As 005 view

12
Ano I Edição 5 13 a 19 de dezembro de 2013 Congresso de Grupo de Jovens da Assembléia de Deus é um sucesso Assédio moral no Serviço Público pode gerar graves punições Deu no Face: Polêmicas da falta de água e SC-477 >pág. 12 >pág. 9 >pág. 8 Polícia Civil apreende munições não permitidas

description

Jornal A Semana de Papanduva, 13 a 19 de dezembro de 2013

Transcript of As 005 view

Page 1: As 005 view

16 a 12 de dezembro de 2013

Ano I Edição 5 13 a 19 de dezembro de 2013

Congresso de Grupo de Jovens da Assembléia de Deus é um sucesso

Assédio moral no Serviço Público pode gerar graves punições

Deu no Face: Polêmicas da falta de água e SC-477

>pág. 12

>pág. 9

>pág. 8

Polícia Civil apreende munições não permitidas

Page 2: As 005 view

2 6 a 12 de dezembro de 2013Opinião

Fim de Ano, Fim de Ciclo

Todo fim de ano é um fim de um ciclo, de trabalho, de estudos, de vida enfim. Não importa se você começou seu projeto em janeiro ou ontem. Estamos chegando em um tempo de repensar. Repensar os caminhos, repensar as escolhas, repensar até os companheiros de jornada. Tomamos as melhores decisões em 2013?

Este é o momento onde as pessoas honestas colo-cam as mãos em suas consciências, tentando encontrar os seus erros, para corrigi-los. Onde pensaremos se fizemos realmente o melhor por aqueles que precisavam de nós. Se aquilo que prometemos, nós cumprimos. Não há quem não cometa erros. Mas o erro só se torna pecado quando, ao ser feito sem intenção e por fim identificado, insistimos nele. Claro que isso não se aplica a quem já comete o erro – ou pecado - de caso pensado. A esse dificilmente haverá arrependimento. Somente se de suas ações ou omissões ele mesmo for o maior prejudicado, ou por um milagre que desfaça sua cara-de-pau.

Mas vamos nos ater aos de bom coração. Vamos aproveitar esse momento de fim de ano para analisar onde erramos e acertamos. E ao achar onde erramos, vamos analisar tudo para que possamos concertar. Os acertos, infelizmente, são passageiros. Mas os erros, principal-mente se menosprezados, tendem à eternidade.

Jornal A Semana

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho

Diretora comercial: Angela Kohler

Diagramação: JC Publicidades | 47 96561211

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação:

Papanduva

A democracia é um sistema imperfeito. Nunca é demais repetir este alerta. Mas acredito que alguns libertários com viés mais anarquista levaram a lógica para um extremo perigoso. Hoppe é o grande ícone deste grupo, quando lembra que a demo-cracia é um “deus que falhou”. A questão, porém, é outra: se a democracia for vista como uma espécie de deus, naturalmen-te ela estará fadada ao fracasso. Aliás, qualquer modelo irá falhar, sempre! Eis o ponto importante aqui: todos os modelos políticos para convívio em sociedade te-rão inúmeros problemas. Perfeição é algo que não existe quando se trata de seres humanos.

Não é correto, portanto, atacar um sistema imperfeito com base em utopias. Podemos – e devemos – apontar os riscos e os defeitos da democracia. Mas não acho honesto fazê-lo de cima de uma torre de marfim, oferecendo em troca um paraíso platônico construído nas nuvens da ima-ginação. O papel aceita qualquer coisa. A abstração é capaz de produzir os mais belos mundos. O diabo está nos detalhes. Quando o sonho precisa dar lugar à prática, aí é que mora o perigo. E a experiência mostra que revoluções idealistas costumam acabar muito mal. Anarquia não virou sinônimo de caos à toa, ou por conta de alguma cons-piração mirabolante de intervencionistas.

Os liberais são realistas a ponto de perceber isso. Eis a grande diferença entre eles e seus colegas libertários anarquistas. Como disse Og Leme, todo liberal é um anarquista frustrado. Ele costuma achar linda a utopia de uma sociedade sem Esta-do, mas depois acorda para a vida e encara sua existência como uma espécie de “mal necessário”, como disse Thomas Paine. A expressão pode parecer contraditória à primeira vista, mas faz sentido, pois lem-bra que certos males demandam remédios muito amargos ou dolorosos. Liberais ja-mais adoram o Estado e, portanto, nunca poderiam colocar a democracia num altar divino. Logo, o deus não falhou; ele jamais existiu! O problema são as malditas alter-nativas concretas, invariavelmente piores.

Hoppe chega a demonstrar certo sau-dosismo, preferindo a monarquia em vez da democracia, se tiver que escolher entre ambas. Ele, ao contrário de Mises, não vê a mudança como progresso. Mas acredito que Hoppe está bastante enganado, e nesse caso se trata de um fenômeno empírico: basta observar se há mais ou menos liber-dade individual nos países democráticos hoje. Novamente, que a democracia gerou vários problemas novos, isso é fato. Mas daí a afirmar que no passado havia mais liberdade para a maioria dos indivíduos, isso já é bem diferente – e, creio, absurdo. As

democracias mais avançadas, com sólidas instituições e uma cultura de liberdade, quase sempre são capazes de, gradualmen-te, corrigir as maiores falhas e sobreviver, com razoável grau de estabilidade e liber-dade. Olhando a história da humanidade, não é pouca coisa!

O liberalismo é, em sua essência, demo-crático. Mário Vargas Llosa considera os pressupostos básicos do liberalismo “a de-mocracia política, a economia de mercado e a defesa do indivíduo frente ao Estado”. A propriedade privada e o Estado de Direito são bandeiras claramente liberais. Mas o liberalismo é mais que isso. Basicamente, ele é “tolerância e respeito aos outros, e, principalmente, a quem pensa diferente de nós, quem mantém outros costumes e adora outro deus ou simplesmente nenhum”. Var-gas Llosa descarta utopias: “Logicamente, salvo nas belas utopias dos anarquistas, não há como prescindir da existência de um poder. Mas é possível, sim, contê-lo e opor-lhe contrapesos para que não se exceda, que não usurpe funções que não lhe competem e não sufoque o indivíduo”.

O liberal está preparado para viver entre discordâncias e diferenças, num ambiente de pluralidade em que ninguém se arroga o monopólio da justiça. Por isso existem tantos tipos de liberais discordando entre si. Não se trata de um grupo monolítico, que abraçou alguns dogmas simplistas e ponto final. Trata-se da defesa de uma so-ciedade aberta, como colocou Karl Popper, ao contrário de algum sistema fechado e acabado. Para Popper, “a importante e difícil questão das limitações da liberdade não se pode resolver mediante uma fórmu-la seca e cortante”. Mas isso não é motivo para desânimo: “E o fato de sempre haver casos fronteiriços, longe de assustar-nos, deve converter-se em mais uma coluna de nossa posição, visto como, sem o estímulo dos problemas políticos e das lutas desse tipo, a presteza dos cidadãos em lutarem por sua liberdade logo desapareceria e, com ela, a própria liberdade”.

Propriedade privada, Estado Demo-crático de Direito, economia de mercado, tolerância, liberdade de expressão e indi-vidualismo, estas são as expressões que, no meu entendimento, melhor resumem a postura liberal. Com isso em mente, há muito que ser feito para melhorar o mundo ainda, garantindo mais liberdade aos in-divíduos. A democracia, enquanto meio, é uma aliada dos liberais nesta empreitada.

RODRIGO CONSTANTINO é economista e presidente

do Instituto Liberal.

Liberalismo e democracia por Rodrigo Constantino

Page 3: As 005 view

36 a 12 de dezembro de 2013

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Petrobras Câmara concede sete novos títulos de cidadania papanduvense

A Petrobras, que já foi um dos maiores orgulhos dos brasileiros, tem quase 33% de chances de ir à falência nos próximos dois anos. Pelo menos é o que

diz uma análise da admi-nistradora de investimen-tos americana Macroaxis, especializada em fazer esse tipo de cálculo. Se é fato ou manobra para especulação,

isso só o tempo irá dizer. Mas parece que a gestão de Graça Foster em frente da estatal não tem agradado muito aos acionistas, ver-dadeiros donos da empresa.

2014 iniciará com Campeonato de Futebol de Campo em Papanduva

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Após um longo tempo sem eventos esportivos no Campão, a Diretoria Muni-cipal de Esportes realizará um campeonato já no início de 2014. A competição ini-ciará no dia 26/01/14, mas antes haverá reunião para definir chaveamento e es-clarecer o regulamento da competição. Interessados em participar devem entrar em contato com a DME através do fone 3653-2973.

Na última quarta feira dia 10, aconteceu na Praça da Liberdade o evento da chegada do Papai Noel em Papan-duva. Muitos munícipes prestigiaram o evento que contou também com a inauguração da Casa do Papai Noel, que ficará aberta diariamen-te para visitação das 8h às 17h.

A Câmara de Vereadores de Papanduva concedeu sete títulos de cidadania papanduvense na sessão do dia 03 de dezembro. São eles:

Cidadão honorário: Sr. Yoshio Shiokawa, Sr. José Olandir Delara Borges, Sr. Ermino Antonio Hendges, Sr. Arildo Fernandes Dias .

Vulto Emérito: Sr. Soter

Povaluck, Sr. Ernesto Res-sel, Sra. Eugênia Faryniak Zenf.

Parabéns a todos os agraciados e a Câmara Mu-nicipal pela iniciativa.

Page 4: As 005 view

4 6 a 12 de dezembro de 2013

Geral

Anuncie: 47 3653.2725

Page 5: As 005 view

56 a 12 de dezembro de 2013

Polícia

POLÍCIA CIVIL APREENDE MUNIÇÕESA Polícia Civil de Papanduva

deu cumprimento a quatro man-dados de busca e apreensão na tarde desta quarta-feira (4). O objetivo era localizar armas e mu-nições utilizadas para caça ilegal e outras finalidades criminosas.

Em uma das residências, os policiais encontraram mate-riais para recarga de cartuchos, munições intactas de vários calibres e diversas munições já deflagradas. Entre as munições intactas, havia projéteis de cali-bre restrito, como .45 e fuzil 5.56.

O suspeito G.P. foi preso em flagrante pelo delito de posse ilegal de munições de calibre permitido e restrito. A operação contou com apoio da Polícia Mi-litar de Papanduva.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu nesta segunda-feira (09) reverter a de-cisão do juiz eleitoral da Comarca de Papanduva, que havia cassado os mandatos do prefeito e do vice de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, o Kibe (PMDB) e Alci-des Malikoski (PT), respectiva-mente, Em julho deste ano, o juiz da 81ª julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra os dois políticos e determinou a cassação dos diplomas e a inelegibilidade por 8 anos de ambos O motivo que gerou a cassação dos diplomas foi o suposto abuso de poder político e econômico que teriam sido pra-

ticados pelo prefeito e seu vice. O Ministério Público Estadual

alegou que a Prefeitura de Monte Castelo havia distribuído revistas com conteúdos que enalteciam os atos da administração municipal, durante o primeiro semestre do ano eleitoral de 2012, e que atin-giram um gasto de R$ 20.020,00 com publicidade institucional. Na sentença, o juiz ainda havia de-cretado nulos os votos conferidos aos candidatos na última eleição, além de determinar a realização de novo pleito majoritário no município, visto que os requeri-dos obtiveram o correspondente a 50,91% dos votos válidos. Na defesa, os advogados dos políticos argumentaram que a publicação teria sido confeccionada devido

à comemoração dos 50 anos de emancipação da cidade e que não houve menção aos seus nomes na revista.

Após analisar os argumentos da acusação e da defesa, os desem-bargadores do TRE/SC, decidiram modificar a sentença de primeiro grau e devolver os mandatos aos políticos montecastelenses. Pela maioria dos votos (apenas a relatora votou contra), o TRE/SC decidiu que os políticos não abusaram do poder político e econômico, muito menos fizeram propaganda politica de forma ilegal. Da decisão do TRE/SC, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral em Brasilia.

Com informações do TRE-SC e Portal Canoinhas.

Prefeito e vice de Monte Castelo são inocentados de acusações do TRE-SC

Anuncieaqui:

47 3653.2725

Page 6: As 005 view

6 6 a 12 de dezembro de 2013

Espaço MulherFabiane Vatraz

Nesse outro exemplo, os clientes queriam inovar o visual da sua sala e cozinha, sem quebrar paredes e nem modificar o espaço, apenas alterando o layout dos am-bientes, móveis e cores.

Cozinha antes da reforma

Cozinha depois da reforma projetada pela arquiteta Sala antes da reforma

O ano chega ao fim e a vontade de renovar tanto o estilo de vida quanto os ambientes que nos cercam aumenta. É só sair por ai pra ver o povo pintando casa, limpando, lavando, mudando coisas e comprando novas…

O final do ano é o período em que re-fletimos sobre os meses que se passaram, reavaliamos nossas atitudes e fazemos

planos para que o ano seguinte seja melhor. Um dos planos mais comuns nesta

época é o da reforma da casa, pois busca--se uma harmonia no ambiente tanto para o Natal e Réveillon, quanto para o ano seguinte. Porque afinal, que mulher não adora dar aquele toque especial na casa para receber amigos ou mesmo para ficar com a família em um ambiente

aconchegante?Pois bem, falando em reformas, a con-

vidada desta semana no Espaço Mulher é a arquiteta e urbanista Fernanda Mirek. Papanduvense, de 23 anos, formada em 2012, vem abrilhantando ambientes com suas ideias.

Fernanda me passou algumas fotos de trabalhos que já realizou, e que

pode ajudar você querida leitora a ter algumas ideias de reformas em sua casa.

“O velho que pode ficar novo com apenas algumas alterações. Se a sua casa já está com uma fachada antiga e desvalorizada, porque não dar um toque especial e deixa-la nova. Por exemplo, a residência abaixo, com pequenas alterações ficou com cara nova e moderna”, diz Fernanda Mirek

Residência antes da reforma Residência depois do projeto de reforma projetado pela arquiteta Fernanda Mirek. Nota-se que com pequenas reformas e uma ampliação na parte superior, a casa ficou muito moderna e supriu as necessidades do cliente de aumentar a área da sua casa.

Dicas para renovar o seu lar, e receber 2014 com boas vibrações

Page 7: As 005 view

76 a 12 de dezembro de 2013

Espaço Mulher

Fernanda MirekArquiteta e Urbanista CAU: 139521-1

e-mail: [email protected]

Fabiane Vatraz

Meninas, eu amei as dicas que a Fernanda trou-xe para o Espaço Mulher desta semana, espero que vocês também tenham gostado. Quem quiser dicas específicas ou até um projeto de reforma para sua casa, a arquiteta Fernanda atende com hora mar-cada pelos telefones (47) 3653 2662 ou (47) 9104

0683. Mãos à obra!!!

Sala depois da reforma projetada pela arquiteta Fernanda Mirek.

Todas nós sabemos que os gastos de fim de ano são enormes... Mas isso não é mo-tivo para não inovar a casa. Fernanda nos deu algumas dicas para quem quer inovar sem gastar muito: -“Que tal apenas uma pintura ou um papel de parede, ou restau-rar aquele seu móvel antigo”?

Tendências economicamente viáveis e em alta no mercado, inovam o ambiente e deixam sua casa moderna e linda. Vale a pena conferir as dicas da Fernanda. Olha como ficou bonito!

Sala pequena com um novo visual apenas com a aplicação do papel de parede e pintura nova.

Criado mudo restaurado, em alta no mercado, apenas com uma pintura nova você terá um móvel moderno e lindo.

Todo mundo adora decorar a casa com aque-la árvore de Natal, linda e cheia de luzinhas. Porém, tudo que é colorido e bri-lhante aguça os sentidos da criançada, que parece ter os olhos nas mãos, não é mesmo mamães?

Pensando nisso, vai a dica de uma árvore de Natal feita em EVA – Es-puma Vinílica Acetinada - onde os pimpolhos poderão colocar a mão nos enfeites e redecorar do seu jeitinho. Legal essa idéia né meninas? Os enfeites têm um pe-dacinho de velcro colado atrás facilitando os mo-vimentos. Dessa forma até a criançada poderá participar da decoração natalina! Aproveitem a dica e curtam seus filhos!

Obrigada pela companhia, e até a

próxima semana.

ÁRVORE DE NATAL PARA CRIANÇAS

Page 8: As 005 view

8 6 a 12 de dezembro de 2013

'Deu no Face'

Anuncie: 47 3653.2725

CHEGOU. Alguns falaram que estava demorando, outros acha-

vam que não viria mais, porém ele manteve a tradição em Papanduva. O velho e querido Papai Noel deu as caras em nossa cidade, fazendo alegria de muita gente, princi-palmente da criançada que pode pedir ao pé do ouvido o presentinho de natal, além é claro dos pais e mães babões que postaram orgulhosos as fotos de seus anjinhos no colo do bom velhinho. Parabéns aos organizadores do evento.

INDIGNAÇÃO.

Foi o sentimento mais comum nas redes sociais ao final do campeonato brasileiro, mas não pelo fraco nível técnico ou pela falta de emoção, pois na última rodada não se disputava praticamente nada uma vez que o tí-tulo e todas as vagas importantes já estavam definidas. O motivo da revolta dos amantes do futebol desta vez e mais uma vez continua por parte da pancadaria orga-nizada. Grupos que se reúnem e marcam hora e lugar para mostrar “coragem” quando estão em bando, desta vez escolheram a bela cidade de Joinville para mostrar seus dotes de selvageria. O mais lamentável é ver que os envolvidos nunca são punidos (somente 3 presos no episódio que tinha centenas) e não se tomam medidas práticas para banir os vândalos dos estádios. Desta for-ma, mais uma vez, medidas mágicas como a de afastar essa ou aquela torcida organizada por um determinado período são apresentadas como solução para acabar com a violência, como se bandido precisasse de CNPJ para agir. Sendo assim sobrou para Santa Catarina, para Joinville, para o estádio, para a polícia, para o ministério público, para o juiz e para o árbitro, pois somente os valentões continuam inocentados.

2014 VÊM AÍ. E desta vez somente temos São Paulo pela frente. Isso

mesmo, Santa Catarina torna-se a segunda potência no futebol brasileiro com três times na elite causando eufo-ria dos torcedores. Resta saber se o time que caiu quatro vezes e nunca subiu vai conseguir novamente a chamada virada de mesa, pois boatos já existem.

MAIS UM.

Parece que as manifestações do povo papanduvense na internet e nas ruas cobrando providências quanto ao caos na rodovia estadual a SC 477 finalmente estão sur-tindo algum efeito. Na última semana foi dado mais um prazo para a obra, mas como a população já está calejada de ouvir prazos, desta vez não ousaram afirmar quando a obra seria entregue como de costume, nem tão pouco dizer quando elas reiniciariam, limitaram-se a cravar tão somente a data de uma nova licitação que deve ocorrer no final de janeiro de 2014. Desta forma se não houver nenhum “imprevisto” ou novas ações judiciais e se o tempo ajudar é lógico, a nova ordem de serviço deverá ser dada a tempo pelo governador Colombo, pois bem sabemos que como é ano eleitoral há certas restrições. Assim, aguardamos o asfalto novo e liso, para podermos colocar aqui as fotos da obra concluída, mas por enquanto vamos deixando aqui uma imagem da situação atual e real da rodovia afinal de contas não é objetivo de ninguém enganar o cidadão que sofre há décadas com o descaso de vários governos.

SECA. Não, Papanduva não sofre

nenhum problema climático como os que acontecem no nordeste brasileiro, pois o velho e conhecido São Pedro está dosando as chuvas de forma irrepreensível, mesmo assim, dia após dia cidadãos de Papanduva usam o face-book para reclamar das tor-neiras que ficam secas em vários bairros da cidade. Mesmo os que têm a famosa caixa d’ água, que não deveriam ter problemas na visão de alguns, fazem seus depoimentos, pois a escassez do líquido H2O chega a durar várias horas, esvaziando assim todos os reservatórios. Logicamente o problema não vem de hoje, mas a população que acreditou s nas promessas de nossos administradores tem razão em cobrar uma solução, afinal de contas, desculpas não enchem as caixas.

ENQUANTO ISSO. A CELESC segue contribuindo para o clima natalino

fazendo piscar as luzes de toda cidade, além de alavancar as vendas de geradores de eletricidade e lanternas.

CONTINUA. O caso do picareta que se passou por médico ainda é o

mais comentado, curtido e compartilhado em Papanduva, alimentado pela nota de esclarecimento do médico que teve seu registro clonado pelo falsário que prestou serviços à prefeitura de Papanduva em 2013. Após a revelação do rosto do médico real bom como do falsário pelo jornal A Semana, os casos de mau atendimento estão sendo relata-dos aos montes, gerando dúvidas a respeito de pacientes que podem ter tido complicações ou até mesmo perdido a vida devido à má prática da medicina pelo falsário. Além disso, outros internautas mais objetivos querem saber quanto o $upo$to doutor recebeu durante o período em que atendeu em Papanduva e se este recurso será ressarcido aos cofres públicos. Sendo assim o que mais as pessoas se perguntam é, quem são os responsáveis pela contratação desastrosa e se estes irão ser responsabilizados, pois até agora o que se viu foi a tentativa de diluição da culpa, além é claro da velha prática de tentar abafar o caso.

PARABÉNS AOS COLEGAS. Bem menos badalado que o dia dos médicos e advo-

gados, mas não menos importante, comemorou-se no dia 11 de dezembro o Dia do Engenheiro. Desta forma parabenizo aos colegas que tem a missão de traduzir os desejos das pessoas a fim de tornar seus sonhos em realidade. Parabéns Engenheiros, civis, eletricistas, eletrô-nicos, mecânicos, de produção, de automação, agrônomos, florestais, ambientais etc.

Por Altanir Dominiak

Page 9: As 005 view

96 a 12 de dezembro de 2013

Espaço Jurídico EmpreendedorismoO CLIENTE SEMPRE TEM A RAZÃO!

O CLIENTE SEMPRE TEM A RAZÃO. Quem nunca ouviu esta frase? E ela esta correta, afinal, nós trabalhamos para atender os desejos dos clientes. Sem cliente sua empresa não pode existir! Não teria menor sentido.

O cliente sempre tem a razão? Sim, ele sempre tem a razão, mas também tem a emoção. Aqui esta o problema, às vezes a emoção distorce as situações e nos coloca em situações delicadas que exigem muito jogo de cintura.

Lembre-se sempre que você esta lidando com pessoas, elas são diferentes, dependendo do dia elas se transformam em pessoas diferentes. Elas vivem com problemas, TPM, compromissos, dívi-das, e assim por diante. Mas no momento em que elas entram na sua empresa elas precisam se sentir a melhor pessoa do mundo! Precisam de carinho, atenção e um cuidado especial.

A melhor forma de desenvolver estratégias de sucesso, realizar modificações na condução do seu negócio ou abrir novos mercados é sem sombra de dúvidas, perguntar o que os seus clientes querem ou o que eles acham. É preciso conhecer seu cliente e oferecer a eles o que eles buscam com a razão. Você já parou para pensar na importância em gerenciar sua certeira de clientes?

Estabelecer parcerias com clientes exige muitas ações corretas e inteligentes. É preciso agradar o maior número de pessoas dife-rentes, com a mesma forma de agir. Esta parceria em longo prazo com os clientes, nós definimos como Fidelização.

Fidelizar um cliente começa desde o primeiro contato, a primeira abordagem. A empresa necessita de um cadastro deste cliente, não apenas com dados de contato ou números de documentos. Este cadastro deve descrever um pouco mais, o ideal é preencher os gostos pessoais, o que fazem nas horas de lazer, onde se informação, enfim, quais são os interesses.

Nem todo cliente que compra seus produtos ou contratam seus serviços necessitam de uma ação de fidelização, por que muitas vezes eles sequer irão retornar a sua empresa. Por outro lado, tem aqueles, que chamamos de público-alvo. Estes sim devem ter maior atenção e investimento para estabelecer a parceria tão desejada.

Quando o cliente chegar à sua empresa ou loja, receba-o com atenção, pergunte o nome, se não souber ou não lembrar, diga que está à disposição para ajudá-lo e se apresente com simpatia, não seja exagerado ao falso. Veja qual a necessidade e os desejos, e assim apresente uma solução. A partir dessa abordagem cordial, o caminho estará aberto para o sucesso entre a relação cliente X empresa.

Invista no seu cliente que ele investira em você!

SUCE$$O E MUITO TRABALHO!

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

DR. LUIZ EDUARDO SALIBA,Advogado inscrito na OAB/SC nº 33.396, pós-graduando em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário Aplicado, Procurador Jurídico efetivo da Câmara Municipal de Papanduva – SC.

Hoje muito se discute acerca do assédio moral no local de trabalho, sobretudo em es-tabelecimentos privados, mas e se tal abuso é praticado contra servidor público? Qual o posicionamento tem adotado nossos tribunais?

O assédio moral vai muito além do que uma simples provocação no local de trabalho, como uma crítica ácida, um comentário sar-cástico, uma “tiradinha de sarro”. Trata-se de uma campanha psicológica com o objetivo de prejudicar uma determinada pessoa, fazendo que ela seja rejeitada no ambiente de trabalho, afetando seriamente sua produtividade e seu relacionamento com seus colegas.

Atualmente, chegam inúmeros casos de assédio moral contra servidores públicos ao Poder Judiciário. Quando o local de trabalho é um estabelecimento particular, compete a Justiça do Trabalho julgar os casos desse tipo de assédio, mas no caso dos servidores públicos deve-se procurar a Justiça Comum, pois é ela que detêm competência para analisar os casos envolvendo servidores públicos.

Sabe-se também que os trabalhadores da iniciativa privada são mais vulneráveis a esse tipo de abuso, porém a estabilidade no empre-go dos servidores não tem impedido os mais diversos tipos de assédio.

Em razão destes inúmeros casos que têm chegado ao Judiciário, o STJ - Superior Tribunal de Justiça, já tem inúmeras decisões, ou seja, jurisprudência, em casos de assédio moral contra servidores públicos. Nos últimos anos o Tribunal da Cidadania recebeu diversos casos de abusos cometidos por agentes do estado, muitas vezes servidores nomeados ou comissionados, contra colegas de trabalho, subordinados ou público em geral.

Mas o que tem chamado a atenção é a inédita decisão do STJ em considerar que o assédio moral é ato de improbidade administrativa, o que deve nortear as próximas decisões da Corte. Neste caso o Prefeito de uma cidade do Rio Grande do Sul passou a perseguir uma servidora que teria denunciado o “chefe” por irregularidade ao Ministério Público.

De acordo com o processo, o prefeito teria ameaçado colocá-la em disponibilidade, além de conceder férias forçadas de 30 dias, o que já configura o assédio moral. Mais surpreendente ainda foi a decisão do prefeito de colocar a ser-vidora de “castigo” por quatro dias em uma sala. Para a relatora do caso, ministra Eliana Calmon, tratou-se de um “caso clássico de assédio moral, agravado por motivo torpe”.

Seguindo o voto da relatora, os julgadores reconheceram o assédio como ato de improbi-dade, e condenou o prefeito à perda dos direi-tos políticos e multa equivalente a cinco anos de remuneração mensal à época dos fatos. A decisão se deu na análise de Recurso Especial (REsp 1.286.466)*.

O assédio moral, por fim, seja no serviço público ou privado é um ato covarde, e deve ser combatido por todos na sociedade. Um trauma psicológico pode ser irreversível e prejudicar, além da vítima, todos que convivem com a assediada.

Se você foi vítima de assédio moral, converse com sua família, desabafe, e principalmente, resguarde seus direitos. Procure um advogado de confiança e seja feliz no trabalho!

*Texto baseado em informações da Assessoria de Imprensa

do STJ e do Conjur.

Assédio Moral Contra Servidor Público é Improbidade Administrativa

Page 10: As 005 view

10 6 a 12 de dezembro de 2013

Dicas CulturaisPor Angela Kohler

Filmes - Dica do leitor

Livro

Talentos de nossa Terra

Sherlock Sherlock é uma série de televisão britânica baseada nos

livros de Sir Arthur Conan Doyle, que mostra a história do detetive Sherlock Holmes. A série foi criada por Steven Moffat e Mark Gatiss e protagonizada por Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes e Martin Freeman como Dr. John Wat-son. Série maravilhosa,inteligente, uma adaptação fantástica do velho Sherlock Holmes para o mundo moderno.

Sherlock foi bastante aplaudida pela crítica e, em 2011, a série venceu o BAFTA de melhor série de drama e Martin Freeman venceu o prêmio de melhor ator coadjuvante. No Brasil, a série é exibida pela BBC HD. A próxima temporada atualmente esta em produção e terá seu lançamento em 25 de Dezembro de 2013.

A CAÇADuas crianças testemunham um assassinato duran-

te um acampamento com os amigos de seus pais e os irmãos que cometeram o crime pretendem silenciá-las.

Mas o pai das crianças interpretado do Brendan Fraser vai fazer de tudo para salvá-las .

O Hobbit: A Desolação de Smaug

Retrata as aventuras de Bilbo Bolseiro, um pacífico hobbit que, ao lado de um grupo de anões e do mago Gandalf, tentará recuperar o tesouro tomado pelo dragão Smaug. Durante esta jornada, ele se depara com o anel de poder possuído por Gollum.Nessa segunda parte da aventura,Bilbo e seus companheiros tentarão entrar na Montanha Solitária,para tentar recuperar o tesouro reclamado pelos anões.Mas antes precisarão enfrentar os perigos da Floresta das Trevas e de seu majestoso líder,o elfo Thranduil.

Lançamento nos cinemas em 13 de Dezembro de 2013.

Coleção A Mediadora (6 Volumes)

Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos eles então é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente nova-iorquina comum, se não fosse por um pequeno detalhe: ela conversa com mortos. Suzannah é uma mediadora, em termos místicos, uma pessoa cuja missão é ajudar almas penadas a descansar em paz.

Com muito humor, a série A Mediadora, de Meg Cabot nos apresenta a vida desta mediadora que tem certo horror a prédios antigos: quanto mais velho um edifício, maiores as probabilidades de alguém ter morrido dentro dele. Filha de um pai-fantasma nada ausente e uma nova família, que inclui um pai adotivo e três irmãos postiços, a história começa com a mudança de Suzannah para uma casa mal-assombrada.

Esta semana no Talentos de nossa Terra vamos conhecer Ma-riléia Becker Sampaio dos Santos, que é filha de Maurilio Becker e de Maria Luiza Leffeck Becker (falecida). Mariléia é casada com Marcio José Sampaio dos Santos , mãe de Marcela Sampaio dos Santos e Maria Helena Sampaio dos Santos .Ela nasceu com um dom muito especial, uma criati-vidade que despertou a 5 anos, quando começou a fazer artesa-nato, utilizando, fibras, tricolina, algodão, cetim , e outros mate-riais. Não chegou a fazer curso, viu o trabalho de outra pessoa e a criatividade despertou junto com muita força de vontade e talento. Começou fazendo bonecas e agora não tem limites, faz enfeites para cozinha, páscoa, bonecos de todos os modelos e agora no natal fica

difícil escolher com a variedade de maravilhas de enfeites de Natal para deixar nossa casa ainda mais linda para a chegada do Papai Noel. Para quem quer conhecer de perto este trabalho lindo , ad-quirir seus produtos e encher sua casa de beleza e alegria, Mariléia mora e trabalha na Rua Henrique Martins Haas, 295, Bairro São Cristovão, telefone 47 9102 1832 ou 47 9671 0771, visite também sua página no Face: Mariléia Be-cker Sampaio dos Santos.

“Um homem que trabalha com as mãos é um operário; um homem que trabalha com as mãos e o cérebro é um artesão; mas um homem que trabalha com as mãos e o cérebro e o coração é um artista.” ―Louis Nizer

Parabéns Mariléia!

Típico de nossa região, o artesanato é muito forte e além de hobby é importante fonte de renda para muitas famílias.

Profissão: Artesão

Page 11: As 005 view

116 a 12 de dezembro de 2013

Muita impulsividade e confiança nem sempre combi-nam. Entretanto, quando estão na dose certa, os resultados são surpreendentes e per-mitem alçar grandes voos. É tempo de ir em frente e agarrar as oportunidades.

Os relacionamentos po-dem passar por provas que servem para testar o seu comprometimento com o parceiro. É tempo de avaliar se existe algo que está afetando a tranquilidade de suas relações.

Ideias contraditórias dei-xam você confuso. Os pensa-mentos talvez não estejam se encaixando bem no contexto atual. É tempo de refletir sobre o momento para não tomar atitudes que não condizem com a realidade.

A firmeza e a perseveran-ça são qualidades a serem cul-tivadas para se lidar de forma mais amena com a confusão de emoções. É tempo de acolher os sentimentos para que sejam aliados na evolução pessoal.

Ser capaz de admitir as próprias falhas é uma atitude nobre. Melhor ainda é reco-nhecer que os outros também podem errar. É tempo de ser mais humilde para acolher as dificuldades.

Aperfeiçoar-se deve ser no momento a sua meta prin-cipal. Para isso é preciso que trabalhe com toda a dedicação. É tempo de aproveitar todos os sinais que facilitam o seu trabalho e se tornar ainda mais competente.

A insegurança pode de-correr da dificuldade de men-surar o quanto você deve expor seus sentimentos. Equilibrar as emoções é a chave. É tempo de ser mais objetivo para lidar com as tensões.

Se ainda tiver reservas quanto a manifestar seus sentimentos, talvez seja a hora de tentar mudar isso. É tempo de expressar emoções como forma de esclarecer para si mesmo as decisões que quer tomar.

Mesmo sabendo dos desafios que encontrará pelo caminho, a perspectiva de explorar novos horizontes só aumenta o entusiasmo. É tempo de aproveitar cada opor tunidade para chegar mais perto de onde deseja.

Confiança é tudo de que você precisa para acreditar que ainda pode mudar para melhor. É tempo de reconhecer seu valor, investir nas suas quali-dades e caminhar na direção da realização dos seus sonhos.

Compartilhar o sofrimento dos outros pressupõe que você não julgue os motivos pelos quais estão sofrendo. Significa caminhar lado a lado. É tempo de ter sensibilidade para ser mais solidário.

É preciso reavaliar os sonhos que não se enquadram nas circunstâncias atuais. Para isso, é melhor definir com clareza até onde é possível chegar. É tempo de se orga-nizar para prevenir surpresas desagradáveis.

Jóia Rara

Variedades

Anuncieaqui:

47 3653.2725

11/12 - Sibelly de lima

11/12 - Juh glonek

11/12 - Janise de Paula

11/12 - Geisla Albuquerque

12/12 - Marcio Busko

12/12 - Daniela Seidel

12/12 - Angela Torquat

13/12 - Adriana Gonçalves da Silva

13/12 - José Manoel Fraga

14/12 - Kriss Ramos

14/12 - Flaviano Vicente Soares

14/12 - Marcio Alves da Cruz

15/12 - Raquel Cristina

15/12 - Pablo Rodrigues

Aniversariantes do ASemana

Sexta, 13 de dezembroAline inventa uma desculpa para explicar a

discussão ouvida por César e ajuda Ninho a enterrar Mariah. Maciel acusa Pilar de sentir vergonha dele. Félix sugere que Glauce fuja do país antes que seu possível crime seja descoberto. Rinaldo pede para beijar Márcia. Aline pensa em uma forma de restaurar a procuração de César. Carlito dispensa Raquel. Niko consegue a guarda de Jayminho. Eron sente falta de Niko.

Sexta, 13 de dezembroPablito decide se fingir de namorado de Lu-

ciana para roubar o candelabro de Ronaldo. Omar estranha ao ver Luciana e Pablito juntos. Maura esquece de colocar a falsa tipoia, e Hernandez comemora a recuperação da vizinha. Meg parte para os Estados Unidos, e Giovana é consolada pela família e amigos. Luciana apresenta Pablito como namorado para a família, e todos estranham o comportamento do sujeito. Maura e Hernandez dançam salsa, observados por Sidney e Anita, que têm uma ideia para o musical.

Além do Horizonte

Amor à Vida

Malhação

Sexta, 13 de dezembroSalvador nega que tenha prestado um

falso testemunho. Amélia convence Zefinha a depor contra Ernest. Iolanda e Dália discutem por causa de Mundo. Salvador visita sua neta, Marta, no hospital. Silvia fica desconfiada ao ver Venceslau pedir dinheiro a Gertrude. Tenpa diz ao delegado que reconheceu o carro de Valter como o veículo que o atropelou no dia do roubo à joalheria. Gaia fica triste ao ver Toni e Hilda juntos e felizes.

Sexta, 13 de dezembroWilliam manipula Sandra para que minta a

André sobre o desaparecimento de Tereza. Paulinha vê Zélia sair apressada do centro de comunicações. LC defende Paulinha, e Tereza se irrita. Lili almoça com Heloísa. Marcelo conta para Álvaro que foi atacado na estrada. Kléber comenta com Matias que uma de suas armadilhas foi remexida. Tereza conta para LC que houve uma falha na segurança do centro de comunicações.

Completou mais um ano de vida foi o garotão Pedro Rafael Schulka, 12 anos, dia 13 de dezembro. Parabéns!

Parabéns a Sibelly de Lima que fez 21 aninhos no dia

11/12/13. Felicidades!

No dia 9 de dezembro, foi aniversário do querido Pe Jão Luiz Lemos. Nossos votos de

felicidades!

Page 12: As 005 view

12 6 a 12 de dezembro de 2013

CONGRESSO DO GRUPO DE JOVENS DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS

APRESENTAÇÃO NATALINA DO COLÉGIO MENINO JESUS

No dia 06/12/2013 teve início o 23º Congresso do Grupo de Jovens da Igreja Assembleia de Deus de Papanduva, com o tema “Uma Geração Revestida Contra Todos os Males deste Século”. A abertura aconteceu na Igreja do Bairro Industrial e, nos dias 07 e 08/12 teve continuidade na sede.

O Evento que teve a parti-cipação de aproximadamente 300 jovens foi coordenado pelo Evangelista Marcos Antonio Yare-nhuka e sua esposa Léia Fontoura Yarenhuka. Também contou com a presença dos evangelistas e can-tores Ricardo e Adriano, os quais ministraram a palavra de Deus, onde os membros da igreja e vá-rias pessoas convidadas puderam presenciar muitos milagres, curas e batismo no Espírito Santo.

O Jornal A Semana parabeniza a Igreja Assembleia de Deus de Papanduva por manter vivo o espírito religioso entre nossos jovens.

O Colégio Menino Jesus, referência há muitos anos no ensino infantil em nossa cidade, realizou no último dia 07 uma apresentação natalina com seus alunos. Logo após houve um jantar de confraternização com pais e amigos.