Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation...

6
IPT e Smar assinam convŒnio de Cooperaçªo TØcnica no 17th WPC Esse fornecimento abrange a planta de fabricaçªo de solventes da Rhodia e estÆ previsto para ser finalizado em dezembro deste ano PÆg.2 Rhodia implanta mais um SYSTEM302 no seu conjunto industrial de Paulínia O evento, que acontece de 19 a 22 de novembro, em Sªo Paulo, contarÆ com os lançamentos e as novi- dades da Smar PÆg.3 No 17th WPC - Congresso Mundial de Petróleo - que ocorreu em setembro, no Rio de Janeiro, a Smar firmou mais uma parceria com o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Desta vez, a empresa fechou com a entidade um ConvŒnio de Cooperaçªo TØcnica. O convŒnio prevŒ mœtua colaboraçªo entre o IPT e Smar, durante cinco anos, nas Æreas de desenvolvimento, pesquisa, auditorias, prestaçªo de serviços e projetos, que ajudarªo na formaçªo de um Centro de ExcelŒncia em Mediçªo de Vazªo. Criado hÆ mais de 100 anos e ligado à Secretaria da CiŒncia, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Sªo Paulo, o IPT trabalha com cerca de 400 pesquisadores e o seu orçamento anual Ø de aproximadamente R$ 100 milhıes. A parceria entre a Smar e o Instituto Ø antiga. Desde 1992, quando o IPT criou o primeiro laboratório de Mediçªo de Vazªo do Brasil e o œnico do mundo com protocolo Fieldbus de comunicaçªo, a Smar mantØm uma ligaçªo com o Instituto. O presidente da Smar, Edmundo Gorini, o diretor Executivo do IPT Marcos Alberto Bruno, o diretor TØcnico do IPT, Francisco Nigro, assinando a parceria, e o diretor da Petrobras, Irani Varela

Transcript of Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation...

Page 1: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Atendimento

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Rogério da Mata, Fulvio PB Machado, José A. CarnevalliEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: André AlmeidaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada aautorização.

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435.3518Fax: (19) 3435.3518e-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

ONG OndAzul ensina na Rio Oil & Gas comopreservar os recursos naturais

Durante a Rio Oil & Gas, funcionários da Smar estiveram visitando o estandeda Fundação OndAzul, ONG presidida pelo cantor e compositor Gilberto Gil,que por meio de campanhas como "Praia Limpa, praia Linda", "Não deixe o marmorrer na praia", "Abraço à praia da Barra" e "Abraço à praia de Ramos" -protege a natureza e melhora a qualidade de vida.

No estande Petrobras, onde a OndAzul também estava presente, o professorde Reciclagem e Cultura da ONG, Jorge Luiz Malaquias, mostrou aos funcionáriosda Smar como aproveitar de maneira consciente os recursos que a naturezaoferece.

A ONG OndAzul está completando 12 anos e além de campanhas ela também realiza ações de Reciclageme cultura, Recuperação e conservação de Manguezais da Bahia de Guanabara, Gestão de recursos ambientaisdo município de Cairú e o Seminário Internacional da Bahia de Todos os Santos.

A OndAzul vive de contribuições de empresas, como a Petrobras, que compartilham das mesmas idéiase que entendem que uma relação saudável com o meio ambiente nasce também da responsabilidadeempresarial.

Entre em contato com a OndAzul pelo fone/fax: (21) 2533 3619 ou e-mail: [email protected]

Smar ganha o prêmio "Excellence in Automation"concedido pela revista IAN

IPT e Smar assinamconvênio de Cooperação

Técnica no 17th WPC

Unidade Móvel espalhando conhecimentospelo Brasil

Esse fornecimento abrange a planta de fabricaçãode solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste anoPág.2

Rhodia implanta mais umSYSTEM302 no seu

conjunto industrial dePaulínia

O evento, que acontece de 19 a 22 de novembro, emSão Paulo, contará com os lançamentos e as novi-dades da SmarPág.3

No 17th WPC - Congresso Mundial dePetróleo - que ocorreu em setembro, no Rio deJaneiro, a Smar firmou mais uma parceria como IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.Desta vez, a empresa fechou com a entidadeum Convênio de Cooperação Técnica.

O convênio prevê mútua colaboração entre oIPT e Smar, durante cinco anos, nas áreas dedesenvolvimento, pesquisa, auditorias,prestação de serviços e projetos, que ajudarãona formação de um Centro de Excelência emMedição de Vazão.

Criado há mais de 100 anos e ligado àSecretaria da Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento Econômico e Turismo doEstado de São Paulo, o IPT trabalha com cercade 400 pesquisadores e o seu orçamento anualé de aproximadamente R$ 100 milhões.

A parceria entre a Smar e o Instituto é antiga.Desde 1992, quando o IPT criou o primeirolaboratório de Medição de Vazão do Brasil e oúnico do mundo com protocolo Fieldbus decomunicação, a Smar mantém uma ligação como Instituto.

Smar participa do Grupo edesenvolve produtos FDT/DTM

A Smar, em conjunto coma ABB, Endress & Hauser,Foxboro, Metso, Siemens,entre outras empresas, estáparticipando ativamente dogrupo internacional quedesenvolve e promove o usoda tecnologia FDT/DTM (Field

Device Tool / Device Type Manager).Segundo o engenheiro da Smar, Rogério da Mata, até

o momento a empresa desenvolveu DTMs para oposicionador HART FY301, e um protótipo para otransmissor de pressão Foundation Fieldbus - LD302.Além destes produtos, a empresa está trabalhando paraque o software de manutenção via internet - AssetView- também suporte DTMs, além das páginas ASP.

"Como se trata de uma tecnologia aberta, a idéia édominá-la de forma que tenhamos independência nodesenvolvimento dos componentes de software paraos nossos equipamentos e eventualmente paraterceiros�, analisa Rogério.

Para se entender a tecnologia FDT, podemoscompara-la a um processador de textos Word e osdrivers das impressoras. A comunicação do Word (FDT)com os drivers das impressoras (DTMs) é padronizada.Portanto, qualquer fabricante de impressoras podevender seu equipamento para usuários do Word, basta

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de Processos continua espalhando conhecimentos peloBrasil. No mês de setembro, ela esteve em Curitiba/PR, ministrando um treinamento sobre ControladoresLógicos Programáveis para os professores do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica).

De acordo com o professor Daniel Balieiro, um dos participantes docurso, a vinda da Unidade Móvel foi muito importante para o CEFET epara a comunidade local, pois ela junto com o SENAI e a Smar contribuipara o desenvolvimento tecnológico do país.

Ainda segundo o professor, a abordagem sobre Instrumentação eControle Automático aplicado só aconteceu recentemente no CEFET,mas os resultados já estão sendo observados nos projetos finais detrabalho de curso dos alunos.

A Smar acaba de ganhar o prêmio "Excellence in Automation" concedido pela revista americana IAN -Instrumentation & Automation News - pelo seu produto DC302.

Lançado no ano passado, o DC302 apresenta uma tecnologia pioneira que permite a fácil integraçãoentre o Fieldbus e E/S convencionais. Dessa forma é possível realizar a integração de estratégias decontrole discretos, explorando o potencial do protocolo Fieldbus Foundation e provendo serviços decomunicação para "links" de controle, de supervisão OPC,de configuração OLE e de manutenção.

O DC302 é parte integrante do SYSTEM302 e pode serinstalado perto de sensores e atuadores, eliminando anecessidade de extensos cabos associados aos painéise bandeijamentos para as E/S convencionais, reduzindoo custo do sistema.

O presidente da Smar, Edmundo Gorini, o diretor Executivo do IPTMarcos Alberto Bruno, o diretor Técnico do IPT, Francisco Nigro,assinando a parceria, e o diretor da Petrobras, Irani Varela

apenas fornecer um driver (componente de software)que atenda a essa especificação padronizada e aberta.

O DTM (assim como o driver da impressora) possuitodas as informações sobre o comportamento doequipamento de campo. Assim, um fabricante podefornecer desde um simples DTM, que só permite oacesso às variáveis do equipamento, até um DTM commais funções, como interfaces gráficas paraconfiguração, calibração e diagnóstico, guia para soluçãode problemas etc. Para integrar o equipamento a umsoftware que suporte FDT basta instalar o DTMcorrespondente.

A troca de informações entre o aplicativo principal(FDT) e os DTMs (drivers) é feita através de documentosXML, um padrão aberto, largamente empregado naInternet . Além disso, as interfaces de software sãoindependentes do protocolo de comunicação, garantindoque qualquer protocolo pode ser acessado através deDTMs apropriados. Atualmente existem produtosdesenvolvidos para HART, Profibus e o protótipo paraFoundation Fieldbus, que está bastante avançado.

A tecnologia FDT/DTM apresenta inúmeros benefícios.Para os usuários finais abre-se a possibilidade deescolha. Ao optar por uma ferramenta baseada em FDT/DTM o usuário poderá escolher o equipamento quemelhor atender à sua aplicação. E para o fabricante avantagem desta nova tecnologia é que se torna possívelintegrar seu produto a qualquer sistema que seja baseadoem FDT, sabendo que todo o investimento feito nafacilidade de uso e recursos do DTM e do equipamentoficará visível ao usuário.

Professores do CEFET

Page 2: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Rhodia implanta mais umsistema Foundation

Fieldbus

Smar leva novidade etradição para a ISA South

América

Jonas Berge recebeprêmio da ISA e participa

do livro de Liptak

Jonas Berge, autor do livro "Fieldbuses forProcess Control" e gerente da subsidiária da Smarem Cingapura, recebeu o prêmio "Molloy Award",pelo livro mais vendido no departamento depublicações da ISA - International Standard ofAmérica - durante este ano.

O gerente da Smar também participa da 3ªversão atualizada do livro "Instrument EngineersHandbook", de Bela G. Liptak, escrevendo oscapítulos sobre barramentos de campo.

Jonas foi convidado por Liptak para participardo seu livro, graças a sua experiência comfieldbus, que começou em 1994, tendo participadodo grupo de especificação dos blocos funcionaisdo Foundation Fieldbus.

Feira da ISA em Chicagomostra que as empresasabrem novos mercados

A ISA SHOW Internacional 2002, que ocorreu nomês de outubro, em Chicago (EUA), se recuperoudo trauma do ano passado, quando foi encerradaantecipadamente devido aos ataques terroristas de11 de setembro ocorridos nos Estados Unidos.

Apesar da crise econômica que se alastrou pelomundo após os atentados, a Feira estámostrando que as empresas de automação sãoousadas e estão investindo cada vez mais. É ocaso da Smar, que abre novos mercadosapoiando e participando ativamente dodesenvolvimento de tecnologias de ponta.

De acordo com Marcelo Dultra, gerente geral dasubsidiária da empresa em Houston, a participaçãoda Smar no mercado americano e mundial temcrescido rapidamente. "Os clientes não queremmais conviver com tecnologias ultrapassadas, porisso estão investindo constantemente em novosprojetos", analisa Dultra.

Os visitantes da ISA Internacional puderamconferir as novidades da Smar no seu estande, enos estandes da Smar Research, FieldbusFoundation, Profibus, HART e FDT.

Além de estar presente, por meio dos seusprodutos e serviços em vários estandes da feira, aSmar também participou ativamente do Congressocom a apresentação de trabalhos aclamados, quejá trouxeram vários prêmios para o Brasil. Nesteano, Claudio Fayad e Douglas Fábio representarama empresa.

Liptak esteve no estande da Smar conversando sobre novastecnologias com Jonas Berge, Pedro Biondo e Marcelo Dultra

A Rhodia, empresa líder sul - americana emquímica de especialidades, adquiriu, emoutubro, mais um SYSTEM302 - sistema comtecnologia Foundation Fieldbus da Smar - paraser implantado no seu conjunto industrial,localizado em Paulínia/SP.

Esse fornecimento, que está sendo realizado paraa automação do projeto Colibri, utiliza oSYSTEM302 composto por DFI302 redundante epelo Controlador Lógico Programável - LC700. Suasupervisão será feita pelo software INTOUCH comrede fieldbus prevista para 26 dispositivos.

O projeto Colibri abrange a planta de fabricaçãode Solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste ano. De acordocom Eduardo Benatti, gerente de Projetos e

Transmissores da Linha301 em projeto de

cogeração do Grupo Cosan

Investimentos da empresa, 90% desta planta estáautomatizada com tecnologia Fieldbus."Nossoobjetivo é automatizar 100%", observa Benatti.

Instalada no Brasil desde 1919, a Rhodia temfábricas em cinco Estados (São Paulo, Bahia,Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul),que produzem matéria prima para a indústria têxtil,química e farmacêutica.

Em Paulínia, a empresa está implantando seumaior conjunto industrial químico, com 30 unidadesde fabricação, um centro de pesquisas, estaçãoexperimental e laboratórios de desenvolvimento eaplicação de seus produtos.

A Usina da Serra, do Grupo Cosan, localizadana cidade paulista de Ibaté, colocou recentementeem operação sua nova casa de força,especialmente projetada para cogeração de energia.

Essa instalação está equipada com umturbogerador de 15MVA, que gera energia em13,8KV, abastecendo toda a indústria e fornecendoo excedente à concessionária local. Nasinstalações, com essas características, o controlepreciso dos parâmetros de trabalho mais críticos,como a lubrificação de mancais, é essencial paraassegurar uma alta confiabilidade operacional. Poressa razão, a escolha dos transmissores depressão a serem utilizados nestes processos érigorosa.

Dessa forma, a equipe técnica da Usina daSerra e a empresa de engenharia NG Metalúrgica,fornecedora da turbina de múltiplo-estágio,optaram pela linha 301 de transmissoresinteligentes da Smar. Este produto tem umhistórico confiável em aplicações de alta precisãoe responsabilidade.

22 de Novembro (Sexta-Feira)

Auditório B1

12h15 - 13h00 Otimização do Processo deCozimento Utilizando a Tecnologia FieldbusFoundation Arno Mundstock (Cambará Produtos Florestais)

Auditório B2

11h30 - 12h15 Confiabilidade com FoundationFieldbusClaudio A. Fayad e Pedro A. Biondo

21 de Novembro (Quinta-Feira)

Auditório C2

09h30 � 10h15 A Implementação e Uso de WebServices em Sistemas de Gerenciamento deEquipamentosMarco A O. Pagnano

16h30 � 17h15 Gerenciamento de Equipamentosem Tempo RealMarco A. O. Pagnano

18h00 � 18h45 Interface Hart/FoundationFieldbusRogério S. Mata

19 de Novembro (Terça-Feira)

Auditório B1/B213h30 - 15h00 A Nuclear Perspective on I&CUpgrades and Fieldbus StrategiesMichael H. Miller (Duke Energy Corporation /Oconee Nuclear Station / Estados Unidos)

Auditórios C1/C210h30 � 12h00 Open Fieldbus Architecture ForInformation IntegrationDavid A. Glanzer (Fieldbus Foundation/ EstadosUnidos)

15h00 � 16h30 Addressing Benefits and FAQS ofFieldbus Based FCS ArchitectureJonas Berge (Smar/Singapura)

Considerado um dos mais expressivos eventosmundiais da área de automação de sistemas, oISA Show South América 2002, que ocorrerá de 19a 22 de novembro, no ITM - EXPO Feiras &Convenções em São Paulo - contará novamentecom a presença da Smar.

Uma das novidades da empresa para a feira é aversão do AssetView - software de manutençãovia internet, que suporta páginas WEB e DTMsHART e Foundation Fieldbus

Outra inovação da Smar que será mostrada noevento é o HPI311 Plus, configurador do CD600 quecomporta vários tipos de terminais portáteis baseadosem Palm OS. Essa aplicação transforma o Palmem uma ferramenta de configuração e diagnóstico,facilitando o uso e a programação On line e Off linedo CD600.

Além desses lançamentos, a empresa estaráexpondo as tecnologias HART, Profibus e otradicional SYSTEM302, produto que já foi aplicadoem diversos países do mundo nos mais variadossegmentos industriais e é uma referência emsistema Foundation Fieldbus.

Mas, a maior novidade que a Smar vai levar paraa ISA não é uma nova tecnologia, é um programade ação social. A empresa estará comercializandona Feira a "smar collection", uma grife contendovários produtos como: camisas, camisetas, CDs,canetas, bonés, chaveiros etc.

ConjuntoIndustrial daRhodia emPaulínia

�smar collection�: presente na ISA e sucesso na Feira IndustrialSucroalcooleira

O Brasil mais uma vez conquistaprêmios internacionais

Na cerimônia de abertura da feira, mais uma vez oBrasil foi prestigiado por colaborar para odesenvolvimento tecnológico mundial.

Desta vez por meio do prêmio "Douglas H. Annin",conferido a Libânio de Souza, diretor de Pesquisa eDesenvolvimento da Smar.

Esse prêmio foi o reconhecimento da contribuiçãode Libânio em projetos de dispositivos, que permitema interface entre os antigos sinais analógicos e atecnologia fieldbus.

Os premiados Jonas e Libânio

O lucro liquido arrecado com as vendas destesprodutos será destinado ao Lar Escola ProfessorEurípides Barsanulfo, que cuida de crianças carentesem Sertãozinho, cidade onde está localizada amatriz da Smar.

A empresa também estará participando do 2ºCongresso Internacional de Automação, Sistemase Instrumentação, que ocorre paralelo à ISA. Confiraa programação:

Transmissores Smar controlando variáveis críticas

Page 3: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Rhodia implanta mais umsistema Foundation

Fieldbus

Smar leva novidade etradição para a ISA South

América

Jonas Berge recebeprêmio da ISA e participa

do livro de Liptak

Jonas Berge, autor do livro "Fieldbuses forProcess Control" e gerente da subsidiária da Smarem Cingapura, recebeu o prêmio "Molloy Award",pelo livro mais vendido no departamento depublicações da ISA - International Standard ofAmérica - durante este ano.

O gerente da Smar também participa da 3ªversão atualizada do livro "Instrument EngineersHandbook", de Bela G. Liptak, escrevendo oscapítulos sobre barramentos de campo.

Jonas foi convidado por Liptak para participardo seu livro, graças a sua experiência comfieldbus, que começou em 1994, tendo participadodo grupo de especificação dos blocos funcionaisdo Foundation Fieldbus.

Feira da ISA em Chicagomostra que as empresasabrem novos mercados

A ISA SHOW Internacional 2002, que ocorreu nomês de outubro, em Chicago (EUA), se recuperoudo trauma do ano passado, quando foi encerradaantecipadamente devido aos ataques terroristas de11 de setembro ocorridos nos Estados Unidos.

Apesar da crise econômica que se alastrou pelomundo após os atentados, a Feira estámostrando que as empresas de automação sãoousadas e estão investindo cada vez mais. É ocaso da Smar, que abre novos mercadosapoiando e participando ativamente dodesenvolvimento de tecnologias de ponta.

De acordo com Marcelo Dultra, gerente geral dasubsidiária da empresa em Houston, a participaçãoda Smar no mercado americano e mundial temcrescido rapidamente. "Os clientes não queremmais conviver com tecnologias ultrapassadas, porisso estão investindo constantemente em novosprojetos", analisa Dultra.

Os visitantes da ISA Internacional puderamconferir as novidades da Smar no seu estande, enos estandes da Smar Research, FieldbusFoundation, Profibus, HART e FDT.

Além de estar presente, por meio dos seusprodutos e serviços em vários estandes da feira, aSmar também participou ativamente do Congressocom a apresentação de trabalhos aclamados, quejá trouxeram vários prêmios para o Brasil. Nesteano, Claudio Fayad e Douglas Fábio representarama empresa.

Liptak esteve no estande da Smar conversando sobre novastecnologias com Jonas Berge, Pedro Biondo e Marcelo Dultra

A Rhodia, empresa líder sul - americana emquímica de especialidades, adquiriu, emoutubro, mais um SYSTEM302 - sistema comtecnologia Foundation Fieldbus da Smar - paraser implantado no seu conjunto industrial,localizado em Paulínia/SP.

Esse fornecimento, que está sendo realizado paraa automação do projeto Colibri, utiliza oSYSTEM302 composto por DFI302 redundante epelo Controlador Lógico Programável - LC700. Suasupervisão será feita pelo software INTOUCH comrede fieldbus prevista para 26 dispositivos.

O projeto Colibri abrange a planta de fabricaçãode Solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste ano. De acordocom Eduardo Benatti, gerente de Projetos e

Transmissores da Linha301 em projeto de

cogeração do Grupo Cosan

Investimentos da empresa, 90% desta planta estáautomatizada com tecnologia Fieldbus."Nossoobjetivo é automatizar 100%", observa Benatti.

Instalada no Brasil desde 1919, a Rhodia temfábricas em cinco Estados (São Paulo, Bahia,Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul),que produzem matéria prima para a indústria têxtil,química e farmacêutica.

Em Paulínia, a empresa está implantando seumaior conjunto industrial químico, com 30 unidadesde fabricação, um centro de pesquisas, estaçãoexperimental e laboratórios de desenvolvimento eaplicação de seus produtos.

A Usina da Serra, do Grupo Cosan, localizadana cidade paulista de Ibaté, colocou recentementeem operação sua nova casa de força,especialmente projetada para cogeração de energia.

Essa instalação está equipada com umturbogerador de 15MVA, que gera energia em13,8KV, abastecendo toda a indústria e fornecendoo excedente à concessionária local. Nasinstalações, com essas características, o controlepreciso dos parâmetros de trabalho mais críticos,como a lubrificação de mancais, é essencial paraassegurar uma alta confiabilidade operacional. Poressa razão, a escolha dos transmissores depressão a serem utilizados nestes processos érigorosa.

Dessa forma, a equipe técnica da Usina daSerra e a empresa de engenharia NG Metalúrgica,fornecedora da turbina de múltiplo-estágio,optaram pela linha 301 de transmissoresinteligentes da Smar. Este produto tem umhistórico confiável em aplicações de alta precisãoe responsabilidade.

22 de Novembro (Sexta-Feira)

Auditório B1

12h15 - 13h00 Otimização do Processo deCozimento Utilizando a Tecnologia FieldbusFoundation Arno Mundstock (Cambará Produtos Florestais)

Auditório B2

11h30 - 12h15 Confiabilidade com FoundationFieldbusClaudio A. Fayad e Pedro A. Biondo

21 de Novembro (Quinta-Feira)

Auditório C2

09h30 � 10h15 A Implementação e Uso de WebServices em Sistemas de Gerenciamento deEquipamentosMarco A O. Pagnano

16h30 � 17h15 Gerenciamento de Equipamentosem Tempo RealMarco A. O. Pagnano

18h00 � 18h45 Interface Hart/FoundationFieldbusRogério S. Mata

19 de Novembro (Terça-Feira)

Auditório B1/B213h30 - 15h00 A Nuclear Perspective on I&CUpgrades and Fieldbus StrategiesMichael H. Miller (Duke Energy Corporation /Oconee Nuclear Station / Estados Unidos)

Auditórios C1/C210h30 � 12h00 Open Fieldbus Architecture ForInformation IntegrationDavid A. Glanzer (Fieldbus Foundation/ EstadosUnidos)

15h00 � 16h30 Addressing Benefits and FAQS ofFieldbus Based FCS ArchitectureJonas Berge (Smar/Singapura)

Considerado um dos mais expressivos eventosmundiais da área de automação de sistemas, oISA Show South América 2002, que ocorrerá de 19a 22 de novembro, no ITM - EXPO Feiras &Convenções em São Paulo - contará novamentecom a presença da Smar.

Uma das novidades da empresa para a feira é aversão do AssetView - software de manutençãovia internet, que suporta páginas WEB e DTMsHART e Foundation Fieldbus

Outra inovação da Smar que será mostrada noevento é o HPI311 Plus, configurador do CD600 quecomporta vários tipos de terminais portáteis baseadosem Palm OS. Essa aplicação transforma o Palmem uma ferramenta de configuração e diagnóstico,facilitando o uso e a programação On line e Off linedo CD600.

Além desses lançamentos, a empresa estaráexpondo as tecnologias HART, Profibus e otradicional SYSTEM302, produto que já foi aplicadoem diversos países do mundo nos mais variadossegmentos industriais e é uma referência emsistema Foundation Fieldbus.

Mas, a maior novidade que a Smar vai levar paraa ISA não é uma nova tecnologia, é um programade ação social. A empresa estará comercializandona Feira a "smar collection", uma grife contendovários produtos como: camisas, camisetas, CDs,canetas, bonés, chaveiros etc.

ConjuntoIndustrial daRhodia emPaulínia

�smar collection�: presente na ISA e sucesso na Feira IndustrialSucroalcooleira

O Brasil mais uma vez conquistaprêmios internacionais

Na cerimônia de abertura da feira, mais uma vez oBrasil foi prestigiado por colaborar para odesenvolvimento tecnológico mundial.

Desta vez por meio do prêmio "Douglas H. Annin",conferido a Libânio de Souza, diretor de Pesquisa eDesenvolvimento da Smar.

Esse prêmio foi o reconhecimento da contribuiçãode Libânio em projetos de dispositivos, que permitema interface entre os antigos sinais analógicos e atecnologia fieldbus.

Os premiados Jonas e Libânio

O lucro liquido arrecado com as vendas destesprodutos será destinado ao Lar Escola ProfessorEurípides Barsanulfo, que cuida de crianças carentesem Sertãozinho, cidade onde está localizada amatriz da Smar.

A empresa também estará participando do 2ºCongresso Internacional de Automação, Sistemase Instrumentação, que ocorre paralelo à ISA. Confiraa programação:

Transmissores Smar controlando variáveis críticas

Page 4: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Sm

ar

líd

er

em

au

tom

ão

Rhodia implanta mais umsistema Foundation

Fieldbus

Smar leva novidade etradição para a ISA South

América

Jonas Berge recebeprêmio da ISA e participa

do livro de Liptak

Jonas Berge, autor do livro "Fieldbuses forProcess Control" e gerente da subsidiária da Smarem Cingapura, recebeu o prêmio "Molloy Award",pelo livro mais vendido no departamento depublicações da ISA - International Standard ofAmérica - durante este ano.

O gerente da Smar também participa da 3ªversão atualizada do livro "Instrument EngineersHandbook", de Bela G. Liptak, escrevendo oscapítulos sobre barramentos de campo.

Jonas foi convidado por Liptak para participardo seu livro, graças a sua experiência comfieldbus, que começou em 1994, tendo participadodo grupo de especificação dos blocos funcionaisdo Foundation Fieldbus.

Feira da ISA em Chicagomostra que as empresasabrem novos mercados

A ISA SHOW Internacional 2002, que ocorreu nomês de outubro, em Chicago (EUA), se recuperoudo trauma do ano passado, quando foi encerradaantecipadamente devido aos ataques terroristas de11 de setembro ocorridos nos Estados Unidos.

Apesar da crise econômica que se alastrou pelomundo após os atentados, a Feira estámostrando que as empresas de automação sãoousadas e estão investindo cada vez mais. É ocaso da Smar, que abre novos mercadosapoiando e participando ativamente dodesenvolvimento de tecnologias de ponta.

De acordo com Marcelo Dultra, gerente geral dasubsidiária da empresa em Houston, a participaçãoda Smar no mercado americano e mundial temcrescido rapidamente. "Os clientes não queremmais conviver com tecnologias ultrapassadas, porisso estão investindo constantemente em novosprojetos", analisa Dultra.

Os visitantes da ISA Internacional puderamconferir as novidades da Smar no seu estande, enos estandes da Smar Research, FieldbusFoundation, Profibus, HART e FDT.

Além de estar presente, por meio dos seusprodutos e serviços em vários estandes da feira, aSmar também participou ativamente do Congressocom a apresentação de trabalhos aclamados, quejá trouxeram vários prêmios para o Brasil. Nesteano, Claudio Fayad e Douglas Fábio representarama empresa.

Liptak esteve no estande da Smar conversando sobre novastecnologias com Jonas Berge, Pedro Biondo e Marcelo Dultra

A Rhodia, empresa líder sul - americana emquímica de especialidades, adquiriu, emoutubro, mais um SYSTEM302 - sistema comtecnologia Foundation Fieldbus da Smar - paraser implantado no seu conjunto industrial,localizado em Paulínia/SP.

Esse fornecimento, que está sendo realizado paraa automação do projeto Colibri, utiliza oSYSTEM302 composto por DFI302 redundante epelo Controlador Lógico Programável - LC700. Suasupervisão será feita pelo software INTOUCH comrede fieldbus prevista para 26 dispositivos.

O projeto Colibri abrange a planta de fabricaçãode Solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste ano. De acordocom Eduardo Benatti, gerente de Projetos e

Transmissores da Linha301 em projeto de

cogeração do Grupo Cosan

Investimentos da empresa, 90% desta planta estáautomatizada com tecnologia Fieldbus."Nossoobjetivo é automatizar 100%", observa Benatti.

Instalada no Brasil desde 1919, a Rhodia temfábricas em cinco Estados (São Paulo, Bahia,Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul),que produzem matéria prima para a indústria têxtil,química e farmacêutica.

Em Paulínia, a empresa está implantando seumaior conjunto industrial químico, com 30 unidadesde fabricação, um centro de pesquisas, estaçãoexperimental e laboratórios de desenvolvimento eaplicação de seus produtos.

A Usina da Serra, do Grupo Cosan, localizadana cidade paulista de Ibaté, colocou recentementeem operação sua nova casa de força,especialmente projetada para cogeração de energia.

Essa instalação está equipada com umturbogerador de 15MVA, que gera energia em13,8KV, abastecendo toda a indústria e fornecendoo excedente à concessionária local. Nasinstalações, com essas características, o controlepreciso dos parâmetros de trabalho mais críticos,como a lubrificação de mancais, é essencial paraassegurar uma alta confiabilidade operacional. Poressa razão, a escolha dos transmissores depressão a serem utilizados nestes processos érigorosa.

Dessa forma, a equipe técnica da Usina daSerra e a empresa de engenharia NG Metalúrgica,fornecedora da turbina de múltiplo-estágio,optaram pela linha 301 de transmissoresinteligentes da Smar. Este produto tem umhistórico confiável em aplicações de alta precisãoe responsabilidade.

22 de Novembro (Sexta-Feira)

Auditório B1

12h15 - 13h00 Otimização do Processo deCozimento Utilizando a Tecnologia FieldbusFoundation Arno Mundstock (Cambará Produtos Florestais)

Auditório B2

11h30 - 12h15 Confiabilidade com FoundationFieldbusClaudio A. Fayad e Pedro A. Biondo

21 de Novembro (Quinta-Feira)

Auditório C2

09h30 � 10h15 A Implementação e Uso de WebServices em Sistemas de Gerenciamento deEquipamentosMarco A O. Pagnano

16h30 � 17h15 Gerenciamento de Equipamentosem Tempo RealMarco A. O. Pagnano

18h00 � 18h45 Interface Hart/FoundationFieldbusRogério S. Mata

19 de Novembro (Terça-Feira)

Auditório B1/B213h30 - 15h00 A Nuclear Perspective on I&CUpgrades and Fieldbus StrategiesMichael H. Miller (Duke Energy Corporation /Oconee Nuclear Station / Estados Unidos)

Auditórios C1/C210h30 � 12h00 Open Fieldbus Architecture ForInformation IntegrationDavid A. Glanzer (Fieldbus Foundation/ EstadosUnidos)

15h00 � 16h30 Addressing Benefits and FAQS ofFieldbus Based FCS ArchitectureJonas Berge (Smar/Singapura)

Considerado um dos mais expressivos eventosmundiais da área de automação de sistemas, oISA Show South América 2002, que ocorrerá de 19a 22 de novembro, no ITM - EXPO Feiras &Convenções em São Paulo - contará novamentecom a presença da Smar.

Uma das novidades da empresa para a feira é aversão do AssetView - software de manutençãovia internet, que suporta páginas WEB e DTMsHART e Foundation Fieldbus

Outra inovação da Smar que será mostrada noevento é o HPI311 Plus, configurador do CD600 quecomporta vários tipos de terminais portáteis baseadosem Palm OS. Essa aplicação transforma o Palmem uma ferramenta de configuração e diagnóstico,facilitando o uso e a programação On line e Off linedo CD600.

Além desses lançamentos, a empresa estaráexpondo as tecnologias HART, Profibus e otradicional SYSTEM302, produto que já foi aplicadoem diversos países do mundo nos mais variadossegmentos industriais e é uma referência emsistema Foundation Fieldbus.

Mas, a maior novidade que a Smar vai levar paraa ISA não é uma nova tecnologia, é um programade ação social. A empresa estará comercializandona Feira a "smar collection", uma grife contendovários produtos como: camisas, camisetas, CDs,canetas, bonés, chaveiros etc.

ConjuntoIndustrial daRhodia emPaulínia

�smar collection�: presente na ISA e sucesso na Feira IndustrialSucroalcooleira

O Brasil mais uma vez conquistaprêmios internacionais

Na cerimônia de abertura da feira, mais uma vez oBrasil foi prestigiado por colaborar para odesenvolvimento tecnológico mundial.

Desta vez por meio do prêmio "Douglas H. Annin",conferido a Libânio de Souza, diretor de Pesquisa eDesenvolvimento da Smar.

Esse prêmio foi o reconhecimento da contribuiçãode Libânio em projetos de dispositivos, que permitema interface entre os antigos sinais analógicos e atecnologia fieldbus.

Os premiados Jonas e Libânio

O lucro liquido arrecado com as vendas destesprodutos será destinado ao Lar Escola ProfessorEurípides Barsanulfo, que cuida de crianças carentesem Sertãozinho, cidade onde está localizada amatriz da Smar.

A empresa também estará participando do 2ºCongresso Internacional de Automação, Sistemase Instrumentação, que ocorre paralelo à ISA. Confiraa programação:

Transmissores Smar controlando variáveis críticas

Page 5: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Atendimento

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Rogério da Mata, Fulvio PB Machado, José A. CarnevalliEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: André AlmeidaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada aautorização.

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435.3518Fax: (19) 3435.3518e-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

ONG OndAzul ensina na Rio Oil & Gas comopreservar os recursos naturais

Durante a Rio Oil & Gas, funcionários da Smar estiveram visitando o estandeda Fundação OndAzul, ONG presidida pelo cantor e compositor Gilberto Gil,que por meio de campanhas como "Praia Limpa, praia Linda", "Não deixe o marmorrer na praia", "Abraço à praia da Barra" e "Abraço à praia de Ramos" -protege a natureza e melhora a qualidade de vida.

No estande Petrobras, onde a OndAzul também estava presente, o professorde Reciclagem e Cultura da ONG, Jorge Luiz Malaquias, mostrou aos funcionáriosda Smar como aproveitar de maneira consciente os recursos que a naturezaoferece.

A ONG OndAzul está completando 12 anos e além de campanhas ela também realiza ações de Reciclageme cultura, Recuperação e conservação de Manguezais da Bahia de Guanabara, Gestão de recursos ambientaisdo município de Cairú e o Seminário Internacional da Bahia de Todos os Santos.

A OndAzul vive de contribuições de empresas, como a Petrobras, que compartilham das mesmas idéiase que entendem que uma relação saudável com o meio ambiente nasce também da responsabilidadeempresarial.

Entre em contato com a OndAzul pelo fone/fax: (21) 2533 3619 ou e-mail: [email protected]

Smar ganha o prêmio "Excellence in Automation"concedido pela revista IAN

IPT e Smar assinamconvênio de Cooperação

Técnica no 17th WPC

Unidade Móvel espalhando conhecimentospelo Brasil

Esse fornecimento abrange a planta de fabricaçãode solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste anoPág.2

Rhodia implanta mais umSYSTEM302 no seu

conjunto industrial dePaulínia

O evento, que acontece de 19 a 22 de novembro, emSão Paulo, contará com os lançamentos e as novi-dades da SmarPág.3

No 17th WPC - Congresso Mundial dePetróleo - que ocorreu em setembro, no Rio deJaneiro, a Smar firmou mais uma parceria como IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.Desta vez, a empresa fechou com a entidadeum Convênio de Cooperação Técnica.

O convênio prevê mútua colaboração entre oIPT e Smar, durante cinco anos, nas áreas dedesenvolvimento, pesquisa, auditorias,prestação de serviços e projetos, que ajudarãona formação de um Centro de Excelência emMedição de Vazão.

Criado há mais de 100 anos e ligado àSecretaria da Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento Econômico e Turismo doEstado de São Paulo, o IPT trabalha com cercade 400 pesquisadores e o seu orçamento anualé de aproximadamente R$ 100 milhões.

A parceria entre a Smar e o Instituto é antiga.Desde 1992, quando o IPT criou o primeirolaboratório de Medição de Vazão do Brasil e oúnico do mundo com protocolo Fieldbus decomunicação, a Smar mantém uma ligação como Instituto.

Smar participa do Grupo edesenvolve produtos FDT/DTM

A Smar, em conjunto coma ABB, Endress & Hauser,Foxboro, Metso, Siemens,entre outras empresas, estáparticipando ativamente dogrupo internacional quedesenvolve e promove o usoda tecnologia FDT/DTM (Field

Device Tool / Device Type Manager).Segundo o engenheiro da Smar, Rogério da Mata, até

o momento a empresa desenvolveu DTMs para oposicionador HART FY301, e um protótipo para otransmissor de pressão Foundation Fieldbus - LD302.Além destes produtos, a empresa está trabalhando paraque o software de manutenção via internet - AssetView- também suporte DTMs, além das páginas ASP.

"Como se trata de uma tecnologia aberta, a idéia édominá-la de forma que tenhamos independência nodesenvolvimento dos componentes de software paraos nossos equipamentos e eventualmente paraterceiros�, analisa Rogério.

Para se entender a tecnologia FDT, podemoscompara-la a um processador de textos Word e osdrivers das impressoras. A comunicação do Word (FDT)com os drivers das impressoras (DTMs) é padronizada.Portanto, qualquer fabricante de impressoras podevender seu equipamento para usuários do Word, basta

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de Processos continua espalhando conhecimentos peloBrasil. No mês de setembro, ela esteve em Curitiba/PR, ministrando um treinamento sobre ControladoresLógicos Programáveis para os professores do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica).

De acordo com o professor Daniel Balieiro, um dos participantes docurso, a vinda da Unidade Móvel foi muito importante para o CEFET epara a comunidade local, pois ela junto com o SENAI e a Smar contribuipara o desenvolvimento tecnológico do país.

Ainda segundo o professor, a abordagem sobre Instrumentação eControle Automático aplicado só aconteceu recentemente no CEFET,mas os resultados já estão sendo observados nos projetos finais detrabalho de curso dos alunos.

A Smar acaba de ganhar o prêmio "Excellence in Automation" concedido pela revista americana IAN -Instrumentation & Automation News - pelo seu produto DC302.

Lançado no ano passado, o DC302 apresenta uma tecnologia pioneira que permite a fácil integraçãoentre o Fieldbus e E/S convencionais. Dessa forma é possível realizar a integração de estratégias decontrole discretos, explorando o potencial do protocolo Fieldbus Foundation e provendo serviços decomunicação para "links" de controle, de supervisão OPC,de configuração OLE e de manutenção.

O DC302 é parte integrante do SYSTEM302 e pode serinstalado perto de sensores e atuadores, eliminando anecessidade de extensos cabos associados aos painéise bandeijamentos para as E/S convencionais, reduzindoo custo do sistema.

O presidente da Smar, Edmundo Gorini, o diretor Executivo do IPTMarcos Alberto Bruno, o diretor Técnico do IPT, Francisco Nigro,assinando a parceria, e o diretor da Petrobras, Irani Varela

apenas fornecer um driver (componente de software)que atenda a essa especificação padronizada e aberta.

O DTM (assim como o driver da impressora) possuitodas as informações sobre o comportamento doequipamento de campo. Assim, um fabricante podefornecer desde um simples DTM, que só permite oacesso às variáveis do equipamento, até um DTM commais funções, como interfaces gráficas paraconfiguração, calibração e diagnóstico, guia para soluçãode problemas etc. Para integrar o equipamento a umsoftware que suporte FDT basta instalar o DTMcorrespondente.

A troca de informações entre o aplicativo principal(FDT) e os DTMs (drivers) é feita através de documentosXML, um padrão aberto, largamente empregado naInternet . Além disso, as interfaces de software sãoindependentes do protocolo de comunicação, garantindoque qualquer protocolo pode ser acessado através deDTMs apropriados. Atualmente existem produtosdesenvolvidos para HART, Profibus e o protótipo paraFoundation Fieldbus, que está bastante avançado.

A tecnologia FDT/DTM apresenta inúmeros benefícios.Para os usuários finais abre-se a possibilidade deescolha. Ao optar por uma ferramenta baseada em FDT/DTM o usuário poderá escolher o equipamento quemelhor atender à sua aplicação. E para o fabricante avantagem desta nova tecnologia é que se torna possívelintegrar seu produto a qualquer sistema que seja baseadoem FDT, sabendo que todo o investimento feito nafacilidade de uso e recursos do DTM e do equipamentoficará visível ao usuário.

Professores do CEFET

Page 6: Atendimento - SMAR · Smar líder em automaçªo Rhodia implanta mais um sistema Foundation Fieldbus Smar leva novidade e tradiçªo para a ISA South AmØrica Jonas Berge recebe

Atendimento

SMAR RECIFEFone: (81) 3231-6521Fax: (81) 3231-6987e-mail: [email protected]

SMAR SÃO PAULOFone: (11) 3095-2130Fax: (11) 3819-3636e-mail: [email protected]

SMAR RIO DE JANEIROFone: (21) 2438-0527Fax: (21) 2438-4697e-mail: [email protected]

SMAR BELO HORIZONTEFone: (31) 3225-9028Fax: (31) 3225-9576e-mail: [email protected]

SMAR CURITIBAFone: (41) 242-1028Fax: (41) 242-1065e-mail: [email protected]

SMAR SALVADORFone: (71) 358-7972Fax: (71) 358-5745e-mail: [email protected]

SMAR - MATRIZFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

SMAR UBERLÂNDIAFone: (34) 3231 2011Fax: (34) 3231 2092e-mail: [email protected]

Expediente:Notes: Publicação da Smar Equipamentos Industriais Ltda direcionada ao mercado e aos clientes.Coordenação Geral: Paulo Saturnino LorenzatoJornalista Responsável e Editora: Elizângela Ferreira MTb 31388Canal Direto com o Leitor: [email protected] desta edição: Pedro Biondo, Rogério da Mata, Fulvio PB Machado, José A. CarnevalliEditoração e Produção: Mensagem Marketing e ComunicaçãoProdução: André AlmeidaTiragem: 20.000 exemplaresPermitida a reprodução total ou parcial das matérias desde que citada a fonte e solicitada aautorização.

SMAR CAMPOSFone: (24) 2724 1893Fax: (24) 2724 1893e-mail: [email protected]

SMAR PIRACICABAFone: (19) 3435.3518Fax: (19) 3435.3518e-mail: [email protected]

SMAR MARINGÁFone: (44) 222-7642Fax: (44) 222-2348e-mail: [email protected]

SMAR INTERIOR-SPFone: (16) 645-3599Fax: (16) 645-6460e-mail: [email protected]

ONG OndAzul ensina na Rio Oil & Gas comopreservar os recursos naturais

Durante a Rio Oil & Gas, funcionários da Smar estiveram visitando o estandeda Fundação OndAzul, ONG presidida pelo cantor e compositor Gilberto Gil,que por meio de campanhas como "Praia Limpa, praia Linda", "Não deixe o marmorrer na praia", "Abraço à praia da Barra" e "Abraço à praia de Ramos" -protege a natureza e melhora a qualidade de vida.

No estande Petrobras, onde a OndAzul também estava presente, o professorde Reciclagem e Cultura da ONG, Jorge Luiz Malaquias, mostrou aos funcionáriosda Smar como aproveitar de maneira consciente os recursos que a naturezaoferece.

A ONG OndAzul está completando 12 anos e além de campanhas ela também realiza ações de Reciclageme cultura, Recuperação e conservação de Manguezais da Bahia de Guanabara, Gestão de recursos ambientaisdo município de Cairú e o Seminário Internacional da Bahia de Todos os Santos.

A OndAzul vive de contribuições de empresas, como a Petrobras, que compartilham das mesmas idéiase que entendem que uma relação saudável com o meio ambiente nasce também da responsabilidadeempresarial.

Entre em contato com a OndAzul pelo fone/fax: (21) 2533 3619 ou e-mail: [email protected]

Smar ganha o prêmio "Excellence in Automation"concedido pela revista IAN

IPT e Smar assinamconvênio de Cooperação

Técnica no 17th WPC

Unidade Móvel espalhando conhecimentospelo Brasil

Esse fornecimento abrange a planta de fabricaçãode solventes da Rhodia e está previsto para serfinalizado em dezembro deste anoPág.2

Rhodia implanta mais umSYSTEM302 no seu

conjunto industrial dePaulínia

O evento, que acontece de 19 a 22 de novembro, emSão Paulo, contará com os lançamentos e as novi-dades da SmarPág.3

No 17th WPC - Congresso Mundial dePetróleo - que ocorreu em setembro, no Rio deJaneiro, a Smar firmou mais uma parceria como IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.Desta vez, a empresa fechou com a entidadeum Convênio de Cooperação Técnica.

O convênio prevê mútua colaboração entre oIPT e Smar, durante cinco anos, nas áreas dedesenvolvimento, pesquisa, auditorias,prestação de serviços e projetos, que ajudarãona formação de um Centro de Excelência emMedição de Vazão.

Criado há mais de 100 anos e ligado àSecretaria da Ciência, Tecnologia,Desenvolvimento Econômico e Turismo doEstado de São Paulo, o IPT trabalha com cercade 400 pesquisadores e o seu orçamento anualé de aproximadamente R$ 100 milhões.

A parceria entre a Smar e o Instituto é antiga.Desde 1992, quando o IPT criou o primeirolaboratório de Medição de Vazão do Brasil e oúnico do mundo com protocolo Fieldbus decomunicação, a Smar mantém uma ligação como Instituto.

Smar participa do Grupo edesenvolve produtos FDT/DTM

A Smar, em conjunto coma ABB, Endress & Hauser,Foxboro, Metso, Siemens,entre outras empresas, estáparticipando ativamente dogrupo internacional quedesenvolve e promove o usoda tecnologia FDT/DTM (Field

Device Tool / Device Type Manager).Segundo o engenheiro da Smar, Rogério da Mata, até

o momento a empresa desenvolveu DTMs para oposicionador HART FY301, e um protótipo para otransmissor de pressão Foundation Fieldbus - LD302.Além destes produtos, a empresa está trabalhando paraque o software de manutenção via internet - AssetView- também suporte DTMs, além das páginas ASP.

"Como se trata de uma tecnologia aberta, a idéia édominá-la de forma que tenhamos independência nodesenvolvimento dos componentes de software paraos nossos equipamentos e eventualmente paraterceiros�, analisa Rogério.

Para se entender a tecnologia FDT, podemoscompara-la a um processador de textos Word e osdrivers das impressoras. A comunicação do Word (FDT)com os drivers das impressoras (DTMs) é padronizada.Portanto, qualquer fabricante de impressoras podevender seu equipamento para usuários do Word, basta

A Unidade Móvel de Instrumentação e Controle de Processos continua espalhando conhecimentos peloBrasil. No mês de setembro, ela esteve em Curitiba/PR, ministrando um treinamento sobre ControladoresLógicos Programáveis para os professores do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica).

De acordo com o professor Daniel Balieiro, um dos participantes docurso, a vinda da Unidade Móvel foi muito importante para o CEFET epara a comunidade local, pois ela junto com o SENAI e a Smar contribuipara o desenvolvimento tecnológico do país.

Ainda segundo o professor, a abordagem sobre Instrumentação eControle Automático aplicado só aconteceu recentemente no CEFET,mas os resultados já estão sendo observados nos projetos finais detrabalho de curso dos alunos.

A Smar acaba de ganhar o prêmio "Excellence in Automation" concedido pela revista americana IAN -Instrumentation & Automation News - pelo seu produto DC302.

Lançado no ano passado, o DC302 apresenta uma tecnologia pioneira que permite a fácil integraçãoentre o Fieldbus e E/S convencionais. Dessa forma é possível realizar a integração de estratégias decontrole discretos, explorando o potencial do protocolo Fieldbus Foundation e provendo serviços decomunicação para "links" de controle, de supervisão OPC,de configuração OLE e de manutenção.

O DC302 é parte integrante do SYSTEM302 e pode serinstalado perto de sensores e atuadores, eliminando anecessidade de extensos cabos associados aos painéise bandeijamentos para as E/S convencionais, reduzindoo custo do sistema.

O presidente da Smar, Edmundo Gorini, o diretor Executivo do IPTMarcos Alberto Bruno, o diretor Técnico do IPT, Francisco Nigro,assinando a parceria, e o diretor da Petrobras, Irani Varela

apenas fornecer um driver (componente de software)que atenda a essa especificação padronizada e aberta.

O DTM (assim como o driver da impressora) possuitodas as informações sobre o comportamento doequipamento de campo. Assim, um fabricante podefornecer desde um simples DTM, que só permite oacesso às variáveis do equipamento, até um DTM commais funções, como interfaces gráficas paraconfiguração, calibração e diagnóstico, guia para soluçãode problemas etc. Para integrar o equipamento a umsoftware que suporte FDT basta instalar o DTMcorrespondente.

A troca de informações entre o aplicativo principal(FDT) e os DTMs (drivers) é feita através de documentosXML, um padrão aberto, largamente empregado naInternet . Além disso, as interfaces de software sãoindependentes do protocolo de comunicação, garantindoque qualquer protocolo pode ser acessado através deDTMs apropriados. Atualmente existem produtosdesenvolvidos para HART, Profibus e o protótipo paraFoundation Fieldbus, que está bastante avançado.

A tecnologia FDT/DTM apresenta inúmeros benefícios.Para os usuários finais abre-se a possibilidade deescolha. Ao optar por uma ferramenta baseada em FDT/DTM o usuário poderá escolher o equipamento quemelhor atender à sua aplicação. E para o fabricante avantagem desta nova tecnologia é que se torna possívelintegrar seu produto a qualquer sistema que seja baseadoem FDT, sabendo que todo o investimento feito nafacilidade de uso e recursos do DTM e do equipamentoficará visível ao usuário.

Professores do CEFET