As primeiras civilizações

9
As primeiras civilizações

Transcript of As primeiras civilizações

Page 1: As primeiras civilizações

As primeiras civilizações

Page 2: As primeiras civilizações

As civilizações dos grandes rios• As condições naturais As primeiras civilizações vão desenvolver-

se junto dos grandes rios. Ao longo dos anos, graças às constantes

cheias periódicas desses rios, deixam nas suas margens materiais fertilizantes, isto é, apropriadas para o cultivo, formando assim planícies aluviais.

O Homem inicialmente não sabia como controlar as cheias e por isso não se fixava nas proximidades dos rios, no entanto, com o passar do tempo teve que se fixar nos vales desses grandes rios.

Este para praticar a agricultura, teve necessidade de construir diques: para travar a água nas fases de inundações e canais: para irrigar as culturas.

Page 3: As primeiras civilizações

• A acumulação de excedentes A construção atrás referida foi

desenvolvida pelas comunidades dos vales dos rios e os resultados, foram óptimos: abundantes colheitas de cereais, frutos e produtos hortícolas,

dando origem à produção de excedentes.

Estes excedentes, agrícolas e artesanais, como não eram necessários para a sobrevivência das populações, começaram as trocas comercias. Esta economia, trouxe novas necessidades: efectuar contas, escrever, controlar pesos e medidas, nascendo assim a escrita cuneiforme.

O aumento da produção permitiu que alguns elementos da comunidade se libertassem da agricultura dedicando-se a outras actividades artesanais.

Page 4: As primeiras civilizações

• As aglomerações urbanas e a estratificação social Aldeamentos neolíticos foram crescendo em

número e em área, na sequência disso, esses aldeamentos deram origem a aglomerações urbanas. Esta concentração de pessoas em grandes povoados deram origem às primeiras cidades.

A cidade era o centro das actividades: Artesanais e comercias (o mercado), o poder político (o palácio), e o poder religioso (o templo).

Nestas cidades, já a sociedade era dividida em grupos com funções distintas, ou seja era uma sociedade estratificada, no qual cada um ocupava o lugar estabelecido pelo cargo/ função desempenhada.

Assim surgiram as primeiras civilizações com as suas características muito próprias.

Metais

Cobre

Bronze

Ferro

Page 5: As primeiras civilizações

• As condições naturais O Egipto localiza-se no Nordeste de

África, território desértico que fia atravessado por um grande rio, o Nilo.

Todos os anos entre Julho e Setembro, as águas do rio, invadiam as margens e vinham “dar de beber à Terra”, depositando aluviões nas margens dos rios, muito bons para a agricultura e pastorícia. Em Outubro, o rio retomava o seu leito.

Page 6: As primeiras civilizações

Agricultura

Principal actividade económica; cultivavam cereais, vinha, legumes, linho, frutos e papiro;Para controlar as cheias construíam diques e canais que os ajudava a obter água nos períodos de seca e calor.

Criação de gado

Criavam sobretudo bois, cabras, ovelhas e galinhas;Forneciam alimentos e matérias primas ;Ajudavam na agricultura ( ex.: para transporte)

ArtesanatoMuito desenvolvido e de grande qualidade;Ourivesaria, metalurgia, cerâmica e tecelagem;Para o seu fabrico usavam matérias primas do solo egípcio ou importadas do estrangeiro.

ComércioOs excedentes eram utilizados para as trocas comercias, sobretudo com povos da Mesopotâmia e Fenícios;Importavam principalmente metais e madeiras;Exportavam produtos agrícolas e artesanais, sobretudo papiro.

Page 7: As primeiras civilizações

• A sociedade egípcia A sociedade egípcia era formada por diferentes

estratos sociais, sendo uma sociedade estratificada, os seus membros eram agrupados relativamente aos critérios de nascimento, riqueza ou cargos desempenhados.

Era constituída por dois grande grupos os privilegiados e não privilegiados.

No topo estava o Faraó e na base os escravos.

Page 8: As primeiras civilizações

O Faraó no topo da pirâmide concentrava-se em três poderes:

Político Militar ReligiosoEstudemos agora os outros grupos: Nobres, sacerdotes, altos funcionários: grupo

mais privilegiado que recebia grandes doações do Faraó nomeadamente terras.

Escribas: dominavam a escrita e por isso exerciam cargos administrativos de confiança no palácio e templo.

Camponeses e artesão: constituíam cerca de 90% da população. Cultivavam as terras do Faraó e nobres a quem entregavam quase toda a produção Pagavam pesados impostos, possuindo uma vida dura.

escravos: estrato mais inferior da população, tinham os trabalhos mais duros e difíceis (domésticos, agrícolas e nas minas)

Page 9: As primeiras civilizações

• A religiãoOs Egípcios eram politeístas, isto é,

veneravam vários deuses, de diferentes formas: animais, humanos e mistos)

Ámon Ré Deus do Sol

Osíris Julgamento dos mortos

Isis Esposa de Osíris e mãe de HorusHorus deus protector do FaraóSet deusa da desordem e tempestadesThot Deus da sabedoriaMaet Deusa da justiça

O culto dos deuses era celebrado em grandiosos templos.