As039 preview

16
Ano II Edição 39 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014 DADOS OFICIAIS DESMENTEM TUCA E HUMBERTO: Arrecadação da Prefeitura aumentou em relação a anos anteriores Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161 Rua Mafra, 421 Papanduva - SC 3653.2236

description

Jornal A Semana de Papanduva, 23 de agosto de 2014

Transcript of As039 preview

Page 1: As039 preview

1Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014 Ano II Edição 39 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

DADOS OFICIAIS DESMENTEM TUCA E HUMBERTO:

Arrecadação da Prefeitura aumentou em relação a anos anteriores

Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161

Rua Mafra, 421Papanduva - SC

3653.2236

Page 2: As039 preview

2 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora de redação: Angela Kohler

Gerente comercial:Rosália SlugowieskDiagramação: JC Publicidades

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Char

ge

Os pobres são os que mais pagam impostos

Esqueça tudo que seu professor de história ou geografia tentou te enfiar goela abaixo. Esqueça os discursos dos partidos políticos que dominam o Brasil a três décadas. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação trouxe um dado que economistas liberais e conservadores já estavam cansados de alertar, mas não eram levados em conta pelos partidos de es-querda que governam o Brasil: os pobres (pessoas com renda de até 3 salários mínimos) são os grandes responsáveis pelo custeio do monstro burocrático que é o estado brasileiro. Segundo os levantamentos do Instituto, esta fatia da população é responsável por nada mais, nada menos que 53,8% dos impostos coletados pelo governo brasileiro.

Ou seja, mais que a metade de tudo que o governo tira de nós, são os mais pobres que pagam. E com um agravante: eles são os únicos que não conseguem usar outros serviços que não sejam os serviços públicos, com a qualidade que só o que é “público e gratuito” pode ter. Público é tudo o que, além do serviço, você paga pelo serviço e também pelos desnecessários burocratas. Já gratuitos... Ora, se 53,8% dos impostos são tirados dos mais pobres, “gratuitos” é que estes serviços não podem ser.

Somando um pouco de melodrama ao drama, não há sequer uma corrente política significativa que ouse proferir estas verda-des. Ou seja, para todos os três grandes candidatos à presidência e suas respectivas coligações para o legislativo, não há ninguém tentando poupar a faixa dos que ganham menos de 3 salários mínimos. Para todos eles, está “ok” os mais pobres pagarem pelo custeio da máquina pública e receberem os serviços públicos (mas nunca mais repetiremos a patifaria de que são “gratuitos”) no padrão “SUS” de qualidade.

Aliás, sequer os brasileiros que recebem até três salários mínimos estão conscientes destes fatos. E é dessas pessoas que os que querem um Brasil livre e desenvolvido precisam para quebrar o monstro voraz da burocracia estatal. Afinal de contas, como diria o filósofo negro Thomas Sowell, “eu nunca entenderei como querer guardar o dinheiro que eu mesmo ganhei pode ser avareza, ao passo de que tomar dinheiro dos outros por impostos não é”. Quem terá a coragem de libertar os mais pobres destes pesados impostos?

OLHAR CRÍTICO

A onda do momento nos smartpho-nes é o Secret, aplicativo que conta com declarações e segredos compartilhados anonimamente em sua rede de amizades. Criado no ano passado na Califórnia, nos Estados Unidos, a intenção do aplicativo, no princípio, era de compartilhar frases sem sentido e sem dimensão maior, como simplesmente “eu odeio meu vizinho”. Porém, o rumo tomado pelo aplicativo se tornou completamente outro.

No Brasil, a cada semana, milhares de denúncias chegam à Justiça por parte de vítimas do Secret. Entre as queixas estão pessoas que tiveram fotos íntimas publi-cadas, segredos revelados ou até mesmo mentiras compartilhadas no aplicativo.

O efeito do Secret, entretanto, não está apenas em procurar a Justiça para excluir a tal postagem e – teoricamente - solucionar o caso. O resultado disso está afetando também o psicológico dos jovens e adolescentes, imensa maioria dos usuários. Além de muitos precisarem procurar ajuda psicológica após sofrerem

o cyberbullying, outros chegam ao extre-mo de pensar em suicídio.

Afinal, até onde vai a liberdade em criar um aplicativo qualquer? É inegável que a criação de software para celula-res trouxe inúmeras melhorias e um comodismo à sociedade, mas tamanha liberdade já está se tornando prejudicial. Talvez seja a hora de criar uma política de uso na criação desses aplicativos. Embora sempre haja um rastro do usuário na utilização de qualquer meio na internet ou smartphone, é necessário economizar esforço e tornar esse “anonimato tempo-rário” algo ilegal, principalmente em um local onde se expõe o outro de maneira pejorativa, como no Secret.

Esse não é o primeiro aplicativo que gera polêmica. Também em 2014, o Lulu virou notícia nos principais veículos de comunicação do país. Ele era exclusivo para o público feminino e permitia que elas, também anonimamente, avaliassem os meninos da sua rede de amizades no Facebook. Entre as avaliações estavam

uma nota e hashtags como #lavaroupa, #prefereovideogame e #amigodaex. Mesmo havendo a possibilidade do “avaliado” excluir os depoimentos sobre ele, a maioria não sabia que havia virado motivo de chacota.

Anonimato e liberdade total: até onde é válido?

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As039 preview

3Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

REPERCUTIU DA ENTREVISTAO que repercutiu da entrevista coletiva dada por Tuca

e Humberto juntos foi mesmo a questão política. Disse-ram que estão juntos e fazendo o melhor que podem, que quaisquer rusgas que pudessem ter estão superadas. Eventualmente, até poderia haver divergências, mas fica evidenciado que agora estão em perfeita sintonia. O PMDB, partido do vice-prefeito, detêm a grande maioria dos cargos comissionados da prefeitura, comanda as maiores secretarias e controla quase todo o orçamento municipal.

REPERCUTIU DA ENTREVISTA IINa coletiva de imprensa, Humberto e Tuca falaram

ainda que muitas das dificuldades que vêm enfrentando nesses dois primeiros anos de governo são em razão da queda de arrecadação, queda de repasses, etc. Ocorre que esses dados são públicos, e os gráficos desmentiram o que eles vêm dizendo pra população. A arrecadação de Papanduva continua crescendo, sendo a maior da história do município. Desse jeito fica difícil acreditar.

REPERCUTIU DA ENTREVISTA IIIPara muita gente, ficou evidente que a intenção da

entrevista era mesmo explicar a compra de um carro de luxo para uso do prefeito, em tempos de escassez para o povo e para os servidores, conforme decretou o governo municipal. Entretanto, a estratégia parece ineficaz. Muita gente continuou cobrando os mandatários da prefeitura pela escolha do carro como prioridade do governo. Tuca disse na ocasião que o Volkswagem Polo completo, que era usado até então, era motivo de chacota para um prefeito como ele. Não dá pra negar que um Toyotta Corolla faz bem pro ego, até eu queria ter um.

DIÁRIASOs vereadores Djana Paula Matioski e AloisMikalovicz

foram alvos de críticas na última semana, veiculadas por alguns veículos de comunicação e outros umbilicalmente ligados ao governo municipal. Segundo a publicação, Djana e Alois seriam os que mais gastaram em diárias em 2014. A matéria, segundo os vereadores, não deixava muito claro se os números trazidos eram dos dois vereadores ou de toda a Câmara Municipal. A coluna foi checar e viu que na verdade, o que daria a entender ser o gasto de 14 mil reais durante todo o ano de 2014, na verdade é de toda a câma-ra, incluindo funcionários, e cada um dos dois vereadores gastouR$2.225,00 com diárias, o que é um valor irrisório perto do que os vereadores conquistaram nas empreitadas.

DIÁRIAS IIEsqueceram de levar em conta que, justamente nessas

viagens, os vereadores, mesmo sendo oposição ao governo Tuca e Humberto, trouxeram na bagagem, junto com o trabalho de outros vereadores, por exemplo, subvenções ao nosso hospital na ordem de 200 mil reais, ambulância nova, e outras coisas mais. Já pensou se fossemos compa-rar, em custo/benefício, os gastos de diárias e os recursos conseguidos, entre os vereadores e o executivo? Eu já tinha minha aposta.

DIÁRIAS IIINa sessão da última terça-feira, 19, os vereadores apro-

veitaram e usaram a palavra pra expressar a indignação com o desserviço que a matérias e os comentários fazem a população. DjanaMatioski disse que não foi lá passear, provou com documentos oficiais os seus verdadeiros gastos e fez questão de lembrar os 200 mil reais para o hospital conseguidos nas poucas viagens oficiais. Ao final ainda cutucou: se nós vereadores não formos atrás de recursos, ninguém vai vir aqui oferecer!

AloisMikalovicz, em solidariedade ao pronunciamento da vereadora pedetista, disse que o trabalho está dando certo e avisou, “nós vereadores vamos continuar em busca de recursos!”. Girceliano Moreira também se solidarizou com os colegas, dizendo que ano passado foi ele a vítima dos mesmos mal-intencionados: “eles deveriam por as coisas mais claras ao invés de tentar confundir as pes-soas. Eles só estão atrapalhando o crescimento do nosso município, mas diz o ditado que só leva pedrada o pé de laranja que dá fruto"

LUTAR PELO INTERESSE DE TODOS, PRA UNS, AGORA É LUTAR POR SI

O mesmo jornal que criou a confusão das diárias, afirmou que o Valdecir Vaneski, ao criticar a perseguição de funcionários pela prefeitura, após a derrota da chapa ligada ao prefeito no Sindicato dos Servidores, estaria olhando pros somente pros seus interesses, já que tam-bém é funcionário do município. Branco afirmou: "esse mesmo meio de comunicação me apedrejou. Afirmou que eu só estou olhando pro meu umbigo, que não é por eu ser vereador que vou ter privilégio. Sempre trabalhei e nunca tive privilégio, se tem alguém na prefeitura que tem privilégio, com certeza não sou eu! Tenho 20 anos de

casa e faço valer cada centavo que ganho no final do mês, e isso todo mundo de Papanduva sabe."

Aliás, não é só o vereador e motorista Branco que está criticando esse tipo de perseguição, alguns casos já foram parar na Justiça e muitos funcionários já falam abertamente que estão sofrendo retaliação política.

BATATA DEFENDE VEREADORES E IMPRENSA LIVRE

O vereador Edemar Batata também criticou a forma que a notícia foi veiculada, se solidarizou aos vereadores e defendeu os gastos da câmara, que estão reduzidos. Cada vereador tem o dever de buscar junto aos seus deputados recursos para o município. Lembrou conquistas e ações que vão beneficiar o município e que tiveram parte o seu trabalho e dos demais vereadores, conseguidos nas missões oficiais.

Por fim, disse que a imprensa deve ser livre e democrá-tica. Falou do trabalho do Jornal A Semana que, segundo ele, é brilhante. As notícias devem refletir a verdade, inde-pendente do que noticie. Falando ainda sobre a imprensa livre, afirmou quem não tem restrição a imprensa, que está aberto às criticas e, segundo ele, quem está descontente ou se deparar com algo que seja inverídico, que se “coce” para tomar suas providências.

Terminou dizendo que aceitaria um convite de pessoas do Jornal A Semana para tomar um chopp e, com certeza, tomaremos um qualquer hora dessas bem tranquilos. Pelo menos em matéria de chopp, concordamos que bom é Pilsen!

INVESTIMENTOS DA ALFA MOTIVAM REQUERIMENTO DOS VEREADORES AO PREFEITO

Os vereadores AloisMikalovicz, Cezar Santos, Djana-Matioski, Girseliano Moreira e Valdecir Vaneski enviaram requerimento ao prefeito pedindo informações sobre os trâmites existentes na Prefeitura Municipal para a cons-trução do hipermercado e agropecuária Alfa, em terreno na Avenida Papa João XIII. Segundo eles, é do interesse da população que o investimento se dê o mais rápido possível, para aumentar a concorrência e o livre mercado. Alguns vereadores chegaram a falar na existência de um lobby para a não concretização dos investimentos e agora querem saber. Quem ganha é o consumidor.

Page 4: As039 preview

4 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Geral

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

Na manhã da ultima sexta feira 15 de agosto a Prefei-tura Municipal de Monte Castelo através da Secretaria de Educação realizou a entrega da 1ª etapa das obras da Escola Nucleada Municipal de Aterrado Alto e Cobertura da Quadra Escolar. Com um investimento no valor apro-ximado de R$ 1.000.000,00(um milhão de reais),sendo que a quadra coberta, realizado com recursos do PAC 2-Plano de Aceleração do Crescimento no valor aproxi-mado de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e a infraestrutura da escola , liberado pelo PAR-Plano de Ações Articuladas, no Programa de Reestruturação da Rede Física da Educação Básica- Construção de Escolas de Ensino Fundamental-Rural, no valor de R$ 800.000,0 (oitocentos mil reais). Para o bom desenvolvimento da educação municipal e priorizando o aprendizado das crianças no município, em 2009 foi elaborado projeto de trazer as crianças das escolas multisseriadas para a escola nucleada municipal de Aterrado Alto, onde essas passariam ser atendidas em classes com uma única turma, pensando assim ter acesso e condições de apropriar-se do conhecimento dos conteúdos da serie que lhe compete, pois muitas estavam sendo atendidas com quatro turmas ao mesmo tempo por um único professor.

No ano de 2010 essa escola passou atender todo en-sino fundamental de 1º ano ao 9º ano, dado o Parecer do Conselho Municipal de Educação em 2009. Ainda em 2010 ganhou ampliação para atender toda a demanda recebida.

Em 2013 a Prefeitura Municipal iniciou busca de re-cursos para construção de uma nova escola e a cobertura da quadra de esporte para a comunidade de Aterrado Alto. Com sucesso, a 1ª etapa foi entregue a toda a comu-nidade do Aterrado Alto, pais de alunos, funcionários e a comunidade em geral participaram deste momento com muita alegria e satisfação. A entrega da obra completa esta prevista para o inicio do ano letivo 2015.

Fonte: Assessoria de imprensa de Monte Castelo

Entrega da 1ª etapa das obras da Escola Nucleada Municipal de Aterrado Alto e Cobertura da Quadra EscolarObras em Monte Castelo

A Prefeitura Muni-cipal de Monte Castelo através do convenio com o Fundam, recurso dispo-nibilizado aos municípios, adquiriu um caminhão novinho para coleta de lixo equipado um compac-tador. O novo caminhão irá servir para dar mais

agilidade no serviço de coleta. O caminhão da marca Ford Cargo no valor de R$ 188.300,00 ( cento e oitenta e oito mil e tre-zentos reais) e o coletor da marca Librelato no valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) tem capacidade para coleta de 15 m³. A

aquisição deste caminhão coletor possibilitará me-lhorar a qualidade dos serviços prestados à po-pulação de Monte Castelo, afirma o Prefeito Aldomir Roskamp. Para a secretaria de obras esta aquisição promoverá melhores re-sultados na preservação

do meio ambiente e na limpeza das ruas do mu-nicípio. Lembrando ainda que o município de Monte Castelo é um dos poucos municípios da região a ad-quirir um caminhão coletor e compactador de lixo.

Fonte: Assessoria de imprensa de Monte Castelo

Caminhão coletor e compactador de lixo, mais uma conquista do povo de Monte Castelo

Page 5: As039 preview

5Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

Talentos de Nossa Terra

Começamos o Talen-tos de Nossa Terra com esta frase, pois é assim que defino o nosso ta-lento desta semana. Um homem trabalhador, corajoso e sonhador. Valdecir de Oliveira tem como profissão Borra-cheiro, ele é casado com Roseni Aparecida Alves Barbosa de Oliveira.

Quando citei sonha-dor, foi pelo fato de que desde criança Valdecir amava música, e come-çou a sonhar com o dia que um artista famoso

gravasse musicas de sua autoria. Aos sete anos começou a compor lindas canções e dar iní-cio a um grande sonho, gravar um CD.

O trabalho foi gran-de, Valdecir enfrentou tudo, batalhou bastante e em Janeiro deste ano começou a gravação do seu primeiro CD que foi concluído em Junho.

Fã de Amado Batista, mas inspirado por Zezé de Camargo, o CD Ser-tanejo Bom de Mais - O Melhor do Bailão 2014,

tem 9 faixas. O destaque do CD é a faixa 3- No meu coração é o teu lu-gar e a faixa 7- Nem por um segundo. Mas o CD é com certeza inteiro maravilhoso.

Composições lindas que vão com certeza cair no gosto popular. E o próximo sonho a ser realizado é ver

uma de suas 22 com-posições gravadas por um artista renomado. Para você conhecer este talento ou adqui-rir o Cd Sertanejo Bom de Mais - O Melhor do Bailão 2014 entre em contato pelo telefone (47) 8493-1179 ou pelo e-mail: [email protected].

“Não existe um grande talento sem uma grande força de vontade”

C O M U N I C A D OA Celesc Distribuição SA esclarece

a seus consumidores que na terça feira, dia 19/08 no período das 11:10 até às 13:40 horas, na Rua Graciliano Ramos, quando da realização de poda de árvore por terceiros, a mesma veio cair sobre a

rede deenergia elétrica, ocasionando uma interrupção no fornecimento que não estava programada por esta Concessionária.

Todas as providências que se faziam necessárias diante do fato ocorrido, foram imediatamente tomadas e a energia restabelecida no menor tempo possível.

Outrossim, comunicamos que quaisquer dúvidas que existirem podem ser dirimidas nas nossas lojas de aten-dimento ou pelo call center através do (0800) 48-0120.

Page 6: As039 preview

6 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Dicas Automotivas

Bom atendimento e Qualidade!De segunda à sábado, 8:00h às 18:00h

domingos: 8:00h às 12:00h

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

PNEUSOs pneus sofrem desgaste natural, causado pelo

atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfície sobre a qual se conduz o veículo, do estilo de dirigir de cada motorista e de outros fatores, entre eles, está o tipo de composto usado em cada pneu.

É importante salientar a necessidade da manuten-ção periódica do veículo, indicado entre 5 e 10 mil km, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na suspensão, etc. de modo a garantir a maior vida útil dos pneus.

Fique atento!!!► As pressões devem ser verificadas regular-

mente (incluindo o de reserva).► Dias muito quente é normal a pressão dos

pneus subirem.

► Rodandoemasfaltoésugeridomanterospneuscom a pressão mais alta (aro 13, 14 com aproximada-mente 28 libras). Desta forma, o automóvel roda mais leve e acaba economizando combustível.

► Ospneusdevemsersubstituídosquandosuassuperfícies demonstrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex.: desgaste irregular).

► Algunspneustemsentidoderodagem(ladointerno, lado externo).

► Façaobalanceamentodospneusperiodica-mente, ou quando ocorrer vibração.

► Quandoocorreremimpactosoufuros,verifiquetambém a parte interna do pneu.

► Nuncaestacionesobre locaiscomóleo,sol-vente, etc., eles podem causar danos aos pneus.

► Cumpraoíndicedecargaespecíficodopneu.► Ospneusnovossãoindicadosaseremmonta-

dos no eixo traseiro, pois em caso de pista molhada e derrapagem do veiculo a parte frontal pode ser dominada pelo condutor através da direção.

► Oestiloeavelocidadedeconduçãodoveículoafetam diretamente a vida dos pneus.

► Oalinhamentoougeometriaémuitoimportantepara um bom aproveitamento dos pneus, pois o veiculo fora de alinhamento faz com que os pneus trabalhem em forma de arrasto gerando assim um desgaste pre-maturo.

Auto Center Romaniocuidando bem do seu carro.

47 36532403

SEGUROS

Sua casa ou apartamento é um bem especial em sua vida. Por isso, os corretores desenvolvem o Seguro Residencial de-dicado para cada necessidade e perfil da sua residência. Fique protegido, pois entendemos e sabemos as preocupações de nossos segurados.Não é necessário gastar uma fortuna com seguro residencial, mas recomendamos que você tenha essa proteção para a sua casa.

E Além de você estar com seu bem segurado você pode utilizar os serviços que estão disponíveis na sua apólice.

Muitas vezes precisamos de uma limpeza na Caixa d`agua ou caixa de Gordura, um vazamento que acontece, e não lembramos do Seguro Residencial, pois saiba agora alguns dos serviços o que o seguro residencial oferece pra você:

HIDRÁULICAA prestadora enviará à Residência profissional para reparar

o vazamento interno que cause ou possacausar alagamentos.

LIMPEZA DE CAIXA D’AGUALimpeza e higienização de 1 (uma) Caixa d’água de até

2.000 litros (dois mil litros). Estão excluídos os casos onde houver a necessidade de retirada de telhões de fibro-amianto / fibro-cimento, telhas tipo cerâmica, ripas e madeiramento para que o prestador tenha acesso à caixa.

LIMPEZA DE CALHASExecução de limpeza de calhas com até 3,5 metros de

altura e com até 15 metros lineares. Não está incluso o de-sentupimento do cano vertical, somente a limpeza do mesmo.

ENVIO DE ELETRICISTAEm caso de falta de energia elétrica na Residência Assis-

tida ou em alguma de suas dependências devido a umafalha ou avaria nas instalações elétricas da mesma, a Seguradora enviará, com a maior brevidade possível, umprofissional que realizará a reparação de urgência necessária para restabe-lecer a energia elétrica, sempre que oestado das instalações assim permitir.

VIDRACEIROEm caso de ruptura de vidros ou cristais de portas e janelas

que façam parte do fechamento das áreas comuns(externas) da Residência a Seguradora enviará com a maior brevidade possível um profissional quefará a recuperação do elemen-to afetado pela ruptura ou, porventura não sendo possível sua recuperação, fará suareposição imediata ou, ainda, na impossibilidade de repor o elemento imediatamente, fará somente seu reparoemergencial.Entende-se por "reparo emergencial" o fechamento e/ou a vedação da área afetada pela ruptura por meio demateriais alternativos como ma-deira, plástico ou outros que assegurem o fechamento e/ou a vedação daResidência

DESENTUPIMENTONa ocorrência de entupimento de tubulações no esgoto

de pias , sifões , ralos e vasos sanitários a Seguradoraenviará à Residência um profissional para efetuar o desentupimento , sendo que peças e materiais quenecessitem ser utilizados

para este conserto, serão de responsabilidade do Segurado.

Vale a pena você se informar e garantir a segurança de seu patrimônio, as seguradoras tem prestadores de serviços aptos para toadas as funções que forem necessárias.

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro, qualquer que seja o tipo do seguro,

você deve contar com a experiência e técnica profissional de um Corretor de Seguros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe....SEGURO SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS

FALCHETTI SEGUROS/COLIGAÇÃO CORRETORA DE SEGUROS

SUSEP 10.037.670.1Centro Comercial Itália, Sala 18

Fone: 47 3653 2121

SEGURO RESIDENCIAL – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Page 7: As039 preview

7Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Rua Pedro Povaluk, 601

3653-1200

Dados oficiais desmentem Tuca e Humberto: Arrecadação da Prefeitura aumentou em relação a anos anterioresDeclarações de que a arrecadação e os repasses financeiros que compõe receita de Papanduva diminuíram, usada durante coletiva de imprensa para justificar falta de ações, não reflete os númerosreais.

Na coletiva à imprensa realizada na sexta-feira, 15, a desculpa que mais se ouviu para as dificuldades enfrenta-das pela prefeitura, que têm se acentuado nos últimos meses, foi de que os repasses ao município de Papanduva diminuíram drasticamente e, em razão disso, foi necessário a realização até de um decreto de contenção. O Jornal A Semana resolveu conferir e viu que a realidade é diferente do que afirmaram Tuca e Humberto durante a coletiva.

A arrecadação municipal é composta basicamente por transferências que a União e o Estado de Santa Catarina são obrigados a repassar ao muni-cípio, em razão dos impostos que nós papanduvenses paga-mos a estes entes, como ICMS, IPVA, IPI, ITR e outros. Compõe

a receita ainda repasses diver-sos, como o FUNDEB, direcio-nado à educação, e tributos municipais, que representam a menor parte e FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Se pegarmos, à título de comparação, o mês de julho dos três últimos anos podemos notar que em 2013, após a troca de comando na prefeitura, a arrecadação teve alta de 4,8% em relação a 2012. Já neste ano, o aumento foi de 1,1%, representando um aumento real de 5,9% em relação a 2012. Como você pode ver no gráfico, os meses de janeiro e fevereiro apresentaram uma alta consi-derável nos dois últimos anos, em relação a 2012. Janeiro de 2013 o crescimento foi de 4,7%, em 2014 de 12,2%, totalizando um aumento na

arrecadação através dos re-passes de 16,9% em relação a 2012.

Se separarmos o FPM, Fundo de Participação dos Mu-nicípios, o maior componente da arrecadação municipal, o aumento pleno de dinheiro no caixa da Prefeitura Municipal fica ainda mais claro. No grá-fico próprio, você leitor pode notar o crescimento no período de janeiro a julho, podendo assim comparar o ano de 2014. O destaque de aumento se dá no mês de janeiro deste ano, onde esta fonte de receita da Prefeitura aumentou em 29,5%! Neste gráfico, nota-se ainda que em 2014 todos os meses foram de crescimento, ao patamar mínimo de 8,3%. Já em 2013, o FPM teve re-

dução apenas em um mês, compensado facilmente pela desempenho geral de alta.

O Jornal A Semana, através de seu compromisso editorial, pretende demonstrar que nossa cidade, diferente do que costumam alegar os que não querem enxergar os problemas de frente, ainda tem potencial de crescimento através de estímulos do Poder Público. Não podemos parar no tempo e colocar a culpa em fatores diversos, como a queda de repasses e outras divagações ainda mais fantasiosas. A re-alidade é outra, e os desafios para nosso município já estão postos. É chegada a hora de agir, com responsabilidade e sem compromisso com a desinformação da população.

Page 8: As039 preview

8 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

Muay Thai – Aulas exclusivamente Olá meninas!!! O Espaço Mulher dessa semana vai

falar sobre a arte marcial tailandesa chamada Muay Thai. Conhecido também como boxe tailandês, o Muay Thai desenvolve concentração e agilidade e modela membros inferiores e superiores, pois trabalha socos, chutes altos e baixos e joelhadas.

De fora, as atividades parecem truculentas e, apesar de renderem uma canela roxa às vezes, a idéia não é se machucar nem mostrar que é mais forte que a adversária. Emagrecer, relaxar e conquistar mais saúde é o que você lucra quando decide ir à luta.

Visitei a Academia Sol Nascente e prestigiei uma aula de Muay Thai. Achei tudo muito interessante, como as aulas são só para mulheres, o clima fica muito descontraído. As aulas acontecem terças e quintas das 20:30h às 21:30h, com mensalidade de R$65,00 mensais. Meninas, o precinho está bom e o horário compatível com qualquer trabalho, portanto não há desculpas para não se exercitar!

O professor titular que ministra os treinos é Deiwese Rodrigues, de Canoinhas. Ele faz parte da Equipe Box Thay, do Mestre Peu (Presidente da Federação Catari-nense de Muay Thai) da cidade de Florianópolis. O pro-fessor substituto é o Papapnduvense Joel Sidnei da Silva, funcionário da Madeireira Beira Rio e aluno de Deiwese.

Segundo Joel: “Manter a barriga contraída o tempo todo é condição essencial para socos , chutes e joelha-das precisos. Com força e a velocidade dos movimentos, pronto: a gordura vai embora, os músculos ganham definição, a agilidade aumenta, o fôlego e a flexibilidade melhoram”.

O treino de Muay Thai caiu no gosto das famosas. Diversas celebridades utilizam os benefícios da luta tailandesa para manterem a boa forma e o corpo definido.

Fernanda Souza freqüenta a academia de três a cinco vezes por semana, dependendo da agenda de trabalho. A atriz conheceu a luta tailandesa por meio da amiga e também atriz Caroline Figueiredo. Virou fã de carteirinha. "Já pratiquei dança, surfe, aulas de hip hop, corrida na areia, fiz de tudo um pouco. Entre todas as atividades que já experimentei, o muay thai é mesmo a minha favorita. É dinâmico, divertido e não enjoa nunca. Cada sessão é um prazer enorme."

Já para Grazi Massafera: “A aula é puxada, mas também queima caloria que é uma beleza”. Este é o motivo pelo qual a luta costuma ser a mais procurada por mulheres em academias. A preferência se justifica porque o muay thai queima até mil calorias por aula e é uma ótima opção para manter a forma e fortalecer, principalmente, os braços, ombros e costas

Famosas e o Muay Thai

Page 9: As039 preview

9Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

femininas na Academia Sol Nascente

1. Tchau, calorias "Em uma aula de boxe,

em que você corre e pula corda para aquecer, salta e movimenta braços e tronco, gasta perto de 800 calorias", fala Fábio Grieco, professor da Reebok Sports Club, em São Paulo. Mas o resultado é ainda mais animador: um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que exercícios inten-sos, que trabalham ao máximo o aproveitamento de oxigênio pelo organismo prolongam a queima de energia até 14 horas depois que você parou de malhar. Alguma dúvida de que as lutas e artes marciais estão nessa categoria?

2. Músculos na medida

Não desanime achando que vai ganhar braços grandes demais ou ficar com o corpo masculino se começar a lutar. Esse tipo de treino não faz os músculos bombarem, pelo contrário. "Além de ser ótimo para secar gordura, o exercício define o corpo sem aumentar a massa muscular. Neles, o foco não é hipertrofia", explica Mauro Cardaci, coordenador de lutas da Bodytech, em São Paulo. Combinando mais de uma modalidade de aula, você consegue tonificar a musculatura do corpo inteiro por igual. O boxe, por exemplo, modela braços, ombros e cos-tas, enquanto no taekwondo, os membros inferiores são mais trabalhados, porque a aula mistura uma variedade de chutes. O muay thai é com-

pleto - você exercita socos, chutes e joelhadas. Todas têm em comum a malhação para o abdômen, que precisa estar ativado o tempo todo.

3. Estressou? Vá lutar!

Sabe aquele dia em que você precisa se segurar para não mandar o chefe passe-ar? Ou quando quer sentar e chorar de tanta coisa que tem para fazer? Soltar os bichos no ringue é uma alternativa certeira para segurar a onda nessas horas e tirar de letra as tensões e a ansiedade do dia a dia. "Todo tipo de luta e arte marcial é ótimo para eliminar a energia interna represada e recuperar o equilíbrio e a calma", fala o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac, de São Paulo. Ou seja, passar alguns minutos socando um saco de areia é tiro e queda para mandar embora a raiva, a irritação e o nervosismo. Um estudo publicado na revista científica americana Psychology Today comprovou: pessoas que praticam artes marciais com frequência têm níveis mais baixos de stress e mais altos de autoestima e inteligência para enfrentar situações difíceis do dia a dia.

4. Sexo a mil

Quando você começa a praticar uma luta se sente mais capaz, poderosa e au-toconfiante. Sem contar as mudanças no corpo, que fica mais forte e definido e faz com que se sinta mais bonita. Tudo isso já é suficiente para melho-

rar sua vida na cama, afinal, a gente sabe que autoestima em dia é chave para transar mais gostoso, sem neuras com gordurinhas ou celulite. Junte a esse benefício outras habilidades que esse tipo de treino desenvolve - flexibilida-de, agilidade e resistência - e o resultado é mais energia e diversão a dois. E um nocaute (de prazer, é claro) no seu parceiro.

5. Cérebro tinindo

Para uma lutadora, o treino mental é tão importante quan-to o condicionamento físico e a força - controlar as emoções e os pensamentos negativos durante o combate é o segredo para a vitória (ou, pelo menos, para não ir ao chão). "Na aula, é preciso ter foco no adversário e atenção para coordenar os golpes e evitar lesões", explica Fábio Grieco. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que a prática de artes marciais contribui para melhorar o nível de concentração em crianças e jovens com transtorno de déficit de atenção, de modo que os prejuízos na vida adulta sejam menores. Se você já é grandinha e o que procura é mais foco no trabalho e menos esquecimento (do aniversário dos amigos, de onde colocou as chaves do carro...), tem muito a ganhar indo à luta.

6. Sem dor nas costas

A barriga retinha e definida de quem pratica alguma moda-lidade de luta é resultado da

malhação pesada que essas aulas são para o core (a mus-culatura que inclui abdômen, glúteos e parte de baixo das costas), que é o centro de força do corpo. Em outras palavras, é ele que dá sustentação à coluna e garante que você resista em pé aos ataques do oponente durante o treino. De quebra, fortalecer esses músculos é fundamental para estabilizar as costas, acertar a postura e prevenir dores. No entanto, quem já sofre de algum desconforto em alguma região das costas não deve sair lutando sem antes conversar com um médico e o professor da academia para saber a causa do incômodo. É que a agilidade e o impacto dos golpes podem acabar piorando a situação e tirando você do combate.

6 motivos para praticar Muay ThaiMeninas, separei alguns dos principais benefícios obtidos com a prática do Muay Thai. Confiram:

Tenho certeza de que vocês gostaram dessa novidade. Muay Thai em Papanduva é demais. Com aulas exclusivamente femininas, nos sentimos muito mais à vontade, e as aulas tornam-se momentos de prazer. Vá hoje mesmo até a aca-demia Sol Nascente e matricule-se. Vagas limitadas. Corra e garanta a sua! Beijos e até a próxima semana!!!

Page 10: As039 preview

10 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Social

Eurico Rosa FilhoFeliz Aniversário. 25/08 um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito querido Eurico, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capaci-dade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Tudo de melhor para você neste dia tão especial! É o que deseja sua esposa Angelita Silveira.

Aparício Silva NetoParabéns ao nosso amigo Aparício que no dia 20/08 comemorou idade nova. Que sua vida seja uma soma de bons momentos e grandes vitórias. A equipe do Jornal A Semana, amigos e familiares lhe deseja muitas alegrias e saúde..

Bianca Karine dos Santos Moura

20/08 dia pra lá de especial para a

princesinha Bia que completou mais um

ano de vida! Que Deus derrame mui-tas bênçãos em sua

vida para que possa construir um futuro

brilhante! Muitas alegrias e realizações.

São os votos de sua família, amigos e Jornal A Semana.

SARAH WOJCIEKOVSKI No último dia 21 essa pequenina e linda menina completou seu 1º ano de vida! Nesse momento de muitos sorrisos e presentes, desejamos que Deus lhe ilumine em toda sua trajetória de vida, para que consiga realizar todos os seus sonhos, sempre com muita saúde e alegria! Feliz Aniversário Sarah. Hom-enagem de seus pais Anderson a Ana Carla.

EDUARDO ROBERTO HEINZEN DE LIZ

Dia 14 de agosto Eduardo comemorou aniversário. A equipe do Jornal A Semana lhe deseja muita saúde e felicidade. Que Deus lhe abençoe sempre com muitos anos de vida.

SALETE LISBOASalete Lisboa comemorou idade nova no dia 19/08. Que todos seus sonhos sejam realizados e que sua vida seja sempre repleta de bons momen-tos. Felicidades! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

Compartilhe com to-dos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta nossa amiga Ângela Piola com seu cãoz-inho Zion. Vejam que amor os dois. Uma gracinha não é mesmo! Cachorro é tudo de bom, amigo, companheiro e está sempre ao nosso lado.Quer aparecer nesse espaço? Envie-nos uma foto no email [email protected]

SOCIAL PET

18/08- Kaue Rafael Oracz, Andreza da Silveira, Kelly Lucas e Jonas Kieski.19/08- Salete Lisboa,Portuga Cabral, Renata Gabrielle Beje e Willian Maron.20/08- Adair Folmer, Carla Maria Atana-

sio, Aparicio Silva Neto, Aline Matioski Jungles,Sarah Wojciekovicz21/08 - Fabiana Zanella.22/08 - Margarete Kieski, Lila Meirelles dos Santos e Valdecir Vaneski (Branco).

24/08 - Matheus Vicente de Lima, Maicon Zaranski e Salete Hostert.25/08 – Eurico Rosa Filho, Soile Gruber, Luiz Cesar Souza, Josicleia Holles, Lucas Aguiar, Junior Aline Gralick

Aniversariantes [AS]

Page 11: As039 preview

11Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Esporte Luane [email protected]

MOLEQUE BOM DE BOLA REGIONAL LESTE/NORTE - PAPANDUVA 2014

Como a maioria da po-pulação papanduvense já sabia, de 13 a 17 de agos-to, nossa cidade foi sede do evento, realizado pelo Departamento Municipal de Esportes e a Fesporte (Fundação Catarinense de Esportes) em parceria com a Parati, um dos patrocina-dores do projeto Moleque Bom de Bola no estado, que reuniu várias crianças da re-gião leste/ norte do estado, todas as equipes buscando um único objetivo, que é passar para a fase estadual do evento, que este ano será na cidade de Camboriú de

8 a 12 de outubro de 2014.Os dias frios e chuvosos

não seguraram a criançada, que jogaram, não somente contra outro time, mais também jogaram contra o frio o barro e a chuva que não parava de cair.

Papanduva estava sen-do representada pelas me-ninas e pelos meninos da E.E.B. Alinor Vieira Cortê, que dominam a modalidade e a vaga na regional e bas-tante tempo. A frente dos meninos, o técnico Vilmar Alves (Patika) que começou um trabalho recentemente com esta equipe, apesar

de estar sempre envolvido com o moleque bom de bola, esta equipe era a mais nova geração, e conquista-ram a terceira colocação, mostrando que podem ir mais além, pois, agora que estão iniciando o trabalho. Ficando somente atrás das fortíssimas equipes de Joinville (segundo lugar) e de Guaramirim (primeiro lugar).

A professora Andressa Popovicz e o professor Renato Sabatke Schicovski estavam a frente da equipe feminina, que além de serem novas mostraram o domínio

do jogo, habilidade e força de vontade que fizeram com que a equipe chegasse ao lugar mais alto do pódio, a frente de Rio Negrinho (ter-ceiro lugar) e Guaramirim (segundo lugar) garantindo vaga para a fase estadual.

Esta fase contava com duas vagas para a etapa es-tadual, classificando assim, no masculino a cidade de Guaramirim e Joinville, e no feminino Papanduva e Guaramirim.

Parabéns aos nossos moleques e molecas bom de bola que fizeram bonito na competição.

Apoie essa idéia! Um dos melhores, se não o melhor campeonato de futsal feminino da região

VEM AÍ...CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL FEMININO 2014

O futsal feminino atra-vés do passar dos anos vem avançando de uma forma bastante significati-va, quebrando barreiras e buscando um maior espaço perante a sociedade.

O departamento Mu-

nicipal de Esportes atra-vés desta iniciativa vem tentando difundir o futsal feminino da região, que por sua vez, abrange times e atletas de alto nível.

Monte sua equipe e participe!

CAMPEONATO 2014INTERMUNICIPAL DE VOLEIConfira os resultados e as próximas rodadas:

Page 12: As039 preview

12 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Classificados

Imóveis- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados,

banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo mura-do, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 400m2, sito no Alto da Rua: Mafra. Valor R$ 60.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00

-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou refloresta-

mento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de São

Tomaz. Valor R$ 220.000,00- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria, paiol

em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Casa em alvenaria 100 m², sala,cozinha,3 quartos,2 banheiros,área de serviço, toda murada.Rua Getúlio Vargas,961--Centro-Papanduva, próximo ao Romanio. Valor R$ 185 mil.Aceita-se proposta

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno urbano com 800m², todo murado, com uma casa mista contendo 5 quartos, 2 salas, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, dispensa e garagem. Localizado no bairro Lagoa Seca, em frente a oficina João Bilik. Valor R$ 155,000,00

- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alqueires, próprio para reflorestamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS► Vende-se antena para internet via rádio. Bom estado de conservação.

Tratar com Viviane Kuchler (47) 9234-0219.►Procura-se áreas rurais para plantio acima de 50 alqueires. Pagamento

à vista; interessados entrar em contato pelos telefones: (47) 84807329 - Rose (47) 91157327 - Edilene

►Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

►Vende-se 01 Trator de Esteira Komatsu D-30E, ano 86. Único dono, revisado, em ótimo estado de conservação. Preço a combinar. Interessados tratar pelo fone: (47) 3653-1831

►Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

►Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

►Vende-se Moto CB 300 R, Preta 2010.Valor a combinar. Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

►Vende-se um terreno urbano de 508m², na Rua João Greinert s/nº, próximo ao Posto Potencial.Valor a combinar.Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

MUNDO ANIMAL

Considerando a hora de escolher um animal de estimação, seja ele compra-do ou adotado, em relação às características de cada espécie e/ou raça e também em relação à dinâmica e ro-tina do futuro proprietário e da família. Via de regra, o principal é:

NÃO COMPRE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO POR IMPULSO!Outros pontos importantes para quem vai comprar um animal

de estimação devem ser levados em conta:

EM RELAÇÃO AO LOCAL / PROCEDÊNCIA

1. Procure lojas especializadas na compra e venda de animais de estimação e que possuam referência na área

2. Observe as condições de alojamento e a higiene tanto do ambiente quanto dos animais

3. Evite comprar animais que estão sendo vendidos no meio da rua, em praças públicas, feiras e etc, pois a procedência pode ser duvidosa

4. NÃO COMPRE animais em feiras itinerantes. Elas passam dias na cidade, montadas em estacionamentos de shoppings, mercados e etc. A procedência dos animais vendidos é questio-nável, as condições de higiene costumam ser inadequadas, os

animais sofrem com o estresse pelas sucessivas viagens, muitas vezes incubando doenças infecciosas e ficando predispostos a adoecer com mais facilidade. Caso o animal adoeça, geralmente vai apresentar sintomas dias após a compra, quando a feira já tiver se deslocado, o que pode dificultar garantias posteriores a compra

EM RELAÇÃO AO CRIADOR

1. Procure saber a reputação do criador. Existem criadores e criatórios altamente qualificados e outros que não possuem nenhum tipo de habilitação e profissionalismo

2. Se possível, procure conhecer os pais do animal, principal-mente no caso de cães de gatos, para evitar situações surpresa com mestiçagens e com o tamanho do animal. Muitos clientes compram um cão como sendo de porte “toy/mini” e se surpreen-dem com o tamanho que ele atinge na vida adulta. Evite também os animais muito pequenos, que podem sofrer de problemas de saúde e serem mais frágeis do que outros maiores da mesma raça

3. Uma opção para quem não quer ou não pode comprar de criador é procurando pessoas de referência, que tenham animais em casa e criem ninhadas eventuais “por amor”. Procure conhe-cer os pais e os padrões daquela determinada raça ou espécie

4. Algumas doenças são comuns a determinadas raças ou espécies de animais. Os criadores sérios fazem controle dessas doenças e vendem apenas animais sadios. É o caso do controle da displasia coxo-femoral em cães de grande porte, por exemplo

EM RELAÇÃO AO ANIMAL

1. Observe o comportamento do animal, se está alerta, ativo e com bom aspecto geral. Animais muito quietos ou apáticos podem estar sedados ou doentes

2. Evite os animais que sejam muito arredios ou muito tímidos, que fiquem escondidos num canto da gaiola ou que não interajam com as pessoas. O comportamento dele em relação a você ou a outros animais também pode mostrar sinais de agressividade

3. Animais com secreção nos olhos, no nariz, mucosas páli-das, pelagem ressecada ou escassa, penas feias ou com falhas, abdômen muito distendido em decorrência de verminose, em idade de ser vacinados, mas ainda não vacinados com certeza não estão sendo devidamente tratados e acompanhados e podem estar incubando doenças infecciosas.

CUIDADOS NA HORA DE COMPRAR UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

Page 13: As039 preview

13Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

SaúdePolíticaBULLYING

O bullying é uma forma de abuso psicológico, físico e social. O termo Bullying compreende todas as atitu-des agressivas, sejam elas físicas e/ou psicológicas, recorrentes e intencionais, que ocorrem sem motivação evidente ou justificável, adotadas por um ou mais estu-dantes contra outro, causando dor, angústia, e execu-tadas dentro de uma relação desigual de poder. Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas. E isso produz, alimenta e perpetua muito sofrimento aos vitimados.

Há uma distinção entre as brincadeiras naturais e saudáveis, que são bastante comuns na vida estudantil, e aquelas que ganham requinte de crueldade e passam dos limites de respeito pelo outro. As brincadeiras nor-mais e sadias são aquelas que todos os participantes se divertem, já as com requinte de crueldade são aquelas em que alguns se divertem às custas do outro, esta “brincadeira” ganha outra conotação, bem diferente de um simples divertimento, e chama-se BULLYING.

Algumas ações que estão presentes no Bullying são: colocar apelidos, ofender, zoar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences, entre outras.

O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a ne-nhum tipo específico de instituição: pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

Os autores do Bullying são comumente, indivíduos que têm pouca empatia, ou seja, não conseguem se colocar no lugar do outro. Geralmente, isto se dá pelo fato de pertencerem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar os conflitos o comportamento agressivo e/ou explosivo.

O agressor pode agir sozinho ou em grupo. Segundo estudos sobre o tema, quando o agressor está acompa-nhado de seus “seguidores”, seu poder de “destruição” ganha reforço exponencial o que amplia seu território de ação e sua capacidade de produzir mais e novas vítimas.

Os alvos do Bullying geralmente são pessoas ou grupos que não dispõem de recursos, status, ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si, são pouco sociáveis, tem poucos amigos, são passivos, quietos, e possuem um forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda ou reagir efetivamente aos atos agressivos sofridos. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada pelas críticas e/ou indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Podem entrar em depressão e acabar tentando ou come-tendo o suicídio. Depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas, perda de auto-estima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool são os princi-pais problemas associados ao bullying.

As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativa-mente diante da violação de seu direito a aprender em

um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente.

Pesquisas mostram que meninos estão envolvidos com mais freqüência com o Bullying, tanto como auto-res quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o bullying também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

Quando não há intervenções efetivas contra o Bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente conta-minado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de bullying, quando percebem que o com-portamento agressivo não trás nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.

As crianças que sofrem Bullying, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar totalmente os traumas sofridos na escola, podendo assim, crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adul-tos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo e mais tarde vir a sofrer ou a praticar o bullying no trabalho.

Indivíduos praticantes do Bullying tem grande pro-babilidade de se tornarem adultos agressivos no seio familiar, violentando sua(seu) companheira(o), abusando psicologicamente de seus colegas no ambiente de traba-lho, agredindo seus filhos, podendo vir a se envolver com atos de delinqüência, vandalismo e/ou criminalidade.

Pais e professores é importante ficarem atentos ao uso que seus filhos e alunos estão fazendo de celulares e computadores, verificar se eles estão utilizando de forma saudável, pois, com o acesso facilitado à internet através de celula-res, tablets, notebooks e outras tecnologias, surge também o Cyberbullying, ou Bullying Digital, onde, os Adolescentes utilizam desses meios de comunica-ção e informação para ame-açar, difamar e humilhar outros jovens, causando os mesmos prejuízos psicoló-gicos, ou até piores que o bullying, devido a rapidez de propagação.

Laís Caroline FuckPsicóloga CRP 12/12603Atendimento Individual, Casal, Familiar e Orienta-

ção Profissional.

O que esperamos quan-do lemos um jornal? Saber das notícias relevantes do meio em que vivemos e do cenário mundial em geral. Apriore o jornal tem que ser uma fonte confiante de informação, amparado por argumentos consistentes e imparcial por primazia. Infelizmente esse conceito não se apresenta mais em certo semanário que recen-temente vem circulando em nossa cidade. Este tiroteio verbal de cunho escuso é covarde e atende apenas aos interesses de quem o patrocina: a mesma velha cúpula que tenta se manter no poder a todo custo.

É de se lastimar a pos-tura dos responsáveis que assinam esse acervo de mentiras. A título de escla-recimento e para conheci-mento das pessoas de bem de nossa amada Papandu-va, os Vereadores: Alóis Mikalovicz e Djana Paula

Matioski gastaram apenas R$ 100 a mais em diárias que a Presidente Jacinta e trouxeram R$ 200.000 (Duzentos mil reais) para nosso Hospital!!!

É obrigação do político responsável não se conten-tar com a precariedade que se tornou nossa Adminis-tração Atual, se a Prefeitura não tem capacidade para buscar recursos, nossos Vereadores tem que correr atrás dos Deputados para ajudar nossa gente. Alguém em sã consciência é contra isso?

Aparentemente sim. Obviamente existem inte-resses dos que municiam o tal "jornaleco" para que nossos honrosos Verea-dores não se destaquem e assim deixem ainda mais exacerbada o caos que se tornou esse governo.

Fonte: Facebook Vereadores_em_ação

Vereadores em Ação

Page 14: As039 preview

14 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

AgriculturaReceita Federal libera programa para declaração do ITR Prazo final para entrega

é 30 de setembro

A Receita Federal infor-mou que o programa para declaração do Imposto sobre a Propriedade Ter-ritorial Rural (ITR) está disponível na internet, no site do Fisco. O prazo de entrega da declaração co-meça nesta segunda-feira, 18, com término previsto para 30 de setembro. Até lá, o governo espera receber 5,2 milhões de declarações. Estão obrigadas a declarar o ITR em 2014 todas as pessoas físicas e jurídicas que sejam, em relação ao imóvel rural, proprietárias, titulares do domínio útil, possuidoras a qualquer título, inclusive a usufrutu-

ária. "O fato gerador do ITR é a propriedade, o domínio útil ou a posse (inclusive por usufruto) de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município, em 1º de janeiro de cada ano", informou a Receita por meio de nota.

A Receita informou ainda que o vencimento da primeira cota ou cota única é em 30 de setembro de 2014 e não há juros se o pagamento ocorrer até esta data. Para as demais cotas, há cobrança de juros. O pagamento do imposto pode ser parcelado em até quatro cotas, mensais, iguais e sucessivas, desde

que cada uma não seja inferior a R$ 50,00. Já o imposto de valor até R$ 100,00 deve ser recolhido em cota única. Além disso, segundo o Fisco, o valor mínimo de imposto a ser pago é de R$ 10,00, inde-pendentemente do valor calculado ser menor. Em caso de atraso na entrega, há cobrança de multa de 1% ao mês calendário ou fração sobre o imposto devido. O programa para declaração poderá ser uti-lizado em computador que possua máquina virtual Java (JVM), versão 1.6.0 ou superior.

Fonte: Globo Rural

Mutirão de documentação atende agricultoras de SC

Trabalhadoras rurais de dois municípios de Santa Catarina tiveram a oportunidade de atuali-zar, gratuitamente, seus documentos civis e tra-balhistas. Isso porque o Expresso Cidadã, ônibus que carrega a estrutura dos mutirões do Programa Nacional de Documen-tação da Trabalhadora

Rural (PNDTR), passou pelos municípios de Rio do Campo e Santa Cecília neste último final de se-mana, dias 16 e 17.

Segundo a diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), res-ponsável pelo programa, Karla Hora, o mutirão de documentação é a porta de entrada da trabalhadora rural aos programas do Go-verno Federal. “A documen-tação é o primeiro passo para o exercício da cidada-nia. Com o documento as mulheres podem acessar diferentes políticas pú-blicas, além de assegurar direitos como aposentado-ria e auxílio maternidade, e, também, iniciativas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural”,

afirma Karla.Durante os mutirões,

forão emitidas 1ª e 2ª vias das carteiras de Produtor, de Identidade (RG) e de Tra-balho e Previdência Social (CTPS), além do Certificado de Cadastro do Imóvel Ru-ral (CCIR) e da inscrição no Cadastro Único. Foram atendidas aproximadamen-te 650 mulheres.

Ainda que destinados às acampadas, assentadas, agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, pescadoras artesanais, extrativistas e atingidas por barragens, homens e crianças também podem se beneficiar da ação, dentro do limite de documentos disponíveis para cada mu-tirão.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Page 15: As039 preview

15Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Geral

Na última segunda feira 18, o deputado estadual Silvio Dreveck, do Partido Progressista, reuniu cerca de 50 apoiadores de sua candidatura no Country Club de Papanduva. No evento, Silvio fez um pe-queno balanço de seus anos como deputado e recebeu o apoio de diversas lideran-ças de Papanduva em seu projeto de reeleição.

Silvio e outros deputa-dos do PP são os responsá-veis por um grande aporte

financeiro ao Hospital São Sebastião. O pedido, que partiu do diretório muni-cipal do PP, presidido por Luiz Henrique Saliba, e também pelos vereadores AlóisMikalovicz (PP), Cesar Santos (PP), Valdecir Va-neski (PSB), DjanaMatioski (PDT) e GirselianoMoreria (PSD) foi atendido e mais de 200 mil reais para a en-tidade que se encontra em apuros financeiros.

Durante a reunião, hou-veram além dos depoi-

mentos dos apoiadores, os agradecimentos de Al-

zira Povaluk e Izeo Pitt, membros da diretoria do

hospital, para o empenho do deputado Silvio Dreve-

ck para a viabilização das verbas para a entidade.

Deputado Silvio Dreveck reúne simpatizantes e apoiadores em reunião no Country Club

Page 16: As039 preview

16 Papanduva (SC), 23 de agosto de 2014

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

CNPJ 20.561.420/0001-54 - CNPJ jornal: 19.116.446/0001-04 - R$ 300,00 - Tiragem 2.000

O INSTITUTO DE PESQUISA MAX-LIDER REALIZOU PES-QUISA DE OPINIÃO PUBLICA NOS DIAS 01 e 02 JULHO DE 2014 NO COMÉRCIO LOCAL E AGORA DIVULGA AS EMPRESAS PERSONALIDADE E IMPRENSA QUE SE DESTACARAM EM PAPANDUVA 2014:

A MAX-LIDER PESQUISAS EVENTOS É ESPECIALIZADA EM PESQUISA DE MERCADO, POLÍTICA E EMPRESARIAL E VEM ATUANDO HÁ DEZOITO ANOS NOS ESTADOS DO PARANÁ, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. SEGUNDO LUCENIR CARLOS THOMAZ DIRETOR DE PESQUISA, E ADRIANO NATALINO PEPE CONSULTOR DE VENDAS, 120 QUESTIONÁRIOS FORAM DIS-TRIBUIDOS NO COMÉRCIO DE PAPANDUVA, CLASSIFICANDO ASSIM AS EMPRESAS, PERSONALIDADES E IMPRENSAS QUE MAIS SE DESTACARAM EM 2014.

A MAX-LIDER PARABENIZA TODOS OS VENCEDORES DA PESQUISA E ESTENDE A ADMIRAÇÃO E RESPEITO PARA TODOS AQUELES QUE, APESAR DE NÃO TEREM ALCANÇADOS OS MESMO INDICES DA PESQUISA, SÃO MERECEDORES DE UM VOTO DE LOUVOR PELA MAGNIFICA CLIENTELA DESTA CIDADE, QUE POSSUI UM DOS MELHORES ATENDIMENTOS

EM PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DO COMÉRCIO LOCAL.

VEJA A RELAÇÃO DAS EMPRESAS, PERSONALIDADES E IMPRENSA QUE SE DESTACARAM EM 2014 EM PAPANDUVA:

EMPRESAS DESTAQUE DO ANO

1-FEIRÃO DA MARGARETE- LOJA DE 1,99 DESTAQUE DO ANO.

2-AUTO SOM – INSTALAÇÃO DE ALARMES EM AUTO E COMÉRCIO E INSTALAÇÃO DE INSULFIMES DESTAQUE DO ANO.

3-CASA DOS PARAFUSOS- COMÉRCIO DE MANGUEIRAS HIDRÁULICAS DESTAQUE DO ANO.

4-AUTO ELÉTRICA LEANDRO – AUTO ELÉTRICA E ELE-TRICISTA P/ AUTOMÓVEIS DESTAQUE DO ANO.

5-TRINWAY CURSOS PROFISSIONALIZANTES E IDIOMAS- ESCOLA DE INFORMÁTICA E CURSO PROFISSIONALIZANTE DESTAQUE DO ANO.

6-LOJA S’ PASSO- LOJA DE MODA MASCULINA E FEMININA DESTAQUE DO ANO.

7-TECNO ART COMUNICAÇÃO VISUAL – COMUNICAÇÃO VISUAL (PLOTTER, BANNER, PLACAS, ETC.) DESTAQUE DO ANO.

8-AUTO ESCOLA PAPANDUVA- AUTO ESCOLA DESTAQUE DO ANO.

9-OLZ INFORMÁTICA – ARTIGOS P/ INFORMÁTICA, COMÉRCIO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA P/ COMPUTADORES DESTAQUE DO ANO.

10-WALCAR VEÍCULOS- COMÉRCIO DE VEÍCULOS NOVOS E SEMI NOVOS DESTAQUE DO ANO.

11-PERFIL CONTABILIDADE – BERNADETE WILICZINSKI- ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE E CONTADORA DESTAQUE DO ANO.

12-RODRIGO ACORDI BORGES- ESCRITÓRIO DE ADVO-CACIA DESTAQUE DO ANO.

PERSONALIDADE DESTAQUE DO ANO13-DR. HENRIQUE L. CROSARA- PERSONALIDADE

SOCIAL DA CIDADE.14-DR. HENRIQUE L. CROSARA- CIRURGIÃO ENDODON-

TISTA DESTAQUE DO ANO.15-DR. HENRIQUE L. CROSARA- CIRURGIÃO ORTODON-

TISTA DESTAQUE DO ANO.16-DR. HENRIQUE L. CROSARA- CIRURGIÃO IMPLAN-

TODONTISTA DESTAQUE DO ANO.17-DR. HENRIQUE L. CROSARA- PERIODONTISTA

DESTAQUE DO ANO.18-DR. HENRIQUE L. CROSARA- ODONTOPEDIATRIA

(CRIANÇAS) DESTAQUE DO ANO.19-DR. HENRIQUE L. CROSARA- CLÍNICA ODONTOLÓGICA

DESTAQUE DO ANO.20-DR. HENRIQUE L. CROSARA- CIRURGIÃO DENTISTA

DESTAQUE DO ANO.21-MARGARETE V. S. WOZNIAK- ADMINISTRADORA DE

EMPRESAS DESTAQUE DO ANO.

IMPRENSA DESTAQUE DO ANO22-JORNAL A SEMANA- JORNAL MAIS LIDO DESTAQUE

DO ANO.