ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

6
BIOLOGIA – SIMONE MAIA 01. (Ucs 2012) Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, agricultores e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto sobre um triângulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica. Sobre transgênicos, analise as proposições abaixo. ( ) A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos, como a perda ou a alteração do patrimônio genético. ( ) Com a engenharia genética, fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agroquímicos, ou mesmo sementes que produzem plantas com propriedades inseticidas. ( ) Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana e para o meio ambiente. ( ) Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz cruzado com um nematodo. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – F – V – F b) F – V – V – F c) V – F – F – V d) V – V – V – F e) F – V – F – V 02. (Mackenzie 2011) Três em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratório (transgênicos). Jornal da Tarde, 28/08/2010 A respeito dos transgênicos, são feitas as afirmações abaixo.

Transcript of ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

Page 1: ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

01. (Ucs 2012) Em 2003, foi publicado o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, agricultores e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto sobre um triângulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica.

Sobre transgênicos, analise as proposições abaixo.

( ) A introdução de transgênicos na natureza expõe nossa biodiversidade a sérios riscos,como a perda ou a alteração do patrimônio genético.( ) Com a engenharia genética, fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes aseus próprios agroquímicos, ou mesmo sementes que produzem plantas com propriedadesinseticidas.( ) Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para asaúde humana e para o meio ambiente.( ) Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos decruzamentos que aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz cruzado com umnematodo.Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – F – V – F b) F – V – V – F c) V – F – F – V d) V – V – V – F e) F – V – F – V

02. (Mackenzie 2011) Três em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratório (transgênicos).

Jornal da Tarde, 28/08/2010

A respeito dos transgênicos, são feitas as afirmações abaixo.

I. São sempre indivíduos incapazes de se reproduzir.II. Aumentam a produtividade dos alimentos.III. São organismos tanto vegetais quanto animais, produzidos pela Engenharia Genética, que

contêm genes de outra(s) espécie(s).IV. São vegetais produzidos por radiação que se tornam resistentes a predadores.

Assinale a) se somente I e II estiverem corretas. b) se somente II e III estiverem corretas. c) se somente I e III estiverem corretas. d) se somente II e IV estiverem corretas. e) se somente III e IV estiverem corretas.

Page 2: ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

03. (PUCRJ 2010) A ovelha Dolly, primeiro clone animal oficialmente declarado, após adulta foi acasalada com um macho não aparentado.

Desse cruzamento resultou o nascimento de um filhote com características “normais”. Este filhote:

a) é geneticamente idêntico à sua mãe, a ovelha Dolly. b) é geneticamente igual à sua avó, mãe da ovelha Dolly. c) não tem nenhum patrimônio genético de seu pai. d) tem todo seu patrimônio genético herdado de seu pai. e) tem parte do material genético de seu pai e parte de sua mãe.

04. (UFPE) Para um pesquisador transferir um gene de interesse, diferentes etapas são cumpridas em laboratório, entre as quais: a utilização de enzima do tipo (1), para o corte e a separação do segmento de DNA a ser estudado; a extração e o rompimento de (2), e a inclusão em (2) do segmento obtido (gene isolado) com o auxílio de enzimas do tipo (3). Os números 1, 2 e 3 indicam, respectivamente:

a) enzima de restrição, plasmídio e enzima ligase. b) enzima transcriptase reversa, cromossomo circular e enzima de restrição. c) DNA recombinante, RNA plasmidial e enzima exonuclease. d) enzima transcriptase reversa, plasmídio e enzima de restrição. e) enzima de restrição, RNA plasmidial e enzima transcriptase reversa.

05. (Fuvest) TESTE DE DNA CONFIRMA PATERNIDADE DE BEBÊ PERDIDO NO TSUNAMI

Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um bebê encontrado após o tsunami que atingiu a Ásia, em dezembro, obteve a confirmação do fato através de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como "Bebê 81" por ser o 810. sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes.

"Folhaonline", 14/02/2005 (adaptado).

Algumas regiões do DNA são sequências curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o número de repetições dessas regiões varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padrões de fragmentos de DNA que são "uma impressão digital molecular". Não existem duas pessoas com o mesmo padrão de fragmentos com exceção dos gêmeos monozigóticos. Metade dos fragmentos de DNA de uma pessoa é herdada de sua mãe e metade, de seu pai.

Com base nos padrões de fragmentos de DNA representados a seguir, qual dos casais pode

Page 3: ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

ser considerado como pais biológicos do Bebê 81?

06. O exame de paternidade tem sido muito utilizado na medicina forense. Esse teste baseia-se na identificação de marcas genéticas específicas que podem ser encontradas no DNA da mãe, do pai e dos filhos. O resultado do teste, representado abaixo, contém padrões dessas marcas de uma determinada família.

Com base neste resultado, assinale a alternativa INCORRETA:a) I é filho biológico do casal.b) II não é filho deste pai.c) III é irmão biológico de I.

d) IV pode ser filho adotivo do casal.e) V não pode ser filho biológico deste casal.

06. (PUC-PR) Os pesquisadores da área de Genética demonstraram ser possível a reprodução de seres vivos por meio de aprimoradas técnicas de clonagem, que consistem em:a) injetar, dentro do óvulo da fêmea de uma espécie, um espermatozóide de um macho da mesma espécie.b) introduzir, nas células germinativas de uma espécie, alguns genes de outra espécie.c) retirar e descartar o núcleo de uma célula somática de uma espécie e injetar, nesta célula anucleada, o núcleo de uma célula-ovo da mesma espécie.d) retirar e descartar o núcleo do óvulo da fêmea de uma espécie e injetar neste óvulo anucleado, o núcleo de uma célula somática de um indivíduo da mesma espécie.e) injetar, dentro do óvulo de uma fêmea, o núcleo de um outro óvulo da mesma espécie.

07. (UERJ) Dois cientistas realizaram uma experiência com o objetivo de estudar a transmissão das informações contidas nos genes do núcleo de células de diferentes tecidos. Núcleos de óvulos de rã não-fertilizados foram substituídos por núcleos de células somáticas,

Page 4: ATAIVIDADE EXTRA - BIOCTENOLOGIA - 1ª SÉRIE (2012)

retiradas de uma mesma rã. Os cientistas observaram que a grande maioria destas células, com seus novos núcleos, resultaram na formação de embriões normais. Explique por que:

(A) esses núcleos transplantados de células somáticas de diferentes tecidos deram origem a indivíduos normais e idênticos;

(B) o resultado da experiência seria diferente se tivessem sido usados núcleos de células germinativas.

08. (UEPA) O texto abaixo baseia-se na reportagem da Revista ISTO É – 1431- 05/03/1997.

“A ovelha que foi fabricada em julho de 1996, no laboratório escocês, não precisou de um pai. Três ovelhas fêmeas foram usadas na experiência, as quais designaremos de ovelhas ‘A’, ‘B’ e ‘C’. A referida experiência pode ser resumida do seguinte modo:

1. De uma célula da glândula mamária da ovelha “A” foi retirado o núcleo.2. Da ovelha “B” foi retirado o óvulo (gameta não fecundado). Deste óvulo, foi arrancado o núcleo e desprezado.3. O núcleo da célula da ovelha “A” foi implantado na célula da ovelha “B”, cujo núcleo havia sido anteriormente “arrancado”.4. O óvulo contendo o núcleo da ovelha “A” foi introduzido no útero da ovelha “C”, onde se desenvolveu e originou um novo indivíduo, a ovelha conhecida pelo nome de “DolIy”. RESPONDA:

a) A ovelha “Dolly”, ao nascer, apresentou características de qual das três ovelhas? Justifique sua resposta.

b) Por que o óvulo que originou a ovelha (e que não foi fecundado por um espermatozoide), comportou-se como um zigoto?

c) Como são classificadas as células da glândula mamária e o óvulo quanto ao número de cromossomos?

d) Sabendo-se que na ovelha o número de cromossomos é 2n=54:

d.1) quantos cromossomos existem nos gametas que estes vertebrados produzem?

d.2) quantos cromossomos existem nas células da glândula mamária desses animais?