Árvores de problemas e soluções -...

2
Dando continuidade ao nosso processo de análise de riscos e de elaboração de um Plano de Salvaguarda, após separarmos os riscos em internos e externos às comunidades, sugiro darmos um passo a frente e elencar cada um dos problemas internos e analizá-los por meio da utilização do marco lógico, baseado na árvore de problemas e soluções. O exemplo a seguir foi produzido na Bolívia, pelos técnicos do Ministério da Cultura, a partir da manifestação denominada Ichapekene Piesta, durante o processo de capacitação destes técnicos. O problema escolhido foi a dificuldade de transmissão por parte das gerações mais velhas aos mais novos. Este problema se converte no “tronco” da árvore. A partir dele são identificadas as causas – que se convertem nas raízes – e, depois, as consequências – as quais se tornam a copa da árvore, conforme a figura a seguir. Depois desta identificação, o problema central se transforma em objetivo central, as causas dos problemas se transformam em ações e as consequências em resultados a serem atingidos. Ou seja, a árvore de problemas passar a ser vista de maneira positiva, convertendo-se em objetivos e metas a alcançar.

Transcript of Árvores de problemas e soluções -...

Dando continuidade ao nosso processo de análise de riscos e de elaboração de um Plano de Salvaguarda, após separarmos os riscos em internos e externos às comunidades, sugiro darmos um passo a frente e elencar cada um dos problemas internos e analizá-los por meio da utilização do marco lógico, baseado na árvore de problemas e soluções. O exemplo a seguir foi produzido na Bolívia, pelos técnicos do Ministério da Cultura, a partir da manifestação denominada Ichapekene Piesta, durante o processo de capacitação destes técnicos. O problema escolhido foi a dificuldade de transmissão por parte das gerações mais velhas aos mais novos. Este problema se converte no “tronco” da árvore. A partir dele são identificadas as causas – que se convertem nas raízes – e, depois, as consequências – as quais se tornam a copa da árvore, conforme a figura a seguir.

Depois desta identificação, o problema central se transforma em objetivo central, as causas dos problemas se transformam em ações e as consequências em resultados a serem atingidos. Ou seja, a árvore de problemas passar a ser vista de maneira positiva, convertendo-se em objetivos e metas a alcançar.

A partir destas metas e objetivos se iniciou a montagem de uma matriz com os elementos da árvore de soluções. Esta matriz pode servir de base para um Plano de Salvaguarda.