As033 preview

16
Ano II Edição 33 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014 Ala Nova da EEB Alinor Vieira Côrte é interditada pela Defesa Civil

description

Jornal A Semana de Papanduva, 12 de julho de 2014

Transcript of As033 preview

Page 1: As033 preview

1Papanduva (SC), 12 de julho de 2014 Ano II Edição 33 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Ala Nova da EEB Alinor Vieira Côrte é interditada

pela Defesa Civil

Page 2: As033 preview

2 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Char

ge

OportunidadeSe a derrota acachapante contra a seleção alemã não estava

nos planos de ninguém, esta pode ser uma oportunidade mais do que bem-vinda. Se durante décadas o povo se afeiçoou ao discurso de “país de futebol”, “pátria de chuteiras” e outras infantilidades próprias de países carentes de identidade sólida, o desastre esportivo serve para um alerta claro: as prioridades são outras.

Afinal de contas, uma análise sóbria da identidade nacional não pode nos trazer um quadro alentador. Será que existe algo mais patético do que sermos conhecidos mundialmente por levar o futebol extremamente a sério, ao mesmo tempo ser mundialmente conhecidos por todo o resto é tocado na base da malemolência moleque, na base do “deixa a vida me levar”?

Parte da sociedade já está insurrecta contra tal inversão de prioridades. No país onde obras da copa desabam e matam cidadãos, em que colégios são interditados após literalmente partirem a estrutura, não poderia ser diferente. E a lambada que o outrora país do futebol levou em campo pode ser a fagulha que dá a ignição de uma mudança profunda de valores. Afinal de contas, se a Alemanha pode ser referência em futebol, economia, ciências, filosofia, artes e música, ser potência militar, ganhar 102 Prêmios Nobel, tudo isso após ser humilhada em duas grandes guerras a pouco mais de 80 anos, por que nós não poderíamos?

Se parece algo utópico para nós, imagine o quão utópico isso parecia na Alemanha de 1946, quando eles juntavam os cacos após a aventura utópica do Nacional-Socialismo de Adolf Hitler. O primeiro passo, o filósofo e político Roberto Campos já anunciou enquanto pregava no deserto político brasileiro: "A primeira coisa a fazer no Brasil é abandonarmos a chupeta das utopias em favor da bigorna do realismo”. Reconhecer onde estamos, e como poderemos sair. Nem precisa inventar moda. É só algum político decente visitar a Alemanha, os Estados Unidos, a Inglaterra ou Hong Kong, e desavergonhadamente imitar. Se imitamos tanta porcaria, não há nada de mal imitar o que é bom.

OLHAR CRÍTICOFaltam palavras para descrever o

que aconteceu na última terça-feira no Mineirão em Belo Horizonte. A derrota do Brasil para a Alemanha em 7 a 1 deixou feridas que jamais serão apagadas nos brasileiros. Aquele 8 de julho de 2014 entrou para a história.

É natural após o vexame pensar nas alternativas que poderiam ter mudado o placar da partida. E se Neymar não tivesse se contundido? E se o capitão Thiago Silva estivesse em campo? Ou então se Felipão tivesse escolhido o esquema com três volan-tes ao invés de Bernard?

A verdade é que o placar com 6 gols de diferença parecia, de alguma forma, ser inevitável. É nada mais do que inexplicável. Apesar da campanha mediana ao longo da Copa do Mundo, de passar para a fase seguinte aos trancos a barrancos, a confiança do hexa no Brasil estava estampada no rosto dos brasileiros.

Acredito que chegou a hora de mudar. Nossa Seleção precisa urgente de uma reformulação, principalmente

de ideologia. Jogamos na cara do mun-do que somos o país do futebol, que somos pentacampeõs, que tivemos Pelé e tantos outros craques. Mas isso já passou!

A história está aí para ser lembrada sim, também venerada e aplaudida. Porém, não somos mais “o” país do futebol. O mundo inteiro aprendeu a jogar bola! A Copa do Mundo no Brasil comprovou que não existe mais equipe tola. Costa Rica que o diga. E que bom que se tornou assim! Que bom que o futebol está cada vez mais emocionante e inesperado. Os atletas hoje desafiam a lógica. São verdadeiros heróis!

Espero que esse choque sirva para não nos agarrarmos mais tanto à nos-sa história e acreditarmos que apenas, repito, apenas isso seja o suficiente para conquistarmos mais uma taça. A nossa camisa com cinco estrelas costuradas não é um escudo. Não é possível entrar em campo e jogar com a história nas costas. É o futuro que está sendo construído e não o

passado que está sendo comprovado. Obrigada, Copa do Mundo, por aflorar tanto o nosso nacionalismo e nos fazer sentir tantas emoções. E respondendo ao apelo aos prantos de David Luiz, sim, a gente os perdoa. Até 2018!

Os cacos que restaram do 8 de julho

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunica-ção Social - Jornalismo –

Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As033 preview

3Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

PREFEITURA PRETENDE REALMENTE MUDAR ESTATUTO DOS SERVIDORES

Uma informação de bastidor antecipada pela coluna Radar na semana passada acabou se confirmando. Me-nos de uma semana depois da eleição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, em que a chapa ligada ao prefeito foi derrotada, o governo se mexeu para tentar alterar o estatuto dos servidores. Na própria sessão de quinta-feira passada, foi lido projeto de lei que pretende, segundo justificativa do prefeito, dar licença-prêmio ao servidor mesmo sem ele requerer, quando completar o período de cinco anos. Outra mudança é que alguns atestados médicos terão de ser revalidados por uma junta médica escolhida pelo prefeito.

SERVIDORES NÃO APROVARAMTem servidor que não gostou nada dessa história, pois

caso seja forçado a tirar licença prêmio, segundo ele, acaba por reduzir seus ganhos e obrigado a férias forçadas. O próprio servidor falou em retaliação aos servidores que escolheram outra chapa.

CÂMARA ENTRA EM RECESSONesta quinta-feira (10), aconteceu a última sessão

da câmara de vereadores. A casa entra em recesso na próxima semana e deve retornar no início de agosto com as sessões legislativas. O recesso é previsto na legislação municipal.

COLÉGIO ALINOR: FINALMENTE A INTERDIÇÃO

O bom senso parece estar prevalecendo no caso do colégio Alinor Vieira Corte. Nesta quinta-feira, saiu a in-terdição da ala nova do colégio. O incidente, que encheu alunos, pais e professores de pânico, parece estar cami-nhando para um solução baseada no bom-senso, e não em laudos duvidosos expedidos em tempo recorde e discursos pomposos em frente ao prédio rachado. Afinal de contas, o que certos grupos políticos de Papanduva ganham para fazer este papel? Já tem gente se perguntando qual seria este interesse.

COLÉGIO ALINOR:BATENDO FORTE E COLOCADO

É impossível não dar os parabéns ao grupo de pais que tomou a frente do movimento por providências sensatas, e também aos professores que o apoiaram. O destaque ficou por conta do Professor Carlão, que colocou a boca no trombone e botou os pingos nos “is” em vídeos divulgados na página do Facebook deste jornal. Outro batalhador foi Luiz Urbanek, que elaborou um dossiê com fotos das precárias instalações do prédio que não completou nem 5 anos. Mas esses são apenas dois dos exemplos dos pais e professores que levantaram a bandeira do inconformismo como verdadeiros leões. No final, os integrantes da justiça ouviram as vozes

DE INÍCIO, AS ACUSAÇÕES DE SEMPRE...

Assim como no início da Operação Autópsia/ caso Med Kos, algumas “vozes” tentaram vender a ideia de que nosso jornal estava tentando fazer “terrorismo oportunista”. Dessa vez, as pobres almas fétidas fizeram de forma mais reservada e a boca pequena, afinal de contas, da primeira vez já não deu muito certo. Além de quebrarem a cara novamente, terão de explicar ao povo a cara de pau...

POLÍTICA ESTADUAL: SÍLVIO DREVECK (PP) E ANTONIO AGUIAR (PMDB) BUSCAM REELEIÇÃO À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Estão novamente em busca de recondução à Assembleia Legislativa os Deputados Antônio Aguiar (PMDB) e Sílvio Dreveck (PP). Ambos contam com trajetória sólida e o apoio das apaixonadas militân-cias de seus respectivos partidos. Sílvio inclusive destinou verba este ano para ajudar o Hospital São Se-bastião, como noticiamos neste veículo.

POLÍTICA ESTADUAL II: NOVATOS NO PÁREO

A região ainda contará com as candidaturas do ex--vereador por canoinhas Beto Passos (PT), do vereador e presidente da câmara de Mafra Hebert Werka (PR) e do vereador mais votado da história de Mafra Vicente Saliba (PDT). Boa sorte aos “novatos”, afinal de contas, quanto mais representantes da região, melhor.

Page 4: As033 preview

4 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Geral

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientesCentro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

O Jornal A Semana re-cebeu representantes da comissão de pais e profes-sores que nos informaram o que segue:

“A Comissão de Pais e Professores, formada apo-liticamente, visando buscar providências imediatas e efetivas para a resolução deste gravíssimo proble-ma na obra da nova Ala da EEB Alinor Vieira Côrte, demonstra através desta reportagem, que não é somente "variação térmi-ca" e "grande estrondo e assim um grande susto na Escola" como esclareceram os Senhores Célio Leandro Sarmento, Engenheiro Civil – CREA/SC 062388 e Elói

Ruthes, Engenheiro Civil da ESE Construções LTDA - Construtora da Obra, mas sim um desrespeito à nossa comunidade”.

“Não estamos interessa-dos unicamente em quem são os culpados, mas sim resguardar os direitos cons-tituídos à Educação e à Vida. Não se trata apenas de uma obra com problemas, mas de centenas de vidas em risco”.

“É lamentável que este-jamos há mais de 30 dias sem providências. A SDR e a Secretaria de Educação de Santa Catarina, não sabiam que a Defesa Civil emitiu laudo de interdição em 03/07/2014 e somente

tomaram conhecimento porque, em 09/07/2014, a Comissão de Pais e Pro-fessores lhes enviou e-mail com o referido laudo”.

“Na última quinta – feira (10) a Comissão de pais e professores esteve reunida na EEB “Alinor Vieira Côrte” com o SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina e todos os professores do período matutino, ficando definida para a próxima semana (com data a ser divulgada) uma manifes-tação em frente ao Colégio com cobertura da imprensa (Jornais, Rádio e Tv)”.

“A EEB “Alinor Vieira Côrte” é mais um exemplo

Ala Nova da EEB Alinor Vieira Côrte é Interditada pela Defesa Civil

Atestado de Vistoria Técnica Laudo Defesa Civil

FacebookO Jornal A Semana postou com exclusividade na últi-

ma quarta - feira (09) uma série de imagens da situação da nova Ala da EEB Alinor Vieira Côrte. Você leitor pode conferir tudo acessando nossa página no facebook. Com-partilhe e ajude na disseminação dessas imagens em prol da segurança de todos os papanduvenses.

AgradecimentosAgradecemos a confiança da Comissão de pais e pro-

fessores que sempre nos prestigia com as informações de maneira exclusiva. O Jornal luta com vocês para que as providências cabíveis sejam tomadas com a máxima urgência.

Aguardem...Confira na próxima edição, mais informações exclusi-

vas sobre esse caso. O jornal está atento aos fatos e deixará você leitor muito bem informado sobre tudo o que está acontecendo na EEB Alinor Vieira Côrte.

vergonhoso de desperdício de recursos públicos e de abandono da nossa cidade, assim como acontece com

a SC-477 e do Hospital São Sebastião, que mantém suas portas abertas por incansável esforço de ou-tra comissão formada pela comunidade. Infelizmente, Papanduva somente é lem-brada em períodos eleito-rais quando os políticos por aqui se apresentam para fazer promessas a fim de angariar milhares de vo-tos. Estamos entrando em

período eleitoral e devemos mostrar aos “Senhores Polí-ticos”, turistas eventuais em nossa região, que Papandu-va daqui em diante deverá ser lembrada com respeito, pois o povo papanduvense exige que a política seja vol-tada para toda a população e não apenas para a classe política em benefício pró-prio”. Finaliza a comissão de pais e professores.

Page 5: As033 preview

5Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Polícia

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Criminosos explodiram um caixa eletrônico na madrugada deste domingo (6) em Itaiópolis. De acordo com a Polícia Militar (PM), o assalto foi às 3h20 da ma-nhã e um policial que mora próxi-mo ao local chegou a trocar tiros, mas os ladrões conseguiram fugir e não haviam sido localizados até a tarde deste domingo.

Segundo a PM, o assalto foi na agência do Bradesco, que possui três caixas eletrônicos. Os criminosos utilizaram dinamite para explodir um deles e, assim que ouviu o barulho da explosão, o policial que mora próximo iniciou a troca de tiros e chamou reforço.

Pelo menos três suspeitos foram vistos, mas a polícia não confirmou se o carro utilizado na fuga, de cor prata, era um Vectra ou um C4. Guarnições de cidades vizinhas foram acionadas e ron-das foram feitas na região, mas o veículo não foi localizado.

Ainda conforme a PM, o banco não informou a quantia levada pelos criminosos, mas quando os policiais chegaram ao local ainda havia dinheiro dentro da máquina e o gerente informou que possivelmente o valor levado foi pequeno.

Fonte G1

Poder de PolíciaA partir do dia 01 de julho de 2014, o corpo de Bombeiros Militar de

Santa Catarina (Papanduva , além da fiscalização que já vinha fazendo , vai poder tomar medidas mais enérgicas multas) com relação aos es-tabelecimentos comerciais e industriais que não estiverem cumprindo as normas de segurança contra incêndio e sinistros.

Alertamos as empresas e comercio local de Papanduva, as que não estiverem de acordo com as normas de segurança, para que procurem o Corpo de Bombeiros de Papanduva e regularizem a sua situação, para evitar assim transtornos administrativos.

Edificações com tamanho superior a 750 m2 devem apresentar projeto preventivo contra incêndio, sendo que essas edificações devem ter sistema hidráulico preventivo (rede de hidrante) e sistema de pára raio, além dos demais sistemas preventivos, previstos no projeto, de acordo com cada ocupação.

Quem estiver com alguma dúvida pode procurar o Corpo de Bombeiros de Papanduva e falar com o soldado Krisan ou com o Sargento Costa que estarão à disposição para tirarem qualquer dúvida.

Assembleia Legislativa - Lei 16.157

Tabela de multas:400 reais por sistema irregular.1. Apresentar projeto preventivo2. SPE - Extintor3. SGC - Gás canalizado4. SE - Saída emergência5. SAL - Sinalização abandono local6. SA - Sistema de alarme7. IE - Iluminação de emergência8. SPDA - para raio9. SHP - hidrante de parede

LEGISLAÇÃOFoi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina a lei sancionada

pelo governador Raimundo Colombo que confere poder de polícia admi-nistrativa ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com a sanção, assinada a corporação poderá interditar estabelecimentos flagrados em situação irregular com risco às pessoas e ao patrimônio.

As modificações apresentadas pelos deputados durante a tramita-ção do projeto na Assembleia Legislativa foram mantidas pelo Governo do Estado. O projeto de lei aprovado pelos deputados, a Secretaria de Estado da Casa Civil encaminhou o texto para análise da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Para o comando do Corpo de Bombeiros a lei é considerada um grande avanço na história da corporação. Além de estabelecer o poder de polícia administrativa, ela prevê uma série de normas e requisitos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico.

Os municípios só poderão conceder alvará aos estabelecimentos após o cumprimento dos itens descritos na lei e a expedição de ates-tados pelo Corpo de Bombeiros.

A corporação não poderá expedir atestado de vistoria para funcio-namento sem o prévio atestado de vistoria para habite-se. As cidades também não poderão conceder alvará de funcionamento provisório para atividades consideradas de alto risco.

A lei sancionada proíbe também a realização de show pirotécnico em ambientes fechados.

As notificações previstas no projeto de lei poderão se dar na forma de advertência, multa, embargo da obra, interdição parcial ou total e cassação do atestado de vistoria para habite-se ou funcionamento.

As multas previstas variam entre R$ 400 e R$ 4 mil e podem ma-jorar em 50% a cada nova reincidência. O projeto também estabelece o direito de recurso, no prazo de cinco dias úteis, ao proprietário do imóvel notificado.

A lei é resultado de reuniões realizadas pelo grupo de trabalho criado pela Secretaria da Casa Civil com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), Associação dos Bombeiros Volun-tários do Estado de Santa Catarina (Abvesc) e Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

Ladrões explodem caixa eletrônico e trocam tiros com policial em Itaiópolis.

Page 6: As033 preview

6 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

GeralAparício Silva Netto, advogado papanduvense par-

ticipou do grupo de voluntários da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Em entrevista ao Jornal A Semana ele relata algumas experiências que viveu e nos conta um pouquinho dos bastidores da Copa:

[as] - Como surgiu a ideia de ser voluntário?Aparício - Tudo começou com uma brincadeira, havia

visto uma reportagem sobre os voluntários da Copa das Confederações, que antecede a Copa do Mundo, e, no final da reportagem, houve a menção de que a FIFA abriria vagas para trabalhos durante a Copa. Então, resolvi entrar no site da FIFA e ver no que iria dar.

[as] - O processo seletivo foi complicado?Aparício - Então, após o cadastro junto ao site da

FIFA, comecei a receber e-mails solicitando dados, se a região onde eu morava era tinha cidade sede ou se, ao menos ficava próxima de alguma, qual meu grau de instrução, minha disponibilidade de tempo, motivos para ser voluntário, enfim, cobriram-me de perguntas por e-mail e, a cada resposta, vi que a coisa estava ficando séria.

[as] - Todo o contato fora por meio eletrônico ou houve algum contato pessoal, antes da Copa?

Aparício - Na verdade, foram usados apenas meios eletrônicos, o único contato que tive, digamos, mais próximo de um ‘contato pessoal’, foi uma vídeo confe-rência com a psicóloga da FIFA (a qual agradeço desde já pelo apoio e indicação), que realizou uma entrevista de, aproximadamente, uma hora, e, ao final, me indicou como líder de equipe.

[as] - Qual o setor e a função que você desempenhou durante o trabalho como voluntário?

Aparício - Inicialmente, eu errei a disponibilidade de dias, e acabei colocando dias a mais e, por isso, me chamaram para trabalhar, aproximadamente, 45 dias, onde eu ficaria emitindo tickets em uma sala fechada, dentro do Shopping no Batel. Porém, como não pude ir nesses dias e, frente a enxurrada em Papanduva, fiquei para ajudar minha mãe e vizinhos. Minha surpresa foi tão grande, quando me ligaram diretamente do Centro de Voluntários de Curitiba, perguntando os motivos de minhas faltas. Informei o ocorrido e a moça apenas disse: “infelizmente não posso segurar sua vaga mas, tenho uma proposta a lhe fazer, um menino desistiu da vaga de STS, posso lhe realocar para fazer as atividades do mesmo, você irá trabalhar apenas nos dias de jogos, no estádio, você aceita?”. Não vou nem mencionar que a resposta foi sim. (risos)

[as] - Você mencionou STS, o que significa?Aparício - Na verdade, a sigla STS é universal, e é

referente ao voluntário de STS, embora o que a sigla significa, eu não sei. Meu trabalho como STS, era re-cepcionar os torcedores no estádio, antes do início dos jogos e, cinco minutos após o inicio da partida, auxiliava no interior do estádio, mas precisamente, na ala de cadeirantes. Após o término da partida, ajudávamos os torcedores a dirigirem-se as saídas de maneira orga-nizada e mais rápida. O legal é que haviam voluntários de outros países, como Colômbia, Filipinas, Canadá, Alemanha, Chile, África, Costa Rica, EUA, muita gente

e muita cultura diferente.[as] - Há um vídeo onde você é entrevistado pela

imprensa paranaense (RPCTV), como foi?Aparício - A entrevista foi algo engraçado, eu esta-

va no cadeirão recebendo os torcedores do segundo jogo em Curitiba (Honduras x Equador) e, pra variar, comecei a brincar com o pessoal no megafone, piadi-nhas, algumas cantadas, gritos de guerra e, a repórter chegou e perguntou se eu poderia dar uma entrevista. De início fiquei meio surpreso, mas conversei com ela, tiramos algumas fotos e foi algo bacana.

[as] - Além da imprensa brasileira, houve mais alguma entrevista com outras emissoras?

Aparício - Além desta, teve uma com a ESPN, SporTV, e um pessoal estilo “free show”, salvo engano, o nome era Madrileños per Mundo, algo assim.

[as] - Em quantos jogos trabalhou e em quais estádios?Aparício - Eu trabalhei apenas na Arena da Baixada

e trabalhei em todos os jogos que ocorreram ali, em um total de quatro jogos, o primeiro foi Irã x Nigéria, o segundo Equador x Honduras, o terceiro e o mais espe-rado Espanha x Austrália e o último, Rússia x Argélia.

[as] - Qual destes quatro jogos foi o melhor?Aparício - O jogo mais esperado em Curitiba era

Espanha contra a Austrália, porém, como ambas já haviam sido eliminadas antes do último jogo, virou apenas um amistoso, mas foi bom de ver o jogo. Mas, por incrível que pareça, os melhores momentos foi durante os jogos de Equador x Honduras e o jogo da Rússia x Argélia. Meu Deus, que povo mais animado os equatorianos e os argelianos, não paravam um minuto de torcer, brincar, tirar fotos, enfim, galera nota 10.

[as] - Já mencionou quanto às torcidas, qual foi o momento mais marcante e o mais triste para você

durante o trabalho como voluntário?Aparício - Vários foram os momentos que marcaram,

mas, em especial, foram dois. O primeiro, quando um torcedor do equador perdeu sua entrada e veio soli-citar a mim ajuda. Depois que anunciei o extravio da entrada, olhos voltaram-se para mim, mas, alguns, com outros interesses. Minutos depois, um gari se aproxima de mim e pergunta se pode deixar o ingresso comigo, respondi que sim. No mesmo instante, tive proposta de R$ 500,00 pelo ingresso, ao passo que respondi que não havia chance de vender. Chamei o torcedor que me agradeço, mas informei que quem era merecedor de tal gratificação era o gari. O segundo momento, foi quando um torcedor argeliano trouxe seu filho de uns oito anos (não mais que isso) e pediu se poderia tirar foto com o filho dele (também, com o cabelo que eu estava, virei ponto de referência, rs), tirei foto com o menino e ele começou a cantar em seu idioma. Toda a torcida da Argélia queria subir no cadeirão para cantar junto, foi sensacional. Já o momento mais triste, na verdade, o mais chato, foi ver um torcedor brasileiro, humilhar um voluntário, somente por que este disse ser proibido a entrada com bebida. Vi que, realmente, o povo brasileiro, quando quer, sabe ser o mais mal educado de todos.

[as] E as musas da Copa, muitas por Curitiba?Aparício - Eu apenas tenho a agradecer a Deus

por este dom de ser “sem vergonha”, no bom sentido é claro, não ter vergonha de conversar e brincar com o pessoal, de interagir e, meu amigo, nunca vi tanta mulher bonita reunida em um local só, acabei sendo pego no flagra por um fotógrafo, quando conversava com uma das musas que passou por lá. E, realmente, as musas se produziram.

Papanduvense realiza volun

Page 7: As033 preview

7Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Geral

Rua Pedro Povaluk, 601

tariado na Copa do Mundo[as] - Você teve acesso aos jogadores? Conseguiu autógrafos?Aparício - Na verdade, eu não tinha acesso aos jogadores e nem

autógrafo consegui, quase perdi minha credencial, quando tentei acessa o local onde estava a Shakira que, como sempre, estava muito linda (rs). Mas os seguranças não deixaram e, pra disfarçar, falei em inglês que estava perdido e que não compreendia direito o idioma brasileiro mas, o segurança (padrão FIFA) leu minha credencial, viu que eu era brasileiro, e me deu cinco minutos para sair da área VIP. E eu demorei apenas trinta segundos para sair, mas foi bom ver a cantora de perto, pena que ela conheceu o Piqué antes de mim (o que não iria mudar em nada).

[as] - Em uma única palavra, o que foi essa experiência?Aparício - Em uma palavra, INDISCRITÍVEL, tem-se que viver

esse momento.[as] - Faria novamente os trabalhos voluntários que fez?Aparício - Com toda certeza e, se Deus assim permitir, irei me

inscrever para as Olimpíadas em 2016 no Rio, e para a Copa do Mundo em 2018 na Rússia.

Page 8: As033 preview

8 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Espaço MulherTRICOMALHAS – A MODA PARA TODA

Fabiane [email protected]

Alana Furtado P. Andreatta - Coren: 007.120Ediclea P. de Lima - Coren: 005.354

Olá meninas!!! O Espaço Mulher desta semana visitou uma loja que é referência na cidade. A TRICOMALHAS!

Neste ano a Tricomalhas completa 25 anos de ativi-dades, e esta mais jovem do que nunca! Com uma linha completa de roupas para todas as idades, acessórios, calçados, cama mesa e banho e confecção própria. Sem dúvida a Tricomalhas é a loja mais completa da cidade. Como muitos falam: “Na Tricomalhas você encontra tudo o que precisa”.

Para os pequenos, a loja representa a Brandili, Carinhoso, Marisol e Infantolândia, para os recém--nascidos a marca Chic-chic. Os adolescentes também encontram roupas de estilo da Mineral e Mormaii.

O público adulto conta com marcas estilosas como: Paco, Mormaii, Lado Avesso, Hering, Gata Bakana, Morena Rosa, Maria Valentina, Matuta, Tikal, Oppnus, Flor de Cacau, Camisaria Milani, Pedra d´água e muito mais. Na linha de calçados marcas como Dakota, Beira Rio, Adidas, Mizuno, Mac Boot, Moleka e Olympikus.

Na Tricomalhas você também encontra tudo para sua casa. Lindas cortinas, à pronta entrega ou ainda sob encomenda, você pode personalizar sua cortina. Na linha de Banho, toalhas bordadas com seu nome ou com o nome de seus amigos para presentear. E ainda para sua cama: lençóis, fronhas, mantas e uma grande variedade de cobertores, edredons e mantas de microfibra.

Nos próximos meses a Tricomalhas vai inaugurar um novo espaço, uma loja totalmente reformada, mo-derna e em um amplo espaço. Tudo feito com muito carinho pensando nos clientes e amigos que confiam no trabalho e na dedicação de toda a equipe. O Espaço Mulher estará presente na inauguração e trará para vocês todas as novidades da Loja. Aguardem!

#vempratricomalhas #temdetudo

#melhoresmarcas #menorespreços

Page 9: As033 preview

9Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

A FAMÍLIA E TAMBÉM PARA SUA CASA

Page 10: As033 preview

10 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Social

Sibelly e JosimarDia 19 de julho Sibelly de Lima e Josimar Ivair Chaves comple-tarão 9 anos de namoro. O amor é como o sol, chega em todas as manhãs iluminando, embelezando e trazendo muitas alegrias. Desejamos que Deus os ilumine e conceda a bênção de continuarem sempre juntos e felizes. Desejos de seus ami-gos, familiares e Jornal A Semana.

Gilsemar dos SantosGilsemar dos Santos completou idade nova dia 07 de julho. Que Deus continue te abençoando, e que continue te iluminando cada vez mais. Que você seja sempre quem você é, pois é dessa forma que você consegue cativar cada um de seus amigos. Feli-cidades. Desejos de amigos, familiares e Jornal A Semana.

Glaci Alves Fernandes e Letícia AnicetoDia 10 de julho Glaci Alves Fernandes completou idade nova e no dia 07 de julho foi aniversario da sua filha Letícia Aniceto. Mês de Julho premiado nesta família. Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Parabéns Glaci e Letícia. Desejos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

Arnaldo OratchDia 13 de julho é aniversario de Arnaldo Oratch. Que sua vida seja pontilhada de bons e felizes momentos. Que todas as maravilhas venham repousar sobre ti neste dia tão importante. Felicidades! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

SOCIAL PET

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta a amiga Jaqueline Campos com sua cachorrinha Lessye, lindas e cheias de charme! Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

Aniversariantes AS07/07- Gilsemar dos Santos, Ana Claudia Beje e Leticia Aniceto.08/07- Nilva Gelinski e Silvia Gochinski.10/07- Maria Inês Poma da Cruz, Glaci Alves Fer-nandes, Celina Lang e Eliane Ulbrich.11/07- Adolfo Geraldi.12/07- Angela Martins dos Santos Amaral e Daiane Caroliny Grein.13/07- Arnaldo Oratch e Cristiano Calabaide.

Page 11: As033 preview

11Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Esporte Luane [email protected]

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO DO INTERIOR 2014

O campeonato chega na sua fase final!

Neste sábado (12) acontecerá na localidade do Guarani, o primeiro jogo da final entre as equipes Ajax/Pratinha X São José/Guarani.

As duas equipes já vie-ram com boas atuações em toda a competição, por-tanto, já é de se imaginar que será um jogo de boa qualidade e que promete várias emoções visto que não existe favoritismo en-tre as duas equipes.

OLESC- OLIMPÍADA ESTUDANTIL CATARINENSE

Nos dias 4, 5 e 6 de Ju-lho, a cidade de Papanduva, representada por atletas, dentre estes, meninos e meninas de até 15 anos, participou da 14ª edição da OLESC na cidade de São Bento do Sul.

Representando a cidade na modalidade do futsal masculino e feminino, Pa-panduva competiu com cidades de toda a região conseguindo vaga para a

próxima fase da competi-ção, somente com as me-ninas. Visto que é menos competitivo e por haver 5 times para 4 vagas.

Parabéns às meninas que estão levando o nome do município por mais uma vez, mais longe.

Parabéns aos meninos pela dedicação e, sobretudo a RAÇA que demonstraram em todas as partidas dis-putadas.

COPA DO MUNDO 2014

AGORA EU PERGUNTO O QUE FOI QUE ACONTECEU?

O Brasil se despede da copa do Brasil com uma derrota inacreditável para os brasileiros, os jogadores, torcedores e mais ainda pelos adversários alemães. A Alemanha acreditava no potencial da própria equipe, porém não imaginavam quão fácil foi ganhar do Brasil, no Brasil.

Há respostas para tanto vexame em campo?

FELIPÃO

ARGENTINA

A declaração do técnico da seleção brasileira Luiz Feli-pe Scolari, ao dizer que “Santa Catarina nunca ganhou nada”, a não ser o título do Criciúma em 1991, quando ele era o téc-nico, causou inco-modo naqueles que trabalham com futebol no estado. Arrogância, desunião e infelicidade foram alguns dos termos utilizados por dirigentes do estado que detém três clubes na Série A e dois na Série B do Brasileiro.

O presidente do Avaí, Nilton Macedo Machado falou em arrogância por parte do treinador da seleção brasileira. Para ele, o técnico desconhece a evolução do futebol cata-rinense e que ao invés de fazer críticas, deveria olhar para os erros cometidos na partida da última terça, quando o Brasil foi derrotado por 7 a 1, no Mineirão.

"Isso significa para nós

mais um ato de arrogância do Felipão, que mostra des-conhecer o futebol brasilei-ro e Santa Catarina. Hoje o futebol do estado tem três clubes na Série A e dois na Série B, nós só perdemos para São Paulo em propor-ção. Ele foi infeliz nessa declaração. Ele tem que verificar os erros dele, não basta assumir os erros e ficar por isso mesmo. Foi infeliz". Relatou o presidente do Avaí.

Após suarem a camisa no tempo normal, argentinos e holandeses não saíram do 0 a 0, levando a partida da segunda semi- final da copa do mundo para a prorrogação, que continuou na mesma, após algumas chances de gol perdidas pela argentina, deixando a torcida eufórica, o jogo vai para as penalidades. Com erros holandeses, a Argentina carimba o passaporte para a grande final contra a seleção da Alemanha, que tirou o Brasil pelo placar histórico de 7 a 1.

O Brasil enfrenta a Holanda na disputa pelo 3º lugar na copa do mundo 2014

Page 12: As033 preview

12 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha, 01 sala, 01

banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comercial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 600 m2, sito à Rua: Paulino F. de Melo,

Bairro São Cristóvão. Valor R$ 80.000,00.-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor

R$ 60.000,00.-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor

R$ 55.000,00.-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente

para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos,

frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro.

Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro.

Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento,

sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São

Tomaz. Valor R$ 220.000,00- Terreno Rural com 9 alqueires com estufa de fumo, casa em alve-

naria, paiol em alvenaria, lagoas para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Sito em Rio do Engano. Valor R$ 330.000,00

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961-Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de

conservação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tola-chinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

MUNDO ANIMAL

A giardíase é uma infecção causada por protozoário que acometem princi-palmente a porção superior do intestino delgado. É conside-rada uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida ao ho-mem pelos animais.

A transmissão da doença entre animais ocorre através da rota fecal-oral. Uma vez instalado no ambiente, o cisto (forma infectante do parasita) pode sobreviver por longos períodos, principalmente em ambientes frios e úmidos. O hospedeiro se infecta ingerindo os cistos, que se rompem no intestino após exposição do ácido gástrico e as enzimas pancreáticas.

Em humanos, a contaminação se da através da ingestão de cistos do parasitas presentes na água e nos alimentos contaminados, ou pelo contato com fezes de animais ou humanos infectados. Os grupos mais acometidos são crian-ças menores de 5 anos e indivíduos imunossuprimidos.

Os sintomas mais comuns da doença nos animais são fezes moles com odor fétido e algumas vezes diarreiaa-companhada de dor abdominal, que pode ser intermitente

e aguda e muitas vezes associadas a desidratação. Outros sinais incluem vômito, cansaço, falta de apetite, perda de peso e anemia. O humano pode apresentar a mesma sin-tomatologia canina, ou seja: diarreias frequentes, vômito, desidratação e pode evoluir para problemas mais graves se não tratados.

O controle e a prevenção da Giardíase devem ser ba-

seados nas seguintes ações: - Vacinação dos cães contra giárdia e a revacinação é

anual (GiardiaVax);- Tratamento de indivíduos infectados, com sintomas

ou não;- Educação sanitária e adoção de hábitos de higiene:

qualidade da agua, lavar as mãos e os alimentos antes das refeições;

- Anti-helmínticos também mostram ser seguros e eficazes

GIARDÍASE – UMA DOENÇA QUE PODE INFECTAR SEU CÃO E VOCÊ TAMBÉM!

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Page 13: As033 preview

13Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

A fraude contra credores ocorre quan-do o devedor insolvente, ou próximo da insolvência, aliena seus bens, ainda que de forma gratuita, com o único objetivo de impedir que seu patrimônio seja utilizado pelos credores para saldar as dívidas que possui. Para você entender melhor, deve-dor insolvente é aquele cujo patrimônio passivo é maior que o ativo, ou seja, suas dívidas são maiores que seus bens.

Veja a seguinte situação: uma pessoa contraiu um empréstimo de outra e não mais consegue pagar as parcelas combina-das. Antes que o credor, ou mutuante, pro-cure a justiça para exigir o cumprimento da obrigação, o devedor transfere os bens que possuía em seu nome ao compadre, que sabia de toda a situação. Assim está configurada a fraude contra credores, ou fraude pauliana.

Segundo nosso Código Civil “o deve-dor responde, para o cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restrições estabelecidas em lei.” Podemos afirmar ainda estamos sujeito ao chamado prin-cípio da responsabilidade patrimonial, o que significa dizer que se existe um débito pendente, ele deverá ser quitado com o patrimônio do devedor. E assim sendo, somente através do patrimônio ele pode ser pago. Se não tiver patrimônio, o débito não é pago. Diferente, por exemplo, da dívida de pensão alimentícia, em que o devedor pode acabar preso se não efetuar o pagamento.

Sendo assim, se o débito somen-te pode ser quitado com o patrimônio do devedor, podemos imaginar que, em alguns casos, a pessoa com intenção de fraudar se desfaça de seus bens apenas para não pagar a dívida, até mesmo de forma simulada.

Mas existem formas de combater essa fraude, desde que seja demonstrado o prejuízo provocado ao credor e o conluio

fraudulento entre o vendedor e o adqui-rente do patrimônio. O prejuízo, ou dano, fica demonstrado quando a disposição dos bens levou o devedor à insolvência ou agravou esse estado. Já o conluio deve ser feito de má-fé.

Porém a má-fé do adquirente em alguns casos não necessita ser provada, como quando a insolvência do devedor é notória, de conhecimento público, ou se o negócio é praticado entre membros da família.

Além desses requisitos, também, em regra é necessário que o crédito seja an-terior a venda do patrimônio. Porém, o Superior Tribunal de Justiça afirma que este requisito pode ser dispensado se a pessoa, já sabendo que iria contrair muitas dívidas em um futuro próximo, aliena seus bens para evitar que os credores possam cobrá-lo de forma efetiva.

A pessoa que se torna vítima desse tipo de fraude deve procurar sempre a Justiça para impedir esse tipo de manobra ilegal. Procure sempre saber dos seus direitos e tenha sempre o seu advogado de confiança para auxiliá-lo.

Espaço Jurídico

LUIZ EDUARDO SALIBA Advogado, especialista em Direito

Previdenciário pela PUC/PR e Procurador Jurídico do Poder

Legislativo Municipal, OAB/SC 33.396

VOCÊ SABE O QUE É A FRAUDE CONTRA CREDORES? Manobra também é conhecida como Fraude Pauliana

SaúdeJá ouviu falar em Pilates?

A partir de agora em al-gumas edições do Jornal A Semana vou explicar sobre o Método Pilates, seus be-nefícios, contraindicações, quem pode praticar os aparelhos, qual profissio-nal é apto a dar aulas de Pilates, enfim, tem bastan-te assunto para deixá-los informados sobre este método revolucionário.

Hoje vou descrever sobre a história do Méto-do Pilates. Tudo começou com um Alemão, que nasceu em 1880, cujo nome é Joseph Hum-bertus Pilates, era uma criança doente, sofria de asma, febre reumática e raquitismo, mas isso só serviu para tornar-se um jovem determinado a me-lhorar sua saúde física e não ficar limitado por ela. Ele trabalhou muito na modelagem do seu corpo e na melhora do seu con-dicionamento físico, que aos 14 anos pousava como modelo para atlas de ana-tomia. Ainda adolescente, praticava mergulho, ski e ginástica, gostava tanto de atividade física que o levou a estudar Yoga e até os movimentos dos animais.

Em 1912 aos 32 anos, foi boxeador e trabalhou em circo. Neste mesmo ano iniciou a I Guerra Mundial e ele foi exilado para um campo de con-centração, onde estudou suas ideias de saúde e fortalecimento muscular, chamando seus compa-nheiros para participarem de uma série de exercícios no solo.

Joseph foi transferi-

do para a ilha de Man, e aplicou suas técnicas nos indivíduos feridos na guerra, pegava molas das camas hospitalares e aju-dava os pacientes a fazer exercícios resistidos, onde melhorava o tônus muscu-lar e a imunidade, porque houve uma epidemia de gripe em 1918, e milhares de pessoas morreram, mas nenhum de seus pacientes suncubiram de gripe.

No ano de 1926 aos 46 anos, Joseph Pilates mudou-se para os Esta-dos Unidos, influenciado por Max Schmelling, um boxeador Alemão que iniciou sua carreira na década de 20, foi cam-peão Europeu peso pena em 1928. Acredita-se que o agente de Max ajudou Joseph a fundar seu pri-meiro Studio na Oitava Avenida em Nova York para que Max pudesse ter um local para treinar. Pilates conheceu sua

esposa uma enfermeira chamada Clara dentro de um navio.

Na época muitos baila-rinos foram atraídos por sua técnica denominada “Contrologia”, que cor-responde ao “equilíbrio entre corpo e mente é a chave para uma saúde sustentável”. Publicou dois livros, um em 1934 e o outro em 1945.

Joseph faleceu em 1967 aos 87 anos, devido ao incêndio em seu Studio, na tentativa de salvar os seus equipamentos, inalou muita fumaça tóxica. Sua esposa deu continuidade aos seus trabalhos e logo, muita alunos abriram seus próprios Studio pelo mundo.

E para finalizar o mé-todo chegou ao Brasil em 1991 por Alice Becker De-novaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

Drª Cassandra Tatsch de Jesus

Sulczewski Fisioterapeuta

Crefito 10 n° 53561

Page 14: As033 preview

14 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Agricultura

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ofe-rece cursos gratuitos para agricultores

EPAGRI, UFSC e MDA levam Fruticultores do Planalto Norte para a Serra Gaúcha em Missão Técnica

Nos dias 24 e 25 de junho sócios da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense – Cooper-Pomares de Monte Castelo, da Cooperativa de Fruti-cultores de Major Vieira - Coopermavi, fruticultores de Irineópolis, Canoinhas, Itaiópolis, Papanduva, lide-ranças locais, profissionais da iniciativa privada e ex-tensionistas da Epagri do Planalto Norte Catarinense, realizaram uma excursão técnica pela Serra Gaúcha, com objetivo de conhecer o processo produtivo orgâni-co, a agregação de valor aos produtos, a organização na comercialização da cadeia da fruticultura daquela re-gião, bem como possibilitar a troca de experiências entre produtores rurais.

No primeiro dia, o grupo conheceu a Cooperativa Aecia de Agricultores Eco-logistas de Antônio Prado, Econativa - Cooperativa Regional de Produtores Eco-

logistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC – filial de Ipê, Cooperativa Nova Aliança de Flores da Cunha, assistiu palestras sobre manejo da produção orgânica, relatos dos processos de associa-tivismo, da formação das cooperativas e sobre a orga-nização na comercialização de produtos orgânicos.

No dia 25 foi possível conhecer o Instituto Morro da Cutia que atua na área da agroecologia formando e assessorando trabalhadores da agricultura familiar no município de Montenegro. Também visitaram a Coo-perativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí - Ecocitrus em Montenegro que conta com uma unidade beneficiadora para limpeza, seleção, classificação, em-balagem e armazenamento dos cítricos, câmaras frias para a conservação das frutas, uma planta para extração de óleos essenciais orgânicos e uma unidade

de processamento de sucos orgânicos.

O grupo ficou hospe-dado na Casa da Atafona em Montenegro, local de turismo rural que resgata o modo de viver do início da colonização alemã na região.

A missão foi objeto de projeto da Fapeu/UFSC/MDA, que desde 2008 re-aliza ações para alavancar a fruticultura no Planalto Norte Catarinense, con-juntamente com a Epagri. O engenheiro agrônomo Gilberto Neppel, que lidera as ações da Epagri na fruti-cultura, juntamente com o professor Aparecido Lima da Silva da UFSC estiveram presentes na missão. Neppel enfatizou que a excursão foi positiva segundo as avalia-ções dos produtores com os quais conversou, assim como pelos formulários de avaliação que são respon-didos pelos participantes.

Fonte Epagri

Comunicado do Partido Democrático Trabalhista

de Papanduva.A Presidente da comissão provisória do Partido Democráti-

co Trabalhista de Papanduva vem a público informar que con-forme rege o estatuto partidário, a comissão deverá se reunir uma vez por mês. Nestas reuniões serão convocados somente:

Presidente 1º Vice - Presidente2º Vice - PresidenteSecretário, Tesoureiro, Vogal e Vereadora líder da bancada.

Somente depois destas será repassada aos demais filiados. Sendo assim ficam todos os filiados do PDT de Papanduva convidados para participar de uma reunião no dia 26/07/14 às 9h, na Câmara de vereadores.

Atenciosamente Sirlei da Silva Bueno Presidente do PDT de Papanduva

Para melhorar a qualida-de de vida e promover o de-senvolvimento sustentável do País, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Se-nar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de julho, 392 treinamentos gratuitos em todo o território catarinen-se. A meta é qualificar mais de 6.300 produtores rurais e suas famílias.

A entidade organiza, administra e executa ensino de formação profissional rural e promoção rural do produtor e trabalhador rural e sua família, contri-buindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sus-tentável do País. “O Senar estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive”, realça o superintendente do

Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Entre os treinamentos oferecidos no norte do Estado, estão o de cultivo protegido de hortaliças em Papanduva, produção de frangos e ovos caipiras em Matos Costa, de produção caseira de pães e biscoitos em Guaramirim, doma racional de equídeos em Mafra e de manejo do pomar

em Monte Castelo. Além de outros cursos oferecidos as demais regiões do estado.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do municí-pio. /Fonte Adjori

Page 15: As033 preview

15Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Geral

Dia 30 de junho o senhor Mário Correia completou um ciclo de sua vida. A aposentadoria veio com uma história muito bonita construída com muito traba-lho e dedicação durante esses aproximadamente 30 anos na Epagri, onde na maior parte do tempo atuou em Papanduva, tendo uma relação pratica-mente familiar com grande parte dos agricultores papanduvenses.

Mário Célio Correia, filho de José Antônio Correia (90) e Belina Oliveira Correia (86), casado com Cláu-dia Maria Ferens Correia, formou-se como técnico agrícola em 1980 na Escola Agrotécnica Federal de Concórdia, trabalhou na Sadia na mesma cidade até 1983 e em 1985 atuou de janeiro a julho no Sindicato Rural de Papanduva e desde então foi funcionário da Epagri até o final de junho deste ano.

Em busca de melhorias no munícipio de Papanduva, durante os últimos 20 anos, disputou 5 eleições se candidatando a vereador na cidade. Por duas vezes

foi suplente. Na eleição de 2012 faltaram apenas 16 votos para que conseguisse a tão sonhada cadeira na camâra de vereadores municipal. Sonho ainda não alcançado por Mário, mas que nem por isso se deixou abater e sempre continuou sua caminhada em busca de melhorias nas diversas áreas da sociedade e princi-palmente de uma valorização maior do nosso agricultor.

Mário possui uma compaixão enorme pelo próximo, muitas vezes tirando de si mesmo para ajudar quem precisa, sempre com um sorriso no rosto e mesmo cansado, sempre focado em busca do melhor para todos. Uma coisa é certa, o pai do Willian, da Luanna, do Matheus e da Alyne, deixa a Epagri, mas não deixa a família da agricultura de lado. Continuará sua caminhada em busca de avanços em nossa cidade.

O Jornal A Semana parabeniza Mário Célio Correia por esta longa caminhada de sucesso profissional.

Mário Correia se despede da Epagri após mais de 30 anos a serviço da agricultura

Page 16: As033 preview

16 Papanduva (SC), 12 de julho de 2014

Alunos Campeões da 2ª Etapa do Campeonato de Karatê:

Categoria LUTA

Andrieli Narloch .............................. 2º lugar Kumite infantil cat -47 KGJuliana Lisboa de Lima .................... 3º lugar Kumite infantil cat + 45KgJoão Pedro Bonatti de Lima ........... 2º lugar Kumite infantil cat + 50 KgMateus Fernandes .......................... 1º lugar kumite infantil cat – 70 kg Ernandes Gonsalves Grein .............. 2º lugar Kumite adulto cat - 65 KgFelipe Schons.................................. 1º lugar Kumite juvenil cat + 65 Kg

Categoria KATA Apresentação

Equipe Masculina 3º LugarJoão Pedro Bonatti de Lima

Mateus FernandesCarlos Miguel Miranda Carvalho

Categoria KATA Apresentação

Equipe Feminina 3º LugarAdelana Guedes Quirino de MatosAndrieli Narloch PetersJuliana Lisboa de Lima

A Associação Sol Nascente de Karatê de Papanduva somou 70 pontos na competição garantindo o 7º lugar Geral.

O Jornal A Semana parabeniza a Academia Sol Nascente e também todos os atletas e alunos.

Alunos e Atletas da Academia Sol Nascente são destaque em Campeonato EstadualAlunos e atletas de Karatê da academia Sol Nascente participaram da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê realizado na cidade de São Francisco do Sul/SC no último dia 05 Julho.

Festa em honra ao Padroeiro São Valdomiro Magno

Local: Igreja Ortodoxa Ucraniana, no bairro Rondinha

ProgramaçãoSábado 19/07 - A partir das 12h: Venda de doces e salgados, boi

ralado e assado de porco- 19h: Ofício Solene de Vésperas

Domingo 20/07 - 10h: Divina Liturgia- 12h: Tradicional Almoço- 14h: Bênção do bolo de São Valdomiro Magno e início

do Festival de Prêmios