As034 preview

16
Ano II Edição 34 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014 Pais, alunos e professores protestam por soluções na EEB Alinor Vieira Côrte

description

Jornal A Semana de Papanduva, 19 de julho de 2014

Transcript of As034 preview

Page 1: As034 preview

1Papanduva (SC), 19 de julho de 2014 Ano II Edição 34 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Pais, alunos e professores protestam por soluções na EEB Alinor Vieira Côrte

Page 2: As034 preview

2 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014Opinião

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Char

ge

AmigosEsta foi, sem dúvidas, a semana mais difícil na curta, porém inten-

sa, história do Jornal A Semana. Sem dúvidas, é também a mais difícil semana da minha atividade profissional como jornalista. Não existem palavras para descrever a sensação de, em uma sexta-feira à tarde, ter a última conversa com um amigo e colega, sem saber. E que a próxima ligação telefônica que eu receberia, já na manhã do outro dia, seria para informar-me que meu amigo, junto de seus adoráveis sogro e sogra, já estava nos braços de Deus, nosso criador.

Na semana que perdemos Hilário Maciel Kohler, Hélio da Cruz e Maria Inês da Cruz, tudo ficou triste. As palavras faltam, os textos “em-pacam”, os pensamentos voam... Ao mesmo tempo em que a tristeza imperava pela perda de nossos amigos e parceiros de primeira hora, nos sentíamos agradecidos por Deus ter poupado a vida de nossa amiga e colega de trabalhoAngelaKohler. Verdadeira guerreira e, junto com nossa querida Rosinha Slugowieski, o coração que faz esse jornal chegar até os papanduvenses. Não sei se conseguiríamos seguir em frente sem ela.

Enquanto o jornal era produzido, da maneira que conseguimos, era impossível não lembrarmos de quantas vezes eles estiveram presentes nesse processo. Da produção de matérias até dobrando jornais para a entrega, Hilário, Hélio e Maria Inêseram três amigos dispostos a ajudar e a melhorar nosso semanário. Bem da verdade, Hilário Kohler foi meu primeiro colega de trabalho, no primeiro projeto após concluir minha formação acadêmica. Sempre bem humorado, com uma personalidade leve e descontraída, Hilário cativou amigos em todos os lugares que passou. Não se passou uma hora durante esses dias sem que viesse a minha memória alguma piada, brincadeira ou situação que eu tenha tido a honra presenciar.

Infelizmente, nossos amigos partiram. E infelizmente, nunca tive como agradecer a tudo que Hilário Maciel Kohler ensinou-me na profissão jornalística e na vida. Obrigado Hilário! Nunca teríamos conseguido sem você... E interceda por nós, você, seu Hélio e dona Maria Inês, aí do Céu.

Com votos de estima e saudades,Luiz Henrique Saliba Filho

OLHAR CRÍTICO

Na última semana foram divulga-dos dados animadores sobre a Aids no mundo. Segundo relatório da Unaids, a expectativa é de que a epidemia esteja controlada até 2030. Ainda de acordo com o relatório, até o ano passado cerca de 35 milhões de pessoas conviviam com o vírus HIV, sendo que 19 milhões desses não sabiam que têm o vírus. A grande surpresa foi o aumento de 11% dos casos no Brasil, enquanto houve queda de 38% em todo o mundo.

A Aids ainda não possui cura, apenas medicamentos que controlam a reprodução do vírus no organismo da pessoa infectada. Contudo, cientistas norte-americanos haviam anunciado no início do ano que teriam encontrado uma suposta cura para a infecção.

Um experimento foi feito em uma menina de 2 anos, a qual adotou o tra-tamento por cerca de um ano e meio. A criança ficou sem tomar os medica-mentos por cinco meses e os exames seguintes constataram que ela estaria

curada. Entretanto, a animação durou pouco tempo. Exames recentes aponta-ram o vírus ainda presente no corpo da menina. Durante esse tempo ele estava escondido no corpo dela.

Esses resultados podem parecer decepcionantes pela grande expectativa imposta, porém, não há como negar que a cada ano os avanços estão se tornando visíveis. Espera-se que a próxima grande notícia sobre o assunto seja a criação de uma vacina contra o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O pesquisador americano Robert Charles Gallo, um dos descobridores do vírus, afirmou ao portal Terra em dezembro de 2013 que no final do ano seguinte iniciaria testes clínicos na tal vacina.

Sete meses após a declaração do cientista ainda não foi divulgada mais nenhuma notícia sobre a possível vacina. O que se pode prever é que tanto a vacina quando a cura sejam questão de tempo – por mais que levem algumas décadas. A ciência que, aliás, já impressionou o

mundo no mês passado fazendo com que pela primeira vez um paraplégico voltasse a dar alguns passos. Quando menos se espera os cientistas aparecem com mais um “milagre”. O da Aids parece estar próximo.

Aids pode estar controlada no mundo até 2030

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As034 preview

3Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

IBOPE DIVULGA NÚMEROS SOBRE ELEIÇÕES EM SC

O instituto de pesquisas IBOPE divulgou os números de sua mais recente ida a campo. Na corrida para o Senado, na prévia estimulada, a liderança está com o deputado federal Paulo Bornhausen (PSB), com 20% das intenções, seguido de Dário Berger (PMDB), com 12% ,e de Miltom Mendes de Oliveira (PT) com 8%.

Na disputa presidencial esta Dilma Rousseff, com 31%, contra 22% de Aécio Neves e 8% de Eduardo Campos.

Na corrida ao governo, Raimundo Colombo (PSD) está na frente com 40%. Segundo lugar para Paulo Bauer (PSDB) com 10% e Cláudio Vignatti (PT) em terceiro com 6%. Afrânio Boppré (PSol) aparece em quarto com 6%.

AÉCIO CRITICA OBRAS FEDERAIS INACABADAS EM VISITA A SC

Em Santa Catarina, o presidenciável Aécio Neves manteve a rotina de críticas ao governo federal do PT, em especial às iniciativas de infraestrutura, que chamou de "cemitério de obras inacabadas". O tucano também disse ser positivo dividir um palanque catarinense com Eduardo Campos, para fortalecer a campanha de oposição no plano nacional.

Aqui temos obras sempre prometidas e nunca prontas. Podemos falar da BR-280 e da BR-470. O porto de Itajaí, par a onde não existe dinheiro, mas para Mariel, em Cuba, existe. Na verdade, o que faltam são prioridades claras - disse Aécio, oficialmente em campanha.

ADVOGADO DO PLANALTO NORTE CONSEGUE LIMINAR PARA PARALISAR OBRA DE SEDE DO MP-SC QUE É ALVO DE SUSPEITAS

O juiz de Direito da 1ª Vara de São Bento do Sul, Ro-mano José Enzweiler, acolheu ação popular iniciada por Manolo Rodrigues Del Olmo, e determinou a proibição, até decisão judicial em contrário, de qualquer novo repasse do Ministério Público Estadual à Becker Construção Civil Ltda, que está construindo um prédio comprado pela Procuradoria de Justiça na área da chamada Casa Rosa, em Florianópolis.

Manolo Del Olmo é advogado e professor universitário na região norte de Santa Catarina.

Acatando seu pedido, o juiz também pela paralisação das obras, fixando multa de dez milhões de reais pelo descumprimento, a indisponibilidade dos bens da Becker Construções no valor de 30 milhões de reais.

Page 4: As034 preview

4 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Geral

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Na última quarta-feira dia 16, ocorreu na EEB Ali-nor Vieira Côrte uma manifestação pacífica entre pais, professores e alunos visando à tomada de providências pelos órgãos competentes, no que se refere aos problemas estruturais da Escola. Cerca de 800 pessoas participaram do evento.

Também estiveram presentes, representantes do SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da regional de Mafra e também o SINTE Estadual, além da imprensa local representada pela Rádio Super FM 89,1, Jornal Correio do Contestado e Jornal A Semana. O Grupo RBS Joinville noticiou em vídeo no jornal do Almoço a manifestação.

Foram confeccionadas inúmeras faixas em protesto ao descaso dos órgãos responsáveis. Os alunos partici-pantes realizam um abraço coletivo na EEB Alinor Vieira Côrte, formando um cordão humano que rodeou todo o quarteirão da Escola, simbolizando o carinho dos alunos e também a indignação com a demora na tomada de pro-

vidências pelo Governo do Estado.Nenhum membro da Secretaria da Educação do Es-

tado apareceu no manifesto, e até o momento não houve respostas para nenhum dos questionamentos feitos pela Comissão de Pais e Professores.

Exemplo alarmante

Parte de uma escola na Grande Florianópolis, a Escola Básica Estadual Vicente Silveira que fica no bairro Passa Vinte, em Palhoça, desabou em novembro de 2012. A construção ficou completamente destruída. E os proble-mas iniciais eram os mesmos da EEB Alinor Vieira Côrte: A interdição foi no início de maio de 2012, por causa de rachaduras e problemas na estrutura. Desde então, as aulas ocorriam em outras partes da escola. Cerca de 6 meses após a interdição a Escola desabou.

Fonte: Clic RBS

Pais, alunos e professores protestam por soluções na EEB Alinor Vieira Côrte

Responsável por assinar laudo de liberação da EEB Alinor Vieira Côrte não é Engenheiro Civil

Após pesquisa pública na página do CREA – Conselho

Regional de Engenharia e Agronomia de SC, o Jornal A Semana averiguou que Eloi Ruthes não é Engenheiro Civil como se descreve, mas sim Engenheiro de Operações – Eletrotécnica. De acordo com o artigo 22 da resolução 218/73 do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, suas atribuições estão circuns-critas à área eletrônica. O laudo que Eloi declarava-se engenheiro civil foi divulgado no Facebook por um vereador do PMDB apenas algumas horas após o incidente, o que gerou grande revolta na população.

Page 5: As034 preview

5Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Geral

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Bem-Vindos

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

SEGUROS

Apicultores Participam de Oficina sobre Manejo de Colmeias para Polinização de Pomares em Monte Castelo

Através de uma parceria entre a Epagri e a Cooperativa dos Fruticultores do Planalto Norte Catarinense – (COOPERPOMARES), foi realizada no dia 10 de julho no auditório da Cooperativa uma oficina teórica/prática de apicultura em Monte Castelo. Nesta ofi-cina foram tratados assuntos como: Manejo de colmeias para polinização de pomares, alimentação estimulante para abelhas e avaliação da situação das colmeias. .

Para o fruticultor Celso de Lima, da localidade do Passa Quatro, este encontro foi importante, pois não adianta fazer uma poda bem feita, tratamento de quebra de dormência na época correta e colocar colmeias fracas, porque com uma polini-zação mal feita, teremos menos frutas e de qualidade inferior.

Atualmente temos uma preocupação,

que além de uma boa polinização, os apicultores continuem tendo colmeias boas após colocação nos pomares relatou Tissi, Extensionista Rural da Epagri de Monte Castelo, pois o principal objetivo dos fruticultores é a produção de frutas e dos apicultores é a produção de mel. Além desta interatividade econômica entre as partes envolvidas não devemos esquecer a questão ambiental.

Participaram deste evento fruticultores e apicultores de Monte Castelo, Papanduva e Major Vieira.

Esta oficina teve como instrutores os Extensionistas Rurais Ênio Frederico Ces-coneto e Frederico Hardt Araujo com apoio do Programa SC Rural e da Cooperpomares.

Fonte: EPAGRI Monte Castelo

Um levantamento divulgado pelo grupo Tracker, uma das maio-res empresas de rastreamento e localização de veículos do Brasil, revelou quais são os modelos pre-feridos dos bandidos em 2014.

O destaque fica com o aumento do roubo de utilitários esportivos no País. Confira a seguir os atuais 20 veículos mais roubados do Brasil

1-FIAT PALIO2- TOYOTA HILUX3- VW GOL4- VW VOYAGE5- FIAT SIENA6- VW SAVEIRO7- FIAT STRADA

8- VW FOX9- HONDA CIVIC10- TOYOTA COROLLA11- HYUNDAI I3012- MERCEDES-BENZ SPRIN-

TER13- FIAT PUNTO14- CHEVROLET S-1015- FORD ECOSPORT16- FIAT UNO17- VW JETTA18- MITSUBISHI L20019- VW AMAROK20- NISSAN FRONTIERVamos cuidar do que é nosso,

venha fazer um seguro e garanta sua tranquilidade!!!!!!

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro, qualquer

que seja o tipo do seguro, você deve contar com a experiência e técnica profissional de um Corretor de Se-guros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe...SEGURO SÓ COM CORRETOR DE SEGUROSFALCHETTI SEGUROS/COLIGAÇÃO CORRETORA DE SEGUROSCentro Comercial ItáliaSala 18 Fone: 47 3653 2121

ROUBO DE CARRO: Confira a lista dos modelos preferidos dos bandidos em 2014

Page 6: As034 preview

6 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Geral

Artigo 307 Código Penal.Atribuir-se ou atribuir à terceiro falsa identi-

dade para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena.Detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou

multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Atual Sorriso Odontologia vem através desta

mensagem informar e alertar a população em geral, principalmente os munícipes da cidade de Itaiópolis e Papanduva SC. Atual Sorriso Odon-tologia possui apenas uma sede em Papanduva, sendo sua matriz em Canoinhas. Relatamos através de inúmeros “boatos” que estamos atendendo na cidade de Itaiópolis há mais de dois meses, ISSO É MENTIRA. Pessoas indignas de prosperarem com seu próprio trabalho utilizam nosso nome em prol de adquirir pacientes, além do mais sendo clínicas clandestinas de odontologia que “FALSOS DENTISTAS” atendem e ferem a dignidade das pessoas tirando seu dinheiro e ainda correndo risco de vida, pois essas pessoas se passam por dentistas sem ter um diploma e especializações para exercer a profissão. Estamos tomando as medidas processuais necessárias. Esperamos que a população tome ciência deste caso e DENÚNCIE.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece em seu Artigo 5. º XIII – “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

O exercício da profissão de Cirurgião-Dentista é regulamentado pela Lei Federal N° 5.081, de 24 de agosto de 1966, que estatui como requisitos para exercer licitamente a nossa profissão, que o interessado atenda há duas condições: habilita-ção profissional e autorização legal. A habilitação profissional é obtida com a posse de um diploma de graduação em Odontologia expedido por cur-so reconhecido pelo Ministério da Educação e

Cultura; a autorização legal é obtida através do procedimento dos registros do diploma no mesmo Ministério, na repartição Sanitária Estadual e/ou Municipal competente, no Conselho Federal de Odontologia e, inscrição no Conselho Regional sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Em contrapartida, o exercício ilícito da pro-fissão de Cirurgião-Dentista pode ocorrer sob as três formas previstas no Código Penal Brasileiro, Exercício Ilegal (art. 282). Charlatanismo (art. 283.) e Curandeirismo (art. 284.).

Entende-se por Exercício Ilegal o contido no caput do artigo 282 que delibera: “Exercer, ain-da que a título gratuito, a profissão de Médico, Dentista ou Farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites”; cuja pena prevista é a detenção de seis meses a dois anos. Exercer é praticar de forma reiterada, habitual, no caso os atos privativos do Cirurgião-Dentista. A expressão “ainda que a título gratuito” deixa claro que para existir o crime não é necessária a remuneração, no entanto, quando existe a finalidade de lucro, aplica--se também a multa. A falta de autorização legal caracteriza-se pela inexistência do título idôneo e os respectivos registros legais. Quanto ao excesso de limites é caracterizado quando o crime é come-tido por um dos profissionais referidos no artigo em análise, exercendo atos privativos da profissão de um dos outros profissionais. Como exemplo, podemos citar o Médico que pratica reiteradas vezes à extração de dentes; o Cirurgião-Dentista que realiza regularmente cirurgias fora do campo buco-maxilo-facial, ou ainda, o Farmacêutico que em regra prescreve especialidades farmacêuticas.

Não é incomum que se observem, em todas as cidades do nosso Estado, Protéticos e seus auxilia-res, Estudantes de graduação em Odontologia ou ainda outras pessoas que não possuem os requi-sitos supramencionados, prestando atendimento

à população. Entre os aspectos mais importantes desta prática condenável destacamos que, natu-ralmente, por falta da formação adequada, esses falsos profissionais estão colocando em risco os pacientes de contrair doenças infectocontagiosas, como, por exemplo, a AIDS e a Hepatite, ou mesmo o Câncer de Boca nos casos em que as próteses sejam confeccionadas com determinados artifícios para lhes dar maior estabilidade.

Atual Sorriso OdontologiaResponsável Técnico Dr. Jonathan Har-

mollyCRO - SC - C.D-13574

INFORMATIVO ATUAL SORRISO ODONTOLOGIA

EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO CIRURGIÃO DENTISTA

E FALSA IDENTIDADE

Page 7: As034 preview

7Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Rua Pedro Povaluk, 601

A Paróquia Ortodoxa Ucraniana São Valdomiro Magno formou-se por fiéis oriundos da Igreja Greco-católica Ucraniana que voltaram a professar a Fé de seus antepassados.

Sua organização iniciou-se em Iraceminha no ano 1928. Em 22 de abril de 1931 já tinha seus Estatutos devidamente registrados em órgãos públicos. Em 1930 a pedido da comunidade Sua Eminência Dom João Teodorovitz - Metropolita Primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos enviou o primeiro padre para atender as necessidades espirituais da comunidade na pessoa do Pe. Gregório Oneschenko o qual posteriormente fundou a Paróquia S.Miguel e a Catedral S.Demétrio em Curitiba/PR, como também a Paróquia Espírito Santo em Nova Ucrânia/PR.

Com muito esforço a comunidade concluiu a construção do primeiro Templo em madeira com 3 cúpulas bizantinas no ano 1932.

Foram fundadores da Paróquia São Valdomiro: Miguel Zadorozny,

Paróquia Ortodoxa Ucraniana São Valdomiro Magno

Igreja construída em Iraceminha no ano de 1932

Nicolau Zadorozny, João Zadorozny, Miguel Jaskiv, Miguel Chevtchuk, Basilio Hutchok, Nicolau Oratz, Jaco Matioski, Alexandre Matioski, Inacio Matioski, Joaquim Matioski, Alexandre Novak, José Novak, Alexandre Balan, José Balan, Leonardo Farinhak, Estanislau Tolachinski, Miguel Heuko, Basilio Heuko, Gabriel Reva, José Reva, Alexandre Saviski, Sérgio Saviski, Felipe Kobren, Elias Palivoda, Miguel Palivoda, Pedro Ferens, Alexandre Hantchuk, Clemente Hantchuk, Teodoro Lozovei, Estefano Lozovei, Demétrio Ribi, Miguel Ribi, Basilio Ribi, João Rylo, Gregório Kluska, Miguel Kluska, Miguel Andraski, Emiliano Lecatchenski, Alexandre Talantchuk, Vicente Zelinski, Francisco Labas e as famílias: Regei, Teodorovitz, Truch, Dzumann, Kovaliuk, Demêtriv, Karpen, Zaap, Melnik, Daneliuk, Matvijchuk, Maidanchem e outros.

As primeiras Liturgias e Ofícios Sagrados eram celebrados em Iraceminha e na Sociedade Escolar "Ivan Francó" já existente em Papanduva, fundada em 1928.

De 1930 a 1933 atendia a Paróquia o Revmo.Pe. Gregório Ones-chenko. De1933 a 1939 atenderam a Paróquia o Pe. Nicolu Dziombra e o Pe. Leontio Struk que veio da China para o Brasil em 1929. Este era artista de belas artes e pintava Ícones no estilo bizantino. Também neste período atendia a Paróquia o Revmo. Pe. Demétrio Sidleski que além de ser um grande pai espiritual foi escritor de vários poemas, versos, comédias, teatros para criaças, jovens e adultos. Seus poemas eram escritos no mais profundo sentimento e espírito ucraniano de humor, espiritualidade e patriotismo. Em 1940 torna´se pároco o Pe.Demétrio Sidleski que administrou a Paróquia até a sua morte em 20 de novembro de 1945. De 1945 a 1948 atendia a Paróquia o Pe. Bazyli Postolan de Curitiba, Pr. De 1948 a 1954 a Paróquia era atendida pelo Pe. Alexandre Butkiv de Curitiba, Pr. De 1954 a 1970 novamente

Etapa atual da Igreja

Vista panorâmica - Etapa final a ser concluída

a Paróquia é atendida pelo Pe.Bazyli Postolan.De 1970 a 1989 a paróquia torna-se praticamente órfã. Somente

uma ou duas vezes ao ano tinha a visita de um padre ortodoxo. Muitos paroquianos migraram para outras cidades, outros passaram para outras confissões e a paróquia entra em decadência.

Em 1983 o maior Templo da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil até então, é demolido e no local é construído uma pequena capela, mantendo assim acesa a chama viva da Fé Cristã Ortodoxa.

Entre os anos 2003 a 2007 a Paróquia foi atendida pelos padres Mateus, João Kindra, Demétrio Castilhos de Oliveira e André Sperandio.

Ao primeiro dia do mês de abril de 1989 o Revmo.Pe.Jeremias Ferens, agora Arcebispo Dom Jeremias assume a paróquia que é por

ele atendia e supervisionada até os dia de hoje.No dia 10 de maio de 1992 as atividades paroquiais da Paróquia

São Valdomiro Magno foram transferidas para a atual sede no Bairro Rondinha em Papanduva, SC onde estamos erigindo um belo Templo no estilo Bizantino-Ucraniano para cultuar a Deus de acordo com o Rito Bizantino do qual somos herdeiros e propagar as tradições e es-piritualidade da Igreja Ortodoxa para o bem estar espiritual e cultural dos nossos fiéis.

Para a alegria da Comunidade no dia 26 de janeiro de 2014 foi orde-nado sacerdote na Paróquia São Valdomiro Magno o Revmo.Pe.Gregório Filakoski que como Dom Jeremias, também é filho de Papanduva.

O Jornal A Semana lembra que toda a construção na nova Igreja está sendo realizada através de doações, eventos beneficentes e de arrecadações da tradicional festa que será realizada neste fim de semana.

Participe você também da construção dessa Igreja que faz parte da cultura de nosso município.

Fonte: Dom Jeremias, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul.

1º Etapa a ser concluída

Page 8: As034 preview

8 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Espaço MulherSEXAPPEAL: SEXY

Fabiane [email protected]

Alana Furtado P. Andreatta - Coren: 007.120Ediclea P. de Lima - Coren: 005.354

Olá Meninas!!! O Espaço Mulherestá mais sexy do que nunca essa semana! =D

Visitei a Loja SexyAppeal, que estáhá quase três anos no mercado papanduvense e é a loja mais diferenciada e livre de preconceitos da cidade. Ser sexy sem ser vulgar. Este é o significado da palavra “Sexappeal” e também o principal conceito que envolve a loja.

A partir de agosto de 2014 estará em novo endere-ço, inovando e se renovando mais uma vez. Novidades irresistíveis e muito bom gosto para que todos possam experimentarem novas sensações.

A Boutique Sensual surgiu com o propósito de ajudar as pessoas e principalmente os casais a se conhecerem melhor, aumentar sua auto estima e a busca de mais prazer na relação. A SexyAppeal sempre priva pela qualidade no atendimento, falando dos atributos dos produtos sempre com seriedade e profissionalismo e sempre respeitando a individualidade e descrição.

Todos os produtos comercializados são testados e aprovados pela ANVISA, de marcas reconhecidas e que comprovam alto padrão de qualidade e segurança, com ampla variedade, requinte, buscando total satisfação dos clientes.

Um dos principais segredos do su-cesso da SexyAppeal é trabalhar com marcas e produtos de altíssima quali-dade e com total garantia e segurança.

Lingeries do básico ao luxo, rendas, sedas e as últimas tendências da moda íntima você encontra na boutique. Na linha de lingeries a loja representa

com exclusividade a marca HOPE e na linha de produtos sensuais a marca Hot Flowers (maior fabricante de produtos sensuais do Brasil).

NOVIDADES QUENTES

MARCAS RENOMADAS

A SexyAppeal esta pro-gramando uma série de encontros, mini-cursos e workshops para mulhe-res e casais. Novidades como curso de Chair Dance

(dança da cadeira), curso de sensualidade feminina, encontro de casais (com médicos especialistas e surpresas sensuais) e muito mais.

Page 9: As034 preview

9Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

SEM SER VULGARVocê já experimentou explorar seus

cincos sentidos? A SexyAppel tem as melhores sugestões de produtos de uso

íntimo para você mergulhar no univer-so de sensações e estímulos. Toques aveludados, sabores deliciosos, aromas

afrodisíacos e estímulos sensoriais em formato de produtos. Mergulhe no universo de descobrimento e prazer.

O Espaço Mulher conversou com o proprietário da Loja SexyA-ppeal, o empresário Guilherme Gruber que relatou: “Desde a pesquisa para iniciar meu negó-cio eu já sabia do grande desafio

que enfrentaria ao trabalhar com o mercado sensual, mas encarei o desafio com seriedade e muito respeito. Sempre cuidei para que minha loja fosse reconhecida pelo verdadeiro motivo de existir, que

é ajudar as pessoas a serem mais felizes e saudáveis. NaSexyAppeal o cliente sente-se à vontade e sem-pre será bem acolhido e respeitado seja qual for sua necessidade ou desejo!”.

PRODUTOS QUE ESTIMULAM OS SENTIDOS

Guilherme Gruber, proprietário da Loja SexyAppeal

Visite hoje mesmo a Loja SexyAppeal e permita-se

ser ainda mais feliz!

Page 10: As034 preview

10 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Social

Élio Bosse15 de Julho.Data mais que especial para o amigo Élio Bosse que completou mais um ano de vida. Dia de ficar alegre por tudo o que você alcançou e superou, e por tudo o que Deus ainda lhe reserva! Feliz An-iversário! Homenagem de sua esposa Sirlei, filhos, colegas de trabalho e Jornal A Semana.

ELIANE MALINOSKIDia 17 de julho Eliane Malinoski comemorou aniversário. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias. São os votos de toda a equipe do Jornal A Semana.

AMANDA OLKOSKI DE OLIVEIRAParabéns Amanda!!! Dia 14 de julho completou 8 aninhos. Que você alcance os sonhos mais lindos para a sua vida, e que Deus te abençoe hoje e sempre. Desejos de seus familiares Gerson, Marizete e Evelin.

KARINA BODNAREste é o aniversário que marcará a transição da passagem da infância para a sua adolescência, uma fase diferente e misteriosa cheia de mistérios a serem desvendados, e muitas aventuras a serem vividas. Viva com sabedoria e muita dignidade os seus 15 anos, pois será o começo da procura de sua felicidade. Temos certeza de que todos à sua volta estão orgulhosos de você. Amam-te muito, pois você é uma garota muito espe-cial... Alegre, carinhosa, amável,divertida e muito brincalhona...Que a Luz de Deus venha até você, Ilumine os seus caminhos e te encha de graças, alegrando mais ainda este dia especial, o seu aniversário...Parabéns pelos seus lindos 15 anos. Te amamos muito!! São os votos de Aline e Cleiton Marciniak.

ULISSES FURTADOE quem fica mais “experiente” neste 20 de julho é o amigo Ulisses Furtado. Que a luz do Pai ilumine sua vida, guie seus passos e alegre seu caminho em toda sua existência. Não só hoje, mas sempre. Parabéns. Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. Vejam que coisa mais fofa o Bolinha, esse cãozinho das raças Yorkshire com Shitzu esbanjando alegria com sua dona Anna Paula Atanásio. Quer aparecer neste espaço com seu animal de estimação? Envie-nos uma foto no email: [email protected]

Aniversariantes [AS]15/07 – ELIO BOSSE, GABRIEL GRANEMANN17/07 – ANA ELIZA RANK, ELIANE MALINOSKI18/07 – DANIEL DE LIMA BERNARDI, RENAN FRA-CARO, SHERON VILLALOBOS19/07 – GUILHERME KRAUS, SIMÃO PEROVANO, GRAZI MINIKOWSKI, LUCAS SAMPAIO20/07 – ULISSES FURTADO, ELISEU LABAS, MAIARA CARDOSO, VERA LUCIA SLABISKI MICHALOVICZ, MARIJANE SAGGIORATO WERKA

SOCIAL PET

Page 11: As034 preview

11Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Esporte Luane [email protected]

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE VÔLEI 2014 - PAPANDUVA 60 ANOS

É nesta sexta- feira 18\07, nas dependências do departamento munici-pal de esportes o congresso técnico do campeonato intermunicipal de vôlei, previsto para começar no

próximo mês, apresen-tando jogos de qualidade, tanto feminino quanto masculinos.

Monte sua equipe, ve-nha participar, se não, prestigiar o vôlei da região.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUIÇO DO INTERIOR 2014

Ajax Pratinha São José Guarani

Foi realizado no sábado, 12/07 na localidade do Guarani, a primeira partida pela final do campeonato do interior, entre as equipes do São José/ Guarani VS Ajax/Pratinha. Que contou com um público bastante significativo, torcendo por seu favorito.

As duas equipes mos-traram bastante vontade e apresentaram um jogo de muita qualidade, levando a torcida ao delírio, com gols feitos e também gols perdidos, mas mesmo assim vibrando sempre por lances.

A equipe do São José saiu na frente, após a equipe

Ajax perder duas chances claras de gol. No decorrer da partida a equipe do Ajax pressionou e conseguiu empatar. Mas igual diz o ditado: “Quem não faz, leva” a equipe do Ajax continuava desperdiçando chances de gol ao contrario da equipe do São José que fez 2 a 1 e

a partida que já estava tu-multuada ficou mais ainda.

Mas não é neste primei-ro jogo da final que uma equipe saiu na frente da ou-tra, faltando pouco tempo para acabar, a equipe Ajax empata a partida e deixa tudo igual para o próximo confronto.

Satisfeitos ou insatisfeitos, o povo brasileiro se des-pede da copa.

Com a vitória da seleção alemã na prorrogação contra a seleção argentina de Lionel Messi, a Alemanha leva a Taça da Copa do Mundo pra casa.

Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo 2014. Mesmo com o vice-campeonato e atuação apagada na decisão contra a Alemanha, o camisa 10 da Ar-gentina recebeu o prêmio Bola de Ouro da Fifa. O atacante encerrou o Mundial com quatro gols e uma assistência.

Thomas Müller, da Alemanha, e Arjen Robben, da Holanda, receberam os prêmios Bola de Prata e Bola de Bronze – respectivamente eleitos como segundo e terceiro melhor jogador da competição.

Com o prêmio de Messi, a Argentina volta a ter o des-taque de uma Copa do Mundo depois de 28 anos. Antes dele, Maradona havia sido eleito o principal jogador, em 1986. Na ocasião, no entanto, o ídolo argentino sagrou-se campeão do torneio, após vencer justamente a Alemanha.

Fonte: Fox Sports

Anuncie: 47 3653.2725

Page 12: As034 preview

12 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Classificados

Imóveis-Casa em alvenaria com 01 suíte, 01 quarto, 01 cozinha, 01 sala, 01

banheiro, lavanderia, despensa, 01 sala comercial, garagem para 02 carros, 01 edícula com 01 quarto e 01 cozinha, terreno com 908m2. Terreno todo murado, com portão eletrônico, situadoo na Av: Papa João XXIII, esquina com Rua: Narciso Guebert, Bairro São Cristóvão. Valor R$ 300.000,00.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 600 m2, sito à Rua: Paulino F. de Melo, Bairro

São Cristóvão. Valor R$ 80.000,00.-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor

R$ 60.000,00.-Terreno urbano medindo 250m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor

R$ 55.000,00.-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para

o asfalto. Valor R$ 115.000,00.-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos,

frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro.

Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro.

Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflorestamento,

sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São Tomaz.

Valor R$ 220.000,00- Terreno Rural com 9 alqueires com estufa de fumo, casa em alvenaria,

paiol em alvenaria, lagoas para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Sito em Rio do Engano. Valor R$ 330.000,00

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961-Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de con-

servação. Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.► Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires.

Pagamento à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas espor-tivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

Empreendedorismo

Recentemente acompanhamos mais um campeonato Mundial de Futebol. Infelizmente não foi desta vez que o Brasil conquistou o Hexacampeonato, mesmo jogando em casa e com a força da torcida a seleção não atingiu o maior objetivo. Mas o time do Brasil não perdeu, entre 32 concorrentes conquistou o quarto lugar e jogaram até o último segundo com dignidade e força de vontade.

Nstes último dias, passamos por momentos de emoção e aflição e a Copa do Mundo nos trouxe muitos exemplos que podem ser apli-cados e vivenciados nas empresas e na vida profissional, dentre eles:

Missão: todas as seleções entraram em campo vestindo seu uniforme, representan-do um país e sua torcida, com o objetivo de vencer jogo após jogo até chegar as finais para disputar o prêmio maior e o reconhecimento. Nas empresas a missão é a razão de existir, assim como os times que foram defender seus países e buscar o objetivo, as organizações precisam de definições claras e objetivas do que defendem e esperam do futuro.

Estratégias: os times jogaram com suas es-tratégias, para cada adversário e em cada jogo

desenvolveram técnicas e táticas diferentes. A necessidade de se adaptar ao jogo e ao adver-sário exigiu do time a melhor performance, isto ocorre nas rotinas empresariais, vence o melhor e mais preparado.

Liderança: o papel do capitão do time é fundamental para manter a integração do grupo, para que todos trabalhem juntos com eficiência. O técnico também lidera identi-ficando oportunidades e cobrando dos seus jogadores metas e desempenho qualificado. Nas empresas os lideres precisam ter cons-ciência que são fundamentais para o melhor desempenho de suas equipes, é preciso ser exemplo.

Inteligência Emocional: os jogadores pre-cisam ter a capacidade de controlar a emoção. O time do Brasil foi, sem dúvidas, o que mais sofreu com esta variável, a pressão da torcida, dos adversários, dos juízes e da mídia interfe-riu muito no resultado do estado emocional dos jogadores. Assim como nas seleções, os colaboradores das empresas precisam filtrar os acontecimentos internos e externos e manter o foco.

Motivação e Superação: a cada jogo os

times se superavam. Manter-se motivado e superar o adversário foi o principal desafio de quem estava no campeonato. Nas empre-sas e na vida profissional ocorre o mesmo, é preciso manter-se motivado e enfrentar os problemaspara vencer sempre!

SUCE$$O E MUITO TRABALHO

Lições que Aprendemos com a COPA 2014

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista em Marketing Empresarial pela UFPR, graduado em Co-municação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Execu-tive Coaching pela Comece a Viver®. Empresário, Consultor de Negócios e Diretor de As-sessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

Page 13: As034 preview

13Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Muito se critica quanto aos direitos da criança e do adolescente, na forma proposta pela Lei 8.069/90 – o ECA. A grande maioria da população afirma que a norma vem para “estregar” as crianças, “dar direitos demais e deveres de menos”.

Pois bem, a realidade não é essa. O Estatuto surge após uma reforma da

nossa Lei Máxima – a Constituição Fede-ral – que prescreveu as responsabilidades dos entes sociais em relação às crianças e aos adolescentes. Dita o art. 227, da Carta Magna que é “dever da família, da sociedade e doEstado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à pro-fissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá--los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”.

Partindo desta premissa, o Povo brasileiro, através da sua Assembléia Constituinte definiu que o Estado em-pregaria na análise quanto aos direitos da criança e do adolescente uma teoria moderna chamada de Tutela da Prote-ção Integral. Isso significa que o Estado Brasileiro reconhece a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, pretendendo, assim criar mecanismos de proteção a estes entes em formação.

Fica claro, portanto, que o ECA não proíbe o pai e a mãe de educar os fi-lhos, não veda punições aos adolescentes e não tira dos professores a responsabilida-de da educação. Há uma rede de proteção a fim de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

A questão do mal uso dos direitos elencados por aquele instrumento norma-tivo, passa longe de ser responsabilidade de uma lei mal elaborada. O problema é o sistema.

O ECA não vem pra proibir uma criança de trabalhar, mas vem pra evitar

que se troque a escola por trabalho. Não vem pra proibir o pai e a mãe de "educar", até mesmo com "palmadas pedagógicas", vem pra coibir os abusos, as agressões desmedidas e a tortura - assim como a legislação penal proíbe as agressões entre os adultos.

A cobrança social, portanto, deve ser no sentido de que as instituições funcio-nem e que a família cumpra com o seu papel primordial de educação.

O escalonamento das responsabilida-des ditado pela Constituição Federal não segue a ordem de Família, Sociedade e Estado à toa.

Por isso, os pais devem se conscientizar que o papel da educação começa em casa. Isso através da criação de responsabilidades (limpar o quarto, organizar, ajudar nas tarefas domésticas) sem a necessidade de qualquer violência desmedida ou abusos que impli-quem em prejuízo no desenvolvimento deles.

Assim como em diversos setores o problema, nesse caso, não é da Lei e sim das instituições. O cerne do problema é, na verdade, a corrupção que desvirtua a real aplicação das leis, atrasando o de-senvolvimento do país e prejudicando o fortalecimento das instituições.

Espaço Jurídico

Carlos Vinicius [email protected]

OAB/SC 30.535-BRua Ten. Ary Rauen, 1113.

Papanduva/SC

O Estatuto da Criança e do Adolescente

SaúdeDoenças Psicossomáticas: Do psicológico para o físico

Um dos aspectos ine-rentes a todo ser humano é a capacidade de perceber, sentir e elaborar sentimen-tos. Tais sentimentos se expressam a partir de como o indivíduo interage com o meio ambiente. As sensações dolorosas vivenciadas pela maioria das pessoas podem resultar de uma ação mecâ-nica externa, provocadora de lesões, ou de origem interna, através de uma hiper ou hipo função de um determinado órgão ou sistema. Essas patologias, de origem psico-lógica, podem ser chamadas de Doenças Psicossomáticas, são algumas delas: Artrite, asma, rinite, enxaqueca, gastrite, ulcera péptica, colite ulcerosa, impotência sexual, hipertensão arterial, fibro-mialgia, doenças autoimunes como psoríase e vitiligo, entre outras.

As dores, normalmente, se apresentam de duas for-mas: agudas, quando mais facilmente se determina sua causa, ou crônicas, de difícil determinação e que parecem fazer parte da vida do indivíduo. Essas duas formas se comprometem com os processos fisiológi-cos do organismo, mas, no entanto, uma terceira forma se configura e se entremeia às outras, a dor psicológica. A dor surge quando o indi-víduo está impossibilitado de manifestar suas percepções, sobrecarregando o sistema orgânico de frustrações, angústias, repressões, medo, raiva, etc..

É importante conside-rar que o surgimento dos sintomas psicossomáticos dependem e variam de, pelo menos, três fatores interde-

pendentes, haja vista que os sintomas podem variar dependendo do estilo de vida de cada um. São os referidos fatores: qualidade/ estilo de vida (incluindo hábitos alimentares como atividades físicas, sedentarismo, etc.), herança genética (que pode deixar os indivíduos mais predispostos a desenvolve-rem alguns tipos de doenças) e ainda os fatores psicoafeti-vos (que surgem de acordo com o manejo das emoções, dos traumas, sentimentos de abandono, rejeição, inclusão, culpa, etc.). Tal concepção acaba sendo a melhor ex-plicação para quando não se consegue definir e provar cientificamente outra causa de um determinado sintoma.

Os estudos das doenças psicossomáticas evoluíram bastante no campo da psi-cologia. As primeiras in-tervenções vieram a partir das descobertas de Freud e

seu estudo sobre a histeria. A partir daquela época passou-se a considerar o ser humano como uma ligação entre “corpo” e “mente” e, na tentativa de entender as relações e influências entre um ponto e outro dessa divisão já sabe-se que os comportamentos e emoções são produtos do contexto no qual estamos expostos, e é justamente esse contexto que vai nos mostrar o que originou e o que mantém a doença psicossomática. Desta forma a psicoterapia entra com um importante papel no tratamento dessas doenças, pois ela torna o paciente capaz de expressar e elaborar seus conteúdos conflitantes através da fala, trazendo a ele novamente o reconforto físico e mental. Como diria Adalberto Bar-reto: “Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”.

Psicóloga Bruna Luana SouzaCRP 12/12183Clínica Santo AntônioRua Jorje Lacerda, 3552, Centro, sala 2.Telefones para contato (47) 3653-1027 e 9213-5255

Page 14: As034 preview

14 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

AgriculturaAgricultores de SC atingidos por enchentes podem renegociar dívidas

Os agricultores catari-nenses que têm operações de investimentos e custeio do Pronaf e que tiveram prejuízos causados pelas enchentes do último mês têm direito a renegociação das dívidas, diz a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, em nota.

A secretaria orienta os produtores a procurar as instituições financeiras e solicitarem a renegociação do prazo de pagamento da parcela para o próximo ano. "Os agricultores beneficia-dos serão os que possuem parcelas que vencem a partir da ocorrência das enchentes deste ano e o pedido de renegociação deverá conter informações técnicas que permitam comprovar os prejuízos na propriedade", diz em nota.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca,

Airton Spies, lembra que este é um benefício previsto nas regras do crédito rural e informa que para que os agricultores solicitem a prorrogação das operações é necessário que procurem a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e peçam a elabora-ção de um laudo individual ou grupal que comprove a intensidade das cheias e o percentual de redução de renda provocado.

Segundo as instruções do Ministério do Desenvol-vimento Agrário (MDA), di-vulgadas semana passada, as instituições financeiras devem atender priorita-riamente os produtores com maior dificuldade em efetuar o pagamento integral das parcelas nos prazos estabelecidos. Após renegociar sua dívida de investimento, o agricultor

ficará impedido, até que pague integralmente as prestações previstas para o ano seguinte, de contra-tar novo financiamento de investimento rural com recursos controlados do crédito rural.

"Essa vedação não será aplicada aos agricultores que tiveram seu patrimô-nio produtivo prejudicado de forma a comprometer a continuidade de suas ativi-dades, mediante comprova-ção dos prejuízos por laudo técnico, sendo permitida, nesses casos, a concessão de novo financiamento de investimento para a re-construção do patrimônio afetado e para a retomada da produção, observados os limites por beneficiário e demais condições estabe-lecidas para as respectivas modalidades de crédito".

Os agricultores familia-res dos municípios preju-dicados pelas cheias que têm operações de custeio contratados com equaliza-ção de encargos financeiros pelo Tesouro Nacional, que não contam com o seguro da agricultura familiar (SEAF - Proagro Mais), poderão ter até 100% do valor da ope-ração devida prorrogado para até 36 meses.

Já os agricultores fami-

liares que têm operações de custeio contratados com recursos obrigatórios - exi-gibilidades bancárias, que não contam com o seguro da agricultura familiar (SEAF - Proagro Mais), poderão ter até 100% do valor da ope-ração devida pelo mutuário no ano prorrogado para até 36 meses ou outro definido pelo agente financeiro. Os agentes financeiros farão essa prorrogação indepen-dentemente de consulta ao Banco Central do Brasil. Serão mantidos os mesmos encargos financeiros antes pactuados no instrumento de crédito, desde que se comprove incapacidade de pagamento em conse-quência de frustração de safras, provocada pela cheia ou enchente ou eventuais ocorrências prejudiciais ao desenvolvimento das explorações.

Em Santa Catarina, as atividades mais atingidas pelas enchentes foram a produção de leite, suínos, aves, pastagens, trigo, ce-bola, alho, banana, milho safrinha e hortigranjeiros. Informações preliminares apontam que os prejuízos podem chegar a R$ 30 milhões.

Fonte: Uol Economia

Acordo BrasilRússia acelera exportação de suínos de SC

Um dos acordos firmados durante as reuniões da 6ª cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve garantir um recorde para Santa Catarina em 2014. O Estado representa mais de 50% das exportações de suínos para a Rússia e planeja ampliar esse comércio após o anúncio do Plano de Ação para a Cooperação Econômica e Comercial Brasil-Rússia, assinado pelos presidentes dos dois países esta semana. A expectativa é que Santa Catarina supere a marca de U$ 300 milhões (cerca de R$ 700 milhões) em vendas para aquele país até o final do ano.

O acordo bilateral projeta a diminuição de barreiras entre Brasil e Rússia. Para Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), que participou da rodada de discussões da cúpula com empresários, o mercado pode ficar ainda mais aquecido após o encontro:

- No encontro, a Rússia deixou claro que pretende comprar mais do Brasil, inclusive sinalizado com o apoio para a abertura de novas unidades no país para produção de suínos. O comércio com os russo cresceu bastante este ano, principalmente após o surto de diarreia suína nos Estados Unidos, que é um dos maiores comercializadores do produto no mundo.

No primeiro semestre deste ano, Santa Catarina já vendeu mais de 86 mil toneladas de carne suína para o exterior, sendo 46 mil toneladas apenas para a Rússia, principal destino da produção catarinense. A quantidade representa a entrada de U$176,3 milhões, mais do que o dobro do valor arrecadado nos seis primeiros meses de 2013. O governo catarinense espera que esses números melhorem ainda mais no restante do ano.

- É importante que o país mantenha esse tipo de relação com um comprador tão importante. Com o atual cenário aquecido, acredito que o segundo semestre deve ser ainda melhor que o primeiro em vendas de suínos para a Rússia - afirmou Airton Spies, secretário de Agricultura e Pesca de Santa Catarina.

De olho no crescimento da carne suína catarinense no mer-cado internacional, os produtores buscam o certificado de zona livre de peste suína clássica (PSC), que será implantado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) a partir de 2015.

- Nosso Estado está livre de problemas sanitários há al-gum tempo O certificado da OIE é uma intenção de melhorar a relação de comércio entre os países e vai nos beneficiar - observou Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suíno (ACCS).

Fonte: Diário Catarinense

Page 15: As034 preview

15Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

Homenagem Póstuma aos nossos Eternos Amigos

O tempo jamais apagará a presença de Hilário, Maria Inês e Hélio, porque as pessoas que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós...

Senhor Jesus aceitamos a vossa vontade com o coração sangrando, mas submisso, unido ao vosso sofrimento na cruz. Só a fé é capaz de nos dar o consolo que precisamos.

O vazio que ficou nos faz compreender o quanto vocês eram importantes para cada um de nós!

Vocês não partiram, pois quem está perto de Deus não está longe de nós. Unidos na fé e na esperança, cremos na Vida Eterna...

Saudades eternas de toda a equipe do Jornal A Semana.

Page 16: As034 preview

16 Papanduva (SC), 19 de julho de 2014

No dia 4 de julho, na EEB Maria Avelina, aconteceu a tradicional Festa Julina da Instituição, e contou com a participação dos alunos, familiares, professores, funcio-nários e direção da Escola. Num ambiente de muita música, dança de quadrilha e saborosos quitutes, confraternização e muita diversão.

Toda a comunidade escolar foi envolvida nos preparativos, que deixaram tudo com aquele ar característico de uma grande comemoração.

A Escola é preparada e or-namentada todos os anos para festejar com os alunos, que ensaia-ram durante semanas com seus

professores regentes os passos das danças apresentadas. Muita alegria sob o comando da profes-sora Jucilene e regada à boa música comandada pelo professor Adair.

Muitos pais e familiares es-peravam ansiosos o início das apresentações, e sobre os olhares atentos e sorrisos emocionados os alunos mostraram suas habilida-des na dança, arrancando aplau-sos da plateia que acompanhava as apresentações.

Além de toda a diversão ga-rantida, tivemos o desfile e a pre-miação dos casais caipiras 2014, o qual realizaram um trabalho em equipe e arrecadaram fundos

para a escola, todos os candidatos e candidatas receberam suas fai-xas, e agradecem a todos os seus padrinhos e madrinhas pela cola-boração e pelo carinho recebido.

Na EEB Maria Avelina funciona assim: pais, alunos, direção, fun-cionários e professores trabalham numa mesma sintonia. A sintonia da educação de qualidade, sem se esquecer da aproximação constante da instituição com as famílias, para que possam parti-cipar juntos do crescimento dos nossos educandos.

O Jornal A Semana parabeni-za toda a equipe da EEB Maria Avelina.

Tradicional Festa Julina na EEB Maria Avelina