As Promessas de Deus

75
As As Promessas Promessas de de Deus... Deus... Cândida Maria & acreano José Pib iv marcos 2005 1

Transcript of As Promessas de Deus

Page 1: As Promessas de Deus

AsAsPromessasPromessas

dedeDeus...Deus...

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

1

Page 2: As Promessas de Deus

.....Aos Constantes.Aos Constantes

Por causa do meu nome, muitos odiarão você, mas, persevere até o final ePor causa do meu nome, muitos odiarão você, mas, persevere até o final e você será salvovocê será salvo. (Mt. 10.22).. (Mt. 10.22).

Deus nos dá limites, devemos suporta-los. Qual o pai que não corrige seuDeus nos dá limites, devemos suporta-los. Qual o pai que não corrige seu filho? E somos filhos de Deus. (Hb. 12.7).filho? E somos filhos de Deus. (Hb. 12.7).

Feliz é aquele que tem paciência no momento da adversidade, porque depoisFeliz é aquele que tem paciência no momento da adversidade, porque depois de ter passado na prova, receberá a vitória, conforme Deus tem prometidode ter passado na prova, receberá a vitória, conforme Deus tem prometido aqueles a quem ama. (Tg. 1.12).aqueles a quem ama. (Tg. 1.12).

Saiba, feliz é aquele que é perseverante. Você já ouviu da paciência de Jó, eSaiba, feliz é aquele que é perseverante. Você já ouviu da paciência de Jó, e viu o fim que o Senhor lhe deu. O Senhor é cheio de misericórdia eviu o fim que o Senhor lhe deu. O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. (Tg. 5.11).compaixão. (Tg. 5.11).Quando sofremos por amor ao nosso Senhor, somos felizes. (I Pe. 2.19).Quando sofremos por amor ao nosso Senhor, somos felizes. (I Pe. 2.19).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

2

Page 3: As Promessas de Deus

...Aos Aflitos...Aos Aflitos

Com certeza você vai se esquecer desses dias de aflição, e te lembrarás delaCom certeza você vai se esquecer desses dias de aflição, e te lembrarás dela como um rio que passou. A tua vida resplandecerá e a escuridão se tornarácomo um rio que passou. A tua vida resplandecerá e a escuridão se tornará como a manhã. Você será confiante, porque existe uma esperança; olharáscomo a manhã. Você será confiante, porque existe uma esperança; olharás ao teu redor e não terá medo, e descansarás seguro. Você vai se deitar, eao teu redor e não terá medo, e descansarás seguro. Você vai se deitar, e ninguém te aborrecerá e muitos procurarão o tua ajuda. (Jô. 11.16-19).ninguém te aborrecerá e muitos procurarão o tua ajuda. (Jô. 11.16-19).

A ira de Deus é passageira, mas no seu cuidado está a vida; o choro podeA ira de Deus é passageira, mas no seu cuidado está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl. 30.5).durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl. 30.5).

O justo passa por muitas aflições, mas o Senhor o socorre em todas elas. EleO justo passa por muitas aflições, mas o Senhor o socorre em todas elas. Ele não o deixa ser quebrado. 34.19-20). não o deixa ser quebrado. 34.19-20).

Quando você estiver doente Deus o apoiará; e o curará de sua doença. (Sl.Quando você estiver doente Deus o apoiará; e o curará de sua doença. (Sl. 41.3).41.3).

Chame por mim quando você estiver angustiado; eu te livrarei, e você meChame por mim quando você estiver angustiado; eu te livrarei, e você me dará Graças. (Sl. 50.15).dará Graças. (Sl. 50.15).

Mesmo que esteja angustiado e deprimido, Você me dará a vida; meMesmo que esteja angustiado e deprimido, Você me dará a vida; me protegeras dos meus inimigos, e a tua mão me salvará. (Sl. 138.7).protegeras dos meus inimigos, e a tua mão me salvará. (Sl. 138.7).

Quando você passar pelas águas, estarei contigo, e quando você passarQuando você passar pelas águas, estarei contigo, e quando você passar pelos rios, eles não te submergirão. Quando você passar pelo fogo, não tepelos rios, eles não te submergirão. Quando você passar pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Is. 43.3).queimarás, nem a chama arderá em ti. (Is. 43.3).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

3

Page 4: As Promessas de Deus

Não fique perturbado o seu coração. Acredite em Deus, e também em mim.Não fique perturbado o seu coração. Acredite em Deus, e também em mim. Há muitas moradas na casa do meu pai. Se não fosse assim, eu não diria.Há muitas moradas na casa do meu pai. Se não fosse assim, eu não diria. Mas eu vou preparar um lugar para vocês. (Jô. 14. 1-2).Mas eu vou preparar um lugar para vocês. (Jô. 14. 1-2).

Tudo se torna em bem para aqueles que amam a Deus, e para aqueles queTudo se torna em bem para aqueles que amam a Deus, e para aqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm. 8.28).são chamados segundo o seu propósito. (Rm. 8.28).

Pois a nossa leve e momentânea tristeza produz para nós uma eternaPois a nossa leve e momentânea tristeza produz para nós uma eterna alegria, acima de toda a comparação. (II Cor. 4.17).alegria, acima de toda a comparação. (II Cor. 4.17).

Mas Ele me disse: Fica com meu favor, saiba que na sua fraqueza, meu poderMas Ele me disse: Fica com meu favor, saiba que na sua fraqueza, meu poder se aperfeiçoa. Portanto, ficarei feliz nas minhas fraquezas, para que em mimse aperfeiçoa. Portanto, ficarei feliz nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (II Co. 12.9).habite o poder de Cristo. (II Co. 12.9).

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, paraMas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se peloque também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem – aventurados sois, pois sobre vósnome de Cristo sois vituperados, bem – aventurados sois, pois sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. (I Pe. 4. 13-14).repousa o Espírito da glória e de Deus. (I Pe. 4. 13-14).

Então um dos anciãos me perguntou: Estes que estão vestidos de branco,Então um dos anciãos me perguntou: Estes que estão vestidos de branco, quem são eles e de onde vieram? Respondi-lhe: Senhor, tu o sabes. Disse -quem são eles e de onde vieram? Respondi-lhe: Senhor, tu o sabes. Disse - me ele: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suasme ele: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Ap. 7. 13-14).vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Ap. 7. 13-14).Deus enxugará de seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nemDeus enxugará de seus olhos toda a lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas. (Ap.pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas. (Ap. 21.4).21.4).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

4

Page 5: As Promessas de Deus

...Para os crentes

Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra, e vive tranqüilo. (Sl. 37.3).

Disse - lhe Jesus: Se tu podes! Tudo é possível ao que crê. (Mc. 9.23).

Pois isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso. (Mc. 11.24).

Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria. (Lc. 17.6).

Mas a todos os que o receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. (Jo. 1.12).

Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. (Jo. 3.14-15).

Então Jesus lhes declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. (Jo.6.35).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

5

Page 6: As Promessas de Deus

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça em trevas. (Jo. 12.46).

Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. (Jo. 14.12).

Não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Rm. 1.16).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

6

Page 7: As Promessas de Deus

...Para os humildes

Embora o Senhor seja excelso, atenta para o humilde, mas ao soberbo conhece de longe. (Sl. 138.6).

Não fez a minha mão todas as coisas, e assim vieram a existir? Diz o Senhor. É para este que olharei: para o humilde e contrito de espírito e que treme da minha Palavra. (Is. 66.2).

Pois qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lc. 14.11).

Antes, ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg. 4.6).

Semelhantemente, vós jovens, sede submissos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, por que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (I Pe. 5.5).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

7

Page 8: As Promessas de Deus

...Para os generosos

Bem – aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livra no dia mal. (Sl. 41.1).

Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a sua renda; então se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Pv. 3. 9-10).

A alma generosa prosperará o que regar também será regado. (Pv. 11.25).

E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio – dia. (Is. 58.10).

Daí, e dar – se – vos – á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também. (Lc. 6.38).

Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria. (II Cor 9.7).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

8

Page 9: As Promessas de Deus

...Para o obediente

Mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam guardam os meus mandamentos. (Ex. 20. 6).

Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizerdes tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. (Ex. 23.22).

Guarda os seus estatutos e os seus mandamentos que hoje te ordeno, para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias que o Senhor teu Deus te dá, para todo o sempre. (Dt. 4. 40).

A benção, se ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando. (Dt. 11.27).

Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como edifiquei a Davi, e te darei Israel. (I Rs. 11.38).Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra. (Is. 1.19).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

9

Page 10: As Promessas de Deus

Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (Mc. 3.35).

Mas ele disse: Antes bem – aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. (Lc. 11.28).

Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus, ou se falo de mim mesmo. (Jo. 7.17).

Respondeu - lhe Jesus: se alguém me amar, guardará as minhas palavras. Meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada. (Jo.14.23).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

10

Page 11: As Promessas de Deus

...Para o arrependido.

Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. (Sl. 34.18).

Voltai, ó filhos rebeldes; eu curarei as vossas rebeliões. Eis – nos aqui, vimos a Ti, pois Tu és o Senhor nosso Deus. (Jr. 3.22).

Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes. Voltai para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em amor e se arrepende do mal. (Jl. 2.13).

Quem é Deus semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. (Mq. 7.18).

Digo-vos que do mesmo jeito haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lc. 15.7).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

11

Page 12: As Promessas de Deus

Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. (At. 2.38).

Arrependei-vos, pois, convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela presença do Senhor. (At. 3.19).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

12

Page 13: As Promessas de Deus

...Para o pobre

Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor. Porei em segurança quem por ela suspira. (Sl. 12.5).

Foste a Fortaleza do pobre, e a Fortaleza do necessitado na sua angustia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor. Porque o sopro dos opressores é como uma tempestade contra o muro. (Is. 25.4).

Os pobres e necessitados buscam água, mas não há; a sua língua seca de sede. Mas, eu, o Senhor, os ouvirei: e, o Deus de Israel, não os desampararei. (Is. 41.17).

Ouvi, meus amados irmãos: Não escolheu Deus aos que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tg. 2.5).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

13

Page 14: As Promessas de Deus

...Para os buscadores

Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. (Dt. 4.29).

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (II cr. 7.14).

Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam, encontram. (Pv. 8. 17).

Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jr. 29.13).

Por isso os digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. (lc. 11.9).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

14

Page 15: As Promessas de Deus

...Para os tentados

Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. (Lc. 10.19).

Simão, Simão, satanás vos pediu para vos peneirar como trigo. Mas, eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. (Lu. 22. 31-32).

E o Deus da paz esmagará em breve satanás debaixo dos vossos pés. A graça de Nosso Senhor Jesus seja convosco. Amém. (Rm 16.20).

Não veio sobre vós tentação senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (I Cor. 10.13).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

15

Page 16: As Promessas de Deus

Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. (b. 2. 18).

Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg. 4.7).

Ao que vencer, dar-lhe –ei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Ap. 3.21).

...Para os Obreiros

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Dn. 12.3).

Porquanto qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa. (Mc. 9.41).

Glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego. (Rm. 2.10).

Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. (I Cor 3.14).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

16

Page 17: As Promessas de Deus

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (I Cor. 15.58).

Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. (Hb. 6. 10).

Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. (Tg. 1.25).

...Para os Contritos de Coração

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. (Sl. 34.18).

O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl. 51.17).

Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. (Is. 57.15).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

17

Page 18: As Promessas de Deus

A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. (Is. 66.2).

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. (Jl. 2. 13).

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. (II Cor. 7. 10)

...Para os que exercitam a fé

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. (Mt. 21.22).

Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. (Jo. 1.12).

Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai. (Jo. 14.12).

Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. (Rm.10.11).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

18

Page 19: As Promessas de Deus

Se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. (Cl. 1.23).

Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. (Hb. 4.3).

Ouvi meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tg. 2.5).Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. (I Pe. 2.6).

E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. (I Jo. 5.14).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

19

Page 20: As Promessas de Deus

...Para os que Confiam.

Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam! (Sl. 31. 19).

O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca. (Sl. 32.10).

O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado. (Sl. 34.22)

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

20

Page 21: As Promessas de Deus

Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre. (Sl. 125.1)

O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro. (Pv. 29.25)

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. (Is. 26.3-4)

Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. (Jr. 17.7)

O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam. (Na. 1.7).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

21

Page 22: As Promessas de Deus

...Para os Mansos

Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o vosso coração viva eternamente! (Sl. 22.26)

Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz. (Sl. 37.11).

O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra. (Sl. 147.6).

Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. (Sl. 149.4).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

22

Page 23: As Promessas de Deus

Mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. (Is. 11.4).

E os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor, e os pobres dentre os homens se alegrarão no santo de Israel. (Is. 29.19).

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mt. 5.5)

...Para os Justos

Do justo não aparta os seus olhos; antes com os reis no trono os faz sentar para sempre, e assim são exaltados. (Jó. 36.7).

Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. (Sl. 34.15).

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. (Sl. 37.25).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

23

Page 24: As Promessas de Deus

Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. (Sl. 92. 12).

Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras. (Is. 3.10).

Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.(Mt. 13.43)

...para as crianças.

Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Dt. 5.16).

Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá. (Sl. 27.10).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

24

Page 25: As Promessas de Deus

Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. (Pv. 8.32).

Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. (Is. 40.11).

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. (Mc. 10.14).

Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. (At. 2. 39).

Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. (Ef. 6.2).

...Para os que oram (respostas prometidas)

Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. (Sl. 91.15).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

25

Page 26: As Promessas de Deus

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente. (Is. 58.9).

E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. (Is. 65.24)

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus. (Zc. 13.9).

Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Lc. 11.9).

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. (Jo. 11.9).

...Vitória na batalha espiritual

Por ti derrubamos os nossos adversários; pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós. (Sl. 44.5).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

26

Page 27: As Promessas de Deus

Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. (Lc. 10.19).

quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Rm. 8. 35).

porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (I Jo. 5.4).

E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus. (Ap. 15,2).

...para viúvas e órfãos

Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa. (Dt. 10.18).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

27

Page 28: As Promessas de Deus

Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o tomares na tua mão; a ti o desamparado se entrega; tu és o amparo do órfão. (Sl. 10. 44).

O Senhor desarraiga a casa dos soberbos, mas estabelece a herança da viúva. (Pv. 15.25)

Deixa os teus órfãos, eu os guardarei em vida; e as tuas viúvas confiem em mim. (Jr. 49.11).

Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos; e à obra das nossas mãos já não diremos: Tu és o nosso Deus; porque em ti o órfão acha a misericórdia. (Os. 14.3).

PROMESSAS DE... Cândida Maria & acreano José

Pib iv marcos2005

28

Page 29: As Promessas de Deus

ABUNDÂNCIA AO OBEDIENTE

Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos e os cumprires,

eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos;

a debulha vos continuará até a vindima, e a vindima até a semeadura; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. (Lv. 26 3-5).

Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais. (Dt. 30.9).

Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.

(Sl. 132. 15).

Então ele te dará chuva para a tua semente, com que semeares a terra, e trigo como produto da terra, o qual será pingue e abundante. Naquele dia o teu gado pastará em largos pastos. (Is. 30.23).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

29

Page 30: As Promessas de Deus

Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. (Amos 9.13).

Bênçãos temporais e espirituais...

Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros. (Ex. 23. 25).

E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria. (Sl. 81. 16).

Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado. (Jl. 2. 26).

Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, sim, ao Senhor, que faz os relâmpagos; e ele lhes dará chuvas copiosas, e a cada um erva no campo. (Amós 2.1).

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita. (Mt. 6.3).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

30

Page 31: As Promessas de Deus

Bênçãos sobre o seu povo...

Contudo o Senhor teu Deus não quis ouvir a Balaão, antes trocou-te a maldição em bênção; porquanto o Senhor teu Deus te amava. (Dt. 232.5).

Sê, pois, agora servido de abençoar a casa do teu servo, para que subsista para sempre diante de ti; pois tu, ó Senhor Jeová, o disseste; e com a tua bênção a casa do teu servo será, abençoada para sempre. (II Sm. 7. 29).

A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor. Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu tesouro peculiar. Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

31

Page 32: As Promessas de Deus

de todos os deuses. Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos. (Sl. 3.8, 24. 5, 129.8, 133. 3-6).

A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. (Pv. 10.22)

Bênçãos pronunciadas pelo Senhor sobre pessoas...

Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. (Gn. 1.28).

Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra. (Gn. 9.1).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

32

Page 33: As Promessas de Deus

Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gn 12. 2-3).

E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação. (Gn. 17.19-20)

Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou. (Gn. 32. 27-29).

E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. (Lc. 1. 28).

Promessas de Consolo...

Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam aqueles que me odeiam, e sejam envergonhados, por me haveres tu, Senhor, ajuntado e confortado. (Sl. 87. 17).

Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste. (Is. 12. 1).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

33

Page 34: As Promessas de Deus

Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. (Is. 66.13).

Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (I Co. 1.3).

Em seis angústias te livrará, e em sete o mal não te tocará. (Jó. 5.19).

Pois tu te esquecerás da tua miséria; apenas te lembrarás dela como das águas que já passaram. (Jó 11. 16).

Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará. Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica. Embora eu ande no meio da angústia, tu me revivificas; contra a ira dos meus inimigos estendes a tua mão, e a tua destra me salva. (Sl. 27. 5, 30. 5, 42.5, 103. 13,119.30, 138.7).

Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o resto da casa de Israel, vós que por mim tendes sido carregados desde o ventre, que tendes sido levados desde a madre. Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. A ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

34

Page 35: As Promessas de Deus

de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor. (Is. 46.4, 61.3, 63.9).

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. (Mt. 5.4).

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (Jo. 14.1).

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm. 8. 28).

Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação, ficamos consolados acerca de vós, pela vossa fé, Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. (I Ts. 3.7, 4.8).

Dons Espirituais

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

35

Page 36: As Promessas de Deus

Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto: Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. (Is. 56. 4-5).

E lhes darás uma mensagem para seus senhores, dizendo: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Assim direis a vossos senhores: Sou eu que, com o meu grande poder e o meu braço estendido, fiz a terra com os homens e os animais que estão sobre a face da terra; e a dou a quem me apraz. (Jr. 24.7).

E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. (Ez. 11.19).

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mt. 11. 28).

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem. (Lc. 11. 13).

Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo. 10. 28).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

36

Page 37: As Promessas de Deus

Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2.10).

Promessas de Fortaleza...

Pois tu me cingiste de força para a peleja; prostraste debaixo de mim os que se levantaram contra mim. (II Sm. 22. 40).

Naquele dia o Senhor dos exércitos será por coroa de glória e diadema de formosura para o restante de seu povo; e por espírito de juízo para o que se assenta a julgar, e por fortaleza para os que fazem recuar a peleja até a porta. (Is. 28. 5-6).

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Is. 40.3, 41. 10).

Ainda aos violadores do pacto ele perverterá com lisonjas; mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas. (Dn. 11.32).

Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior, corroborados

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

37

Page 38: As Promessas de Deus

com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo. (EF. 3.16, 1.11).

Promessas de Orientação na vida...

Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. (Sl. 23.2)

Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte. Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória. (Sl. 25.9, 32.8, 48.14, 73.24).

E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda, E guiarei os cegos por um caminho que não conhecem; fá-los-ei caminhar por veredas que não têm conhecido; tornarei as trevas em luz perante eles, e aplanados os caminhos escabrosos. Estas coisas lhes farei; e

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

38

Page 39: As Promessas de Deus

não os desampararei, Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. (Is. 30.21, 42.16, 48.17).

Para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. (Lc. 1. 74, 16.13).

Libertação...

Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. Em seis angústias te livrará, e em sete o mal não te tocará. Na fome te livrará da morte, e na guerra do poder da espada. Do açoite da língua estarás abrigado, e não temerás a assolação, quando chegar. Da assolação e da fome te rirás, e dos animais da terra não terás medo. Pois até com as pedras do campo terás a tua aliança, e as feras do campo estarão em paz contigo. Saberás que a tua tenda está em paz; visitarás o teu rebanho, e nada te faltará. Também saberás que se multiplicará a tua descendência e a tua posteridade como a erva da terra.

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

39

Page 40: As Promessas de Deus

Em boa velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo há seu tempo. Eis que isso já o havemos inquirido, e assim o é; ouve-o, e conhece-o para teu bem. (Jó 5. 18- 27).

Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinheinro e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. (Sl. 91. 3-5).

Pois livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés de tropeçar. (Sl. 116.8).

Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o resto da casa de Israel, vós que por mim tendes sido carregados desde o ventre, que tendes sido levados desde a madre. Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. (Is. 46.4).

Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar. O qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará. (ICo 10.13, IICo. 1.10).

E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém (IITm 4. 18).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

40

Page 41: As Promessas de Deus

E livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. (Hb. 2. 15).

Também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados. (IIPe. 2.9).

Purificação Espiritual...

Ó tu que ouves a oração! A ti virá toda a carne. Prevalecem às iniqüidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás. (Sl.65.32-3).

Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitareis na terra que eu

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

41

Page 42: As Promessas de Deus

dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Pois eu vos livrarei de todas as vossas imundícias. (Ez. 36. 25-29).

Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. (Zc. 13.1).

Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça. (Ml. 2-3).

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra. (Ef. 5. 25-26).

Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?(Hb. 9.14).

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. ( IJo. 1.7).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

42

Page 43: As Promessas de Deus

Longevidade...

Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

43

Page 44: As Promessas de Deus

levantar-vos; e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra. Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que eu vos ordeno, se amardes ao Senhor vosso Deus, e andardes em todos os seus caminhos, e a ele vos apegardes também o Senhor lançará fora de diante de vós todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso. (Dt. 5.33, 11. 18-24ª).

E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi. (I Rs. 3. 14).

Na fome te livrará da morte, e na guerra do poder da espada. Do açoite da língua estarás abrigado, e não temerás a assolação, quando chegar. Da assolação e da fome te rirás, e dos animais da terra não terás medo. Pois até com as pedras do campo terás a tua aliança, e as feras do campo estarão em paz contigo. Saberás que a tua tenda está em paz; visitarás o teu rebanho, e nada te faltará. Também saberás que se multiplicará a tua descendência e a tua posteridade como a erva da terra. Em boa velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo há seu tempo. Eis que isso já o havemos inquirido, e assim o é; ouve-o, e conhece-o para teu bem. (Jó. 20 -27).

Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação. Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde-os porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz. O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados. Porque por mim

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

44

Page 45: As Promessas de Deus

se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão. (Sl. 16, Pv. 3.1-2,9.11, 10.27).

Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos. (Is. 65.22).

Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu cajado, por causa da sua muita idade. (Zc.8.4).

Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. ( IPe 3.10).

Misericórdia Divina... Cândida Maria & acreano José

Pib iv marcos2005

45

Page 46: As Promessas de Deus

Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou. (Ex. 34. 6-8).

Para com o benigno te mostras benigno; para com o perfeito te mostras perfeito. (IISm.22.26).

Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele. (30.9).

Conservar-lhe-ei para sempre a minha benignidade, e o meu pacto com ele ficará firme. (Sl. 89. 28).

Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade. (103.8).

Por um breve momento te deixei, mas com grande compaixão te recolherei; Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. (Is 54.7; 55.7).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

46

Page 47: As Promessas de Deus

Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do norte, e diz: Volta ó pérfida Israel, diz o Senhor, e não farei cair minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. (Jr. 3. 12)

Paz...

O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. (Sl. 29.11).

Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar. (Sl. 119. 165).

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. (Is. 26.2-3)

Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar. (Is. 48.18).

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (Jo. 14.27; 16.33).

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

47

Page 48: As Promessas de Deus

graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Fp. 4. 6-7)

Perdão Divino...

É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidade quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia, quem te supre de todo o bem, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. (Sl. 103. 3-5).

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.(Is. 43.25; 44.22)

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. (Is. 55.7)

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

48

Page 49: As Promessas de Deus

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. (Mq 7.18).

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. (Mt. 6. 14).

Seja-vos, pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. (At. 13.38).

Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça. (Ef. 1.7).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (IJo. 1.9)

Posteridade...

Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates. (Gn. 1.5,18)

Outrossim, olharei para vós, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu pacto convosco. (Lv. 26.9).

Ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

49

Page 50: As Promessas de Deus

criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. (Dt. 7.13).

O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. (Rm. 4. 18)

Preservação...

Pelo que o Senhor nos ordenou que observássemos todos estes estatutos, que temêssemos o Senhor nosso Deus, para o nosso bem em todo o tempo, a fim de que ele nos preservasse em vida, assim como hoje se vê. (Dt. 6.24).

Amai ao Senhor, vós todos os que sois seus santos; o Senhor guarda os fiéis, e retribui abundantemente ao que usa de soberba. (Sl. 31.23).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

50

Page 51: As Promessas de Deus

Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada. (Sl. 37.28).

Guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. (Pv.2.8).

E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. (II Tm.4.18)

Progresso Espiritual...

Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.(II Sm.22.37).

Ora, Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos múltiplos, como a areia que está na praia do mar. (I Rs. 4.29).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

51

Page 52: As Promessas de Deus

Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira. (I Cr. 4.10).

Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. (Is. 54. 2).

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (Jo. 10.10).

Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Ef. 3. 17-21).

Proteção assegurada ao justo...

Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. ( Sl. 91.9-10).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

52

Page 53: As Promessas de Deus

O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários. (Sl. 112. 8).

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Sl.121).

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranqüilo, sem receio do mal. (Pv. 1.3).

Então andarás seguro pelo teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás e o teu sono será suave. Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o Senhor será a tua confiança, e guardará os teus pés de serem presos. (Pv. 3. 23-26).

Nenhuma desgraça sobrevém ao justo; mas os ímpios ficam cheios de males. (Pv. 12.21)

O cavalo prepara-se para o dia da batalha; mas do Senhor vem a vitória. (Pv. 21.31).

O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso. (Is. 32.18).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

53

Page 54: As Promessas de Deus

Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. (Jr. 23.6).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

54

Page 55: As Promessas de Deus

Proteção na batalha...

Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto procedeste loucamente, pois desde agora haverá guerras contra ti. (II Cr. 16.9)

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Sl. 34.7)

Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. (Sl. 91.4).

Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre. (Sl. 125.2).

Pois eu, diz o Senhor, lhe serei um muro de fogo em redor, e eu, no meio dela, lhe serei a glória. (Zc. 2.5).

Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. (Lc. 21.18).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

55

Page 56: As Promessas de Deus

Recompensa...

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Dn. 12.3).

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mt. 25.23).

Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. (Lc. 6. 35).

Glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego. (Rm. 2. 10).

Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. (Ef. 6.8).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

56

Page 57: As Promessas de Deus

Suportar o sofrimento...

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. (Mt. 5. 11-12).

Se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará. (II Tm. 2. 12)

Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. (Hb. 10.34).

Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado,

tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hb. 11. 24-26).

Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. (Ap. 20.4

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

57

Page 58: As Promessas de Deus

Resposta às orações...

Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação. (Sl. 91. 15-16).

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham. (Is. 58.9-11).

E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. (Is. 65. 24).

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus. (Zc. 13.9).

Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Lc. 11.9).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

58

Page 59: As Promessas de Deus

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. (Jo. 15.7).

Sabedoria...

Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento. (Pv. 2.6).

Porque ao homem que lhe agrada, Deus dá sabedoria, e conhecimento, e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dá-lo àquele que agrada a Deus: Também isso é vaidade e desejo vão. (Ec. 2. 26).

Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. (Dn. 2. 21).

Porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer. (Lc. 21. 15).

Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. (Tg. 1.5).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

59

Page 60: As Promessas de Deus

Salvação...

Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação. (Sl. 91. 16).

Mas Israel será salvo pelo Senhor, com uma salvação eterna; pelo que não sereis jamais envergonhados nem confundidos em toda a eternidade. (Is. 45. 17).

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Mc. 16.16).

Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. (Lc. 19.9).

O qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa. (At. 11. 14).

31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. (At. 16.31).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

60

Page 61: As Promessas de Deus

Saúde (ao obediente)

Dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara. (Ex. 15.26).

15 E o Senhor desviará de ti toda enfermidade; não porá sobre ti nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem conheces; no entanto as porás sobre todos os que te odiarem. (Dt. 7. 15).

Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções. Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração. Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo. Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida. (Pv. 4.22-23).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

61

Page 62: As Promessas de Deus

Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura. (Jr. 30.17).

Abundancia (ao obediente)...

a debulha vos continuará até a vindima, e a vindima até a semeadura; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. (Lv. 26.5).

Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais. (Dt. 30.9).

Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados. (Sl. 132.15).

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

62

Page 63: As Promessas de Deus

Então ele te dará chuva para a tua semente, com que semeares a terra, e trigo como produto da terra, o qual será pingue e abundante. Naquele dia o teu gado pastará em largos pastos. (Is. 30. 23).

13 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. (Am. 9. 13).

EXTRAÍDO DA BIBLIA THOMPSON.

Cândida Maria & acreano JoséPib iv marcos

2005

63