Assento extra para residências mini poltrona Eggui

7

Click here to load reader

Transcript of Assento extra para residências mini poltrona Eggui

Page 1: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

Assento Extra para Residências – Mini Poltrona Éggui Extra Seat for Home – Mini Éggui

FAINGOLD, Vivian

Graduada em Design (Projeto de Produto) do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade

Palavras-chave: Design, Mobiliário Residencial, Ergonomia. Resumo: Éggui é um mobiliário residencial para pequenas residências sendo multifuncional, pode ser usado fechado compondo um ambiente ou aberto como duas pequenas poltronas. O modelo proporciona conforto, leveza e inovação formal. Key-words : Design, Furniture, Ergonomics. Abstract: Eggui is a residential furniture for small homes, being multifunctional. It can be used closed or openned, as two little chairs. The model provides confort, lighteness and formal inovation. Introdução Nas salas, mais do que em qualquer outro ambiente, qualquer mudança fica evidente. O living – denominação emprestada da língua inglesa justamente porque amplia a função do cômodo – sintetiza, na maioria das residências de hoje, a sala de visitas, a de TV, a de leitura. É escritório, canto de estudos e, naturalmente, um lugar especial onde morador acolhe os melhores amigos e os familiares para reuniões informais. Distribuir os móveis de maneira harmônica em um ambiente é um dos grandes desafios. O formato da sala tem grande influência sobre a composição dos móveis (em L, retangular, irregulares, quadradas e etc. ) e a posição das portas e janelas. É necessário prestar atenção se os móveis não dificultam a abertura de portas, se os sofás estão diante de vistas agradáveis, se os lugares para sentar favorecem o convívio e se há espaço adequado para circulação. Em reuniões as regras de circulação geralmente rotineiras, são modificadas a favor de maior aproveitamento do living. Como essas situações são esporádicas, o ideal é “lançarmos mão” de assentos extras para acomodar com maior conforto os convidados. Favorecendo assim, a harmonia e o bem estar nos encontros sociais. 1. Problematização/Sistematização No apartamento analisado moram dois adultos e cabem com conforto cinco pessoas sentadas na área da sala de estar. Em reuniões para dez pessoas, isto é para oito convidados, a solução encontrada é demonstrada nas figuras 1, 2 e 3. Como se pode observar, os assentos deslocados de outros cômodos da casa, por serem de tamanhos e funções variadas, ocupam espaços destinados à área de circulação das pessoas, prejudicando a mesma. Além da modificação do aspecto estético do ambiente. Os participantes da reunião são incomodados a todo o momento, ao se levantarem para a liberação da circulação. Os móveis transportados para o living, que não fazem parte da decoração da sala, são pesados e de tamanhos exagerados, causam desconforto e em certos casos, chegam a danificar paredes e as portas de passagem. Tais soluções improvisadas podem causar desconforto, que tende a diminuir o tempo da conversa e a permanência dos convidados na casa, acarretando insatisfação para os que estão sentados no mobiliário que não o de rotina.

Page 2: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

Fig. 1, 2 e 3. Exemplos dos assentos deslocados. 1.1. Ordenação Hierárquica do Sistema 2. Levantamento e Análise de Dados Técnicas para Levantamentos de Dados: Entrevista com usuários (questionário com perguntas abertas); Pesquisa em livros, jornais, sites, revistas de decoração e design. 2.1. Entrevista com Usuários. Foram entrevistadas 20 pessoas.

Costuma receber em casa para reuniões informais?

90%

10%

sim

não

Com que freqüência?

10%

50%

40%1 vez por semana

1 vez por mês

esporadicamente

Ecossistema Mercado de móveis domésticos

Supra-Supra Sistema Apartamentos com espaços pequenos

Supra-Sistema Sala de estar(Living)

Sistema Alvo Assentos extras

Subsistema 1 Encosto / Assento

Subsistemas 2 Armazenamento

Page 3: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

Para quantas pesoas?

70%

20%

10%

2 a 6

7 a 12

mais de 12

Qual a solução que você dá quando vem gente e não tem lugar?

50%

10%

30%

5%

5%Utiliza de outrascadeiras da casa

Almofadas nochão

Não oferece

Aluga

Pega Emprestado

Você se sente incomodado em ter que mudar a arrumaçào dos móveis da sua casa?

60%

40%Sim

Não

Gostaria de adquirir um móvel, que não tome muito espaço quando armazenado, para essas ocasiões?

90%

10%

Sim

Não

2.1.2. Conclusão do Questionário. Dessas 20 pessoas, 18 recebem para reuniões informais uma vez por mês e 2 não gostam de receber, preferem sair, para encontrar amigos nos bares, restaurantes e boates. O número de convidados varia entre 2 a 6, isto é o numero de pessoas para sentar fica em torno de oito pessoas, quando este for de seis convidados. Na maioria das ocasiões é necessária a utilização de outras cadeiras da casa, o que incomoda muito os anfitriões. Ao serem perguntados sobre adquirir um móvel que não tome muito espaço quando armazenado, a maioria dos entrevistados, afirmaram gostar da idéia. Assim facilitaria muito na organização da casa, pois não precisariam mexer na arrumação da mesma. Apenas duas pessoas não foram a favor, foram as que não gostam de abrir a casa para os amigos, preferindo os restaurantes, bares ou até um clube. 3. Síntese O assento extra devera acomodar só um usuário. Quando em uso não interferir na arrumação dos móveis da sala de estar. Ao ser armazenado se utilizar espaço mínimo e ter função decorativa. Tenha estilo próprio, independente da decoração existente ou escolhido pelo usuário. 3.1. Requisitos

• Dimensionamento: acomodar usuário com conforto, permitindo que o mesmo tenha facilidade de sentar e levantar com esforço mínimo.

• Peso: que permita ao usuário transportar do local armazenado até o local do uso. • Conforto: acomodar usuário no tempo de aproximadamente 30 minutos sem causar dor nas costas,

formigamento nas pernas. • Material: de fácil limpeza, baixo custo de produção, resistente à trações e impactos.

Page 4: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

4. Geração de Alternativas Alternativa 1 Alternativa 2

Alternativa 4

5. Desenvolvimento Com base no levantamento de dados foram geradas alternativas de assentos que atendem as necessidades observadas. Optou-se por peças baixas, porem, com a preocupação de que o usuário estivesse confortavelmente acomodado. Outro aspecto considerado relevante, foi a possibilidade de encaixe para armazenamento fácil . Segue a baixo a versão escolhida. 5.1. Desenvolvimento da Alternativa Escolhida Para que o desenvolvimento do projeto pudesse alcançar melhor conforto e uma forma mais harmônica, foi suavizado o corte do assento, conseguindo também, resolver o empilhamento e a embalagem. O assento será vendido de dois em dois e terá apoio para lombar. A primeira versão, apresentava medidas grandes com alturas de poltronas convencionais. Entretanto, para melhor aproveitamento, correta elaboração das formas e dimensões, foram realizados estudos antropométricos, podendo, assim, reduzir para menos da metade a altura de cada assento.

Banco com quatro pernas que ao ser armazenado, empilhado, se encaixa e vira uma estante.

Banco maciço com aparência de folie, ao ser empilhado torna-se um objeto de decoração, um totem.

empilhamento

Banco com formato orgânico e almofadas em gel. Quanto ao empilhamento, tem-se duas maneiras ficando ao agrado do usuário.

m

95 cm

35 c

Perspectiva Encaixe Vista lateral

Page 5: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

5.2. Antropometria Com base em Dreyfuss (1993) o estudo antropométrico realizados considera os usuários extremos e os ângulos de conforto na posição sentada. Com inclinação das costas nos ângulos x e y. O encosto baixo se limita ao apoio da lombar para todos os usuários. O assento baixo permite relaxamento em uma reunião informal, considerando os ângulos de 135 graus de cocha e de perna.

Testes antropométricos maior homem, menor mulher em posição reta.

Testes antropométricos maior homem, menor mulher em posição relaxada. Após o estudo antropométrico observou-se que as medidas estavam exageradas, com dimensões de uma cadeira. O produto foi redimensionado (fig. 01 e 02), alcançando assim o objetivo do projeto.

Fig. 01. Perspectiva do módulo com cotas. Fig. 02. Módulos encaixados formam um circulo

Vista superior

Vista lateral Vista frontal

Vista superior

Vista lateral

Vista frontal

53 cm

18cm

40 cm

Vista lateral

Page 6: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

O diâmetro da esfera é de 60 cm e a altura da peça fechada, fig. 02, de 53 cm. Na figura 01, a altura do encosto da lombar é de 40 cm e do assento de 18 cm. Com as medidas estabelecidas e o desenho técnico concluído fez-se testes antropométricos, e a construção do modelo rústico para averiguação das medidas e ângulo de conforto, com maior homem (percentil 95ª), a menor mulher (percentil 5ª), homem idoso e criança. A escolha do material foi determinada por matrizes de prioridade e decisória após a escolha da alternativa. 5.3. Modelo para Teste (Mock-up) Foi construído um “mock-up”, com as dimensões propostas no desenvolvimento da alternativa para a confirmação das medidas e dos ângulos de conforto sendo aplicado teste com maior homem (percentil 95°), menor mulher (percentil 5°), homem idoso (87 anos) e com uma criança (7 anos). O modelo para teste comprovou que o encosto da lombar esta perfeitamente adequado para os usuários extremos. Posição ereta com pernas a 90 graus.

Maior homem Menor mulher Criança Homem idoso (percentil 95°) (percentil 5°) Apoiando a lombar e com as pernas esticadas.

Maior homem (percentil 95°) Menor mulher (percentil 5°) Homem idoso 5.4. Conclusão dos Testes Com análise nos estudos antropométricos e nos testes com mock-up verificou-se que as medidas estão corretas e que o apoio da lombar está na posição adequada. Dando assim continuidade para produção do modelo de apresentação. 5.5. Testes Finais Com o protótipo pronto foram realizados testes com usuário, de usabilidade e de montagem.

Page 7: Assento extra para residências mini poltrona Eggui

Os dois módulos encaixados, mostrando o empilhamento e o armazenamento. Objeto decorativo.

5.6. Fotos do Modelo

Fazendo jus ao nome, Éggui. 6. Conclusão O modelo de apresentação foi fproporcionar bom acabamento, fabricado pela Bayer, sendo suausuário. Conclui-se que o projeformal. Bibliografia MUNARI, Bruno. Das coisas nBYARS, Mel. Innovations in DMORAES, Anamaria de/MONT

Janeiro, 2AB Editora, 1998MORAES, Anamaria de. Probl

problemas ergonômicos. AIIDA, Itiro. Projeto e ProduçãoDIFRIENT, Niels/TILLEY, Alv

Press, 1981 DREYFUSS ASSOCIATION, H Vivian Faingold – v_faingold@

Módulo em perspectiva, mostrando o assento.

Módulo em perspectiva,mostrando as curvas do encaixe.

eito com material adequado para o produto, a fibra de vidro, apropriado por resistência e fácil limpeza. O assento foi feito com E.V.A, um produto principal característica proporcionar melhor conforto e acomodação para o to atendeu as expectativas por proporcionar conforto, leveza e inovação

ascem coisas, Martins Fontes, São Paulo, 1998. esign and Materials, Pro Design Series, 2000. ´ALVÃO, Claudia. Ergonomia – Conceitos e Aplicações. 1a. Edição, Rio de

. ematização do sistema homem-maquina: categorias e taxinomia dos nais do 2º Encontro Carioca de Ergonomia, maio de 1994. . 2a. Edição, São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda, 1990. in R. /HARMAN, David. Human Sacale 4/5/6. Massachusetts, The Mil

enry. The Measeure of Man and Woman. New York,1993

hotmail.com