As041 preview

16
Ano II Edição 41 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014 EEB Alinor Vieira Côrte promoveu a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161 Rua Mafra, 421 e na Av. Papa João XXIII, 222 Papanduva - SC 3653.2236

description

Jornal A Semana de Papanduva, 6 de setembro de 2014

Transcript of As041 preview

Page 1: As041 preview

1Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014 Ano II Edição 41 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

EEB Alinor Vieira Côrte promoveu a

“Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161

Rua Mafra, 421 e naAv. Papa João XXIII, 222

Papanduva - SC

3653.2236

Page 2: As041 preview

2 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014Opinião

Editorial

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora Administrativa e Redação: Fabiane Vatraz

Gerente comercial:Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) (47) 9930-6395 (Tim)

Expe

dient

e SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05Papanduva - SC

E-mail: [email protected]: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Charge

Os políticos não enxergam que o Brasil sangra

Esta semana, a Rede Bandeirantes de Televisão realizou o primeiro debate com os candidatos ao cargo de Presidente da República. Na apresentação do primeiro tema aos candidatos, o apresentador Ricardo Boechatmostrou dados assombrosos sobre a segurança pública. Segundo o apresentador, o Brasil já é responsável por 10% dos assassinatos que ocorrem no mundo. Isso mesmo, 10% de todos os assassinatos de todo o mundo.Complementou com números: no nosso país, morrem mais de 50 mil pessoas por ano. E então perguntou a cada candidato o que ele faria para melhorar a segurança pública.

E o que se seguiu foi um campeonato de chavões e cretinices, de tentar empurrar a culpa aos estados, de chover no molhado. Nenhum candidato deu uma resposta sequer digna de ser mencionada. O eu mais se ouviu foi “mais investimentos”, “criar o ministério da segurança” ( existem poucos ministérios no Brasil, não?), “integração dos órgãos de segurança” (isso já existe há algumas décadas), e o campeão “a segurança é compartilhada entre o governo federal e os estados, e os estados precisam fazer a sua parte”. Resposta prática? Nenhuma de ninguém.

Realmente eu não sei o problema dos candidatos à presidente. Será que nenhum deles tem a real noção de que o seu mandato é de quatro anos, e que este problema é urgente? Ou talvez eles queiram uma mudança lenta e gradual, para colhermos resultados daqui a vinte e poucos anos? Ou que, paralelamente à maior fronteira seca da América Latina (o nosso país faz fronteira com quase tudo e todos neste atrasado continente) temos uma das Forças Armadas mais sucateadas entre as nações que se pretendem grandes? Não sabemos o que passa naquelas necrosadas massas encefálicas.

Os dois problemas, a segurança pública e o sucateamento das Forças Armadas podem ser resolvidos quase que paralelamente: basta, ao passo que reequipa nossas forças de combate (temos gente muito maluca governando países vizinhos e o prevenido morreu de velho) poderia deslocar as tropas para a área de fronteira, fazendo o trabalho de polícia paliativamente. É isso o que nossos militares estão fazendo no Haiti e no Congo, as custas de nossos impostos.E se podem fazer isso lá, eles também poderiam perfeitamente fazer isso aqui. E isso pode ser feito em quatro anos de mandato. Mas isso só vai acontecer quando as agremiações políticas que temos no cenário majoritário nacional abandonarem seus mesquinhos planos de poder para se debruçarem sobre planos para a nossa Nação. Dada a qualidade dos que se apresentaram no último debate, pobres de ideias e ricos em slogans vazios e atém em erros grosseiros de vocabulário, isso ainda vai demorar muito. E lá vai novamente o sofrido povo brasileiro, sufocado por uma mediocridade que insiste em parasitar nossa democracia, tentar escolher o “menos pior”.

OLHAR CRÍTICO

Como gremista, me senti envergonhada na quinta-feira (28). Assistindo o jogo contra o Santos, na partida válida pela Copa do Brasil, um grupo de torcedores do meu time que estavam atrás do gol santista começaram a insultar o goleiro Aranha, da equipe paulista. O chamaram de macaco, fedido, e tantos outros adjetivos similares a estes. Como se não bastassem os xingamentos e o crime cometido, foram vistos, momentaneamente, como heróis por parte da torcida.

Infelizmente, mais um caso de racismo mancha o futebol. Daniel Alves, Balotelli, Arouca, Boateng, Grafite e Roberto Carlos são exemplos de jogadores que já sofreram pelo mesmo mal. Salvo exceções, como no caso de Boateng, no qual a equipe inteira do Milan, time do jogador alemão de origem ganesa, deixou o campo após gritos racistas vindos da arquibancada, a maioria dos casos não são aprofundados e muito menos solucionados. Prefere-se punir o clube, seja com multa ou mando de campo, do que procurar os criminosos e lhes punir severamente.

Voltando ao caso recente na Arena do Grêmio, a agressora foi filmada pelo cinegrafista após o goleiro Arouca fazer gestos de macaco e apontar para a garota na torcida. Nas imagens, a leitura labial deixa clara a agressão. A moça deverá ser punida pelas leis da Constituição e não pelas leis do povo. Por mais que a população se sinta indignada,

nada justifica agir pelas próprias mãos apedrejando a casa da torcedora em Porto Alegre. O caso já está sendo investigado e a sentença deverá vir em breve. A desculpa de que a justiça brasileira é falha jamais servirá como pretexto para termos atitudes infantis e inadmissíveis como essa.

Esse caso, felizmente, rendeu boas discussões sobre racismo dentro do futebol. Entretanto, deveria render ainda mais: servir para uma verdadeira revolução para crimes praticados dentro do esporte. Se tornou comum ouvir casos de brigas nas torcidas organizadas entre si ou entre os times confrontantes ocasionando até mortes. De tão recorrente que está se tornando, o choque ao saber se uma notícia como essa já não é mais tão grande, como se isso fosse algo normal. Não, não é normal. Se tornou uma catástrofe com a necessidade imediata de intervenção externa. Faixas a favor da igualdade racial são bonitinhas e até geram uma comoção pública momentânea. Contudo, uma morte ou agressão racista não são crimes momentâneos.

Como torcedora do Grêmio, apoio a punição veemente à garota e a todos os outros que gritaram palavras racistas naquela noite de quinta-feira. Sou a favor até da punição ao meu clube, se isso for realmente ajudar na luta contra a desigualdade racial. O local de descontração que é o esporte não pode se tornar lugar agressivo e racista.

Apoio também a atitude do Aranha ao realizar a queixa na delegacia e levar adiante o caso. Segundo entrevista ao Fantástico no último domingo (31), o goleiro disse sentir pena da garota. Talvez essa seja a palavra: pena.

Vergonha nacional: racismo mancha mais uma partida de futebol

Karina Sonaglio karinasonaglio@

hotmail.comAcadêmica de Comunicação

Social - Jornalismo – Universidade Positivo

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Page 3: As041 preview

3Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Anuncie: 47 3653.2725

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

MARINA SILVA LEVOU ENQUADRO DE SILAS MALAFAIA?

Causou estranheza o recuo de Marina Silva quando o assunto é a temática dos gays. O motivo foi o fato de que, coincidentemente após apenas quatro postagens do Pastor Silas Malafaia em uma rede social, Marina Silva recuou nas teses que defendia como “casamento” entre homossexuais e adoção de crianças por pares do mesmo sexo. Se o “enquadro” for verdadeiro, a força do eleitorado Cristão - tanto Católico quanto Protestante - e Conservador pode estar mais forte do que nunca desde a volta das eleições diretas para presidente. A mudança de posicionamento causou a “ira” do movimento GLS e o pedido de demissão do cidadão que tratava da parte GLS do programa de governo de Marina Silva. As pesquisas não demostraram nenhuma oscilação nos números da ex-petista e atual socialista para baixo...

NOVAMENTE OS CONSERVADORES...

Pesquisa Ibope desta semana confirma: o Brasileiro é

um povo indiscutivelmente alinhado ao conservadorismo. Números da pesquisa: 53% dos Brasileirosé contra a união de pessoas do mesmo sexo, 79% é contra o aborto e tam-bém 79% é contra a legalização das drogas, 80% é a favor da diminuição da maioridade penal e 46% é favorável à pena de morte. E mais : são estes “órfãos” de candidatura conservadora que irão decidir a eleição. Para desespero de alguns partidos políticos, dos autores e atores de novelas da Rede Globo de Televisão e demais entrincheirados nas causas “modernosas”...

LULA EM SALVADOR: QUEDA NO PALANQUE E PISTA SOBRE CANDIDATURA: “VOU ESTAR VIVO EM 2018”

Dois fatos marcaram o comício de Lula em apoio à Dilma Roussef na cidade de Salvador- BA: O primeiro foi o tombo que levou ao cumprimentar militantes do Partido dos Trabalhadores. Durante o discurso, Lula se abaixou para cumprimentar militantes e acabou se de-sequilibrando e caindo no palco. Ele levantou com ajuda de correligionários e continuou o comício normalmente. O segundo foi a clara sinalização de que é candidato em 2018 e a frase usada para tal: "Eles devem se preparar, porque eu vou estar vivo (em 2018)”.

SINTOMA Que o desempenho dos governantes não aquela “Bras-

temp”, todos estão cansados de saber. Mas o desencanta-mento com a política agora está escancarado em números. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o percentual de jovens entre 16 e 18 anos que fizeram o título de eleitor é o menor dos últimos 20 anos. A juventude não quer saber dos políticos.

SINTOMA II Outro dado sobre o (des)interesse dos eleitores nos

pleitos: os dois debates realizados até agora para Presi-dente da República, o da Bandeirantes e o da SBT, tiveram audiências pífias. Porém o conteúdo dos debates pode tornar-se mais conhecido depois, pela internet, e prin-cipalmente quando se trata de uma “abobrinha” dita por um candidato (e isso tem sobrado). Para o eleitor, o voto, que é obrigatório, parece ter se transformado em mais uma mera “obrigação”.

COLOMBO TIRA O PÉ DA DIVIDIDAEm entrevista à Rádio

CBN-Diário, o governador licenciado de Santa Cata-rina e candidato a reelei-ção Raimundo Colombo negou estar aliado a pre-sidente Dilma (PT), pois o PT tem candidato próprio ao governo do estado. Co-lombo foi enfático: “Meu eleitor tradicional nunca votou no PT e não vai votar”. Afirmou ainda que seu voto em Dilma é pessoal e por gratidão, mas que sua coligação tem vários partidos e consequentemente vários candidatos à presidente. Por isso, segundo ele, não haverá propaganda conjunta com ele e a candidata do PT à presidência. Nos bastidores, porém, afirma que o motivo são os ataques das candidaturas petistas à sua gestão.

CANDIDATURA DE SÃO PAULO AGITA REDES SOCIAIS

Uma candidatura tem agitado as redes sociais: é a de Paulo Batista, candidato a deputado estadual por São Paulo. Paulo é adepto do liberalismo econômico e do bom-hu-mor. Seu lema: vote no batista e magoe um socialista. Nos vídeos que publica na internet, o candidato, fazendo-se de super-herói, usa seu “raio privatizador” para acabar com a festa de sindicalistas e grevistas, melhorando os servi-ços de transporte e ensino. Além de tornar-se sucesso na internet, o candidato já foi notícia em diversos meios de comunicação pelo mundo, inclusive o prestigiado jornal “The New York Times”. A última do candidato: evento de entrega de papel-higiênico para o consulado da Venezuela, debochando do país socialista onde a economia “produz” falta de tudo, inclusive de papel-higiênico.

Page 4: As041 preview

4 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

GeralEEB Alinor Vieira Côrte pro

da Pessoa com DeficiêncA Escola de Educação

Básica Alinor Vieira Côrte, através da ação do SAE-DE(Serviço de Atendimento Educacional Especializado), promoveu de 25 a 29 de Agosto a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que teve por objetivo contem-

plar a inclusão escolar, entre alunos, professores, funcionários e direção.

Essa mobilização uniu forças para prestigiar com-petências e habilidades de todos os alunos com apre-sentações musicais e refle-xivas durante toda a semana com o lema: “Nenhum de

nós é tão bom quanto todos nós juntos.”

Os professores trabalha-ram o tema em sala e os alu-nos ilustraram e decoraram o pátio da escola. Durante toda a semana no intervalo os alunos se apresentaram com leitura de texto, apre-sentação musical e dança.

Page 5: As041 preview

5Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Geralmoveu a “Semana Nacional ia Intelectual e Múltipla”

A turma 603 apresentou uma dança que faz parte do projeto “Conhecer, Respeitar e Conviver com as Di-ferenças”, baseado na coleção “As aventuras de Iara no Planeta Ocular”, vol. I. Além do trabalho em sala a turma apresentou uma dança com a música “Tempo de Alegria” da Ivete Sangalo, com cadeiras de rodinhas para acom-panhar a colega com a cadeira de rodas. Todos usavam óculos com o objetivo contemplar a Diversidade e os Direitos Humanos.

Na segunda-feira dia 25 tiveram a visita da APAE. Alunos da 202EF cantaram a música “Como é bom ser dife-rente” do autor “Turminha do tio Marcelo”. A aluna Gessana tocou para vários alunos can-tarem, como Bruna e Éricles. Além deles se apresentaram também Thiago e Keila.

Alunos da 301EF canta-ram em Libras a música “Eu fico assim sem você”. Para encerrar em grande estilo a semana, o aluno João Paulo e o convidado Luan tocaram e cantaram para a escola nos dois períodos letivos.

Para a Professora do SA-EDE Deysi Maia Clair Kos-voski os trabalhos realizados durante esta semana foram

de extrema importância, e que segundo ela, superou a expectativa devido à grande participação dos alunos.

A professora Deysi co-mentou ainda sobre uma frase de Vygotski onde diz que: “o deficiente não sente a deficiência, ele sente o olhar do outro, ele sente a exclu-são, e é ai que ele percebe que é deficiente”. A ideia de trazer APAE para assistir e ter o contato com os alunos e participar deste evento junto com todos os outros alunos foi muito importante.

O Jornal A Semana para-beniza todos os envolvidos nesse evento que foi sem dúvida um exemplo de vida para todos nós.

Os alunos da Escola de Educação Básica Ali-nor Vieira Côrte gravaram um vídeo de dança

com a música “Happy” do Pharrell Williams, can-tor que ganhou o Prêmio Grammy Award 2014,

seu clip original durou 24 horas, e já são mais de 825 cidades em 94 países que aderiram à ideia de felicidade compartilhada, empresas também

o fizeram e agora a EEB Alinor Vieira Côrte. Assista ao vídeo no youtube: www.youtube.

com/watch?v=UknH8ZvXQlQ e também no face-book do Jornal

A Semana.

Page 6: As041 preview

6 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

GeralPais de alunos das Escolas municipais de Monte Castelo participam da entrega das novas apostilas Positivo

Sindicato cancela assembleia e agricultores perdem a viagem

No ano de 2013 teve inicio a implantação na rede municipal de ensino no município de Monte Cas-telo, as apostilas do Grupo Positivo, uma vez que, o investimento contempla

alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental das escolas municipais.

A cada bimestre são trabalhadas novas apostilas com conteúdos diferentes, onde os professores rece-

Na última quarta feira dia 03 de setembro, mais de cento e cinquenta agri-cultores de Itaiópolis, Pa-panduva e Monte Castelo, se dirigiram para o município de Santa Terezinha para atender uma convocação do Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Santa Terezinha.

No edital de convocação publicado no Diário Oficial

da União –DOU- no dia 31 de julho, constava entre outros itens da ordem do dia, a ratificação para que o sindicato de Santa Terezinha abrisse extensão de base para Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

Para que os agriculto-res familiares de Itaiópolis Monte Castelo e Papanduva não ficassem na dependên-cia e subordinados ao Sin-

dicato de Trabalhadores de Santa Terezinha, deveriam se apresentar na assem-bleia convocada e votar contra a ampliação de base territorial para os outros municípios.

Na chegada ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santa Terezinha a cara-vana com três ônibus com agricultores que queriam participar foi informada

uma vez aos pais, que as apostilas são apropria-das com uma sistemática comprovadamente eficaz, e que o nível de educação desenvolvido é de escolas particulares, portanto, está elevando o nível educacio-

nal no município e ressaltou ainda, que todos os alunos da rede municipal de ensino de 1º ao 5º ano receberam suas apostilas.

O Prefeito Aldomir Roskamp comentou o quan-to o saber e o trabalho são

importantes para o desen-volvimento dos alunos, e o quanto estas apostilas tem contribuído para o desen-volvimento educacional delas.

Imprensa Monte Castelo

tores não iriam votar para extensão territorial uma vez que esses três municípios (Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo) já existem Sindicatos legalmente cons-tituídos e reconhecidos pelo Ministério do Trabalho”, observou Ivani.

FETAESC

Para a Federação dos Trabalhadores e Trabalha-doras na Agricultura do Estado de Santa Catarina, Fetaesc existe uma articu-lação estadual para impedir o trabalho dos sindicatos de trabalhadores já consti-

tuídos em 201 cidades do estado. Filiados a Fetaesc, entidade que atua na repre-sentatividade da agricultura familiar em Santa Catarina há 46 anos, esses sindicatos tem realizado um excelente trabalho, por isso a outra organização não consegue crescer e usa de artifícios escusos e muitas vezes ilegais para tentar legalizar seus sindicatos. A Fetaesc tem sua carta sindical ins-tituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1969, portanto a legitima representante da agricul-tura familiar catarinense.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Papanduva

bem cursos de capacitação.Destaca-se a importân-

cia deste investimento ao município, pois vem ofere-cer soluções educacionais para toda comunidade escolar, aliando inovação tecnológica e respeito às potencialidades individu-ais dos alunos e professores a uma moderna proposta metodológica de ensino.

A Secretaria de Edu-cação de Monte Castelo realiza reuniões com pais dos alunos da Escola Nu-cleada Municipal Aterrado Alto e EEM. Edson Nagano bimestralmente para a entrega destas apostilas. No momento da entrega é ressaltada a importância da participação dos pais ao receber a apostila, partici-pando ainda mais da vida escolar de seus filhos.

A secretária da Edu-cação Maria Dorazélia Fernandes, lembrou mais

que a assembleia havia sido cancelada. Indignados, os agricultores queriam saber o motivo do cancelamento e o presidente do Sindicato, Darci Tiburski não soube informar o motivo, disse apenas: “Foi ordem do jurídico da Fetraf de Cha-pecó. Foi eles que pediram o cancelamento”.

A presidente do Sin-dicato dos Trabalhadores Rurais de Papanduva, Ivani Fernandes dos Santos, que acompanhou a caravana de agricultores à santa Terezinha, observou que a maneira como tudo acon-teceu causou estranheza. “Não nos informaram cor-retamente o motivo do cancelamento. Segundo o presidente foi uma ordem que veio de cima, ou seja, da organização da Fetraf. Para nós cancelaram por que sabiam que os agricul-

Page 7: As041 preview

7Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

3653-1200

SILVIO DREVECK

DEPUTADO ESTADUAL PP

FACEBOOK.COM/SILVIODREVECK

CAN

DID

ATO

- C

NP

J: 2

0.65

9.71

9/00

01-4

6 | V

EÍCU

LO -

CN

PJ:

19.

1164

46/0

001-

04 |

VALO

R 3

00,0

0

Esta semana o Talentos da Nossa Terra traz uma artista que enche nossos olhos de alegria com seus trabalhos artesanais e ado-ça nossa vida com docinhos deliciosos.

Seu nome é Samara Ricardo Limas casada com Cleber W. Limas, mãe de uma linda menina chamada Valentina. Com formação acadêmica em administra-ção com ênfase em Marke-ting, começou a trabalhar com artesanato aos 11 anos bordando ponto cruz. Em 2009 começou fazendo cai-xinhas de todos os tipos em MDF, aplicando uma técnica chamada decoupage.

Samara tem uma tia que é artista plástica, o nome dela é Elisabete Willemann dos Anjos (Beth Willemann) que passou a Samara um en-sinamento mais que espe-cial. Ela conta que durante suas férias aprendeu a fazer bonecas e outros trabalhos maravilhosos.

Durante algum tem-

Talentos da Nossa Terra

po morou em Jaguariaíva cidade do Paraná, onde o artesanato é muito valori-zado. Lá Samara conseguiu varias parcerias onde seu trabalho foi reconhecido, e naquele momento viu que poderia tirar seu sustento

dos lindos artesanatos que produzia. Morou também em União da Vitória, sua cidade natal onde mantém até hoje clientes fiéis de seus artesanatos.

Em 2012 veio morar aqui em Papanduva com

sua família. Aqui conti-nua produzindo algumas peças, e também auxilia as professoras da creche Sonho Encantado como Mãe Voluntária. Aqui em Papanduva Samara apren-deu um novo oficio que foi,segundo ela, ótimo pra sua adaptação em nossa ci-dade, são docinhos artesa-nais (deliciosos por sinal).Trabalhando com docinhos ela teve a oportunidade de conhecer muitas pessoas e conquistar novos clientes. Hoje Samara afirma que com todas as amizades e clientes especiais Papan-duva é o seu lugar.

Samara mora no Bairro Industrial casa 3 da Madei-reira Beira Rio. O Jornal A Semana parabeniza Samara

pelos lindos trabalhos e por seus deliciosos docinhos.

“A arte é se reinventar, buscar novas técnicas, é um constante aprender”.

Se você tem um talento, e quer se apresentar aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3653-2725.

Page 8: As041 preview

8 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

Corrida:Vários fatores devem ser

considerados no momento da compra de um bom tênis para corrida, dentre eles estão:

- O peso: em corredores mais pesados, o tênis tende a durar menos. Esses corredo-res devem procurar os tênis mais duráveis da categoria indicada para o seu estilo de corrida e com maior amorte-cimento.

- Nível atlético: corre-dores iniciantes devem es-colher tênis com maior amortecimento associado a uma base de suporte maior.

- Formato do pé e tipo de pisada: para poder escolher o melhor tênis para o seu tipo

de pisada.- Local (terreno) de cor-

rida: se o corredor corre em piso duro, como na rua, esteira ou terrenos irregula-res. Para cada tipo de terreno existe um tênis adequado.

CaminhadaA mesma tecnologia apli-

cada para desenvolver os tênis de corrida é usada na fabricação dos modelos de caminhada. Logicamente na caminhada o impacto e con-seqüentemente o desgaste geral do tênis é menor. O cano deve ser baixo, leve, bem flexível, especialmente na parte frontal. O amorte-cimento deve ser moderado e com alto nível de conforto.

FutebolDeve-se levar em consi-

deração, primeiramente, o tipo de piso em que vai ser praticado, ou seja, campo, salão ou society. O calçado deve respeitar os quesitos de flexibilidade, conforto, grau

de amortecimento, estabili-dade e maciez. Além disso, estar atento para o atrito, entre o calçado e o solo, principalmente nos grama-dos sintéticos, onde é muito alto o coeficiente de atrito, favorecendo o risco de lesões.

Olá meninas!!! O espaço Mulher dessa semana vai falar sobre a importância de se praticar exercícios físicos com o uso de um calçado adequado. A Loja Kalvest está recheada de opções de tênis e chuteiras femininas lindas, confortáveis e adequadas para o seu tipo preferido de atividade física.

Há tempos são conhecidos os benefícios que os exer-cícios físicos, desde que praticados de modo correto, trazem para a saúde e a qualidade de vida. As vantagens fisiológicas são evidentes, como melhora no sistema circulatório e imunológico, na eficiência cardíaca, nas taxas de oxigênio no sangue, fortalecimento muscular e dos ossos, alívio nos sintomas da TPM, além de redução da pressão arterial, dos níveis de lipídios e glicose entre outros. Ainda, durante as atividades físicas, o corpo libera a serotonina e a endorfina, substâncias relacionadas à sensação de bem-estar, pois auxiliam na regulação do sono, na diminuição do estresse e da ansiedade, assim como do mau humor, e atuam no controle do apetite e da temperatura corporal.

As atividades físicas também auxiliam no desenvol-vimento de capacidades como a disciplina, concentração e atenção, competências que podem ser levadas para outros aspectos da vida. Além disso, quando praticadas em grupo, constituem uma maneira de encontrar pessoas, conviver com amigos e descontrair, proporcionando maior disposição e energia para o trabalho e o estudo.

Praticar atividade física com o tênis inadequado pode provocar dores e lesões nas articulações, prejudicando o seu desempenho, podendo até mesmo impossibilitar a prática da malhação ou esportes. Dessa forma, se você está sofrendo com dores ou lesões depois de praticar exercícios, pode ser que o seu tênis não seja o ideal para a sua atividade.

Antes de tudo, o calçado deve proporcionar conforto, proteção e performance. Não se acanhe em experimentar os dois pés do calçado na loja para conferir ambos estão confortáveis, além de existir uma folga entre a ponta do tênis e o dedão do pé.

Exercícios Físicos:

escolha o calçado ideal

na Loja KalvestSaiba escolher o calçado ideal para cada esporte:

Page 9: As041 preview

9Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

VôleiO tênis do vôlei deve

ser resistente, para dar es-tabilidade ao tornozelo, e macio. Além disso, deve ser leve e com bom sistema de amortecimento. Quanto ao solado, deve apresentar ra-nhuras para evitar entorses e quedas quando o piso estiver molhado.

AcademiaPode ser utilizado o mes-

mo tênis da caminhada ou da corrida.

Vale salientar que todo calçado, seja qual for o esporte a ser praticado, tem um prazo de validade. "Por exemplo, os tênis de corrida devem ser trocados até 6 a 8 meses, ou em média 600 km corridos. Toda

modalidade tem o período ideal para troca do calçado", explica o ortopedista.

Outro ponto importante é que nem sempre o calçado mais caro é o melhor. Identifi-que, através da baropodome-tria (exame da pisada), a sua pisada e compre o calçado mais apropriado, tanto para o seu pé como para a moda-

lidade pretendida.Seja qual for a sua ativi-

dade física preferida, com-pre seu calçado nas Lojas Kalvest. Lá você vai encon-trar as melhores marcas como: Mizuno, Tenny Wee, Tryon, Fila, Kolosh, Drop Dead e Topper que reúnem conforto, tecnologia e alta performance.

Page 10: As041 preview

10 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Social

Celi GraboviskiCeli comemorou aniversário no dia 06 de setembro. Que seus dias sejam sempre regados de alegrias e vitórias. Parabéns Celi! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

Sayuri KomakomeMuita comemoração no dia 04 de setembro, pois SayuriKomakome completou idade nova.Que a felicidadeseja grande neste e em todos os dias de sua vida. Que Deus a abençoe sempre! Todo carinho de seus familiares,amigos e Jornal A Semana.

William DenesDia 28 de agosto o lindo garotinho William Denes completou seu 1º ano de vida! Alegria sem tamanhos para os pais Antônio Denes e CleuniceUl-brich da Luz. Que Deus ilumine sempre seu caminho lhe trazendo muita saúde, amor e prosperidade. Feliz Aniversario William! Desejos de seus pais e Jornal A Semana.

CEZAR VILICHINSKI Dia 05 de setembro foi aniversário do amigo Cezar Vilichinski. Parabéns, felicidades e muito sucesso! Desejos de Amigos, familiares e Jornal A Semana.

DÂNIA VALESKA MATIOSKI E DJANA MATIOSKIFelicidades, amor e sucesso em dobro é o que nossas amigas DâniaValeska-Matioski e DjanaMatioski merecem. Dia 01 de setembro foi o aniversário delasmas a comemoração foi nossa por tê-las como amigas. Parabéns meninas! Todo carinho de sua família,amigos e Jornal A Semana.

NILSE IANSKOSKIDia 04 de setembro nossa amiga NilseIanskoski comemorou seu aniversário.Que Deus continue abençoando você com muita saúde e felicidades.Parabéns! Desejos de seus familiares, amigos e Jornal A Semana.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu an-imal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta Zara, essa linda filhote de Pastor Alemão da amiga Heloisa de Luca Povaluck. Esbanjando charme desde filhote.Quer aparecer com seu animal nesse espaço? Envie-nos uma foto para [email protected]

SOCIAL PET

01/09-DâniaValeskaMatioski, DjanaMa-tioski, Silvia Dutka, Jader Gruber, Alexan-dre Laska, Vanderlei Souza.02/09 – Marcos Jorge da Rocha03/09- Diogo Becker, Jose Edilso da Silva

e Adalberto Junior.04/09-SayuriKomakome, Rafael de Pau-la,NilseIanskoski, Eliane Novaki Gonçal-ves e Michel Michalovicz.05/09-Jussara Maron,Ana Luiza Kmie-

cik, Gabriel Zenf, Vanessa Melnik, Dani Samuel, Cezar Vilichinski.06/09- Daniel de Paula e Celi Grabovski.07/09-RubianeWercka, Michele Ostrovski, Danieli Ferentz e João Novack.

Aniversariantes [AS]

Rua Pedro Povaluk, 601

Page 11: As041 preview

11Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Esporte Luane [email protected]

TIMÃO DERRUBA O BRAGANTINO EM CASA E AVANÇA AS QUARTAS DA COPA DO BRASIL

Sob a batuta de Renato Augusto, Corinthians faz três gols em 19 minutos. Time do interior demora a reagir e só marca aos 45 do segundo tempo. CORINTHIANS 3 X 1 BRAGANTINO

Via Globo Esporte

SERÁ QUE ESSES DÃO CONTA?SELEÇÃO SUB 21 GOLEIA A EQUIPE DE CATAR

Foi fácil, e o técnico Alexandre Gallo gostou muito do que viu. No primeiro teste da seleção brasileira sub-21 em Doha, no Catar, a equipe não teve dificuldades para superar o time sub-22 dos donos da casa. Nesta quarta-feira, no estádio do Al Arabi, o Brasil goleou por 4 a 0. Mais do que isso: jogou bem e dominou completamente o adversário.

- Gostei. O time se dedicou bastante, teve as rédeas do jogo. Esse ciclo olímpico é importante. Vamos enfrentar equipes dos quatro cantos do mundo e temos de estar preparados para tudo. Em alguns momentos, enfrentaremos grandes adversários e temos que estar preparados para tudo. Manter o nosso jogo é importante. Nessa data FIFA não tem tempo para treinar, mas estamos dando uma cara para a equipe. Gostei bastante.

Via Globo Esporte

Chegou ao fim mais um evento promovido pelo Departamento Muni-cipal de Esportes, e foi “show de bola”.

Um evento que teve a iniciativa da equipe do DME de Papanduva, em busca de uma maior divulgação do esporte na região, e também para promover uma socialização entre os atletas munícipes e também os atletas que vieram de outros lugares. Difundir não só as modalidades ditas como a do País (futebol e futsal), mas sim, os esportes em geral.

Este evento contou com a parti-cipação de aproximadamente 170 atletas de ambas as categorias dis-putadas, apresentou 5 rodadas , 22

jogos e 44 sets!No ultimo domingo 31/08 aconte-

ceram as semi finais e finais do evento. Confira os resultados, a classifica-

ção final e os premiados.

SEMI FINAL1º JOGO: SME RIO NEGRO 03X00

PAPANDUVA (FEM)2º JOGO: RIO NEGRINHO 03X00

CONEXÃO.C.VISUAL (FEM)3º JOGO: PAPANDUVA 00X03

CANOINHAS (MASC)4º JOGO: SME RIO NEGRO 01X03

UNIÃO DA VITORIA (MASC)

FINAL 1º JOGO: RIO NEGRINHO 03X00 SME RIO NEGRO (FEM)2º JOGO: CANOINHAS 03X01 UNIÃO DA VITORIA (MASC)

CLASSIFICAÇÃO FEMININO1º RIO NEGRINHO2º SME RIO NEGRO3º CONEXÃO4º PAPANDUVA

MASCULINO 1º CANOINHAS2º UNIÃO DA VITORIA3º PAPANDUVA4º SME RIO NEGRO

CAMPEONATO INTER-MUNICIPAL DE VOLEI 2014

Page 12: As041 preview

12 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Classificados

Imóveis

- Vende-se casa em alvenaria com 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, despensa, lavanderia, porão próprio para área de lazer e garagem. Terreno com 724m², situado na Rua Agostinho Teixeira de Lima, 562, ótima localização.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjuga-dos, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu

Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 100.000,00-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes,

Centro. Valor R$ 125.000,00- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou reflo-

restamento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,- Terreno Rural com 6,5 alqueires, situado na localidade de

São Tomaz. Valor R$ 220.000,00- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria,

paiol em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno urbano com 800m², todo murado, com uma casa mista contendo 5 quartos, 2 salas, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, dispensa e garagem. Localizado no bairro Lagoa Seca, em frente a

oficina João Bilik. Valor R$ 155,000,00- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alquei-

res, próprio para reflorestamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.- Terreno urbano medindo 457m², na Rua Ceslau Levandoski,

próximo ao campo pancadão no Bairro São Cristovão. Valor R$ 60.000,00

COMPRA E VENDA DE PRODUTOS

► Vende-se 02 terrenos com área de 5.090 m2 cada, situados na Rua Mafra. Valor: R$ 200 mil reais cada um. Fone: (47) 9153-6525

► Vende-se 01 fusca ano 76, cor azul metálico, com rodas esportivas. Ótimo estado de conservação. Valor: R$ 2 mil reais. Interessados tratar pelo fone (47) 9106-0663 com Rosane

► Vende-se lote de 600 m2 com casa em alvenaria, de 100 m², composta por 3 quartos, 1 banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. Situada na Rua Rogério Marques, 906, Bairro Tolachinski. Tratar pelo telefone (47) 9214-9734 com João

► Vende-se Moto CB 300 R, Preta 2010.Valor a combinar. Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

► Vende-se um terreno urbano de 508m², na Rua João Grei-nert s/nº, próximo ao Posto Potencial.Valor a combinar.Contato com Marcos pelos telefones 473653 2018, 8854 3258 ou 9186 9627.

SEGURO RESIDENCIAL

Quais são as coberturas mais procuradas? O seguro residencial só pode ser contratado com as coberturas contra riscos

de incêndio, queda de raio e explosão. A seguir, você encontra a descrição detalhada de cada uma das proteções de maior evidência.

Incêndio A cobertura para incêndio é pré-requisito básico para contratação de todos os planos residenciais. A legislação determina que a abrangência da proteção para prejuízos decorrentes de fogo, explosão e queda de raio tem que ser prioritária. Esta é a cobertura básica, pois sem ela – que é a principal – o seguro residencial não pode ser contratado. O seguro garante a estrutura do imóvel e o conteúdo da sua casa, se atingidos por incêndio das mais diversas origens, seja provocado dentro da sua própria residência ou iniciado em um apartamento vizinho, pela queda de um raio, por um curto-circuito no sistema elétrico ou qualquer outra causa. Importante: A definição de incêndio para fins de seguro é o fogo que se propaga ou se desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos.

A caracterização de incêndio, para fins de seguro, não basta que exista fogo. É preciso que:

• o fogo se alastre, se desenvolva, se propague; • a capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer

outro local em que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual; e

• o fogo cause dano. Vale destacar os fenômenos que não são considerados incêndio para fins de seguro:

• Coisas ou objetos que, submetidos voluntariamente à ação direta ou indireta do fogo, se inflamam ou se danificam, e o dano fica limitado a esses bens. Exemplo Um produto qualquer que necessita de fogo em uma das etapas do processo de preparação (cozimento ou enxugamento do produto ou simples aquecimento).

• Combustão espontânea, aquecimento espontâneo ou fermentação. Muitos produ-tos, principalmente de origem vegetal, em determinadas condições de armazenamento ou empilhamento, de umidade própria ou de temperatura e umidade ambientes, são suscetíveis de entrarem em processo natural e espontâneo de fermentação (trans-formação química) que, por sua vez, gera calor. Nesse caso, entende-se que faltam as chamas de propagação, que são características do incêndio, para efeito do seguro.

• Dano Elétrico – é comum aparelhos ou condutores elétricos apresentarem, por causas diversas, defeitos que provocam, com ou sem curto-circuito, superaquecimento e derretimento de metais com o aparecimento de chamas residuais. Não havendo incêndio nem dano causado pelo fogo, apenas dano elétrico, o seguro não reconhece que tenha ocorrido incêndio. Fenômenos como os descritos, que se assemelham a

incêndio, mas não são considerados como tal para fins de seguro. No entanto, esses riscos podem ter cobertura acessória / adicional específica.

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo, queda de aeronaves, impacto de veículos terrestres e fumaça

Os fenômenos da natureza são muito comuns no Sul do Brasil, onde é grande a procura por essa cobertura especial. Os danos que todos esses riscos causam podem ter um seguro especial, integrado à apólice multirrisco. Para efeito do seguro, é considerado vendaval quando o vento atinge velocidade superior a 54 quilômetros por hora. Se o telhado, as janelas ou qualquer outra parte da sua casa forem danificados, você conta com a garantia de indenização.

Queda de aeronaves e impacto de veículos São duas coberturas bastante válidas, porque se ocorrer um acidente dessa ordem os danos são grandes. Por ter custo muito baixo, estas coberturas devem ser incluídas no seguro como opcionais, se já não constarem na cobertura básica, o que depende de cada seguradora.

Fumaça Outra garantia a ser avaliada e que, geralmente, faz parte da cobertura de vendaval. É uma proteção contra danos ocasionados na residência por fumaça, ainda que seja proveniente de incêndio coletivo ocorrido em outro imóvel não segurado.

Vidros Garante a indenização não só de vidros quebrados, mas também de mármores e espelhos, desde que estes estejam fixados em janelas, portas e divisórias, além de prateleiras e molduras.

Responsabilidade civil familiar Garante indenizações que possam ser cobradas, judicialmente, por outras pessoas que tenham sido prejudicadas involuntariamente por você, ou por quem mora ou trabalha na sua casa, ou ainda, por seus animais de estimação. Você também recebe o reembolso de despesas com custas judiciais e honorários de advogados. Esse seguro cobre, ainda, danos físicos causados a outras pessoas por objetos que caiam da janela da sua casa ou por quedas na calçada molhada em frente à sua residência, por exemplo.

Quais são os prejuízos indenizáveis da cobertura para danos elétricos? • Danos causados por falta de manutenção, desligamento ou ligações diretas

de dispositivos de segurança e controle automático. • Danos a no-breaks, filtros de linha, estabilizadores de voltagem, fusíveis,

resistências de aparelhos elétricos e lâmpadas. • Danos causados por raios que caírem na rede de distribuição elétrica interna

ou externa e também na rede de telefonia.

• Danos a aparelhos de telefone, fax e fax modem. • Danos a computadores sem proteção de estabilizadores de voltagem. • Danos a computadores sem nota fiscal ou montados com a compra de peças

avulsas.

O que o seguro residencial não cobre? Você precisa prestar atenção ao que fica fora da proteção do seguro. São os

chamados riscos excluídos, prejuízos não indenizáveis e bens não compreendidos no seguro, como é o caso de falhas no projeto de construção ou material de má qualidade usado na obra e infiltração. Os riscos excluídos, prejuízos não indenizáveis e bens não compreendidos no seguro também variam de acordo com a empresa. Geralmente, as seguradoras aceitam mais facilmente riscos de imóveis de alvenaria, recusando construções de madeira ou qualquer outro material de fácil combustão, ou quando aceitam, tratam esses riscos com custo mais elevado e são mais criteriosas na sua aceitação. No sul do país, onde as habitações de madeira são comuns, é mais fácil encontrar seguradoras que oferecem proteção para esse tipo de moradia, contudo o custo é diferenciado em comparação com seguro semelhante para um imóvel de alvenaria. O risco de desmoronamento só é garantido quando está ligado à acomodação do terreno em que a residência está construída. O seguro não indeniza também danos decorrentes da má-conservação do imóvel e se acontecerem durante um período longo de desocupação. Caso você fique fora de casa por mais de 30 dias, precisa avisar à seguradora para não ser surpreendido por eventual recusa de pagamento de indenização, na hipótese de um sinistro. A ausência do morador aumenta o risco da seguradora que, por isso, pode aumentar o prêmio. Todas as exclusões, no entanto, têm que ser destacadas no contrato. Antes de assiná-lo, informe-se bem sobre essa questão.

LEMBRE-SEAo adquirir um seguro, qualquer que seja o tipo do seguro, você deve contar

com a experiência e técnica profissional de um Corretor de Seguros devidamente habilitado pela SUSEP para ter a certeza de ter feito bom negócio.

Procure-nos e se informe....SEGURO SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS

FALCHETTI SEGUROS/COLIGAÇÃO CORRETORA DE SEGUROScentro Comercial Itália, Sala 18

Fone: 47 3653 2121

PROTEJA SEU PATRIMONIO

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

Page 13: As041 preview

13Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Drª Cassandra Tatsch de Jesus Sulczewski

FisioterapeutaCrefito 10 n° 53561

Espaço SaúdeExistem duas modalidades para a prática

dos exercícios de Pilates: a modalidade sólo que utiliza acessórios ou não, feitas no chão e a modalidade Stúdio executada com o auxílio de aparelhos criados por Joseph Pilates, onde o aluno recebe orientação para realizar os exer-cícios em diferentes posições, ângulos e com o uso de molas para resistência ou assistência em cada movimento.

As pessoas que nunca viram os aparelhos de pilates se deparam com aquela parafernália e fazem a seguinte pergunta? “São aparelhos de tortura?”. Num primeiro momen-to até parecem ser, mas quando se conhece a proposta da modalidade é possível perceber o quanto contribuem para a prevenção e o tra-tamento de diversas patologias, como hérnia de disco, diabetes, hipertensão arterial e dores articulares.

Os aparelhos da modalidade Stúdio são os seguintes:

Reformer (reformador de homens, segundo o seu criador):

Foi idealizado como um carro que corre so-bre as rodas em uma plataforma de alumínio ou

madeira. É o mais com-p l e t o d o s a p a re l h o s , pois oferece grande di-versidade em apoio cinético fechado e misto para braços e pernas, assim como exercícios abdominais com assistência para o aluno ini-ciante, até exercícios mais desafiadores.

CadillacAs molas das ca-

mas de hospitais ser-viram de inspiração para a criação do pri-meiro Cadillac. Ofere-ce grande variedade de exercícios de fortalecimento em cadeia mista e flexibilização com estímulos proprioceptivos.

LaderBarrelFoi criado a partir de um barril de cerveja

e seus exercícios priorizam o alon-gamento.

É o ú n i c o aparelho que não tem molas, mas é importante na ativação de alguns músculos estabi-lizadores globais importantes para a postura.

StepChairFoi criado a par-

tir de uma cadeira de rodas.

Também cha-mada de cadeira é uma ótima ferra-menta para traba-lhar fortalecimen-to, alongamento e equilíbrio em todo o corpo, trazendo benefícios mensuráveis como

melhora da postura e vigor, força nos múscu-los sustentadores e estabilizadores do tronco, maior resistência nos braços e pernas. Não há contra indicações e pode ser usada por alunos de todos os níveis e idades.

Muito se fala sobre o glúten nos últimos anos, há muita gente colocando a proteína do trigo e de vários outros cereais como responsável pela onda de obesidade, e doenças no mundo atual. Porém até que ponto isso é a realidade? Já existem vários estudos pró, e contra essa dieta chamada glúten-free, porém ainda não há um consenso.

Essa proteína que está presente no trigo, na aveia, na cevada e no centeio é a culpada sim dê alguns problemas, como a doença celíaca – ela atinge 1% da população, e acontece quando o glúten chega ao intestino e incita uma reação ao sistema imunológico – a sensibilidade ao glúten – é causada quando o paciente relata desconfortos ao con-sumir o glúten, e não possui a doença celíaca. Existe também a alergia, porém

essa está diretamente ligada a outros componentes do trigo, e não o glúten.

Para dar base cientifica a essa questão foi realizado um estudo recentemente na Austrália, que recrutou 37 voluntários que relata-vam ter uma sensibilidade quando consumiam massas, bolos e doces que continham glúten. Os pesquisadores dividiram os estudados em 3 grupos, o primeiro ganhou uma alimentação cheia de glúten; o segundo com baixo teor da substância; e o terceiro não ingeriu nada. O detalhe é que ninguém sabia em qual turma havia caído. Os participantes dos três grupos reportaram após a experiência piora nos sintomas gastrointesti-nais – mesmo aqueles que haviam ingerido zero glúten. Segundo relato de um médi-co da pesquisa as queixas são subjetivas, então foram

vistos efeitos psicológicos sobre elas. Se você acha que o alimento vai lhe fazer mal, aumenta a probabilidade de ele fazer mal mesmo.

Os estudiosos que cri-ticam a moda anti-glúten recorrem à história para defender o trigo, principal fonte dessa proteína consu-mida pela população. Ele é o principal cereal cultivado desde os nossos antepassa-dos, há mais de 10 mil anos. E o glúten está presente no trigo desde sempre, não foi inventado recentemente,

diferente da gordura trans, e os corantes e conservantes químicos. Portanto achar que o glúten é o patrocina-dor da obesidade não tem fundamento. O problema da obesidade no mundo está ligado a vários erros alimentares, o abuso no con-sumo de carboidratos, e não no glúten, seria um deles. Porém não há como negar que tira-lo da dieta pode reduzir as medidas, mas isso não esta ligado somente ao glúten e sim a diminuição do consumo de pães, bolos e do-

ces, dai como a ingestão de calorias é menor, o indivíduo emagrece mesmo. Por isso sempre procure um profis-

sional que oriente qual são os melhores alimentos para o consumo, sendo sempre a dieta individualizada.

APARELHOS DE PILATES

Glúten – Será um vilão?

NUTRICIONISTA Edieiny Maier

CRN 4772

Page 14: As041 preview

14 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Agricultura

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul oficiali-zaram a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira e pre-tendem liderar a produção de leite no Brasil a partir de 2015. Os três estados concentrarão 35% da pro-dução do setor, 2% além da atual produtividade, que está em 10,8 milhões de toneladas de leite por ano. Para selar essa união em prol da cadeia produtiva do leite, os representante dos governos catarinense, gaúcho e paranaense assi-naram nesta terça-feira, 2, um protocolo de intenções. O ato aconteceu em Esteio (RS), durante a Expoin-ter, e teve a presença do governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins. Os gover-nos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul anuncia-ram ainda a ampliação do

corredor de passagem da BR-101, que agora permite a entrada de produtos de origem animal provenien-tes do estado gaúcho com destino ao restante do país.

Com a Aliança Láctea Sul Brasileira, os três es-tados querem fazer do leite mais uma estrela do agronegócio da região. O Oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná são hoje a região que mais

cresce em produtividade do leite no Brasil. Com cerca de 300 mil produto-res distribuídos por quase todos os municípios, o Sul é responsável por 33% da produção brasileira de leite. A expectativa é de que em 10 anos, a produção aumente 77%, chegando a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano.

Fonte: acontecendoaqui.com.br

EPAGRI REALIZA REUNIÃO COM PRODUTORES DE LEITE EM PAPANDUVA

A pecuária de Leite foi identificada como uma das atividades mais promisso-ras para o Planalto Norte Catarinense devido ao fato de poder ser desenvolvida respeitando os bons pre-ceitos da preservação e conservação ambientais, além gerar renda e favorecer a sucessão familiar. É nesse viés que a Epagri está de-senvolvendo seus trabalhos no Munícipio de Papanduva, que atualmente produz em torno de 4 milhões de Litros de Leite por ano e desde 2008 conta com a Coopera-tiva da Agricultura Familiar de Papanduva, a COAFAPA.

Dando sequência às ati-vidades programadas para 2014, no dia 29 de Agostoa EPAGRI realizou uma reu-nião com os produtores de Leite, na propriedade da família Ressel, na localida-de do Rio Pratinha. Nessa

propriedade, após trabalhos sucessivos da EPAGRI e da Família, com apoio financei-ro do Programa SC Rural, foi implantadauma Unidade de Referência Tecnológica,que tem como objetivos difundir e demonstrar as tecnologias disponíveis para a produção de leite a base de pasto perene.

Na reunião estavam presentes produtores das comunidades do Rio Prati-nha e do Lageado dos Grein, com os quais foram discu-tidos métodos de manejo do rebanho leiteiro, com enfoque na sanidade ani-mal e na qualidade do leite. Os técnicos responsáveis pela reunião foram Frede-rico Hardt Araújo, Médico Veterinário da regional de Mafra, André Yvan da Costa e Camila Croge, engenheiros agrônomos do Munícipio de Papanduva.

“O preço recebido pelo leite no momento da venda é produto direto da qualidade e da quantidade produzida. Dessa forma, para se obter uma maior garantia de renda é preciso priorizar a alimentação e sanidade do rebanho. A proposta de produzir leite a base de pasto perene se constitui em um método que reduz os custos de produção, além de dar maior segurança quanto a disponibilidade de forragem ao longo do ano. Em relação a sanidade animal, medidas simples de higiene no momento da ordenha já contribui de forma significativa para a elevação da qualidade do lei-te”, recomenda a Engenheira Agrônoma Camila Croge.

Maiores informações no Escritório Municipal da EPA-GRI em Papanduva ou pelo telefone (47) 3647-0345.

PR, SC e RS firmaram a criação da Aliança Láctea Sul Brasileira

Page 15: As041 preview

15Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

Geral

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

A Escola de Educação Básica Maria Avelina de Oliveira Furtado está participando da gincana entre escolas de Santa Catarina, desenvolvido pela revista its, o tema deste ano é “Melhorando o Planeta”.

As atividades estão sendo desenvolvidas pela Profes-sora de Matemática Ana Paula Iglikowski Corbani Cantelle e por 12 alunos “líderes do Q. G” do 7º e 8º ano. São eles: Larissa Amanda Chupel, Angélica Faryniak , Felipe Lopes da Silva, Emerson Nascimento, Bruna Caroline Simões Beuno, Josnei Iglikovski, Ana Cristina Gmach, Solange Cikoski, Danieli Oripka, Raquel Jastrombeck Stemposki, Camila Evaristo e Crislaine Nascimento Lutzow.

Todos os alunos estão empenhados e dedicados com um único objetivo, vencer a gincana. ‘’Somos de uma cida-de pequena, mas entramos na competição para mostrar nosso potencial de cidade grande’’. “Acreditamos que somos capazes e podemos vencer”, relatam os alunos.

O jornal A Semana parabeniza a Direção, professores e alunos, e deseja boa sorte.

EEB Maria Avelina participa do “Desafio do Conhecimento”

Professora Ana Paula Iglikowski Corbani Cantelle

Alunos EEB Maria Avelina

Page 16: As041 preview

16 Papanduva (SC), 6 de setembro de 2014

A agência dos Correios de Papanduva recebeu uma motocicleta Suzuki Intruder 125C após longos 8 anos de espera. A entrega domiciliar anteriormente contava com apenas 02

bicicletas para atender a todo o município.

Segundo o Gestor da agência dos Correios de Papanduva, o Sr. João de Lima Filho, a chegada des-sa motocicleta propiciará

Correios de Papanduva recebem veículo motorizado

expansão no perímetro de entrega, abrangendo ruas e bairros que já estavam cadastrados para receber entrega domiciliar desde o ano de 2006.

O carteiro Dirlei José Kucarz afirmou que a chegada da motocicleta vai melhorar a vida de todos os cidadãos papan-duvenses, pois muitos objetos de caráter não qualificado, como faturas, revistas e cartas simples eram entregues a cada 3 dias em algumas regiões da cidade. Hoje com a vinda da motocicleta essas entregas já são realizadas a cada 02 dias.

Há previsão da vinda de mais uma motocicleta nos próximos meses para os Correios de Papan-duva. “Com a vinda da

2º motocicleta, todos os objetos serão entregues no dia em que chegarem, além do que aumentará a distribuição domiciliar de

caixas pequenas e médias, que antes precisavam ser retiradas pelos clientes no guichê da agência”, relatou o carteiro Vinício Baptista.

O Jornal a Semana pa-rabeniza a AC Papanduva por essa conquista que beneficiará todos os Pa-panduvenses.