curso:

Primeiros Passos – Destinado ao novo con-vertido que deseja ser batizado e à pessoa que deseja ser integrada à nossa igreja (no caso de transferência).

Maturidade – Curso para pessoas conver-tidas e já batizadas. Os módulos aplicados são: Escrituras, Salvação, Discipulado, Prin-cípios de Fé e Espírito Santo.

Treinamento – Para pessoas convertidas e que tenham feito um curso bíblico regular. Os módulos aplicados são: Evangelismo, Consolidação, Igreja em Célula, Autoridade Espiritual e Liderança.

Informação sobre horários e dias dos cursos ligue na secretaria do CFC: (31) 3429-1356.

Foto

: e R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

20 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

células

Célula InfantilLição 1 - Livro Sem Palavras (página amarela)

Versículo para memorizar: João 3.16

Louvor - Música do “Livro Sem Palavras”Quebra-gelo - Apresente à criança o “Livro Sem Pala-vras” e peça para uma delas ler uma das páginas do livro. Seguramente ela lhe dirá que não há nada escrito. Essa é a deixa para que você comece a apresentar-lhe a mensagem do Evangelho por meio das cores.

Introdução - Tenho uma

mensagem especial para vo-cês! Ela é chamada de “Livro Sem Palavras” justamente porque não contém nenhuma palavra. Esse livro também não tem figuras, mas posso contar a mais linda história com as cores que há em suas páginas. A história desse li-vro se encontra na palavra de Deus, a Bíblia. A cada sema-na vamos examinar uma das páginas coloridas desse “Livro Sem Palavras”. Hoje vamos co-meçar com a página amarela.

Andamento: Do que vocês se lembram quando veem a cor amarela? (deixe as crianças responderem). Quando vejo essa página amarela ela me lembra de um lugar muito es-pecial, de incrível beleza, onde a rua é feita de ouro puro. A Bíblia diz que esse lugar é chamado de céu. O céu é um lugar real e maravilhoso, pois lá existe uma cidade inteira

de ouro e o fundamento dessa cidade é de pedras preciosas. Há 12 lindas portas de pérola e um rio de águas cristalinas. O céu é um lugar perfeito, por-que foi criado por Deus e tam-bém é a casa de Deus.Na Bíblia Deus nos fala sobre coisas que não vamos ver no céu como o sol, a lua, as lâm-padas, a tristeza, as lágrimas, as doenças, a morte e o peca-do. Nenhum pecado pode en-trar no céu porque estragaria esse lugar perfeito, onde Deus vive (explique para a criança o que é pecado e suas conse-quências). A Bíblia também nos fala sobre algumas mara-vilhas que vamos ver no céu como: anjos, mansões, o livro do Cordeiro e o Senhor Jesus. Sabe quem vai morar nessas mansões e andar em ruas de ouro? A Bíblia diz que no Livro da Vida está escrito o nome de todas as pessoas que irão morar no céu por cre-

rem em Jesus como Salvador. Jesus disse aos seus discípulos que fossem a toda parte e con-tassem aos outros que Ele é o único caminho para o céu. A Bíblia diz que Jesus vai voltar um dia para levar ao céu todos os que creram nele como Sal-vador (Atos 1.9-11).

Conclusão - Deus ama você e quer que você vá para o céu com Ele! Você está pronto para ir para o céu quando Jesus voltar? Acredita que Jesus morreu e ressuscitou para que possa ser perdoado? Ele vai mudar você por dentro, para que possa viver com Ele para sempre no céu um dia. Depois de apresentar a lição, convide as crianças a receberem a Cristo, ore com elas.

Momento Missões - Leia para as crianças a primeira parte do testemunho do missioná-rio escolhido entre os que in-

dicamos (Samuelito, Hudson Taylon, Nilda da Argentina e David Livingtone).

Importante: Você pode adi-quirir o “Livro Sem Palavras” e o testemunho de um dos missionários sugeridos na APEC (Aliança Pró Evangeliza-ção da Criança), que fica à Rua Carijós, 115 – Centro.

Testemunho célula infantil

As células infantis do Bairro Silveira e da Graça fizeram a última festa do ano de 2013. Nessa festa compareceram 25 crianças, sendo que 5 eram membros de uma das células. Para as crianças que não conheciam a Jesus foi um momen-to muito gostoso, pois foram honradas e coroadas como príncipes e princesas de Jesus. No final, as líderes das células utilizaram o “Livro Sem Palavras” para falar sobre o plano de salvação para os pequeninos. As 20 crianças receberam a Jesus! Foi uma experiência muito marcante e temos a cer-teza de que por meio delas conseguiremos alcançar suas fa-mílias para Cristo.

carta da coordenação de células infantis

Tempo de agradecer“E as ruas se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão” (Zacarias 8.5)

Depois de mais um ano de muita dedicação, chegou o momento de celebrarmos em nos-sas células e compartilharmos as experiências de mais uma etapa que foi vencida. A equipe de coordenação das células infantis expressa gratidão a cada líder pelo amor, comprometimen-to, paciência e participação nos nossos encontros do ano de 2013. Tivemos um ano de muitas experiências e sempre procuramos acertar em nossas escolhas. Acreditamos que o apoio dos líderes foi essencial para superarmos as nossas expectativas. Muito obrigado a todos vocês que caminharam conosco nesse último ano, sabemos que não foi fácil, mas temos a certeza de que valeu a pena.

Nossos pequeninos membros das células nos emocionaram nesse processo de aprendiza-gem. Cada olhar, sorriso e os questionamentos demonstraram que as crianças precisam de nós. Que possamos responder a esse chamado de trabalhar com crianças, que sejamos fortes e cora-josos, pois temos uma missão a cumprir: a de ensinar os pequeninos no caminho em que devem andar (Provérbios 22.6). Em 2014 prossigamos com o propósito de levar o amor do Pai a essa geração e cumprir a tarefa que o Senhor Jesus nos deixou.

Coordenação de Células Infantis

NOVAS CéLULAS

CIDADE BAIRRO DIA/HORA TIPO LíDER TELEFONE

Belo Horizonte Graça Terça / 19:30 Crianças Érika Vilaça Costa (31) 3442-6121

Belo Horizonte Concórdia Quarta / 22 horas Jovens Fernanda Schneider Thabit

(31) 3332-1973 / 9601-2128

Contagem Alvorada Segunda / 20 horas Mulheres Flávia Diniz Correa Eduardo

(31) 3352-0199 / 9856-4425

Foto

: Arq

uivo

do

Min

isté

rio

Foto

: e R

epro

duzi

do d

a In

tern

et

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 21

Clínica da Alma Abertas as inscrições para a Esco-

la de Restauração Intensivo Módulos 1 e 2. Início das aulas em 6 de janei-ro e término em 29 de janeiro. As aulas serão ministradas as segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 16 horas e das 19:30 às 21:30. Os temas do módulo 1 são: Limpeza espiritu-al, vergonha e suas consequências, dependência emocional, identidade, autoestima, rejeição, passividade da mente, perdão, espírito de Jezabel e outros. Já os do módulo 2 são: Com-plexo de superioridade e inferiori-dade, identificando os laços de alma, medo e insegurança, influência de-moníaca na infância, adoração: re-frigério para a alma ferida, reconhe-cendo as maldições hereditárias e outros. As inscrições são realizadas por e-mail ou pessoalmente, na sede do ministério (Rua Manoel Macedo, 1.324, São Cristóvão - Central das Re-des da Lagoinha), e-mail: [email protected]ções: (31) 3429-9514 / 3429-9515.

Estância ParaísoSe você deseja um renovo espiri-

tual, libertação, cura interior, cresci-mento e ainda investir um tempo de qualidade com Deus, não deixe de participar dos cursos. Moriá: 20 a 23 e 25 a 28 de janeiro. Programa Renovo: 11 a 15 e 24 a 28 de fevereiro. Acam-pamento do Espírito Santo: 31 de ja-neiro a 2 de fevereiro. Escola Inten-siva de Intercessão: 27 a 30 de março. Inscrições pelo site: www.estanciapa-raiso.lagoinha.org

Informações: Joana / Fernanda (31) 3691-6430 / 3691-6413 / 9272-8749, e-mail: [email protected]

Últimas vagas - Curso Casados para Sempre

Estão abertas as inscrições para o curso que começará em 1 de feve-reiro de 2014, que tem o objetivo de fortalecer os casamentos, aplicando princípios da Palavra de Deus. O cur-so tem a duração de 14 lições, uma a cada semana, e o investimento é de R$ 120,00 por casal (podendo ser pago em dinheiro, débito ou cartão de cré-dito dividido em 2x). As inscrições podem ser realizadas às terças-feiras,

das 9 às 18 horas, na Casa Pastoral (Rua Pitangui, 527, São Cristóvão); às quintas-feiras, às 19:30, no Taberná-culo, durante o culto da Família e aos domingos, das 10 às 12:30, na Praça da Fonte. Informações: Pr. Narciso Marques (31) 8488-2764, e-mail: [email protected] / www.casadosparasempre.net

Ministério Hombridade

Estão abertas as inscrições para os cursos do Ministério Hombridade. São eles: Homem ao Máximo; Homens fortes em tempos difíceis; Homens: Comunicação, sexo e dinheiro. As aulas terão início em 2 de fevereiro. Inscrições e informações pelo site: eventos.lagoinha.com / Contato: Fauzi Hamzi (31) 8878-0226 / 3427-7014.

Escola de NoivosEstão abertas as inscrições para o

próximo curso de noivos que começará dia 2 de fevereiro, para quem vai se casar até dezembro de 2014. Têm prio-ridade os membros da nossa igreja, que poderão realizar a inscrição até o dia 24 de janeiro. Entre os dias 27 e 30 de ja-neiro estarão abertas também para noi-vos de outras igrejas, se houver vagas. No ato da inscrição, os noivos deverão apresentar documentos e comprova-ções: uma foto 3x4 do noivo e outra 3x4 da noiva; carta de apresentação e auto-rização assinada pelo pastor, caso sejam membros de outras igrejas; caso sejam divorciados, haverá uma entrevista, an-tes, na Casa Pastoral e deverá ser apre-sentada uma cópia da certidão de casa-mento com a averbação do divórcio; se viúvos, cópia da certidão de óbito; me-nores de 18 anos, carta de autorização dos pais. É imprescindível a apresenta-ção dos documentos citados. Inscrições: Na Casa Pastoral (Rua Pitangui, 527, São Cristóvão), das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Importante: os divorciados devem agendar entrevista na secretaria do Ministério Vida em Família, antes da inscrição. Atenção: as inscrições se encerram no dia 30 de janeiro de 2014 e não serão realizadas aos domingos. Realizar a Escola de Noivos é um pré--requisito para aqueles que pretendem se casar nas dependências da nossa igreja ou terem o casamento celebrado por um dos nossos pastores. Informa-

ções: (31) 3429-9400 / 8793-2550 ou por e-mail: [email protected]

Curso de Finanças Crown

Estão abertas as inscrições para o curso de finanças para adultos, casais, crianças e adolescentes. O curso tem duração de três meses e se iniciará nos dias 23 e 24 de fevereiro. Valor: Crian-ças e adolescentes R$ 40,00; adulto in-dividual R$ 70,00; casais R$ 90,00. As inscrições são realizadas no site: www.financaslagoinha.com (com pagamento por depósito ou transferência bancária) e aos domingos, das 10 às 13 horas, na Praça da Fonte - entrada pelo Salão Ága-pe (com pagamento por cartão de débi-to ou crédito). Informações: Pr. Célio e Inês (31) 8477-0034 / 3427-4130.

Ministério Rhema Reconciliação

Estão abertas as inscrições para dois cursos do Rhema, que se inicia-rão em 26 de fevereiro com término em 11 de junho: Curso de Batalha Es-piritual e Cura Interior (módulos 1 e 2) e Escola de Libertadores. Mais in-formações: Ministério Rhema (Rua Pi-tangui, 527, São Cristóvão – Casa Pas-toral), (31) 3429-9400 ou 8793-6474.

Melhor Idade1-Em fevereiro será realizado o

Impacto e Encontro com Deus para a Melhor Idade, destinado às pessoas maiores de 60 anos. Mais informações em breve.

2-Todas as quartas-feiras, às 15 horas, na Casa da Honra (Rua Joazei-ro, 20, São Cristóvão) os irmãos da terceira idade se reúnem para o Culto da Melhor Idade. Informações: (31) 3429-0550; e-mail: [email protected]

Culto do Ministério Ponto de Partida

Convida os taxistas para o culto do ministério, que acontecerá amanhã, 6 de janeiro, às 19:30, no Salão Ágape. Convide outros colegas taxistas e sua família para um momento de intenso mover de Deus, salvação, cura, liber-tação e enchimento do Espírito Santo.

Informações: Pr. Adão Wesley (31)

8312-0074 e Glinger Adriano 8402-6993.

Curso de preparação para batismo

Para se batizar ou transferir é necessário fazer a Jornada da Aliança, curso preparatório para o batismo, com duração de 3 meses, lembrando que para se transferir, a duração do curso é de 5 semanas. O curso é gratuito e não é necessário fazer inscrição. Turmas aos SÁBADOS, às 16 horas, no 3º andar do Templo – falar com Leila (31) 9896-5736; às 16:30, na Central das Redes, sala 3 (Rua Manoel Macedo, 1.324, São Cristóvão – falar com Priscilla (31) 8738-3788); aos DOMINGOS, às 19 horas, no Salão Esperança (Rua Manoel Macedo, 360, São Cristóvão – falar com Valéria (31) 9439-5136). Caso não tenha disponibilidade de comparecer às turmas supracitadas, entre em contato com o pastor Marco Antônio – verifique outras datas e horários: (31) 8421-4875 / 3478-6500. E-mail: [email protected]

Culto Plenitude da Graça

Não perca o culto Plenitude da Graça, que acontece todos os domin-gos, das 17 às 19 horas, à Rua Pitangui, 405, São Cristóvão. O responsável pela reunião é o pastor Eleonardo Ribas e os enfoques principais são ensino e discipulado. Informações: (31) 8793-2888 / 3429-9450.

Palestra consagração de filhos

Você que deseja consagrar seus filhos ao Senhor, precisa antes parti-cipar de uma das palestras de consa-gração de filhos, realizadas no 2º e 3º domingo do mês, às 9 horas, no Salão Fé. O “Culto de Consagração” acontece toda última quinta-feira do mês, no Tabernáculo, quando temos uma pro-gramação especial. Venha e traga seus convidados. Informações: Central da Família – Rodrigo ou Alexandre (31) 3429-9400, ou na Escola de Pais – Joa-quim 9755-7117, ou pelo e-mail: [email protected]

Central de InsCrIções

Se você acessa a Inter-net, faça inscrição para muitos eventos da igreja diretamente no site: eventos.lagoinha.com

é mais fácil e prático!

AgendA“Quem examina cada questão com cuidado,

prosperará” (Pv 16.20 )

22 Atos hoje Domingo, 5 de janeiro de 2014

Mulheres em AçãoNão perca o culto Mulheres em

Ação que acontece todas as quartas-feiras, às 19:30, na Casa Rosada (Rua Beberibe, 133, São Cristóvão), exceto na última quarta do mês, devido ao culto Mulheres DT. O Ministério prepara mulheres para ajudarem outras mulheres. O culto é dirigido pela pastora Ana Lúcia. Contatos: [email protected] (31) 8489-2512 / 3429-1300.

Participe da Vigília Todas as sextas-feiras, às 23:30,

acontece a Vigília da Lagoinha. Este é um evento ininterrupto há mais de 28 anos, em nossa igreja. A reunião ocor-

re no Tabernáculo e vai até as 6 horas da manhã. Informações: Pr. Joaquim (31) 8458-9025 / 3429-9450. E-mail: [email protected] e blog www.vigiliaibl.blogspot.com.br

Homens unidos na caminhada

Se você deseja crescer espiritual-mente e se tornar um homem, espo-so e pai segundo a Palavra de Deus, venha participar, às segundas-fei-ras, 19:30, no Salão Fé, da reunião do Ministério Homens da Promessa. Além disso, todos os sábados, às 8 horas, os participantes do ministé-rio se encontram em frente à igreja da Pampulha para uma caminhada.

Informações: (31) 3444-6432 / 8804-3619.

Ministério EliezerSolteiros, viúvos e divorciados,

venham cultuar a Deus e fazer no-vas amizades no culto do Ministério Eliezer, que é celebrado todos os sábados, às 19 horas, no Salão Es-perança. Informações: Pr. Marcelo Evangelista (31) 8402-9744.

Mães de Minas contra o crack

Mães, venham participar todas as quintas-feiras, às 14 horas, no CRE-DEQ (Rua Itajubá 1.138, Sagrada Fa-mília) de reuniões sobre o tema “De-

pendência Química”. Uma equipe de profissionais, composta de psicólogo, advogado e assistente social, prestará esclarecimentos sobre o tema. Infor-mações: Pra. Patrícia (31) 8793-2906.

» atenção: se você deseja publicar a agenda do seu núcleo/igreja, por favor, envie-a para o e-mail [email protected]

Domingo, 5 de janeiro de 2014 Atos hoje 23

ADVOCACIA - Tel.: (31) 3295-2534AÇÃO TRABALHISTA EM GERAL

RESCISÃO INDIRETA - INSAL. - DANO MORAL/CÁLCULO

FAMÍLIA - DIVÓRCIO / PENSÃO ALIMENTICIA / INVENTÁRIOS

COBRANÇAS INDEVIDAS - SPC/SERASA

TELEFONIA, ACIDENTES DE TRÂNSITO

SOLUÇÕES RÁPIDAS / CONSULTA GRÁTIS

EDNA PEREIRA - OAB/MG-62.946 / MARÍLIA AVELAR - OAB/MG-41.692Av. Augusto de Lima, 1263 - Lj. 07B - Barro Preto

Em frente à Justiça do Trabalho - BH - MG“Não recuarei, nada temerei, comigo está o Senhor!”

R$

POR MÊS19,90

DECESSOS FAMILIAR (ASSISTÊNCIA FUNERAL)

MORTE ACIDENTAL

ASSISTÊNCIA A PESSOAS E AO DOMICÍLIO

SEGURO RESIDENCIAL

WWW.SOSSEGO.COM.BR/FAMILIA LIGUE JÁ 0800.770.0906

Se você deseja conhecer mais sobre a Bíblia e adquirir ferramentas para tornar-se um líder transformador, o seu lugar é no CTMDT (Campus Belo Horizonte).

Local das aulas: Central das RedesPara conhecer a grade curricular e as orientações para o Processo Seletivo, leia o EDITAL 2014, disponível em nosso site: www.ctmdt.com

Outras informações: (31) 3641-5112.

CURSOS DURAÇÃO

Curso Intensivo em Liderança e Transformação 1 ano

Curso de Teologia Pastoral 3 anos

Estude no CTMDT, Campus Belo Horizonte