ATENÇÃO: PROVA nº -...

26
REGULAMENTO Processo Seletivo - 05/08/2018 ATENÇÃO: PROVA nº 1 ASSINALE no local apropriado de seu cartão de resposta o 1 desta prova. Leia atentamente as seguintes instruções: 01. Você receberá do fiscal o seguinte material em sequência: a) Um caderno com o enunciado de 80 (oitenta) questões, sem repetição ou falha; b) Um cartão de respostas destinado à marcação da opção que julgar acertada em cada pergunta; 02. Verifique se este material está em ordem. Ocorrendo dúvidas, notifique imediatamente ao fiscal. 03. Para cada uma das questões são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras a), b), c) e d); somente uma responde ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta; a marcação de mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma delas esteja correta. 04. As questões são identificadas pelo número que se situa junto de seu enunciado. 05. Preencha completamente o retângulo ( )correspondente à letra escolhida, com tinta azul ou preta. Não utilize ponto (.), traço (-), X (xis) ou qualquer outra marca. 06. Tenha muito cuidado com o cartão de respostas para não dobrá-lo, amassá-lo ou manchá-lo, em nenhuma hipótese será fornecido um substituto. NÃO É PERMITIDO O USO DE CORRETIVO, NEM RASURAS. 07. Após 3 horas e meia do início da prova serão recolhidos: o caderno de prova e o cartão de resposta. Atenção Condição de anulação da prova: 1) Retângulos preenchidos à lápis ou caneta hidrocor. 2) Não preenchimento do número da prova no cartão de respostas. 08. Quando terminar, entregue ao fiscal: a sua prova de redação. 09. Nesta prova, as questões de Português estão numeradas de 01 a 14; de Inglês de 15 a 22, de Física de 23 a 30, de Química de 31 a 40, de Biologia de 41 a 60, Geografia de 61 a 66; História de 67 a 72 e de Matemática de 73 a 80. 10. Boa prova.

Transcript of ATENÇÃO: PROVA nº -...

REGULAMENTO

Processo Seletivo - 05/08/2018

ATENÇÃO: PROVA nº 1 ASSINALE no local apropriado de seu cartão

de resposta o nº 1 desta prova.

Leia atentamente as seguintes instruções:01. Você receberá do fiscal o seguinte material em sequência: a) Um caderno com o enunciado de 80 (oitenta) questões, sem repetição ou falha; b) Um cartão de respostas destinado à marcação da opção que julgar acertada em cada

pergunta;02. Verifique se este material está em ordem. Ocorrendo dúvidas, notifique imediatamente ao fiscal.03. Para cada uma das questões são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras

a), b), c) e d); somente uma responde ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta; a marcação de mais de uma alternativa anula a questão, mesmo que uma delas esteja correta.

04. As questões são identificadas pelo número que se situa junto de seu enunciado.

05. Preencha completamente o retângulo ( )correspondente à letra escolhida, com tinta

azul ou preta. Não utilize ponto (.), traço (-), X (xis) ou qualquer outra marca.06. Tenha muito cuidado com o cartão de respostas para não dobrá-lo, amassá-lo ou manchá-lo,

em nenhuma hipótese será fornecido um substituto. NÃO É PERMITIDO O USO DE CORRETIVO, NEM RASURAS.

07. Após 3 horas e meia do início da prova serão recolhidos: o caderno de prova e o cartão de resposta.

Atenção Condição de anulação da prova: 1) Retângulos preenchidos à lápis ou caneta hidrocor. 2) Não preenchimento do número da prova no cartão de respostas.08. Quando terminar, entregue ao fiscal: a sua prova de redação.09. Nesta prova, as questões de Português estão numeradas de 01 a 14; de Inglês de 15 a 22, de

Física de 23 a 30, de Química de 31 a 40, de Biologia de 41 a 60, Geografia de 61 a 66; História de 67 a 72 e de Matemática de 73 a 80.

10. Boa prova.

2 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

3 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

PortuguêsTexto 1:

Utilidade pública: macacos e febre amarela (Adaptado).Dr. Júlio César Bicca-Marques

Os recentes casos sobre febre amarela no Brasil criaram um alerta sobre nossa fragilidade em lidar com problemas de epizootias e com, infelizmente, a falta de informação qualificada que é disseminada para a popu-lação. A mortandade de primatas não-humanos é uma ameaça a essas espécies já bastante afetadas por ações humanas. Além disso, alguns meios de comunicação passam uma mensagem errônea sobre a doença e seus vetores de transmissão, colocando ainda mais em risco os primatas não-humanos.

O professor Júlio Cesar Bicca-Marques, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é um dos pesquisadores que vem tentando esclarecer a relação entre os primatas não-humanos e a febre amarela. Segundo o Dr. Bicca-Marques, os primatas (em especial dos bugios – gênero Alouatta) são nossos Anjos da Guarda. [...] “Os macacos são muito mais sensíveis a esse vírus de origem africana trazido para o Brasil pelo homem. Além disso, eles não têm acesso à vacina! A morte de macacos em grande quantidade devido à doença alerta os órgãos de saúde sobre a necessidade de vacinação da população humana. – Os macacos NÃO são reservatórios da doença! – Os macacos NÃO são os responsáveis pela chegada do vírus em suas matas! – Os macacos NÃO são responsáveis pela disseminação da doença! Ao contrário do que alguns meios de comunicação sugerem, os macacos, em especial os bugios, um dos grupos mais afetados, usam áreas restritas em suas matas e raramente usam o solo e áreas descampadas/desmatadas para se deslocar de um local para outro.

É IMPOSSÍVEL que os macacos levem a doença adiante!”.Disponível em: http://bichodomatoip.org/utilidade-publica-macacos-e-febre-amarela/. Acesso em 27 jun. 2018.

01) Considerando o texto 1, assinale a opção incorreta.

a) Os recentes casos sobre febre amarela no Brasil criaram um alerta sobre nossa fragili-dade em lidar com problemas de epizootias [...].

b) A mortandade de primatas não-humanos é uma ameaça a essas espécies pouco afe-tadas por ações humanas.

c) Segundo o Dr. Bicca-Marques, os primatas (em especial dos bugios – gênero Alouatta) são nossos Anjos da Guarda.

d) A morte de macacos em grande quantidade devido à doença alerta os órgãos de saúde sobre a necessidade de vacinação da po-pulação humana.

02) No trecho, “Os macacos são muito mais sensíveis a esse vírus de origem africana trazido para o Brasil pelo homem. Além disso, eles não têm acesso à vacina!”

O termo grifado é retomado por meio de recurso coesivo, a saber:

a) Eles – hipérbole.b) Eles – antítese.c) Eles – catáfora.d) Eles – anáfora.

03) No texto do Dr. Júlio César Bicca-Mar-ques foi registrada uma sequência de sentenças: “Os macacos NÃO são reser-vatórios da doença! – Os macacos NÃO são os responsáveis pela chegada do vírus em suas matas! – Os macacos NÃO são responsáveis pela disseminação da doença! É IMPOSSÍVEL que os macacos levem a doença adiante!”

A respeito desta sequência: I. As sentenças determinam uma gradação de

ações desenvolvidas pelos agentes de saúde. II. As sentenças descritas sugerem orientação e

alerta. III. O pesquisador registrou informações que,

isoladas, indicam serem os macacos os trans-missores da febre amarela.

IV. As palavras NÃO e IMPOSSÍVEL foram registradas com letras maiúsculas a fim de realçar a importância das informações antece-didas por elas.

O correto está somente em: a) I.b) I e III.c) II e IV.d) III.

4 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

04) Leia.“Ao contrário do que alguns meios de

comunicação sugerem, os macacos, em especial os bugios, um dos grupos mais afetados, usam áreas restritas em suas matas e raramente usam o solo e áreas descampadas/desmatadas para se deslocar de um local para outro. [...] Além disso, alguns meios de comunicação passam uma mensagem errônea sobre a doença e seus vetores de transmissão, colocando ainda mais em risco os primatas não--humanos”. Sobre a linguagem empregada neste frag-

mento, é correto afirmar que ela revela:a) o uso de um recurso discursivo para criticar

a atuação da imprensa.b) o uso de um discurso linguístico que exclui

a responsabilidade da imprensa.c) o emprego de linguagem arcaica para melhor

atingir a população rural.

d) o uso de uma linguagem culta para informar à população urbana que os bugios urbanos são transmissores da febre amarela.

05) Leia o fragmento: “Os macacos são muito mais sensíveis a esse vírus de origem africana trazido para o Brasil pelo homem. Além disso, eles não têm acesso à vacina! [...]”.

O vocábulo grifado recebeu o acento para marcar:

a) a forma plural do verbo “ter” que concorda com o termo “Os macacos”.

b) a forma plural do verbo “ter” que concorda com o termo “vírus”.

c) a forma singular do verbo “ter” que concorda com o termo “Os macacos”.

d) a forma singular do verbo “ter” que concorda com o termo “vírus”.

Texto 2

Divulgação científica em meios de comunicação é tema de seminário (Adaptado).

Gabriella Ponte

Divulgar as principais descobertas científicas, os avanços tecnológicos na área da ciência e saúde, oferecer informações que tirem as dúvidas da população com relação a doenças, medicamentos, vacinas, procedimentos cirúrgicos e afins... Tudo isso é um grande desafio não só para os cientistas, que possuem o conhecimento, como para os jornalistas, que precisam traduzir a linguagem técnica de maneira que todos entendam o assunto e os benefícios daqueles dados no dia a dia.

Todos sabem que diversos veículos de comunicação, como emissoras de TV, jornais e sites sofrem constantes cortes de profissionais e lidam com a alta rotatividade dentro das redações, dificultando ainda mais o fluxo de informações transmitidas de forma simples e correta. Neste cenário, o espaço para reportagens sobre ciência, saúde e tecnologia torna-se cada vez mais escasso. Ainda assim, a imprensa permanece como importante aliada para a divulgação e popularização da ciência.Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/1536-divulgacao-cientifica-em-meios-de-comunicacao-de-massa-e-tema--de-seminario. Acesso em 26 jun. 2018.

06) A partir das informações observadas no texto 2, conclui-se que:

a) Todos sabem que diversos veículos de co-municação, como emissoras de TV, jornais e sites não sofrem constantes cortes de profissionais.

b) Ainda assim, a imprensa permanece como importante aliada para a divulgação e popu-larização da ciência.

c) Neste cenário, o espaço para reportagens sobre ciência, saúde e tecnologia torna-se cada vez mais amplo.

d) Tudo isso é um grande desafio somente para os cientistas, que possuem o conhe-cimento.

07) No texto 2:“Tudo isso é um grande desafio não só para os

cientistas, que possuem o conhecimento, como para os jornalistas, que precisam traduzir a linguagem técnica de maneira que todos entendam o assunto e os benefí-cios daqueles dados no dia a dia”. Os termos grifados estabelecem entre as orações uma relação de:a) condição. b) igualdade.c) consequência. d) finalidade.

08) No texto 2:“Neste cenário, o espaço para reportagens sobre

ciência, saúde e tecnologia torna-se cada vez mais escasso”. A palavra grifada determina:a) complexidade. b) diversidade.c) intensidade. d) vulgaridade.

5 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Texto 3

Entrando no tema Gabriella Ponte

Somente de janeiro a abril deste ano, a Assessoria de Comunicação de Bio-Manguinhos, por exemplo, realizou 108 atendimentos à imprensa relacionados apenas à febre amarela, devido à enxurrada de dúvidas e angústias da população por conta da epidemia do tipo silvestre da doença. Dúvidas como quem deveria tomar a vacina, transmissão e sobre a própria eficácia da vacina foram comuns. Por isso, Bio fez parte de uma Sala de Situação de Febre Amarela, composta por profissionais de diversas unidades da Fiocruz, que se reuniam periodicamente para se atualizarem sobre as novidades e alinharem essas novidades antes de transmitir qualquer informação à imprensa. A Presidência da Fiocruz chegou a promover um workshop para jornalistas dos principais veículos do Rio explicando diversos aspectos da doença, como sintomas, tratamento e a vacina.Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/1536-divulgacao-cientifica-em-meios-de-comunicacao-de-massa-e-tema--de-seminario.Acesso em 26 jun. 2018.

09) Com base nas informações apresenta-das, assinale a alternativa correta.

a) “Por isso, Bio fez parte de uma Sala de Situação de Febre Amarela, composta por profissionais de diversas unidades da Fio-cruz,[...]”, o vocábulo destacado determina a ideia de não responsabilidade com a epi-demia de febre amarela.

b) Não há mais dúvidas quanto à transmissão da vírus da febre amarela: é o macaco urbano.

c) Há um compromisso da Assessoria da Pre-sidência da Fiocruz em explicar à imprensa os diversos aspectos da febre amarela.

d) A vacina não é indicada no combate à febre amarela. A melhor ação é o extermínio de macacos que vivem na área rural.

10) A expressão somente e apenas no trecho “Somente de janeiro a abril deste ano, a Assessoria de Comunicação de Bio-Manguinhos, por exemplo, realizou 108 atendimentos à imprensa relacionados apenas à febre amarela”, indica:

a) incorporação. b) inserção.c) inclusão. d) exclusão.

11) No trecho: “Somente de janeiro a abril deste ano, a Assessoria de Comunica-ção de Bio-Manguinhos, por exemplo, realizou 108 atendimentos à imprensa relacionados apenas à febre amarela, de-vido à enxurrada de dúvidas e angústias da população por conta da epidemia do tipo silvestre da doença”.

A palavra em destaque, contextualmente, pode ser substituída por:

a) muitas. b) poucas.c) escassas. d) limitadas.

12) No texto 3: “A Presidência da Fiocruz chegou a promover um workshop para jornalistas dos principais veículos do Rio explicando diversos aspectos da doença, como sintomas, tratamento e a vacina”.

O termo sublinhado indica:a) redução. b) subtração.c) diminuição. d) adição.

Texto 4:

Disponível em: http://oq-studiun.blogspot.com/2017/03/tirinha-de--los-intelectuais-no-diario.html. Acesso em 03 jun. 2018.

13) A palavra Ministério é acentuada pelo mesmo motivo que:

a) dúvidas. b) angústias.c) é. d) transmissão.

14) “Macaco! Macaco! Humano! Humano!” neste trecho o ponto de exclamação:

a) infere ao discurso uma linguagem imperativa: uma ordem foi dada.

b) infere ao discurso uma linguagem expressiva e reticente que não envolve o macaco.

c) infere ao discurso uma linguagem poética que envolve o ser humano.

d) infere ao discurso uma linguagem emocio-nal: o homem se assusta com o macaco e o macaco se assusta com o homem.

6 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

InglêsWhat is fascism and are there any fascists today?

The thinker and historian Ernst Nolte argued that fascism was the great “anti” philosophy that united people frightened by social and economic change: anti-Semitic, anti-socialist, anti-feminist, anti-democracy.

These were its unifying principles:• Hatred of democracy. Power should be held by those strong and clever enough to seize it,

preferably a dictator.• The necessity of violence. Force is a legitimate way to achieve power and war is good because

it binds us together.• Biology as destiny. Men are born to work, women to have lots of babies. Europeans are

inherently superior thanks to a mix of breeding and education.• National identity. People are better off sticking to their own, and competition between nations

is inevitable and even a constructive force in history.• Politics is everything. There is no aspect of society that is separable from political theory and

action, a view that climaxed in totalitarianism, as depicted in George Orwell’s novel 1984.But bona fide fascism still exist in two forms. First, what you might call cultists. These people are unafraid

to be labelled fascist and might even use the Nazi swastika: they were among the people who marched in Char-lottesville, Virginia on August 12, 2017, a march that ended in the death of a counter-protestor.

The second kind of fascist is the neo-fascist, a label they may well reject either because they don’t want to be associated with the historical fascists or because they earnestly believe they aren’t one.

For example, is Marine Le Pen, leader of the French far-Right Front National, a fascist? When the Front National was run by her father, Jean-Marie Le Pen, it was more overtly extremist. Her platform is similar to other conservative and even socialist parties: leave the EU, restore national borders, protect industry, defend the welfare state. But remember that the fascists of the Thirties also adopted policies that could make them appear Left or Right depending on what was necessary to get votes, and the Front National’s critics say that the essen-tial appeal of the Front National remains its call to revive Frenchness by excluding foreigners – ie, Muslims.

The electable fascism of the future won’t look exactly like the fascism of the past, but it will always be tied to its horrifying memory.By www.telegraph.co.uk. Acesso em 23 de julho de 2018.

15) How did Ernst Nolte argue that fascism was?a) The semitic philosophy.b) The socialist philosophy.c) The economic philosophy.d) The great “anti” philosophy.

16) What kind of people did fascism unite?a) People surprised by feminismb) People amazed by social and financial changec) People scared by social and economic changed) People frightened by socialism and despotism

17) All these unifying principles below be-long to fascism except:

a) Biology as destiny b) Hatred of democracyc) National identity d) The necessity of peace

18) According to the principles of fascism:a) Power should be held by a dictatorb) Force isn’t a manner to reach power c) War is badd) People are worse off sticking to their own

19) How many forms of fascists still are there?a) Five forms. b) No formc) Two forms. d) Several forms

20) “When the Front National was run by her father…”

The underlined verb run in this sentence means:

a) Competido b) Corridoc) Perseguido d) Dirigido

21) “Her plataform is similar to other conser-vative and even socialist parties…”

The expression similar to is the opposite for:a) Like b) Equalc) Identic d) Different from

22) “The electable fascism of the future won’t look exactly like the fascism of the past…”

The verb look like means:a) Suggest by appearance b) Search forc) Consider d) Think about

7 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Física23) O termo clínico para a diminuição anor-

mal da pulsação cardíaca é bradicardia, situação na qual o coração deve ser as-sistido por um marcapasso fornecedor de um micro sinal elétrico, em uma descar-ga. Abaixo temos uma representação na qual um gerador (V = 1,00V) está ligado em série a um resistor (R = 2,00Ω) e a um capacitor (C = 10,00μF). Considere e = 2,7 e Q = Q0 e

-t

. O capacitor é carregado com a chave 1 fechada e chave 2 aberta. Para a descarga a chave 1 está aberta e a 2, fechada. Calcule o trabalho realizado W (J) e a carga restante, ambos no tempo (t) de RC, após o começo da descarga. Marque a alternativa correta.

RC

a) W=1,85 x 10-6 J,Q=3,70 x 10-6 C. b) W=1,85 x 10-3 J,Q=1,00 x 10-5 C. c) W=7,40 x 10-4 J, Q=1,40x 10-3 C. d) W=3,15 x 10-6 J,Q=3,70 x 10-6 C.

24)Ilya Prigogine, ganhou o Nobel de Química

de 1977 pela teoria que descreve os seres vivos como sistemas dissipativos. A entropia aumenta violentamente durante o exercício intenso, com grandes variações no número de pulsos cardíacos, pressão arterial, produção de hormônios e neuro-transmissores. Marque a opção correta a seguir que

descreve eventos próprios da termodi-nâmica.

a) A termodinâmica não envolve o tempo, trata-se de uma aproximação estática e por isso não se aplica, nesse ponto, à evolução de entropia dos sistemas vivos, como no caso da questão acima.

b) O princípio zero da termodinâmica descreve corretamente as variações de entropia em sistemas vivos, pois as trocas de calor levam à variações mensuráveis de temperatura entre os sistemas em contato.

c) A radiação térmica eliminada por um sistema dissipativo ocorre nas fronteiras desse siste-ma e configura perda de energia. A energia perdida escapa para a vizinhança e assim não pode ser aproveitada novamente pelo sistema que a dissipou.

d) Se o exercício é executado sob sol forte teremos uma condição muito mais severa para o praticante e por isso, com variações muito maiores de entropia na vizinhança e claramente descritas pelo primeiro princípio da termodinâmica.

25) O cineasta James Cameron, em março de 2012,

desceu sozinho, cerca de 11.000 m até ao fundo da fossa das Marianas, na expedição Deep Sea Challen-ge. As fossas oceânicas, como a fossa das Marianas são regiões inóspitas, nas quais existem fenômenos que ocorrem em várias escalas, desde o surgimento de pequenos seres até erupções vulcânicas. Após uma erupção, com tempo apropriado, surgem novas varie-dades de espécies, o que contribui para a diminuição da probabilidade de extinção dessas mesmas espécies. Marque a opção correta em relação à

avaliação termodinâmica da situação da vizinhança que em torno de um vulcão re-cebe matéria e energia expelidas durante uma erupção.

a) Podemos considerar que a entropia aumenta na vizinhança enquanto a entalpia diminui, assim o processo será exotérmico na vizi-nhança.

b) Podemos considerar que a entropia e ental-pia aumentam no vulcão, assim o processo será exotérmico na vizinhança.

c) Podemos considerar que a entropia diminui na vizinhança enquanto a entalpia aumen-ta, assim o processo será endotérmico na vizinhança.

d) Podemos considerar que a entropia e ental-pia aumentam na vizinhança, assim o pro-cesso será endotérmico nessa vizinhança.

8 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

26) Um atleta praticando treino in-tervalado de alta intensidade (HIIT), dentro de um ambiente fechado de

48 m3, se exercita por 12 minutos, libe-rando nesse tempo, cerca de 300,00 kcal para o ambiente na forma de calor. Sen-do a densidade do ar 1,20 kg/m3 e o seu calor específico 0,24 cal/g . ºC, calcule a variação de temperatura do sistema e marque a resposta correta entre as opções abaixo. Considere, nos seus cál-culos 1,00 cal = 4,2 J e que o ambiente citado está isolado da vizinhança.

a) 20,00 ºC. b) 21,70 ºC.c) 86,82 ºC. d) 0,02 ºC.

27) Galileu Galilei, grande físico italiano, relacio-nou o movimento do pêndulo simples à velo-cidade da pulsação cardíaca. Sobre o pêndulo simples, marque abaixo a opção correta.

a) O período de oscilação completo ocorre quando o pêndulo sai da posição inicial e atinge o ponto diametralmente oposto.

b) A frequência de oscilação é inversamente proporcional ao comprimento do fio que compõe o pêndulo.

c) A energia mecânica no ponto mais baixo da trajetória é quase exclusivamente cinética.

d) As dimensões do corpo preso ao fio são aproxi-madamente desprezíveis quando comparadas ao comprimento deste, embora massas dife-rentes alterem a frequência de oscilação.

28) Bernard Lown foi o desenvolvedor do desfi-brilador cardíaco, cujo circuito elétrico sim-plificado pode ser visto no esquema abaixo. Considere R como a resistência do músculo cardíaco. Marque a alternativa correta.

a) Quando a chave de carga é aberta, com a

chave de descarga fechada, o capacitor (C) é carregado.

b) se a chave de carga é fechada e a chave de descarga é aberta, a corrente inicialmente fornecida pelo gerador de tensão (V) se desloca para a resistência R.

c) A carga é calculada como o produto da capa-citância equivalente pela força eletromotriz do gerador.

d) os dois capacitores em série, no ciruito da figu-ra, fornecem capacitância equivalente igual ao dobro da capacitância dos dois capacitores.

29) Afirma-se que olho humano pode distin-guir milhões de cores e é capaz de detec-tar a luz de um único fóton. A imagem é formada na retina de forma invertida e o nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cé-rebro, que o interpreta apropriadamente e reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. Sobre a percepção das cores pelo olho hu-mano, marque a opção correta abaixo.

a) A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas refletem.

b) A cor é relacionada com os diferentes com-primentos de onda do espectro eletromag-nético. São percebidas pelas pessoas, em faixas específicas de UV e IV.

c) A mente reconhece padrões nos estímulos visuais, que variam com luminosidade. As-sim, o que vemos corresponde exatamente ao objeto real.

d) Um objeto terá determinada cor se absorver os comprimentos de onda que correspondem àquela cor. Assim, um objeto é vermelho se absorve as frequências do vermelho.

30) Na maioria dos casos, os aparelhos de captação de imagens são postos exter-namente ao corpo do qual as imagens são geradas. Fato que limita as aplicações de medicina nuclear a radiações duras (raios-X e raios-γ) aptas a atravessar os vários tipos de tecidos do corpo humano. Assim, marque a opção correta em se tratando de raios-X e raios-γ.

a) Os raios-X passam através de matéria sólida, líquida, ionizando átomos e moléculas, no entanto se espalha em matéria gasosa.

b) Os raios-γ apresentam frequências mais altas que os raios-X. Uma importante aplicação de raios-γ é o mapeamento por radioisótopos como o iodo-131 e o tecnécio-99 m.

c) Os raios-X devem ser utilizados com grande cautela, recomenda-se o uso de aventais espessos. Apesar disso, o uso de raios-X se aplica em terapias contra o câncer.

d) Os radiofármacos, como o iodo-131, se concentram de maneira semelhante nos diversos órgãos do corpo, permitindo a de-tecção dos raios-γ pela distinção de imagens de diferentes tecidos.

9 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Química31) Os diuréticos aumentam o fluxo urinário

e a excreção de sódio. São utilizados para ajustar o volume ou a composição dos líquidos corporais em uma variedade de funções clínicas, incluindo hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e cirrose. Um dos diuréticos mais comer-cializados no Brasil é a Furosemida que possui a seguinte fórmula estrutural.

OHO

S

O

H2N

O

Cl

NH O

Furosemida

Na estrutura química desse diurético, podem ser encontradas as funções or-gânicas:

a) Ácido carboxílico, amina e éster. b) Éter, ácido carboxílico e amina.c) Ácido carboxílico, amina, éter e cloreto áci-

do.d) Éter, amida, ácido carboxílico, haleto orgâ-

nico e tiol.

32) A partir do esboço de uma rota sintética para obtenção do medicamento Metformi-na utilizado no controle da diabetes.

NH2

NH2

NCN +NH

CH3

CH3

NH2HNN

CH3

H3C

NH NH

Metformina2-Cianoguanidina Dimetilamina

84,0 g/mol 45,0 g/mol 129,0 g/mol

Um farmacêutico utilizou 756,0 g do composto 2-cianoguanidina e reagiu em condições adequadas com 360,0 g de dimetilamina. Considerando que o rendimento desta reação após a pu-rificação, é próximo a 100%. Quantas cápsulas de Metformina, na dosagem de 500,0 mg, o farmacêutico conseguiu produzir?

a) 2322 cápsulas.b) 1032 cápsulas.c) 1161 cápsulas.d) 2064 cápsulas.

33) A combustão total do butano é represen-tada pela equação química não balance-ada abaixo:

C4H10 (g) + O2 (g) CO2 (g) + H2O (l) ∆H= -2876,6 kj

Analisando a equação acima, podemos afirmar que:

a) A queima de 58,0 g de butano produz 179,2 L de CO2 medidos na CNTP.

b) É uma reação exotérmica, portanto neces-sita de calor para ocorrer.

c) É uma reação endotérmica onde ocorre a liberação de energia.

d) Balanceando a equação química acima com os menores números inteiros possíveis, a soma dos coeficientes estequiométricos é 33.

34) Na figura abaixo, está representada a montagem de uma pilha eletroquímica, que contém duas lâminas metálicas, sendo uma de cobre e a outra de níquel, mergulhada em seus respectivos clore-tos. A montagem inclui ainda uma ponte salina e um voltímetro.

Quando a pilha está em funcionamento podemos afirmar que:

a) A lâmina de níquel vai se tornando mais espessa uma vez que o níquel está sendo reduzido.

b) A lâmina de cobre vai se tornando menos espessa uma vez que o cobre está sendo oxidado.

c) Esta pilha possui potencial igual a 0,09 volts sendo o eletrodo de níquel o ânodo e o ele-trodo de cobre o cátodo.

d) Esta pilha possui potencial igual a 0,59 volts sendo o eletrodo de níquel o ânodo e o ele-trodo de cobre o cátodo.

10 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

35) Observe a figura a seguir:

+Al(OH)3 H3PO4

?

M=0,98 gV=0,5L

C=0,01mol/LV=1,0 L

Após a reação, observa-se que a solução final é:

a) Neutra, pois não há reagente em excesso.b) Ácida, devido a um excesso de H3PO4.c) Básica, devido a um excesso de Al(OH)3d) Neutra, devido a formação do sal

Al2(PO4)3.

36) Ibuprofeno é um medicamento indicado para a redução da febre (antitérmico) e para o alívio de dores (analgésico), tais como dores decorrentes de gripes e res-friados, dor de garganta, de cabeça, de dente, dores musculares, cólicas mens-truais, entre outras. Pode ser sintetizado conforme o esquema abaixo:

Sobre o esquema de síntese do Ibupro-feno pode-se afirmar que:

a) A etapa 1 é uma alquilação de Friedel-Craft.

b) A etapa 2 é uma hidrogenação catalítica, onde poderíamos substituir o Ni por uma série de metais incluindo: Pd, Fe, Co, Cr, Cu ou Pt.

c) Os compostos 1-(4-isobutilfenil)etanol etapa 2 e o ibuprofeno etapa 3 não apresentam isomeria óptica por não possuírem carbono assimétrico.

d) O Ibuprofeno é um derivado do ácido pro-piônico e possui fórmula molecular igual C13H10O2.

37) O sangue humano tem várias substân-cias dissolvidas, que lhe conferem uma pressão osmótica da ordem de 7,8 atm (não confunda com a pressão arterial, que é a pressão mecânica do sangue medida nos consultórios médicos). Sendo assim, os glóbulos vermelhos do sangue, por exemplo, estão calibrados para viver nes-sa pressão osmótica de 7,8 atm. Se um glóbulo vermelho for colocado em água pura, a água começará a penetrar através da membrana e o glóbulo vermelho irá “inchar” até se romper. Ao contrário, se colocarmos um glóbulo vermelho numa solução aquosa com excesso de sal, o glóbulo vermelho irá “murchar” devido à perda de água de seu interior. Por esse motivo, o soro fisiológico injetado nas veias do paciente deve:

a) Ser isotônico em relação ao sangue, isto é, deve ter sais dissolvidos em quantidade equivalente tal que a pressão osmótica do soro seja também 7,8 atm, igual à do san-gue.

b) Ser hipotônico em relação ao sangue, isto é, deve ter sais dissolvidos em quantidade equivalente tal que a pressão osmótica do soro seja também 7,8 atm, igual à do san-gue.

c) Ser hipertônico em relação ao sangue, isto é, deve ter sais dissolvidos em quantidade equi-valente tal que a pressão osmótica do soro seja também 7,8 atm, igual à do sangue.

d) Ser isotônico em relação ao sangue, isto é, deve ter sais dissolvidos em quantidade equivalente para que a pressão arterial, pressão mecânica do sangue se mantenha, por exemplo, em 120:80 mmHg.

38) Atualmente, o vidro comum é produ-zido por uma mistura (SiO2), (Na2CO3) e (CaCO3), que é aquecida em fornos es-peciais, a cerca de 1500 ºC. Ocorrendo então, reações como a simbolizada pela equação química abaixo:

x Na2CO3 + y CaCO3 + Z SiO2∆ (Na2O)x.(CaO)y.(SiO2)z + (X + Y) CO2

vidro

Com relação aos compostos presentes na equação acima, pode- se afirmar que:

a) Carbonato de sódio, carbonato de cálcio e dióxido de silício são os nomes oficiais dos reagentes.

11 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

b) Os nomes usuais dos reagentes são soda caustica, calcário e sílica.

c) Bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio e dióxido de silício são os nomes oficiais.

d) Carbonato de sódio, bicarbonato de cálcio e dióxido de silício são os nomes oficiais dos reagentes.

39) Ao analisar um determinado xampu, um químico aferiu seu potencial hidrogeniô-nico e verificou que o pH era igual a oito. Logo podemos afirmar que a concentra-ção de íons hidrogênio [H+], em relação à concentração de íons hidroxila ([OH-], deve ser:

a) 10 vezes maior.b) 100 vezes maior.c) 10 vezes menor.d) 100 vezes menor.

40) Propriedades periódicas ocorrem à medida que o número atômico de uma elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica.

Considere as seguintes afirmativas, em relação às propriedades periódicas:

I) O oxigênio tem raio atômico maior que os demais calcogênios.

II) O flúor tem o potencial de ionização maior que os demais halogênios.

III) O Magnésio tem a eletronegatividade maior que o cloro.

Quais estão corretas?a) Apenas III.b) Apenas II.c) Apenas I.d) Apenas II e III.

Marque o nº 1

no seu cartão de respostas.

12 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Biologia41) O processo inflamatório é uma respos-

ta inicial do organismo quando ocorre algum tipo de agressão aos tecidos. As assertivas abaixo se referem a situações que ocorrem na inflamação.

Analise-as e marque a alternativa corre-ta.I – Durante a inflamação, são produzidas moléculas

como a histamina que causa vasoconstrição.II – O pus formado durante o processo inflamatório

contém leucócitos mortos, agentes infecciosos e restos de tecidos.

III – O edema formado durante a inflamação ocorre pelo extravasamento de líquido do plasma sanguíneo para o espaço intersticial nos tecidos.a) Somente a alternativa I é verdadeira.b) As alternativas I e II são verdadeiras.c) As alternativas II e III são verdadeiras.d) Somente a alternativa III é verdadeira.

42) Logo após a ovulação, uma estrutura se forma no ovário, sendo responsável pela produção de progesterona necessária para a manutenção da gravidez. Essa estrutura é:

a) Folículo ovariano.b) Corpo lúteo.c) Placenta.d) Zona pelúcida.

43) Os agentes etiológicos da Giardiase, Leishmaniose e Doença de Chagas pos-suem em comum:

a) Presença de cílios.b) Locomoção por pseudópodos.c) Ausência de estruturas locomotoras.d) Presença de flagelos.

44) Assinale a alternativa correta sobre as adaptações morfológicas existentes nas folhas das Angiospermas.

a) As gavinhas são folhas modificadas encon-tradas em ervilhas e funcionam como estru-turas de atração de insetos polinizadores.

b) As brácteas são modificações foliares em cactáceas e funcionam prendendo a planta a algum suporte.

c) As folhas modificadas de plantas carnívoras são ricas em estruturas capazes de produzir enzimas digestivas.

d) Os cetáfilos são modificações foliares encon-tradas na flor-de-papagaio com a função de evitar a perda de água pelas plantas.

45) Em camundongos a cor amarela do pelo é determinada pelo genótipo heterozigo-to, enquanto que o genótipo homozigoto recessivo determina a pelagem aguti. Do cruzamento entre camundongos heterozigotos, a proporção encontrada na descendência é de 2 amarelos para 1 aguti (2:1). É possível dizer que o controle dessa característica possui:

a) Alelos letais.b) Codominância.c) Epistasia.d) Pleiotropia.

46) O equilíbrio hídrico no organismo é controlado pelos rins, estando ainda sob ação do hormônio ADH produzido no hipotálamo. Assinale a alternativa cor-reta sobre a ação do ADH no equilíbrio hídrico.

a) Quando o plasma está muito concentra-do, ocorre a maior produção de ADH pelo hipotálamo que aumenta a capacidade de reabsorção de água nos rins.

b) Quando o plasma está muito concentrado, ocorre maior produção de ADH pelo hipo-tálamo que diminui a capacidade de filtração sanguínea nos glomérulos renais.

c) Quando o plasma está pouco concentrado ocorre maior produção de ADH pelo hipotála-mo, que diminui a capacidade de reabsorção de água nos glomérulos renais.

d) Quando o plasma está pouco concentrado, diminui a produção de ADH pelo hipotálamo, aumentando a capacidade de reabsorção de água nos glomérulos renais.

47) Ao se introduzir uma espécie num de-terminado ambiente, diversos fatores ambientais agem de forma a manter o equilíbrio daquela população. No entanto, quando um desses fatores não ocorre, poderá haver um desequilíbrio ecológico e assim a espécie introduzida pode ter a sua densidade populacional aumentada. Assinale a alternativa que representa

13 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

um fator ambiental que pode provocar aumento na densidade populacional da espécie introduzida.

a) Ausência de predadores.b) Presença de competidores.c) Diminuição do espaço territorial.d) Diminuição da oferta de alimentos.

48) Assinale a alternativa que contém ape-nas características do animal represen-tado na figura abaixo:

a) Sistema circulatório aberto, hermafroditas, acelomados e segmentados.

b) Sistema circulatório fechado, hermafroditas, celomados e segmentados.

c) Sistema circulatório aberto, dioicos, celoma-dos e segmentados.

d) Sistema circulatório fechado, dioicos, celo-mados e não segmentados.

49) Sobres os nucléolos, é correto afirmar que:

a) Os nucléolos são estruturas nucleares envol-vidas por membranas e responsáveis pela formação do RNAm.

b) Os nucléolos são estruturas nucleares, não envolvidas por membranas e responsáveis pela formação do RNAr.

c) Os nucléolos são estruturas presentes em bactérias com funções análogas às dos núcleos dos eucariotos.

d) Os nucléolos são estruturas nucleares envol-vidas por membranas e responsáveis pela síntese proteica no citoplasma.

50) Analise as assertivas abaixo sobre a gravidez gemelar e marque a opção cor-reta:I – Os gêmeos monozigóticos são formados a partir

da fecundação de dois espermatozoides no mesmo ovócito

II – Os gêmeos dizigóticos são formados a partir da fecundação de dois espermatozoides em dois ovócitos.

III – Nos gêmeos monozigóticos, o DNA dos in-divíduos é o mesmo.

a) As assertivas I e II estão corretas.b) As assertivas I e III estão corretas.c) As assertivas II e III estão corretas.d) Todas as assertivas estão corretas.

51) As células da glia, ou neuroglias, são cé-lulas especializadas do tecido nervoso que exercem funções importantes nesse tecido. Assinale a alternativa que contém apenas funções relacionadas às células da glia.

a) Transmissão e recepção do impulso nervoso.b) Nutrição dos neurônios e transmissão do

impulso nervoso.c) Nutrição dos neurônios e produção de bai-

nha de mielina.d) Produção de bainha de mielina e produção

de neurotransmissores.

52) Analise a ilustração a seguir e marque a alternativa correta.

a) Cinco células representadas na ilustração, são originadas de células sanguíneas.

b) Quatro células representadas na ilustração possuem função de defesa.

c) Duas células representadas na ilustração possuem função energética.

d) Fibras elásticas, reticulares e fibroblastos são células com função estrutural.

53) Assinale a alternativa que preenche as lacunas a seguir.

Durante a deglutição, os alimentos passam da cavidade oral para a ________________. Nesse momento a epiglote se move e __________________ a passagem dos alimentos para a ______________ e dire-ciona-os para o ________________.

a) Faringe, impede, traqueia, esôfago.b) Faringe, permite, traqueia, estômago.c) Laringe, impede, faringe, esôfago.d) Laringe, permite, faringe, esôfago.

14 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

54) Os seres vivos representados na figura a seguir possuem em comum:

a) Ausência de meiose na formação de game-

tas.b) Alternância de gerações com fase esporofí-

tica predominante.c) Independência de água para reprodução.d) Ausência de vasos condutores.

55) Um dos problemas ecológicos mais sérios no município de Três Rios – RJ, é o depósito de resíduos sólidos, denomi-nado lixão, responsável pela contamina-ção da Lagoa das Promessas, no Clube Campestre, ocasionada pelo lançamento do chorume produzido no processo de decomposição do lixo. (Fonte: http://www.tresrios.rj.gov.br/noticia).

Como alternativa aos denominados li-xões, a proposta é a criação de aterros sanitários que consistem:

a) Preparação do solo com a utilização de substâncias químicas que degradam o lixo e impedem a contaminação do solo.

b) Incineração do lixo, em equipamentos apro-priados que evitam que a fumaça possa gerar a poluição atmosférica.

c) Preparação do solo com matéria orgânica que passa a servir como fertilizante recupe-rando a fertilidade do solo.

d) Preparação do solo com aplicações de ca-madas impermeabilizantes que impeçam a contaminação do solo.

56) No último dia 01 de maio, o mundo se lembrou de Ayrton Senna. O ex piloto de fórmula 1 se acidentou gravemente no Grande Prêmio de Ímola na Itália em 1994. O acidente ocorreu a 240 Km por hora onde o piloto se chocou contra um muro ao passar direto pela curva Tambu-rello. Os primeiros socorros ocorreram no local do acidente. Foi realizado uma

traqueostomia, como procedimento de emergência, no entanto, em função da gravidade das lesões, Senna foi dado como morto pouco depois de dar entrada no hospital, marcando um dos dias mais tristes da história da Fórmula 1.

As assertivas abaixo são relacionadas ao procedimento de traqueostomia.I - É realizada a partir de uma incisão cirúrgica na

traqueia para permitir que o ar inspirado chegue aos pulmões mais facilmente.

II - Oferece um risco para produção do som, uma vez que na traqueia estão localizadas as pregas vocais.

III – É um procedimento de difícil execução, uma vez que é necessária uma incisão na traqueia que é formada por tecido ósseo.

Assinale a alternativa correta:a) Apenas a assertiva I está correta.b) As assertivas I e II estão corretas.c) As assertivas II e III estão corretas.d) Todas as assertivas estão corretas.

57) Jean Baptiste Lamarck foi um dos pri-meiros pesquisadores sobre a teoria da Evolução. As principais ideias propostas por Lamarck em sua teoria foram:

a) Os seres vivos mais aptos possuem maiores capacidades de sobreviverem e transmitirem suas características aos seus descenden-tes.

b) As características dos seres vivos são in-fluenciadas de acordo com o uso ou desuso, sendo essas características transmitidas aos seus descendentes.

c) As características dos seres vivos são in-fluenciadas de acordo com o uso e desuso, mas elas não são transmitidas para os seus descendentes.

d) Os seres vivos que possuem mutações favoráveis, tendem a se perpetuar em um determinado ambiente.

58) Embora seja proibido por lei, o desejo de decidir o sexo de uma criança tem levado muitos casais a buscarem informações nos laboratórios de técnicas de repro-dução humana assistida. O método de seleção sexual, pode ser utilizado apenas em casos específicos, na tentativa de evi-tar alguma doença que previamente já se sabe que sua ocorrência está relacionada a um dos sexos.

15 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Os heredogramas acima representam doenças com padrão de herança domi-nante ligadas ao sexo (A) e recessivo ligadas ao sexo (B). A partir da análise desses heredogramas , e da possibilida-de de escolha do sexo na descendência, é possível afirmar que:

a) O casal representado pela seta no heredo-grama da letra A, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um descen-dente do sexo masculino, uma vez que toda a sua descendência do sexo feminino será afetada.

b) O casal representado pela seta no heredo-grama da letra B, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um descen-dente do sexo feminino, uma vez que toda a sua descendência do sexo masculino será afetada.

c) O casal representado pela seta no here-dograma da letra A, poderá se beneficiar da escolha do sexo, optando por um des-cendente do sexo masculino, uma vez que a probabilidade de descendentes afetados do sexo masculino, embora existente, seja baixa.

d) A escolha do sexo em ambos os heredogra-mas poderá trazer benefícios, entretanto, não é possível, apenas a partir dos padrões de herança desses heredogramas, estabe-lecer com precisão qual dos sexos possui maior probabilidade de descendentes afe-tados.

59) Sobre os vírus é correto afirmar que:

a) São capazes de causar diversos tipos de doenças humanas, as quais podem ser tratadas com antibióticos com alto poder de destruição do vírus.

b) São obrigatoriamente parasitas intracelula-res, dependendo de substâncias produzidas pelas células para que possam se replicar.

c) São capazes de causar diversos tipos de doenças humanas, as quais podem ser tra-tadas a partir da inoculação de anticorpos nos indivíduos através da vacinação.

d) São compostos por uma cápsula formada por nucleotídeos que protegem o material genético, que pode ser um DNA ou um RNA.

60) O quadro a seguir contém informações sobre algumas verminoses causadas por platelmintos e nematelmintos.

Agente etiológico Doença Transmissão

Taenia sollium 1 Ingestão de ovos de Taenia solliumAncylostoma duodenale Ancilostomose 2

3 Filariose Picada do pernilongo Cullex fattigansEchinococus granulosus 4 Ingestão de ovos do

parasita liberado por fezes de cães contaminados

Os números 1, 2, 3 e 4 no quadro acima correspondem respectivamente a:

a) Ascaridíase, penetração ativa de larvas na pele, Wuchereria bancrofti, Oxiuríase.

b) Teníase, ingestão de alimentos contamina-dos, Ascaris lumbricoides, Leishmaniose.

c) Cisticercose, penetração ativa de larvas na pele, Wuchereria bancrofti, Hidatidose.

d) Oxiuriase, ingestão de alimentos contami-nados, Strongyloides stercoralis, Leishma-niose.

Marque o nº 1no seu cartão de respostas.

16 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Geografia61)

A Espanha recebeu um total de 81,8 milhões de turistas em 2017 - quebrando um recorde que poderia equipará-la a outros países europeus, informou o Instituto Nacional de Estatística Espanhol (INE). Para os espanhóis, a Espanha já é a 2ª em turismo no mundo.

Os resultados de dezembro ainda apontam que a região mais visitada foi a das Ilhas Canárias - com 30,4%. E, mesmo marcada por um período de instabilidade política, a Catalunha ficou em segundo lugar - com 19,4%. De acordo com INE, o local de origem da maioria dos turistas que desembarcaram em aeroportos espanhóis em dezembro é a França (cerca de 550 mil) seguida pela Alemanha (com mais de 480 mil visitantes).Disponível em: <http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2018/02/01/espanha-quebra-recorde-e-recebe-80-milhoes-de-turistas/>. Acesso em: 1 fev. 2018.

Nesse mapa, as áreas que mais receberam turistas na Espanha, são:a) 1 e 7. b) 3 e 2. c) 1 e 6. d) 4 e 5.

62) O ano de 2017 apresentou uma contínua redução

da taxa de desemprego. Trimestre a trimestre, a Pes-quisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, a PNAD Contínua, do IBGE, mostrou que o número de trabalhadores em busca de uma ocupação foi decrescente: a taxa, que marcou 13,7% de janeiro a março, caiu para 11,8% de outubro a dezembro. A qualidade dos postos de trabalho gerados é, no entanto, questionável. (...) No ano passado foi a informalidade que ditou a recuperação do mercado de trabalho Disponível em: <http://bit.ly/2DVqRWG>. Acesso em: 1 fev. 2018.

Em 2017, o emprego no Brasil se carac-terizou por

a) uma redução da ocupação de mão de obra de imigrantes.

b) uma queda continuada do trabalho com carteira assinada.

c) um aumento dos postos de trabalho no setor agropecuário.

d) um crescimento dos postos de trabalho no setor quaternário.

63)A trilogia “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins

(Editora Rocco), conta a história de Katniss, uma habi-tante do 12º distrito de Panem. Lá, a Capital manda e os 12 distritos obedecem, e uma vez por ano os Jogos Vorazes acontecem: uma espécie de reality show em que um morador de cada distrito, chamada “tributo”, é enviado para uma arena onde todos lutam por sua vida. O sobrevivente e vencedor ganha dinheiro e glória. Apesar de se passar um mundo fantástico, a distopia traz algu-mas verdades parecidas demais com a nossa realidade.Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/a-redoma--de-livros/cinco-licoes-de-201cjogos-vorazes201d-para-tempos--dificeis>. Acesso em: 1 fev. 2018.

Essa trilogia mostra semelhanças com a realidade ao retratar

a) os avanços do sistema socialista.b) a divisão da sociedade em classes.c) os princípios mundiais do globalismo.d) a destruição do meio ambiente urbano.

17 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

64) Carta Capital: A febre amarela retornou aos centros urbanos?Mauricio Zuma (diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos - Bio-Manguinhos): Não.

Não estamos no ciclo urbano da doença, que é quando ela é transmitida pela picada de mosquitos Aedes aegypti. Essa fase está erradicada desde 1942. Todos os casos registrados desde o ano passado são de origem silvestre, ou seja, ocasionados por pessoas que estiveram em áreas endêmicas e foram picadas por mosquitos contaminados, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que também contaminam os macacos.Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/saude/nao-estamos-vivendo-o-ciclo-urbano-da-febre-amarela>. Acesso em: 31 jan. 2018.

As regiões do país onde há risco de transmissão da febre amarela são:a) zonas rurais, regiões de cerrado e florestas. b) territórios de origem vulcânica e metamórfica.c) áreas desérticas e regiões de clima temperado. d) áreas de mata ciliar, nichos urbanos e parques.

65)

Disponível em: <http://bit.ly/2EwjfuZ>. Acesso em: 22 jan. 2018.

O município de Três Rios localiza-se na Mesorregiãoa) Sul-Fluminense. b) Norte-Fluminense. c) Centro-Fluminense. d) Noroeste-Fluminense.

66)

Paisagem 1 Paisagem 2

Disponível em: <http://bit.ly/2Euzfxv>. Acesso em: 19 jan. 2018.

Essas paisagens representam o bairro do Leme, na cidade do Rio de Janeiro, em mo-mentos diferentes. As transformações nessas paisagens evidenciam:

a) a destruição das residências pelo avanço do mar.b) o aumento da vegetação primária na orla marítima.c) o papel da sociedade na transformação do espaço.d) a ocupação das áreas mais elevadas do relevo local.

18 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

História67)

“Deus chama cada um para uma vocação parti-cular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa.”(João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civiliza-ções. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)

A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favo-receriam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis - o sucesso material - da-riam ao eleito a confirmação do estado de graça. Além disso, o calvinismo defendia que:a) A bíblia deveria ser escrita em latim e inter-

pretada pelo sacerdote.b) O culto às imagens sagradas era entendido

com parte da doutrina.c) Havia a defesa de livre interpretação das

Sagradas Escrituras e a simplificação de culto.

d) O celibato deveria ser mantido, devido à vida regrada.

68) A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia,

estimulara o espírito de profecia. A abolição dos in-termediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-fé.

Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova – a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicio-nais, ou, ainda, da Bíblia.(HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.)

Com base no texto e, em seus conheci-mentos, assinale a alternativa CORRETA:

a) Durante o período da Revolução, o Absolu-tismo foi reforçado e o catolicismo reafirma-do com religião oficial do Estado.

b) A importância da liberdade individual e da predestinação estão amplamente ligadas ao modo como os puritanos, encaravam a religião e a política.

c) O absolutismo foi encerrado definitivamente, com a execução do rei Carlos I e a Repúbli-ca foi proclamada, tendo como líder, Oliver Cromwell.

d) A Revolução Inglesa marca a dissociação entre política e religião, quebrando quais-quer relações com o protestantismo origi-nado no século XVI.

69) Ao longo do processo histórico, há quem considere

família um fenômeno natural/biológico, embora, isso não contemple os diversos modelos de família consti-tuídos em diferentes sociedades. O conceito ocidental mais difundido – o de família nuclear, composta por pai, mãe e filhos e vinculada à coabitação – também é falho, pois não dá conta dos múltiplos arranjos fami-liares existentes hoje e no passado. A gravura abaixo retrata o período co-

lonial escravista brasileiro. Com base em seus conhecimentos e na imagem, podemos afirmar que:

a) O modelo enfatiza a sociedade patriarcal,

aristocrática e conservadora presente no período colonial, que acabou por degradar o trabalho manual e incrementar o preconceito racial.

19 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

b) A imagem denota a construção da demo-cracia racial, haja vista a preocupação com a condição de vida dos cativos, sobretudo com a alimentação dos escravos menores.

c) Percebemos uma ampla possibilidade de mobilidade social, pois temos escravos que frequentam em igualdade de condições, os mesmos ambientes que os brancos aristo-cratas.

d) A historiografia vem sendo reescrita ao longo do tempo e o viés de agressão e violência para com os negros, ganha uma percepção nova, enfocando as relações de afeto e carinho, como na figura aci-ma.

70) Tornou-se costume desdobrar a cidadania em

direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cida-dãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos funda-mentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igual-dade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular.

É possível haver direitos civis sem direitos po-líticos. Estes se referem à participação do cidadão no governo da sociedade. Seu exercício é limitado à parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em socie-dade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia de sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Em tese, eles podem existir sem os direitos civis e, certamente, sem os direitos políticos. (José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.)

A Revolução Francesa, ao inaugu-rar a Idade Contemporânea, traz consigo também uma nova preocupação no que concerne ̀ a questão dos direitos. Assinale abaixo, a opção que foca COR-RETAMENTE essa questão:

a) A manutenção da estrutura social estratifica-da, trouxe para o Ocidente a permanência dos benefícios aristocráticos, calcados no chamado “direito de herança”.

b) A mudança da condição de súdito para cidadão, faz com que o Estado estrutural um vínculo com o indivíduo, através do es-tabelecimento de direitos e deveres entre eles.

c) Mesmo com a presença do iluminismo, ocorreu a manutenção dos privilégios feu-dais.

d) A burguesia foi a classe social que pensou, articulou e realizou a revolução, daí, a His-tória reconhecer a revolução como burgue-sa.

71) O processo de unificação das duas nações, Alema-

nha e Itália, ocorreu entre as décadas de 1860 e 1870. Cada processo teve seus Estados que conduziram toda a movimentação política e todos os conflitos para que as unificações se realizassem. No entanto, o elemento comum que refor-

çou o incremento desses processos foi:a) O reforço do ideário nacionalista, num

contexto em que o crescimento do interna-cionalismo socialista crescia e dificultava o avanço do capitalismo.

b) A movimentação da burguesia, representada na Alemanha pela Prússia e na Itália pelo Piemonte- Sardenha, que viam uma gran-de necessidade de articular mercados e de retomar o nacionalismo.

c) O amplo apoio da França, que defendia a formação de um bloco de países capitalistas europeus para conter o avanço do movimen-to operário.

d) O apoio dos Estados Unidos, que através da Doutrina Monroe, defendia a formação dos Estados Nacionais.

20 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

72) Durante a II Grande Guerra (1939-1945),um aspecto da ação militar da União Soviética representada na charge abaixo está ligada:

a) A assinatura do Pacto de Não – agressão com a Alemanha, que previa também a divisão da Polônia em duas partes.

b) Demonstrou a superioridade técnica do exército soviético, que, liderado por Romell, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.

c) Viabilizou a libertação de Paris pelo exército da resistência russo, liderado pelo experiente herói de guerra, Mikhail Gorbatchev.

d) Abertura da primeira frente de guerra contra o Eixo, liderada pela União Soviética, a partir da vitória na Batalha de Stalingrado sobre os nazistas.

Assinale no local apropriado no seu cartão

de resposta o

nº 1desta prova.

21 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

MatemáticaRascunho73) O produto 58.55.88.85 é igual a:

a) 4013.b) 1340.c) 1326.d) 160026.

74) Se 1 3 log x + log 3 = log 6 então x é igual a:

a) 2.b) 3.c) 4.d) 8.

75) O triângulo construído no primeiro quadrante, limitado pelos eixos coorde-nados e o gráfico da reta mx + ny = 12, com m > 0, n > 0, tem área igual a 18. Então m.n é igual a:

a) 4.b) 6.c) 9.d) 12.

76) Dentre nove médicos, têm-se dois gas-troenterologistas, um neurologista, dois proctologistas, três reumatologistas e um ortopedista. Considerando todas as equipes de três médicos que podem ser formadas, a probabilidade de se escolher uma equipe com um neurologista e um ortopedista é de:

a) 1/7.b) 1/9.c) 1/12.d) 1/15.

22 - SUPREMA 2018 - Processo Seletivo 05/08/2018 - P1

Rascunho

––––77) O valor de √36% é:a) 6%.b) 0,6.c) 0,06.d) 0,6%.

78) No triângulo MNP ao seguir, tem-se MN = MP. Se R é um ponto entre M e N tal que MR = RP = PN então o ângulo de vértice M mede:

a) 30º.b) 36º.c) 48º.d) 60º.

79) A soma dos termos da progressão arit-mética 30, 30 1

5, 30 2 5, 30 3

5, ..., 40 é:a) 1400.b) 1600.c) 1715.d) 1785.

80) Uma pirâmide quadrangular regular tem como base um quadrado de lado 2√2m e altura igual ao triplo da medida da dia-gonal da base. O volume, em m3, desta pirâmide é igual a:

a) 36.b) 32.c) 8√2.d) 16.

M

N P

R

PROVA : 01

1 B 23 D 41 C 61 B

2 D 24 C 42 B 62 B

3 C 25 D 43 D 63 B

4 A 26 B 44 C 64 A

5 A 27 B 45 A 65 C

6 B 28 C 46 A 66 C

7 B 29 A 47 A

8 C 30 B 48 B 67 C

9 C 49 B 68 B

10 D 31 B 50 C 69 A

11 A 32 D 51 C 70 B

12 D 33 D 52 A 71 B

13 B 34 D 53 A 72 D

14 D 35 A 54 D

36 B 55 D 73 A

15 D 37 A 56 A 74 D

16 A 38 A 57 B 75 A

17 C 39 D 58 A 76 C

18 B 40 B 59 B 77 B

19 A 60 C 78 B

20 D 79 D

21 B 80 B

22 C

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

MATEMÁTICA

PORTUGUÊS

INGLÊS

FÍSICA

QUÍMICA

BIOLOGIA

PROVAS DE REDAÇÃO TRÊS RIOS 2018/1

Leia os textos abaixo:

1 “[...] a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência promoveu o

seminário “Os veículos de comunicação de massa como potencializadores da

divulgação científica” no dia 7/8, na Tenda da Ciência, na Fiocruz. Um dos convidados

foi o médico e comentarista de saúde da TV Globo, Globo News e Rádio CBN, Luis

Fernando Correia, que falou sobre “Quando a ciência e a saúde viram notícia”,

buscando abordar o papel da TV e do rádio na difusão da ciência”.

2 “A importância de organizar o discurso internamente antes de ser transmitido para a

população foi um dos cuidados citados por Luis Fernando Correia. “O repórter precisa

checar as informações. [...] é preciso ouvir diferentes fontes para esclarecer as

principais dúvidas da população. Já os cientistas precisam ser treinados para saberem

passar os dados técnicos de forma mais simples”.

3 “Mostrando recortes de jornal, antigos e recentes, com matérias, especiais e infográficos, Flávia Junqueira citou as dificuldades de aproximar o público classe C e D do tema saúde e ciência. “Sempre que queremos tratar de algum assunto sério e complexo, tentamos associar com alguma coisa mais divertida e lúdica para que os nossos leitores se interessem pela matéria”.

Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/1536-divulgacao-cientifica-em-meios-de-comunicacao-de-massa-e-tema-de-seminario. Acesso em 04 juh. 2018. Proposta:

A partir das informações apresentadas, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema:

“A imprensa permanece como importante aliada para a divulgação e popularização da ciência”.

Dê um título ao seu trabalho.