ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de...

12
Ano IX- Nº 73 - Distribuição Gratuita - Abril/2016 Jornal da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA Dia das Mães Promoções, dicas de beleza e presentes para elas Clube ACE sorteia prêmios Dia 30: vacinação contra H1N1

Transcript of ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de...

Page 1: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

Ano IX- Nº 73 - Distribuição Gratuita - Abril/2016

Jornal daASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

Dia das

MãesPromoções, dicas de beleza e presentes para elas

Clube ACE sorteia prêmios

Dia 30: vacinação contra H1N1

Page 2: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

2 | www.acevgp.com

Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista

Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro – Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053

CEP 06730-000 – [email protected] ou [email protected]

Diretoria-Administrativa:Presidente: Marcos Paulo de SouzaVice-Presidente: Telmo Davino1º Secretário: Donizete Ap.Jesus Junior 2º Secretário: Mauro de Souza Lima 1º Tesoureiro: Wanderlei Domingues da Silva 2º Tesoureiro: Leonardo M.R.Carmona Diretor de Rel. Publicas, Culturais e Sociais Sergio Veiga

EXPEDIENTE: Jornal da

Conselheiro Deliberativo: Carlos Eduardo de Barros, Michele Velluto, Oscar de Freitas CavalcantiSuplente: Claudio Antonio da Silva

REDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretora Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável: Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)Tiragem desta edição: 5 mil exemplaresImpresssão: Gráfica OESPJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Tudo que o MEI deve saber sobre a declaração anual

Conheça as principais dúvidas sobre o procedimentoUma vez por ano, entre janeiro e maio, o Microempreendedor Individual deve

fazer uma declaração do seu faturamento, conhecida como DASN- SIMEI, pela internet, informando o valor de seu faturamento total auferido no ano anterior. Esta declaração deve ser acessada pelo Portal do Empreendedor e não gera custos.

O procedimento, que é obrigatório, ainda gera dúvidas. Abaixo, o Blog do Bruno Caetano reuniu as principais perguntas recebidas por microempreende-dores individuais.Eu abri o MEI em 2015, eu preciso fazer a Declaração?

A Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) deve ser elaborada informando os dados de faturamento referentes ao exercício anterior. Desta forma, como a formalização da empresa ocorreu em 2015, a DASN deverá ser encaminhada a partir de 2016.

Somente deverá ser apresentada declaração durante o próprio exercício em caso de encerramento da empresa, quando deverá ser selecionada a opção “Situ-ação Especial”, informando no campo “Data do evento” a data em que ocorreu a baixa do CNPJ.Quem declarou Imposto de Renda (IRPF), precisa realizar a Declaração Anual do MEI?

A Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) e a Declaração de Imposto de Renda (IRPF), são declarações distintas. A Declaração Anual do MEI (DASN--SIMEI) contempla uma das obrigações do MEI, ao qual é obrigatória a sua apresentação. Já a Declaração de Imposto de Renda (IRPF), que leva como base os seus rendimentos pessoa física.Como devo realizar a Declaração?

Para realizar a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI), você deverá acessar o Portal do Empreendedor, em www.portaldoempreendedor.gov.br. É essencial que, antes da realização, você tenha em mãos, o valor total da Receita Bruta da sua empresa acumulada em 2015.Eu fiz uma Declaração em janeiro, preciso realizar essa Declaração também?

O período para realizar a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) inicia em Janeiro, e se encerra em Maio, e contempla uma das obrigações do Microem-preendedor Individual, desta forma, trata-se da mesma Declaração, e, se você já tenha realizado a sua, desconsidere.Eu não faturei nada em 2015, preciso fazer a Declaração?

É obrigatória a entrega da Declaração Anual de Faturamento do MEI (DASN--SIMEI), independente ou não da empresa ter acumulado faturamento durante o exercício de 2015, ou seja, mesmo não tendo faturado nada ao longo de 2015 é necessária a entrega da mesma.

Bruno Caetano - diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae--SP), formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutorando em Ciência Política pela mesma universidade.

Prefeitura cancela beneficio ao

MicroempreendedorNo mês de setembro de 2015, a

Prefeitura de Vargem Grande Paulista fez mudanças nos benefícios fiscais concedidos ao Microempreen-dedor Individual (MEI) e Empresa de Pequeno Porte, cancelando a isenção de algumas taxas ao MEI. Tais benefícios foram regulamentados pela Lei 744 de 11/12/2013, a qual institui a Lei Geral Municipal da ME/EPP/e MEI e, agora, alterados pela Lei 893 de 09/09/2015.

De acordo com a nova Lei 893, os itens I e II do artigo 16 da Lei 744, passaram a vigorar com outra redação, e o item III foi suprimido, veja o que mudou:COMO ERA

I – Isenção no pagamento da taxa de licença e fiscalização para localização, instalação e funcionamento de micro-empresas e empresas de pequeno porte, relativas à primeira inscrição, corres-pondente ao exercício em que inicia-se sua atividade. COMO FICOU

I – Isenção no pagamento da Taxa de Vistoria e Fiscalização de Funcio-namento e Taxa de Licença de Locali-zação e Instalação para: MEI – Micro Empreendedor Individual, ME – Micro Empresa e EPP – Empresa de Pequeno Porte, relativas a abertura de Inscrição Municipal correspondente ao exercício em que inicia-se sua atividade. COMO ERA

II – A partir do segundo ano da inscrição municipal, aplicar-se-ão a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, as taxas relativas a legislação mu-nicipal específica, aplicáveis às demais empresas.

COMO FICOUII – A partir do segundo ano da Ins-

crição Municipal, aplicará ao MEI, ME e EPP, as taxas relativas a legislação es-pecífica aplicáveis às demais empresasITEM SUPRIMIDO

III - ficam isentos os valores refe-rentes a taxas, emolumentos e demais custos relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao alvará, à licença e ao cadastro do MEI.

Surpresa com a medida, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) - re-presentando a ME/EPP/MEI - entrou em contato com a Prefeitura para mais esclarecimentos. A resposta enviada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego foi:

“1º)A Lei anterior no seu Art. 16 Itens I e II, isentava e continua insentado a Taxa de Licença e Fiscalização, relati-vas a 1ª Inscrição, correspondente ao exercício em que incia-se sua atividade. A partir do 2º Ano da Inscrição Muni-cipal, somente as ME e EPP passariam a pagar pelas referidas taxas, com a alteração pela Lei 893, foi incluido tal cobrança a partir do 2º ano também para o MEI.

2º) A Lei 744, isentava o MEI da Taxa de Entrada referente a abertura, inscri-ção municipal, ao registro e alvará de Licença, a Lei 893 de 09/09/2015, tirou esse benefício.

A justificativa prende-se ao fato da queda da arrecadação interna do município, obrigando o Executivo a buscar novas receitas para fazer frente aos Compromissos Orçamentários do Município.”

Page 3: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

3www.acevgp.com |

Curso de Gestão Financeira do Sebrae forma mais uma turma

O Sebrae em parceria com a ACE, for-mou a segunda turma do curso de

Gestão Financeira. Com a participação de empresários e prestadores de servi-ços em diversos ramos de atividade, o curso teve duração 5 dias, com carga horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual.

Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos financeiros que são primordiais no gerenciamen-to do dia a dia da microempresa. Os temas abordados foram: Planejamento Financeiro, Fluxo de Caixa, Formação de Preço e Demonstrativo de Resultado.

Com o objetivo de ajudar tanto ges-tores quanto vendedores a aprimorar posturas e capacidade de negociação, o curso também visa aumentar a qualida-de do relacionamento com os clientes. Segundo o Sebrae, não basta ter bons produtos ou serviços, entregas ágeis, preços competitivos e alta qualidade. O cliente precisa perceber esse valor.

Veja na página 3 a programação dos próximos cursos. Participe!

Participaram do curso de gestão financeira empresários e prestadores de serviços do município

Page 4: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

4 | www.acevgp.com

Page 5: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

5www.acevgp.com |

Rua Casuarina, 164 - Jd. Floresta - V. Gde. Pta. - Todos os dias, a partir das 18h

PROMOÇÃOdeliciosa no

sabor e muito leveno preço

qualquer prato executivo

qualquer pizza

R$ 39,90

Promoção vál ida de segunda a quinta, exceto fer iados e véspera de fer iados, por tempo indeterminado, não acumativa com outras promoções.

CONSULTE CARDÁPIO COMPLETO: WWW.DOMFRATELLO.COM.BR, SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

R$ 24,90

Del ivery : 4158-1318

Parabéns para elas!DIA DAS

MÃESA Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Vargem Grande Paulista

parabeniza todas as Mães pelo seu dia. Esta data - 8 de maio - é o dia que devemos enaltecer ainda mais essas mulheres que dão a vida, que se dedicam

diariamente, ficam noites sem dormir, amam incondicionalmente. A elas devemos retribuir nosso amor, respeito e admiração todos os dias do ano!

Dra Andressa e a linda Helena

Karina e o pequeno MiguelSimone e a risonha Bianca

Fernanda e o simpático Davi Juliana e Pedrinho, nossos modelos da capa desta ediçãoagora já maior

Emilia e o fofo Leonardo

Mãe é

AMOR

Mãe é

DEDICAÇÃO

Mãe é

RENÚNCIA

Mãe é

CARINHO

Mãe é FORÇA

Page 6: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

6 | www.acevgp.com

Dia de deixá-las ainda mais bonitas

aproveite as promoções do comércio local

DIA DAS

MÃES

No mês das Mães (maio), quem fizer qualquer

procedimento no Salão Innovari ganhará um cupom para concorrer a uma cesta

com produtos de beleza e um vale compras no

valor de 100 reais na loja Rivanzinha.

Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade.

É amar de forma mais completa.

É dar o melhor de si e não esperar nada em troca. À ela devemos nossa vida, pois é

merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de

amor e bondade. Feliz Dia das Mães!

Fique mais linda no salão da Julia e saia com um brinde especial feito

para você!

Rua Professor Valdeci Campestre, 45- Centro

4158-3978

Page 7: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

7www.acevgp.com |

Dicas de presentesPRESTIGIE O COMÉRCIO LOCAL, AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO O QUE SUA MÃE PRECISA

DIA DAS

MÃES

Page 8: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

8 | www.acevgp.com

Análises ClínicasTeste de Paternidade (DNA)

Análise Microbiológica da Água

Unidade Vargem Grande Paulista (11) 4158-2509 | www.santaclaralab.com.br

Page 9: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

9www.acevgp.com |

SaúdeGRIPE H1N1: NÃO É PRECISO PÂNICOAs clínicas particu-

lares que vacinam contra a gripe presen-ciaram um corre-corre de pais e mães aflitos nos últimos dias.

Casos de gripe são mais comuns no fim do outono e no inverno, mas este ano a doen-ça chegou mais cedo e com uma característica distinta: o vírus que tem circulado mais é o H1N1. Com isso, as pes-soas passaram a correr atrás da vacina contra a gripe.

Os prontos-socorros também estão lotados de casos suspeitos de gripe. Em alguns hospitais da capital, a es-pera pode durar até 8 horas. Assim, pacientes que realmente precisam de atendimento são obrigados a aguardar muito tempo para ser atendidos.

No entanto, médicos alertam que não é necessário pressa para vacinar-se nem procurar um hospital ao menor sinal de gripe. A imensa maioria das pessoas em boas condições de saúde, que não façam parte do grupo prioritário e que contraiam H1N1 não apresentará com-plicações graves.

Segundo o dr. José Silva de Men-

donça, infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (SP), apenas as pessoas do grupo prioritário devem procurar o médico caso apresentem sintomas como febre alta e súbita, mal--estar e dor intensa no corpo. As demais devem repousar em casa.

É importante evitar os pronto-socor-ros e clínicas de vacinação lotados, pois o risco de contaminação é muito maior quando há aglomerações.

Quanto à vacina, é importante lem-brar que:* Seu feito protetor demora de 2 a 3 semanas;* Quem toma a vacina contra a gripe deve fazê-lo todos os anos, pois os vírus se modificam;

* Há dois tipos de vacina disponíveis, a trivalente, que protege contra 2 vírus da influenza A e 1 vírus da influenza B, e a tetra-valente, que protege con-tra 2 vírus da influenza A e 2 da B. Para proteger contra a H1N1, a vacina trivalente é eficiente;* A vacina não protege 100% dos vacinados;* Apenas quem faz parte do grupo prioritário (ido-sos, gestantes, doentes crônicos e crianças de 6

meses a 5 anos) precisa se vacinar;* A vacina já pode ser encontrada em clínicas particulares (o preço varia de R$100,00 a R$200,00) e estará disponível gratuitamente na rede pública a partir de 11/4, mas apenas para o grupo prioritário.(Por: Mariana Fusco Varella - site Drauzio Varella)

Foto ilustrativa

Dia 30 de abril:Campanha de

vacinação da GripeA Secretaria Municipal da Saúde,

por meio do setor de Vigilância Epide-miológica, informa que a Campanha de Vacinação contra Influenza 2016 (H1N1) ocorrerá entre 4 de abril a 20 de maio, sendo que o Dia “D” será sá-bado, 30 de abril, em todas as unidades de saúde do município.

O público-alvo da campanha a serem vacinadas em Vargem Grande Paulista esta em torno de 10.000 mil pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complica-ções por gripe.Público Alvo:Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), Gestantes, Puérpera (até 45 dias após o parto), Trabalhadores da saúde, Indí-genas, Pessoas com doenças crônicas/ imunodeprimidos, Pessoas com 60 anos ou mais, População prisional e os funcionários do sistema prisional.

Page 10: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

10 | www.acevgp.comParabénsA ACE deseja felicidades e sucesso aos aniversariantes do mês de abril

Professor RuanSecretária de Saúde

Thatiana

Presidente da ACEMarcos

Professora Claudia

Boschetti

Fotógrafo mais animado Firmino (Paparazzi)

À querida amigaFlavia Lima

Naiara do Salão de Beleza Innovari

O festeiro Claudinho

À jovem Carlinha

À gata Fernanda

Ao amigo Cebola

Secretário de Indústria, Comércio

e Emprego Áureo Fiorita

Page 11: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

11www.acevgp.com |

COMÉRCIO PREMIA CLIENTES COM PRÊMIOSA Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Vargem Grande Paulista

sorteou a primeira rodada de prêmios do Cartão Clube ACE: uma viagem para Campos do Jordão com direito a acompanhante, uma TV 32" Philips e um micro system samsung. Os cupons, distribuídos entre os comércios que aderiram à promoção, foram sorteados no dia 7 de abril, na sede da ACE.

Os ganhadores dos prêmios foram: Cleide Bernardes (viagem na Passarinho Gás), Ismael Chagas (micro system na Eliza Modas) e Marcelo dos Reis Cruz (TV na USABrasil).

O cartão pode ser usado pelos associados, que tem descontos especiais nos comér-cios e prestadores de serviços que aderirem ao Clube. Segundo presidente da ACE, Marcos Paulo de Souza, os sorteios de prêmios serão realizados a cada trimestre.

"Este é mais um benefício que criamos a fim de valorizar o comércio, estimular o consumo e fomentar a economia local. São super descontos exclusivos para os associados, que também participarão a cada trimestre de sorteios de prêmios. Para participar basta ser associado ACE e ter o cartão do Clube de Descontos sem nenhum ônus", explicou Marcos.

Ismael ganhador do micro system recebendo o prêmio da empresária

Eliza Modas

Nunca ganhei nada fique surpreso e também

muito feliz. Moro em Cotia e por trabalhar em Var-

gem Grande acabo consumindo muito no município,

encontro tudo que preciso, não tem porque sair da

cidade, até supermercado faço aqui. E agora, mais

promoções mais compras”, Ismael Chagas

Não acreditei quando me ligaram avisan-do do prêmio, fiquei super feliz e vim correndo buscar a TV, que vai para o quarto da minha filha. Sempre compro em Vargem Grande e agora mais ainda”, Marcelo dos Reis Cruz.

” ”

“Aderi à campanha para incentivar o cliente a gastar um pouco mais, pois as vendas estão difíceis, e com essa promoção espero atrai-los.

De imediato eles não ligam muito para um cuponzinho, mas é sempre bom agradar al-

guém. Fiquei muito feliz pelo prêmio ter saído aqui na minha loja

ELIZA MODAS

“Nós estamos precisando atrair clientes, pois parece que a população evita comprar na nossa cidade. Com o Clue ACE estamos tentando atrair mais consumidores para o comércio local. Distribuimos bastante

cupons. A ACE está voltando com as pro-moções e com força total,

CAMILA - PASSARINHO GÁS

“A iniciativa da ACE vem corroborar em boa hora para amenizar a difícil situação econômica por que passa o comércio de nossa cidade, ações como esta são sempre muito bem vindas e espe-ramos que muitas outras sejam implementadas

para que, unidos, comércio e população, possamos ultrapassar mais esta crise! Ficamos muito felizes com o fato de um dos prêmios ter sido sorteado

para um de nossos clientes e amigo

NATALIA - USA BRASIL

O sorteio dos cupons contou com a participação da equie da ACE e comerciantes: Lucia, Tuca, Marcos, Sergio, Silvia, Donizete e Edmara

“”

“ Quando comprei o gás era hora do meu almoço e preenchi o cupom rapidinho, pois estava na corre-ria e como é um lugar que não venho sempre, já que meu gás dura dois meses, não deixei para preencher depois. Geralmente eu ligo e peço para entregar o gás, nem venho buscar, mas neste dia na pressa vim pessoalmente e dei sorte, coloquei apenas um cupom. Moro no Bela Vista e trabalho no Centro, compro tudo no comércio da cidade. Essa promoção incentiva muito, pois você acaba indo naquele local por causa do prêmio e agora que ganhei mais ainda”, Cleide Bernardes.

Page 12: ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL Ano IX- Nº 73 ... · horária de 20 horas mais 2 horas de consultoria individual. Este curso capacita o empresário a conhecer os movimentos

12 | www.acevgp.com