As Pérolas

2
As pérolas Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evi desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava par as outras pérolas – disse Renata, confiante. ativou a fa!ricação de doces, p #s clientes quei$avam%se de que os doces de Renata estavam demasiado doce encomendas. &or que não aparecia outra pérola' Renata dei$ou de ser doceira q doce. nvelheceu. A menina que provou o arro"%doce, aquele dia, quase ia que!rando um dente, ao caroço era uma pérola. A mãe não quis devolv)%la a Renata, e disse* + uem sa! com elas um colar de pérolas'- ou encomendar arro"%doce toda semana. /0arlos Drummond de Andrad 1. Ap(s ler atentamente o te$to e responda 2s quest3es a seguir* a1+Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola.- /1 por acaso / 1 porque procurou !1.0om que finalidade Renata esva"iou mais pacotes de açúcar' c1.Depois disso os clientes de Renata começaram a reclamar e a devolver as enc d1 ue ver!o no te$to a indica que Renata passou a vida inteira esperando outr / 1 encontrou / 1 fa"ia / 1 envelheceu / 1 desejou e1.# te$to poderia ter outro final se a freguesa sou!esse que Renata tinha enc O conto da mentira 4odo dia 5elipe inventava uma mentira. +6ãe, a vov( t7 no telefone8-. A m a sala. ncontrava o telefone mudo. # garoto havia inventado morte do cachorro, nota de" em matem7tica, gol d mãe tentava assust7%lo* +9eu nari" vai ficar igual ao do &in(quio8-. 5elipe ri :ão e$iste ninguém de madeira8-. # pai de 5elipe tam!ém conversava com ele* +;m dia voc) contar7 uma verda ficava pensativo. 6as no dia seguinte... ntão aconteceu o que seu pai alertara. 5elipe assistia a um programa na número do telefone da casa dele. 5elipe tinha sido sorteado. # pr)mio era uma falar com voc) no telefone pra com!inar a entrega da !icicleta. < verdade8- A mãe de 5elipe fingiu não ouvir. 0ontinuou preparando o jantar em sil)nc ganhar o pr)mio. ntão ele começou a redu"ir suas mentiras. Até que um dia dei tornou%se um escritor. oltou a criar hist(rias. Agora sem culpa e sem medo. : a hist(ria de um menino que dei$a de ganhar uma !icicleta porque mentia... Rogério Augusto.olha de 9ão &aulo, >? de jun. @ B

description

Atividades de interpretação 6º ano.

Transcript of As Pérolas

As prolas

Dentro do pacote de acar, Renata encontrou uma prola. A prola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de prolas, mas sua profisso de doceira no dava para isto... Agora vou esperar que cheguem as outras prolas disse Renata, confiante. E ativou a fabricao de doces, para esvaziar mais pacotes de acar.Os clientes queixavam-se de que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que no aparecia outra prola? Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente s fazia arroz-doce.

Envelheceu.

A menina que provou o arroz-doce, aquele dia, quase ia quebrando um dente, ao mastigar um pedao encaroado. O caroo era uma prola. A me no quis devolv-la a Renata, e disse: Quem sabe se no aparecero outras, e eu farei com elas um colar de prolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana.

(Carlos Drummond de Andrade)

1. Aps ler atentamente o texto e responda s questes a seguir:

a)Dentro do pacote de acar, Renata encontrou uma prola.

() por acaso()porque procurou

b).Com que finalidade Renata esvaziou mais pacotes de acar?

c).Depois disso os clientes de Renata comearam a reclamar e a devolver as encomendas. Por qu?

d) Que verbo no texto a indica que Renata passou a vida inteira esperando outra prola?

() encontrou()fazia() envelheceu()desejou

e).O texto poderia ter outro final se a freguesa soubesse que Renata tinha encontrado uma prola no meio do acar?

O conto da mentira

Todo dia Felipe inventava uma mentira. Me, a vov t no telefone!. A me largava a loua na pia e corria at a sala. Encontrava o telefone mudo.

O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemtica, gol de cabea em campeonato de rua. A me tentava assust-lo: Seu nariz vai ficar igual ao do Pinquio!. Felipe ria na cara dela: Quem t mentindo voc! No existe ningum de madeira!.

O pai de Felipe tambm conversava com ele: Um dia voc contar uma verdade e ningum acreditar!. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...

Ento aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o nmero do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prmio era uma bicicleta: verdade, me! A moa quer falar com voc no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. verdade!

A me de Felipe fingiu no ouvir. Continuou preparando o jantar em silncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prmio. Ento ele comeou a reduzir suas mentiras. At que um dia deixou de cont-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histrias. Agora sem culpa e sem medo. No momento est escrevendo um conto. a histria de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...

Rogrio Augusto.olha de So Paulo, 14 de jun. 2003, Suplemento Folhinha

Aps ler o texto, responda:

1.No incio, o texto j conta o problema de Felipe. Qual era?

2. Que mentiras Felipe j havia contado?

3. Como a me tentava assust-lo?

4. Qual foi o alerta do pai para convencer Felipe a parar de mentir?

5. Por que a me no deu ateno ao filho quando ele foi sorteado para ganhar a bicicleta?

6. Releia o trecho:"Resultado: Felipe deixou de ganhar o prmio. [...]"

a) Por que isso aconteceu?

b) Que mudana o fato provocou?

Questes 7 a 9, assinalar a alternativa correta.

7. Felipe comeou a reduzir suas mentiras porque:

(A) comeou a escrever um conto.

(B) deixou de ganhar uma bicicleta.

(C) inventou ter sido sorteado por um programa de TV.

(D) seu pai alertou sobre as consequncias da mentira.

8. No trecho A me tentava assust-lo., o termo sublinhado substitui:

(A) pai de Felipe.(B) Pinquio.(C) cachorro.(D) Felipe.

9. No desfecho do conto, ficamos sabendo que Felipe

(A) continua contando mentira para seus pais.(B) decide ler todos os livros sobre o Pinquio.

(C) torna-se um escritor e volta a criar histrias.

(D) escreve um livro de normas para o campeonato de rua.

10. A que concluso podemos chegar com base na histria?