As Rochas como Material de Construção

3
Rochas como Materiais de Construção. 1- Introdução. As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas finalidades construtivas: calçamentos, agregados para concreto e para pavimentos asfálticos, lastros ferroviários, enrugamentos de aterros, estruturas de arrimo, drenos, rochas ornamentais e aplicações em fachadas, tampos, peças especiais, esculturas, arte funerária e outras. É um material com uma flexibilidade artística muito grande e que já está aculturado ao Brasil. Por menor que seja o projeto, a rocha está sempre presente em nosso dia-a-dia. 2- Utilização de rochas ígneas.

Transcript of As Rochas como Material de Construção

Page 1: As Rochas como Material de Construção

Rochas como Materiais de Construção.1- Introdução.

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas finalidades construtivas: calçamentos, agregados para concreto e para pavimentos asfálticos, lastros ferroviários, enrugamentos de aterros, estruturas de arrimo, drenos, rochas ornamentais e aplicações em fachadas, tampos, peças especiais, esculturas, arte funerária e outras. É um material com uma flexibilidade artística muito grande e que já está aculturado ao Brasil. Por menor que seja o projeto, a rocha está sempre presente em nosso dia-a-dia.

2- Utilização de rochas ígneas.

As rochas ígneas, também chamadas de rochas magmáticas. São exemplos de rochas ígneas- Basalto: é uma rocha ígnea eruptiva composta de diferentes minerais, como a augita, a magnetita, a hematita, a apatita e o quartzo.- O basalto é uma rocha de extrema importância mundial, sendo utilizada na construção civil e na pavimentação de estradas de vários países. Através do basalto é possível obter “pedras” de detalhes, “pedras” de revestimento e brita.- Granito: composto essencialmente por quartzo e feldspatos, o granito é uma rocha ígnea, podendo apresentar grãos finos, médios ou grosseiros. Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, podendo ser utilizada na ornamentação e revestimento.

3- Utilização de rochas sedimentares.

As rochas sedimentares bem cimentadas podem se constituir em bom material para blocos de fundação e de alvenaria, calçadas, meios fios, etc. ex: arenito de botucatu.Quando poucos cimentados ou trabalhados por agentes geológicos, as rochas sedimentares podem dar origem a depósitos de areias e pedregulhos ou de lamitos, com imensa utilização na construção civil, os primeiros no concreto e os últimos, na fabricação de tijolos e cerâmicas.Aterros:Os solos originados de rochas sedimentares, especialmente as argila - arenosas, podem ser utilizadas com certa tranquilidade em aterros, já que combinando o atrito das areias com a coesão das argilas dão, como produto final, um material com boa resistência e de relativamente fácil trabalhabilidade.Taludes:A estabilidade do talude está diretamente associada à direção do plano de estratificação da rocha Barragens:O empuxo e das águas provoca esforços horizontais que tendem a fazer com que a barragem deslize, independente do tipo de rocha de fundação. O que vai impedir o deslizamento será o atrito entre a base da barragem e a rocha. para aumentar esse atrito é que se engasta a estrutura na rocha através da escavação de dentes.Fundações:

Page 2: As Rochas como Material de Construção

Os sedimentos recentes, atualmente concentrados nas planícies de inundação dos cursos d’água (que estão em pleno processo de erosão-transporte-deposição e que ainda não sofreram mais diagênese, senão a pressão do próprio peso das camadas sobrepostas), mostram algumas características que influem nos projetos de fundações: presença d’água muito próxima da superfície e a presença de camadas lenticulares de argila no perfil (argila mole)

Utilização das rochas metamórficas.

As rochas metamórficas são originadas a partir da transformação de rochas ígneas e sedimentares provocada por variação de temperatura e pressão. Por tal motivo, as rochas metamórficas compreendem a maioria das rochas mais antigas do planeta. São exemplos de rochas metamórficas a ardósia, formada a partir do xisto, e o mármore, formado a partir do calcário. Entre as principais rochas de importância econômica estão:

Argila: é formada através da alteração de determinadas rochas, sendo constituída de minerais como a culinita, a ilita, a montmorileonita, os quartzos e os feldspatos. A argila pode ser encontrada nas cores branca e vermelha, estando localizada em áreas próximas de rios.