As comunidades de aprendizagens e o novo papel

9

Click here to load reader

Transcript of As comunidades de aprendizagens e o novo papel

Page 1: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

AS COMUNIDADES AS COMUNIDADES DE DE

APRENDIZAGENS APRENDIZAGENS E O NOVO PAPEL E O NOVO PAPEL DO PROFESSORDO PROFESSOR

Page 2: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

Tendo em vista as modificações Tendo em vista as modificações históricas causada pela acelerada históricas causada pela acelerada modernização da sociedade. Nos modernização da sociedade. Nos deparamos com a deficiência da deparamos com a deficiência da instituição escolar em conseguir instituição escolar em conseguir acompanhar as modificações de acompanhar as modificações de forma a abordar o conhecimento forma a abordar o conhecimento proporcionando aprendizagens proporcionando aprendizagens significativas.significativas.

Page 3: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

Várias alternativas acabam sendo Várias alternativas acabam sendo criadas como forma de inovar o ensino criadas como forma de inovar o ensino na perspectiva de suprir as na perspectiva de suprir as deficiências. Uma delas discutida nos deficiências. Uma delas discutida nos últimos anos, é a idéia de criação de últimos anos, é a idéia de criação de Comunidade Escolar, a qual baseia-se Comunidade Escolar, a qual baseia-se na inserção de diversos segmentos da na inserção de diversos segmentos da sociedade (família, universidade, sociedade (família, universidade, voluntários entre outros) junto a voluntários entre outros) junto a Escola.Escola.

Page 4: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

De forma que por meio do diálogo, da De forma que por meio do diálogo, da participação e da cooperação se possa participação e da cooperação se possa reestruturar toda a organização escolar reestruturar toda a organização escolar com vistas a melhorar o Ensino. Esta com vistas a melhorar o Ensino. Esta reestruturação implica romper com o reestruturação implica romper com o Ensino Tradicional entre quatro Ensino Tradicional entre quatro paredes, rompendo também com a paredes, rompendo também com a lógica de isolamento das áreas de lógica de isolamento das áreas de conhecimento e consequentemente dos conhecimento e consequentemente dos professores.professores.

Page 5: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

De forma que, se crie uma Metodologia De forma que, se crie uma Metodologia de Trabalho que otimize a organização de Trabalho que otimize a organização voluntária, o uso de recursos, a própria voluntária, o uso de recursos, a própria estrutura física da escola e até mesmo estrutura física da escola e até mesmo recursos tecnológicos. Com isso, cria-se recursos tecnológicos. Com isso, cria-se múltiplas situações de comunicação e múltiplas situações de comunicação e consequentemente aprendizagens, consequentemente aprendizagens, transformado a Escola em um ambiente transformado a Escola em um ambiente amplo de ensino que traga ao aluno amplo de ensino que traga ao aluno formação significativa.formação significativa.

Page 6: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

É importante deixar claro que a É importante deixar claro que a criação da comunidade escolar não criação da comunidade escolar não pode de forma alguma eximir o Estado pode de forma alguma eximir o Estado de sua responsabilidade para com sua de sua responsabilidade para com sua Educação. Tratando-se de Brasil é Educação. Tratando-se de Brasil é necessário exigir antes de tudo que o necessário exigir antes de tudo que o Estado cumpra com seu papel Estado cumpra com seu papel investindo de formas significativas nas investindo de formas significativas nas esferas que envolvem o Ensino.esferas que envolvem o Ensino.

Page 7: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

A integração entre alunos, A integração entre alunos, professores e família é uma das professores e família é uma das alavancas que torna o ensino em alavancas que torna o ensino em uma experiência bem sucedida. uma experiência bem sucedida. Acreditamos que o ensino funciona Acreditamos que o ensino funciona como uma engrenagem, uma cadeia como uma engrenagem, uma cadeia na qual toda comunidade escolar na qual toda comunidade escolar deve estar em sintonia. deve estar em sintonia.

Page 8: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

O conjunto de experiências, propostas, O conjunto de experiências, propostas, inovações que vêm surgindo nos últimos anos inovações que vêm surgindo nos últimos anos ganharam a denominação genérica de ganharam a denominação genérica de estratégias de Comunidades de Aprendizagem. estratégias de Comunidades de Aprendizagem. Elas representam atualmente uma trama Elas representam atualmente uma trama conceitual de grande potencial transformador conceitual de grande potencial transformador e proporcionam ao mesmo tempo uma e proporcionam ao mesmo tempo uma plataforma útil e apropriada para empreender plataforma útil e apropriada para empreender uma revisão em profundidade dos atuais uma revisão em profundidade dos atuais sistemas de educação escolar, para satisfazer sistemas de educação escolar, para satisfazer as necessidades de todos os alunos e da as necessidades de todos os alunos e da comunidade.comunidade.

Page 9: As comunidades de aprendizagens e o novo papel

APRESENTADO PELOAPRESENTADO PELOGRUPO SEM LIMITESGRUPO SEM LIMITES

JOSÉ ANTÔNIO PEREIRAJOSÉ ANTÔNIO PEREIRA JUVENAL BENTO DE CARVALHO JUVENAL BENTO DE CARVALHO

FILHOFILHO JORGE LUIZ R. M. JUNYORJORGE LUIZ R. M. JUNYOR JUCIMEIRE ALVES DIASJUCIMEIRE ALVES DIAS JALMINDA GANZAGA LOUÇAJALMINDA GANZAGA LOUÇA