Ata do encontro dos junioristas

4
ATA DO ENCONTRO DOS JUNIORISTAS No dia 10/07/2010 - Sábado, a Comunidade Santo Afonso acolheu os confrades junioristas das diversas Unidades do Brasil na Província de Porto Alegre. Os primeiros a chegar foram os da Província de São Paulo: Ricardo, Daniel, Valdivino e Denis. Em seguida chegaram os da Província do Rio de Janeiro: Tiago, André e da vice-Província de Recife: Ir. Antônio. Por volta das 10: 00h chegaram os da Província de Campo Grande: Marco e Loacir e finalmente os da Província de Goiás: Nildo e Ir. Michael às 11: 30 da noite. Todos foram bem acolhidos pela Comunidade e direcionados aos quartos individuais. No dia 11/07 – Domingo, às 10; 00h da manhã acontecera na Matriz Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro a Missa de abertura do Encontro dos junioristas presidida pelo Pe. Gerônimo. Ao retornarem à Comunidade Santo Afonso houve o almoço de confraternização (churrasco) com os confrades, parentes e amigos. À tarde alguns junioristas saíram com o Ir. Valmir para conhecerem os pontos turísticos da cidade: Sacoves onde assistiram ao jogo da final da copa do mundo; a Praça da Redenção e o Gasômetro. Além disso, a chegada do Pe. Joaquim Parron primeiro assessor do Encontro. No dia 12/07 – Segunda, às 7: 00h da manhã aconteceu a oração comunitária do Ofício das Comunidades preparada pela equipe de liturgia: Denis, Ribamar, André e Ir. Wagner. Em seguida o café e às 8: 00h o início da palestra com o Pe. Joaquim Parron sobre o tema: ‘Redentoristas re-estruturando para missão’. Onde frisou que, o resgate do pobre não pode ser ideológico, mas evangélica e humana. Houve partilha em dupla e exposições em assembleia em relação ao assunto. Contendo também intervalo para lanche, gaudeamus e almaço. À tarde, o retorno a partir das 14: 00h com o assessor e também a chegada do Ir. Viveiros o segundo assessor do Encontro. E concluindo o primeiro dia com a celebração eucarística às 18: 30h presidida pelo Pe. J. Parron. À noite era livre para bate papo e trocas de experiências. No dia 13/07 – Terça, às 7: 00h Ofício das Comunidades organizada pela equipe: Valdivino, Loacir, Ir. Valmir e Ir. Antônio. Depois o café e às 8: 00h no Auditório com o assessor Ir. Viveiros que a princípio fez uma exposição sobre o Documento do Governo geral (Josep Tobin) durante os 24 anos de caminhada como Conselheiro e Governo Geral a partir dos seguintes aspectos: 1 -

Transcript of Ata do encontro dos junioristas

Page 1: Ata do encontro dos junioristas

ATA DO ENCONTRO DOS JUNIORISTAS

No dia 10/07/2010 - Sábado, a Comunidade Santo Afonso acolheu os confrades junioristas das diversas Unidades do Brasil na Província de Porto Alegre. Os primeiros a chegar foram os da Província de São Paulo: Ricardo, Daniel, Valdivino e Denis. Em seguida chegaram os da Província do Rio de Janeiro: Tiago, André e da vice-Província de Recife: Ir. Antônio. Por volta das 10: 00h chegaram os da Província de Campo Grande: Marco e Loacir e finalmente os da Província de Goiás: Nildo e Ir. Michael às 11: 30 da noite. Todos foram bem acolhidos pela Comunidade e direcionados aos quartos individuais.

No dia 11/07 – Domingo, às 10; 00h da manhã acontecera na Matriz Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro a Missa de abertura do Encontro dos junioristas presidida pelo Pe. Gerônimo. Ao retornarem à Comunidade Santo Afonso houve o almoço de confraternização (churrasco) com os confrades, parentes e amigos. À tarde alguns junioristas saíram com o Ir. Valmir para conhecerem os pontos turísticos da cidade: Sacoves onde assistiram ao jogo da final da copa do mundo; a Praça da Redenção e o Gasômetro. Além disso, a chegada do Pe. Joaquim Parron primeiro assessor do Encontro.

No dia 12/07 – Segunda, às 7: 00h da manhã aconteceu a oração comunitária do Ofício das Comunidades preparada pela equipe de liturgia: Denis, Ribamar, André e Ir. Wagner. Em seguida o café e às 8: 00h o início da palestra com o Pe. Joaquim Parron sobre o tema: ‘Redentoristas re-estruturando para missão’. Onde frisou que, o resgate do pobre não pode ser ideológico, mas evangélica e humana. Houve partilha em dupla e exposições em assembleia em relação ao assunto. Contendo também intervalo para lanche, gaudeamus e almaço. À tarde, o retorno a partir das 14: 00h com o assessor e também a chegada do Ir. Viveiros o segundo assessor do Encontro. E concluindo o primeiro dia com a celebração eucarística às 18: 30h presidida pelo Pe. J. Parron. À noite era livre para bate papo e trocas de experiências.

No dia 13/07 – Terça, às 7: 00h Ofício das Comunidades organizada pela equipe: Valdivino, Loacir, Ir. Valmir e Ir. Antônio. Depois o café e às 8: 00h no Auditório com o assessor Ir. Viveiros que a princípio fez uma exposição sobre o Documento do Governo geral (Josep Tobin) durante os 24 anos de caminhada como Conselheiro e Governo Geral a partir dos seguintes aspectos: 1 - Reestruturação da Congregação; 2 - O sentido de nossa Congregação; 3 – Formação Inicial e Contínua; 4 – A crise econômica. Afirmando que a grande proposta da Reestruturação é conversão pessoal para que se efetive concretamente.  À tarde falou sobre o Instrumentum Laboris fazendo uma retomada dos sete princípios decididos no XXIV Capítulo Geral. Esse segundo dia encerrou com a celebração da Missa presidida pelo Pe. Paulo Lucianni às 18: 30h. E por volta das 10: 00h chegou o Pe. Marcelo assessor do terceiro dia do Encontro.

No dia 14/07 – Quarta, às 7: 30h foi celebrada  a Santa Missa pelo Pe. Marcelo. Em seguida o café e às 8: 30h todos presentes na assembleia para o terceiro dia de palestra sobre Estrutura, Categoria Teológica e Mudanças. O assessor ressaltou que o redentorista de hoje e de amanhã deve ser capaz de reinventar, redescobrir, redesenhar o carisma (identidade) da Congregação. E que o carisma dos redentoristas é a soma de todas as vivências de todos os que nos precederam. E aqueles aos quais somos chamados não são simplesmente destinatários, mas parceiros da/ e na missão. Às 10: 00h houve lanche, depois o retorno para o auditório até às 11: 30h (gaudeamus) e em seguida o almoço. À tarde iniciou às 14: 30h até às 16: 30 onde foi abordada sobre a Conferência como Opção Capitular. Esta com a finalidade de provocar um novo despertar de nossa vida apostólica e levar a uma nova disponibilidade para a nossa missão. E que a compaixão é o elemento que move o redentorista em direção ao pobre, do abandonado. A partir das 19: 30h teve a noite cultural com

Page 2: Ata do encontro dos junioristas

churrasco, música ao vivo com o Ricardo (sanfona), Bingo e apresentação de dança com a jovem Renata (Renatinha).

No dia 15/07 – Quinta, o retorno do Ir. Viveiros para Aparecida. O passeio dos Junioristas para Gramado e Canela, saindo de Porto Alegre às 7: 00h da manhã. No microônibus, o Ir. Wagner iniciou a oração pedindo a proteção de Deus e de Nossa Senhora para o bom procedimento da viagem. Ao chegar a Gramado às 9: 45h fomos conhecer o Lago Negro e a bela paisagem. Alguns dos nossos visitantes aproveitaram para comprar lembranças, tirar fotos e tomar bom chocolate quente, pois, a temperatura estava a O° e a sensação térmica chegou a - 4° graus negativos. Depois nos dirigimos para o centro da cidade para conhecer outros ambientes como a Matriz, a feira do livro, o teatro, lojas etc. Às 12: 00h almoçamos num simples restaurante conhecido pelo nome de Galeria. Após a refeição, a maioria dos junioristas saíram para observar um pouco mais os atrativos da cidade e fazer compras. Em seguida viajamos para Canela, onde ficamos aproximadamente uma hora por haver somente como cartão postal a Igreja Matriz da cidade. Às 15: 30h voltamos para Porto alegre para visitar o Santuário Mãe de Deus. Chegamos ao Santuário às 18: 20h. Fomos acolhidos pelo Claudiberto, que nos conduziu para ver por dentro o Santuário Mãe de Deus. O frio por sua vez continuava a assustar nossos confrades. Enfim, após apreciar a estrutura e a beleza do santuário, voltamos para nossa Comunidade Santo Afonso. Concluindo assim, o nosso passeio turístico.

No dia 16/07 – Sexta, iniciou com o Ofício das Comunidades às 7: 30h pela equipe de liturgia: Marco, Ricardo, José Ribeiro e Ir. Michael. Seguido do café como programado. A partir das 9: 00h houve em assembleia a avaliação geral do Encontro, onde a maioria dos participantes aprovaram  e elogiaram com unanimidade o bom êxito do Encontro, alguns ficaram surpresos pela organização que houve e pelo empenho de cada um dos membros da Comunidade Santo Afonso. Havendo no item que bom!!! (11) pontos positivos e no item que pena!!! apenas (5). Isso deve ser acolhido pela Província de Porto Alegre como Dom e graça de Deus. Além disso, aconteceu a eleição realizada pelos Coordenadores Regionais presentes, do Sul: Ir. Wagner, do Centro-Oeste: Fr. Nildo e do Coordenador Geral: Fr. Valdivino. Os novos coordenadores eleitos foram: Fr. Tiago Zanão representante da Região do Sudeste e o Ir. Antônio Melo da região do Nordeste. Ficou decidido também que a abertura do Encontro dos Junioristas dar-se-á no início do segundo Domingo de Julho e que a presença do coordenador geral é imprescindível. E para finalizar esse momento de avaliação discutiu-se para construí juntos o tema do próximo Encontro dos 30 anos de caminhada. Aceito como tema oficial: “30 Anos de História: Perfil do Novo Redentorista”. Esse encargo ficou na responsabilidade da Província de Campo Grande eleita para assediar o Encontro dos junioristas de 2011. O encerramento do Encontro dos Junioristas foi realizado na Igreja do Bom Fim às 17: 30h com a Missa presidida pelo Pe. Pedrinho Guareschi e co-celebrada pelos Pes. Fridolino, Guilherme e Paulo Lucianni. À noite teve pizza na Comunidade Santo Afonso e jogo de truco.

No dia 17/07 – Sábado, tempo livre para fazer passeio no centro da cidade, comércio, visitar a Catedral, Praça dos três Poderes e outros lugares atrativos, apesar do tempo chuvoso que amanheceu e se estendeu ao longo do dia. Às 16: 00h viagem de retorno dos confrades de Campo Grande: Marco e Loacir. Os demais confrades viajaram no dia seguinte (Domingo).