As055 preview

16
Ano II Edição 55 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014 Rua Mafra, 421 e na Av. Papa João XXIII, 222 Papanduva - SC 3653.2236 Centro Comercial Itália | 47 3653-2172 Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161 INVENTORES DE TEAR ARTESANAL SE INSTALAM NO PLANALTO NORTE DE SC

description

Jornal A Semana de Papanduva, 13 de dezembro de 2014

Transcript of As055 preview

1Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014 Ano II Edição 55 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Rua Mafra, 421 e naAv. Papa João XXIII, 222

Papanduva - SC

3653.2236

Centro Comercial Itália | 47 3653-2172

Rua Bento Gonçalves, 1033|Monte Castelo| 3654.0161

INVENTORES DE TEAR ARTESANAL SE INSTALAM

NO PLANALTO NORTE DE SC

2 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014Opinião

Artigo

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba FilhoDiretora Administrativa e Redação: Fabiane Vatraz

Gerente comercial:Rosália SlugowieskiFones: (47) 9115-3768 (Vivo) (47) 9930-6395 (Tim)

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-MERua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SCE-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação: Papanduva

Este jornal integra o CCJ - Cadastro Catarinense de Jornais

A promoção da segurança viária é uma prioridade internacional. Os países de renda média, em processo concomitante à elevação da renda, vivenciaram um acelerado processo de motorização nos últimos anos que em muitas localidades não foi acompanhado de medidas adequadas para a redução dos índices de acidentes fatais no tráfego. Esse é um dos motivos que fez as Nações Unidas decidirem pelo lançamento da Década Internacional de Ação pelo Trânsito Seguro (2011-2020), coordenada pela Organização Mundial da Saúde glo-balmente e que envolve governos, sociedade civil e empresas, com meta de redução de 50% nas vítimas fatais de acidentes no período.

O Brasil é signatário deste compromisso internacional, conforme foi destacado nesta Folha de S.Paulo na edição de 29/10 na matéria “Em 2 dias, trânsito mata mais do que uma tragédia aérea”. Seria como se a cada 10 minutos, aproximadamente uma pessoa morresse no Brasil em acidentes de trânsito, o que destaca a importância da meta de redução para o país.

Para cumpri-la, uma das prioridades deve ser a mudança de comportamento dos motoristas. O desafio é significativo e o Brasil já avançou em medidas para tornar o trânsito mais civilizado. O grande marco desta ação foi dado em 1997 com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, que elevou o patamar civilizatório do tráfego, sendo constantemente aperfeiçoado na última década. O principal exemplo é o maior rigor contra a ingestão de álcool por motoristas. Também merece destaque os investimentos em serviços de emergência, que reduziram o risco de morte por atendimento inadequado ou atrasado. Mas o caminho ainda é longo.

A sociedade brasileira precisa observar a experiência de países como Reino Unido, Suécia e Austrália, entre outros, que consegui-ram importantes resultados em tornar o trânsito menos hostil. Essa experiência internacional mostra que os indicadores melhoram a partir de ações multisetoriais e, acima de tudo, persistentes, que não buscam apenas resultados no curto prazo. A interação entre os principais órgãos que guardam relação com o assunto também é fundamental. Isso significa integração entre autoridades policiais e trânsito, agências reguladoras de transporte, dirigentes de educação, órgãos de saúde, sociedade civil e iniciativa privada. Nesta última incluímos as concessionárias de rodovias, que já desenvolvem diversas ações neste sentido.

As rodovias sob concessão, de maneira geral, já vivenciaram nos últimos anos importantes avanços para se tornarem mais seguras, beneficiando diretamente algumas das regiões mais populosas do país. Estradas que antes sofriam com a constante degradação passaram a contar com permanente trabalho de manutenção e aprimoramento. Em caso de pistas mais defasadas, obras de duplicação ou correção de traçado passam a garantir melhores condições de tráfego. Outros investimentos em serviços, atendimento médico e construção de passarelas também merecem destaque.

Artigo publicado no site Folha de São PauloAutor: David Díaz. Diretor presidente da Arteris.

Avenida Papa João XXIII, nº 153 - Bairro São Cristóvão, próximo ao Meg Supermercados. Papanduva/SC

Parcerias pela segurança viária

► Periodontia► Prótese► Restauração► Profilaxia► Canal em Geral► Clareamentoe todos os outros processos odontológicos

3Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Anuncie: 47 3653.2725

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Anuncie Aqui

3653.2725

Dr. Aricleia Ap. R. Calixto BordignonAdvogada-OAB/SC 31.424

ELEIÇÕES NA CÂMARA

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Verea-dores será realizada na próxima sessão, na terça-feira. O edital para realização da mesma já foi publicado, conforme manda a lei, com sete dias de antecedência. O mandato engloba o biênio 2015-2016.

ELEIÇÕES NA CÂMARA IIOs cargos (presidente, vice-presidente, 1º secretário

e 2º secretário) são definidos por votações separadas, e não em forma de chapas. Os interessados para ocupar a mesa diretiva devem se inscrever até o dia da vota-ção. As inscrições podem ser feitas para apenas um dos quatro cargos da mesa, e é proibida a recondução para o mesmo cargo, caso o concorrente faça parte da atual composição.

CANDIDATURASNa sessão da última terça-feira o vereador Valdecir

Vaneski, o Branco, manifestou interesse em concorrer ao cargo. Outro vereador que pretende presidir a casa é

Girceliano Moreira. O vereador Cezinha Santos já disse que está fora da disputa, pois, caso compusesse a Mesa, teria que interromper sua atividade na advocacia.

CANDIDATURAS IIEleição na Câmara é sempre uma caixinha de surpre-

sas, e só se define mesmo com os votos dentro da caçapa. Os candidatos sabem disso e devem estar o tempo todo pensando na hora que não chega. Além disso, a base de apoio do governo Tuca e Humberto não conta com os votos necessários para eleger o presidente, mas se articula para tentar manter o legislativo sob controle, como acontece atualmente com a presidente Jacinta Mikalovicz (PMDB).

CANDIDATURAS IIIJá para os demais cargos, são poucas as definições. Tudo

ainda está indefinido. O cargo de 1º secretário também é valorizado, já que é este vereador que ficará responsável pelo andamento dos trabalhos durante a sessão conduzida pelo presidente.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO NA RELAÇÃO ENTRE EXECUTIVO E LEGISLATIVO

A promotora de justiça de Papanduva, Dra. Júlia Tre-visan de Toledo Barros, continua investigando a falta de repasses pela prefeitura para a Câmara de Vereadores. O inquérito investiga os motivos da dívida, que inviabiliza o trabalho dos vereadores. A portaria que instaurou o inquérito cita inclusive que a Câmara é composta por maioria oposicionista ao governo de Tuca e Humberto. A ação ilegal da prefeitura atrapalha ainda a construção da nova sede do Poder Legislativo, fruto da economia de todos os vereadores nesses dois anos.

JUIZ DE DIREITOASSUME COMARCA DE PAPANDUVA

A comarca de Papanduva já tem um novo juiz, trata-se do Dr. Rogério Manke, que atuava na cidade de Joinville como juiz substituto. Rogério assume a titularidade em Papanduva com grandes desafios. Atualmente a comarca, que engloba também a cidade de Monte Castelo, conta com mais de seis mil processos em andamento. Entre outras funções, Manke atuou como Promotor de Justiça no Paraná e servidor da Justiça Federal antes de se tornar juiz, demonstrando que possui grande conhecimento jurídico.

JUIZ DE DIREITO ASSUME COMARCA DE PAPANDUVA II

Rogério Manke aproveitou a última quinta-feira para realizar um bate-papo com os advogados atu-antes na comarca. Segundo apuramos, a conversa foi para expor estratégias de atuação e discutir so-luções para problemas que afetam o andamento dos processos judiciais. Os advogados ainda elogiaram muito a abertura do canal de comunicação aberto pelo magistrado, privilegiando o diálogo. Desejamos sorte e uma gestão realizadora ao magistrado, que refletirá positivamente a quem precisa recorrer à Justiça.

4 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

GeralSecretaria da Educação entrega caderno da Proposta Curricular SC 2014

Na tarde da última ter-ça-feira, 9, no auditório da UnC campus Mafra acon-teceu a apresentação e en-trega oficial do caderno da Proposta Curricular de San-ta Catarina 2014. O evento contou com a presença dos secretários regionais de Mafra, Abel Schroeder e de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin; diretor de Apoio ao Estudante da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola; além de autoridades educacionais, professores, consultores, estudantes e representan-tes de universidades. A equipe da Gerência Regio-nal de Educação de Mafra e Canoinhas recebeu o docu-mento, bem como os demais

diretores e representantes das escolas da regional de Mafra e Canoinhas.

O resultado das dis-cussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina, que resultou no documento atualizado da Proposta Cur-ricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica está sendo entre-gue desde o início do mês de dezembro, em todas as regiões do estado.

De acordo com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, com o material elaborado e dis-tribuído para educadores de todo Estado, a discussão

prossegue nas escolas em 2015 com a atualização dos Projetos Político-Pe-dagógicos (PPPs) de cada escola. Um bom currículo é fundamental para garantir a qualidade de um sistema educacional. Ao lado de professores qualificados e de gestores líderes, um currículo bem definido é um dos fatores comuns a todos os sistemas que apresentam os melhores desempenhos em todas as avaliações internacionais de qualidade. A atualização foi trabalhada em cima de três grandes eixos: o per-curso formativo do aluno, como vai ser formado, a orientação sobre educação integral e como os temas

da diversidade devem ser tratados na escola, explica.

O documento, que ser-virá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propos-tas contemporâneas para educação. Também vai ao encontro das metas e estra-tégias dos Planos Estadual (PEE) e Nacional de Edu-cação (PNE) e está sendo visto como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação.

Segundo a professora Flávia da Cruz, a Proposta Curricular SC 2014 não serve apenas para a rede es-tadual de ensino, a rede mu-nicipal terá que se adequar às novas normas estabele-

cidas e os professores terão que aplicar as mudanças no contexto escolar.

Formação Continuada em 2015

O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo de 2015, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O gran-de avanço do caderno é a atualização de temas como relações de gênero, educa-ção ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indí-gena, sendo abordadas de forma interdisciplinar, em cada área do conhecimento.

De abril a outubro a

Secretaria da Educação envolverá os participantes nas Gerências Regionais de Educação, em cursos de 80 horas, de forma presencial e à distância, para a atuali-zação dos Projetos Políti-co-Pedagógico das escolas e reorganização curricular.

Participam da for-mação 1.300 professores-o-rientadores de estudos, que em seguida irão trabalhar com os professores nas unidades de ensino, além de cerca de 40 mil professores envolvidos diretamente na plataforma virtual: www.propostacurricular.sed.sc.gov.br

Fonte: Assessoria de imprensa SDR/Mafra

Professoras Flávia da Cruz e Wilma Granza de Papanduva participaram da construção da nova proposta

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

5Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Geral

Centro Comercial Itália - Sala 18 - 3653 2121

O Jornal A Semana recebeu a visita do inventor João Batista e seu filho João Victor, que desenvolveram uma máquina de tear totalmente artesanal.

Pai e filho estão instalados na cidade de Major Vieira, onde produzem estas máquinas. Tudo é artesanal desde engrenagens e outras peças desta máquina, que produz tapetes. Segundo o Sr. João Batista, qualquer pessoa, mesmo as que nunca tenham tido contato com a máquina, mas que tenha um pequeno treinamento pode produzir até aproximadamente 60 metros de tapetes num dia de trabalho. Já uma pessoa que já tenha prática com a má-quina, pode produzir até 100 metros de tapetes por dia.

A máquina é totalmente artesanal, e, portanto, de fácil manuseio. O tear eletromecânico, modelo Thor, uniu a experiência do Senhor João Batista um Técnico em Me-catrônica e a modernidade e inovação que seu filho João Victor, também Técnico em Mecatrônica.

João Batista nos contou que a ideia de vir ao Planalto Norte, veio com a admiração pela região, que segundo ele, tem grande potencial na área artesanal, pois, entre outras qualidades, possui um povo batalhador, com vontade de encarar novos desafios.

Segundo o inventor, a busca de parcerias na região se iniciou com sucesso. O Senar e Sebrae são grandes incentivadores, e em Major Vieira, o CRAS e o Pronatec conseguiram trazer o curso de tecelagem para a região.

João Victor destaca que foi muito bem recebido também pelos Prefeitos do município de Três Barras e Canoinhas, e que está buscando parcerias em outros municípios também. E isto é de grande importância, pois segundo João Victor os cursos que são oferecidos nesta área, geral-mente são de tecelagem industrial, oferecidos na região de Joinville, Brusque e região. Mas na área artesanal esta é a primeira, e Major Vieira foi pioneira. Ainda segundo João Victor, a máquina produzida por eles é o ideal nesta situação, pois traz um meio termo. A máquina modelo Thor é vendida pela internet e pode ser financiada. Lembrando que o valor da máquina é muito acessível, e pode-se ter o retorno do investimento em poucos meses.

O Jornal A Semana foi desafiado pelos inventores, e foi até o Major Vieira, fazer um teste na máquina modelo Thor. Rosália, da equipe do Jornal, recebeu um treinamento de 10 minutos, e operou a máquina com sucesso. E como prêmio o Jornal trouxe tapetes produzidos por esta máquina para sortear entre nossos leitores. Confira em nossa página no facebook o vídeo do desafio e em breve o sorteio dos tapetes.

Contatos - João inventor

Email: [email protected]: (47) 9662-0848 / (47) 9931-0889 Endereço: Rua Lindolfo Cordeiro, nº 1577 - Major Viera/ SCFacebook: https://www.facebook.com/TapetesGaivotaVideos no youtube :https://www.youtube.com/watch?v=9MH9BYasTl8https://www.youtube.com/watch?v=xU2450No1lo

INVENTORES DE TEAR ARTESANAL SE INSTALAM NO PLANALTO NORTE DE SC

6 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Geral

Acupuntura - Massagem e limpeza de pele - Depilação a Laser - Tratamento para gordura localizada e celulite - Peeling (TTO para manchas) - Power Shape (Lipo sem corte)

Aconteceu na noite do último dia 04, em Monte Castelo, a empolgante for-matura que encerrou as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) neste ano.

Foram diplomados 153 alunos de 5º ano das re-des de ensino da cidade de Monte Castelo, tendo como instrutores Proerd o soldado Fábio Renato Maurer Marques e o sol-dado Josué Alvino Zellner, ambos lotados na sede da Guarnição Especial de Ma-fra. Na ocasião, os soldados

receberam o breve do Pro-erd por estarem formando suas primeiras turmas após a conclusão do curso de instrutores.

Durante a solenidade, foram premiados com uma medalha as melhores reda-ções de cada turma. Todos os novos proerdianos, re-ceberam um mascote do programa, o leão Daren.

Foram homenageadas com o título "Amigo do Pro-erd", as pessoas, empresas e entidades parceiras e colaboradoras do Proerd em Monte Castelo, além da entrega de certificados aos

Proerd diploma mais 153 alunos de Monte Castelo

Na manhã desta quin-ta-feira (11), a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Papanduva foi acionada para atender a um chamado na empresa Master, localizada na BR 116, KM 54.

O chamado foi em vir-tude de um acidente de trabalho. Uma saca de cal-cário de aproximadamente 1 tonelada caiu de uma altura de 5 metros sobre um funcionário, o Sr. Oneide Medeiros de 42 anos, que foi atingido no tórax, membros superiores e inferiores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima apre-sentava-se inconsciente, com sinais vitais alterados

ACIDENTE DE TRABALHO NA EMPRESA MASTER ACABA EM ÓBITO

e parada respiratória, com suspeita de fratura de crâ-nio, perfuração no tórax e intestino, lesão nos rins e ruptura do fêmur.

Imediatamente foi en-caminhado ao Hospital São Sebastião, que devido à gra-vidade do caso, o transferiu às pressas para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas. Infelizmente o Sr. Oneide de Medeiros não resistiu aos ferimentos e faleceu no caminho.

diretores (as) e professores (as) que participaram do programa neste ano.

O comandante da Guar-nição Especial de Mafra, tenente coronel Rogério

Vonk, durante sua fala enalteceu a importância do programa e a participação da família nesse processo. Comemorou com os pre-sentes a marca de 100% de

alunos do 5º ano atingidos pelo Proerd, que foi alcan-çada neste ano em todos os quatro municípios que integram a área de atuação da Gemfa.

O evento encerrou-se com a empolgante canção do Proerd e com a presença do simpático Daren (masco-te do Proerd).

Fonte: Assessoria de Imprensa de MC

Resultado do Projeto Florir e Arborizar Monte Castelo

1ª CATEGORIA: EDUCAÇÃO INFANTIL 1º ANO - DESENHO E PINTURA1º Lugar: Vitória Bianchi Matioski - E.E.B.M.Edson Edson Nagano.2º Lugar: David Renan Lisczkoviski - E.E.B.M.Edson Nagano3º Lugar: Pauline Elisa Nunes da Rocha.- E.E.B.M.Edson Nagano.

2ª CATEGORIA: ALUNOS DO 2º AO 5º ANO - DESENHO E ESCRITA1º Lugar: Murilo Alexandre Moura da Silva - 5º ano - E.E.B.Fran-cisco Nicolau Fuck.2º Lugar: José Henrique Weng Alves Lisboa - 4º ano - E.E.B.Ma-noel Ribeiro 3º Lugar: Caroline Veiga Thibes - 5º ano - E.E.B.Valentin Gonçal-ves Ribeiro

3ª CATEGORIA: ALUNOS DO 6º AO 9º - REDAÇÃO1º Lugar: Luana Ferrari - 6º ano - E.E.B.Francisco Nicolau Fuck 2º Lugar: Fabiele de Mello Barros - 6º ano - E.E.B.N.M.Aterrado Alto 3º Lugar: Mariana Bairros Bueno - 6° ano - E.E.B.Manoel Ribeiro

7Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

8 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Fabiane [email protected] Espaço Mulher

3653.2226 - email: [email protected] Sérgio Glevinski, 281- Centro Papanduva

Bernadete Wiliczinski | Salete Lisboa de Oliveira

NATAL ENCANTADO É Olá meninas!!! O Espaço Mu-

lher dessa semana está em clima de Natal!!! Faltam poucos dias... todas nós fazemos aquela faxina na casa, renovamos algumas coi-sas, decoramos com luzes, árvores, guirlandas e muito papai noel não é mesmo! Mas no Natal nada melhor do que presentear quem amamos com belos presentes.

O Natal Encantado da União Papelaria oferece para você uma infinidade de opções em decora-ção para o Natal, presentes va-riados em utilidades domésticas, eletrônicos e muitos, mas muitos brinquedos para crianças de todas as idades.

Na União Papelaria você vai encontrar:

• Pistas Hot Wheels• Lançamento em jogos como o

milionário Monopoly, Life Fama e Jogo da vida com cartão de crédito

• Bonecas Baby Alive, Polly, Cotiplás, Vaidosa e Barbie

• Toda a linha Fischer Price• Massinhas de modelar

Play-do e Estrela• Jogos educativos e pedagó-

gicos• Pistolas Nerf para meninos

e meninas

• Bonecas frutinhas• Kit pintura turma da mônica• Quebra-cabeça gigante• Toda a linha da Marvel dos

heroes• Lousa infantil• Jogos de lego• Piscinas de bolinha• Skates Marvel para meninas

e meninos• Ursos de pelúcia• Pebolim Soccer Júnior• Snooker• Bonecas Ninos• Kit basquete e chute a gol• E muito mais....

E se você não encontrar o pre-sente ideal, a União Papelaria faz sua encomenda.

Passe hoje mesmo na União Papelaria. Muita variedade, preço justo e ótimo atendimento.

Em breve, a União Papelaria estará preparando a volta às aulas com uma variedade incrível em ca-dernos, mochilas, agendas e tudo o que a criançada precisa para iniciar o ano letivo com tudo!!! E o melhor, em até 6X nos cartões! AGUARDE...

9Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Espaço Mulher Fabiane [email protected]

NA UNIÃO PAPELARIA

10 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Social

LUIZ HENRIQUE SALIBADia 20 de dezembro Dr. Saliba comemora idade nova. Feliz Aniversário! Que este dia lhe traga novos sonhos e muitas esperanças. Que novos e queridos amigos venham se juntar em definitivo à sua vida. Que você tenha fé em si mesmo para eliminar qualquer tristeza e conquistar cada dia mais vitórias. Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

PABLO RODRIGUESDia 15 de dezembro é aniversário de Pablo Rodrigues. Só podemos desejar que Deus mul-tiplique tudo de bom que já possui e que realize os sonhos do seu coração, aqueles que somente você e Deus sabem! Felicidades. Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

MAISA ADRIELE BOSSEMaisa comemorou seu aniversário no último dia 13 de dezembro. Desejamos coragem e discernimento na escolha de seus valores para bem viver. A hora é já! Viva a vida intensa-mente! Parabéns, e toda felicidade! Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

LEANDRO PANCHINIAKLeandro comemora idade nova no dia 14 de dezembro. Parabéns por este dia tão especial, muita alegria, paz e harmonia. Que todos os seus desejos se realizem. Feliz aniversário! Desejos de seus familiares, amigos e jornal A Semana.

Compartilhe com todos o amor e carinho que você sente por seu animal de estimação. O Social Pet dessa semana apresenta a lindinha Manuella Eufrásio com sua amiguinha Lolla. Uma fofura!Para aparecer nesse espaço, envie-nos uma foto

para [email protected]

SOCIAL PET

EVERTON NOGUEIRADia 06 de dezembro foi um dia pra lá de especial. Fazer Ani-versário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, deste-mido. Parabéns a você nesse dia tão grandioso. Felicidades. Desejos de seus amigos, familiares e Jornal A Semana.

JUSCELI MENEGHELLI CZORNEIDia 20 de dezembro Jusceli comemora seu aniversário. Neste dia tão especial, que toda a alegria do mundo habite em seu coração, trazendo junto, saúde e grandes realizações. Feliz Aniversário! Desejos de seus familiares, amigos e Jorna A Semana.

JOSINEI ANTONIO TISSIJosinei comemorou idade nova no dia 07 de dezembro. Este é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Feliz aniversário. Desejos de seus amigos, familiares e jornal A Semana.

PADRE JOÃO LUIZ LEMOSO querido Padre João Luiz comemorou seu aniversário dia 09 de dezembro. A celebração da vida é uma data importantíssi-ma que deve ser festejada com muita alegria! Esperamos que a felicidade esteja sempre transbordando na sua vida, que também nunca lhe falte saúde nem muitas outras conquistas. Feliz aniversário! Desejos de seus amigos e jornal A Semana.

Rua Papa João XXIII, 201 - Centro, Monte Castelo - SC - [email protected]

11Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

GeralAutopista Planalto Sul realiza reajuste na tarifa de pedágio

A Autopista Planalto Sul, empresa do Grupo Arteris, informa que a partir de zero hora do dia 19 de dezembro as tarifas de pedágio do tre-cho concedido da BR 116 PR/SC serão reajustadas em 7,89%. O reajuste aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) segue o cronograma estabe-lecido pelo contrato de concessão.

C a b e l e m b ra r q u e este reajuste refere-se à inflação acumulada no período, juntamente com o realizado das obras na rodovia.

A Autopista Planalto Sul destaca que as tarifas de pedágio financiam a

conservação das rodo-vias e promovem me-lhorias que beneficiam diretamente o usuário. Atualmente estão em andamento 11 obras que incluem a construção de retornos em desnível, pontes, novas passare-las e vias marginais. Em 2015, a concessionária investirá cerca de R$ 418 milhões na rodovia.

A tarifa passará de R$ 3,80 reais para R$ 4,10 reais nas cinco praças de pedágio praças da rodovia instaladas em Mandirituba (PR), Rio Negro (PR), Monte Cas-telo (SC), Santa Cecília (SC) e Correia Pinto (SC).

Fonte: Assessoria de Comunicação Arteris

A Resolução nº 644, que unifica o código de Discagem Direta à Distância (DDD) de todos os distritos de Porto União através do Código Nacional 42, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de dezembro. Esta era uma reivindicação dos deputados Silvio Dreveck (PP) e Esperidião Amin (PP).

Em audiência no ano passado na Agên-cia Nacional de Telecomunicações (Anatel), os deputados, acompanhados de outras lideranças, cobraram uma solução para as

ligações interurbanas existentes dentro do próprio município. O distrito de São Miguel, pertencente ao município de Porto União, por exemplo, encontrava-se no DDD 47.

Além da unificação através do DDD 42, a Anatel informou que não irá cobrar adi-cionais tarifários nas ligações originárias de Porto União para os DDDs 49 da área de Joaçaba e 47.

Fonte: Rodolfo Espínola - Assessoria de imprensa do deputado Silvio Dreveck

Anatel unifica os DDDs de Porto União

12 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Classificados

Imóveis

-Terreno urbano com 800 m² R$ 90.000,00.Localizado no bairro São Cristóvão, próximo a oficina do Fernando.

-Terreno urbano com 400 m² R$ 55.000,00.Localizado no Bairro São Cristóvão próximo a oficina do Fernando

- Vende-se casa em alvenaria com 03 quartos, 02 banheiros, sala, cozinha, despensa, lavanderia, porão próprio para área de lazer e garagem. Terreno com 724m², situado na Rua Agostinho Teixeira de Lima, 562, ótima localização.

- Casa em alvenaria com 03 quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro, lavanderia, e varandas, terreno com 248 m2 todo murado, sito à Rua: Rufino Mendes de Souza esquina com Maria Tereza Schadeck, Bairro Cohab II. Valor R$ 110.000,00.

-Terreno urbano medindo 300 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 200.000,00.

-Terreno urbano medindo 250 m2, sito à Rua: Eugênio Sidorak Próximo ao Colégio Alinor V. Côrte. Valor R$ 150.000,00.

-Terreno urbano medindo 350m2, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 115.000,00.

-2 terrenos urbanos medindo 325m2 cada, sito à Rua: Nereu Ramos, frente para o asfalto. Valor R$ 110.000,00 (cada).

-Terreno urbano medindo 423m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 100.000,00

-Terreno urbano medindo 518m2, sito à Rua: Alfredo Lopes, Centro. Valor R$ 125.000,00

- Terreno Rural com 17 alqueires, bom para gado ou refloresta-mento, sito em Rio Bonito. Valor R$ 16.000,00 por alqueire,

- Terreno rural com 05 alqueires, com casa em alvenaria, paiol em alvenaria, lagoa para peixe, 5 mil eucaliptos plantados. Situado em Rio do Engano. Valor: R$ 170,000,00. Aceita-se troca por casa na cidade.

- Vende-se Lote urbano com 650 m²,todo murado contendo um barracão em alvenaria medindo 320 m², próprio para um atacado a 100 metros da Prefeitura preço R$ 200 mil reais.

- Terreno Rural com 6000 m², ideal para chácara. Sitado no bairro Rondinha, a aproximadamente 2 km do centro. Valor: R$ 90,000,00

- Terreno urbano medindo 800m², situado na Rua Narciso Guebert, bairro são cristóvão. Valor R$ 130,000,00

- Terreno Rural localizado em Rio Seco, possuindo 20 alqueires, próprio para reflorestamento. Valor R$ 12,000,00 o alqueire.

- Terreno com 300 m²,casa de madeira com 3 quartos,sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira. Bairro Santa Mônica, ao lado da Madeireira do Beto. Valor R$ 100.000,00

Compra e Venda

-Vende-se equipamentos para panificadora.Tratar fone 47 3653 1667.-Vende-se terreno com 1600 m² , área comercial,no centro de Pa-

panduva.Tratar fone 47 3653 1667.

A Toxicidade do veneno do sapo é relativamente comum em cães. Sen-do predadores naturais, é comum que os cães possam pegar sapos na boca, assim, entrando em contato com a toxina do

sapo, que o libera quando se sente ameaçado. Esta defesa química altamente tóxica é na maioria das vezes absorvido através da membrana da cavidade oral, mas também podem entrar nos olhos, causando

problemas de visão. Seus efeitos são letais se não for tratada imediatamente.

As duas espécies mais importantes do sapo que são conhecidas por seus efeitos tóxicos em animais de estimação são o Colora-

do Toad Rio (Álvaro Bufo) e o Toad Marinha (Bufo ma-rinus). A maioria dos casos de intoxicação são relata-dos durante os meses mais quentes do tempo, quando os sapos são mais ativos e a umidade é elevada. Além disso, animais de estima-ção geralmente entram em contato com os sapos Bufo durante a manhã ou fim de tarde. Estes sapos são onívoros, comer criaturas vivas, tais como insetos e pequenos roedores, e alimentos não-vivos, como a alimentação animal de estimação que foi deixado ao ar livre. Devido a este último fator, animais de estimação muitas vezes, entram em contato com esses anfíbios quando estes estão comendo do prato de alimentos do ani-mal. É por esta razão que é recomendável que não os alimentos não devem ser deixados fora da casa onde

há áreas de risco.Os sintomas geral-

mente aparecem dentro de alguns segundos do encontro sapo e podem incluir o seguinte:

- Vocalização (uivos ou choros)

- Tentativa de remover algo da boca e / ou dos olhos (devido a ardência profunda)

- Intensa salivação- Mudança na cor das

membranas da boca - po-dem estar avermelhadas ou pálidas

- Dificuldade em respirar

- Incoordenação motora- Convulsões- Alta temperatura- Colapso Neurológico

Procure por atendi-mento veterinário o mais rápido possível. Casos de intoxicação por sapos precisam de tratamento imediato com medica-mentos para combater os s intomas . Quando atendidos a tempo por um médico veterinário, existem boas chances de recuperação quando tratamento de suporte é realizado a tempo.

MUNDO ANIMALO SONO DOS NOSSOS ANIMAIS

Iverson Alberto EufrasioMédico

VeterinárioCRMV/SC 3476

Anuncie Aqui3653.2725

Seja nosso parceiro e conquiste

novos clientes

13Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Geral

Aconteceu na EEB. Alinor Vieira Côrte o VI Seminário da Educação e Mostra Pedagógica realizado pelos alunos do curso de magistério, organizado pela ATP Marcia Regiane Frederico Hunka, pelas professoras de estágio supervisionado Maria Cacilda Riboski e Ivete Inês M. Grein, juntamente com as professoras do curso do magistério: Ana Cristina Roskamp, Célia Lang, Danieli Caikoski, Eliane Aparecida Padilha, Luzia Aparecida Verka, Maria Aparecida Novinski Ferens, e Sandra Mª Kuiaski Gruber.

A Educação possui impacto em todas as áreas de nossa vida. Uma Educação de qualidade garante, entre outras coisas, o acesso a outros direitos, diminui a violência e aumenta as possi-bilidades de aceitação da diversidade, buscando essa qualidade e tendo a certeza que a Educação é o caminho para que muitas mudanças aconteçam.

A Escola de Educação Básica Alinor Vieira Côrte desenvolveu o IV Seminário do curso do magistério 2014, o qual visa apresen-tar diferentes conteúdos com o objetivo de despertar para uma educação com qualidade.

A Educação é um direito fundamental e é imprescindível que nós enquanto educadores possamos nos tornar capazes de gerenciar o conhecimento a fim de garanti-lo. Hoje, pensar em educação de qualidade requer muito empenho e ação, partindo desse pressuposto os trabalhos que foram apresentados foram uma pequena amostra do que somos capazes, através da prática educativa comprometida com uma sociedade que espera muito da educação.

“Educação muda as pessoas e pessoas mudam o mundo.”São esses os motivos que nos moveram a realização deste

Seminário Reflexivo. Iniciou-se com a palestra sobre a VALO-RIZAÇÃO DO PROFISSIONAL, ministrada pelo Professor Roque Hennermar, professor e coordenador do curso de Pedagogia da UNC de Canoinhas. Logo em seguida, os alunos do curso de Magistério realizaram as apresentações de seus trabalhos com os seguintes temas:

1º Grupo: ETNIAS DO MUNICÍPIO

Alunos do magistério realizam o VI Seminário da Educação e Mostra Pedagógica

Alunas: Danieli de Fatima Becker e Valdemar SimãoProfessora orientadora: Danieli Caikoski2º Grupo: INTERCÂMBIO CULTURALAlunas: Anna Paula Ribeiro Veiga e Tania Galiotto Frederico Professora orientadora: Maria Aparecida Novinski Ferens3º Grupo: PROBLEMAS AMBIENTAISAlunas: Leidiane de Souza e Patrícia Lopes Santana e Rosi-

meri Jastrombeck.Professora orientadora: Ana Cristina Roskamp 4º Grupo: A MÚSICA E AS REAÇÕES DE AFETIVIDADE NA

EDUCAÇÃO INFANTILAlunas: Claudineia Paulista e Teresinha A. Z. M. de OliveiraProfessora orientadora: Eliane Aparecida Padilha5º Grupo: BULLYING NA ESCOLAAlunas: Maria Mudrak, Janete Novaski e Leandra G.A. SilvaProfessora orientadoras: Ivete Inês M. Grein e Maria Cacilda

Riboski6º Grupo: LIXO E RECICLAGEMAlunas: Camila de Jesus da Silva e Jaqueline D. A. da SilvaProfessora orientadora: Sandra Mª Kuiaski Gruber 7ª Grupo: BRINCADEIRA INCLUSIVASAlunas: Priscila dos Santos, Tânia M.R.Ribeiro e Suelen

CarvalhoProfessora orentadora: Luzia Aparecida Verka

O evento foi finalizado com a Palestra: PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA, ministrada pela Coordenadora pedagógica IBEP+ BASE, Cristiane Campos Koch.

Também foi feita a entrega de uma lembrancinha para para-benizar a aluna Patrícia Lopes Santana pelo desenho e ilustração do Convite do Seminário.

MOSTRA PEDAGÓGICAFoi feita a exposição dos trabalhos desenvolvidos durante

o ano nas turmas de 3ª e 4ª do curso do magistério. Sobre a responsabilidade das alunas da 3ª série: Andrieli Marchese

Dorvalina de Fátima Correa Costa, Fabiane Farias, Joice Lais Pedroso, Marilene Champoski, Michely Ribeiro dos Santos de Paula, Milena Correa Costa, Senila Pelchebiski Ribeiro Fernandes e Valquíria Valente Pires.

Através dessa exposição pode-se observar o empenho e dedicação das alunas e professoras, pois foram expostas uma grande variedade de recursos pedagógicos que com certeza contribuirão muito na prática pedagógica de nossas alunas e futuras professoras.

AGRADECIMENTOParabenizamos todos pelo esforço, persistência e dedicação.

O processo foi longo de construção, reconstrução e improvisos. Os alunos venceram a última etapa de aprendizagem do estágio e logo na formatura passaram a integrar o grupo de uma das mais nobres profissões a de educador. Desejamos sucesso e lembrem--se que nessa profissão o comprometimento com a qualidade do ensino das crianças e a responsabilidade são fundamentais para que realmente façam a diferença em sala de aula e na vida das crianças que passarem por suas mãos. Na arquibancada da vida estaremos torcendo pela realização de cada um de vocês.

Também agradecemos o parceria da UNC de Canoinhas e da EDITORA IBEP nos trouxeram importantes reflexões sobre nosso papel de educador. Agradecemos também a direção da Escola Menino Jesus por ceder o espaço e a parceria com a editora IBEP e a Secretaria Municipal de Papanduva.

E finalmente, o nosso muito obrigado a todos os professores que colaboraram para a realização dos projetos e em especial a todos os presentes: diretores, professores, familiares e em es-pecial a Secretária Municipal de Monte Castelo. Esperamos que através deste evento cada um tenha levado consigo um pouquinho a mais de um olhar diferente para a educação.

Fonte: Alunos do curso de magistério

14 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

AgriculturaFumicultor fecha acordo de reajuste com a Souza Cruz

Depois de dois dias de negociações individuais com as empresas do setor, os fumicultores chegaram a um acordo sobre o novo preço do tabaco apenas com a Souza Cruz. O índice terá um reajuste de 6,4% sobre a tabela de valores pagos ao produtor na sa-fra 2013/2014. As outras quatro grandes indústrias compradoras – Japan Tabacco International, Phillip Morris, Alliance One e Universal – ainda devem apresentar suas propostas à representa-ção composta pela Asso-ciação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas Federações dos Traba-lhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (respectivamente Fetag, Fetaesc e Fetaep) e da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep).

No encontro, em Santa Cruz do Sul, um protoco-lo foi assinado entre as

partes, mas a proposta precisa ser ratificada em assembleia a ser realizada na Fetag em dezembro. De acordo com o vice--presidente da entidade, Carlos Joel da Silva, a tendência é de aprovação após consulta dos sindi-catos ao produtores. “Nas circunstâncias atuais do cenário da fumicultura, é um bom patamar, que,

inclusive, passa a balizar o que esperamos das outras empresas”, afirma. Inclu-sive, a Philip Morris ace-nou com a possibilidade de uma variação positiva de 4,6%, prontamente descartada pelos produ-tores por estar abaixo das expectativas.

Também ficou acor-dado com a Souza Cruz a criação de um grupo entre

Departamento Nacional de Trânsito entrará com pedido para o adiamento do prazo para exigência de registro e emplacamento de máquinas agrícolas

A decisão foi tomada em reunião em Brasília nesta quarta, dia 10, entre o mi-nistro das Cidades, Gilberto Occhi, deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e o Denatran. A me-dida estava prevista para entrar em vigor em janeiro de 2015.

Também foi aprovada na Comissão do Senado e da Câmara dos deputados a proposta de emenda à medida provisória 665, que prevê o fim do em-placamento de máquinas agrícolas. A proposta, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze deve passar

agora pelo plenário do Se-nado e da Câmara, depois segue para apreciação da presidente Dilma Rousseff.

O assunto esteve em pauta ainda na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ali foi aprovado o projeto de decreto do sena-

dor Blairo Maggi, que prevê o fim do emplacamento e do registro das máquinas agrícolas. Com a decisão, o texto segue para votação no plenário do Senado em regime de urgência e, em seguida, para a Câmara.

Fonte: Canal Rural

Emplacamento de máquinas agrícolas

a indústria e produtores para discutir e criar no-vos coeficientes técnicos para o cálculo dos custos de produção. Além disso, a comissão seria res-ponsável por estudar a readequação dos valores praticados na tabela, com a intenção de aproximar os preços praticados en-tre os diferentes tipos de tabaco.

O objetivo final é criar um padrão, unificando os métodos utilizados por todas as empresas e sindi-catos. “De um tempo para cá, cada empresa passou

a fazer seu cálculo parale-lamente. O que queremos é fazer um levantamento conjunto para que não haja problemas em novas negociações”, explica Silva.

Não foi definido um prazo para que as outras companhias se posicio-nem. O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, acredita em um retorno, pelo menos, até o dia 20 de dezembro. “De qualquer maneira, vamos esperar uma semana e voltaremos a entrar em contato. Mas não assina-remos qualquer acordo

que seja por menos de 6,4%, que é um valor pró-ximo do que estávamos propondo inicialmente e que garante lucratividade ao produtor”, ressalta. A falta de acordo em relação ao aumento, entretanto, não impossibilita o início do calendário de recebi-mento do tabaco. Neste caso, é pago o valor da tabela da safra passada e, quando se chegar a um consenso, é feita a complementação de nota fiscal sobre o total adqui-rido do produto.

Fonte: Jornal do Comércio

15Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

(47) 9251-0129(47)9740-1883

Av: Papa João XXIII, 1660Fone: (47)

9900-7024

Anuncie aqui:

47 3653.2725

16 Papanduva (SC), 13 de dezembro de 2014

Rua Leoberto Leal, 855 Papanduva/SC

3653-2403

No último dia 11 de dezembro, aconteceu a festa de encerramento das atividades do ano de 2014 dos alunos e madrinhas da Apae de Papanduva. Neste dia os alunos fizeram várias apresentações natalinas. Também ocorreu a chegada do Papai Noel, onde houve a entrega de presentes das madrinhas aos seus afilhados.

O Jornal A Semana es-teve presente na festa e parabeniza todos os alunos, professores, madrinhas e pessoas envolvidas neste belíssimo trabalho.

A Apae de Papanduva agradece à todos os sócios, comércio local, madrinhas, padrinhos e todos aqueles que de uma forma ou de outra colaboraram com a Instituição durante o ano de 2014.

A direção e funcionários da Apae desejam a todos os Papanduvenses um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

APAE DE PAPANDUVA REALIZA FESTA COM APRESENTAÇÕES NATALINAS