Astecas Final

15
Astecas

Transcript of Astecas Final

Page 2: Astecas Final

Calendário Asteca

• O Calendário Asteca, também conhecido como Pedra do Sol, é um calendário utilizado pelos astecas, povo que habitou a região do México até meados do sec. 16. Este calendário era baseado no ano solar, assim possuindo 365 dias. O calendário asteca possui semelhanças com o calendário maia.

Page 3: Astecas Final

A religião

• O Deus mais venerado era a serpente emplumada. Os sacerdotes formavam um poderoso grupo social, encarregado de orientar a educação dos nobres, fazer previsões e dirigir as cerimônias rituais. A religiosidade asteca incluía a prática de sacrifícios. Segundo o divulgado pelos conquistadores o derramamento de sangue e a oferenda do coração de animais e de seres humanos eram ritos imprescindíveis para satisfazer os deuses.

Page 4: Astecas Final

Cidades históricas

• Tenochtitlán• Coatepec• Chapultepec• Itzapalapa• Iztapam• Tlacopán• Coyotepec

Page 5: Astecas Final

Tenochtitlán

• Tenochtitlán era a capital do império asteca. Era uma cidade de cerca de 250 mil habitantes com belíssimos monumentos, jardins, palácios, templos e mercados.

Page 7: Astecas Final

Culinária

O milho constituía a base alimentar do povo asteca. Através do preparo dos grãos produziam panquecas que eram recheadas por grãos secos, pequenos insetos, girinos e peixes. Outro alimento bastante utilizado era o cacau de onde se extraía uma bebida chamada xocoalt, que mais tarde deu origem ao chocolate. Várias outras sementes e temperos complementavam a culinária asteca. Animais eram domesticados para o abate e o consumo, e alguns deles só faziam parte da mesa das classes mais abastadas.

Page 8: Astecas Final

Cultura

O povo asteca deu grande importância ao desenvolvimento de diversas áreas do saber. Possuíam um calendário que muito se assemelhava aos padrões utilizados na contagem feita do tempo hoje. Sua linguagem era tanto pictórica quanto hieroglífica, ou seja, utilizavam de desenhos, símbolos e sons para fabricarem transmitirem uma mensagem. O desenvolvimento da escrita entre os astecas não tinha apenas um caráter funcional, muitos poemas, cantos religiosos e peças teatrais foram registradas por seu sistema de escrita.

Page 9: Astecas Final

Religião

A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia. Além disso, outras divindades tinham vinculação exclusiva com certas atividades profissionais ou cidades astecas.

Os templos religiosos dos astecas eram bastante complexos e marcava uma determinada contagem do tempo. A construção de suas pirâmides era realizada a partir de um conjunto de blocos de pedra que sofria alterações a cada cinqüenta e dois anos. Cada reforma simbolizava o agradecimento do povo aos deuses que conservaram a existência do mundo.

Page 10: Astecas Final

A medicina• A medicina entre os astecas era uma tarefa desempenhada por xamãs e

curandeiros. Por meio de rituais e transes diagnosticavam a doença e o tratamento contra certo incomodo físico. A fitoterapia era um método recorrente na preparação de infusões, chás e pomadas destinadas aos mais variados tratamentos médicos. Por meio do conhecimento acumulado faziam sangrias, tratavam feridas, curavam cáries e doenças visuais e auditivas.

Entre os astecas também existiam arquitetos responsáveis por elaborar a construção de templos e obras públicas. Diversos palanques, rampas e represas eram elaboradas para o desenvolvimento da agricultura. Além disso, o complexo grau de elaboração arquitetônica era marcante nos templos e palácios astecas.

Page 11: Astecas Final

OS DEUSES

Page 12: Astecas Final

Quetzalcóatl

• Quetzalcóatl: o "Pássaro Serpente" era o deus mais venerado entre os astecas

Page 13: Astecas Final

Huitzilopochtli: era o deus da guerra e do Estado Asteca

Tlaloc: deus da chuva que detinha o poder de produzir os relâmpagos e trovões.

Xipe Totec: deus da fertilidade.

Acuecucyoticihuati: deusa dos mares e das águas dos rios.

Page 14: Astecas Final

A mitologia asteca era repleta de deuses e deusas, pois a religião deste povo era politeísta. Os astecas costumavam fazer rituais de sacrifícios humanos e de animais para agradar ou acalmar seus deuses. Os deuses tinham forma humana misturada com animais e estavam diretamente ligados às forças da natureza e aos sentimentos humanos.

Page 15: Astecas Final

Alunos• Raphael H.Chappuis-27

• Vinicius Schneiker-31

• Matheus Lusa-

• Vinicius lopes-30